Ver Versão Completa : Pajero TR4 / GPS no lugar do relógio
Pessoal, trabalho com eletronica e estou estudando e projetando a adaptação de um GPS no lugar do relógio.
Meu primeiro passo está sendo comprar um módulo de relógio usado, para poder começar o trabalho.
Pretendo usar um GPS que trabalhe apenas com Touch Screen... desmontaria ele, pegaria uma chapa de plastico lisa, e faria com que ficasse apenas a tela mesmo aparecendo, como se fosse o relógio.
Em algum canto, discreto, deixaria a saída USB, para que de tempos em tempos possa ligar um notebook ali e atualizar o aparelho sem ter que desmontar tudo.
Bom, o projeto está em andamento, e até o momento tudo vai bem!
Pretendo usar um GPS da Garmin, pois eles são ótimos também para trilhas, não só ruas, estradas, cidades.
Se alguém tiver alguma sugestão, recomendação, dica, vamos trocando idéias ok?
Assim que eu tiver algo mais concreto em mãos, vou fotografar a começar a postar aqui.
Tenho certeza que um GPS colorido ligado ali vai dar outro visual no painel do carro!
Abraços.
Andre.
Bom dia Amigo,
Se fizer isso vai ficar muito bom mesmo.....Se puder passar as dicas de como fazê-lo, colocarei na minha IO tb. Qual GPS da Garmim é bom para trilha tb? Estou querendo um, mas estou na dúvida (quase peguei um Ndrive esses dias).
Abraços
Pessoal, trabalho com eletronica e estou estudando e projetando a adaptação de um GPS no lugar do relógio.
Meu primeiro passo está sendo comprar um módulo de relógio usado, para poder começar o trabalho.
Pretendo usar um GPS que trabalhe apenas com Touch Screen... desmontaria ele, pegaria uma chapa de plastico lisa, e faria com que ficasse apenas a tela mesmo aparecendo, como se fosse o relógio.
Em algum canto, discreto, deixaria a saída USB, para que de tempos em tempos possa ligar um notebook ali e atualizar o aparelho sem ter que desmontar tudo.
Pretendo usar um GPS da Garmin, pois eles são ótimos também para trilhas, não só ruas, estradas, cidades.
Assim que eu tiver algo mais concreto em mãos, vou fotografar a começar a postar aqui.
Tenho certeza que um GPS colorido ligado ali vai dar outro visual no painel do carro!
Abraços.
Andre.
brunomattioli
04/10/2008, 12:27
Ótima iniciativa André. Eu Tb vou querer uma adaptação dessa para minha TR4!
...Pretendo usar um GPS que trabalhe apenas com Touch Screen... desmontaria ele, pegaria uma chapa de plastico lisa, e faria com que ficasse apenas a tela mesmo aparecendo, como se fosse o relógio.
Em algum canto, discreto, deixaria a saída USB, para que de tempos em tempos possa ligar um notebook ali e atualizar o aparelho sem ter que desmontar tudo...
andre,
Muito legal sua ideia, mas não entendi como você fará o acabamento disso? Você está pensando em um GPS do tamanho do relogio? é isso?
Rodrygo, assim que eu tiver algo concreto, vou passar sim as dicas. Por enquanto tá só no papel ainda e preciso testar na prática.
Quanto a Garmin para trilhas, qualquer um fará isso... O que importa é o conteúdo que voce carregar nele e não o aparelho em si. Usando mapas gratuitos do projeto TrackSource, juntamente como mapas de trilhas do pessoal do TrackMaker, dá para navegar legal por ai.
Bruno, fique atento ao tópico que sempre estarei postando novidades sobre meu progresso.
Progresso atual: (04/10/08)
* Encomendado um módulo de relógio da TR4 usado para criação de um protótipo. Aguardando chegar (prazo de uns 7 dias).
* Procurando um GPS Garmin que tenha uma tela de tamanho ideal (que não fique muito pequena, mas que tambem caiba no espaço disponivel). O problema é que falta altura! Estou a procura de um modelo com tela Wide, que tenha menos altura e mais comprimento.
* Projetando um circuito eletronico que ligue o GPS quando iniciar a ignição e desligue quando for desligada. O sinal já existe no local, pois o relógio liga e desliga desta forma. O circuito deve ser capaz apenas de adaptar este sinal para poder ligar e desligar o GPS.
Logo posto mais novidades.
Andre.
andre,
Muito legal sua ideia, mas não entendi como você fará o acabamento disso? Você está pensando em um GPS do tamanho do relogio? é isso?
Não Maaro, a idéia é que o GPS preencha o maior espaço possível dentro da parte onde fica o relógio, incluindo o espaço onde ficam os botoes dele e mais as partes vazias aos lados.
Para isso, logicamente, este plastico todo onde fica o relogio e os botoes seria substituído por um plastico de mesmo tamanho e textura, porém liso, onde seria feito um buraco retangular do tamanho justo da tela. Logicamente também o GPS seria desmontado para ser montado corretamente e poder dar o acabamento apropriado.
Novidades!
Recebi a peça hoje para o protótipo!
A parte eletronica digamos assim, tá facil! Bastante espaço e bem isolado.
So a parte estética que vai dar mais trabalho do que eu esperava, ja que o acabamento frontal é uma peça única, que forma uma caixa, fechada só no fundo com outra peça.
Um amigo aqui que entende bem de "adaptações" vai dar umas idéias mais tarde.
Até logo!
NilsinhoRox
10/10/2008, 21:19
Olá amigo...
Se vc puder me ajudar, minha mulher comprou um GPS Mio 220 da digiwalker, e eu gostaria de saber, caso vc saiba claro, se há como usa-lo tbm em trilhas?
Abs
Olá amigo...
Se vc puder me ajudar, minha mulher comprou um GPS Mio 220 da digiwalker, e eu gostaria de saber, caso vc saiba claro, se há como usa-lo tbm em trilhas?
Abs
Oi NilsinhoRox,
Infelizmente não tem como usar ele em trilhas não... Existe uma diferença básica entre GPS e Navegador, embora muitos achem que seja sinonimo uma coisa da outra.
Navegador, que é o caso do Tomtom, Mio, e muitos outros, são aparelhos que se utilizam dos sinais de GPS para poder navegar o usuario atraves das ruas ou rodovias de uma cidade.
Já um GPS mesmo, é o aparelho que recebe e processa estes sinais, oferecendo uma gama bem maior de aplicação com ele. Logicamente que existem GPSs que também são navegadores e vice versa....
Exemplo prático:
MIO, TOMTOM, e a grande maioria que se ve hoje: Apenas NAVEGADORES
Garmin da Série Nuvi: Misto (São navegadores com recursos básicos de GPS)
Garmin 60 CSx, 276, eTrex Cx, etc....: GPS
Portanto, para poder usar em trilha, voce precisa pelo menos de um Garmin da série Nuvi...
Ai a pergunta: Mas o que um GPSs mesmo iria me oferecer que um Nuvi não ofereceria?
Alguns recursos mais proprios de GPS mesmo, dentre eles o TrackBack. Trata-se de um recurso que registra todo o caminho que voce fez e, a qualquer momento, voce pode solicitar que o GPS te guie num caminho de volta seguindo pelo mesmo trajeto da ida... Ele fará isso baseado no trajeto que ele gravou na ida.
O pessoal por aqui utiliza muito esse recurso para fazer trilhas de moto em meio a canaviais (quando as plantas estão altas e não é possível uma visão por cima delas).
Espero ter esclarecido um pouco mais o assunto!
Oi Andre.... Jám que vc comentou sobre os Nuvi.....tenho um 200w e não manjo nada sobre GPS ou navegador.....ele tem algum recurso diferente dos MIo ou Tomtom?! Abraços
Oi NilsinhoRox,
Infelizmente não tem como usar ele em trilhas não... Existe uma diferença básica entre GPS e Navegador, embora muitos achem que seja sinonimo uma coisa da outra.
Navegador, que é o caso do Tomtom, Mio, e muitos outros, são aparelhos que se utilizam dos sinais de GPS para poder navegar o usuario atraves das ruas ou rodovias de uma cidade.
Já um GPS mesmo, é o aparelho que recebe e processa estes sinais, oferecendo uma gama bem maior de aplicação com ele. Logicamente que existem GPSs que também são navegadores e vice versa....
Exemplo prático:
Portanto, para poder usar em trilha, voce precisa pelo menos de um Garmin da série Nuvi...
Ai a pergunta: Mas o que um GPSs mesmo iria me oferecer que um Nuvi não ofereceria?
Alguns recursos mais proprios de GPS mesmo, dentre eles o TrackBack. Trata-se de um recurso que registra todo o caminho que voce fez e, a qualquer momento, voce pode solicitar que o GPS te guie num caminho de volta seguindo pelo mesmo trajeto da ida... Ele fará isso baseado no trajeto que ele gravou na ida.
O pessoal por aqui utiliza muito esse recurso para fazer trilhas de moto em meio a canaviais (quando as plantas estão altas e não é possível uma visão por cima delas).
Oi Andre.... Jám que vc comentou sobre os Nuvi.....tenho um 200w e não manjo nada sobre GPS ou navegador.....ele tem algum recurso diferente dos MIo ou Tomtom?! Abraços
Olá Rodrygo,
Sim, o Nuvi permite que voce use um programa nele chamado GPS Track Maker, que permite carregar nele mapa de trilhas disponibilizadas pelo pessoal no proprio site do programa e tambem em outros ligados à área.
Para mais informaçoes, basta digitar GPS Track Maker no google e acessar o site oficial do desenvolvedor deste software. É um Brasileiro e ele tem uma versão não profissional gratuita para baixar.
Carlo_TR4Flex
11/10/2008, 16:41
Agardim,
Não quero quebrar o seu barato mas eu tenho uma sugestão que pode te interessar. Vc já viu um para-sol com tela embutida que tem a venda por ai(servem pra ligar o DVD do carro)?. Então. Essas telas tem entrada de video que aceita qualquer aparelho compativel com rca. A minha dica é: compra um destes e ai vc pode usar com um lap-top com um GPS que podem ficar debaixo do banco ou até melhor (é o que eu to querendo),usa junto com um celular-smart fone(muitos tem saida tv out) com gps. Desse jeito vc tem uma tela de bom tamanho e pode ter todos os recursos que um bom programa de navegação oferece(pc ou smartfone).
Celso Pajero
11/10/2008, 17:44
Rodrygo, assim que eu tiver algo concreto, vou passar sim as dicas. Por enquanto tá só no papel ainda e preciso testar na prática.
Quanto a Garmin para trilhas, qualquer um fará isso... O que importa é o conteúdo que voce carregar nele e não o aparelho em si. Usando mapas gratuitos do projeto TrackSource, juntamente como mapas de trilhas do pessoal do TrackMaker, dá para navegar legal por ai.
Bruno, fique atento ao tópico que sempre estarei postando novidades sobre meu progresso.
Progresso atual: (04/10/08)
* Encomendado um módulo de relógio da TR4 usado para criação de um protótipo. Aguardando chegar (prazo de uns 7 dias).
* Procurando um GPS Garmin que tenha uma tela de tamanho ideal (que não fique muito pequena, mas que tambem caiba no espaço disponivel). O problema é que falta altura! Estou a procura de um modelo com tela Wide, que tenha menos altura e mais comprimento.
* Projetando um circuito eletronico que ligue o GPS quando iniciar a ignição e desligue quando for desligada. O sinal já existe no local, pois o relógio liga e desliga desta forma. O circuito deve ser capaz apenas de adaptar este sinal para poder ligar e desligar o GPS.
Logo posto mais novidades.
Andre.
André,
Muito interessante o seu projeto.... tomara que tenha sucesso....
Prá te ajudar um pouco.... tenho um nuvi 770... quando está ligado pelo acendedor de cigarro do carro... Ligo o carro, ele inicia.... e quando desligo o carro... aparece uma mensagem... manter ligado ou desligado... Acredito que o tal circuito eletronico não tem necessidade já que o GPS tem esta função.
Não me recordo aonde já vi.... mas em algum site europeu... tinha uma Pajero Pinin (IO/TR4) na europa já com um gps no local do relógio... de uma vasculhada pelo google que vc teve encontrar...
Hoje utilizo o Nuvi 770 exatamente na frente do relogio... é onde atrapalha menos...
espero ter ajuda um pouco...e bom progresso....
Abraços,
edilsoneras
11/10/2008, 22:18
Agardim,
Otima iniciativa! Acho que o local onde voce esta propondo a instalação do GPS é perfeita, acredito tambem que já pode ir pensando me colocar um equipamento com bluetooth, pois integração de sistemas de dados e comunicação embarcados em veiculos é uma tendencia.
Mantenha o forum atualizado, vou acompanhar o seu progresso, pois tenho interesse neste equipamento!
Abraço,
NilsinhoRox
13/10/2008, 11:52
Oi NilsinhoRox,
Exemplo prático:
Exclareceu e mto meu amigo...
Qual GPs vc indica pra o uso em trilhas?? e que se possivel sirva tbm como navegador... hehehe
Absss
Lucão Magalhães
13/10/2008, 15:45
Eu uso o 276c da Garmin com Datacard 512 MB e antena externa.
Estou muito satisfeito com a compra.
Optei por ele devido ao grande poder de processamente e principalmente pelo tamanho da tela que é dobro em relação à maioria dos GPS.
Utilizo os mapas do projeto Tracksource que em várias cidades são roteáveis, ou seja, traçam a melhor rota e "ensinam o caminho".
Este gps pode se usar também um acessório que é um carregador veicular com um falante e assim o gps passa a falar.. vire a esquerda... vire a direita...
espero ter ajudado,
abraços.
Agardim,
Não quero quebrar o seu barato mas eu tenho uma sugestão que pode te interessar. Vc já viu um para-sol com tela embutida que tem a venda por ai(servem pra ligar o DVD do carro)?. Então. Essas telas tem entrada de video que aceita qualquer aparelho compativel com rca. A minha dica é: compra um destes e ai vc pode usar com um lap-top com um GPS que podem ficar debaixo do banco ou até melhor (é o que eu to querendo),usa junto com um celular-smart fone(muitos tem saida tv out) com gps. Desse jeito vc tem uma tela de bom tamanho e pode ter todos os recursos que um bom programa de navegação oferece(pc ou smartfone).
Ola! Não vai quebrar meu barato não, to aberto pra palpite e opinião, justamente por isso postei aqui a ideia.
Quanto a sua ideia, acho ela boa pra quem esta procurando recurso! Realmente isso que voce disse vai dar muito mais recurso e possibilidade ao carro, porem vai ser uma coisa mais cheia de fio, a tela vai ficar de certa forma adaptada fora do painel, e assim por diante.
Minha idéia nem é por causa do GPS em si, mesmo porque já tenho um Garmin 276C que é ótimo pra todas as aplicações e ainda tem uma tela bem grande. A idéia de colocar uma telinha de GPS no lugar do relógico é, primeiro, dar um visual mais moderno ao painel do carro. Fiz uma simulação outro dia e, uma tela de GPS colorida ali da outra cara pro painel, principalmente a noite. Segundo, a idéia foi aproveitar aquele espaço que é perdido (pra mim o relogio ali tem utilidade zero), pra ter alguma funcionalidade extra e que pode vir a ser útil em muitas situações... Pensei tambem na facilidade... Queria algo que fosse facilmente adaptavel, sem precisar ficar mexendo muito, passando fio, e coisas assim.... E essa idéia do GPS é MUITO simples de implementar do ponto de vista elétrico. Aproveita-se o fio de energia que já chega ali, não é preciso nenhuma alteração. Mas, pra quem procura algo mais sofisticado sem se preocupar com dificuldade, esta sua idéia é mais válida, com certeza.... E ai também existe a opçao do CARPUTER que está sendo discutida em outro tópico. Abraço!
André,
Muito interessante o seu projeto.... tomara que tenha sucesso....
Prá te ajudar um pouco.... tenho um nuvi 770... quando está ligado pelo acendedor de cigarro do carro... Ligo o carro, ele inicia.... e quando desligo o carro... aparece uma mensagem... manter ligado ou desligado... Acredito que o tal circuito eletronico não tem necessidade já que o GPS tem esta função.
Não me recordo aonde já vi.... mas em algum site europeu... tinha uma Pajero Pinin (IO/TR4) na europa já com um gps no local do relógio... de uma vasculhada pelo google que vc teve encontrar...
Hoje utilizo o Nuvi 770 exatamente na frente do relogio... é onde atrapalha menos...
espero ter ajuda um pouco...e bom progresso....
Abraços,
Oi Celso!
Quanto ao Nuvi, estou com um Nuvi 200W aqui e fiz um teste. Realmente ele faz isso que voce falou... Ou seja, problema resolvido, não precisaria do tal circuito....
O grande problema é, a ALTURA da tela não cabe no espaço que temos. Fica faltando 0,5 cm... Fiz um teste de montar a tela PERDENDO estes 0,5 Cm e não ficou legal... Fica nítido demais que está sendo cortada parte da área útil da imagem na tela.
Tentei achar este painel da Pajero Pinin pelo Google mas não encontrei... vou pesquisar melhor depois.... quem sabe vendo uma foto me de alguma idéia!
Por hora, estou tentando achar um modelo de GPS que tenha uma tela com menos altura e mais largura... Mas tá dificil, pois modelos com tela mais baixa são bem menos largas também, e ai acaba ficando muito pequena, não fica tão legal.
Abraço!
Agardim,
Otima iniciativa! Acho que o local onde voce esta propondo a instalação do GPS é perfeita, acredito tambem que já pode ir pensando me colocar um equipamento com bluetooth, pois integração de sistemas de dados e comunicação embarcados em veiculos é uma tendencia.
Mantenha o forum atualizado, vou acompanhar o seu progresso, pois tenho interesse neste equipamento!
Abraço,
Oi Edilson!
Eu estava vendo... Existem vários modelos de GPS hoje no mercado que já tem Bluetooth integrado... Dá para usar como uma especie de central para o telefone celular.... Seria interessante mesmo e não é tão dificil de fazer.
O grande problema que estou tendo é que, os modelos com bluetooth que achei até agora tem tela muito alta e não cabem no espaço disponível que temos na parte do painel onde fica o relógio. Mesmo encostando a tela em cima e em baixo totalmente, ainda perde-se 0,5 Cm de área util da imagem. Parece pouco, mas fiz o teste prático e é muita coisa proporcional ao tamanho da tela.... Não ficou legal.
Meu desafio agora esta sendo achar um GPS que tenha o LCD um pouco mais baixo e, se achar um assim que ainda tenha o Bluetooth, melhor ainda... Ficaria ideal, pois teriamos no lugar do relógio um sistema que pudesse ser usado tanto como GPS quanto como viva-voz para celular.
Abraço!
Exclareceu e mto meu amigo...
Qual GPs vc indica pra o uso em trilhas?? e que se possivel sirva tbm como navegador... hehehe
Absss
Olha Nilsinho,
É um pouco pessoal isso.... Muitos podem até discordar de mim inclusive... Mas se quer minha opinião, o Garmin 276C é a opção ideal! Eu trabalho com GPS aqui, e vejo tudo quanto é modelo o dia inteiro e até hoje não vi nenhum ainda, nem de outra marca, que eu tenha dito: "Esse eu trocaria pelo meu 276C."
Uso ele como Navegador, é ótimo... Em trilhas, usando com traçados postados em foruns especializados pelo pessoal, funciona perfeito também.... No mar, já levei nesses passeios de escuna com cartas nauticas instalado, perfeito também... Sabia exatamente onde eu estava, as ilhas que tinham perto, a profundidade de cada local, etc.... Ou seja, é o famoso pau pra toda obra.
