PDA

Ver Versão Completa : Veneninho p/ Maxion 2.5



Walter L. L. Casitta
30/08/2004, 23:17
Vejam a receita que achei em: http://www.primeiramao.com.br/editorial/superauto/editorial_veneno36.asp

“Para a picape Ranger dotada de motor turbinado Maxion 2.5 aumentar a pressão do turbo dando duas voltas na porca da pressão e, em seguida, aumentar a oferta de diesel dando de um quarto a meia-volta no parafuso de débito da bomba. Essa é a proporção, não faça diferente senão pode ter mais choradeira ainda. Dessa maneira ganha-se uns 13 % na potência e uns 15% no torque, daí os 116 cv originais vão para uns 130 cv. Claro que haverá um pequeno aumento no consumo, mas isso somente causará pequenos soluços ao meu amigo. Apesar de obtermos melhor desempenho, ainda faltará um pouco para encostar na nova 2.8, pois esta vem com novo turbo Garret de geometria variável, ou seja, suas aletas (pás) mudam seu passo, tal qual em aviões e proporcionam uma melhor uniformização do torque.”

Tem algum mais corajoso que eu por ai?

Caio
31/08/2004, 09:39
Grande Walter,

Na minha opinião se fosse fácil assim não existia um monte de oficina de diesel com bancada para medir direitinho a vazão de cada bico.
Pelo pouco que sei não existe duas bombas identicas em termos de vazão, então uma volta para uma não deve ser o mesmo para outra.
Agora se gastar umas 200 latinhas e fazer o serviço na oficina sem o risco dos bicos ficarem "mijando" (bonito isso heim!!!!!) pode valer a pena.
116cv é uma potencia boa para diesel , veja as Hilux acho que com turbo não chega a 95cv e já anda bem (para mim que não quero ir pro Cross Country).

[ ]´s com os parafusos no lugar

ojaneri
31/08/2004, 10:55
O Henrique Josino fez isso (ou parecido) na Land 90 dele. Conseguiu perto dos 130cv e o consumo nao mudou muito. Cade ele ? :-)

Henrique Josino
01/09/2004, 00:04
Foi exatamente isso q fiz, não me lembro quantas volta foi dada, algo de 2 voltas, e foi aberta a bomba, não tem misterio nenhum da pra fazer em casa.....só tem saber se não está injetando muito diesel, se não sabe, manda num profissional, trabalho pra 10 minutos se o cara sabe q ta fazendo. :roll:

Faz uns 2 anos ou mais que fiz essa upgrade, fui a cobaia, nunca deu qualquer problema e da uma diferença brutal :shock: , principalmente nas
retomadas, o turbo "enche" bem mais rapido!!! :twisted:


[]'s

ojaneri
01/09/2004, 07:10
Foi exatamente isso q fiz, não me lembro quantas volta foi dada, algo de 2 voltas, e foi aberta a bomba, não tem misterio nenhum da pra fazer em casa.....só tem saber se não está injetando muito diesel, se não sabe, manda num profissional, trabalho pra 10 minutos se o cara sabe q ta fazendo. :roll:

Faz uns 2 anos ou mais que fiz essa upgrade, fui a cobaia, nunca deu qualquer problema e da uma diferença brutal :shock: , principalmente nas
retomadas, o turbo "enche" bem mais rapido!!! :twisted:


[]'s

E o consumo?

Caio
01/09/2004, 08:07
E o consumo?


Injetou mais gasta mais......

Quando mexi na minha o consumo caiu 0,5km/l : de 10km/l foi para 9,5km/l (andando em 2500-2800 RPM)

Se pisar faz 8km/l sem choro (3500 RPM)

Pressão: 0,8 kgf/cm2

ojaneri
01/09/2004, 11:06
E o consumo?


Injetou mais gasta mais......

Quando mexi na minha o consumo caiu 0,5km/l : de 10km/l foi para 9,5km/l (andando em 2500-2800 RPM)

Se pisar faz 8km/l sem choro (3500 RPM)

Pressão: 0,8 kgf/cm2

Mexeu na sua Hilux ? Ou voce tinha Ranger?

Pavani
01/09/2004, 12:48
Em carros diesel sem turbo pode abrir a bomba também né?!?
Sai muita fumaça depois?!?
Eu pretendo fazer isso na minha MAzda B2200....
Por que o motor é muito fraqui9nho e não tem turbo... Aí acho que ajudaria bastante né....
Vou dar uma olhada agora no motor....
Abraço...
Pavani

Pavani
01/09/2004, 12:53
Outra coisa....
Eu não sei qual parafuso é.....
COmo eu faço pra descobrir isso?!?
valeu....
Abraço..
Pavani

Caio
01/09/2004, 14:01
Mexeu na sua Hilux ? Ou voce tinha Ranger?


A minha é Railukis, tá na assinatura.....
Mexi quando instalei o turbo

O tópico começou com alteração para motor Maxion Ranger

[ ]´s clareando o tópico

PS: Na minha opinião Pavani só vai fazer fumaça e andar que é bom nada. A MISTURA VAI FICAR MUITO RICA.
Não adianta tem que "socar" ar junto para ter uma diferença significativa

PSII: Quanto a Mazda faz por litro????

Pavani
01/09/2004, 14:22
Aí Caio, agora ela está gastona.... Preciso limpar os bicos....
Mas faz opr volta de 10 agora, antes era mais econômica....
É um carro bom, mas não é dos mais velozes.... Tem um torque bom, se tivesse 4x4 seria muito legal viu....
Abraço...
Pavani

Walter L. L. Casitta
27/09/2004, 11:02
Para a picape Ranger dotada de motor turbinado Maxion 2.5 aumentar a pressão do turbo dando duas voltas na porca da pressão

Pra quem quiser saber, tive que dar 9 voltas nessa porca para chegar em 1,4 bar da pressão do tubo, falta agora descobrir qual é a tal parafuso da bomba injetora. Mas só isso já foi o suficiente para melhorar o comportamento da Ranger...

ojaneri
27/09/2004, 11:09
Para a picape Ranger dotada de motor turbinado Maxion 2.5 aumentar a pressão do turbo dando duas voltas na porca da pressão

Pra quem quiser saber, tive que dar 9 voltas nessa porca para chegar em 1,4 bar da pressão do tubo, falta agora descobrir qual é a tal parafuso da bomba injetora. Mas só isso já foi o suficiente para melhorar o comportamento da Ranger...

Não vai dar falta de combustivel? O motor não andou aquecendo mais que o normal?

Walter L. L. Casitta
27/09/2004, 11:30
Teoricamente deveria ter aquecido por trabalhar com a mistura mais pobre, mas isso ainda não aconteceu, o ponteiro da temperatura fica cravado no lugar de sempre.
Também é coisa rara a pressão ultrapassar os 1bar, só em ultrapassagens, tem que estar próximo dos 3000RPM e com o pé pregado pra isso acontecer.

Henrique Josino
27/09/2004, 11:56
Para a picape Ranger dotada de motor turbinado Maxion 2.5 aumentar a pressão do turbo dando duas voltas na porca da pressão

Pra quem quiser saber, tive que dar 9 voltas nessa porca para chegar em 1,4 bar da pressão do tubo, falta agora descobrir qual é a tal parafuso da bomba injetora. Mas só isso já foi o suficiente para melhorar o comportamento da Ranger...

1,4bar :shock: :shock: :shock: ta bom............

Parafuso é esse aqui.....

Ta meio sujo o carro e que teve trilha nesse findi e tirei as fotos agora....


http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/DSC04179.JPG

http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/DSC04182.JPG

http://planeta.terra.com.br/esporte/defender90/DSC04180.JPG

Henrique Josino
27/09/2004, 11:58
PQP!!!! :shock: :shock: :shock: acho q as fotos ficaram um pouco grande.........

Vou ver se troco elas depois.......


[]'s

obs. Foi a primeira vez q postei assim...... :lol:

Rodrigo Luvison
27/09/2004, 18:24
Olá Walter,

Vamos esperar as fotos do Henrique (mesmo porque uma imagem vale mais que mil palavras :D ), mas, brincadeira a parte, a regulagem do débito de combustivel da bomba injetora é extremamente fácil, na minha picape eu mesmo regulei (primeiro fui em um bombista e pedi para ele regular, tirou a bomba colocou na bancada e tal. Ela estava com apenas 30 mil km, e o filho da p*** aumentou um pouqinho de nada e lá se foram 150 reais).

Resumindo, eu mesmo acabei dando uma aumentada no óleo da bomba, a melhora no desempenho foi surpreendente pois antes atingia somente 0,5 bar e isso esticando ao maximo.
Agora chega a 0,9 bar de pressão e a turbina começa a encher já em baixas rotações. Antes de regular a sensação era que o motor nem possuia turbo.


