PDA

Ver Versão Completa : Calibragem Pneus - Picapes



ojaneri
30/08/2004, 20:31
Ola povo!

Gostaria de saber qual a calibragem dos pneus das picapes de vocês, principalmente nas grandonas (cab. dupla) e que andam mais na cidade com caçamba vazia.

Antigamente usava 32 psi nas 4, mas agora rodo com 30 na dianteira e 27 na traseira, e acho bem razoável, mas ainda penso em baixar mais um pouco. Isso na cidade, com a caçamba vazia (99,5% do tempo), e pneus uma medida acima dos originais (255x75 inves dos 235x75). Com essa configuração a picape ficou mais confiável nas curvas e em costelas de vacas/desniveis do asfalto.

E voces?

Eduardo Velo
30/08/2004, 20:43
Meu Engesa deve pesar prox. a 2,7 ton. , uso 30lbs , se usar abaixo de 25lbs come nas beiradas , pneus BF 33 , estou estudando a troca por um 32"x11,5 da Brasil Tires , acho que aí vai trabalhar com calibração mais baixa ...

[]s...

ojaneri
30/08/2004, 20:45
Meu Engesa deve pesar prox. a 2,7 ton. , uso 30lbs , se usar abaixo de 25lbs come nas beiradas , pneus BF 33 , estou estudando a troca por um 32"x11,5 da Brasil Tires , acho que aí vai trabalhar com calibração mais baixa ...

[]s...

Sera que pesa tudo isso? A Ranger cab. dupla pesa menos de 2ton.

Quanto a calibragem, voce usa a mesma na traseira? Pelo menos o peso do engesa é melhor dividido do que numa picape...

Walter L. L. Casitta
30/08/2004, 20:46
28 na frente
24 a 28 atras

Eduardo Velo
30/08/2004, 20:55
Uso 30 lbs nos 4 . Não sei bem qto pesa a capota de fibra , é bem grossa , tem o Sto Antonio e só de ferramentas e sobressalentes devo levar uns 150 kg , tudo na traseira , tem motor Q20B e guincho Work 12000 ...

Já tentei usar 27lbs , mas ae começou a marcar nas beiras dos pneus e parecia que estava com os pneus muchos ...

[]s...

RegisCandeia
30/08/2004, 20:57
Minha F-1000 4x4 cabine dupla pesa 3.3 ton
Uso 33 libras nas quatro (pneus MT BF-33)
É tanto 3 que até fica fácil de decorar!!!

Com os pneus originais, tá no manual para usar 35 com a caçamba vazia e 50 com ela carregada.

Nando
30/08/2004, 23:57
A Ranger não pesa menos de 2 ton de jeito nenhum, as cabines dulpas são os carros mais pesados do brasil, uma média cabine dupla pesa mais que uma F250 simples. A Hilux pesa mais de 2.8 toneladas fora a tralha que eu carrego, Guincho, 2 galões de 20l cheios, step 33 com roda de aço, Âncora da Ensimec, etc.

Na trilha uso 15-20
Na cidade 25-30
Na estrada 30-35

Mais ou menos isso.

( )s

Walter L. L. Casitta
31/08/2004, 00:27
Nando,

+/-2,8 ton deve ser o peso da Hilux com carga máxima. O peso em ordem de marcha, ou seja com apenas o motorista e o os reservatórios cheios, é de +/-1,7 Ton CD e +/-1.6 a CS.
A Ranger mais pesada: 1,87 Ton.
A F250 CD: 2,8 Ton.

Êta ferro, isso que é cultura :D

Caio
31/08/2004, 08:12
Uso 30 libras nos quatro......

Mais que isso pula muito :? :?
Menos canta em tudo que é curva :x :x :x

Klendatu
31/08/2004, 11:54
X

Luca
31/08/2004, 15:15
Ojaneri,
Os pneus da Toya são 265x70x15. Eu calibro com 30 lbs. Os 4 pneus. Faça chuva ou faça sol. Buraco, areia ou asfalto.


Uso 30 libras nos quatro...... Mais que isso pula muito
Menos canta em tudo que é curva Caio, boa definição. Didática.

ojaneri
31/08/2004, 15:18
Ojaneri,
Os pneus da Toya são 265x70x15. Eu calibro com 30 lbs. Os 4 pneus. Faça chuva ou faça sol. Buraco, areia ou asfalto.


