PDA

Ver Versão Completa : Já ví Niva com motor de....



Fernando Figueiredo
03/10/2008, 19:18
Pessoal, ví um anúncio de um Niva com motor de Hilux. A criatividade é demais, por isso resolvi criar este tópico para ver até vai esta criatividade tendo o niva como cobaia.

Já ví Niva com Motor de...

AP 1.6 carburador
AP 1.8 carburador
AP 2.0 carburador
AP 1.6 injeção
AP 1.8 injeção
AP 2.0 injeção
Besta 2.2 diesel
Peugout XUD diesel
Tempra 2.0 8v carburador
Opala 4c
E por aí vai....


Fernando Figueiredo

Girti
03/10/2008, 19:22
Pessoal, ví um anúncio de um Niva com motor de Hilux. A criatividade é demais, por isso resolvi criar este tópico para ver até vai esta criatividade tendo o niva como cobaia.

Já ví Niva com Motor de...

AP 1.6 carburador
AP 1.8 carburador
AP 2.0 carburador
AP 1.6 injeção
AP 1.8 injeção
AP 2.0 injeção
Besta 2.2 diesel
Peugout XUD diesel
Tempra 2.0 8v carburador
Opala 4c
E por aí vai....


Fernando Figueiredo

E aí, Fernando, o sumido resolveu aparecer?

E Niva com motor de Niva, você já viu? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Isto sem contar A Niva, movida a quatro patinhas... :grin:

Fernando Figueiredo
03/10/2008, 21:14
Grande Gil, estou sempre corujando...
Aliás, eu tenho a única Niva preta 1998. Agora tem a companhia da Fiel e Sombra (Rotweillers).
Até mais

Fernando Figueiredo

Girti
03/10/2008, 23:31
Grande Gil, estou sempre corujando...
Aliás, eu tenho a única Niva preta 1998. Agora tem a companhia da Fiel e Sombra (Rotweillers).
Até mais

Fernando Figueiredo

Tadinha da Niva.... entre duas Rotweilers, ela deve ser o aperitivo... :(

[ ]s

wltreis
05/10/2008, 18:43
Pessoal, ví um anúncio de um Niva com motor de Hilux. A criatividade é demais, por isso resolvi criar este tópico para ver até vai esta criatividade tendo o niva como cobaia.

Já ví Niva com Motor de...

AP 1.6 carburador
AP 1.8 carburador
AP 2.0 carburador
AP 1.6 injeção
AP 1.8 injeção
AP 2.0 injeção
Besta 2.2 diesel
Peugout XUD diesel
Tempra 2.0 8v carburador
Opala 4c
E por aí vai....


Fernando Figueiredo
FERNANDO ESTOU NA FASE FINAL DA ADAPTAÇÃO DE UM XUD 1.9 DIESEL , SE TIVER ALGUMA DICA AGRADEÇO, QUANDO TERMINAR VOU POSTAR FOTOS E OPINIÕES QUE TIVER, VALEU:concordo:

Rogério Fernandes
05/10/2008, 19:05
Vi este anuncio do niva com motor Hilux tb, ele é la de Pelotas no Rio Grande do Sul, alguém conhece este niva. Ele é da cor vermelho Bordó e esta sendo vendido por 13800 reais...Parece bem bonito de lata e interior de couro.

Abcs,

Rogerio

Fernando Figueiredo
06/10/2008, 17:32
Rogério,
Já ví Niva com com o motor XUD, mas não acompanhei o trabalho.
O motor de Hilux deve ser o 2.4, das antigas 4X2.

Gil,
Que nada, a Niva enquadrou direitinho as 2. Ela era enorme quando as outras chegaram... Aí foi só se impor e virou a chefe da gangue como costumamos falar aqui em casa. Cachorro tem sempre um líder, e neste caso ficou a Niva.

Até mais


Fernando Figueiredo

Girti
06/10/2008, 18:23
Rogério,
Já ví Niva com com o motor XUD, mas não acompanhei o trabalho.
O motor de Hilux deve ser o 2.4, das antigas 4X2.