Vc vai precisar apenas de uma chave 13 mm e uma chave de fenda, é um parafuso que tem cabeça fenda e a porca trava ele. Solte a porca e vai apertando aos poucos o parafuso com a chave de fenda (no meu caso 1 volta foi suficiente).

Sugiro que vc vá aumentando gradativamente o débito. Assim vc regula e da uma volta com a picape p/ ver como fica a pressão e se não esta soltando fumaça preta em excesso.
Espero ter ajudado.

Abraços

Walter L. L. Casitta
27/09/2004, 20:35
Rodrigo, não encontrei nenhum parafuso parecido com o que você descreveu, é muito apertado lá, então vou esperar ansiosamente as fotos do Henrique, que deve ter um bomba igual a minha.
Obrigado,

Henrique Josino
27/09/2004, 22:19
Estranho.....aqui eu consigo ver as fotos........tenta apertar F5 ou atualizar essa pagina.....

Agora no modo classico....

Walter L. L. Casitta
27/09/2004, 22:42
Josino,
Se isso é meio sujo, fico imaginado como deverá se o inteiro sujo? :) Deu para identificar o parafuso, é igual na Ranger. Só não entendi o que você quis mostrar na terceira foto...

Henrique Josino
27/09/2004, 22:53
Josino,
Se isso é meio sujo, fico imaginado como deverá se o inteiro sujo? :) Deu para identificar o parafuso, é igual na Ranger. Só não entendi o que você quis mostrar na terceira foto...


sujo !!!!! qual é??? é só um barrinho....... :shock:

A terceira foto é o mesmo parafuso.....só q numa vista de baixo pra cima....tem q entender q o motor tava quente...não dava nem pra se encostar no carro.....poderia sujar a camisa branca, a camera e tinha acabando de chegar em casa......e ainda quer que a foto fique boa!!!! :D :D :D

[]'s

Walter L. L. Casitta
27/09/2004, 23:24
1x0 pra bomba. :cry:
Acabo de retornar da garagem, sem conseguir retirar o lacre que envolve uma possível contra porca que esta impedindo o parafuso de girar. Vou estudar uma nova estratégia, para em outra hora, de preferência com a ajuda da luz do dia e tentar novamente... :?

gseverog
05/10/2004, 10:33
alguem poderia me mostrar comu fazer issu no td 4.2 6caneco da silverado??? c puderem botem fotos!

Henrique Josino
05/10/2004, 12:14
alguem poderia me mostrar comu fazer issu no td 4.2 6caneco da silverado??? c puderem botem fotos!

Não é tão facil assim!!! Já fez alguma vez isso??? Se fizer errado pode ficar lavando cilindro e se tornar muito caro essa brincadeira.....


1x0 pra bomba. :cry:
Acabo de retornar da garagem, sem conseguir retirar o lacre que envolve uma possível contra porca que esta impedindo o parafuso de girar. Vou estudar uma nova estratégia, para em outra hora, de preferência com a ajuda da luz do dia e tentar novamente... :?

Eai já conseguio romper o lacre???? me tira uma duvida...qual é a cor do lacre???



[]'s

Walter L. L. Casitta
05/10/2004, 13:49
2x0 p/ bomba!
Já tirei o lacre, era um anel preto eu acho, que cobria a contra porca no parafuso de ajuste. Acontece que na Ranger o acesso a bomba é difícil até p/ ver o parafuso e faltou uma ferramenta mais adequada na hora. Não desisti ainda, na verdade o que ta me faltando é tempo...
Na Silverado com todo aquele espaço no cofre do motor deve ser bem mais fácil...

Beto
05/10/2004, 14:08
Se ficar sem lacre vc. pode ter problemas com a policia, tenta mecher e depois colocar o lacre de volta, senão vai ter que levar em um bombista pra lacrar.... $$$$$$.....

Walter L. L. Casitta
05/10/2004, 14:23
Quando tirei o lacre ele caiu não sei onde e também não procurei, agora vai ter que ficar sem... :oops:

Beto
05/10/2004, 14:50
Não tenho certeza, mas se pegar um cri-cri, ele pode até aprender o carro, já tive um problema assim com um caminhão no rio. Verifica isso pra não ter problemas.

alan4x4
26/11/2004, 23:56
Pow gosteiiiiiiiiiiiii, vou fazer nas minhas 4x2 :oops: que raio de lacre é esse a minha não tem isso! seria um indicador que a bomba esta regulada ? iiiiiiiiiiiiiiii eu heim, nunca olharam isso nas minhas não, bom deixa rolar qdo eu levar uma "chamada" (no bom sentido) vejo isso, mas a diferença é notável assim ? quero fazer !!!!

Walter L. L. Casitta
27/11/2004, 19:05
Eu Abri o tópico e ta na hora de fechar.
Então resumindo o que aprendi, para conseguir um pouco mais de potência nos motores Maxion 2.5 HSD sem comprometer a durabilidade, assim como acredito que isto serve para a maioria dos motores turbo diesel dessa categoria e também para os outros motores como o MWM de 4 e 6c. Em fim, motores que possuem na bomba injetora a válvula LDA:
LDA é o dispositivo de controle da bomba injetora de combustível para adequação do seu débito à pressão do turboalimentador.
Esses motores possuem instalado juntamente com o turboalimentador, uma outra válvula chamada waste-gate, que serve para limitar a pressão da turbina em mais ou menos 1.15Kgf (no Maxion 2.5 HSD). Tudo que se tem a fazer aqui é ajustar a haste essa válvula para que passe a limitar a pressão em 1.4Kgf . Para isso instalei um manômetro de pressão do turbo e foram necessárias 9 votas na porca da haste.
Não é necessário mexer no parafuso de debito de combustível da bomba injetora, pois a válvula LDA se encarrega de fazer essa compensação automaticamente e pela pesquisa que fiz, ela consegue desde que não se ultrapasse muito os 1.4Kgf de pressão no turbo.
É isso e tudo mais que se tem a dizer acho que já foi dito no decorrer deste tópico.

JOEL ALVES
31/12/2004, 16:31
OLÁ PESSOAL.
EXCELENTE NÍVEL DE DISCUSSÃO.
HÁ 2 MESES COMPREI UMA S10 CD STD TD 2.5 MAXION.
ESTÁ EM EXECELENTE ESTADO DE CONSERVAÇÃO, PORÉM SENTIA O MOTOR UM POUCO PRESO EM BAIXAS ROTAÇÕES E ESGUELANDO EM TORNO DE 110Km/h. TAMBÉM FAZIA MUITA FUMAÇA EM GIROS UM POUCO MAIS ALTOS.
COLOQUEI UM CONTAGIROS (R$120,00), UM MANÔMETRO DE TURBO (R$60,00) E UM KIT INTERCOOLER DA INTERNATIONAL (R$1.200,00 - INSTALADO). OS RESULTADOS DE GANHO DE TORQUE E POTÊNCIA FORAM MUITO BONS.
SEGUNDO O SITE BEST CARS DE 95cv FUI PARA 105cv E DE 22Kg DE TORQUE, FUI PARA 25Kg. JÁ ESTAVA FELIZ COM OSRESULTADOS EM TERMOS DE RUÍDO E PERFORMANCES QUANDO ME DEPAREI COM ESTA DISCUSSÃO. :shock: :shock: :shock: :shock:
FUI A UM MECÂNICO E ELE DEU 4 VOLTAS NO PARAFUSO DA VÁLVULA WASTE-GATE E EU VIVI OUTRA REALIDADE...
MEU MANÔMETRO REGISTRAVA NO MÁXIMO 0.8 BAR E AGORA REGISTRA 1.1 BAR. A TURBINA ENCHE MAIS RÁPIDO E O MATOR FICOU MAIS SILENCIOSO, SEM A SENSAÇÃO DE ESGUELAMENTO.

A PICAPE VIROU UM VERDADEIRO BÓLIDO - SE COMPARADA COM O MOTOR ORIGINAL - A SERRA QUE EU SUBIA AOS TAPAS EM 3a. AGORA SUBO RINDO EM 4a. AS RETOMADAS ESTÃO MUITO MAIS SEGURAS E SATISFATÓRIAS.

SEGUNDO O BEST CARS, AGORA TENHO EM TORNO 120cv E TORQUE DE 29Kg. http://www2.uol.com.br/bestcars/cp-s10td.htm

FICOU MUITO DIFÍCIL DE TROCAR DE PICAPE SÓ POR CAUSA DO RENDIMENTO...

FUI ATÉ UMA DAS CASAS MAIS CONHECIDAS DE BOMBAS A DIESEL DO RIO DE JANEIRO E O ENGENHEIRO ME CONFIRMOU QUE A VÁVULA LDA SEGURA A ONDA COM RELAÇÃO AO AUMENTO DA PRESSÃO DO TURBO EM ATÉ 1.3 BAR. :D :D :D :D

QUERO AGRADECER A TODOS A RECEITA BARATA E SIMPLES DE VEVENO NA MINHA PICAPE. :) :D

JOEL - RIO DE JANEIRO.

