Ver Versão Completa : Blocante para L200 1998
Volmar Campana
03/10/2008, 22:59
Amigos,
Tenho uma L200 - 1998 - Diesel - Gostaria de fazer o bloqueio dos diferenciais. Vocês têm alguma sugestão?
Qual e como adaptar os Blocantes??
Grato,
Volmar Campana
Pequeno jr
04/10/2008, 20:13
Volmar, acho que para a 98 não tem muita escolha só há peças importadas que vão sair caro pra Krai .... Melhor trocar de viatura e ir logo para a Sport que já vem com bloqueio 100% original.
Qdo falo caro, to falando acima dos R$ 5.000,00.
Volmar Campana
04/10/2008, 23:22
Volmar, acho que para a 98 não tem muita escolha só há peças importadas que vão sair caro pra Krai .... Melhor trocar de viatura e ir logo para a Sport que já vem com bloqueio 100% original.
Qdo falo caro, to falando acima dos R$ 5.000,00.
A Ensimec tem um TRPC - 75% e a Kaiser está terminando um Full Lock para o fim do ano(qual???). Ambos estão girando em torno de 2000,00. Estou quase indo num ferro velho e comprando os diferenciais blocados para a viatura que já está toda preparada para trilha:
Volmar Campana
04/10/2008, 23:36
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhasantaguilhermina/trilha%20no%20areial%20-%20agosto%202008%20011_edited.jpg
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhasantaguilhermina/S6000621_edited.jpg
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhasantaguilhermina/trilha%20no%20areial%20-%20agosto%202008%20010_edited.jpg
Amigo,
Se voce for ultilizar a viatura so pra trilhas mesmo e nao pretender se disfazer dela que tal ja partir para uma modificaçao mais "ignorante"?
Digo em ir num ferro velho, pegar uns eixos de rural, revisar e tal, acertar a relaçao e comprar os bloqueios para os mesmo?? Voce consegui pagar alguma coisa com a venda desses eixos da viatura...
[]´s
Volmar Campana
05/10/2008, 23:19
Pois é Felipe,
foi mais ou menos o que pensei. Só que pensei em conseguir dois diferenciais trazeiros da L200 sport, que já vem com bloqueio de fábrica.
O preço do Blocante para Toyota ou Rural é maior que o dos diferenciais num ferro velho...
Daí fazia os dois diferenciais blocados.
A Savana também tem o blocante no diferencial trazeiro, mas é muito difícil conseguir uma no ferro velho.
Walter L. L. Casitta
05/10/2008, 23:29
Pois é Felipe,
foi mais ou menos o que pensei. Só que pensei em conseguir dois diferenciais trazeiros da L200 sport, que já vem com bloqueio de fábrica.
O preço do Blocante para Toyota ou Rural é maior que o dos diferenciais num ferro velho...
Daí fazia os dois diferenciais blocados.
A Savana também tem o blocante no diferencial trazeiro, mas é muito difícil conseguir uma no ferro velho.
Da L200 Sport só os traseiros são bloqueados e nenhum dos da Savana são...
DieselPower
05/10/2008, 23:55
A nova Savana vem com LSD no diferencial traseiro. Já as antigas (quadradinhas) não possuiam nenhum tipo de bloqueio.
Abraço.
Volmar Campana
06/10/2008, 23:33
Pois é gente, o que eu gostaria de saber é quais os anos que a L200 sport veio com diferencial trazeiro blocado. Outra pergunta é se consigo pegar as satélites blocadas do diferencial trazeiro e colocar no dianteiro. E por fim, se os eixos são os mesmos.
O pessoal da Ensimec me mandou as medidas para ver se o bloqueio que eles produzem para a L200 Savana dá na minha caixa satélite...
DieselPower
07/10/2008, 19:12
Pois é gente, o que eu gostaria de saber é quais os anos que a L200 sport veio com diferencial trazeiro blocado.
Todas as L200 Sport e L200 Outdoor tem o diferencial traseiro com bloqueio 100%, acionado via botão no painel e que deve ser utilizado a até 30 km/h.