Uso 30 libras nos quatro...... Mais que isso pula muito
Menos canta em tudo que é curva Caio, boa definição. Didática.

Luca, teu carro deve ser um cabrito hein...Com 30lbs? Na traseira também?

Luca
31/08/2004, 17:48
Luca, teu carro deve ser um cabrito hein...Com 30lbs? Na traseira também?
Não, é confortável. Não sei como é uma Explorer, mas em comparação com as Blazer´s, a SW é bem melhor. Ela tem a traseira pesadona. Prá você ter uma idéia, na versão com pneu 215x80x16 (opcional de fábrica p/ América Central), muito mais duro, recomenda-se 45 lbs., na traseira. Na dianteira, a suspensão é independente, por braços articulados e barra de torção. É bem macia.
[]´s

Aurélio
31/08/2004, 18:32
Pessoal,

Em relação a calibragem de pneus, repasso na íntegra o e-mail que recebi da BF sobre o assunto.
Chama a atenção o uso das pressões recomendadas pelo fabricante, independente do tipo ou tamanho de pneu usado.
Faz sentido

[]´s calibrados

__________________________________________________ ___________
Caro Luís Aurélio,

Conforme sua solicitação, gostaríamos de esclarecer sua dúvida a respeito da pressão recomendada para os pneus de seu veículo.

Como regra, devemos seguir as recomendações de pressão dos
fabricantes dos veículos, independentemente da dimensão de pneus
que está sendo utilizada.

Em casos extremos, onde existe a necessidade de se aumentar a
tração na lama/areia, podemos utilizar pressões inferiores, seguindo
rigorosamente a tabela abaixo:

12psi------>velocidade máxima de 20 Km/h
20psi------>velocidade máxima de 65 Km/h

É importante lembrarmos que é necessário retornar às pressões
normais assim que ultrapassados esses obstáculos.

Continuamos à disposição pelo e-mail sac.brasil@b... ou
pelo telefone 0800 90 94 00 (ligação gratuita), de 2ª à 6ª feira,
das 08 às 17hs.

Atenciosamente,
Tatiana Amorim,
SAC BFGoodrich.
__________________________________________________ ___________

[]'s pneumáticos...

Klendatu
31/08/2004, 18:40
x

Aurélio
31/08/2004, 22:55
Bem,

Sem querer polemizar ( e já polemizando ).
O Manual do Propietário da SW4/93 indica pressões maiores para pneus mais largos, ao contrário da sua afirmação.
Por outro lado, em consulta à Pirelli sobre o mesmo assunto, obtive resposta semelhante aquela da BFG.

Uma hipótese ( e apenas isso ) é que a maior pressão nos pneus os torna mais "duros" e consequentemente, transmite mais vibrações e choques à suspensão que foi calibrada e dimensionada para funcionar recebendo choques e vibrações baseada numa pressão X dos pneus.

Seria isso mesmo?

Para finalizar e trazer mais luz ( ou seria dúvidas ? ) à saudável discussão, transcrevo um texto do Marcelo Leitão da Maneco Pneus sobre o assunto.



"CALIBRANDO O PNEU OFF-ROAD
Baixas calibragens são indicadas sempre que as condições de tração são difíceis, como nos casos de lama, areia e pedras. O pneu com pouco ar tem uma área de contato maior com o solo, o que irá aumentar a tração e a flutuação do pneu. Pode-se dizer que um pneu descalibrado agarra mais, porém não devemos exagerar na baixa pressão.

Pneus com pouca pressão podem soltar da roda, sofrer cortes nas laterais ou ter suas câmaras de ar "mordidas". A baixa pressão dificulta a dirigibilidade. Nunca rode em estradas e rodovias com pneus descalibrados: a pressão deve aumentar junto com a velocidade e o peso do jipe. Não faça curvas a mais de 60 km/h e, depois de vencer o obstáculo, infle os pneus para uma pressão segura. A pressão baixa deve ser usada com muita cautela em terrenos pedregosos e travessias de rios. Pedras escondidas podem cortar os flancos do pneu.