Horacinho
07/04/2006, 14:33
Galera, imagino que já tenham respondido isso aqui, mas....
Onde exatamente fica este parafuso? WASTE-GATE .

Horacinho
07/04/2006, 14:51
O parafiso mostrado nas fotos no Henrique Josino, é o da bonba, aumenta ou dimnui o débito de diesel, mas e o WASTE-GATE que regula a pressão do turbo... onde é?

Arnaldo Tomazetti
09/04/2006, 20:34
Vou fazer isso :concordo: já falei com o bombista e ele falou que é tranqüilo :concordo: que funciona mesmo :concordo: e o ganho de potência é real :concordo:

Walter L. L. Casitta
09/04/2006, 21:15
Apenas 1 ou 2 voltas na haste da wastegate já é o bastante. Mais que isso vai piora em altas rotações...

IGORFROTA
06/12/2006, 13:19
Reabrindo mela milésima vez este tópico:

Alguém tem fotos ou diagrama da bomba de combustível do maxion 2.5 indicando a posição da porca/parafuso ? As 1/2 volta é em qual sentido ? Horario ou anti-horario ?

Acho que a parte da turbina eu já decifrei. Vejam se estou certo :

1. Desaperto a porca da haste. Acho que nesse momento não é importante a qtd de voltas que eu de na porca. Certo ?

2. Depois giro a haste em seu próprio eixo no sentido horário. Nessa hora tenho que controlar para dar so a qtd de voltas q eu quiser (no meu caso vai ser 1)

3. Reaperto a porca para prender a haste.


Acho que é isso neh ?

Pequeno jr
06/12/2006, 17:50
Igor,
Se não fosse esse problema nos aeroportos, iria pagar uma passagem para o Rasch ir ai em Fortaleza para ele t mostrar. rs!!!

Eta menino que ta querendo mexer no carro.

Miranda
06/12/2006, 19:41
Injetou mais gasta mais......

Quando mexi na minha o consumo caiu 0,5km/l : de 10km/l foi para 9,5km/l (andando em 2500-2800 RPM)

Se pisar faz 8km/l sem choro (3500 RPM)

Pressão: 0,8 kgf/cm2

Não é bem por ae.
Vc com um motor mais bem alimentado, trabalha com regimes de rotação mais baixo em velocidade normais(110~120), o que causa menos esforço gerando menos consumo.

Tem uma silverado da motorhead que tem 420cv e faz 10km/l na estrada. Obvio, se arrochar ae o pau pega..

IGORFROTA
07/12/2006, 09:46
Igor,
Se não fosse esse problema nos aeroportos, iria pagar uma passagem para o Rasch ir ai em Fortaleza para ele t mostrar. rs!!!

Eta menino que ta querendo mexer no carro.

Já que os aeroportos estão com esse problema, pelo menos me explica direito como é.
Aqui os doidim querem cobrar 150 paus para fazer esse serviço.....
E pelo que eu percebi aqui, não é tão difícil.......

Pequeno jr
07/12/2006, 10:09
R$ 150,00 etâ po**a.
Exploração total.

IGORFROTA
07/12/2006, 12:14
R$ 150,00 etâ po**a.
Exploração total.

Tb acho !!!
Alguém pode me explicar onde fica esse bendito lacre/parafuso ??

Podem me indicar na imagem abaixo o local para eu procurar e como proceder para dar 1/2 voltinha ?

Vlw

Homero
07/12/2006, 13:58
Na figura que voce postou o parafuso está escondido por uma conexão para mangueira .
Nessa figura anexa dá para ver melhor apesar de ser outra bomba mas o parafuso é semelhante.
Na minha Ranger tinha um lacre de plastico wie impedia de se soltar a contraporca de 13 mm .Quebra o plastico(envolve a porca) solta a contraporca e aperta(horário) o parafuso sextavado.1 volta fica bom , eu acho 1/2 pouco , se fumaçar demais voce volta(duvido...).
O parafuso não estou lembrando se era 6mm ou próximo , tlves tivesse fenda , não me lembro.

Divirta-se

Homero
07/12/2006, 14:19
Tem um tópico aonde estão reclamando que a Ranger acima de 3000 rpm está fraca .Apesar de poder naquele caso ter algum problema específico , quase todos os fabricantes começam a diminuir a quantidade injetada a partir de determinada rotação para preservar o motor.A rotação máxima na minha Ranger era 4600 rpm(pisar tudo em neutro) mas sentia a partir de 3XXX que diminuia a vontade de andar .Então eu alterei o ajuste de máximoa para algo como 5300.Passou a ficar muito esperta acima de 3000 rpm , mas eu tomava o cuidado de não passar de 4000 com carga. Ficou mais parecido com motor a gasolina.
Para fazer isso é facil.Na peça que o cabo do acelerador vai preso (balancim) existem 2 ajustes.Um de marcha lenta e outro de curso máximo.Aumentando-se o curso máximo aumenta-se a rotação máxima.É bom verificar se ao se pisar tudo de fato o balancim chega no batente , a minha tive de corrigir mesmo antes de alterar o ajuste.

IGORFROTA
07/12/2006, 14:40
Vlw Homero !!!!
Enfim uma explicação completamente didática.
Agora sim, dá para eu brincar e ver os resultados.

Na sua, qnt vc viro?
Mecheu na Turbina tb ?

Homero
07/12/2006, 14:49
A minha tinha 1 volta no WG e quase 1,5 no combustível.
Voce está ao nivel do mar e o resultado da WG é menos sensível em relação a quem está por exemplo a 800 m como eu , mas recomendo pois melhora em baixa e para mais cedo de fumacear(depois que o turbo entra a fumaça some).Pelo fato de estar ao nivel do mar , a pressão é maior e fumaça menos e para mais cedo do que quando voce for para um lugar de maior altitude.

Homero
07/12/2006, 14:56
Esqueci de uma coisa:Ao se aumentar o débito pode ocorrer de aumentar a marcha lenta .Eu deixei a minha marcha lenta entre 900 e 1000 pois percebi que enchia o motor bem mais rápido (menos fumaça) do que se deixasse com 750 .O consumo que fazia era quase sempre 11 a 110/130.

edubelem
07/12/2006, 15:04
Tem um tópico aonde estão reclamando que a Ranger acima de 3000 rpm está fraca .Apesar de poder naquele caso ter algum problema específico , quase todos os fabricantes começam a diminuir a quantidade injetada a partir de determinada rotação para preservar o motor.A rotação máxima na minha Ranger era 4600 rpm(pisar tudo em neutro) mas sentia a partir de 3XXX que diminuia a vontade de andar .Então eu alterei o ajuste de máximoa para algo como 5300.Passou a ficar muito esperta acima de 3000 rpm , mas eu tomava o cuidado de não passar de 4000 com carga. Ficou mais parecido com motor a gasolina.
Para fazer isso é facil.Na peça que o cabo do acelerador vai preso (balancim) existem 2 ajustes.Um de marcha lenta e outro de curso máximo.Aumentando-se o curso máximo aumenta-se a rotação máxima.É bom verificar se ao se pisar tudo de fato o balancim chega no batente , a minha tive de corrigir mesmo antes de alterar o ajuste.

Igor experimenta fazer primeiro isto, e vê como fica, na minha ant. 2.5 eu fiz e ficou muito bom, talvez o antigo dono do seu carro tenha travado como travei das sprinter 2.5 daqui do escritório.

edubelem
07/12/2006, 15:06
Esqueci de uma coisa:Ao se aumentar o débito pode ocorrer de aumentar a marcha lenta .Eu deixei a minha marcha lenta entre 900 e 1000 pois percebi que enchia o motor bem mais rápido (menos fumaça) do que se deixasse com 750 .O consumo que fazia era quase sempre 11 a 110/130.

...e vibra menos.

IGORFROTA
07/12/2006, 17:35
Igor experimenta fazer primeiro isto, e vê como fica, na minha ant. 2.5 eu fiz e ficou muito bom, talvez o antigo dono do seu carro tenha travado como travei das sprinter 2.5 daqui do escritório.

Valeu pela dica edu.
Mas acho que vou mecher primeiro na bomba, pois acho que já estou mais ambientado com a ideia.
Tenho receio em aumentar esse limite de rotacao, pois tenho o pe pesado e é meio difícil ficar olhando p/ o ponteiro dos giros enquanto sobe uma duna.

Sei la se nao exagero na dose.

Vou ver como fica e depois eu estudo essa mudança.

Minha fórmula vai ser 1/2 volta inicial debito.
Depois testo 1 volta
Depois 1,5 wast.

