PDA

Ver Versão Completa : Excesso ou falta de combustivel?

Paulo Rodrigues de Souza
30/08/2004, 22:22
Olá pessoal,
Tô precisando de um help. Sabado passado estávamos abrindo trilha para o 2º encontro off-road os canastras de mococa que acontecerá nos dias 18 e 19/09 em Mococa para o qual todos estão convidados e aconteceu um negócio com o meu CJ que tá me deixando encucado. Numa subida bem ingreme de uns 50mts de comprimento por onde passará a trilha eu não consegui subir de jeito nenhum, estava traçado reduzido e com o giro lá em cima; tentei 4 vezes subir e não consegui pois todas as vezes que tentava subir chegava a mais ou menos uns 30 mts e o meu CJ apagava de uma vez, sempre no mesmo lugar. Uns achavam que estava dando excesso por causa da inclinação e outros achavam que era porque eu estava com pouca gasolina no tanque. Até faz sentido pois ele morria, eu voltava de ré dava partida e ele demorava um pouco para pegar. Mas ainda estou encucado pois se for excesso não sei o que fazer mas se for falta, mesmo que a bomba não puxasse, penso que com a gasolina que estava na cuba do carburador ele deveria ter autonomia para pelo menos os 50 mts da subida. O motor é o 2.3 OHC e o carburador é o solex duplo. Gostaria que me ajudassem a diagnosticar e tratar esse problema.

Luca
30/08/2004, 23:19
Paulo,
Por acaso você andou dando manutenção na linha de combustível, recentemente?
[]´s

Alessandro Henrique
31/08/2004, 08:20
Paulo,
De acordo com o que você disse, acredito que o problema tenha sido de falta de combustível. O motivo pode ser o que você mesmo relatou, pouca gasolina no tanque.
Como o combustível contido na cuba dá um pouco de autonomia nestas situações , recomendo verificar a regulagem da bóia no interior da cuba do carburador, pode ser que o nível da cuba esteja muito baixo.
Verifique também o estado da bomba de combustível.
Certa vez me defrontei com um problema semelhante, ao acelerar ao máximo o motor o mesmo começava a falhar e acabava por desligar após um determinado tempo. Após revisar ignição, carburador, pressão de combustível, o problema continuava. Solução: O problema era a "vazão" da bomba de combustível, embora a pressão estivesse dentro do normal. Como a vazão da bomba estava baixa, não estava sendo possível restaurar o nível da cuba. O problema foi solucionado com a troca da bomba.
Sds.

Eduardo Velo
31/08/2004, 09:22
Ta com pinta de falta de gasosa , qtas saídas vc tem no Tanque ?
Observa se a saída do tanque era possível ter faltado gasosa pela inclinação ...
Qdo o motor é exigido tbm pode faltar ar de admissão , qqer tipo de obstrução no filtro tbm faz o motor apagar ...

[]s...

NeRo
31/08/2004, 13:07
Pessoar!

Não é o caso de usar um desborbulhador?

http://www.trilha4x4.com.br/dica13.htm

Agora, Paulo, já que vocês estão mapeando a trilha... outras pessoas podem ter o mesmo problema, não podem?

[]s

Marcos ET
31/08/2004, 14:29
Pode ser que o jeep tenha medo de altura....
:roll:

:D :D :D :D

Paulo, se você tentar subir novamente e o jeep apagar, quando vc voltar tudo de ré até o ponto inicial, SEM TENTAR LIGAR O JEEP, tira a tampa do filtro e olhe dentro do carburador, pede pra alguém acelerar (com o motor desligado) e veja se o injetor esguicha gasolina pra dentro ok? se estiver seco, vc nao tem mais problemas, é falta de gasolina mesmo...

falow?

Scacca
31/08/2004, 15:12
Bom, acredito q seja falta de gasosa mesmo. coloca um desborbulhador, se nao melhorar tb nao vai piorar, é sempre bom ter um, ajuda muito nas subidas ingrimes.