Volmar Campana
09/10/2008, 01:46
Todas as L200 Sport e L200 Outdoor tem o diferencial traseiro com bloqueio 100%, acionado via botão no painel e que deve ser utilizado a até 30 km/h.
Amigo,
saberia me dizer como é feito o bloqueio. Como é botão no painel deve ser elétrico... a pergunta é como?
Cada vez mais penso em ir num ferro velho, e comprar o diferencial para adaptar. Resta saber como fazer com o bloqueio, sendo ele elétrico.
Se passar pelo módulo, aí danou de vez...
Teria como me informar algo sobre isso?
Obrigado!
DieselPower
09/10/2008, 11:20
Amigo,
saberia me dizer como é feito o bloqueio. Como é botão no painel deve ser elétrico... a pergunta é como?
Cada vez mais penso em ir num ferro velho, e comprar o diferencial para adaptar. Resta saber como fazer com o bloqueio, sendo ele elétrico.
Se passar pelo módulo, aí danou de vez...
Teria como me informar algo sobre isso?
Obrigado!
Desculpe, mas infelizmente não tenho conhecimento no que diz respeito ao mecanismo de funcionamento do bloqueio da L200.
Tentarei pesquisar e assim que descobrir alguma coisa posto aqui.
Abraço.
PS.: Tenho certeza que antes disso outros colegas foristas já terão lhe respondido.
Volmar Campana
10/10/2008, 00:45
PS.: Tenho certeza que antes disso outros colegas foristas já terão lhe respondido.
Ô amigo,
acho que a minha dúvida não é de tão grande interesse...
Procurei na web, mas não achei o manual de serviço da L200 sport para ver se entendo o funcionamento do Blocante e se conseguiria adaptá-lo na minha velhinha...
Amanhã vou tentar ir à autorizada e pedir para ver um, e se alguém teria tempo de mostrar como funciona.
Se você conseguir qualquer coisa me avise.
Obrigado
DieselPower
14/10/2008, 21:36
Pode deixar, acredito que o mais fácil seja ir até uma concessionária e falar com o chefe da oficina (as vezes ele entende de mecânica).
Não posso fazer isto, pois não tem concessionária MIT aqui na minha cidade, caso você não tenha conseguido nada até que eu vá a Curitiba, eu pergunto ao chefe de oficina de lá.
Já tentou mandar e-mail para as fornecedoras de diferencial, como por exemplo a DANA? Acredito que eles podem lhe responder.
Abraço.
Volmar Campana
15/10/2008, 00:09
Amigo,
em verdade ainda não tive tempo de ir à concercionária. Enviei um email para a Microtork. Eles me perguntaram a mesma coisa: seu diferencial é um DANA 44? Se for o dito cujo carcará, eles e quase todos os outros fabricantes de blocantes, fazem o da minha velhinha...
Ou seja, vou até a Mitsubish (autorizada) para saber qual é o diferencial. Antes ainda vou entrar no site deles, para ver se eles tem alguma informação.
Se conseguir algo antes de mim avise, e eu vice-versa.
Obrigado!
:parede:
soneca_zzz
15/10/2008, 09:59
Volmar, não entendo praticamente nada disso, mas se o blocante for elétrico, o principal motivo de passar pelo módulo seria pela manutenção, creio eu. Por exemplo para ser diagnosticado um problema nele com um scanner no módulo, algo assim. Ou para o módulo desligá-lo ao chegar nos 30km/h.
Talvez se descobrir como funciona e se for fácil de instalar (parte mecânica) na sua L200, um bom eletricista conseguirá descobrir como ligá-lo, melhor ainda se conseguir fazer o mesmo esquema com o botão e vc acionar apenas quando quiser...
Não sei se falei muita bobagem, mas acho que não é tão complicado...