Pressão ideal X Pressão de competição
A pressão ideal de uso em um jipe é obtida através de uma regra de três simples. Verifique nas laterais do pneu o índice de carga e a pressão máxima de trabalho. Estas duas informações são dadas na forma de:

235/85 R 16 108/110 H MAX LOAD 1000kg/1060kg AT 420 kPa (60/65 P.S.I) MAX PRESS

Onde: 108 é o índice de carga máxima do pneu montado sozinho, 110 é o mesmo índice para pneus montados em pares, H é o índice de velocidade máxima, 60 seria a calibragem máxima para o pneu montado sozinho e 65 o mesmo índice para o pneu duplo. Caso o pneu não apresente o MAX LOAD (carga máxima) em quilos ou libras, compare os índices encontrados com as tabelas universais de conversão, nas quais teremos que 108 é igual a 1000 kg. Assim, caso o peso total do jipe esteja no máximo da capacidade dos pneus (4000 kg), devemos usá-los com a calibragem máxima indicada de 60 libras. Caso o peso total não seja 4000 kg, devemos diminuir a calibragem proporcionalmente . Por exemplo:

4000 kg está para 60 libras, assim como 1500 kg (peso real do jipe) está para X. Resolvendo a regra de três, X é igual a 22,5 libras .

Devemos observar com cuidado quais são as unidades de medidas discriminadas na lateral do pneu, se são quilos (kg) ou libras (lbs.), e fazer as conversões necessárias. A pressão encontrada é a pressão ideal do seu jipe, tanto na cidade quanto na estrada, para que não ocorra desgaste pré-maturo. Caso o peso do jipe não esteja bem dividido entre os dois eixos, podemos ainda achar a pressão ideal para a dianteira (peso do motor) e a traseira. Já a pressão de competição deve ser encontrada na prática. Lembramos que a baixa pressão torna a direção pesada, ficando o pneu sujeito a soltar da roda ou a sofrer cortes laterais. A calibragem de competição vira um jogo de aposta, onde a escolha certa pode significar segundos e pontos preciosos, e a escolha errada, o fim da prova. Em resumo: em competições devemos usar a menor calibragem possível, desde que não coloquemos em risco a dirigibilidade e a segurança.

Texto: Marcelo Leitão - Recauchubrás e Maneco Pneus"

__________________________________________________ ___________

[]'s pneumáticos

Klendatu
02/09/2004, 17:18
x

Aurélio
03/09/2004, 20:39
Bem,

Aulas de física a parte, sigo a redomendação dos fabricantes de pneus desde que as recebi e o desgaste dos pneus está dentro da especificação do fabricante, conforme acompanhamento na revenda autorizada.
É isso!

[]'s

Klendatu
04/09/2004, 15:24
x

Caio
06/09/2004, 09:03
A presão recomendada depende do peso do veiculo e da área de contato do pneu com o chão.


Caro estudante de Fisica II vc só esqueceu que estamos falando de equilibrio dinâmico, ou seja , existe uma variavel chamada aceleração (nos três eixos f(x,y, z)) que pode afetar este comportamento.

12psi------>velocidade máxima de 20 Km/h
20psi------>velocidade máxima de 65 Km/h


A nossa Fisica jipeira está sempre em movimento.

Aurélio
06/09/2004, 13:53
Amigos,

Considerações físicas ( estática ou dinâmica ) à parte, o uso dos pneus com a pressão baseada nas recomendações da BFGoodrich, não causou desgaste irregular ou prematuro, tanto na Bandeirante quanto na SW4 conforme acompanhamento sistemático a cada 5000Km nas lojas autorizadas da BFG!


[]'s calibrados

Walter L. L. Casitta
06/09/2004, 15:19
Por falarmos em pneus, agora a pouco, resolvi fazer um rodízio em “x” com os meus BF33, já com mais de 15000Km. E não é que o comportamento da Ranger mudou completamente (pra melhor). Até parece que coloquei outros novos... :P

Klendatu
06/09/2004, 19:42
x

Walter L. L. Casitta
06/09/2004, 19:50
Antes acho que acima de 30 e agora:
28 na frente
24 a 28 atras dependededo da carga

Walter L. L. Casitta
06/09/2004, 20:10
Usei os pneus originais por apenas 5000Km e devo ter seguido o manual: 30 a 35 dianteiro e 30 a 50 nos traseiros não me lembro mais
Troque pelos BF31 e usava 30 nos dianteiros e 26 a 35 no Maximo nos traseiros...
Com os BF33 se passar de 28 as bordas da banda de rodagem levantam. Acho que também devido as rodas não terem a largura que deveriam: São rodas 15x7” e deveriam ser 15x 8.5” no mínimo.