E vejo qual a melhor opçao.

Acho muito dificil o antigo dono ter feito qq modificação. Pareceu ser uma pessoa mais conservadora, muito criteriosa.
Para ter uma ideia, ele e entregou uma pasta com todas as peças, trocas de oleo, bateria, pneus, etc que foram feitas no carro.
E meu mecanico examinou a bomba e disse que esta 100% original.

Se mudar de ideia eu te pertubo para pegar maiores detalhes desse ajuste.

Vlw

Edintruder
08/12/2006, 20:20
Tem um tópico aonde estão reclamando que a Ranger acima de 3000 rpm está fraca .Apesar de poder naquele caso ter algum problema específico , quase todos os fabricantes começam a diminuir a quantidade injetada a partir de determinada rotação para preservar o motor.A rotação máxima na minha Ranger era 4600 rpm(pisar tudo em neutro) mas sentia a partir de 3XXX que diminuia a vontade de andar .Então eu alterei o ajuste de máximoa para algo como 5300.Passou a ficar muito esperta acima de 3000 rpm , mas eu tomava o cuidado de não passar de 4000 com carga. Ficou mais parecido com motor a gasolina.
Para fazer isso é facil.Na peça que o cabo do acelerador vai preso (balancim) existem 2 ajustes.Um de marcha lenta e outro de curso máximo.Aumentando-se o curso máximo aumenta-se a rotação máxima.É bom verificar se ao se pisar tudo de fato o balancim chega no batente , a minha tive de corrigir mesmo antes de alterar o ajuste.


Homero, eu tinha pensado em mexer ali, mas o acesso é bem ruim e acabei deixando pra depois. Como verificasses a rpm máxima? Pisasses fundo em neutro com o novo ajuste? A 4600 em neutro já fiz alguma vezes pra tapar o pessoal (meus primos) na fumaça na avenida, mas a 5300 é bastante para o hsd.

Homero
08/12/2006, 22:42
Edintruder


É isso mesmo , pisar tudo em neutro ,mas, só sai fumaça no inicio até o turbo entrar .Quando a bomba limita ele desacelera , a pressão do turbo cai , mas ai não fumaceia porque a bomba desacelera.
O acelerador nessas bombas é na realidade um regulador de rotação , voce pisa um pouco ele vai até uma rotação e para se pisar um pouco mais sobe mais um pouco e para , bem diferente do carburador que a rotação pode subir bastante com pouca aceleração.

Edintruder
09/12/2006, 13:10
Homero, o que me refiro é que colocasses os 5300 rpm na tua Ranger? Tens idéia de quantas voltas tinhas alterado o limitador?

Homero
09/12/2006, 13:21
Não lembro ,mas, acho que foram umas duas.Tenta 2 e ve o que dá.

Edintruder
09/12/2006, 13:52
Ok, vou dar duas voltas e ver no que dá agora a tarde. Mas o meu receio é passar do 4600 rpm com o motor solto, pois 4600 é onde entra a faixa vermelha de operação, então nesse regime o motor suporta muito bem, mas além disso não sei se pode arranhar algum casquilho ou quebrar balancim, por isso que eu te pergunto se acelerasses 5300 sem problemas.
Eu tinha visto uma Ranger de SP onde a rpm máxima estava em 5200, com alterações de turbo, cabeçote e bomba injetora, porém em baixo estava original.

Edintruder
09/12/2006, 15:16
Dei uma volta e meia e apertei pra ver, chegou a 4800 rpm. Daí completei 5 voltas pra ver como fica, mas não tive coragem de ver quanto vai dar com o motor solto, pois existe o risco de quebra nessa condição. Depois vou dar uma volta e sentar o patê na beira da praia pra ver como ficou.

Edintruder
09/12/2006, 16:25
Dei uma apertada na praia e senti que manteve um regime linear da aceleração até 3900 rpm e continua subindo até 4300 sem problemas (vai mais além do que isso, porém preferi trocar de marcha), o que antes acabava em 3500 e se arrastava até 4000 e não passava de jeito nenhum.
Uma coisa vou ter que cuidar, dei uns cavalos de pau, e antes era pisar fundo que não passava de 4000, agora dispara aos 4500 fácil, fácil!
Uma coisa que eu notei é que a pressão do turbo chegou aos 1,4Bar no regime máximo com carga, e não deveria ter passado de 1,2. Porém em regimes mais altos a Waste Gate não deve estar dando conta do alívio da vazão excessiva. Acho que terei que aliviar um pouco mais a WG da turbina.
Porém parece que deu um pulmão extra para o regime mais elevado no HSD.

Homero
09/12/2006, 17:20
Eu testei poucas vezes até 5300 rpm em neutro .Não creio que sem carga possa haver algum estrago num motor já bem usado e com atrito baixo .Num motor novo pode haver aquecimento localizado devido a atrito e seria perigoso.Para quem troca óleo com 5000 km usualmente tambem ajuda.

Usando sem muita atenção chegava facil aos 4500 se bem que procurava não passar dos 4000.
Mas que fica muito mais gostoso de andar fica , não fica?

Tudo começa com uma apertadinha no WG e no débito , aí aperta mais um pouco o débito , voce se acostuma com a fumaça e aperta de vez o débito , agora abre o giro ... duvido que tenha coragem de voltar atras...depois que provou o que é bom não quer mais voltar ... por isso uma vez fiz teste drive numa 2.8 sem TGV e devido a diferença de preço continuei com a minha (em 2003) aí só não resisti a Hilux AT.

Edintruder
09/12/2006, 19:50
Eu testei poucas vezes até 5300 rpm em neutro .Não creio que sem carga possa haver algum estrago num motor já bem usado e com atrito baixo .Num motor novo pode haver aquecimento localizado devido a atrito e seria perigoso.Para quem troca óleo com 5000 km usualmente tambem ajuda.

Usando sem muita atenção chegava facil aos 4500 se bem que procurava não passar dos 4000.
Mas que fica muito mais gostoso de andar fica , não fica?

Tudo começa com uma apertadinha no WG e no débito , aí aperta mais um pouco o débito , voce se acostuma com a fumaça e aperta de vez o débito , agora abre o giro ... duvido que tenha coragem de voltar atras...depois que provou o que é bom não quer mais voltar ... por isso uma vez fiz teste drive numa 2.8 sem TGV e devido a diferença de preço continuei com a minha (em 2003) aí só não resisti a Hilux AT.
Realmente fica bem melhor de andar.
Eu comecei assim mesmo e nessa mesma ordem...
Interessante não??? Ehehehe!

IGORFROTA
11/12/2006, 11:57
Esssa não....
Vcs estão colocando caraminholas na minha cabeça...
E ainda nem apertei a West e já estou com m... na cabeça. Iêiê.......
Edin, posta fotos dessa ergulagem aí.....

Esse fds vi como a Rangerzinha é valente.
Fizemos uma trila pelas dunas. Ranger (Eu), Hilux AT, Frontier 2.8 e Pajero Sport AT.
Estou convencido que fiz excelente negócio comprando a Ranger. Agora me sinto num 4x4 de verdade.
Andei de igual com todos eles e muitas vezes puxei a trilha subindo dunas que eles não acreditavam que desse p/ subir.
So sinto falta de uma primeira mais disposta na saída. As vezes numa areia mais fofa ou numa subida é preciso queimar um pouco de embreagem. O giro demora a subir e tem que segurar o giro em cima antes de tirar o pe da embreagem. Percebem isso ? Tem como melhorar ?

Edin

murilloaquino
11/12/2006, 13:58
Reduzidaaaa...

IGORFROTA
11/12/2006, 16:31
Com certeza uso e abuso da reduzida.

A maioria dos companheiros de trilha que acham que reduzida é só para desatolar, tiram onda da minha cara qnd meto uma reduzida antes de enfrentar uma areia mais frouxa ou para subir dunas mais inclinadas e frouxas.

Mas tem momentos que realmente não é preciso usar reduzida e que uma primeira mais forte faz falta. Para pegar embalo, por exemplo.....

Por falar nisso, se não me engano a 4X4LO só pode ser usada até 40km/h. É isso mesmo ?

Acho que uma resposta mais rápida do motor em relação ao pé do motorista já amenizaria muito esse problema.

Edintruder
11/12/2006, 18:59
A 4x4lo vai até 65km/h, pois é onde atinge a rpm máxima em 5a marcha.