Volmar Campana
19/10/2008, 22:31
OLHA AÍ PESSOAL, DESCOBRI UM BLOQUEIO PARA MINHA VELHINHA. ALIÁS, DESCOBRI QUATRO:
1. UM AUSTRALIANO - DEVE CUSTAR BARATINHO... JÁ MANDEI EMAIL PARA LÁ, MAS ELES AINDA NÃO RESPONDERAM.
2. UM BRASILEIRO DA ENSIMEC - MAS OS FABRICANTES AINDA NÃO SABEM DIREITO SE SERVE, PEDIRAM QUE EU ABRISSE O DIFERENCIAL PARA FAZER AS MEDIDAS... O QUE É UM POUCO COMPLICADO, POIS TENHO QUE TIRAR O CARDAN, OS SEMIEIXOS E O PRÓPRIO DIFERENCIAL PARA DESMONTAR E MEDIR.
3. OUTRO BRASILEIRO DA KAISER, QUE DEVE ESTAR PRONTO EM MARÇO DE 2009. A KAISER JÁ TINHA ME AVISADO QUE ESTAVA DESENVOLVENDO UM DESDE FEVEREIRO DE 2008... Ô DESEVOLVIMENTO DIFÍCIL...
4. E UM HOME MADE - COLOCANDO EIXOS FLUTUANTES NA TRAZEIRA, RODA LIVRE, E SOLDANDO OS DOIS DENTES DAS PLANETÁRIAS EM 180º. ANDANDO NO ASFALTO DESLIGO AS RODAS, E FICO COM TRAÇÃO DIANTEIRA. CHEGOU À TRILHA, TRAVO A RODA LIVRE E TENHO UM BLOQUEIO 100% (SEMI FUZZI LOCK), COM FOLGA DE ROTAÇÃO DE CERCA DE 230º.
TÔ FICANDO PREOCUPADO, ANTES NÃO TINHA OPÇÃO, AGORA TENHO 4 E NÃO SEI O QUE TENTO...
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhaolharprofundo/fotos/olharprofundo%20(27).jpg
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhaolharprofundo/fotos/olharprofundo%20(180).JPG
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhaolharprofundo/fotos/olharprofundo%20(89).JPG
Walter L. L. Casitta
19/10/2008, 23:13
OLHA AÍ PESSOAL, DESCOBRI UM BLOQUEIO PARA MINHA VELHINHA. ALIÁS, DESCOBRI QUATRO:
1. UM AUSTRALIANO - DEVE CUSTAR BARATINHO... JÁ MANDEI EMAIL PARA LÁ, MAS ELES AINDA NÃO RESPONDERAM.
2. UM BRASILEIRO DA ENSIMEC - MAS OS FABRICANTES AINDA NÃO SABEM DIREITO SE SERVE, PEDIRAM QUE EU ABRISSE O DIFERENCIAL PARA FAZER AS MEDIDAS... O QUE É UM POUCO COMPLICADO, POIS TENHO QUE TIRAR O CARDAN, OS SEMIEIXOS E O PRÓPRIO DIFERENCIAL PARA DESMONTAR E MEDIR.
3. OUTRO BRASILEIRO DA KAISER, QUE DEVE ESTAR PRONTO EM MARÇO DE 2009. A KAISER JÁ TINHA ME AVISADO QUE ESTAVA DESENVOLVENDO UM DESDE FEVEREIRO DE 2008... Ô DESEVOLVIMENTO DIFÍCIL...
4. E UM HOME MADE - COLOCANDO EIXOS FLUTUANTES NA TRAZEIRA, RODA LIVRE, E SOLDANDO OS DOIS DENTES DAS PLANETÁRIAS EM 180º. ANDANDO NO ASFALTO DESLIGO AS RODAS, E FICO COM TRAÇÃO DIANTEIRA. CHEGOU À TRILHA, TRAVO A RODA LIVRE E TENHO UM BLOQUEIO 100% (SEMI FUZZI LOCK), COM FOLGA DE ROTAÇÃO DE CERCA DE 230º.
TÔ FICANDO PREOCUPADO, ANTES NÃO TINHA OPÇÃO, AGORA TENHO 4 E NÃO SEI O QUE TENTO...