FabricioSoares
03/11/2004, 11:37
Acho que deveria ter lido esse tópico antes...

Bem, logo que comprei (coloquei os 33 com roda 7x15 dentro da concessionária ainda) usava 28 parelho e sentia que ela "picava".

La fui eu novamente ouvir conselhos do "sogro" (que possui uma Ranger CD 4x4 2001) sendo que esta esta com 140.000 Km e no segundo jogo de pneus, sendo os primeiros 33 General Mud e agora nos ultimos 78.000 Km BF 33 AT, até ai normal só que:
ELE SEMPRE (SEMPRE!) USOU 23 NA FRENTE E 18 ATRÁS! Exceto em viagens longas de asfalto onde colocava 25 parelho.

Pena que não tenho aqui uma foto dos BFS dele com 78.000 Km com pressão baixa, estao ruins e com desgaste extra nas bordas, mas nada que se note se não falarmos da pressão, visto que este pneu tem bordas altas. Verifiquei isso na pratica!
Detalhe que o uso que ele faz é 70% campo e estrada de chão e 30% asfato devido ao seu trabalho.

Bem, resumindo, gostei de ideia e resolvi usar a mesma pressão, ficou um "Landau', bem molengona, até a direção, mas até gosto, e compensa que nos paralepipedos e no asfalto não sente-se diferença.

Primeira trilha (domingo passado) com essa pressão e vejam o resultado na foto abaixo:
http://www.vigillare.com.br/4x4/trilhasabado335.jpg

Isso mesmo rasgou a borda, e em uma pedrinha de merda, que os outros Jeeps e camionetes também passaram.

Sorte que deu para consertar vulcanizando a quente, e gastando 30 pila.

Em suma, agora subi para 25 na frente e 22 atrás, esperando novas postagens aqui para descobrir como usar uma pressão que fique macio e não rasgue e nem fique tão bandoleira.
VISTO QUE NÃO DESGASTA TÃO DEMASIADAMENTE como os fabricantes preveem.

Um abraço

Fabricio Soares.

pboratto
19/11/2004, 00:28
o Klendatu escreveu:

A presão recomendada depende do peso do veiculo e da área de contato do pneu com o chão.

P=F/A, quanto maior a aéra de contato menor a presão vice-versa
P= pressão F= peso do veiculo A=aréa de contato
Desculpe amigo, mas acho que está enganado. A pressão de que está se tratando é a pressão de um gás (ar) acondicionado dentro do pneu, ou melhor, a pressão é é proporcional à quantidade de ar em um volume definido que é o espaço interno entre o pneu e a roda.
E partindo deste princípio, vou concordar com o fabricante do pneu, ou seja, a melhor opinião é de quem dimensionou o conjunto de suspensão do veículo para determinada pressão no pneu.
Acredito que pressões maiores irão, com tempo, comprometer molas e amortecedores e em contra partida pressões menores podem comprometer buchas, rolamentos, pivot, etc.

Um grande abraço

Wallace
19/11/2004, 11:24
O pneu com menor pressão, fica mucho e mais mole, oque faz comque ele se molde a superfeice onde esta apoiada, por isso melhora a tração.


É uma questão de física, aréa de contato maior, menor pressão

Esse pneu mais largo, deve ter mais baixo. por isso a indicação de maior pressão.

Tanto aquela formula faz sentido que, mesmo usando pneus iguais, colocamos pressões diferentes na frente a atrás devido a diferença de peso.

Quanto maior o peso, maior a presão, quanto maior a área menor a presão.
Voce estaria certo se única coisa a considerar fosse o ar.
Mas temos a estrutura do pneu.
Um BlackStar Guiane 235/75 R15 vazio parecia esta pouco mais de meio vazio na frente da minha Cherokee, só que estava completamete vazio.
Assim neste caso a estrutura do pneu até sustentava bem o grande peso da frente do carro.

_portela
19/11/2004, 12:04
Se usar mais que 30lbs pula que nem cabrito. Sei lá da física, msa na prática é isto e parece que há um consenso, né?