Gil,
Que nada, a Niva enquadrou direitinho as 2. Ela era enorme quando as outras chegaram... Aí foi só se impor e virou a chefe da gangue como costumamos falar aqui em casa. Cachorro tem sempre um líder, e neste caso ficou a Niva.

Até mais


Fernando Figueiredo

Hehehe... eu já vi uma filhote de basset (o "Cofap") "mandando" em dois cães pastores adultos!

skinnie
09/10/2008, 11:54
Cá em portugal o mais modificado que eu ouvi falar,foi niva com motor de lancia delta hf turbo (1.6 140 ou 160cv turbo),existem também alguns com motor do fiat 131 miriafiori (não sei como se escreve,que penso ser 1800cm3 150cv ou algo do genero,este é também o chamado Niva abarth...
Depois são variações dos diesel,motor xud...nas variantes de 75cv e 90..cv

Aguinaldo guga
09/10/2008, 13:47
Olem no YOU TUBE Niva R1, motor da famoza Yamaha YZF R1.

Girti
10/10/2008, 19:03
Que tal um motor Lada com cerca de 140 CV?

http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/

[ ]s

Kim
10/10/2008, 23:03
Caros amigos!

O Rogério está retirando o motor do chevette 1.4 de seu Niva, onde tinha um 2.5 do opala.

Colocará um ap 1.8 flex.

plnx
11/10/2008, 10:37
kia 2.0TD (sportage)
fiat 1.7D (tempra Diesel argentino)

cRiPpLe_rOoStEr
07/12/2008, 23:35
Cá em portugal o mais modificado que eu ouvi falar,foi niva com motor de lancia delta hf turbo (1.6 140 ou 160cv turbo),existem também alguns com motor do fiat 131 miriafiori (não sei como se escreve,que penso ser 1800cm3 150cv ou algo do genero,este é também o chamado Niva abarth...
Depois são variações dos diesel,motor xud...nas variantes de 75cv e 90..cv

o mirafiori é 2.0...

cRiPpLe_rOoStEr
07/12/2008, 23:37
Olem no YOU TUBE Niva R1, motor da famoza Yamaha YZF R1.

quem será que é doido de botar motor de r1 no niva???:?:

galeaum
08/12/2008, 15:36
Sou de pelotas e antes de comprar meu niva, creio ter ido olhando o niva cujo voces falam que esta com motor de hillux.
bom como voces sabem, propagando é a alma do negocio, hehe, brincadeira a parte , acho que este niva nao tem motor de hillux e sim do corolla,o qual DEVE provavel mente ter vindo do uruguay, o qual no país vizinho, tem duas versoes, o 1.8 e o 2.0 . mesmo nao sendo o motor da hillux só escutei boas referencias a este motor, porem este niva cujo é anunciado com motor hillux esta sem traçao, o que infelismente nao me adiantou na hora da compra, jipe sem traçao p mim nao serve!!!
comprei o meu em abril de 2008, naquela epoca este niva que voces falam jah estava a venda!!!
hoje estou muito faceiro com o meu, que tem motor fiat 1.7 diesel, tambem proveniente do uruguas!!!

espero ter esclarecido alguma coisa!!!


abracos

Alexandre Banana
08/12/2008, 21:32
Quando eu penso que já vi todo tipo de aberração .....


A pessoa colocar motor de uma Moto em um Carro pesado como o Niva ?!

cRiPpLe_rOoStEr
08/12/2008, 21:38
Quando eu penso que já vi todo tipo de aberração .....


A pessoa colocar motor de uma Moto em um Carro pesado como o Niva ?!

motor de esportiva ainda, que só pega torque esgoelando... se fosse um da harley-davidson ficaria até razoável...

BACALHAU
08/12/2008, 22:12
E moto com motor de carro?
Quem lembra das Amazonas com motor de Fusca 1600? :paulada:

cRiPpLe_rOoStEr
08/12/2008, 22:40
E moto com motor de carro?
Quem lembra das Amazonas com motor de Fusca 1600? :paulada:

às vezes ainda aparece uma em leilões da prf...