Edintruder
11/12/2006, 19:10
Igor, agora que eu li a postagem anterior tua,
Abre um pouco a bomba injetora que arranca muiito melhor. Não mexe na WG pois perde na alta, apens localiza o parafuso de regulagem da bomba injetora e abre ele 3/4 de volta que a caminhonete se transforma. Depois, se quiseres, altera a regulagem de máxima da bomba injetora. Essa regulagem de rpm é bem simples, primeiro identifica a peça que prende o cabo do acelerador, no lado externo da bomba tem o batente com parafuso de regulagem da marcha lenta, e no lado de "dentro" entre a bomba e o motor, tem o mesmo parafuso de regulagem, porém esse é da alta. Apenas solta a contra-porca de 11mm e com uma chave de fenda, desenrosca umas 5 voltas nesse parafuso e aperta a contra-porca. Porém, cuida para não passar dos 4000rpm pois é onde começa a faixa rubro-avermelhada, e depois dessa regulagem fica muito fácil passar desse regime.

IGORFROTA
12/12/2006, 10:59
Vlw Edin,

Esssa semana vou de 1/2 volta na bomba.

Em seguida vejo como fica e se mando mais 1/4 ou 1/2 de uma vez para ficar com 1 volta.

Quero ver como fica o consumo tb.

Vlw

Edintruder
12/12/2006, 20:42
Igor, o consumo não se altera significativamente. Só altera quando exigido. Quando anda com o pé embaixo o diesel some do tanque, porém no dia a dia de forma normal, o consumo é o mesmo.

IGORFROTA
13/12/2006, 12:33
Edin, a tua ta sem nada no turbo ?
E esse 1,2 bar ???
Só mexeu na bomba mesmo ?

Edintruder
13/12/2006, 20:20
Na verdade tunha tentado deixar na posição original do turbo, porém acabei deixando com 1,2Bar, porém a aprtir de 3800 rpm a pressão passa dos 1,2Bar chegando até a 1,4Bar. Vou reduzir mais a pressão pois sinto uma leve perda no rendimento quando a pressão ultrapassa 1,25Bar em todas as marchas. Vou aliviar a pressão até deixar exatamente 1,15Bar a 3800rpm. Depois disso, pretendo tirar o compressor do ar condicionado e reduzir a pressão da mola da Lda para abrir antes do tempo programado.
Se depois de tudo isso eu não gostar do resultado, vou levar num bombista e pedir para regular na bancada porém com uma regulagem forte nela.

IGORFROTA
14/12/2006, 12:47
Edin, lá vem vc de novo com novidades p/ atiçar nossas espectativas...
Como é esse esquema de abrir antes a LDA ?
Quais os beneficios ?
Quais as desvantagens ?
Vlw

Homero
14/12/2006, 13:52
Edintruder

Fazer a Lda entrar antes não acho boa ideia pois a minha fumaçava bastante antes de entrar e até 0.6-0.7 bar ainda tinha um pouco de fumaça , se voce adiantar a entrada da lda deve aumentar essa fumaça.
O que eu não fiz , mas , acho uma boa seria aumentar o range de atuação da lda ou seja , a minha parava de aumentar antes dos 1 bar , se conseguisse que continuasse aumentando a´te por exemplo 1.4 , ai sim voce ganharia mais torque em alta e como potencia é proporcinal a TORQUE X ROTAÇÃO o ganho de potencia seria significativo.

Edintruder
14/12/2006, 19:57
Para fazer isso, é necessário trocar a haste atuadora da LDA por uma mais longa. O Rasch me indicou um modelo usado no Cummins, porém isso já dá um certo trabalho extra.

IGORFROTA
15/12/2006, 10:20
Mas se encarar, não esquece de postar aqui pra gente o trabalho e os resultados.
Vlw

rac
15/12/2006, 15:02
passa o esquema de como faz isso, edintruder

dalmolin
15/12/2006, 17:18
Depois, se quiseres, altera a regulagem de máxima da bomba injetora. Essa regulagem de rpm é bem simples, primeiro identifica a peça que prende o cabo do acelerador, no lado externo da bomba tem o batente com parafuso de regulagem da marcha lenta, e no lado de "dentro" entre a bomba e o motor, tem o mesmo parafuso de regulagem, porém esse é da alta. Apenas solta a contra-porca de 11mm e com uma chave de fenda, desenrosca umas 5 voltas nesse parafuso e aperta a contra-porca. Porém, cuida para não passar dos 4000rpm pois é onde começa a faixa rubro-avermelhada, e depois dessa regulagem fica muito fácil passar desse regime.

O Edintruder , um mecanico daqui , tinha um mwm 6 cc numa d-10 , ele soldou com MIG a WG que chegou a 2 KG , Aumentou abusivamente o diesel e soltou o pedal do acelerador , o mwm chegou a 6000 rpm , segundo ele a partir dos 5500 a camionete começava a pular , ele fez isso umas 2 - 3 vezes, soh ateh quebrar o virabrequim.

Edintruder
15/12/2006, 19:30
O Edintruder , um mecanico daqui , tinha um mwm 6 cc numa d-10 , ele soldou com MIG a WG que chegou a 2 KG , Aumentou abusivamente o diesel e soltou o pedal do acelerador , o mwm chegou a 6000 rpm , segundo ele a partir dos 5500 a camionete começava a pular , ele fez isso umas 2 - 3 vezes, soh ateh quebrar o virabrequim.

É por isso que eu não me animei pra ver o que tá dando de rpm máxima.
Em relação à LDA estou pensando ainda se vale a pena mexer.
A pressão não deve passar do 1,15 pois bloqueia o fluxo de ar na turbina e desacelera o compressor, dessa forma o redimento na alta diminui. No caso do MWM não sei ao certo qual é a pressão de trabalho, porém não se deve fechar a WG. Com o aumento da rpm, é normal e esperado que o fluxo excessivo de ar na admissão seja perdido pela WG uma vez que os dutos das válvulas não permitem a passagem desse novo volume de ar num espaço de tempo tão curto. A RPM máxima do MWM é 5000 rpm, então ele deveria suportar o excedente, porém se considerar que é um motor mais pesado, com um sistema de lubrificação maior, é mais propenso a quebrar em regimes extremos.

murilloaquino
15/12/2006, 19:51
O mwm num é a 4500 q ele corta nao Edi?

Homero
15/12/2006, 20:05
Um motor 6cc , dependendo qual era para em 2800 rpm ,já um international vai normalmente até 4650 então 5500 para ele não é tanto assim.

Se colocarmos um turbo em um motor aspirado e não aumentarnos o débito máximo ele piora de desempenho pois ao colocar o turbo o escapamento fica parcialmente bloqueado .

Potencia pode ser expressa como forçaX velocidade, torque X rotação ou ainda pressão X fluxo.Quando se coloca um turbo a pressão X fluxo que se consegue saiu do motor e se não houve aumento de combustível essa potencia foi roubada do motor.

Por isso que aumentar a pressão de admissão (portanto mais potencia roubada do motor) sem um aumento correspondente do combustível leva a uma diminuição da performance.

ojaneri
22/12/2006, 12:14
Para os Rangeiros 2.5,

Alguem ja tirou o silencioso dela e colocou escape direto? Simplesmente retirar o silencioso e botar um cano no mesmo diametro do resto do sistema. Tem algum ganho de performance? E no som?

Edintruder
22/12/2006, 18:07
Para os Rangeiros 2.5,

Alguem ja tirou o silencioso dela e colocou escape direto? Simplesmente retirar o silencioso e botar um cano no mesmo diametro do resto do sistema. Tem algum ganho de performance? E no som?

Comprei hoje o cano da F-1000 (a parte traseira) e vou fabricar um flange pra ela. Vou instalar amanhã de manhã cedo. Como de praxe, vou tirar umas fotos e gravar o som pra mostrar como ficou.

murilloaquino
22/12/2006, 20:34
Boa edin...
Ah...cuidado com os Gambé na estrada...
hehehehe
abraços

Edintruder
22/12/2006, 21:08
Ficou com o mesmo barulho do Opala 4 cilindros com cano aberto, porém com uma turbina pra enfeitar. Ficou muito legal!
Levei 2 horas de trabalho, e o mais difícil é retirar o escapamento original debaixo dela. O resto é fichinha!
o arquivo zip é o som dela com o escapamento novo, porém andando o som fica muito legal.

Edintruder
21/01/2007, 21:13
Outro dia postei para o Homero sobre o teste de funcionamento da LDA em marcha lenta. Não precisei fazer tal teste pois encontrei no Youtube um vídeo onde demosntra a reação da bomba à medida que a LDA vai sendo apertada pela pressão da admissão.
http://www.youtube.com/watch?v=8K4ZzW1WS1w&mode=related&search=

IGORFROTA
05/02/2007, 09:39
Na manutenção do AC consegui dar uma olhada melhor na parte de tras da bomba e acho que achei o "tal" parafuso.

Seguem fotos para os amigos confirmarem e se for o caso, hj mesmo eu mando 1/2 volta para ver como fica.

Para aumentar é no sentido horário neh ?

Alguem sabe me dizer como é o tal lacre que tem nas bombas ?

Pelo que eu vi acho que a minha nao tem. Sera que ja foi mechido ?