[]'s

Paulo Rodrigues de Souza
31/08/2004, 15:46
Ta com pinta de falta de gasosa , qtas saídas vc tem no Tanque ? Embora tenha duas só uma está em uso e é a que fica mais pro meio do tanque
Observa se a saída do tanque era possível ter faltado gasosa pela inclinação ... Pode ser que sim pois a saída em uso está a mais ou menos uns 15cm da lateral traseira do tanqueQdo o motor é exigido tbm pode faltar ar de admissão , qqer tipo de obstrução no filtro tbm faz o motor apagar ...

[]s...

Paulo Rodrigues de Souza
31/08/2004, 16:05
Pessoar!

Não é o caso de usar um desborbulhador? Para excesso é uma boa vou dar uma olhada no trilha 4x4.
http://www.trilha4x4.com.br/dica13.htm

Agora, Paulo, já que vocês estão mapeando a trilha... outras pessoas podem ter o mesmo problema, não podem? Com certeza, mas penso que esse não é um problema comum pois um amigo meu subiu numa boa com uma rural motor GM 4cc carburador simples.
[]s

Paulo Rodrigues de Souza
31/08/2004, 16:07
Paulo,
Por acaso você andou dando manutenção na linha de combustível, recentemente? Não, por quê?[]´s

Paulo Rodrigues de Souza
31/08/2004, 16:28
Paulo,
De acordo com o que você disse, acredito que o problema tenha sido de falta de combustível. O motivo pode ser o que você mesmo relatou, pouca gasolina no tanque.
Como o combustível contido na cuba dá um pouco de autonomia nestas situações , recomendo verificar a regulagem da bóia no interior da cuba do carburador, pode ser que o nível da cuba esteja muito baixo.
Verifique também o estado da bomba de combustível.
Certa vez me defrontei com um problema semelhante, ao acelerar ao máximo o motor o mesmo começava a falhar e acabava por desligar após um determinado tempo. Após revisar ignição, carburador, pressão de combustível, o problema continuava. Solução: O problema era a "vazão" da bomba de combustível, embora a pressão estivesse dentro do normal. Como a vazão da bomba estava baixa, não estava sendo possível restaurar o nível da cuba. O problema foi solucionado com a troca da bomba.
Sds.
Ok. vou verificar esses itens

Luca
31/08/2004, 17:01
Não, por quê?
Paulo,
Resumidamente, porque se entrar ar na linha (pouco), vai dar esse defeito. Exatamente em subidas. Simples. Se entrar muito ar, pára em qualquer situação. Se não entrar ar, num pára nunca. Se entrar pouco, dá defeito intermitente, que é o seu caso.

Já vivi isso, e fui atrás de todas as causas plausíveis e possíveis, já muito bem descritas pelo Paulo, Nero, Edu Velo, Scacca e Marcos, num caso parecido com o seu. Entrava ar na linha de combustível. No plano ou em descida, sem problema. Subida forçadona, o motor apagava por falta de combustível. Simples.

Era uma C10 (num tinha nada a ver com trilha). Esticava forte em subidões, e a viatura duma hora prá outra morria. Depois funcionava sem problema. Sempre nessa situação, e só nessa situação. Carburador, bomba, filtro, ignição. Verifiquei tudo. Era na época da facu. Xeretei prá car@*&#. Muiiitas vezes. Concessionária, mecas, profissionais, benzedeira :D . Nada. Um dia (tipo 1 ano depois) me lembrei que havia tido um problema na bóia do marcador do combustível. Fui até a ligação da linha de combustível (mangueira) na flange da boia (boca do tanque). Num deu outra, a abraçadeira da mangueira tava mal apertada.[]´s

Scacca
31/08/2004, 17:27
Ja presenciei um jeep em que o tanque tinha 5 saídas de combustível.

Um pouco de exageiro, mas no seu caso uma unica saida no meio do tanque é pouco.

Mas 50 metros acho q nao usaria tanta gasolina assim, talvez verificar o nível da boia e colocar um desbobulhador resolveria seu problema.

[]'s

Paulo Rodrigues de Souza
31/08/2004, 19:00
Ja presenciei um jeep em que o tanque tinha 5 saídas de combustível.

Um pouco de exageiro, mas no seu caso uma unica saida no meio do tanque é pouco.

Mas 50 metros acho q nao usaria tanta gasolina assim, talvez verificar o nível da boia e colocar um desbobulhador resolveria seu problema.