Musquitinho
09/12/2008, 13:05
às vezes ainda aparece uma em leilões da prf...
Alguém já tentou o 2.5 Diesel da ranger antiga?
O da besta quem tem diz que tá show. Entre o diesel da Kia e o AP, um dilema: nem todo mundo mexe no da Besta, além da durabilidade intrigante; o AP diesel é mosca fluorescente. E aí, o da Ranger, com reforço na susp dianteira, não caberia?

Mecas e engenheiros, esclareçam-nos!!

Musquitinho
09/12/2008, 13:08
Alguém já tentou o 2.5 Diesel da ranger antiga?
O da besta quem tem diz que tá show. Entre o diesel da Kia e o AP, um dilema: nem todo mundo mexe no da Besta, além da durabilidade intrigante; o AP diesel é mosca fluorescente. E aí, o da Ranger, com reforço na susp dianteira, não caberia?

Mecas e engenheiros, esclareçam-nos!!
Ou seira um 2.8 interculer MWM este da Ranger diesel, e não um 2.5, como anteriormente citado por mim?

Dúvida...

Musquitinho
09/12/2008, 13:10
Em tempo: "Ou SERIA..."

Marcio Rossetto
09/12/2008, 13:41
eu acredito que há necessidade de reforçar o chassis do Niva e suspensão para colocar o 2.5 da ranger .

Girti
09/12/2008, 20:48
eu acredito que há necessidade de reforçar o chassis do Niva e suspensão para colocar o 2.5 da ranger .

O Niva não tem chassis... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

cRiPpLe_rOoStEr
09/12/2008, 20:51
O Niva não tem chassis... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

de qualquer jeito é recomendável reforçar o monobloco...

cRiPpLe_rOoStEr
09/12/2008, 20:57
Ou seira um 2.8 interculer MWM este da Ranger diesel, e não um 2.5, como anteriormente citado por mim?

Dúvida...

o 2.8 da ranger é o power stroke, projeto original da international... o projetado pela mwm é o sprint da s10... o 2.5 é international, da época da maxion...

cRiPpLe_rOoStEr
09/12/2008, 20:59
o AP diesel é mosca fluorescente

o que tu quis dizer com "mosca fluorescente"?

Alexandre Banana
10/12/2008, 16:56
o AP Diesel não é tão raridade não cara ... até no mercado livre tem pra vender ... só é CARO PRA DEDÉU

cRiPpLe_rOoStEr
10/12/2008, 20:50
o AP Diesel não é tão raridade não cara ... até no mercado livre tem pra vender ... só é CARO PRA DEDÉU

meu tio pagou $3500,00 num retificado...

Marcio Rossetto
10/12/2008, 23:59
Tem sim Girt , é aquela longarina que vai lá embaixo , só que é fininha e soldada na lata mais é um chassizinho .

Agora covenhamos ,tem cara que realmente afirma que o Vitara tem Chassis :putz:





O Niva não tem chassis... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Girti
11/12/2008, 00:10
Tem sim Girt , é aquela longarina que vai lá embaixo , só que é fininha e soldada na lata mais é um chassizinho .

Agora covenhamos ,tem cara que realmente afirma que o Vitara tem Chassis :putz:

A longarina apenas é um reforço do monobloco. Chassis é uma estrutura separada, sobre a qual é montada a carroceria, tal como acontece, por ex. nos Cjs, ou nas picapes grandes (L200, Toyota, etc..).

[ ]s

Gil Roberto

Gil Roberto

Gil Roberto

Marcio Rossetto
11/12/2008, 00:30
Depende do ponto de vista de cada um .

Existe Chassis monobloco e chassis não monobloco .

QUANDO VC VAI AO DETRAN VC NÃO TIRA O NUMERO DO CHASSIS DO SEU FUSQUINHA , ? ???

oK ,

SR GIL ROBERTO .


A longarina apenas é um reforço do monobloco. Chassis é uma estrutura separada, sobre a qual é montada a carroceria, tal como acontece, por ex. nos Cjs, ou nas picapes grandes (L200, Toyota, etc..).

[ ]s

Gil Roberto

Gil Roberto

Gil Roberto

Girti
11/12/2008, 21:06
Depende do ponto de vista de cada um .

Existe Chassis monobloco e chassis não monobloco .