Agora, se voce procura algo mais leve a mais barato, a linha NUVI da Garmin é uma boa escolha....
Se quer algo ainda mais portátil e mais específico pra trilhas, busque um 60 CSx... Porém esse, embora tenha funções básicas de navegaçao por rua tambem, não é muito legal pra isso... É lento e tem tela muito pequena, além da ausencia do comando de voz.... Seria um GPS mesmo, pra trilha, e mais especificamente trilha a pé (tracking).
Abraço!
Eu uso o 276c da Garmin com Datacard 512 MB e antena externa.
Estou muito satisfeito com a compra.
Optei por ele devido ao grande poder de processamente e principalmente pelo tamanho da tela que é dobro em relação à maioria dos GPS.
Utilizo os mapas do projeto Tracksource que em várias cidades são roteáveis, ou seja, traçam a melhor rota e "ensinam o caminho".
Este gps pode se usar também um acessório que é um carregador veicular com um falante e assim o gps passa a falar.. vire a esquerda... vire a direita...
espero ter ajudado,
abraços.
Exatamente! Uso um deste tambem com os mesmos acessórios, e ainda uso o mapa oficial da Garmin, o City Navigator Brazil NT 4, que em grandes cidades como Campinas, SP e capitais em geral, funcionam muito bem....
Ainda temos o TrackSource e o GPSTM, que tornam seu uso ainda mais versátil.
Pra quem procura um GPS com tela grande e otimo poder de processamento, esse é o cara! É um pouco pesadão pra quem quer tambem carregar em trilhas a pé, na mão, mas no carro, é perfeito.
Abraço!
NilsinhoRox
13/10/2008, 22:22
Olha Nilsinho,
É um pouco pessoal isso.... Muitos podem até discordar de mim inclusive... Mas se quer minha opinião, o Garmin 276C é a opção ideal! Eu trabalho com GPS aqui, e vejo tudo quanto é modelo o dia inteiro e até hoje não vi nenhum ainda, nem de outra marca, que eu tenha dito: "Esse eu trocaria pelo meu 276C."
Uso ele como Navegador, é ótimo... Em trilhas, usando com traçados postados em foruns especializados pelo pessoal, funciona perfeito também.... No mar, já levei nesses passeios de escuna com cartas nauticas instalado, perfeito também... Sabia exatamente onde eu estava, as ilhas que tinham perto, a profundidade de cada local, etc.... Ou seja, é o famoso pau pra toda obra.
Agora, se voce procura algo mais leve a mais barato, a linha NUVI da Garmin é uma boa escolha....
Se quer algo ainda mais portátil e mais específico pra trilhas, busque um 60 CSx... Porém esse, embora tenha funções básicas de navegaçao por rua tambem, não é muito legal pra isso... É lento e tem tela muito pequena, além da ausencia do comando de voz.... Seria um GPS mesmo, pra trilha, e mais especificamente trilha a pé (tracking).
Abraço!
Oi agardim...
Eu queria isso mesmo, sua opiniào pessoal. E ja queu ja tenho um navegador, que atende mto bem o uso aqui em Sampa!!! Quero algo de primeira, como vc disse, que não troque por outro modelo. Ja to pesquisando o 276C, se eu tiver alguma duvida qto ao uso, vo te encomodar + um pouco... hehehe
Abssss
Oi agardim...
Eu queria isso mesmo, sua opiniào pessoal. E ja queu ja tenho um navegador, que atende mto bem o uso aqui em Sampa!!! Quero algo de primeira, como vc disse, que não troque por outro modelo. Ja to pesquisando o 276C, se eu tiver alguma duvida qto ao uso, vo te encomodar + um pouco... hehehe
Abssss
Oi NilsinhoRox,
Legal, da uma pesquisada ai e qualquer dúvida, pode perguntar sim! O fórum é pra isso, cada um ajudar com o que sabe.... Eu por exemplo trabalho com GPS a muito tempo e conheço bem. Por outro lado, não entendo muito ainda de 4x4 pois não faz nem 1 mes ainda que estou com meu primeiro 4x4... Ainda estou pegando muitas dicas com o pessoal aqui antes de encarar algum tipo de off-road.
edilsoneras
14/10/2008, 09:10
Agardim,
Quando tiver uma foto ou mesmo um desenho, de como o sitema vai ficar no painel da TR4, e puder publicar no forum, acho que voce teria mais comentarios sobre o seu projeto.
Abraço,
Agardim,
Quando tiver uma foto ou mesmo um desenho, de como o sitema vai ficar no painel da TR4, e puder publicar no forum, acho que voce teria mais comentarios sobre o seu projeto.
Abraço,
Com certeza Edilson,
Sei disso, e só não publiquei nada ainda porque estou entrando em acordo com qual GPS usar, para assim poder ter algo concreto pra mostrar.
Fiz o tópico antes de ter foto ou desenho em mãos apenas para ir coletando idéias por enquanto, mas irei publicar sim, assim que tiver alguma coisa.
Abraço e valeu pela dica!
brunomattioli
14/10/2008, 11:20
André,
Dei uma fuçada no google e achei alguma coisa que talvez lhe ajude.
Em alguns países a Pajero tem o nome de MONTERO, então consegui algumas fotos da MONTERO IO que parece ter um GPS no painel justamente onde temos o relógio em nossa TR4 nacional.
Segue as fotos.
Abraço,
André,
Em alguns países a Pajero tem o nome de MONTERO, então consegui algumas fotos da MONTERO IO que parece ter um GPS no painel justamente onde temos o relógio em nossa TR4 nacional.
Abraço,
Oi Bruno!
A parte do painel é sim identico ao TR4 nacional! Muito legal essas fotos, tá bem nítido e prova que colocaram o relogio aqui para reduzir custos mesmo.
Tem 2 problemas apenas:
1) Um LCD deste tamanho, que pega toda a área dessa parte interna do painel como este da foto a gente não vai encontrar, é totalmente fora de padrão. Vamos encontrar algum que fique certinho na altura mas vai ficar sobrando nas laterais, ou seja, o LCD não vai preencher todo o espaço igual na foto. Mas acho que isso é de menos. O importante é dar certo na altura.
2) Pelo que entendi desse carro da foto que voce mandou, não é bem um GPS tem que tem ali, é um Navigation System.... Se não me engano aquele carro Linea da Fiat tem um desse... Ele não mostra mapa nenhum na tela, ele apenas pede o endereço de destino, voce coloca, e ele começa a falar "vire a esquerda, vire a direita" e na tela vai dando instruçoes escritar e por setas. Não tenho certeza disso não, é uma suposição baseada em um pouco de pesquisa sobre o assunto que eu fiz.
Valeu pelas fotos! Já nos deixou mais animados a seguir em diante!
Abraço!
adrperis
05/06/2009, 17:02
Boa tarde!
Encontrei no E-Bay (www.ebay.co.uk (http://www.ebay.co.uk)) algumas opções que existem para o TR4 no painel central. Seguem as fotos abaixo.
Na Europa o nome do Pajero TR4 é Shogun Pinin ou Montero Pinin.
Ver o link direto para o anúncio no e-bay: http://cgi.ebay.co.uk/2004-MITSUBISHI-SHOGUN-PININ-MPI-ELEGANCE-BLUE_W0QQitemZ320380083902QQcmdZViewItemQQptZAutom obiles_UK?hash=item4a98241ebe&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12|66%3A2|39%3A1|72%3A1683|240%3A13 18|301%3A0|293%3A2|294%3A50 (http://cgi.ebay.co.uk/2004-MITSUBISHI-SHOGUN-PININ-MPI-ELEGANCE-BLUE_W0QQitemZ320380083902QQcmdZViewItemQQptZAutom obiles_UK?hash=item4a98241ebe&_trksid=p3286.c0.m14&_trkparms=65%3A12|66%3A2|39%3A1|72%3A1683|240%3A13 18|301%3A0|293%3A2|294%3A50)
http://i.ebayimg.com/04/!BST!mQw!Wk~$(KGrHgoH-D4EjlLle-etBKCdHmSlf!~~_1.JPG
André,
Segue as fotos.
Abraço,
Cisco_Kiddy
10/08/2009, 19:49
Abraços.
Andre.
Olá amigo. Eu estou fazendo exatamente a mesma coisa que você. Só que não tenho nenhuma habilidade pra fazer o acabamento e a parte elétrica... Então comprei um navegador (Tomtom One 3rd Edition) e levei na OxShock aqui em Campinas. O cara está duplicando a peça do relógio (em fibra de vidro), dando o acabamento (igual ao do painel original). Sexta-feira levo lá pra instalar definitivo. Postarei as fotos pra vocês.... Ah, o preço: 350,00 (sem incluir o GPS).
Abraços.
Cisco_Kiddy
22/03/2010, 19:59
Seguem as fotos.
o GPS é o TOM-TOM One.
Li em algum lugar que a dificuldade de se instalar uma central 2-din fica por conta dos cabos de comando do ar quente e o seletor de saída do ar (para os pés, para o para brisa, para frente e suas combinações) pois ao deslocar este quadro de comandos para o local aonde está o porta treco, os cabos ficariam curtos e os comandos perderiam sua funcionalidade.
Na TR4 2010 a Mitsubishi fez esta mudança, então agora os cabos mais longos existem. Há que se verificar se os terminais destes cabos são compatíveis com os comandos do modelo de tr4 anterior, caso positivo o problema está resolvido. Será que a Mitsubishi passaria esta informação ou teremos que esperar uma TR4 2010 sucateada em algum ferro velho para dar uma conferida?
MRMedina
24/04/2010, 22:53
Olá,
Gostaria de saber como esta este projeto?
Abs
MRMEDINA
Mandei um email para o SAC da Mit perguntando sobre o comprimento dos cabos de acionamento do ar mas por enquanto estou sendo solenemente ignorado, não porque deixam um espaço para perguntas se não as respondem.
Quando for a BH vou desmontar meu painel e retirar os cabos, vou à concessionária e comparo o comprimento dos mesmos com os da nova TR4 ou então procurarei alguma empresa que refaça os cabos mais longos.
Amigos,
Muito em breve eu devo concluir o projeto completo do meu painel. Tenho uma TR4 2003 e fiz algumas modificacoes, faltando somente a instalacao do GPS wide-screen que ainda nao encontrei um que me agrade no lugar original do relogio.
Primeiro, retirei o cinzeiro e com uma serrinha recortei fora todo o seu suporte pois ali entra perfeitamente o radio amador (aqueles mais baratos e bonitos, com indicadorzinho digital de canal e tudo mais). O acendedor continuou ali, intacto, pois nele ligo frequentemente um conversor 12v-110/220v aonde posso ligar qualquer aparelho eletronico, desde que a amperagem não seja alta demais. Se não me engano, a amperagem total não deve ultrapassar 60 ou 80A.
O segundo passo foi trocar colocar o ar condicionado no lugar do porta-treco. E aqui, a unica modificacao que voce vai precisar fazer é um furo em uma chapa (bem grossa e resistente, mas que nao tem sua estrutura comprometida por um furo de nao mais que 1cm de diametro) que fica entre o compartimento central e o lado do motorista. Por esse furo você vai passar o cabo que regula a temperatura do ar condicionado. O comando da esquerda. Todos os outros comandos podem ser ligados normalmente com a troca de lugar. Resultado: este comando da esquerda ficará ligeiramente mais duro e não vai chegar ao 100% da temperatura baixa. Se vc segura, ele chega ao final, mas quando solta ele automaticamente volta para seus 95%, algo do genero.
Resumindo, pra mim, está perfeito, pois dessa forma, consegui o espaço que eu precisava para a instalacao do JVC 2-din dos meus sonhos ali no centro do painel e amigos, acreditem, voces naum vao querer trocar a pajerinho depois de instalarem um belo 2-din ali. Quanto ao aparelho, dai jah depende do bolso de cada um e as consequentes funcionalidades tambem. Acabei optando por uma central multimida sem GPS pois pretendo coloca-lo ali em cima no relogio, como jah dito. Desta forma, tenho ali no centro uma tela touch-screen me proporcionando TV digital, leitor de CD/DVD, rádio, controlador do iPod (colocado no porta-luvas e controlado pela tela),e o melhor de tudo: tudo isso com saída 5.1, motivo pelo qual escolhi o meu aparelho, um AVX-800. (por ter entrada para apenas um modulo externo, acabei escolhendo pelo controlador do iPod e não tenho bluetooth).
Também, por sempre transportar minhas cachorras, acabei fazendo alguma opcoes que limitaram bastante a utilizacao dos bancos traseiros por pessoas um pouco "maiores". Embaixo do banco do motorista ficou o modulo/potencia do meu som. Embaixo do banco do passageiro, a "bota" do radio amador... No porta-mala, preparei uma caixa-selada para o sub-woofer elevada 3cm do chao, ficando a caixa virada para baixo, batendo pra baixo mesmo, empurrando o ar por essa elevaçao. Dessa forma as cachorras podem pisar por tudo e eu vivo feliz da vida ali na frente.
Este ultimo final de semana tambem consegui resolver o problema da minha buzina/airbag. Enquanto a Mitsubishi me pedia mais de 4 mil reais pelo conjunto, resolvi o problema com um botao tactil de 8 reais. Viva a Mitsubishi! Mas postarei a solucao desse problema no seu devido lugar.
Abraços,
Ivan Sartori
E como ficou o acabamento depois da instalação da tela? posta fotos aí!
RedNeck, abra um tópico só seu para contar todas a melhorias que fez na sua tr4, tenho interesse em quase tudo que fez.
uvantuil
08/11/2010, 20:13
Seguem as fotos.
o GPS é o TOM-TOM One.
Camarada.. achei muito interessante seu gps no relogio....
tem como passar mais informações e fotos???
Seguem as fotos.
o GPS é o TOM-TOM One.
Olá Pessoal,
Fui o criador deste tópico o ano passado e de lá pra cá desanimei do projeto. Cheguei a comprar a parte de cima inteira do painel em um ferro velho para fazer testes e simulações sem precisar ficar desmontando meu carro, mas não encontrei nenhuma tela de tamanho certo que coubesse ali sem precisar mexer em acabamento.
Até que hoje, revendo o tópico, descobri que a 1 ano atrás nosso amigo Cisco_Kiddy conseguiu fazer isso com um GPS comum simplesmente mandando fazer uma peça nova e personalizada na parte de cima onde a tela de tamanho padrão no mercado coubesse sem problemas.
Enfim, enquanto eu estava tentando achar uma tela que coubesse no espaço que temos ali, o Cisco_Kiddy teve a excelente idéia de fazer o processo contrário, ou seja, pegar uma tela que já existia e adaptar o painel para ela.
Achei o resultado bastante interessante e isso me animou a tentar ver alguma coisa novamente, já que da minha parte o projeto tinha morrido devido a estas dificuldades que encontrei.
Acredito que adaptando um GPS Wide Screen nesse projeto o resultado seja ainda mais interessante, já que a tela ficaria maior, aproveitando mais o espaço lateral da peça. Vou correr atrás dessa idéia e qualquer novidade vou postando aqui.
Abraço a todos.
uvantuil
09/11/2010, 07:33
"Agardin"....
Aguardando a evolution do processo.....
relamente o trabalho ficou bem bom. Parabéns!
Mas e como se acessa as entradas do gps, memoria etc?
Achei legal a idéia, eu só não faria, pois acho que uma tela maior é melhor, talvez no cinzeiro com o portatreco no console com um acabamento legal dê pra colocar um gps de 5" ou até 7", alguém já viu isso ? Fotos?
legal, manda fotos quando ficar pronto!
relamente o trabalho ficou bem bom. Parabéns!
Mas e como se acessa as entradas do gps, memoria etc?
Achei legal a idéia, eu só não faria, pois acho que uma tela maior é melhor, talvez no cinzeiro com o portatreco no console com um acabamento legal dê pra colocar um gps de 5" ou até 7", alguém já viu isso ? Fotos?
Olá Folador,
Para que acesso às entradas do GPS, memória, etc?? Não tem necessidade, pelo menos no meu caso. Voce pode abrir o painel em cima 1 vez por ano, remover o cartão SD, atualizar o mapa e colocar de volta. É bem simples abrir essa parte de cima do painel, é só encaixado.
A não ser que voce queira usar o GPS para ficar carregando musica e filme nele, ai talvez a saída seria prolongar a porta USB e o leitor de cartão SD do aparelho através de cabo flat até um ponto estratégico dentro do carro.
Quanto a colocar um GPS 5 ou 7" mais para baixo, na minha opinião não fica legal, pois GPS é um equipamento que se usa na linha dos olhos. Deixar ele tão baixo acaba não ficando prático e nem seguro para se consultar no meio do transito durante um percurso.
Minha idéia atual é colocar um GPS Foston com recurso de TV Digital e rodando sistema de navegação IGO. A tela dele é 4.3", tamanho legal para o espaço do relogio, e execelente para o proposito de TV Digital e navegação GPS.
Se eu quisesse uma tela maior para filmes e tudo mais, tentaria partir para alguma solução 2-din como alguns amigos aqui mesmo neste tópico já relataram ter feito. Acho que é uma opção melhor neste caso.
Realemente o ideal é posicionar o gps na linha dos olhos. Eu não sabia que a parte do relogio era só encaixada, como faz pra tirar?
Essa ideia do foston é boa, mas ele já não seria colocado no lugar do relógio, certo?
Talvez do lado esquerdo do painel no canto do vidro?
Olá Folador,
É encaixado sim, é só forçar ele pra cima que desencaixa as 2 laterais dele e ai voce já tem acesso ao circuito do relógio. Ai se quiser tirar o relogio fora tambem tem 2 parafusos sextavados. Bem simples. (Isso to falando do meu que é 2005). Não sei se modelos mais novos continuam assim.
Quanto ao Foston, sim, vou colocar no lugar do relógio mesmo, não é na lateral não. Voce chegou a ver a foto que o Cisco_Kiddy postou na pagina 3 deste topico?? Minha idéia é fazer a mesma coisa, mandar refazer a peça em fibra igual ele fez, só que encaixando o foston 4.3 ao invés do tomtom 3.5. A altura da tela que é o mais critico para o encaixe é praticamente a mesma nos modelos 3.5 e 4.3. O 4.3 praticamente só muda a largura mesmo, ideal para encixar lá e usar todo o espaço.
Por ter TV Digital, achei interessante que ele ficasse ali mesmo, pois tanto o passageiro quanto o motorista e eventualmente alguém no banco de trás poderia aproveitar o recurso. Do lado esquerdo do painel fica meio exclusivo para o motorista.
Além disso, estando no lugar do relógio fica simples de passar o cabo de áudio e ligar na entrada auxiliar do rádio de forma a poder ouvir o som do GPS pelo sistema de som do carro e inclusive ganhar recursos de viva-voz através do bluetooth que tambem já faz parte do GPS.
Agardim,
Obrigado pela informação, só em saber que a peça de acabamento do relógio sai por cima, hoje em menos de 1 hr de trabalho coloquei meu Garmin760 no lugar do relógio. É claro que faltou um acabamento perfeito mais ficou bem legal.
1- Saquei o acabamento
2- Tirei o Relógio
3- Passei o cabo de alimentação(posteriormente vou ligar na alimentação do relógio) e cabo de dados USB pelo porta luvas, tive que fazer um pequeno furo no plástico para o aparelho ficar na altura correta com o plug do cabo. Precisando passar dados é só levar o computador até o carro e não preciso desmontar nada.