E como saber se já foi dado alguma voltinha ? Podemos ver na foto que o corte está ligeiramente inclinado para a esquerda na posição 10h. Qual a posição original ?

Aparentemente é mais fácil do que eu imaginava. So tinha medo de mecher no parafuso erado.

Da ate para deixar normal na cidade e esrada e melhorar a danada so na hora do off-road.


Aguardo as dicas

Vlw moçada

IGORFROTA
06/02/2007, 16:02
Ninguém p/ me ajudar nessa ??
Sera q o topico ficou tao batido que ninguem nem entra mais ?

Edintruder
06/02/2007, 22:28
É só apertar mais o parafuso, se afrouxar sente-se a falta de força na hora...

Edintruder
06/02/2007, 22:34
Ninguém p/ me ajudar nessa ??
Sera q o topico ficou tao batido que ninguem nem entra mais ?

Se é pra fuçar é comigo mesmo!

O lacre é uma chapa presa no parafuso da bomba que limita o curso da contra-porca, não permitindo o aumento do débito, essa chapinha é envolta numa capa de pvc preto com marca da Bosch.

IGORFROTA
07/02/2007, 10:56
É nesse parafuso aí circulado que eu mecho é /
Da para ver se tem lacre ?

Edintruder
07/02/2007, 22:25
Igor,
É esse mesmo e está com o lacre. Pega uma chave de fenda fina e tira esse anel de plástico preto e tira uma argola metálica presa no parafuso. Após removido, poderás girar a contra-porca com uma chave estrela 13mm para apertar esse parafuso central. Após isso aperta a contra-porca e regula a marcha lenta se achares necessário. Porém é muito importante marcares bem a posição do parafuso na regulagem original para contar as voltas caso queiras desfazer o ajuste "mágico" de potência....

IGORFROTA
08/02/2007, 09:23
Vlw Edin.
Ate amanhã ela estará com 1 volta e no sabado vou testa-la.

Quando vc fala em chave estrela 13mm está se referinfo a chave anel ou boca neh ?

Aqui para nos, a chave estrela é a "fenta cruzada".

Pra que serve esse ajuste da marcha lenta ?

Depois que aumenta o débito é necessário ajustar ?

Ou é uma melhoria a mais ?

Edintruder
08/02/2007, 22:22
A fenda cruzada é chave Philips no mundo todo, eheheeh! Chave estrela é essa anel que te referes, que no caso pode ser combinada com boca em um lado e "estrela" ou "anel" do outro. O ajuste da marcha lenta deve-se ao fato que ao aumentar o débito, se aumenta o volume de combustível injetado em todas as fases de acoleração da bomba, inclusive a marcha lenta, deixando-a um pouco mais acelerada, porém nada que atrapalkhe o funcionamento. para o ajuste da marcha lenta é usada uma chave 11mm e chave de fenda para regular o batente do acelerador. O parafuso de ajuste da lenta fica entre a bomba injetora e a carroceria, e o ajuste da rpm máxima fica no parafuso de batente entre a bomba injetora e o motor. Esse segundo ajuste tembém é bem fácil de ser feito e melhora bastante o desempenho em rpms mais elevadas.

Edintruder
08/02/2007, 22:23
inclusive olhando na tua foto, aparece o parafuso de ajuste da lenta, um pouco mais acima e a frente do parafuso destacado na foto.

IGORFROTA
13/02/2007, 08:20
Igor,
É esse mesmo e está com o lacre. Pega uma chave de fenda fina e tira esse anel de plástico preto e tira uma argola metálica presa no parafuso. Após removido, poderás girar a contra-porca com uma chave estrela 13mm para apertar esse parafuso central. Após isso aperta a contra-porca e regula a marcha lenta se achares necessário. Porém é muito importante marcares bem a posição do parafuso na regulagem original para contar as voltas caso queiras desfazer o ajuste "mágico" de potência....

Impressionante,

Ontem fui fazer a abertura da bomba e me deparei com um "problema": Ao tirar o lacre plastico, fui diretamente folgar a contra porca. Quando percebi, o parafuso também estava girando junto.

Dai percebi que em volta do parafuso tinha uma espécie de anel metalico preso ao parafuso e com um amassado como se fosse de alicate.

Dai fiquei com receio de remover. Não sabia se era algum outro lacre ou uma gambiarra de alguem antes de mim.

Então vim correndo aqui pedir ajuda e resolvi ler alguns posts atras para ver se nao tinha perdido nada. E tinha mesmo. O Edin já tinha dado a dica acima e eu tinha passado desapercebido.

Agora acho que vai ser tranquilo. Algum macete para tirar essa argolinha da foto aí ?

Outra dúvida que me apareceu na hora: Ao começar a girar a contra-porca percebi que se continuassa, iria acabar removendo tudo. Teria algum problema ? Não seria mais fácil de trabalhar ?

Vlw

Edintruder
13/02/2007, 17:53
Esse anel de metal é justamente o lacre da bomba, a argola de plástico é um "enfeite" da regulagem original. Para retirar essa argola usa uma chave de fenda fina, um pouco de força e jeito que vai.

IGORFROTA
14/02/2007, 10:24
Enfim está feito !!!

Não tive coragem de fazer tudo sozinho, pois fiquei receoso.

Levei ate um mecanico conhecido meu que não conhecia o trabalho e passei as dicas adquiridas aqui.

Dei 1 volta na bomba e o carro já se transformou !!!

Deu um trabalhinho para tirar o tal lacre metalico, pois o mesmo tem um ponto solda.

Apesar do enorme suto que tomei ao chegar em casa, estou bastante satisfeito com o resultado ate aqui.

Sai da oficina, basteci e fui para casa. No caminho, fui testando o aumento da potencia e percebi que o tanque baixava com vontade. Pensei, "não vale a pena nao...esse aumento de potencia me comeu 1/4 em 10 km.....Deus me livre, vou voltar amanha mesmo".

Imaginem que ao chegar em casa, percebi um cheiro demasiado de diesel e já fiquei preocupado. Desliguei o carro e fui verificar no motor. De cara vi que tava tudo melado de diesel e qo olhar para o chao uma enorme poça com um alstro atras por onde eu havia passado.

Tentei ver se tinha alguma coisa quebrada ou alguma mangueira cortada, mas nada. Entao coloquei uma luz e liguei o carro. Pronto, verifiquei que o bem perto do parafuso que eu havia acabado de mecher, jorrava diesel como se fosse uma cachoeira.

Desliguei o carro e fui investigar melhor.

Não era no "tal" parafuso, era em outro parafuso logo acima daquele. estava umas duas voltas folgado. Apertei com a mão e peguei uma chave anel 17 para completar o aperto.

Ao religar o carro, nada mais de vazamento. Graças a Deus !!!!

Suspeito que quando o mecanico estava dando umas batidinhas no lacre para folgar, em algum momento pelo aperto do local, ele deve ter batido involuntariamente nesse parafuso 17, deixando-o folgado. Com a trepidação ele foi abrindo mais até vazar.

Abaixo segue o destaque do parafuso em vermelho.
Alguem sabe para que serve ? Sei que chega uma mangueira bem no corpo da peça que ele está fixado.

Em amarelo é o parafuso de ajuste da bomba.

IGORFROTA
14/02/2007, 10:55
Esqueci a imagem

IGORFROTA
14/02/2007, 13:30
Edin,

Percebi que o carro ficou um pouco acelerado na baixa.
Antes qnd tava parado fiva em 900 rpm e agora está em 1100 rpm.

Como fazer para baixar ?

Acho que vi um parafuso que serve de batente para o acelerador. É por aí ?

Como regula ?

Edintruder
14/02/2007, 20:31
Igor!
Olha o parafuso que segura o cano de retorno de diesel para o tanque. Quando o mecânico apertou a contra-porca ele deve ter foçado essa cano e afrouxou a porca. Podes ver que em marcha lenta o diesel corre direto por esse parafuso. O consumo não se altera tanto assim não.
Podes ter certeza que está vazando combustível pala conexão da bomba.
Para reduzir a rpm da lenta desfaz algumas voltas no parafuso do lado de fora da bomba. acelera com a mão na bomba e olha como funciona o batente, e em marcha lenta tu vai desfazendo as voltas até ficar em 800 rpms
No outro lado é o parafuso de regulagem da rpm máxima, se também permitires um curso maior a rpm máxima também vai aumentar.

IGORFROTA
15/02/2007, 07:33
Igor!
Olha o parafuso que segura o cano de retorno de diesel para o tanque. Quando o mecânico apertou a contra-porca ele deve ter foçado essa cano e afrouxou a porca. Podes ver que em marcha lenta o diesel corre direto por esse parafuso. O consumo não se altera tanto assim não.
Podes ter certeza que está vazando combustível pala conexão da bomba.
Para reduzir a rpm da lenta desfaz algumas voltas no parafuso do lado de fora da bomba. acelera com a mão na bomba e olha como funciona o batente, e em marcha lenta tu vai desfazendo as voltas até ficar em 800 rpms
No outro lado é o parafuso de regulagem da rpm máxima, se também permitires um curso maior a rpm máxima também vai aumentar.