QUANDO VC VAI AO DETRAN VC NÃO TIRA O NUMERO DO CHASSIS DO SEU FUSQUINHA , ? ???

oK ,

SR GIL ROBERTO .

Márcio, não é uma questão de ponto de vista, e sim de definição. O chassis é aquela estrutura onde são fixados a carroceria, as suspensões D e T, o motor, etc... Um carro com chassis é, em termos de estrutura, totalmente diferente de um carro monobloco (o nome monobloco já diz tudo, trata-se de apenas uma "peça", enquanto que os carros com chassis seriam "biblocos" :mrgreen:, ou seja, teriam dois "blocos": chassis e carroceria.
Recentemente, surgiu um terceiro conceito de contrução de carros, onde existe um "subchassis", uma estrutura que vai presa à carroceria, como um chassi, mas não tem as características de um chassis "tradicional".

Quanto ao número do chassis, trata- se de uma convenção, uma expressão consagrada que continua em uso, mesmo para os veículos monobloco. Pela mesma razão (uso consagrado), continuamos a "acender lâmpadas" (vem do tempo em que a luz das lâmpadas vinha de uma chama, hoje, na verdade, nós ligamos as lâmpadas), a discar para um amigo (hoje nós não discamos, nós teclamos), e por aí vai...

[ ]s

Marcio Rossetto
11/12/2008, 23:34
Sr. Gil Roberto , novamente vc esta equivocado .

O Niva tem um Chassis Monobloco ,porém tem uma longarina que chamo de chassizinho , pois é muito parecida em concepção aos CHASSIS que vc denomina .

Ela é axial ao eixo gravitacional do Niva e funciona com uma finalidade semelhante à do chassis .

Não conhecço por exemplo uma estrutura monobloco de um carro nacional que tenha essa longarina em forma de chassizinho como a do Niva .

Inclusive , Vc sabia que um jipe com Chassis , necessita da carroceria bem fixada , para estabilizar o balanço e sua estabilidade .

Inclusive ele pode fletir sem a carroceria e fica "mole"

Camarada , tudo depende do ponto de vista .

Kim
11/12/2008, 23:45
Não conhecço por exemplo uma estrutura monobloco de um carro nacional que tenha essa longarina em forma de chassizinho como a do Niva .

Não seria o caso do chevette, opala, puma gtb...

Que tem um chassizinho na frente, onde é fixado o motor e suspensão?

é só um questionamento...

Marcio Rossetto
12/12/2008, 11:53
Então Kim é justamente nesse ponto que eu queria chegar .

A longarina do Niva , que batizei de Chassizinho é bem diferente do restante dos outros carros como chevette e opala .

Ela é quadrada e soldada ao longo de todo o carro e bem notável .

Inclusive quando chega la na frente ou seja na curva para acompanhar o perfil das rodas diateiras , ela é parafusada para fletir um pouco .

Na frente, embaixo do radiador tem uma travessa transversal como em qualquer chassis .

Na traseira idem , há 1 travessa na transversal .

O Parachoquie traseiro funciona e complementa como a última travessa .

Inclusive se vc notar a geometria dessa longarina é extremamente semelhante a de um Chassis do Willis e Toyota .

O chevette, opala e outros carros de passeio não tem essa longarina bem definida como um Chassizinho .

Inclusive o motor e suspensão da frente é fixado somente no agregado de aço que é parafusado nesse chassizinho.


Outra , não existe relato de Niva que dobrou em trilha , oque certamente aconteceria com qualquer outro carro de passeio .











Não seria o caso do chevette, opala, puma gtb...

Que tem um chassizinho na frente, onde é fixado o motor e suspensão?

é só um questionamento...

Kim
12/12/2008, 12:41
Não tinha observado esse detalhe no niva...

Então pode ser considerado um chassizinho!

cRiPpLe_rOoStEr
12/12/2008, 18:26
Não seria o caso do chevette, opala, puma gtb...

Que tem um chassizinho na frente, onde é fixado o motor e suspensão?

é só um questionamento...

até a meriva e o corsa têm... mas é diferente por conta da posição do motor...