[]'s
Seria bom então usar a outra que fica mais ao fundo do tanque ou ligar logo as duas junto?
Esse desborbulhador eu encontro em qq esquina?
Qual é o ideal para o Jeep?
Qto cabe mais ou menos de combustível (ml) na cuba de um carburador igual ao meu (solex duplo)?
Algum jipeiro calculista sabe me dizer qto faz um jeep normal traçado e reduzido numa trilha? Pq eu nunca parei para medir, encho o tanque e boa!

Quintão
01/09/2004, 01:00
Paulo,
Sou novo (aliás, bem novo - 2o. dia de uso) por aqui, mas acho que posso te ajudar em alguma coisa. Eu tava olhando na Quatro-Rodas que tem o "Teste do Jeep" (Ano IV, No. 42, Janeiro de 1964), onde eles testam um CJ5 6cc e vi os seguintes dados em relação ao consumo: "Quando com a reduzida e tração nas 4 rodas, o consumo aumenta: em 1a. de 60% (de 3,3 km/l para 1,3 km/l); em 2a. de 57% (de 5,5 km/l para 2,35 km/l) e em 3a. da ordem de 48% (6,2 km/l para 3,2 km/l). Para um utilitário de sua versatilidade, o consumo é razoável.".
Bom, sobre essa revista, meu pai me deu ela quando comprei meu Jeep (há dois dias). Um CJ5, 62, bem original, transmissão 3 marchas e motor 6cc originais. Tô doido pra poder dar uma volta com o bicho, mas tá na oficina, dando uma revisada no freio e colocando santantonio e estribo. Eu já frequentava o fórum, mas agora como fiquei empolgado com a compra, me inscrevi aqui.
Aliás, aproveitando a deixa, alguém sabe onde eu posso conseguir bancos traseiros por um bom preço? E bancos dianteiros mais altos (com encosto)? É que como sou novato em jeeps, não sei bem onde conseguir as coisas (e tb não conheço nenhum jipeiro aqui em BH).
Até.
[]'s

Scacca
01/09/2004, 09:15
O desborbulhador q eu tenho é um q meu irmão tirou da parati q ele tinha.

Talvez tenha algum maior q cabe mais combustivel, vc pode achar isso no trilha 4x4 se nao me engano lá ele da uma dica de desborbulhador.

Quanto ao tanque vc pode unir as duas saidas com poucos centimetros de mangueira e um "Y".

[]'s

p.peleje
01/09/2004, 11:34
Fala Quintão.

Primeiramente seja bem vindo.

Já começou bem, trazendo informações úteis (curiosidades).

Agora só um toque: a galera procura ñ misturar assunto nos tópicos, pois qdo isso acontece na maioria das vezes, o tópico perde o sentido, acaba sendo desviado do assunto inicial. Então em relação aos seus bancos, procure nos tapeceiros de sua cidade, pois em lojas especializadas do ramo eles enfiam a faca, como tudo que é pra jeep, ou se quiser vai na pesquisa do Fórum e se ñ achar nada de interessante, abra um tópico novo.

[]s

Peleje

Quintão
02/09/2004, 10:11
Peleje,

Obrigado pelas boas-vindas e pela dica do fórum. Depois procurar algum tópico, ou criar um(ns) tópico(s) com as dúvidas que tenho.

[]'s

Paulo Rodrigues de Souza
02/09/2004, 23:30
[em relação ao consumo: "Quando com a reduzida e tração nas 4 rodas, o consumo aumenta: em 1a. de 60% (de 3,3 km/l para 1,3 km/l); em 2a. de 57% (de 5,5 km/l para 2,35 km/l) e em 3a. da ordem de 48% (6,2 km/l para 3,2 km/l). Para um utilitário de sua versatilidade, o consumo é razoável.".

Cara! brigadão pela informação, realmente me ajudou muito pois com essa informação pricipalmente com relação ao consumo na primeira marcha, chego à conclusão que foi falta de gasosa mesmo pois seria em torno de 1ml para 1 metro e se a bóia estiver baixa realmente não daria para completar os 50mts. De qualquer forma para tirar a dúvida vou encher o tanque e vou lá testar, mas tbm vou verificar todós os itens que os companheiros citaram acima pois não deixa de ser uma revisão.
tks