[]s 28-30

pboratto
22/11/2004, 12:22
Meu caro amigo Klendatu, se fosse como está falando vc não poderia calibrar um pneu fora do carro, ou ainda, a calibragem de um pneu fora do carro iria ser diferente quando dele no carro.
Se prestar atenção, não discuto que pressão seja Força/Área, só que esta força é a aquela provocada pelas moléculas de um gás quando comprimidas no interior do pneu e área é a área interna do mesmo pneu.

Um lembrete, um pneu de uma bicicleta é calibrado com aproximadamente 30lb/in2, vc acha que o peso da bicicleta em relação à área do pneu se equivalem ao de um automóvel ?

Vc ainda é estudante e pode até perguntar a algum professor seu da Engenharia, só tome cuidado para ele não querer te reprovar.

Um abraço

Wallace
22/11/2004, 15:26
Um lembrete, um pneu de uma bicicleta é calibrado com aproximadamente 30lb/in2, vc acha que o peso da bicicleta em relação à área do pneu se equivalem ao de um automóvel ?
Na minha são mais de 50 psi...

Martin Melcop
22/11/2004, 19:34
Um lembrete, um pneu de uma bicicleta é calibrado com aproximadamente 30lb/in2, vc acha que o peso da bicicleta em relação à área do pneu se equivalem ao de um automóvel ?
Na minha são mais de 50 psi...

bicicletas de corrida de velocidade, pegam até 100 libras....
Na minha KHS uso 35, mais que isso pula muito no asfalto!!!!

andretomasi
22/11/2004, 20:10
Vc matou as aulas de física no 2º grau?

Vc matou as aulas de português no 1º e 2º graus né? :roll:



...extrena... ...extrena....

Cadê a tecla SAP? :o



É por isso que se esvazia os pneu

Pior só se fosse PEneu. :!:



prescisar deformar mais,

PreSCisa comentar? :roll:



ficando mais muxo

Muxo? Isso é algum inseto do Nordeste? :?:



força extrena,

Extrena de novo? Ela já não é mais trena então :D



nescessaria

Já pensou em professor particular de português? :D



das molecas de ar

Klendatu, quem são as molecas de ar? Não conheço essas safadinhas. :)



nescessaria eh menor, a pressão nescessaria .

É necessária a compra urgente de um dicionário :wink:

[ ]´s em defesa de textos legíveis não só nos títulos

Martin Melcop
22/11/2004, 20:41
Com propunção tipo Flinstones

Klendatu,

sei que para ser engenheiro não precisa saber muito de português, mas no mínimo saber o vocabulário da profissão é requisito.


o correto é PROPULSÃO

PS. Não sou professor de português, mas acho que vc ta precisando de uma aulas

mais uma keko!!!

Voadora nas costas

andretomasi
22/11/2004, 20:43
Com propunção tipo Flinstones

É Flintstones, faltou um T ali no meio :twisted:

+ 1 Martin :D

[ ]´s

Caio
23/11/2004, 07:47
Não sabia que o Professor Pascoale era gaúcho............bahhhh!!!!

[ ]´s sem desculpa do teclado para matar o português

andretomasi
29/11/2004, 13:11
Mais umas (copiadas do tópico Litoral do Nordeste Tuor):

Klendatu, aula de português número 3, capítulo 2:

- Antes de mais nada, é TOUR e não TUOR :wink:

- É ViaGem, com G não J

- É interEssante, não interassante

- Erro gramatical: "...passando por tudo o que interassante pelo caminho"... sugestões:
:arrow: "...passando por tudo o que é interessante no caminho"
:arrow: "...passando por tudo o que há de interessante pelo caminho"

- Expedição é com X, não espedição

- É praia, não praina

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s

FabricioSoares
29/11/2004, 15:20
Mais umas (copiadas do tópico Litoral do Nordeste Tuor):

Klendatu, aula de português número 3, capítulo 2:

- Antes de mais nada, é TOUR e não TUOR :wink:

- É ViaGem, com G não J

- É interEssante, não interassante

- Erro gramatical: "...passando por tudo o que interassante pelo caminho"... sugestões:
:arrow: "...passando por tudo o que é interessante no caminho"
:arrow: "...passando por tudo o que há de interessante pelo caminho"

- Expedição é com X, não espedição

- É praia, não praina

:twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

[ ]´s


Hehe... vou mandar configurar os acentos do meu teclado q ta sem p depois postar aqui.. eu hein...
Um abraco,

Fabricio Soares