Girti
12/12/2008, 20:15
Sr. Gil Roberto , novamente vc esta equivocado .

O Niva tem um Chassis Monobloco ,porém tem uma longarina que chamo de chassizinho , pois é muito parecida em concepção aos CHASSIS que vc denomina .

Ela é axial ao eixo gravitacional do Niva e funciona com uma finalidade semelhante à do chassis .

Não conhecço por exemplo uma estrutura monobloco de um carro nacional que tenha essa longarina em forma de chassizinho como a do Niva .

Inclusive , Vc sabia que um jipe com Chassis , necessita da carroceria bem fixada , para estabilizar o balanço e sua estabilidade .

Inclusive ele pode fletir sem a carroceria e fica "mole"

Camarada , tudo depende do ponto de vista .

Marcos, tendo em vista a evidente superioridade de seus conhecimentos técnicos, muito bem expressa pela sua humilde frase "novamente, vc está equivocado", e considerando-se o fato de que eu não vou mudar o seu ponto de vista e você não vai mudar o meu, creio ser mais sensato encerrarmos a discussão, ficando você com a sua opinião e eu com a minha. Portanto, retiro-me desta árida discussão, que não vai levar a lugar nenhum! Sejamos, pois, felizes, cada um com o seu ponto de vista correto! :-D

[ ]s

BACALHAU
12/12/2008, 20:20
Caraaamba !!!

Tem chassis... Não tem chassis...
Já vi mais duas discusões ao nível dessa:
Uma é se o NIVA é jipe ou não é jipe, a outra era sobre o sexo dos anjos. :rolleyes:
A primeira foi inconclusiva, nesta última chegou-se à conclusão de que os anjos não têm sexo. Daí decidi que quando morrer quero ir para o inferno.
Se os anjos não têm sexo, o que eu iria fazer no céu pelo resto da eternidade?

Gil, com relação a acender ou ligar as lâmpadas, aqui, nos Estados Unidos do Ceará tem uma melhor. Aqui se fala em "abrir" ou "fechar" no sentido de acender/ligar ou apagar/desligar.
Certa vez, recém chegado por essas bandas, ao passar por uma casa, uma senhora idosa, sentada junto à porta, pediu-me para eu "abrir a televisão". A minha sorte foi que um colega correu ao me ver pegando uma chave de fenda. :mrgreen:

Voltando ao tópico, eu acho que o NIVA tem um chassis soldado à carroceria. Pelo menos era isso que eu estava fazendo no Pangaré antes do "galo" decidir virar um C* de cana. :parede:

Porém (tem sempre um porém), no Manual do Mecânico do NIVA, no capítulo que fala sobre a estrutura, não aparece a palavra "chassis" e sim "reforços".

Girti
12/12/2008, 21:13
Caraaamba !!!

Tem chassis... Não tem chassis...
Já vi mais duas discusões ao nível dessa:
Uma é se o NIVA é jipe ou não é jipe, a outra era sobre o sexo dos anjos. :rolleyes:
A primeira foi inconclusiva, nesta última chegou-se à conclusão de que os anjos não têm sexo. Daí decidi que quando morrer quero ir para o inferno.
Se os anjos não têm sexo, o que eu iria fazer no céu pelo resto da eternidade?

Gil, com relação a acender ou ligar as lâmpadas, aqui, nos Estados Unidos do Ceará tem uma melhor. Aqui se fala em "abrir" ou "fechar" no sentido de acender/ligar ou apagar/desligar.
Certa vez, recém chegado por essas bandas, ao passar por uma casa, uma senhora idosa, sentada junto à porta, pediu-me para eu "abrir a televisão". A minha sorte foi que um colega correu ao me ver pegando uma chave de fenda. :mrgreen:

Voltando ao tópico, eu acho que o NIVA tem um chassis soldado à carroceria. Pelo menos era isso que eu estava fazendo no Pangaré antes do "galo" decidir virar um C* de cana. :parede:

Porém (tem sempre um porém), no Manual do Mecânico do NIVA, no capítulo que fala sobre a estrutura, não aparece a palavra "chassis" e sim "reforços".