4- Fixei com dupla face(já inclusa) o plástico que substitui o vidro para fixar a ventosa do GPS no local mais adequado.
5- Fixei o GPS sem furos ou gatilhos no próprio suporte. Deixei o mesmo afastado 1 cm do acabamento para melhor visualização dos dados já que a tela é cerca de 0,5 cm maior que o buraco do relógio.
6- Fechei tudo e pronto
Ficou show
Como neste lugar é sempre sombra e luminosidade do gps ofusca o fundo, o afastamento do gps e pequeno vão que ficou nas laterais quase não aparece, mais vou ver se faço o acabamento de fibra para ficar perfeito.
O GPS liga quando ligo a bateria e desliga automaticamente 30 seg depois que desligo, desta forma não preciso de acesso a seu botão de liga e desl.
Depois posto fotos.
Abs.
Olá Folador,
É encaixado sim, é só forçar ele pra cima que desencaixa as 2 laterais dele e ai voce já tem acesso ao circuito do relógio. Ai se quiser tirar o relogio fora tambem tem 2 parafusos sextavados. Bem simples. (Isso to falando do meu que é 2005). Não sei se modelos mais novos continuam assim.
Quanto ao Foston, sim, vou colocar no lugar do relógio mesmo, não é na lateral não. Voce chegou a ver a foto que o Cisco_Kiddy postou na pagina 3 deste topico?? Minha idéia é fazer a mesma coisa, mandar refazer a peça em fibra igual ele fez, só que encaixando o foston 4.3 ao invés do tomtom 3.5. A altura da tela que é o mais critico para o encaixe é praticamente a mesma nos modelos 3.5 e 4.3. O 4.3 praticamente só muda a largura mesmo, ideal para encixar lá e usar todo o espaço.
Por ter TV Digital, achei interessante que ele ficasse ali mesmo, pois tanto o passageiro quanto o motorista e eventualmente alguém no banco de trás poderia aproveitar o recurso. Do lado esquerdo do painel fica meio exclusivo para o motorista.
Além disso, estando no lugar do relógio fica simples de passar o cabo de áudio e ligar na entrada auxiliar do rádio de forma a poder ouvir o som do GPS pelo sistema de som do carro e inclusive ganhar recursos de viva-voz através do bluetooth que tambem já faz parte do GPS.
Olá Marcio,
Ótima iniciativa! Pelo visto voce não perdeu tempo mesmo, já foi logo pondo a mão na massa!
Eu já pensei em instalar mais ou menos do jeito que voce instalou e deixar para tentar dar um acabamento depois, mas sabe como é, a gente faz alguma coisa meio provisória para ver como fica, e ai acaba ficando legal e a gente vai largando e acaba que nunca acerta depois. Por isso que quero fazer já de forma definitiva com o acabamento em fibra e tudo para deixar uma coisa definitiva.
Levar o cabo USB para dentro do porta luvas para um acesso fácil foi uma boa idéia, ajuda muito quando precisar atualizar... porém a alimentação eu vou usar a que já chega no relógio mesmo (pelo que entendi voce puxou uma nova fiação para isso?). No relógio chega um fio 12V que fica alimentado constantemente e um outro que só recebe 12V quando liga a ignição, voce chegou a ver isso? Voce pode pegar esse que recebe 12V quando liga a ignição para alimentar seu Garmin.
Som: Voce não comentou nada sobre o som. Voce deixou o auto-falante dele mesmo? Imagino que vá ficar meio abafado o som saindo dentro desse compartimento fechado.
E esse recurso do Garmin de quando percebe que cortou a alimentação ele desligar em 30 segundos é uma verdadeira mão na roda nesse tipo de projeto, pois se voce desliga o carro e quer manter o GPS ligado, é só confirmar isso na tela durante os 30 segundos e pronto.
To quebrando a cabeça aqui para tentar arrumar uma solução para o Foston que não faz isso.... sem ter acesso ao botão liga/desliga ele ficaria ligado direto, totalmente inviável. E desligar o carro e desligar o GPS automaticamente tambem não é uma opção, pois eu posso querer manter o GPS ligado com o carro desligado, ou seja, preciso ter essa opção. Espero que eu consiga pensar em alguma coisa para resolver este problema.
E quanto ao sinal? Acredito que o fato do GPS ficar fechado dentro do painel não interfira em nada na recepção, estou certo? Iria interferir se o plástico tivesse compostos metálicos em sua composição ou pintura, mas creio que não seja o caso, me parece um plástico bem simples esse do painel.
Estamos aguardando fotos para ver como ficou!
Abs.
Segue reportagem sobre qual o lugar ideal para colocarmos o GPS:
http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/conteudo.phtml?tl=1&id=1066221&tit=Qual-e-o-melhor-lugar-no-carro-para-instalar-o-GPS
eu não concordo que não seja no centro do painel, mas fica a dica do profissional.
Abraço!
Estou esperando as fotos para fazer a instalação na minha TR4, neste meio tempo seguem duas fotos que encontrei na internet.
O gerente da MIO sugere o GPS que usa ventosa preso na lateral mas para quem pode ter o GPS instalado no painel do carro não tem que pensar muito, no centro é o melhor lugar, até porque o passageiro também pode consultar caso esteja em meio a um trânsito complicado.
Olá Marcio,
Ótima iniciativa! Pelo visto voce não perdeu tempo mesmo, já foi logo pondo a mão na massa!
Eu já pensei em instalar mais ou menos do jeito que voce instalou e deixar para tentar dar um acabamento depois, mas sabe como é, a gente faz alguma coisa meio provisória para ver como fica, e ai acaba ficando legal e a gente vai largando e acaba que nunca acerta depois. Por isso que quero fazer já de forma definitiva com o acabamento em fibra e tudo para deixar uma coisa definitiva.
Levar o cabo USB para dentro do porta luvas para um acesso fácil foi uma boa idéia, ajuda muito quando precisar atualizar... porém a alimentação eu vou usar a que já chega no relógio mesmo (pelo que entendi voce puxou uma nova fiação para isso?). No relógio chega um fio 12V que fica alimentado constantemente e um outro que só recebe 12V quando liga a ignição, voce chegou a ver isso? Voce pode pegar esse que recebe 12V quando liga a ignição para alimentar seu Garmin.
Som: Voce não comentou nada sobre o som. Voce deixou o auto-falante dele mesmo? Imagino que vá ficar meio abafado o som saindo dentro desse compartimento fechado.
E esse recurso do Garmin de quando percebe que cortou a alimentação ele desligar em 30 segundos é uma verdadeira mão na roda nesse tipo de projeto, pois se voce desliga o carro e quer manter o GPS ligado, é só confirmar isso na tela durante os 30 segundos e pronto.
To quebrando a cabeça aqui para tentar arrumar uma solução para o Foston que não faz isso.... sem ter acesso ao botão liga/desliga ele ficaria ligado direto, totalmente inviável. E desligar o carro e desligar o GPS automaticamente tambem não é uma opção, pois eu posso querer manter o GPS ligado com o carro desligado, ou seja, preciso ter essa opção. Espero que eu consiga pensar em alguma coisa para resolver este problema.
E quanto ao sinal? Acredito que o fato do GPS ficar fechado dentro do painel não interfira em nada na recepção, estou certo? Iria interferir se o plástico tivesse compostos metálicos em sua composição ou pintura, mas creio que não seja o caso, me parece um plástico bem simples esse do painel.
Estamos aguardando fotos para ver como ficou!
Abs.
Fotos, ruins mais fotos de celular.
É Agardim, vc tem razão agora que já esta tudo no lugar acho até difícil pedir para fazer outro acabamento, mas quem sabe um dia... rsrs
No meu caso como registro muitas trilhas, constantemente preciso passa-las para o computador por isso deixei o cabo saindo no porta luvas, foi o que deu mais trabalho pois o cabo pega em baixo do aparelho e tive que furar um quadradinho no plástico dentro do painel. A alimentação tb vou passar para o 12v do relógio mas tenho que arrumar uma chave de teste para não fazer besteira. Por enquanto continua no isqueiro como na foto.
Quanto ao som este GPS escolhe uma estação de radio, então não necessita cabos extras para o rádio. Se tiver outros carros próximos na mesma estação da até para fazer uma festa. :mrgreen::mrgreen:
Sobre a questão de ligar e desligar, é exatamente o q vc falou, uma mão na roda, e por fim o sinal não senti mudanças, ta bacana.
Abs.
Cabos ...................
MJPS, mande fotos mais "em foco" para que possamos ter uma idéia de como poderemos copiar !!! O espaço me parece estreito, a tela do gps aparece inteira ou parte do mapa fica escondido?
Segue reportagem sobre qual o lugar ideal para colocarmos o GPS:
http://www.gazetadopovo.com.br/automoveis/conteudo.phtml?tl=1&id=1066221&tit=Qual-e-o-melhor-lugar-no-carro-para-instalar-o-GPS
eu não concordo que não seja no centro do painel, mas fica a dica do profissional.
Abraço!
Olá amigo.
Tenho 2 considerações a fazer sobre essa reportagem:
1) O profissional tá falando só de GPS. No meu caso tem TV Digital tambem e não fica legal deixar no canto, pois ai eu me torno um egoísta, fico com a TV só pra mim. Pessoa no banco do passageiro e atrás não terão como ver direito.
2) O profissional está falando de colocar GPS portátil, desses que cola no vidro! Por isso que ele cita a obstrução da visão do motorista! No nosso caso, que estaremos colocando num lugar do painel que já existe, não vai obstruir nada mais e nem nada menos do que já é, ou seja, neste caso do nosso projeto essa regra acaba não se aplicando.
Abraço!
Estou esperando as fotos para fazer a instalação na minha TR4, neste meio tempo seguem duas fotos que encontrei na internet.
O gerente da MIO sugere o GPS que usa ventosa preso na lateral mas para quem pode ter o GPS instalado no painel do carro não tem que pensar muito, no centro é o melhor lugar, até porque o passageiro também pode consultar caso esteja em meio a um trânsito complicado.
Pro meu gosto essa instalação da foto que o BrunoBB mandou ficou perfeita, nota 1000!!! É exatamente nisso que quero chegar.
Dá impressão que quem fez essa instalação mandou fazer a peça de cima do acabamento mais alta não?? Ou é só impressão minha?
Fotos, ruins mais fotos de celular.
É Agardim, vc tem razão agora que já esta tudo no lugar acho até difícil pedir para fazer outro acabamento, mas quem sabe um dia... rsrs
No meu caso como registro muitas trilhas, constantemente preciso passa-las para o computador por isso deixei o cabo saindo no porta luvas, foi o que deu mais trabalho pois o cabo pega em baixo do aparelho e tive que furar um quadradinho no plástico dentro do painel. A alimentação tb vou passar para o 12v do relógio mas tenho que arrumar uma chave de teste para não fazer besteira. Por enquanto continua no isqueiro como na foto.
Quanto ao som este GPS escolhe uma estação de radio, então não necessita cabos extras para o rádio. Se tiver outros carros próximos na mesma estação da até para fazer uma festa. :mrgreen::mrgreen:
Sobre a questão de ligar e desligar, é exatamente o q vc falou, uma mão na roda, e por fim o sinal não senti mudanças, ta bacana.
Abs.
Legal, até que por não ter sofrido nenhuma modificação ficou bom, eu imaginava que comeria mais da tela.
Quanto ao som sair no FM, eu tinha pensado nisso, mas me falaram que dá muito chiado e interferencia e que não fica bom. Não procede a informação então?
E quanto ao cabo USB, já que voce citou que deu trabalho e pra mim isso nem é importante, acho que vou deixar sem mesmo. 1 vez por ano eu abro ele e atualizo, é tranquilo de abrir mesmo... lógico que se for igual voce que carrega e descarrega trilha direto, ai tem que fazer isso do cabo mesmo, senão em pouco tempo os encaixes ficam tão gastos de por e tirar que a peça nem para no lugar mais. :)
MJPS, mande fotos mais "em foco" para que possamos ter uma idéia de como poderemos copiar !!! O espaço me parece estreito, a tela do gps aparece inteira ou parte do mapa fica escondido?
O Marcio comentou no post de ontem quando ele fez essa instalação que perdeu 0,5 cm da tela usando o acabamento original.
Para não perder nada, tem que mandar refazer em fibra essa peça da frente, pois a original vai afunilando pra dentro até chegar no relógio e acaba ficando com pouca altura.
Agardim:
A foto da TR4 com o GPS parece ser uma peça maior, ou existiu esta opção lá fora ou foi encomendada. Esta é a minha idéia, encontrar alguém que trabalhe muuuuuuito bem com fibra para fazer uma peça nova para encaixar o gps de modo que a tela toda fique exposta, nem cortando o acabamento interno original é possível encaixar o gps de modo que toda tela fique exposta.
Bruno,
Se voce tirar essa parte de cima do painel central da TR4 vai ver que essa peça do acabamento é composta de 2 partes: 1) A cúpula que fica bem por cima mesmo. 2) A frente que dá o acabamento. Uma peça é presa à outra por 2 parafusos simples. Se voce tirar essa parte do acabamento da frente e deixar só a cúpula vai ver que por dentro ali tem espaço de sobra para colocar o GPS, inclusive em altura.
Se voce pegar a peça da frente, que dá acabamento, vai ver que ela começa com uma altura tambem mais do que suficiente para encaixar a tela, mas ela vai estreitando pra dentro até terminar no final nessa altura pequena onde fica o relógio.
Creio eu que os modelos importados que tem o GPS de fábrica tenham apenas essa peça da frente diferente, em um formato que não afunile pra dentro, isto é, mantem a mesma altura do começo ao fim da peça. Essa peça dos nossos TR4 aqui devem ter sido feitas exclusivamente para o Brasil ou para outros países que tambem tiram o GPS para reduzir custos.
O desafio dessa empresa que trabalha com fibra será fazer não a peça toda, mas apenas a parte da frente dela mesmo, o que não digo que seja fácil, mas é bem menos crítico. Existe uma empresa aqui em Campinas especializada em tunning de carro e eles são bem famosos por modificar painéis de carro com fibra, inclusive um amigo aqui do fórum usou o serviço deles para refazer esta peça e pelo menos visto em fotos ficou perfeito.
Vou pagar para ver, assim que chegar o GPS que comprei vou levar o carro lá e encomendar uma peça dessa, eles cobram 350 reais.
Tentarei colocar fotos com boa resolução depois para que possam tirar suas conclusões.
Realmente cortar essa peça não vai ficar bom, vai ficar totalmente sem acabamento.
Pra quem tiver fuçando e tentando ligar o GPS no lugar do relógio, segue descrição de sinais que pode ajudar.
Ao abrir a parte de cima do acabamento, vai ter o módulo do relógio onde chega um cabo que termina em um conector de 4 vias.
Este conector tem cada uma de suas 4 vias identificadas, sendo elas: ACC, +B, ILL+ e GND.
GND seria o terra.
ILL+ seria uma tensão de 12V que só está presente quando se acende a lanterna ou farol do carro. No caso do meu TR4 esse fio nem existe, está só o lugar dele... não sei se modelos mais antigos ou mais novos pode ter esse fio presente.
+B seria uma tensão de 12V que vem direto da bateria, ou seja, vai estar sempre presente independente do carro estar ligado ou não.
ACC seria uma tensão de 12V que só vai estar presente quando vira a chave para a primeira posição ou quando liga o carro.
No caso este seria o fio a ser usado para alimentar o GPS.
Mas atenção: a maioria dos GPSs não pode receber 12V direto. Eles trabalham com 5V. Isso implica em usar um conversor 12V - 5V.
Para quem é do ramo da eletronica, um chip 7805 resolveria o problema de forma barata e muito simples.
Para quem não é do ramo, pode-se usar um conversor já pronto, que pode ser aproveitado daqueles adaptadores de carregar GPS no carro.
A quem for executar o projeto, boa sorte! :concordo:
Lantimant
01/04/2012, 14:40
Pra quem tiver fuçando e tentando ligar o GPS no lugar do relógio, segue descrição de sinais que pode ajudar.
Ao abrir a parte de cima do acabamento, vai ter o módulo do relógio onde chega um cabo que termina em um conector de 4 vias.
Este conector tem cada uma de suas 4 vias identificadas, sendo elas: ACC, +B, ILL+ e GND.
GND seria o terra.
ILL+ seria uma tensão de 12V que só está presente quando se acende a lanterna ou farol do carro. No caso do meu TR4 esse fio nem existe, está só o lugar dele... não sei se modelos mais antigos ou mais novos pode ter esse fio presente.
+B seria uma tensão de 12V que vem direto da bateria, ou seja, vai estar sempre presente independente do carro estar ligado ou não.
ACC seria uma tensão de 12V que só vai estar presente quando vira a chave para a primeira posição ou quando liga o carro.
No caso este seria o fio a ser usado para alimentar o GPS.
Mas atenção: a maioria dos GPSs não pode receber 12V direto. Eles trabalham com 5V. Isso implica em usar um conversor 12V - 5V.
Para quem é do ramo da eletronica, um chip 7805 resolveria o problema de forma barata e muito simples.
Para quem não é do ramo, pode-se usar um conversor já pronto, que pode ser aproveitado daqueles adaptadores de carregar GPS no carro.
A quem for executar o projeto, boa sorte! :concordo:
Pessoal, estou comprando essa semana as peças.
Fiz, recentemente, a nova instalaçao do DVD da frente, com telas nos bancos traseiros, (sim, como o espaço traseiro da TR4 é bem pequena, ficou um pouco estranho, ver a tela do DVD, ficou tipo cadeira da Azul Linhas Aéras, só que um pouco mais próximo do carona.. mas.. isso eh detalhe.. ) Coloquei o Playstation 3, que tem controles sem fio, atrás, e um conversor de TV Digital e um DOC do Iphone no porta trecos na frente da marcha.
No porta luvas, instalei um seletor de canais RCA com as entradas dos 3 canais e todas as vezes que preciso mudar o sinal, abro o porta luvas e acesso o seletor.. ficou simples (é só não ter muita coisa no porta luvas, rsrs)
Bom, após essas mudanças me empolguei em esconder todos os fios e como ja tinha um Gramin Oregon 550 no vidro da frente (ele é Wide mas é em pé "vertical" e tem tela de 3 Pol.. O Oregon não eh lá a milésima maravilha para navegar em cidade, pq é de visor pequeno e pouco recomendado para carros... mas é excelente em trilhas 4x4 e moto.. sem falar que eh portátil.)..
Bem, resolvi instalar um novo GPS, de tela maior, e wide na horizontal (comum) e procurando como fazer encontrei esse tópico.
Fiz algumas medições no carro e vou conseguir adaptar um Garmin Nuvi 1310 de 4,3 pol.. vou fazer isso em até duas semanas, estou adquirindo ainda as peças.
Vou ligar o Garmin em um adaptador de esqueiro, e usar o próprio plug 5v que vem com ele.. vou usar o 12v ACC do próprio relógio. Atrás do painel tem espaço pra enrolar o fio, com plug no adaptad
Vou passar o cabo USB para o porta luvas.
Chegando o material eu vou fazendo fotos e duranto o processo de isntalação também.. depois eu posto.. abraços
Felipe
davidfarhat
01/04/2012, 19:56
No aguardo das fotos!!
DDanBrazil
02/04/2012, 14:55
Também espero colocar um GPS ali no lugar....
Alguém conhece alguma loja que trabalha com fibra de vidro aqui em Bsb?