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhaolharprofundo/fotos/olharprofundo%20%2827%29.jpg
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhaolharprofundo/fotos/olharprofundo%20%28180%29.JPG
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhaolharprofundo/fotos/olharprofundo%20%2889%29.JPG
Entre as quatro opções, de longe a melhor seria a quinta: Compre um eixo de L200 Sport num desmanche.:mrgreen:
Volmar Campana
20/10/2008, 22:53
Pois é Walter,
o problema é o seguinte:
para comprar novo eixo com diferencial, teria de saber se a relação do diferencial é igual a do antigo, se não for teria de comprar os dois (dianteiro e traseiro).
Nos ferro-velhos aqui do estado, consegui os eixos com diferencial da L200 Sport, pela bagatela de R$ 5.000,00 cada...
Depois seria a questão de adaptar os amortecedores, que na minha é um para cada roda e na Sport são dois, e não sei se daria ´´casamento``, se precisaria trocar as presilhas, se os feixes de mola são os mesmos, etc...
Depois viria a questão de como funciona o blocante. Ele é de acionamento direto, ou passa pelo módulo que o destrava à 30 k/h?
São inúmeras as questões.
Por isso estou à procura do que é menos complicado...
Se tiver alguma idéia, não deixe de falar OK?
Grande abraço!
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhasantaguilhermina/S6000678_edited.jpg
Walter L. L. Casitta
21/10/2008, 07:45
Pois é Walter,
o problema é o seguinte:
para comprar novo eixo com diferencial, teria de saber se a relação do diferencial é igual a do antigo, se não for teria de comprar os dois (dianteiro e traseiro).
Nos ferro-velhos aqui do estado, consegui os eixos com diferencial da L200 Sport, pela bagatela de R$ 5.000,00 cada...
Depois seria a questão de adaptar os amortecedores, que na minha é um para cada roda e na Sport são dois, e não sei se daria ´´casamento``, se precisaria trocar as presilhas, se os feixes de mola são os mesmos, etc...
Depois viria a questão de como funciona o blocante. Ele é de acionamento direto, ou passa pelo módulo que o destrava à 30 k/h?
São inúmeras as questões.
Por isso estou à procura do que é menos complicado...
Se tiver alguma idéia, não deixe de falar OK?
Grande abraço!
http://www.vilaoffroad.com.br/photogallery/fototrilhasantaguilhermina/S6000678_edited.jpg
R$5000,00 por um eixo completo não tá tão caro assim, não se comparado com um locker ARB (o australiano) que certamente vai custar mais que isso assim como adaptar qualquer outro eixo ainda mais flutuante (isso é viagem, não me parece uma solução prática). Além de tudo isso, é provável que a cora e pinhão do seu diferencial sirvam no eixo novo. Também não existe a necessidade de adaptar 2 amortecedores por roda (outra viagem da Mit).
Locker automático como o kaiser em minha opinião só seria uma solução se for para usar o picape só na trilha porque tira o prazer de dirigir no asfalto...
Volmar Campana
21/10/2008, 16:21
Walter,
considerando o preço da caminhonete - R$ 30.000,00, e que eu realmente só uso para trilha, pois para asfalto tenho outros veículos (MB, Xterra).
O valor de R$ 5.000,00, penso não ser compensatório, especialmente se tiver que comprar também o dianteiro.
O Wallace, da Sigma 4x4, aqui do fórum, falou que teria algo que eu pudesse fazer, em torno de uns R$ 2.300,00. Estou aguardando o que ele pode fazer em matéria de Bloqueios já existentes.
O que mais chateia é saber que um bloqueio Pneumático 100% para o Troller fica por R$ 1.800,00 e de pronta entrega.
E pior ainda é não ter resposta de ninguém quanto ao diferencial usado na Mit. Nem a Mit, nem a Dana, nem ninguém me dá a resposta :parede:
Marcelo-HPE
25/10/2008, 18:35
Amigo Volmar.