Oi Edin,
Mais uma vez valeu pela dica da marcha lenta.

Acho que vc na leu a msg completa. Lá eu espliquei que já havia resolvido o vazamento de Diesel que era no parafuso acima do outro parafuso de ajuste.
Da uma olhadinha na foto que postei acima e observa o circulo vermelho. É por ali que tava vazando.
Onde fica esse outro parafuso que segura o cano de retorno de diesel para o tanque ?

Edintruder
15/02/2007, 18:13
Realmente não tinha lido tudo, porém era esse parafuso mesmo que eu me referia. Esse parafuso realiza o retorno do excesso de diesel.

IGORFROTA
16/02/2007, 10:56
Pois é Edin, agora entendi porque não percebi nenhum problema no funcionamento do motor.
Pisava fundo e a bicha respondia mesmo com o diesel jorrando pra todo lado.

Ontem Fiz o ajuste da lenta.
É bem mais fácil que abrir a bomba.

Segue foto do marcador de RPM após o ajuste.
Deixei um pouco acima do que estava antes de abrir a bomba, porem, bem abaixo do que após o up.

Edintruder
16/02/2007, 18:26
A minha também deixei nos 900 rpm pois rodo bastante na praia e na avenida em 3a marcha na lenta do motor.

IGORFROTA
22/02/2007, 13:04
Fiz a primeira viagem e as primeiras trilhas após dar 1 volta na bomba.
Quem tiver a opornutidade deve fazer.
O carro é outro. Na estrada ao lado de amigos com Ranger Power Stroke, S10 MWM e L200 Sport a minha não fez feio. Muito pelo contrário, apesar da power stroke tentar por enúmeras vezes escapar na estrada com retomadas em quinta marcha, puxando de 80 para 150 km/h, eu não saia nem por 1 segundo do encalço dele, deixando os demais pequenos no retrovisor.

O carro ficou bem mais facil de tocar e a troca de marchas ficou menos constante. É possível retomar em quarta marcha com velocidade de 40 km/h e rapidamente alcançar 100km/h.

Na trilha então é um caso à parte....ficou fácil subir os morros e andar na areia fofa sem esforço algum.

Quanto ao consumo, não deu para medir direito, pois alternei entre estrada e muita areia com algumas subidas de morro onde forçava bastante de terceira e segunda reduzida.
No geral, fiz 8 km/l. Média que achei muito boa em vista dos 9,5 que já havia medido em percurso 100% estrada e com média de veocidade em torno dos 110 km/h. Acho que se eu mantiver os 110 km/h e só rodar na estrada não vai mudar nada com relação a antes. O difícil e segurar e não pisar fundo.....

Ela fumaça bastante de primeira e nas retomadas abaixo do 1800 rpm. Após isso não percebo mais fumaça. Inclusive, alcançar os 2000 rpm ficou fácil, e com um leve toque no acelerador já dá para sentir a turbina entrar e crescer a aceleração

Tive a impressão de que a turbina está assoviando mais. Mas nada que incomode. Pelo contrario, chega a ser até empolgante.

É isso. Estou bem satisfeito

Edintruder
22/02/2007, 18:40
Realmente Igor, fica muito melhor. Se com 1 volta anda junto com PS, se abrires um pouco mais deixas elas pra trás! Ahahaha! a minha anda assim!

IGORFROTA
31/08/2007, 19:50
Olha eu aqui de novo !!!!

Seguinte, como alguns já sabem, a minha ranger está com 1 volta na bomba e o desempenho está muito bom, porém ela fumaça um bocadinho antes de atingir os 1800 e nas retomadas em marchas mais altas. Também fumaça bastante quando piso de primeira, e eu não sou o tipo do cara que controla saída, meto o pé mesmo.
O consumo ficou inalterado.
Isso ta me incomodando. Sabem como é neh, preocupação com o meio ambiente.

Bem, então me veio a mente mecher soh um pouquinho na WG.
As opiniões sobre essa alteração sempre foram bastante controversas aqui no forum e inclusive sei que o ajuste faz parte da preparação da maioria dos 4x4 diesel por aqui.
Qual o veredito atual ?
To pensndo em dar apenas 2 voltas p/ sentir o resultado.
Sera que diminui a fumaça ?
Vai perder mesmo muito em altas rotações ? A partir de qnt ? 3500rpm ?

Vlw

Edintruder
31/08/2007, 23:14
Igor, a minha eu não sei por voltas como está, mas ela vai até 1,3 Bar a 3800 rpm. Eu não mexeria, pois a bomba aberta faz também a turbina responder mais rápido.

diniz
03/09/2007, 19:03
Olha eu aqui de novo !!!!

Também fumaça bastante quando piso de primeira, e eu não sou o tipo do cara que controla saída, meto o pé mesmo.
O consumo ficou inalterado.
Isso ta me incomodando. Sabem como é neh, preocupação com o meio ambiente.


aqui em sp vc teria que se preocupar mais c/ seu bolso... fumaça preta a primeira multa é de 800,00... a segunda 1600,00... a terceira 3200,00 e assim vai... palavra de quem ja levou 6400,00 em 4 multas... tive que aposentar uma camionete por causa disso

Pequeno jr
03/09/2007, 20:16
Aq no DF as vezes rolam alguns blitzes desta forma. Se tiver fumaçando D++ ... é multa.

Sorte a minha q até hj não fui parado, mas a grande maioria destas blitz são para pegar ônibus e caminhoes.

zoega
03/09/2007, 20:43
Tenho um amigo de F250 6c, que trancou a turbina, ou seja, pegou aquela mangueirinha que vai p/ a westgate e colocou uma esfera de rolamento dentro dela, entrou forçado pra tampar mesmo, recolocou a mangueirinha (aí a wastgate não abre, e não libera pressão, a turbina manda tudo que dá), isso acompanhado de ''uns par'' de voltas na bomba injetora e fora o escape direto. Putz, ficou animal, mta fumaça, o cara saia de 2a parado no asfalto e patinava inteirinha...

Mas claro que ele não fez isso de uma hora pra outra não, foi aumentando de pouco a pouco, mas como potência vicia e o cara é dono de retífica, mandou ver. No fim nem deu nada no motor, deve ter andado assim por +- uns 2-3 meses, depois voltou ao normal. A F-250 está trabalhando na retífica até hoje, depois de quase 2 anos não deu nada ainda...

diniz
04/09/2007, 01:17
Aq no DF as vezes rolam alguns blitzes desta forma. Se tiver fumaçando D++ ... é multa.

Sorte a minha q até hj não fui parado, mas a grande maioria destas blitz são para pegar ônibus e caminhoes.
aqui em SP eles não fazem blits, eles ficam escondidos so anotando as placas, depois das multas é que eu reparei que os fiscais ficam ate em cima das pontes multando quem passa por baixo... o negocio é puramente arrecadatorio, nada de parar a pessoa e instruir sobre regulagens e tudo mais

freitasjr
04/09/2007, 12:13
Olha eu aqui de novo !!!!
Seguinte, como alguns já sabem, a minha ranger está com 1 volta na bomba e o desempenho está muito bom, porém ela fumaça um bocadinho antes de atingir os 1800 e nas retomadas em marchas mais altas. Também fumaça bastante quando piso de primeira, e eu não sou o tipo do cara que controla saída, meto o pé mesmo.
O consumo ficou inalterado.
Isso ta me incomodando. Sabem como é neh, preocupação com o meio ambiente.

Bem, então me veio a mente mecher soh um pouquinho na WG.
As opiniões sobre essa alteração sempre foram bastante controversas aqui no forum e inclusive sei que o ajuste faz parte da preparação da maioria dos 4x4 diesel por aqui.
Qual o veredito atual ?
To pensndo em dar apenas 2 voltas p/ sentir o resultado.
Sera que diminui a fumaça ?
Vai perder mesmo muito em altas rotações ? A partir de qnt ? 3500rpm ?
Vlw

Na minha Pajero aumentei a pressão da turbina(já a 1 ano e 5 meses) e os resultados obtidos até agora, foram "benéficos" - melhorou a performance do carro e diminuiu a fumaça emitida pelo débito da bomba adiantado.

Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...

roberto.cardoso@ig.com.br
18/12/2012, 13:55
Galera, sei que o tópico é antigo, mas pretendo diminuir a haste da válvula waste-gate do 2.5 da minha Defender.. estava acostumado a andar com um 4.0 V6 e o desempenho do motor diesel está me deixando triste.. heheheh

Alguém tem uma foto da haste? Procurei aqui no tópico, mas as imagens não abrem. Outra dúvida para aumentar a pressão do turbo é necessário diminuir a haste correto?