Achei isso tbm no E-bay, mas não sei de "qual Pajero" que é:
339492
Mitsubishi Montero (Pajero) Compass Temp Oil pressure Voltage multi meter Gauge | eBay (http://www.ebay.com/itm/Mitsubishi-Montero-Pajero-Compass-Temp-Oil-pressure-Voltage-multi-meter-Gauge-/260987156212?hash=item3cc40bf6f4&item=260987156212&pt=Motors_Car_Truck_Parts_Accessories&vxp=mtr)
Lantimant
13/04/2012, 23:16
Gps Instalado..
DDanBrazil
20/04/2012, 19:12
Gps Instalado..
mostre as fotos........
:bye:
FabioTr4
26/04/2012, 17:14
Olá popoli...
Só para registro: Utilizo o GPS e aplicativo de trakking de meu celular. Até aí.... mas tanto o Nokia N95 como o N8 se encaixam perfeitamente no vão do relógio da TR4 sendo necessário apenas 4 "batentes" de eva (daqueles adesivos) para não cair na trepidação.
DDanBrazil
30/04/2012, 12:33
Enquanto não faço o suporte de fibra de vidro, vou improvisando com um suporte Tabajara no painel:
344077 344078 344079
Fixado na parte interna do cinzeiro com parafuso, arruela, arruela de pressão, o'ring.
Permite o uso normal do cinzeiro e do acendedor (tomada 12V).
DDanBrazil
30/04/2012, 12:37
Espero ver as fotos das outras viaturas também.
Uma visão do banco do motorista.
344082
Como utilizo o GPS apenas como detector de radares, ficou bom.
A Tela de 5" deu a largura perfeita do painel.
Não atrapalha nenhuma marcha:
344083
DDanBrazil esta posição do GPS não é segura pois para fazer qualquer consulta terá que parar o carro ou então vai dirigir um tempo às cegas enquanto olha para baixo. Minha "não" humilde opinião.
DDanBrazil
30/04/2012, 14:45
DDanBrazil esta posição do GPS não é segura pois para fazer qualquer consulta terá que parar o carro ou então vai dirigir um tempo às cegas enquanto olha para baixo. Minha "não" humilde opinião.
Entendido... só uso ele para avisar os radares mesmo.
E.S RIO DE JANEIRO
06/02/2013, 18:21
conhecem alguém do Rio de Janeiro que possa fazer esse acabamento?
Moises_sfs
18/04/2013, 23:51
Agardim,
eee aee, conseguiu bolaa uma forma de poo o gps no lugar do relogio??
se sim, qual marca/modelo de gps?
e see sim, teve que fazer alguma mudança???
davidfarhat
19/04/2013, 08:47
Eu comecei a estudar agora como vou fazer o acabamento, quando tiver pronto posto fotos...
406685
Simas Mesquita
22/04/2013, 10:55
Eu comecei a estudar agora como vou fazer o acabamento, quando tiver pronto posto fotos...
406685
Ficou muito bom davidfarhat!!!
Galera, vou me juntar ao time!
Também não curto muito esse relógio e um GPS com TV Digital ali vai ficar show.
A título de curiosidade, meu Nexus X com a capa de borracha cabe ali certinho sem tirar o acabamento do relogio mas as vezes cai, é só improviso mesmo. Estou com um GPS de um amigo meu 4:3 pra fazer os testes e vou me dedicar a parte elétrica do negócio. Sou eletrotécnico e inclusive se alguem quiser tirar alguma duvida de eletrica/eletronica, to a disposição.
Se eu não me engano, ali em São Cristovão aqui no RJ tem uma loja que fabrica peças de plástico mediante projeto/cópia, vou tentar passar lá hoje ou quarta.
abs
Eu uso aquele espaço pra colocar meu iphone, que com uns adesivos de EVA fixa ali perfeitamente. Com isso uso o cel como navegador e player mp3 pro som.
Quando vou fazer trilha consegui adaptar ali um iPad e uso um programa de navegação, fica ótimo, só quando vai bater muito, muito mesmo tenho que tirar de lá pois acaba soltando.
O único problema desses esquemas é que fica um monte de fios pendurados pelo painel, e quero arrumar um esquema pra limpar o visual um pouco.
Estava pensando em algum jeito pra transferir aquela entrada p3 pro fundo do rádio e de lá puxar um cabo para a área do relógio, conseguindo assim ocultar o dito cabo.
Outra coisa que planejo fazer é instalar de alguma maneira uma porta usb ali naquela área do relógio, assim ocultaria o cabo de carregador também.
Estava pensando em colocar um desses conectores para isqueiro de carro, nos fios que alimentam o inútil relógio e ali colocar um adaptador usb onde eu conectaria os cabos de alimentação. Vi que na área ao redor do relógio tem espaço livre para ocultar tudo.
Algum colega tem sugestões de como fazer essas adaptações?
Edimar_Oliveira
23/04/2013, 21:16
Olha Nilsinho,
Abraço!
agardim, este post é bastante antigo e talvez vc nem veja minha pergunta, mas vou arriscar ...
Você saberia dizer qual a diferença entre os modelos GPS Garmin NUVI 40 4.3 Polegadas e GPS Garmin NUVI 2415LT 4.3 Polegadas? Ambos têm recurso Bluetooth, mas pela descrição, não deu para entender onde estão as diferenças, visto que o 2415 é mais de R$ 100,00 que o 40 ...
Se alguém tiver esta informação, por favor, comente.
Abraços,
andre.abreu
29/04/2013, 11:28
Eu tinha esta mesma dúvida! Existem várias diferenças entre ambos os aparelhos porém o que para nós amantes de 4x4 vale o investimento no 2415LT é a capacidade de gravar e exibir ROTAS gravadas ... veja um link comparativo com mais detalhes técnicos ... o quesito ROTAS o 2415LT aramazena 100 quanto que o modelo 40 não tem esta capacidade.
https://buy.garmin.com/pt-BR/BR/catalog/product/compareResult.ep?compareProduct=97142&compareProduct=92773
[]'s
Edimar_Oliveira
29/04/2013, 15:40
Que pena que não vi esta funcionalidade do site da Garmin, André! Não percebi esta diferença de "rotas" ... Já comprei o 40. Por enquanto vou quebrar o galho com ele mesmo. Mas numa próxima, vou fazer uma pesquisa mais cuidadosa.
Abraços,
Primeira postagem por aqui.
Em 2011 adquiri minha atual TR4, 2007/2008, e já na loja foi uma das primeiras coisas que observei: tirar aquele relógio ridículo e colocar um GPS. E fiz.
Utilizei um smartphone que estava com o conector USB danificado, um Sony Ericsson Xperia X10, usando ele, eu perco apenas 4mm do visor na posição deitada. Ao usar o APP de GPS Sygic, ficam omitidos apenas uma barra de status superior, indicando bateria e sinal.
416047
As laterais são bem menores, colei então dois pedaços de plástico de capas de trabalho encadernados, deixando apenas um furo para o dedo entrar na lateral, e alcançar o botão liga/desliga, que fica na parte superior do aparelho.
416048
416049
Colei todo o esquema com fita dupla-face, nada de furos. Reforcei a juntada toda com silver tape.
A vantagem de usar Android é o APP Torque, que faz leituras de todo sistema de injeção, através do OBD-II Bluetooth.
Segue resultado final:
416050
A carga do sistema, comprei um adaptador veicular USB (entrada 12V, saída 5V), fiz a ligação no chicote do relógio mesmo, usando o fio que é alimentado apenas com a chave na ignição.
Edimar_Oliveira
09/06/2013, 21:41
Eidinho, parabéns pelo post! Ficou simples e funcional. O meu TR4 é um 2007/2008 também. Por estes dias comprei um Garmin 2415LT e verei se ele se encaixará bem no mesmo local. Às dúvidas ... 1. Você tem conhecimento avançado de elétrica/eletrônica de automóveis, ou tudo o que você fez é possível com conhecimentos básicos sobre o assunto? 2. Como você soltou a capa do relógio? Removeu apenas com a pressão das mãos ou tem que usar algum tipo de alavanca? 3. Para carga, você removeu a ponta que encaixaria no acendedor de cigarros e ligou-a nos terminais que alimentam o relógio e a outra ponta é o encaixe normal na alimentação do aparelho, correto?
Obrigado, Edimar_Oliveira! Ficou sim, apesar do resultado físico final, o sistema foi desmontado a um tempo, pois, a capacidade de carga do adaptador USB utilizado é menor que a descarga da bateria quanto o APP do GPS está aberto.
Quanto as suas dúvidas:
1) Nível Curioso-Intermediário ;)
2) A Capa do relógio sai facilmente, uso um estrator de grampos por trás da peça, levantando-a. De tanto ter que remover, coloquei uma pequena fita preta(aquelas de laço) para puxar esta tampa mais facilmente;
3) Correto. Desmpntei o adaptador USB e, o terminal que iria ao acendedor, fiz a ligação no fio preto do chicote do relógio, e outro, SALVO NÃO ME ENGANO, é o azul, que alimenta 12v apenas com a chave do carro no contato.
Eidinho, parabéns pelo post! Ficou simples e funcional. O meu TR4 é um 2007/2008 também. Por estes dias comprei um Garmin 2415LT e verei se ele se encaixará bem no mesmo local. Às dúvidas ... 1. Você tem conhecimento avançado de elétrica/eletrônica de automóveis, ou tudo o que você fez é possível com conhecimentos básicos sobre o assunto? 2. Como você soltou a capa do relógio? Removeu apenas com a pressão das mãos ou tem que usar algum tipo de alavanca? 3. Para carga, você removeu a ponta que encaixaria no acendedor de cigarros e ligou-a nos terminais que alimentam o relógio e a outra ponta é o encaixe normal na alimentação do aparelho, correto?
Quanto ao Garmin 2415LT, o espaço do relógio é de 48mm, já a largura do display do GPS é de 58mm. Você dererá diminuir a abertura para cabê-lo.
Como a abertura do relógio começa largo e vai afilando, eu penso que ao começar a desbastar esta peça plástica, em um momento teremos uma abertura de 58mm. Farei isso um dia, sabendo que a peça estará perdida na hora de vender o carro.
Os Garmins são indiscutíveis na qualidade, e a interação é toda touch-sreen, já que o mesmo desliga e liga automaticamente com o carro.
Você tá com a faca e o queijo na mão. Vai ficar legal!
...Por estes dias comprei um Garmin 2415LT e verei se ele se encaixará bem no mesmo local.
davidfarhat
09/06/2013, 23:13
Eidinho, sua solução ficou muito boa! Parabéns!
Edimar_Oliveira
10/06/2013, 10:49
Eidinho, eu havia comprado o Garmin Nuvi 40, que dentre outras coisas, no site do vendedor, informava que ele tinha Bluetooth. Depois de ler um post aqui, que o forista informou sobre ele não ter a funcionalidade de salvar rotas e constatando no site da Garmin, que também não tinha Bluetooth, fiz contato com o site onde comprei e eles aceitaram a devolução dele. Então, esperei achar um preço bom e comprei o 2415, que é bem mais completo e deve chegar por estes dias.
Tenho pensado numa forma de usar o nicho do relógio sem que tenha que retirar ou fazer adaptações, mas sem o GPS, fica difícil imaginar como fazer. Mas não vejo problemas em cortar a capa para adaptar melhor o aparelho, por que não vejo a perspectiva de vender o TR4. Considerando a satisfação que estou tendo, acho que vai ser um jipe para a vida toda!
Quando fizer a minha adaptação coloco as fotos aqui também.
Abraços,
Primeira postagem por aqui.
Em 2011 adquiri minha atual TR4, 2007/2008, e já na loja foi uma das primeiras coisas que observei: tirar aquele relógio ridículo e colocar um GPS. E fiz.
Utilizei um smartphone que estava com o conector USB danificado, um Sony Ericsson Xperia X10, usando ele, eu perco apenas 4mm do visor na posição deitada. Ao usar o APP de GPS Sygic, ficam omitidos apenas uma barra de status superior, indicando bateria e sinal.
416047
As laterais são bem menores, colei então dois pedaços de plástico de capas de trabalho encadernados, deixando apenas um furo para o dedo entrar na lateral, e alcançar o botão liga/desliga, que fica na parte superior do aparelho.
416048
416049
Colei todo o esquema com fita dupla-face, nada de furos. Reforcei a juntada toda com silver tape.
A vantagem de usar Android é o APP Torque, que faz leituras de todo sistema de injeção, através do OBD-II Bluetooth.
Segue resultado final:
416050
A carga do sistema, comprei um adaptador veicular USB (entrada 12V, saída 5V), fiz a ligação no chicote do relógio mesmo, usando o fio que é alimentado apenas com a chave na ignição.
Muito bom!!! Parabéns por dividir a criatividade conosco!
Eidinho parabéns pela solução e por dividí-la conosco! Vou procurar um GPS com essa medida de referencia do Smartphone e tentarei fazer o mesmo!
Gostei da soluçao de nao ter furado nada, ficou bem original!
abs
Para quem quer algo diferente, sem perder a originalidade:
MITSUBISHI SHOGUN PININ LCD TEMP AND CLOCK DISPLAY | eBay (http://www.ebay.co.uk/itm/MITSUBISHI-SHOGUN-PININ-LCD-TEMP-AND-CLOCK-DISPLAY-/261217103543)
Shogun / Pajero é a mesma coisa;
TR4 / Pinin também.
Marcos Cruz
20/06/2013, 20:19
Galera. Só tenha a agradecer a todos pelos post's.
Já tinha desistido, mas agora vou fazer a adaptação.
Meu medo era quebra a peça, mas vi que é fácil tira-lá.
Ia comprar um Garmin Nuvi 2350, mas decidi comprar um 2415LT.
Valeu.
Marcos Cruz
20/06/2013, 21:05
Eu tinha esta mesma dúvida! Existem várias diferenças entre ambos os aparelhos porém o que para nós amantes de 4x4 vale o investimento no 2415LT é a capacidade de gravar e exibir ROTAS gravadas ... veja um link comparativo com mais detalhes técnicos ... o quesito ROTAS o 2415LT aramazena 100 quanto que o modelo 40 não tem esta capacidade.
https://buy.garmin.com/pt-BR/BR/catalog/product/compareResult.ep?compareProduct=97142&compareProduct=92773
[]'s
Boa noite Andre,
Você sabe a diferença entre o Garmin 2415LT e o modelo 2455LMT??
Será que o 2455 fica bom neste projeto também???
Valeu.
Edimar_Oliveira
25/06/2013, 22:06
Prezados, depois de ler bastante, principalmente neste tópico, e refletir muito a respeito das possíveis soluções, vi que o melhor local é mesmo onde fica o relógio, que no meu ponto de vista é descartável. Mas como esteticamente ele compõe bem o conjunto, pensei na melhor forma de instalar o GPS (Garmin nuvi 2415LT) sem mexer nele.
Tenho o privilégio aqui de contar com uma loja de acessórios automotivos de "primeira linha" - a Karvolks - e um profissional de lá (e competente Gerente), que considero um bom amigo, com muito talento e criatividade, o estimado Janquiel, popularmente conhecido como "Janjão". Aqui antecipo meus agradecimentos!
Bem, num primeiro momento imaginamos colocar o bracket do Garmin colado na parte frontal do relógio com fita dupla face. Fiz a tentativa em casa, mas como o cabo de força desce por trás do aparelho, na hora de apoiar sobre o painel, a dobra dele fazia uma alavanca, forçando a parte de cima do bracket se soltar ou seja, não funcionou. Deixei o TR4 na loja pela manhã e à tarde, o resultado é o que segue mais abaixo. Ele bolou um pequeno suporte que elevou o bracket e o aparelho, de forma que agora, a dobra do cabo não afeta em nada a fixação do GPS. No meu ponto de vista, não poderia ter ficado melhor, sem furações e sem afetar o painel! Apenas tive o cuidado de encomendar um bracket de reserva, por que assim eu poderei usar o GPS em outros veículos. Esta também era uma preocupação, por que instalando o GPS no local do relógio, não poderia retira-lo quando precisasse usar em outro veículo.
419025 419026 419028 419029 419030
Abraços,
Boa noite a todos!
Abri este tópico a vários anos atrás e depois de muitos contratempos acabei abandonando o projeto e não entrei mais no fórum desde então.
Resolvi retornar agora e fiquei muito satisfeito em ver que pegando um gancho neste tópico muita gente fez excelentes trabalhos e obteve resultados bem legais.
Cheguei muito próximo de adaptar meu GPS no lugar do relógio, mandei fazer uma peça nova de acabamento em fibra de vidro com as medidas para que a tela do GPS encaixe certinha por trás. Isso foi numa sexta-feira.
Quando foi na segunda, a loja que fazia a peça tinha falido e estava fechada. Sorte que não paguei nada adiantado.
Depois disso não achei mais nenhum lugar que faça este tipo de trabalho em fibra de vidro e o projeto acabou sendo abandonado novamente.
Agora estou aqui com um "computador de bordo" das TR4 nova. Longe de ser um GPS, mas pelo menos tem um visual mais moderno, marca data, hora e temperatura externa. Vou ver se coloco ele no lugar do relógio, pelo menos não é preciso adaptar peças de acabamento e já melhora bem o visual.
Continuem mandando fotos das "melhorias"! É legal compartilhar estas idéias.
Aliás, aquela adaptação de um smartphone que um colega aqui do fórum fez (eidinho), e aproveitando para já fazer a leitura dos dados da central da injeção eletronica via bluetooth ficou muito legal. Pra mim foi a melhor até agora! Parabéns!
Alexandre Carreira
27/12/2013, 10:19
Hey,
Acho que esse tópico não morre tão cedo, heim... rssss
Já o li e re-li umas 10x...
Estou comprando um Nuvi 255w e vou procurar alguém para refazer a peça em acrílico, conforme informado por diversas pessoas aqui no tópico... achei a melhor opção... por enquanto, vai ficar cortando um pouco da tela...
Assim que estiver tudo ok e no lugar, eu posto fotos...
Uma dica: existe um GPS da Garmin que possui 4.4cm de altura e como temos 4.5cm na peça original, ele se torna praticamente perfeito... é o Garmin NUVI 295w...
O problema que encontrei foi o preço e a dificuldade de achá-lo no Brasil... e quem tem lá fora vendendo usado não quer mandar pra cá... uma pena...
Somente por isso acabei desistindo dele... mas parece ser muito bom...
Segue:
https://buy.garmin.com/en-US/US/on-the-road/discontinued/nuvi-295w/prod73079.html
Att.
Alexandre Carreira.
Alexandre Carreira
07/01/2014, 11:58
Vamos lá, cambada!!!
Trabalho feito e gostaria de confessar que estou muito satisfeito... Quando comecei a cortar a peça, já tava pensando no trabalho que teria pra comprar uma peça dessa nova caso tivesse que dar um rollback... Mas graças a Deus, acho que não vai precisar... tão cedo não tiro o GPS dalí pra colocar aquele relógio horrorosooooo!!! kkkkk
O que foi feito...
Removi a moldura do relógio junto com a tampa, que é encaixada, como já sabemos... basta ir com uma chave de fenda e empurrar pra cima, com cuidado pra não marcar o painel, é claro... remover os 4 parafusos que encontram-se na parte debaixo do relógio, no fundo do espaço, e retirar o chicote para remove-lo por completo.