Graaande Bacalhau, eu não queria mais discutir este assunto, mas vamos lá:

Um chassis, por definição, precisa se sustentar sozinho, ou seja, precisa "ficar em pé" sozinho, pois é uma estrutura, que suporta a carroceria, as suspensões, etc... O tal "chassizinho" não se sustenta sozinho, é apenas um conjunto de componentes avulsos, que não sustentam nada, meros reforços, como diz o mencionado manual do Niva. Um exemplo mais claro: se você separar o chassis de uma L200 de sua carroceria, poderá, com poucas modificações, sair rodando por aí montado neste chassis. Tente fazer isto com o "chassizinho" do Niva... :mrgreen:
Este é, justamente, o diferencial do Niva em relação a outros 4x4 leves, como o Vitara e o Samurai, por exemplo. O fato de não possuir um chassis, além de deixá-lo mais leve, simplifica a sua montagem, barateando, portanto, a sua fabricação, permitindo que seja, ainda hoje, um 4x4 extremamente barato, em comparação aos demais 4x4 leves.

Mas vamos deixar esta discussão de lado, hoje é sexta-feira, dia de tomar umas e pensar no final de semana! :concordo: :pipoca:

BACALHAU
12/12/2008, 21:27
É, como eu disse, uma discussão que não acrescenta nada.
O fato de ter ou não chassis, poderia influenciar quando ele ainda estava na prancheta dos projetistas. Agora não vai alterar as características e a capacidade do russinho por um dizer que tem chassis e o outro dizer que não.
Como eu escrevi há tempos, numa discussão se era um jipe ou não. É UM NIVA e ponto final.

Porém (tem sempre um porém), segundo a sua definição de separar a carroceria do conjunto, se eu conseguir terminar o serviço do Pangaré do jeito que planejei, ele vai ser o primeiro NIVA com chassis de que se tem notícia, pois se a carroceria for cortada fora, ele vai se manter sustentado e funcionando com todo o resto.

valterferraz
13/12/2008, 00:35
Uma é se o NIVA é jipe ou não é jipe, a outra era sobre o sexo dos anjos. :rolleyes:
A primeira foi inconclusiva, nesta última chegou-se à conclusão de que os anjos não têm sexo. Daí decidi que quando morrer quero ir para o inferno.
Se os anjos não têm sexo, o que eu iria fazer no céu pelo resto da eternidade?


baca, vc leva um recado pro :twisted:satanas:twisted: qdo vc chegar no inferno??? brincadeira... :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Agora, sério... Olhem essa "judiação". Não sei daonde veio o motor nissan, mas os bonecos pelo jeito caparam o nivinha... :sad:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-85943091-lada-niva-93-890000-motor-a-diesel-_JM

[]s

Marcio Rossetto
14/12/2008, 12:47
Camarada do Ceará , lógico que acrescenta , inclusive eu estou projetando reforços adicionais no meu Niva , por conta do estudo das forças atuantes na estrutura do Niva e tudo começa pela definição de Chassis ?

Vou te dar um exemplo :

Há 15 anos atrás na escolinha , tinha um mestre que dava aula de dispositivos de usinagem , ou seja , projeto de uma ferramenta para fazer peças em série , seja furação , solda , etc .

Dizia ele : não adianta vc sai soldando reforços estruturais sem analisar as forças atuantes no sistema , ou seja , analisar o gradiente das forças .

No caso do seu Niva , mesma coisa , vc fez um estudo das forças atuantes ?

Creio que não , vc foi metendo solda em tudo e colocando reforços , vi isso nas fotos .

VC até pode sair sem carrosseria andando por aí no seu Niva , mas vc garante que uma trinca não poderá surgir num ponto de super tensão ? Essa trinca poderá evoluir escondidinha e de repente seu Niva parte no meio , com essa pancada de solda que vc fez ?

Pois bem , de repente vc só esta aumentando o peso do seu Niva , ja parou para pensar ...

Agorá é logico , ja tive Toyota , Rural, JPX , e sei bem oque é um chassis .

Inclusive porque será que os chassis não possuem solda ao longo do seu perfil longitudinal e porque os jumelos são fixados com arrebites e não com soldas ?