Abraços,

BRAVOECONOVEMBER
18/12/2012, 14:04
Boa tarde Roberto.
Olha só, algumas observações...
Para melhorar o desempenho, não precisa necessariamente mexer na waste gate. Abre o parafuso do diesel, dá mais combustível pra ela, e verás que a pressão vai subir mais rápido e mais cedo, isso já vai te deixar beeem feliz, te garanto. Mexer na waste gate vai alterar somente o limite máximo de pressão, o que não significa muita coisa. Uma alteração de pressão máxima com BI com LDA normal, não vai te trazer ganho, pois ela não consegue compensar adequadamente a mistura - vai gastar muito mais que ganhar performance, além de maltratar o motor. A regulagem da waste gate é a segurança do teu motor, se estiveres andando com ele sempre próximo da pressão máxima o comportamento já será bem diferente - coisa que acontece somente em rodovias em rotação elevada, normalmente a pressão do turbo fica oscilando em até 0,75 kgf/cm2. Tens manômetro instalado já? Quem sabe instalas um para avaliares o comportamento da pressão com a tua condução, e verificar como estás dirigindo e o que estás conseguindo do conjunto? A peça atrás do volante influi muito também, eu sei porque tive que aprender a dirigir de novo quando comprei a Jabureca.
Enfim, tenha em mente que este não é um motor v6 a gasolina, o propósito dele é completamente outro. Se queres performance de carro de passeio, compre um carro de passeio.

roberto.cardoso@ig.com.br
18/12/2012, 14:59
Boa tarde Roberto.
Olha só, algumas observações...
Para melhorar o desempenho, não precisa necessariamente mexer na waste gate. Abre o parafuso do diesel, dá mais combustível pra ela, e verás que a pressão vai subir mais rápido e mais cedo, isso já vai te deixar beeem feliz, te garanto. Mexer na waste gate vai alterar somente o limite máximo de pressão, o que não significa muita coisa. Uma alteração de pressão máxima com BI com LDA normal, não vai te trazer ganho, pois ela não consegue compensar adequadamente a mistura - vai gastar muito mais que ganhar performance, além de maltratar o motor. A regulagem da waste gate é a segurança do teu motor, se estiveres andando com ele sempre próximo da pressão máxima o comportamento já será bem diferente - coisa que acontece somente em rodovias em rotação elevada, normalmente a pressão do turbo fica oscilando em até 0,75 kgf/cm2. Tens manômetro instalado já? Quem sabe instalas um para avaliares o comportamento da pressão com a tua condução, e verificar como estás dirigindo e o que estás conseguindo do conjunto? A peça atrás do volante influi muito também, eu sei porque tive que aprender a dirigir de novo quando comprei a Jabureca.
Enfim, tenha em mente que este não é um motor v6 a gasolina, o propósito dele é completamente outro. Se queres performance de carro de passeio, compre um carro de passeio.

BRAVOECONOVEMBER,

Valeu pelas dicas, vou abrir 1/2 volta na bomba também (meu único receio é aumentar consideravelmente a fumaça preta), é caso não adiante muito penso em fazer isso na waste gate. Já estou me adaptando ao motor... não quero um carro à diesel que tenha o mesmo desempenho de velocidade que um a gasolina. Minha velocidade de cruzeiro é entre 110 / 120 KM/H. O problema é que tenho notado muita perda de potência em subidas mesmo quando embalado.

Tenho notado também o carro fraco para saída. Estou com o carro há duas semanas e estou começando a me adaptar, notei que o antigo proprietário fez uma revisão na turbina (vai saber se o meca não fez merda na hora de montar.. sei lá).

Ainda não instalei manômetro, alias só farei a regulagem na waste-gate com esse acessório instalado.

Abraços,

BRAVOECONOVEMBER
19/12/2012, 09:42
Então é isso mesmo: coloque o manômetro, dê de 1/2 inicial, anda um tempo, se achares pouco vai mais 1/4 de volta, e vai ajustando conforme teu gosto/consumo/fumaça sem medo (1/2 volta creio que nem notarás fumaça, para referência, a minha está com cerca de 3/4 de volta aberta). Fiquei satisfeito, sabendo levar, dá satisfação de andar, e não tem nada a ver com o desempenho original, te garanto, fica outra.
Não mexa na haste da wg. Ela dá o comprimento certo do curso do atuador com o ângulo da borboleta para trabalhar certinho. Sei que a galera mexe nisso, mas o que seria certo mesmo para alterar a pressão seria aumentar a carga da mola do atuador, não o comprimento da haste.
Mas, enfim, pela tua resposta, parte mesmo pra abrir a BI. Fácil, rápido, se tens ferramentas em casa sai de graça, e verás resultados imediatos.
Revisão na turbina? Isso não é muito bom, bom mesmo é trocar, revisão de turbina o pessoal fala aqui que dura pouco. Com isso, X2 na recomendação do manômetro pra monitorar a situação. Depois que tiver ele, avalias: para tua referência, a turbina tem que entrar com rotação um pouco abaixo de 1500 rpm, andando normal a pressão sobe até +- 0,5 kgf/cm2 nas trocas de marcha, subindo ladeiras vai pros 0,75 kgf/cm2, "puxando" ela vai a 1 kgf/cm2. Pressão máxima só mesmo em rotação mais elevada, em estrada.
Se tiveres o manômetro antes de mexer na BI, notarás que a pressão vai subir com maior injeção de diesel tb.

roberto.cardoso@ig.com.br
19/12/2012, 12:11
Então é isso mesmo: coloque o manômetro, dê de 1/2 inicial, anda um tempo, se achares pouco vai mais 1/4 de volta, e vai ajustando conforme teu gosto/consumo/fumaça sem medo (1/2 volta creio que nem notarás fumaça, para referência, a minha está com cerca de 3/4 de volta aberta). Fiquei satisfeito, sabendo levar, dá satisfação de andar, e não tem nada a ver com o desempenho original, te garanto, fica outra.
Não mexa na haste da wg. Ela dá o comprimento certo do curso do atuador com o ângulo da borboleta para trabalhar certinho. Sei que a galera mexe nisso, mas o que seria certo mesmo para alterar a pressão seria aumentar a carga da mola do atuador, não o comprimento da haste.
Mas, enfim, pela tua resposta, parte mesmo pra abrir a BI. Fácil, rápido, se tens ferramentas em casa sai de graça, e verás resultados imediatos.
Revisão na turbina? Isso não é muito bom, bom mesmo é trocar, revisão de turbina o pessoal fala aqui que dura pouco. Com isso, X2 na recomendação do manômetro pra monitorar a situação. Depois que tiver ele, avalias: para tua referência, a turbina tem que entrar com rotação um pouco abaixo de 1500 rpm, andando normal a pressão sobe até +- 0,5 kgf/cm2 nas trocas de marcha, subindo ladeiras vai pros 0,75 kgf/cm2, "puxando" ela vai a 1 kgf/cm2. Pressão máxima só mesmo em rotação mais elevada, em estrada.
Se tiveres o manômetro antes de mexer na BI, notarás que a pressão vai subir com maior injeção de diesel tb.

BRAVOECONOVEMBER,

Valeu pela ajuda vou começar fazendo isso na BI... sou do tipo que só paga mecânico em último caso... além de aprender sobre o carro acabo economizando uma grana.

A revisão na turbina foi apenas preventiva (pelo que vi na OS do serviço) olha os itens: ABRAÇADEIRA INF.COTOVELO TURBO, ABRAÇADEIRA SUP.TURBO e COTOVELO DO TURBO VERMELHO (parece que foi trocado apenas essa mangueira).

Visualmente não possui nenhum vazamento de óleo próximo da turbina.

Abraços,

roberto.cardoso@ig.com.br
19/12/2012, 12:12
BRAVOECONOVEMBER,

Valeu pela ajuda vou começar fazendo isso na BI... sou do tipo que só paga mecânico em último caso... além de aprender sobre o carro acabo economizando uma grana.

A revisão na turbina foi apenas preventiva (pelo que vi na OS do serviço) olha os itens: ABRAÇADEIRA INF.COTOVELO TURBO, ABRAÇADEIRA SUP.TURBO e COTOVELO DO TURBO VERMELHO (parece que foi trocado apenas essa mangueira).

Visualmente não possui nenhum vazamento de óleo próximo da turbina.

Abraços,

Galera, apenas uma dúvida... quando se diz abrir a bomba.. na verdade temos que apertar o parafuso correto?

Abraços,

Edintruder
20/12/2012, 21:07
Roberto, isso mesmo. Ao apertar o parafuso ele abre mais a passagem do diesel.