O GPS que usei foi o GARMIN 255W, sua tela possui 9,7cm x 5,7cm... peguei um pedaço de papelão e cortei exatamente nesse tamanho e ameacei dentro da peça pra saber até onde eu precisaria cortar... encostei a parte de cima do papelão na moldura e marquei até onde chegava na parte debaixo... comecei a cortar com uma serrinha, daquelas de madeira/ferro mesmo e ficou assim:
446002446003
O plástico é bem macio e acredito que até uma faca de serra resolva esse problema... o acabamento eu fiz com uma lixa fina e estilete para acertar...
O próximo passo foi colocar o GPS no local e prender... como cortei exatamente do tamanho do GPS, contando com as bordas, ele entrou bastante justo... Aproveitei os parafusos que existem prendendo as duas peças e coloquei uma borracha de pneu para dar firmeza... após isso, coloquei um pouco de cola quente na parte de cima e de baixo... ficou feio pois não tenho paciência nem muita intimidade com cola quente... kkkkk mas como vai ficar por dentro, a gente releva, certo? Ficou assim...
446006446007446008446009
A pior parte vem agora... na hora de instalar no local, o painel na parte frontal impede que a peça encaixe com o GPS junto... a peça original possui o formato mais ou menos como a linha preta abaixo... o corte necessário (do tamanho da largura do GPS) está exemplificado em vermelho... mais ou menos assim...
446010
A parte elétrica eu pensei em ligar no próprio chicote do relógio, mas identifiquei com um multímetro que ele não fica zerado... acredito que seja pra manter o relógio com a hora certa, mesmo com o carro desligado... este nem bateria deve ter... rs... como ele não zera a voltagem, eu prendi o chicote para não ficar fazendo barulho e passei o cabo do próprio GPS para dentro do porta luvas, para inicialmente ligar no isqueiro... no próximo final de semana irei embutir e ligar diretamente na caixa de fusível... aí o projeto estará completo... :)
No momento está assim...
446011446012
Na parte que sobra nas laterais do GPS, cerca de 0,5cm de cada lado, coloquei uma espuma cinza pois era a única que eu tinha, porém pretendo colocar uma borracha preta para dar um acabamento melhor...
O 255W não possui a função de sintonizar uma estação FM... mas nem precisou... pensei que o som fosse ficar abafado e percebi que se colocar no 100% de volume, o som fica nítido...
Espero que tenham gostado... Como falei anteriormente, estou bastante satisfeito em ter tirado aquele relógio muquirana...
Me coloco à disposição para ajudar a quem deseja fazer o mesmo dando dicas e explicando melhor como eu fiz, ok?
Abraços,
Alexandre Carreira.
Alexandre,
Parabéns pela coragem e pela disposição. Tentarei fazer o mesmo na minha, ainda mais pq o meu relógio tá queimado...
E quanto a alimentacao que tem ali pro relogio, vc pode usar sim. Sao 3 fios: o B+, o ACC+ e o negativo, se nao me engano. O que ocorre eh que o relogio eh alimentado pelo B+, fica sempre ligado. A iluminacao do relogio ligava sempre que vc poe a chave no ACC, logo, se vc fizer a ligacao pro GPS utilizando a alimentacao ACC+/-, o GPS vai ser alimentado sempre que vc ligar o carro. =)
Sds,
aeh parabéns! andei fazendo umas adaptações nessa parte também, depois posto!
fernold2k
17/02/2014, 13:57
O post morreu? Coloquem mais opções pessoal. Achei um computador de bordo da China (Scangauge IV) que tem o mesmo tamanho da abertura para o relógio. Ele é ligado via cabo OBDII que vem com ele. Acho que vou tentar.
Para quem não sabe a abertura exata é de 5"x 1 3/4" (127mm x 44,45mm)
simonfsferreira
19/02/2014, 12:46
Alguém ai já tentou olhar esse enclinometro da Fiat 2013/2014 se parece bastante com o painel do relógio.
Visor Enclinometro Bussola Fiat Strada Adventure 2013 2014 - R$ 220,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530840425-visor-enclinometro-bussola-fiat-strada-adventure-2013-2014-_JM)
Abraços
AirtonLieuthier
22/02/2014, 21:38
Vamos lá, cambada!!!
Trabalho feito e gostaria de confessar que estou muito satisfeito... Quando comecei a cortar a peça, já tava pensando no trabalho que teria pra comprar uma peça dessa nova caso tivesse que dar um rollback... Mas graças a Deus, acho que não vai precisar... tão cedo não tiro o GPS dalí pra colocar aquele relógio horrorosooooo!!! kkkkk
O que foi feito...
Removi a moldura do relógio junto com a tampa, que é encaixada, como já sabemos... basta ir com uma chave de fenda e empurrar pra cima, com cuidado pra não marcar o painel, é claro... remover os 4 parafusos que encontram-se na parte debaixo do relógio, no fundo do espaço, e retirar o chicote para remove-lo por completo.
O GPS que usei foi o GARMIN 255W, sua tela possui 9,7cm x 5,7cm... peguei um pedaço de papelão e cortei exatamente nesse tamanho e ameacei dentro da peça pra saber até onde eu precisaria cortar... encostei a parte de cima do papelão na moldura e marquei até onde chegava na parte debaixo... comecei a cortar com uma serrinha, daquelas de madeira/ferro mesmo e ficou assim:
446002446003
O plástico é bem macio e acredito que até uma faca de serra resolva esse problema... o acabamento eu fiz com uma lixa fina e estilete para acertar...
O próximo passo foi colocar o GPS no local e prender... como cortei exatamente do tamanho do GPS, contando com as bordas, ele entrou bastante justo... Aproveitei os parafusos que existem prendendo as duas peças e coloquei uma borracha de pneu para dar firmeza... após isso, coloquei um pouco de cola quente na parte de cima e de baixo... ficou feio pois não tenho paciência nem muita intimidade com cola quente... kkkkk mas como vai ficar por dentro, a gente releva, certo? Ficou assim...
446006446007446008446009
A pior parte vem agora... na hora de instalar no local, o painel na parte frontal impede que a peça encaixe com o GPS junto... a peça original possui o formato mais ou menos como a linha preta abaixo... o corte necessário (do tamanho da largura do GPS) está exemplificado em vermelho... mais ou menos assim...
446010
A parte elétrica eu pensei em ligar no próprio chicote do relógio, mas identifiquei com um multímetro que ele não fica zerado... acredito que seja pra manter o relógio com a hora certa, mesmo com o carro desligado... este nem bateria deve ter... rs... como ele não zera a voltagem, eu prendi o chicote para não ficar fazendo barulho e passei o cabo do próprio GPS para dentro do porta luvas, para inicialmente ligar no isqueiro... no próximo final de semana irei embutir e ligar diretamente na caixa de fusível... aí o projeto estará completo... :)
No momento está assim...
446011446012
Na parte que sobra nas laterais do GPS, cerca de 0,5cm de cada lado, coloquei uma espuma cinza pois era a única que eu tinha, porém pretendo colocar uma borracha preta para dar um acabamento melhor...
O 255W não possui a função de sintonizar uma estação FM... mas nem precisou... pensei que o som fosse ficar abafado e percebi que se colocar no 100% de volume, o som fica nítido...
Espero que tenham gostado... Como falei anteriormente, estou bastante satisfeito em ter tirado aquele relógio muquirana...
Me coloco à disposição para ajudar a quem deseja fazer o mesmo dando dicas e explicando melhor como eu fiz, ok?
Abraços,
Alexandre Carreira.
Ficou muito interessante e legal seu esquema...
Vi, nas outras mensagens, que alguém falou sobre o GPS da Foston de 4,3"...alguém chegou a ver se ele cabe?
Acho que vou tentar implementar esse na minha...
Por enquanto, a única coisa que fiz foi a troca da iluminação do painel...e já confesso que ficou muito legal...
A iluminação original é feita por lâmpadas tipo T5 (pinguinho ou esmagadinha) branca com uma cobertura de borracha azul.
Substitui por led's azul da Autopoli...
452382
O resultado ficou assim:
452383O relógio...
452384 Os comandos do AC (já devidamente reposicionados pro lugar do porta trecos)
452385O painel (apenas com led T5 no marcador de combustível e temperatura).
O resto utiliza T10.
O gps da Foston tem aquele botão de ligar e desligar...ele não desliga qdo a fonte de alimentação é desligada. Existe algum esquema para se ligar uma chave direto nele ou fazer ele acionar apenas qdo alimentado de energia?
Abraços
fernold2k
24/02/2014, 10:38
Ficou muito interessante e legal seu esquema...
Vi, nas outras mensagens, que alguém falou sobre o GPS da Foston de 4,3"...alguém chegou a ver se ele cabe?
Acho que vou tentar implementar esse na minha...
Por enquanto, a única coisa que fiz foi a troca da iluminação do painel...e já confesso que ficou muito legal...
A iluminação original é feita por lâmpadas tipo T5 (pinguinho ou esmagadinha) branca com uma cobertura de borracha azul.
Substitui por led's azul da Autopoli...
452382
O resultado ficou assim:
452383O relógio...
452384 Os comandos do AC (já devidamente reposicionados pro lugar do porta trecos)
452385O painel (apenas com led T5 no marcador de combustível e temperatura).
O resto utiliza T10.
O gps da Foston tem aquele botão de ligar e desligar...ele não desliga qdo a fonte de alimentação é desligada. Existe algum esquema para se ligar uma chave direto nele ou fazer ele acionar apenas qdo alimentado de energia?
Abraços
Bem amigo,
Estou trabalhando na colocação do GPS Foston FS-470DC. Ele tem câmera de ré, Bluetooth e tela 4.3. É exatamente do mesmo tamanho do FS-460DT.
Encontrei os seguinte problemas:
- O carregador é conectado na lateral do aparelho. Desta maneira, o corte na parte inferior da moldura tem que ser maior.
- O segundo e maior problema ficou por conta da inclinação do GPS. Como o corte na moldura é feito apenas na parte inferior, o GPS fica inclinado dificultando a visualização principalmente no modo noturno.
Comprei mais duas molduras de proteção do relógio para fazer mais testes. Depois posto algumas fotos.
Com relação ao desligamento, o navegador do GPS pode ser programado para hibernar assim que desligar a chave do carro.
Um abraço!
Fernando
AirtonLieuthier
25/02/2014, 12:16
Bem amigo,
Estou trabalhando na colocação do GPS Foston FS-470DC. Ele tem câmera de ré, Bluetooth e tela 4.3. É exatamente do mesmo tamanho do FS-460DT.
- O carregador é conectado na lateral do aparelho. Desta maneira, o corte na parte inferior da moldura tem que ser maior.
- O segundo e maior problema ficou por conta da inclinação do GPS. Como o corte na moldura é feito apenas na parte inferior, o GPS fica inclinado dificultando a visualização principalmente no modo noturno.
Comprei mais duas molduras de proteção do relógio para fazer mais testes. Depois posto algumas fotos.
Com relação ao desligamento, o navegador do GPS pode ser programado para hibernar assim que desligar a chave do carro.
Um abraço!
Fernando
Poxa, Valeu Fernando...me ajudou bastante.
Meu GPS é exatamente o mesmo que o seu.
Hj cedo, desmontei a moldura do relógio e encaixei o GPS, percebendo que o mesmo não encaixava.
Retirei a parte frontal da moldura e deu uma melhorada...
Veja como ficou:
452729452730
Percebi que uma pequena adaptação no moldura frontal resolveria...
Onde vc arrumou essa moldura?
Estou com um pouco de dificuldade pra achar a mesma...sou do litoral de SP.
Se não conseguir, tentarei fazer de fibra de vidro...
Abração e obrigado por enquanto.
fernold2k
25/02/2014, 12:50
Aqui em Belo Horizonte achei na Korea Auto Peças. Eles desmontaram 3 TR4 batidas. Fiquei sabendo e comprei duas proteções. Paguei R$ 50,00 em cada. Estão meio avariadas porque parece que jogaram o painel de qualquer jeito, mas como me interessa somente a parte frontal tá de boa.
Da forma como colocou o GPS acho que a melhor opção seria colocar apenas um tipo de tampa de fibra ou ABS. Acho que ficaria legal.
AirtonLieuthier
25/02/2014, 13:16
Aqui em Belo Horizonte achei na Korea Auto Peças. Eles desmontaram 3 TR4 batidas. Fiquei sabendo e comprei duas proteções. Paguei R$ 50,00 em cada. Estão meio avariadas porque parece que jogaram o painel de qualquer jeito, mas como me interessa somente a parte frontal tá de boa.
Da forma como colocou o GPS acho que a melhor opção seria colocar apenas um tipo de tampa de fibra ou ABS. Acho que ficaria legal.
Boa idéia...retirei o frontal e vou tirar medidas e fazer algo...
A idéia do ABS também é interessante, posso fazer apenas uma tampa...mas tentarei manter o mesmo padrão da moldura original.
Abração e novamente, obrigado.
AirtonLieuthier
25/02/2014, 21:56
Bem amigo,
Um abraço!
Fernando
Fernando, boa noite. Percebi que o meu GPS é o modelo FS - 460 DT.
Não consegui achar, em suas configurações, a opção para que o mesmo hiberne após o desligamento da energia. Saberia me informar se existe no meu modelo tal função?
Senão, serei obrigado a tentar colocar um botão para desligar o mesmo logo acima da moldura.
Abraços
AirtonLieuthier
27/02/2014, 22:14
Eu acho que agora sai...comprei a resina...e vou fazer uns moldes de alumínio pra fazer as peças de fibra de vidro..
Vamos ver que bicho que vai dar...
453082
fernold2k
28/02/2014, 21:02
Eu acho que agora sai...comprei a resina...e vou fazer uns moldes de alumínio pra fazer as peças de fibra de vidro..
Vamos ver que bicho que vai dar...
453082
Para o GPS desligar quando desliga a alimentação basta adicionar o seguinte comando no arquivo sys.ini na raiz da pasta do GPS:
[interface]
shutdown_time=10
Onde 10 representa o tempo em segundos para hibernação. Provavelmente a linha interface já deve estar lá no começo do arquivo.
fernold2k
28/02/2014, 22:18
Seguindo o guia do nosso amigo Alexandre Carreira fiz algumas adaptações para colocar um GPS Foston FS-460DC de 4.3" no lugar do relógio.
Primeiro retirei o relógio completo, inclusive os suportes (mandei fabricar um suporte novo de metal para fixar o GPS nele e não na proteção).
Tipo assim o suporte:
453187
Mas isso fica pra depois.
Cortei os cabos que alimentam o relógio, apenas o preto (-Terra) e o azul (+ACC). Os outros mantive intactos.
Peguei um adaptador de acendedor-USB, desmontei e soldei o +ACC na parte inferior do acendedor, e o -Terra na parte superior. Não pode inverter. A alimentação tem que ser negativo nas laterais e positivo no fundo do contrário você pode queimar seu GPS.
453188453189
Depois de feita a ligação isole MUITO BEM. Você não vai querer um curto-circuito. Quando chegar meu conversor adequado vou trocar.
Car Charger DC Converter Module 12V To 5V 3A 15W with USB Mounting Hole NI5L-in Car Charger from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Car-Charger-DC-Converter-Module-12V-To-5V-3A-15W-with-USB-Mounting-Hole-NI5L/1107806164.html)
Em seguida, cortei a proteção da mesma forma que o Alexandre explicou (comprei mais duas para garantir). Acontece que o GPS dele tinha a alimentação em outro ponto e o meu tem alimentação lateral. Sendo assim tive que aumentar o corte, e vou ter que aumentar mais ainda quando chegar o meu GPS FS-470DT que tem entrada para câmera de ré, pois os dois saem na lateral.
Foi tipo isso:
453190453191
Depois do corte fui na internet e achei um cabo que pode ser melhor e diminuir o corte:
453192
Wholesale Product Snapshot Product name is Left Angled 90 Degree Mini USB B Type 5pin Male to USB 2.0 Male Data Cable 0.5M U2-057-0.5M (http://www.aliexpress.com/snapshot/6028287997.html)
Aqui custa 50 Dilmas no Aliexpress 4 Obamas. Claro que comprei na China.
Passei fita pra todo lado. Ficou firme. Depois de tudo montado achei que só GPS seria pouco. Procurei por um scanner automotivo tipo o Torque, só que para Windows CE (a maioria dos GPS usam este sistema). Achei o hobdrive hobDrive - OBD-II trip computer for Windows Mobile, GPS devices and carputers ? hobDrive (http://www.hobdrive.com/). Muito top. Mas tem que ter um leitor de OBDII via Bluetooth. O meu comprei na China também.
453193
Latest Version V2.1 Super Mini ELM327 Bluetooth OBD2 Scanner ELM 327 Bluetooth For Multi brands CAN BUS Supports All OBD2 Model-in Code Readers & Scan Tools from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Latest-Version-V2-1-Super-Mini-ELM327-Bluetooth-OBD2-Scanner-ELM-327-Bluetooth-For-Multi-brands/808159089.html)
Só que para instalar o Hobdrive eu teria que acessar o Windows do meu GPS, aí um amigo meu me passou um programa que colocado no cartão de memória do GPS e mudando o caminho para acessar o Igo, permite que você acesse o Windows do aparelho. Tem uns links legais para aprender mais:
https://www.youtube.com/watch?v=TceTGSFF81E
Como Fazer um Menu Personalizado Para o Seu GPS Sem Colocar o Aparelho em Risco - GPS.Pezquiza.com GPS.Pezquiza.com (http://gps.pezquiza.com/gps/como-fazer-um-menu-personalizado-para-o-seu-gps-sem-colocar-o-gps-em-risco/)
Deem uma olhada.
Bem, depois disso coloquei o Hobdrive nele, descobri que minha TR4 poderia fazer o controle do gasto pelo sensor MAP. O resultado foi na minha opinião muito bom.
453194453195453196453197453198
O Hobdrive marca consumo, temperatura, rotação e mais um monte de coisas, ainda faz diagnóstico.
453199
Depois de tudo feito, agora achei a proteção maior no Japão e comprei. Vamos ver se chega e se cabe.
453200
Abraços.
Fernando
AirtonLieuthier
01/03/2014, 13:04
Simplesmente perfeito, Fernando...
Comecei a fazer o molde pra fazer a moldura em fibra de vidro...como vou trabalhar o carnaval inteiro, vai ser meio difícil concluir a mesma no feriado.
Vou fazer essa dica de comando pro GPS desligar com 10 segundos, obrigado novamente.
Abração e parabéns
AirtonLieuthier
01/03/2014, 13:09
453188453189
Fernando, esse conector que está aparecendo nas fotos...
Onde vc arrumou ele?
Abraços
fernold2k
04/03/2014, 16:20
453188453189
Fernando, esse conector que está aparecendo nas fotos...
Onde vc arrumou ele?
Abraços
Esse é um adaptador comum de acendedor veicular para USB. Aí desmontei e soldei os cabos diretamente nele.
AirtonLieuthier
04/03/2014, 16:35
Esse é um adaptador comum de acendedor veicular para USB. Aí desmontei e soldei os cabos diretamente nele.
Obrigado, tentarei achar o mesmo para comprar...
Já fiz o molde da moldura e comecei a resinar a peça...
Veja como está ficando...
453442 O molde pronto...agora, resinado e com uma camada de fibra de vidro...
453443Qdo secar e estiver com mais uma demão, poderei trabalhar nele.
Abraços
fernold2k
04/03/2014, 17:14
Obrigado, tentarei achar o mesmo para comprar...
Já fiz o molde da moldura e comecei a resinar a peça...
Veja como está ficando...
453442 O molde pronto...agora, resinado e com uma camada de fibra de vidro...
453443Qdo secar e estiver com mais uma demão, poderei trabalhar nele.