Busquei problematizar um pouquinho esse tema com Vcs para ver se a gente avança um pouco .... no lado positivo , visto que um amigo perguntou sobre a colocação de um motor 2.5 no niva .

Afinal Bacalhau gora vc vê sentido no tema ?






É, como eu disse, uma discussão que não acrescenta nada.
O fato de ter ou não chassis, poderia influenciar quando ele ainda estava na prancheta dos projetistas. Agora não vai alterar as características e a capacidade do russinho por um dizer que tem chassis e o outro dizer que não.
Como eu escrevi há tempos, numa discussão se era um jipe ou não. É UM NIVA e ponto final.

Porém (tem sempre um porém), segundo a sua definição de separar a carroceria do conjunto, se eu conseguir terminar o serviço do Pangaré do jeito que planejei, ele vai ser o primeiro NIVA com chassis de que se tem notícia, pois se a carroceria for cortada fora, ele vai se manter sustentado e funcionando com todo o resto.

BACALHAU
16/12/2008, 22:39
Caro Márcio:

Em primeiro lugar, respeito por demais a sua opinião e sempre acompanho com interesse as suas informações pois aparenta ter conhecimento daquilo que diz.
O que o seu mestre dizia, também me parece óbvio.
Porém (tem sempre um porém), peço-lhe que repare melhor nas fotos do Pangaré. Não fui metendo (ops) solda em tudo e adicionando reforços indiscriminadamente.
Apenas substitui o que já existia por material mais resistente. Ou seja, não acrescentei nada (longarinas, reforços) que já não existissem na estrutura do NIVA. Apenas estou utilizando um material mais resistente.
Com isso estou aumentando o peso do veículo? Decerto que sim, mas não tanto, pois tenho comparado o peso do material que estou tirando com o que está sendo colocado. Creio que o peso final fique entre 80 a 100kg a mais. Isso em relação ao peso original de fábrica, haja visto que tinha chapa soldada em cima de chapa, com até quatro camadas (remendos feitos por dono(s) anterior(es)). É minha idéia, ao final, mandar pesar o veículo para saber ao certo.
Esse aumento de peso não vai afetar negativamente o centro de gravidade, uma vez que ele está totalmente concentrado na parte inferior do carro.
Um colega do Fórum, enviou-me um arquivo que mostrava o reforço estrutural em um NIVA, preparado por franceses, para o Paris-Dacar. Esse sim, trazia modificações estruturais significativas, mas, para mim desnecessárias pelo uso que pretendo fazer do Pangaré e que não incluem nada tão radical.
Com relação à sua pergunta, se eu fiz um estudo das forças atuantes, digo-lhe que não tenho capacidade, não disponho dos meios para isso e nem tenho interesse em fazê-lo, pois tenho visto aqui neste Fórum tudo o que um NIVA suporta e, repito, não pretendo fazer nada tão radical.
Então, você me perguntaria: Porque diabos você foi se meter a mexer na estrutura do NIVA? Porque a longarina do lado direito, no cofre do motor, estava rachando e eu resolvi fazer algo um pouco melhor do que simplesmente meter uma solda ali ou fazer mais um, entre dezenas de outros, remendo porco. Mas, repito, não estou metento soldas em tudo e reforços a torto e a direito. Apenas refazendo a estrutura original, porém, usando uma chapa mais resistente.

Quanto à discussão se o NIVA tem ou não tem chassis, DA MANEIRA COMO ESTAVA SENDO DISCUTIDA, não parecia estar levando a lugar algum, que não fosse o desentendimento.
Fora isso, acho que todas as discussões são construtivas (desde que respeitemos a opinião alheia), mesmos se todos os pontos de vista estiverem errados, pois pode-se com isso chegar à verdade.
A pergunta era a respeito da possibilidade de colocar um motor 2.5 no NIVA, tendo ele chassis ou monobloco, não importa, o que importa é se ele, o NIVA suportaria. E aí entram vários fatores, tais como dimensões, peso, torque, ...

Apenas a lamentar que esta discussão não seja pessoalmente com uma gelada para molhar a palavra.

No mais, um abraço.