Esse bloqueio ARB , que se não me engano é por acionamento pneumático, não daria montagem no diferêncial da sua l 200 ?
Me parece que o ARB é uma boa opção .
abs
Volmar Campana
28/10/2008, 12:10
Olá Marcelo,
Sim o ARB é o Bloqueio Australiano. Eles fazem o bloqueio para minha L200.
Eu só não consegui saber onde comprá-lo aqui no Brasil. Quem faz um blocante semelhante ao ARB, é o pessoal da Macrotorq, mas eles disseram que não fazem para o meu diferencial (não me pergunte porquê), e eles me indicaram o ARB.
Se alguém souber onde ou como adquirir o ARB, fico muito grato.
Saudações cordiais
Walter L. L. Casitta
28/10/2008, 14:53
Olá Marcelo,
Sim o ARB é o Bloqueio Australiano. Eles fazem o bloqueio para minha L200.
Eu só não consegui saber onde comprá-lo aqui no Brasil. Quem faz um blocante semelhante ao ARB, é o pessoal da Macrotorq, mas eles disseram que não fazem para o meu diferencial (não me pergunte porquê), e eles me indicaram o ARB.
Se alguém souber onde ou como adquirir o ARB, fico muito grato.
Saudações cordiais
Rapaz, você tava achando caro o eixo da sport no desmanche. Um air locker desses com o compressor não sai por menos de R$4000,00 ainda mais com o dolar nas alturas. Além do mais o da L200 nem é vendido no USA que dificulta a compra....
Volmar Campana
31/10/2008, 21:21
Grande Walter,
parece que a coisa está evoluindo...
O pessoal da Ensimec mandou um desenho de blocante para eu ver se as medidas vão dar na L200. Fazem o automático 100% e 75%.
Amanhã tenho trilha. Na segunda o meu mecânico vai tirar o diferencial para ver se o blocante é compatível.
Se eles estiverem certos e eu com sorte, tudo se encaixará como uma luva. Pronto os problemas estariam resolvidos.
Caso contrário, o jeito vai ser adaptar um Dana blocado... O engenheiro me garantiu que é uma adaptação muito simples, e que vai ficar muito barato. Não gastaria o valor de um ARB nos dois diferenciais.
Aí também dá para ir para a galera!!!:lol:
efranzoi
03/01/2010, 21:46
Grande Walter,
parece que a coisa está evoluindo...
O pessoal da Ensimec mandou um desenho de blocante para eu ver se as medidas vão dar na L200. Fazem o automático 100% e 75%.
Amanhã tenho trilha. Na segunda o meu mecânico vai tirar o diferencial para ver se o blocante é compatível.
Se eles estiverem certos e eu com sorte, tudo se encaixará como uma luva. Pronto os problemas estariam resolvidos.
Caso contrário, o jeito vai ser adaptar um Dana blocado... O engenheiro me garantiu que é uma adaptação muito simples, e que vai ficar muito barato. Não gastaria o valor de um ARB nos dois diferenciais.
Aí também dá para ir para a galera!!!:lol:
Caro Volmar,
Estava pesquisando sobre o assunto e tenho interesse em instalar um bloqueio de diferencial na minha l200 (gls 2002) para o mesmo fim (trilha). Você conseguiu instalar na sua?
abraço,
Eraldo
leobnaval
04/01/2010, 00:44
Pelo jeito o Volmar sumiu do fórum.
Alguém sabe algum bloqueio para as L200 do mesmo modelo do Volmar ou como citou o amigo acima pra L200 GLS 2002.
A minha 4x2 tem na traseira LSD.
leobnaval
04/01/2010, 01:02
No site da Kaiser: http://www.bloqueiokaiser.com.br/br/produtos/bloqueio-diferencial-aplicacao.asp
Este bloqueio é automático e 100%...
Tem para L200 diat. e tras. mas não especifica para que modelo somente o número de estrias sendo 25 estrias o diant. e 28 estrias o tras.
Abraços, Leo