Abraços
Muito bacana. Não tenho tanta habilidade...
AirtonLieuthier
04/03/2014, 17:35
Para o GPS desligar quando desliga a alimentação basta adicionar o seguinte comando no arquivo sys.ini na raiz da pasta do GPS:
[interface]
shutdown_time=10
Onde 10 representa o tempo em segundos para hibernação. Provavelmente a linha interface já deve estar lá no começo do arquivo.
Amigo, boa tarde.
Consegui abrir os parametros do GPS na pasta raíz do IGo (espero que esteja o lugar correto)....pesquisei por arquivos com o nome de "sys.ini" e o único lugar que achei foi nessa pasta...
Procurei nas linhas de comando e não achei "interface".
Acha que devo acrescentar nesse lugar essa linha de comando?
Detalhe, o tempo deve estar entre "aspas"?
Abraço
fernold2k
05/03/2014, 09:56
Amigo, boa tarde.
Consegui abrir os parametros do GPS na pasta raíz do IGo (espero que esteja o lugar correto)....pesquisei por arquivos com o nome de "sys.ini" e o único lugar que achei foi nessa pasta...
Procurei nas linhas de comando e não achei "interface".
Acha que devo acrescentar nesse lugar essa linha de comando?
Detalhe, o tempo deve estar entre "aspas"?
Abraço
Adicione a linha exatamente igual está no tópico anterior.
[Interface]
shutdown_time=10
Salve e faça o teste. Lembre-se que sua fonte de alimentação tem que desligar quando você desliga a chave do carro. O acendedor da TR4 funciona assim.
AirtonLieuthier
05/03/2014, 11:38
[Interface]
shutdown_time=10
Salve e faça o teste. Lembre-se que sua fonte de alimentação tem que desligar quando você desliga a chave do carro. O acendedor da TR4 funciona assim.
Certo...mas a pasta em que estou salvando...será essa a correta?
Eu vou utilizar a alimentação de energia do relógio também nesse procedimento.
Abraços
AirtonLieuthier
05/03/2014, 13:10
fernold2k (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/81266.html), se puder, me dê uma luz.
Abrindo o GPS no modo USB, tenho a seguinte tela:
453528
Aí, fico na dúvida onde modificar o tal arquivo...
Seria nessa pasta
453529
E nesse arquivo
453530
Ou seria nesse outro caminho
453531
Depois, nessa pasta
453532
E depois, nesse arquivo printado
453533
O arquivo "Settings" seria esse?
453534
Agradeço pela ajuda...e peço desculpas aos colegas da comunidade, por ser uma dúvida (de informática) em vez da moldura em si.
Abraços
fernold2k
05/03/2014, 14:12
fernold2k (http://www.4x4brasil.com.br/forum/membro-4x4-Brasil/81266.html), se puder, me dê uma luz.
Abrindo o GPS no modo USB, tenho a seguinte tela:
453528
Aí, fico na dúvida onde modificar o tal arquivo...
Seria nessa pasta
453529
E nesse arquivo
453530
Ou seria nesse outro caminho
453531
Depois, nessa pasta
453532
E depois, nesse arquivo printado
453533
O arquivo "Settings" seria esse?
453534
Agradeço pela ajuda...e peço desculpas aos colegas da comunidade, por ser uma dúvida (de informática) em vez da moldura em si.
Abraços
É na pasta IGO. O arquivo sys.ini que está na raiz. Você vai acrescentar no início do arquivo mesmo. Aí com o GPS ligado na tomada mesmo você pode fazer o teste. Só tirar o carregador e ele vai perguntar se quer vai desligar.
AirtonLieuthier
05/03/2014, 14:32
É na pasta IGO. O arquivo sys.ini que está na raiz. Você vai acrescentar no início do arquivo mesmo. Aí com o GPS ligado na tomada mesmo você pode fazer o teste. Só tirar o carregador e ele vai perguntar se quer vai desligar.
Beleza, já modifiquei e vou testar.
Obrigado novamente
arnaldobadaro
05/03/2014, 20:15
Olá pessoal.
Por acaso, alguém já tentou substituir esse simples relógio da nossa TR4 pelo, "menos pior" da nova tr4?
Tid Computador D Bordo Digital Central Visor P Pajero Tr4 - R$ 390,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-538224707-tid-computador-d-bordo-digital-central-visor-p-pajero-tr4-_JM)
Será que dá certo? O encaixe elétrico é o mesmo?
Obrigado.
fernold2k
05/03/2014, 20:37
Olá pessoal.
Por acaso, alguém já tentou substituir esse simples relógio da nossa TR4 pelo, "menos pior" da nova tr4?
Tid Computador D Bordo Digital Central Visor P Pajero Tr4 - R$ 390,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-538224707-tid-computador-d-bordo-digital-central-visor-p-pajero-tr4-_JM)
Será que dá certo? O encaixe elétrico é o mesmo?
Obrigado.
O encaixe é o mesmo. Parece que o problema é o indicador de temperatura. Acho que a TR4 mais antiga não vem com o sensor.
Uma alternativa bacana também pode ser um computador de bordo pronto do tipo Scangauge.
Na China tem um bem legal:
Newest TurboGauge IV Auto Trip Computer Scan Tool Digital Gauge 4 in 1, vehicle monitor-in Code Readers & Scan Tools from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Newest-TurboGauge-IV-Auto-Trip-Computer-Scan-Tool-Digital-Gauge-4-in-1-vehicle-monitor/1509341336.html)
Simples de instalar e muito útil. Não sei como se comporta com motores FLEX.
Um abraço!!!
AirtonLieuthier
05/03/2014, 21:14
O encaixe é o mesmo. Parece que o problema é o indicador de temperatura. Acho que a TR4 mais antiga não vem com o sensor.
Uma alternativa bacana também pode ser um computador de bordo pronto do tipo Scangauge.
Na China tem um bem legal:
Newest TurboGauge IV Auto Trip Computer Scan Tool Digital Gauge 4 in 1, vehicle monitor-in Code Readers & Scan Tools from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Newest-TurboGauge-IV-Auto-Trip-Computer-Scan-Tool-Digital-Gauge-4-in-1-vehicle-monitor/1509341336.html)
Simples de instalar e muito útil. Não sei como se comporta com motores FLEX.
Um abraço!!!
Interessante esse também...
O da TR4 mais moderno é interessante...mas ele não faria a leitura da temperatura apenas?
Ou ele tem mais alguma funcionalidade?
Abraços
arnaldobadaro
05/03/2014, 23:03
Mais ou menos. Na verdade além do relógio, tem calendário e a temperatura. Será que o sensor não se encontra no próprio relógio?
Com certeza o encaixe é o mesmo?
Boa sugestão essa do site chinês, mas como integrar o computador no carro para que haja o monitoramento?
AirtonLieuthier
06/03/2014, 15:19
Mais ou menos. Na verdade além do relógio, tem calendário e a temperatura. Será que o sensor não se encontra no próprio relógio?
Boa sugestão essa do site chinês, mas como integrar o computador no carro para que haja o monitoramento?
Pois é...pensei isso...ainda mais que um monte desses relógios xing ling da vida que são vendidos em camelôs marcam a temperatura...o sensor pode ser dentro do próprio equipamento...o conector me parece ser exatamente idêntico.
AirtonLieuthier
06/03/2014, 16:01
[Interface]
shutdown_time=10
Fiz o procedimento e o GPS desligou...:)
Porém, ao religar a energia, o mesmo volta (até aí, era o esperado....)
Porém, qdo a energia é desligada uma segunda vez, ele não apaga novamente...e se eu tentar acessar o seu menu, ele trava.
Será que se eu fizer essa linha de comando naquele arquivo principal, o aparelho inteiro não vai desligar?
Abraços
fernold2k
06/03/2014, 19:53
Fiz o procedimento e o GPS desligou...:)
Porém, ao religar a energia, o mesmo volta (até aí, era o esperado....)
Porém, qdo a energia é desligada uma segunda vez, ele não apaga novamente...e se eu tentar acessar o seu menu, ele trava.
Será que se eu fizer essa linha de comando naquele arquivo principal, o aparelho inteiro não vai desligar?
Abraços
Não deveria ser assim. Essa linha ativa apenas a hibernação. Quando religado deveria voltar exatamente ao mesmo ponto onde estava.
fernold2k
06/03/2014, 19:54
O Turbo Scan vem com um cabo para você ligar na porta OBDII do carro que fica embaixo do painel no lado direito do volante.
AirtonLieuthier
06/03/2014, 21:34
Não deveria ser assim. Essa linha ativa apenas a hibernação. Quando religado deveria voltar exatamente ao mesmo ponto onde estava.
Então...ele retorna ao mesmo ponto...até aí, beleza.
Só que, se eu por acaso desligar a alimentação novamente, ele simplesmente não desliga...e se vc for mexer em algum comando da tela do GPS, ele trava...aí, só reiniciando ele pelo reset...
Estranho mesmo
AirtonLieuthier
10/03/2014, 12:03
É... realmente, ele continua travando ao ocorrer o religamento.
Estou pensando em colocar um botão externo, na moldura frontal, para fazer o acionamento do GPS qdo necessário.
AirtonLieuthier
15/03/2014, 17:38
Boa tarde a todos.
Apesar do código não estar funcionando ainda corretamente, estou agilizando a moldura e estou quase finalizando ela.
Seguem fotos dos "trabalhos".
Falta pouco pra finalizar.
454898454899
AirtonLieuthier
20/03/2014, 17:29
Falta dar o acabamento com massa rápida...mas já dei uma demão de preto pra ver como ficaria...
Que tal, pessoal?
455576
DJUNIOR-EVOLUTION
21/03/2014, 22:29
Boa noite caro Airton.
Ficou bacana o mod, mas ficaria melhor se você tentasse imitar o tom de cor dessa gavetinha do painel, mas ainda assim um bom trabalho pra um projeto adaptado. Ele já funciona sem problemas ou ele fica travando quando liga o carro?
AirtonLieuthier
22/03/2014, 14:55
Boa noite caro Airton.
Ficou bacana o mod, mas ficaria melhor se você tentasse imitar o tom de cor dessa gavetinha do painel, mas ainda assim um bom trabalho pra um projeto adaptado. Ele já funciona sem problemas ou ele fica travando quando liga o carro?
Então...eu decidi me dedicar a moldura pra depois ver esse negócio do GPS...
A cor que usarei é o preto fosco...é o que mais se aproxima...se pintar com brilhante, vai destoar do painel todo...
Como não sei se ele vai funcionar sem travar, decidi instalar um botão liga/desliga externo ao GPS e ele ficará preso na moldura, naquele pequeno furo, à esquerda.
Devo concluir os trabalhos nesse findi, aí te falo se ficou bom ou travando.
fernold2k
23/03/2014, 21:36
Então...eu decidi me dedicar a moldura pra depois ver esse negócio do GPS...
A cor que usarei é o preto fosco...é o que mais se aproxima...se pintar com brilhante, vai destoar do painel todo...
Como não sei se ele vai funcionar sem travar, decidi instalar um botão liga/desliga externo ao GPS e ele ficará preso na moldura, naquele pequeno furo, à esquerda.
Devo concluir os trabalhos nesse findi, aí te falo se ficou bom ou travando.
Cara ficou muito show. A ideia do botão foi genial. Dá pau o tempo todo. Tem hora que desliga sozinho, tem hora que não. Então o botão é uma ótima ideia.
fernold2k
23/03/2014, 21:47
Agora chegou meu transformador de 12Vcc para 5Vcc direto da China. Assim vou tirar o adaptador meio cambiarrado do acendedor e colocar bem bonitinho.
456001
Agora vai esse
456002
AirtonLieuthier
24/03/2014, 10:41
Cara ficou muito show. A ideia do botão foi genial. Dá pau o tempo todo. Tem hora que desliga sozinho, tem hora que não. Então o botão é uma ótima ideia.
É um botão do tipo NA (normalmente aberto)...ele só aciona qdo pressionado...não é do tipo ON/OFF.
Ontem arrumei um conector pro carregador veicular do GPS (assim não preciso comprar o adaptador como o colega já fez).
Pintei ontem a moldura... mas só conseguirei finalizar na quarta, que é o meu dia de folga.
Qdo finalizar, posto fotos aqui do resultado final.
AirtonLieuthier
24/03/2014, 10:43
Opa, aí sim, hein?
AirtonLieuthier
25/03/2014, 12:37
Pronto....finalizei...
Até queria fazer uma textura identica ao restante do painel...mas isso fica pra uma segunda etapa...
Agora, é aproveitar o GPS instalado no painel...depois, colocarei a câmera de ré em funcionamento...
Abraços aos envolvidos e agradeço a ajuda dos foristas.
456324456325
Olá Airton! Quando iniciei este tópico em 2008 não imaginei que a coisa fosse tomar proporções tão grandes! Tenho visto o pessoal se dedicando muito a isso, como no seu exemplo que voce chegou a construir uma peça nova! Impressionante, parabéns! Eu jamais teria habilidade para fazer isso. Tanto que acabei me contentando em pegar o relógio da TR4 e adaptando no acabamento original do carro mesmo. Longe de ter a utilidade de um GPS, mas pelo menos melhora o visual do painel. Abraço!
AirtonLieuthier
25/03/2014, 21:35
Olá Airton! Quando iniciei este tópico em 2008 não imaginei que a coisa fosse tomar proporções tão grandes! Tenho visto o pessoal se dedicando muito a isso, como no seu exemplo que voce chegou a construir uma peça nova! Impressionante, parabéns! Eu jamais teria habilidade para fazer isso. Tanto que acabei me contentando em pegar o relógio da TR4 e adaptando no acabamento original do carro mesmo. Longe de ter a utilidade de um GPS, mas pelo menos melhora o visual do painel. Abraço!
Olha, eu que tenho que agradecer pela sua iniciativa...pq jamais imaginaria fazer uma coisa dessas...
Habilidade pra fazer, realmente eu não tinha...mas decidi inventar e saiu essa coiseira...e digo: não é tão difícil. Poderia até tentar fazer uma outra, mais compacta e fina. O GPS é realmente uma mão na roda...e instalado no painel, fica bem mais cômodo.
Abração e valeu.
Segue uma foto do conjunto todo (painel com luzes modificadas) e o GPS instalado, em funcionamento, à noite.
456429
Olá Airton!
Realmente muito legal o resultado final a noite. Na verdade a noite o painel sempre fica melhor né? Esconde imperfeições, sujeira e destaca as luzes.
Ficou legal o azul, mais moderno... eu troquei as luzes do meu por LED também, mas acabei colocando brancas mesmo mantendo a borrachinha azul que tem nas lampadas originais... no visual não muda quase nada, fica um pouco mais forte o brilho só.. a vantagem é que agora quando esqueço ligado as luzes o dia inteiro, não descarregam mais minha bateria no fim do dia. hehehe.
Olá Arnaldo!
Negativo, o encaixe não é o mesmo, nem do conector e nem da fixação do display no carro. O que fiz foi comprar também o cabo original do modelo novo e fazer uma espécie de adaptador. Deu um trabalho mais ou menos, mas deu certo. E o suporte que parafusa a peça no carro eu tirei fora e colei o relógio no acabamento original do carro com silicone de alta temperatura. Olhando por fora ficou 100%.
Ah! O sensor de temperatura não fica na peça não. Na TR4 nova que tem este painel é um sensor que fica por trás do parachoque dianteiro do carro. Tentei comprar este sensor de TR4 sucateada, mas não quiseram me vender só isso. Parti então para algumas pesquisas e descobri que o sensor na verdade é um NTC. Tirei um NTC de umas placas velhas de computador que tenho aqui e funcionou. O próximo passo seria puxar um fio do painel até a frente do carro, mas achei que não ia valer o trabalho... instalei o sensor dentro do painel mesmo. A diferença é que na TR4 nova o mostrador vai informar a temperatura que está fora do carro e no meu ele mostra a temperatura que está dentro do carro. Fica legal também e não dá tanto trabalho.
Alguém ai já tentou olhar esse enclinometro da Fiat 2013/2014 se parece bastante com o painel do relógio.
Visor Enclinometro Bussola Fiat Strada Adventure 2013 2014 - R$ 220,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-530840425-visor-enclinometro-bussola-fiat-strada-adventure-2013-2014-_JM)
Abraços
Olá Simon, com um pouco de adaptação acho que dá para colocar sim. Na época eu cheguei a considerar isso... mas fiquei com medo de deixar a TR4 meio com cara de fiat e desisti. hehehe
Hey,
Acho que esse tópico não morre tão cedo, heim... rssss
Já o li e re-li umas 10x...
Estou comprando um Nuvi 255w e vou procurar alguém para refazer a peça em acrílico, conforme informado por diversas pessoas aqui no tópico... achei a melhor opção... por enquanto, vai ficar cortando um pouco da tela...
Assim que estiver tudo ok e no lugar, eu posto fotos...
Uma dica: existe um GPS da Garmin que possui 4.4cm de altura e como temos 4.5cm na peça original, ele se torna praticamente perfeito... é o Garmin NUVI 295w...
O problema que encontrei foi o preço e a dificuldade de achá-lo no Brasil... e quem tem lá fora vendendo usado não quer mandar pra cá... uma pena...
Somente por isso acabei desistindo dele... mas parece ser muito bom...
Segue:
https://buy.garmin.com/en-US/US/on-the-road/discontinued/nuvi-295w/prod73079.html
Att.
Alexandre Carreira.
Olá Alexandre!
Sua adaptação ficou legal também. Eu cheguei a pensar em fazer este corte que voce fez na parte da frente, mas acabei não fazendo pois achei que não ia dar certo. Mas pelo que vi dá certinho. Quando acertar as laterais posta uma nova foto para a gente ver como ficou.
Abraço!
Achei o hobdrive hobDrive - OBD-II trip computer for Windows Mobile, GPS devices and carputers ? hobDrive (http://www.hobdrive.com/). Muito top. Mas tem que ter um leitor de OBDII via Bluetooth. O meu comprei na China também.
Só que para instalar o Hobdrive eu teria que acessar o Windows do meu GPS, aí um amigo meu me passou um programa que colocado no cartão de memória do GPS e mudando o caminho para acessar o Igo, permite que você acesse o Windows do aparelho.
Deem uma olhada.
Bem, depois disso coloquei o Hobdrive nele, descobri que minha TR4 poderia fazer o controle do gasto pelo sensor MAP. O resultado foi na minha opinião muito bom.
O Hobdrive marca consumo, temperatura, rotação e mais um monte de coisas, ainda faz diagnóstico.
Depois de tudo feito, agora achei a proteção maior no Japão e comprei. Vamos ver se chega e se cabe.
Abraços.
Fernando
Olá Fernando!
Seu projeto foi o que eu quis fazer desde o início, um GPS + monitoramento do sistema eletronico do carro. Acabei não conseguindo pois na época que iniciei este tópico, a 6 anos atrás, não existia esta quantidade enorme de sisteminhas chineses para ligar na porta OBD2. Os poucos que existiam eram extremamente caros e raramente funcionavam em mitsubishi mais antigas. Na verdade até hoje é dificil achar um destes que funciona bem nas mitsubishis antigas. Nas mais novas (flex) a central é mais padronizada, mas na minha por exemplo que é só gasolina, a porta OBD2 trabalha com um protocolo não padronizado, proprio da mitsubishi, chamado MUTII, que quase nenhum destes scanners reconhece. Estes dias mesmo comprei um tal de KIWI que transmite as informações via wireless para o iphone e, para variar, não funcionou também.
AirtonLieuthier
25/03/2014, 22:33
Olá Airton!
Realmente muito legal o resultado final a noite. Na verdade a noite o painel sempre fica melhor né? Esconde imperfeições, sujeira e destaca as luzes.
Ficou legal o azul, mais moderno... eu troquei as luzes do meu por LED também, mas acabei colocando brancas mesmo mantendo a borrachinha azul que tem nas lampadas originais... no visual não muda quase nada, fica um pouco mais forte o brilho só.. a vantagem é que agora quando esqueço ligado as luzes o dia inteiro, não descarregam mais minha bateria no fim do dia. hehehe.
Eu pensei em branco ou vermelho...mas o meu cd player é azul...então, foi a opção mais fácil mesmo...
Valeu pela dica do relógio mais moderno...eu tinha dúvidas em relação a ele tbem
Se eu fosse mexer nas cores, eu mudaria para branco ou azul, vermelho eu já não acho legal. Mas gosto é gosto né. Se fizer mais algum aprimoramento ai manda para a gente ver!
Aproveitando, segue as fotos da adaptação que fiz do relógio da 2012 na minha 2005, com termometro funcionando mas medindo a temperatura dentro do carro e não fora:
456849
456850
AirtonLieuthier
28/03/2014, 21:49
Se eu fosse mexer nas cores, eu mudaria para branco ou azul, vermelho eu já não acho legal. Mas gosto é gosto né. Se fizer mais algum aprimoramento ai manda para a gente ver!
Aproveitando, segue as fotos da adaptação que fiz do relógio da 2012 na minha 2005, com termometro funcionando mas medindo a temperatura dentro do carro e não fora:
456849
456850
Ficou legal tbem...ainda mais pelas dicas de como vc fez pra que ele ficasse operacional
Abração
Longe de ser tão útil quanto um GPS, mas pelo menos é uma forma mais simples de melhorar a aparencia do painel para quem não se sentir apto a fazer um trabalho de artesão. :)
AirtonLieuthier
29/03/2014, 22:11
Longe de ser tão útil quanto um GPS, mas pelo menos é uma forma mais simples de melhorar a aparencia do painel para quem não se sentir apto a fazer um trabalho de artesão. :)
Vi que um outro colega fez um desses em MDF e recobriu com vinil....ficaria interessante tbem....quem sabe amanhã ou depois eu faça um nesse estilo...
Alguém que tenha habilidade com CAD e tenha uma impressora 3D, acredito que seja possível fazer algo bem legal também.
AirtonLieuthier
30/03/2014, 12:01
Alguém que tenha habilidade com CAD e tenha uma impressora 3D, acredito que seja possível fazer algo bem legal também.
Olha....essa seria uma outra excelente idéia...
Victor Aragão
30/03/2014, 14:04
Ficou legal tbem...ainda mais pelas dicas de como vc fez pra que ele ficasse operacional
Abração
E Aonde comprou o relogio?
AirtonLieuthier
30/03/2014, 15:41
E Aonde comprou o relogio?
Victor, quem botou o relógio foi o agardim...eu botei um GPS mesmo...
O relógio do modelo novo eu comprei de um vendedor no mercado livre que tinha uma TR4 dessas sucateada. Pelo que eu vejo sempre tem dele à venda no ML.
AirtonLieuthier
31/03/2014, 21:38
O relógio do modelo novo eu comprei de um vendedor no mercado livre que tinha uma TR4 dessas sucateada. Pelo que eu vejo sempre tem dele à venda no ML.
Aqui tem um...é só digitar no Mercado Livre que vai aparecer...
Computador De Bordo Pajero Tr4 2010 0ca540647wa - R$ 500,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-545163427-computador-de-bordo-pajero-tr4-2010-0ca540647wa-_JM)
É isso mesmo... só que este vendedor está careiro. Na época o vendedor me fez por 300 reais o que eu comprei.... e mesmo assim achei caro e pensei bem antes, afinal não deixe de ser algo inútil. Se fosse um GPS pelo menos, ai vale pela utilidade.
AirtonLieuthier
01/04/2014, 12:19
É isso mesmo... só que este vendedor está careiro. Na época o vendedor me fez por 300 reais o que eu comprei.... e mesmo assim achei caro e pensei bem antes, afinal não deixe de ser algo inútil. Se fosse um GPS pelo menos, ai vale pela utilidade.
É, eu já vi por 300, 350, 450...esse tá metendo a faca mesmo...
Só faltava o GPS da Foston ter o termômetro...
simonfsferreira
02/04/2014, 16:14
Pq ao invés de colocar um gps não colocar um telefone com android de baixo custo e manter ele com um chip para ter internet e vc poderia atualizar tudo nele pelo wifi (novos mapas) conectar pelo OBDII ter todas as informações da TR? não seria mais facil? por exemplo esse motorola no ML Motorola Defy+ (mb526) - Android Kitkat, Frete + Brinde !!! - R$ 350,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549733699-motorola-defy-mb526-android-kitkat-frete-brinde--_JM) .... Não tem botão e sim sensores na frente o que facilitaria e ficaria show de bola
AirtonLieuthier
02/04/2014, 17:50
Pq ao invés de colocar um gps não colocar um telefone com android de baixo custo e manter ele com um chip para ter internet e vc poderia atualizar tudo nele pelo wifi (novos mapas) conectar pelo OBDII ter todas as informações da TR? não seria mais facil? por exemplo esse motorola no ML Motorola Defy+ (mb526) - Android Kitkat, Frete + Brinde !!! - R$ 350,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-549733699-motorola-defy-mb526-android-kitkat-frete-brinde--_JM) .... Não tem botão e sim sensores na frente o que facilitaria e ficaria show de bola
Concordo contigo...seria interessante sim.
Mas, pelo menos no meu caso, a adaptação foi apenas pra usar o espaço ali existente e usar o GPS, tbem existente e dar uma melhorada...
Até tenho um celular, um HTC Magic...parado...a tela é semelhante, mas me daria mais trabalho pra ligar e tal, enquanto que o GPS a adaptação da chave ON/OFF foi bem mais simples.
Abração
fernold2k
02/04/2014, 20:48
Quem acompanha o tópico sabe que comprei a moldura da Pajero IO japonesa com o espaço para o display muito maior (130x74mm).
Comprei no site Amayama Trading - Genuine Parts for Japan Used Imports - Amayama Trading (http://www.amayama.com).
Tem que querer muito paguei 114,59 dolares americanos com o frete nas duas peças e mais 246,08 reais de imposto.
O encaixe é perfeito.
Taí:
457555457556457557
Nota
457558457559
Tributo federal
457563
Tributo estadual (MG)
457566
Bem salgado, mas valeu a pena!!!
Olá Simon,
Como seria feito o processo de ligar o celular quando o carro ligasse e de desligar quando o carro desligasse?
Quem acompanha o tópico sabe que comprei a moldura da Pajero IO japonesa com o espaço para o display muito maior (130x74mm).
Comprei no site Amayama Trading - Genuine Parts for Japan Used Imports - Amayama Trading (http://www.amayama.com).
Tem que querer muito paguei 114,59 dolares americanos com o frete nas duas peças e mais 246,08 reais de imposto.
O encaixe é perfeito.
Bem salgado, mas valeu a pena!!!
Olá fernold2k,
Excelente hein! Na época que eu estava mexendo com isso eu procurei essa peça da IO Japonesa na internet inteira... em tudo quanto é ebay de tudo quanto é país (me aventurei até pelo ebay do japão) e não encontrei. Parabéns pelo achado!
Realmente o preço final por um "plastico" é beeeem salgado mesmo, mas mais vale o gosto né. Tem como nos mandar uma foto da peça com um GPS colocado por trás mais de perto para vermos os detalhes?
Se eu não estivesse vendendo o TR4 eu até consideraria fazer uma compra desta também.
Abraço!
fernold2k
02/04/2014, 21:27
Tá tudo na página 9 deste tópico na resposta #106
AirtonLieuthier
02/04/2014, 22:00
Tá tudo na página 9 deste tópico na resposta #106
Agora o negócio tá ficando profissa....aí sim...
Qdo finalizar, poste uma foto pra gente ver...
Abração
AirtonLieuthier
02/04/2014, 22:14
É o que eu ia falar... "114,59 dolares americanos com o frete nas duas peças e mais 246,08 reais de impostos"
Já deu uns 400 e tralalá reais, né? Vai ficar perfeito, mas bem salgado...quase dá pra comprar uma central multimídia xing ling e botar no painel...
Abração e aguardo fotos
Para colocar central multimidia xing ling na TR4 tem que mudar os controles do ar condicionado mais pra baixo para abrir um espaço 2din (nas TR4 novas não mais). Tem um conhecido meu que fez isso, só que os cabos de controle ficam tão esticados com esta mudança que o controle da temperatura do ar não chega mais até o final de curso dele... e depois de um tempo um dos cabos rompeu e parou de funcionar um dos 3 botões (não lembro qual). Enfim, achei que não valeria a pena mexer com isso. A não ser que exista uma central que vá lá em cima onde fica o relógio, mas eu tenho quase certeza que isso não existe não. Outra opção seria uma central 1 din com aquelas telas que quando voce liga elas saem para fora e "deitam" por cima do painel. Mas eu sinceramente acho muito feio.
AirtonLieuthier
02/04/2014, 22:24
Para colocar central multimidia xing ling na TR4 tem que mudar os controles do ar condicionado mais pra baixo para abrir um espaço 2din (nas TR4 novas não mais). Tem um conhecido meu que fez isso, só que os cabos de controle ficam tão esticados com esta mudança que o controle da temperatura do ar não chega mais até o final de curso dele... e depois de um tempo um dos cabos rompeu e parou de funcionar um dos 3 botões (não lembro qual). Enfim, achei que não valeria a pena mexer com isso. A não ser que exista uma central que vá lá em cima onde fica o relógio, mas eu tenho quase certeza que isso não existe não. Outra opção seria uma central 1 din com aquelas telas que quando voce liga elas saem para fora e "deitam" por cima do painel. Mas eu sinceramente acho muito feio.
Então, eu mesmo, após ver os posts por aqui, decidi por pra baixo o comando do AC.
Consegui...o cabo não está tensionado, ficou perfeito o encaixe e a movimentação dos mesmos...
Qdo puder, comprarei uma multimidia e boto lá...
Dá esquema...e é até mais simples do que eu imaginava pra fazer
Isaac Velasques
03/04/2014, 01:24
Sou novo aqui no 4x4 Brasil e resolvi deixar minha contribuição para substituir esse reloginho medíocre da TR4.
457626
Vantil Jr
03/04/2014, 07:12
Sou novo aqui no 4x4 Brasil e resolvi deixar minha contribuição para substituir esse reloginho medíocre da TR4.
457626
Seja bem vindo ao forum .....
nos passa mais informações sobre essas imagens q vc colocou ??
é da sua TR4?
como vc fez isso ???
achei interessante esse display q foi colocado ...
pelo q vi tem temperatura ... voltímetro.. relógio etc etc ....
abrass
Então, eu mesmo, após ver os posts por aqui, decidi por pra baixo o comando do AC.
Consegui...o cabo não está tensionado, ficou perfeito o encaixe e a movimentação dos mesmos...
Qdo puder, comprarei uma multimidia e boto lá...
Dá esquema...e é até mais simples do que eu imaginava pra fazer
Bom saber. A pessoa lá que não soube fazer o serviço então. Ele disse na época que não teria como ser diferente.
Olá Issac, bem legal isso.
Parece que além deste display diferente (seria o original da IO Japonesa?) também parece que a moldura é dessa maior igual o amigo acima ai comprou do japão.
Isaac Velasques
03/04/2014, 12:46
Seja bem vindo ao forum .....
nos passa mais informações sobre essas imagens q vc colocou ??
é da sua TR4?
como vc fez isso ???
achei interessante esse display q foi colocado ...
pelo q vi tem temperatura ... voltímetro.. relógio etc etc ....
abrass
Obrigado Vantil!
Então, esse display realmente marca temperatura interno ou externa, mas tem que optar apenas por um a ser exibido. Também informa Hora, dia da semana, condições do tempo (sol, nublado, chuva, etc), umidade relativa, fases da lua( bom para os pescadores) e o voltímetro. Ele funciona com uma bateria CR2032 3v e na tomada 12v do carro, sendo que a iluminação azul só quando está no 12v. Instalei na minha TR4 sim. Na época comprei por uns 70 reais ( faz pouco mais de 1 ano).
Vou pegar mais uma informações e fotos hoje e posto mais tarde.
Abraços!!
Isaac Velasques
03/04/2014, 12:52
Olá Issac, bem legal isso.
Parece que além deste display diferente (seria o original da IO Japonesa?) também parece que a moldura é dessa maior igual o amigo acima ai comprou do japão.
Beleza Agardim!!
Realmente parece que foi feito pra TR4 não é mesmo? Mas é xing ling mesmo...:) Está na moldura original da minha TR4, e o encaixe foi quase que perfeito... sobrou um espaço de apenas 1mm para cada lado, praticamente imperceptível.
Como falei ao Vantil, vou pegar umas informações e fotos que tenho e postar hoje a noite, valeu!!
AirtonLieuthier
03/04/2014, 14:45
Bom saber. A pessoa lá que não soube fazer o serviço então. Ele disse na época que não teria como ser diferente.
Inclusive, qdo fiz na minha, uma das coisas que me deixou preocupado é o tal cabo de aço que regula o ar frio/ quente.
A minha solução, qdo posicionei ele abaixo, foi de retirar um pino, que existe na parede de metal ali embaixo.
E no mesmo lugar, marquei e fiz um furo com uma broca de metal de 10 mm, o que foi suficiente para a passagem do cabo e deixando-o numa posição que não faz esforço, conforme segue na foto.
457725457726
Onde tem o pino, marcado em verde, é o local ideal para fazer a furação. Retirei o mesmo com uma talhadeira e furei ali.
O cabo passa perfeitamente.
AirtonLieuthier
03/04/2014, 14:49
Obrigado Vantil!
Então, esse display realmente marca temperatura interno ou externa, mas tem que optar apenas por um a ser exibido. Também informa Hora, dia da semana, condições do tempo (sol, nublado, chuva, etc), umidade relativa, fases da lua( bom para os pescadores) e o voltímetro. Ele funciona com uma bateria CR2032 3v e na tomada 12v do carro, sendo que a iluminação azul só quando está no 12v. Instalei na minha TR4 sim. Na época comprei por uns 70 reais ( faz pouco mais de 1 ano).
Vou pegar mais uma informações e fotos hoje e posto mais tarde.
Abraços!!
Bem legal também, é uma outra opção para se colocar ali...depois nos informe onde achou esse dispositivo.
Abração e parabéns.
Isaac Velasques
03/04/2014, 20:23
Boa noite pessoal!
Meu aparelho comprei no Mercado Livre há mais de 1 ano. Na época paguei 70 reais, mas hoje procurei e não encontrei ninguém vendendo o mesmo. Daí lembrei do site da DealExtreme, onde vende muita coisa bacana. Lá vende o produto por míseros 18,44 dólares e com frete grátis...:( Segue link:
Comprar 4.6 "LCD Car isqueiro Relógio digital alimentado + tensão + Termômetro + Higrômetro (http://www.dx.com/pt/p/4-6-lcd-car-cigarette-lighter-powered-digital-clock-voltage-thermometer-hygrometer-73479#.Uz3iVPldVVB)
Ele vem com uma base de apoio, para ser usado em cima do painel, mas é só não encaixar na base... o resto não tem segredo: Eu fixei na moldura usando dupla face 3m( e já está lá há mais de 1 ano e nem se mexeu, mesmo passando em buracos, terra, etc.). A fiação ficou toda por trás do painel. O adaptador para 12v desci entre o porta luvas e o som... saí com ele já ao lado da tomada ( Na verdade eu uso um adaptador que transforma o isqueiro em 3 saídas 12v, que fica escondida atrás do cinzeiro. Lá conectei este display, o gps e um carregador de celular, então no isqueiro mesmo só ligo o adaptador. Fica bem mais arrumado!!). Quanto a temperatura, optei pela externa e passei com o sensor por trás do painel e segui o mesmo caminho da fiação do retrovisor... prendi o sensor na base do retrovisor, onde ficam 3 parafusos que prendem o retrovisor à base. Comparando com os termômetros da cidade, ele até que marca bem certinho... ás vezes difere de 1ºgrau pra mais ou pra menos...
Acho que acabei escrevendo demais...:computador: Desculpem se ficou confuso... Qualquer coisa é só perguntar...
Ah, com relação ao site... Só usei uma vez pra comprar uns Led´s. Demorou de 25 a 30 dias pra chegar... veio direto de Hong Kong. Apesar de parecer Americano, a maior parte dos vendedores são chineses, mas tem muita coisa legal lá... desde sensor que indica a pressão dos pneus em tempo real:TYREDOG 2,8 "LCD Wireless Sensor de carro pneu Detector de Temperatura Pressão - Preto (http://www.dx.com/pt/p/tyredog-td1000a-i-04-2-8-lcd-wireless-sensor-car-tire-pressure-temperature-detector-black-188685#.Uz3tN_ldVVA), até computador de bordo completo (já tô de olho nesse!!): 7 "LCD Car Veículos OBD Multi-Function Trip Computer / Diagnóstico / Relógio - Preto (http://www.dx.com/pt/p/3501059-7-lcd-vehicle-car-obd-multi-function-trip-computer-diagnostic-tool-alarm-black-197917#.Uz3sb_ldVVB)
Agora fui!!! kkkk
Abraços!!
AirtonLieuthier
03/04/2014, 22:02
Boa noite pessoal!
Meu aparelho comprei no Mercado Livre há mais de 1 ano. Na época paguei 70 reais, mas hoje procurei e não encontrei ninguém vendendo o mesmo. Daí lembrei do site da DealExtreme, onde vende muita coisa bacana. Lá vende o produto por míseros 18,44 dólares e com frete grátis...:( Segue link:
Comprar 4.6 "LCD Car isqueiro Relógio digital alimentado + tensão + Termômetro + Higrômetro (http://www.dx.com/pt/p/4-6-lcd-car-cigarette-lighter-powered-digital-clock-voltage-thermometer-hygrometer-73479#.Uz3iVPldVVB)
Ele vem com uma base de apoio, para ser usado em cima do painel, mas é só não encaixar na base... o resto não tem segredo: Eu fixei na moldura usando dupla face 3m( e já está lá há mais de 1 ano e nem se mexeu, mesmo passando em buracos, terra, etc.). A fiação ficou toda por trás do painel. O adaptador para 12v desci entre o porta luvas e o som... saí com ele já ao lado da tomada ( Na verdade eu uso um adaptador que transforma o isqueiro em 3 saídas 12v, que fica escondida atrás do cinzeiro. Lá conectei este display, o gps e um carregador de celular, então no isqueiro mesmo só ligo o adaptador. Fica bem mais arrumado!!). Quanto a temperatura, optei pela externa e passei com o sensor por trás do painel e segui o mesmo caminho da fiação do retrovisor... prendi o sensor na base do retrovisor, onde ficam 3 parafusos que prendem o retrovisor à base. Comparando com os termômetros da cidade, ele até que marca bem certinho... ás vezes difere de 1ºgrau pra mais ou pra menos...
Acho que acabei escrevendo demais...:computador: Desculpem se ficou confuso... Qualquer coisa é só perguntar...
Ah, com relação ao site... Só usei uma vez pra comprar uns Led´s. Demorou de 25 a 30 dias pra chegar... veio direto de Hong Kong. Apesar de parecer Americano, a maior parte dos vendedores são chineses, mas tem muita coisa legal lá... desde sensor que indica a pressão dos pneus em tempo real:TYREDOG 2,8 "LCD Wireless Sensor de carro pneu Detector de Temperatura Pressão - Preto (http://www.dx.com/pt/p/tyredog-td1000a-i-04-2-8-lcd-wireless-sensor-car-tire-pressure-temperature-detector-black-188685#.Uz3tN_ldVVA), até computador de bordo completo (já tô de olho nesse!!): 7 "LCD Car Veículos OBD Multi-Function Trip Computer / Diagnóstico / Relógio - Preto (http://www.dx.com/pt/p/3501059-7-lcd-vehicle-car-obd-multi-function-trip-computer-diagnostic-tool-alarm-black-197917#.Uz3sb_ldVVB)
Agora fui!!! kkkk
Abraços!!
Mandou bem agora...bem interessante o dispositivo...
Se por acaso eu colocar uma multimídia, posso pensar em jogar ele no lugar do meu GPS
Valeu mesmo.
Vantil Jr
04/04/2014, 07:17
Boa noite pessoal!
Agora fui!!! kkkk
Abraços!!
Vlw pelas dicas Sr. Isaac...
hj a noite já vou comprar o LCD ...
Abrass ...
Esse Trip Computer ai é legal, mas embutir uma tela 7" no painel do carro é complicado hein. Acho que tem que deixar fora mesmo.
Isaac Velasques
04/04/2014, 17:54
Esse Trip Computer ai é legal, mas embutir uma tela 7" no painel do carro é complicado hein. Acho que tem que deixar fora mesmo.
Pois é agardim, ficaria complicado mesmo... também teria que saber se este plug 16 pinos é compatível com a TR4.
Tem mais essa questão da compatibilidade também... se for a TR4 Flex é bem provável que funciona, mas na gasolina dificilmente algum sisteminha de leitura funciona.
AirtonLieuthier
04/04/2014, 21:53
7" é o tamanho da tela de uma multimídia....ou seja...graaaaaaaaaaande pacas...pro painel da TR4, claro...rs
fernold2k
05/04/2014, 19:33
Prezados,
Venho acompanhando e postando nesse fórum já há algum tempo. É com muita satisfação que digo que está pronto.
Vejam o resultado:
Vista posterior
457996457997
Vistas laterais
457998457999458000458001
Vistas panorâmicas
458002458003458004458005
Montado na TR4
458006458007
Agora vamos aos itens
1 - Moldura e frente para GPS da Pajero IO japonesa
Mitsubishi MR417798 COVER, PLASTIC (MC JP) - 43.64 USD, 1 items
Mitsubishi MR789206 GARNISH (MC JP) - 40.33 USD, 1 items
Site Amayama Trading - Genuine Parts for Japan Used Imports - Amayama Trading (http://www.amayama.com)
2 - GPS Booster BNAV-9580MPTV 5" (GPS, Bluetooth, Câmera de Ré e TV Digital)
Site Gps Booster Bnav-9580mptv Completo 5pol Tv Digital Top!!!!!! - R$ 199,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548562416-gps-booster-bnav-9580mptv-completo-5pol-tv-digital-top-_JM)
3 - Transformador 12Vc para 5 Vc
Site Car Charger DC Converter Module 12V To 5V 3A 15W with USB Mounting Hole NI5L-in Car Charger from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Car-Charger-DC-Converter-Module-12V-To-5V-3A-15W-with-USB-Mounting-Hole-NI5L/1107806164.html)
4 - Unidade OBD-II
Site Latest Version V2.1 Super Mini ELM327 Bluetooth OBD2 Scanner ELM 327 Bluetooth For Multi brands CAN BUS Supports All OBD2 Model-in Code Readers & Scan Tools from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Latest-Version-V2-1-Super-Mini-ELM327-Bluetooth-OBD2-Scanner-ELM-327-Bluetooth-For-Multi-brands/808159089.html)
5 - Câmera de ré
Site Free Shipping 170'' wide viewing angle12V Night Vision Car Rear View Camera Reverse Backup-in Rear View Camera from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Free-Shipping-170-wide-viewing-angle12V-Night-Vision-Car-Rear-View-Camera-Reverse-Backup/986024090.html)
6 - Programa de escaneamento veicular Hobdrive para Windows CE
Site hobDrive - OBD-II trip computer for Windows Mobile, GPS devices and carputers ? hobDrive (http://www.hobdrive.com)
7 - Chave de pulso (Botão eletrônico)
8 - Cola quente e pistola
9 - Muita pesquisa, vontade e um amigo que saiba soldar.
Abraços pessoal,
Fernando
AirtonLieuthier
05/04/2014, 22:01
Prezados,
Venho acompanhando e postando nesse fórum já há algum tempo. É com muita satisfação que digo que está pronto.
Vejam o resultado:
Vista posterior
457996457997
Vistas laterais
457998457999458000458001
Vistas panorâmicas
458002458003458004458005
Montado na TR4
458006458007
Agora vamos aos itens
Site Amayama Trading - Genuine Parts for Japan Used Imports - Amayama Trading (http://www.amayama.com)
Site Gps Booster Bnav-9580mptv Completo 5pol Tv Digital Top!!!!!! - R$ 199,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-548562416-gps-booster-bnav-9580mptv-completo-5pol-tv-digital-top-_JM)
Site Car Charger DC Converter Module 12V To 5V 3A 15W with USB Mounting Hole NI5L-in Car Charger from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Car-Charger-DC-Converter-Module-12V-To-5V-3A-15W-with-USB-Mounting-Hole-NI5L/1107806164.html)
4 - Unidade OBD-II
Site Latest Version V2.1 Super Mini ELM327 Bluetooth OBD2 Scanner ELM 327 Bluetooth For Multi brands CAN BUS Supports All OBD2 Model-in Code Readers & Scan Tools from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Latest-Version-V2-1-Super-Mini-ELM327-Bluetooth-OBD2-Scanner-ELM-327-Bluetooth-For-Multi-brands/808159089.html)
5 - Câmera de ré
Site Free Shipping 170'' wide viewing angle12V Night Vision Car Rear View Camera Reverse Backup-in Rear View Camera from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Free-Shipping-170-wide-viewing-angle12V-Night-Vision-Car-Rear-View-Camera-Reverse-Backup/986024090.html)
Site hobDrive - OBD-II trip computer for Windows Mobile, GPS devices and carputers ? hobDrive (http://www.hobdrive.com)
Abraços pessoal,
Fernando
Perfect
Sem mais
Salva de palmas pra vc, meu caro! Vou encomendar o material e em breve posto o meu resultado!
Só uma pergunta: Qual o ano/modelo da sua TR4 e qual o procedimento pra instalar esse software no GPS ?
abs
Prezados,
Vejam o resultado:
Vista posterior
457996457997
Vistas laterais
457998457999458000458001
Vistas panorâmicas
458002458003458004458005
Montado na TR4
458006458007
Agora vamos aos itens
4 - Unidade OBD-II
5 - Câmera de ré
Abraços pessoal,
Fernando
fernold2k
07/04/2014, 11:54
Caro vmota,
O modelo da minha TR4 é 2008/2008. Para instalar o software no GPS primeiro você compra o software ou baixa o demo. Aí você copia para o GPS. Depois é necessário instalar um menu novo para o GPS. Esse menu eu passo depois. Pronto. O necessário é saber se sua TR4 aceita o OBD-II. Sei que a partir de 2007 (Flex) todas aceitam.
Olá Fernold2k... ficou muito certinho o acabamento da moldura original do modelo japones no GPS hein, parece que foi feito para isso mesmo. Muito bom.
Quanto ao software de monitoramento, só funciona em TR4 FLEX. Se for a TR4 a gasolina nem percam tempo (e dinheiro) que não funciona (experiencia própria). O carro tem a porta OBD-II abaixo do volante, mas o protocolo que ela usa é o MUT-II que não é compatível com esses leitores genéricos. Só a partir do modelo FLEX é que passaram a usar uma central (ECU) que usa um protocolo padronizado com a maioria dos demais veículos.
fernold2k
07/04/2014, 22:14
Olá Fernold2k... ficou muito certinho o acabamento da moldura original do modelo japones no GPS hein, parece que foi feito para isso mesmo. Muito bom.
Quanto ao software de monitoramento, só funciona em TR4 FLEX. Se for a TR4 a gasolina nem percam tempo (e dinheiro) que não funciona (experiencia própria). O carro tem a porta OBD-II abaixo do volante, mas o protocolo que ela usa é o MUT-II que não é compatível com esses leitores genéricos. Só a partir do modelo FLEX é que passaram a usar uma central (ECU) que usa um protocolo padronizado com a maioria dos demais veículos.
Ainda assim acho que vale a pena pelo GPS fixo, bluetooth para celular e TV digital...
Martins RJ
07/04/2014, 23:29
Olá fernold2k! A minha TR4 é 2007/2007 gasolina e funciona OBDII! Estou usando o Torque Pro e acho que colocarei o Hobdrive no gps
Ainda assim acho que vale a pena pelo GPS fixo, bluetooth para celular e TV digital...
Me expressei mal. O que eu quis dizer que não vale a pena não é instalar o GPS igual voce fez... isso de fato vale muito a pena, tanto que iniciei este tópico a uns anos atrás justamente por causa disso. Na época nem existiam leitores OBDII acessíveis como hoje. O que eu quis dizer que não vale a pena é comprar o hardware e o software da interface OBD-II caso tenha uma TR4 anterior a 2007, pois a central com protocolo MUT-II não vai funcionar com essas interfaces.
AirtonLieuthier
08/04/2014, 12:29
Olá fernold2k! A minha TR4 é 2007/2007 gasolina e funciona OBDII! Estou usando o Torque Pro e acho que colocarei o Hobdrive no gps
Só pq a minha é 06/07...:(
Olá Airton, caso conheça alguém que tem o aparelho faça um teste. Quem sabe por ser 06/07 ela já caiu nos primeiros lotes que sairam com a nova central. Na minha 05/05 sem chance. Testei mais de 5 hardwares diferentes e nenhum funcionou, apenas um específico para o protocolo MUT-II que é bem mais caro e com menos recursos.
AirtonLieuthier
08/04/2014, 22:34
Vou tentar descobrir...
AirtonLieuthier
08/04/2014, 22:45
Olá Airton, caso conheça alguém que tem o aparelho faça um teste. Quem sabe por ser 06/07 ela já caiu nos primeiros lotes que sairam com a nova central. Na minha 05/05 sem chance. Testei mais de 5 hardwares diferentes e nenhum funcionou, apenas um específico para o protocolo MUT-II que é bem mais caro e com menos recursos.
Pode ser....pq ela já tem a frente da 07...veremos
Seguindo o guia do nosso amigo Alexandre Carreira fiz algumas adaptações para colocar um GPS Foston FS-460DC de 4.3" no lugar do relógio.
Primeiro retirei o relógio completo, inclusive os suportes (mandei fabricar um suporte novo de metal para fixar o GPS nele e não na proteção).
Tipo assim o suporte:
453187
Mas isso fica pra depois.
Cortei os cabos que alimentam o relógio, apenas o preto (-Terra) e o azul (+ACC). Os outros mantive intactos.
Peguei um adaptador de acendedor-USB, desmontei e soldei o +ACC na parte inferior do acendedor, e o -Terra na parte superior. Não pode inverter. A alimentação tem que ser negativo nas laterais e positivo no fundo do contrário você pode queimar seu GPS.
453188453189
Depois de feita a ligação isole MUITO BEM. Você não vai querer um curto-circuito. Quando chegar meu conversor adequado vou trocar.
Car Charger DC Converter Module 12V To 5V 3A 15W with USB Mounting Hole NI5L-in Car Charger from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Car-Charger-DC-Converter-Module-12V-To-5V-3A-15W-with-USB-Mounting-Hole-NI5L/1107806164.html)
Em seguida, cortei a proteção da mesma forma que o Alexandre explicou (comprei mais duas para garantir). Acontece que o GPS dele tinha a alimentação em outro ponto e o meu tem alimentação lateral. Sendo assim tive que aumentar o corte, e vou ter que aumentar mais ainda quando chegar o meu GPS FS-470DT que tem entrada para câmera de ré, pois os dois saem na lateral.
Foi tipo isso:
453190453191
Depois do corte fui na internet e achei um cabo que pode ser melhor e diminuir o corte:
453192
Wholesale Product Snapshot Product name is Left Angled 90 Degree Mini USB B Type 5pin Male to USB 2.0 Male Data Cable 0.5M U2-057-0.5M (http://www.aliexpress.com/snapshot/6028287997.html)
Aqui custa 50 Dilmas no Aliexpress 4 Obamas. Claro que comprei na China.
Passei fita pra todo lado. Ficou firme. Depois de tudo montado achei que só GPS seria pouco. Procurei por um scanner automotivo tipo o Torque, só que para Windows CE (a maioria dos GPS usam este sistema). Achei o hobdrive hobDrive - OBD-II trip computer for Windows Mobile, GPS devices and carputers ? hobDrive (http://www.hobdrive.com/). Muito top. Mas tem que ter um leitor de OBDII via Bluetooth. O meu comprei na China também.
453193
Latest Version V2.1 Super Mini ELM327 Bluetooth OBD2 Scanner ELM 327 Bluetooth For Multi brands CAN BUS Supports All OBD2 Model-in Code Readers & Scan Tools from Automobiles & Motorcycles on Aliexpress.com (http://www.aliexpress.com/item/Latest-Version-V2-1-Super-Mini-ELM327-Bluetooth-OBD2-Scanner-ELM-327-Bluetooth-For-Multi-brands/808159089.html)
Só que para instalar o Hobdrive eu teria que acessar o Windows do meu GPS, aí um amigo meu me passou um programa que colocado no cartão de memória do GPS e mudando o caminho para acessar o Igo, permite que você acesse o Windows do aparelho. Tem uns links legais para aprender mais:
https://www.youtube.com/watch?v=TceTGSFF81E
Como Fazer um Menu Personalizado Para o Seu GPS Sem Colocar o Aparelho em Risco - GPS.Pezquiza.com GPS.Pezquiza.com (http://gps.pezquiza.com/gps/como-fazer-um-menu-personalizado-para-o-seu-gps-sem-colocar-o-gps-em-risco/)
Deem uma olhada.
453194453195453196453197453198
453199
453200
Abraços.
Fernando
Meu GPS é o o mesmo que o seu Foston 470 dc.
Não consigo fazer ele se comunicar com o adaptador OBDII. por sinal é o mesmo modelo que o suu.
Como vc fez? Qual a porta de comunicação?
Como você conseguiu fazer a configuração de comunicação do GPS com a unidade OBD II?
Estou apanhando há alguns dias e não consigo fazer o meu gps reconhecer. è um foston 470 DC.
No meu celular instalei o app torque para android e funcionou de primeira.
Att.
Mateus
Prezados,
Vejam o resultado:
Vista posterior
457996457997
Vistas laterais
457998457999458000458001
Vistas panorâmicas
458002458003458004458005
Montado na TR4
458006458007
Agora vamos aos itens
4 - Unidade OBD-II
5 - Câmera de ré
Abraços pessoal,
Fernando
Galera,
Assim como todos que acompanham esse tópico acho inútil o relógio, e consegui 2 usos pra ele!
No dia a dia encaixo o iphone lá, com duas fitas eva ele fica firme, perfeito.
465082
465083
Trabalho muitas vezes fazendo levantamentos de campo, e uso o ipad como navegador, aí a solução foi criar um suporte para fixar o ipad lá no relógio também. Isso é extremamente útil em trilha também, especialmente quando estamos mapeando lugares novos.
465084
465086
O suporte que criei é em fibra de carbono pra evitar que o ipad vibre, ele é fixado com velcro atras do relógio, e numa capa do ipad.
465089
465090
Como dá pra notar na ultima foto, o cabo de força vem de dentro do relógio. Utilizo a tomada do relógio para alimentar uma tomada USB escondida por dentro e atrás do relógio, assim evito fios pendurados pelo painel.
AirtonLieuthier
30/05/2014, 15:09
Galera,
Assim como todos que acompanham esse tópico acho inútil o relógio, e consegui 2 usos pra ele!
No dia a dia encaixo o iphone lá, com duas fitas eva ele fica firme, perfeito.
465082
465083
Trabalho muitas vezes fazendo levantamentos de campo, e uso o ipad como navegador, aí a solução foi criar um suporte para fixar o ipad lá no relógio também. Isso é extremamente útil em trilha também, especialmente quando estamos mapeando lugares novos.
465084
465086
O suporte que criei é em fibra de carbono pra evitar que o ipad vibre, ele é fixado com velcro atras do relógio, e numa capa do ipad.
465089
465090
Como dá pra notar na ultima foto, o cabo de força vem de dentro do relógio. Utilizo a tomada do relógio para alimentar uma tomada USB escondida por dentro e atrás do relógio, assim evito fios pendurados pelo painel.
Boa....ficou um pouco grande...mas achei interessante...mandou bem
Boa....ficou um pouco grande...mas achei interessante...mandou bem
Valeu Airton, é fica grande mas eu preciso de mapas grandes pro trabalho. O tamanho ideal seria um ipad mini, aí é perfeito.
Ah e valeu pelas dicas de som no outro tópico!
betonight
03/08/2014, 12:48
457626
Isaac, tudo bem? Não deu pra notar na imagem se sua adaptação obriga a retirada do relogio anterior (tenho uma tr4 2008/2008 flex) e também gostaria de saber detalhes da adaptação no acendedor de cigarros. SE puder ajudar, agradeço!
Para todos os colegas, peço outra ajuda: quero ainda colocar um multimidia/gps/camera de ré mas ainda to procurando um lugar que o faça aqui em BH, inclusive a adaptação proposta pelo Isaac. Se puderem colaborar, agradeço!
AirtonLieuthier
03/08/2014, 14:24
Valeu Airton, é fica grande mas eu preciso de mapas grandes pro trabalho. O tamanho ideal seria um ipad mini, aí é perfeito.
Ah e valeu pelas dicas de som no outro tópico!
Entendi....agora instalei a multimídia no meu Caveirão...e um pouco maior não dá problema mesmo...rss
E precisando, tamos aí.
Abração
BRUNOFONSECA
14/08/2014, 16:11
Olha, eu que tenho que agradecer pela sua iniciativa...pq jamais imaginaria fazer uma coisa dessas...
Habilidade pra fazer, realmente eu não tinha...mas decidi inventar e saiu essa coiseira...e digo: não é tão difícil. Poderia até tentar fazer uma outra, mais compacta e fina. O GPS é realmente uma mão na roda...e instalado no painel, fica bem mais cômodo.
Abração e valeu.
Segue uma foto do conjunto todo (painel com luzes modificadas) e o GPS instalado, em funcionamento, à noite.
456429
Airton,
Qual led t10 você usou no painel da sua tr4?
Tinha quantos leds e eram os leds que ficam todos virados para frente ou aquele que fica em volta (normalmente 5 leds mínimo?
AirtonLieuthier
14/08/2014, 22:45
Airton,
Qual led t10 você usou no painel da sua tr4?
Tinha quantos leds e eram os leds que ficam todos virados para frente ou aquele que fica em volta (normalmente 5 leds mínimo?
Bruno, boa noite.
A lâmpada T10 que usei tem 5 leds...e 4 ficam para o lado e um para frente.
Eu comprei aqui desse vendedor....azul xenon o efeito:
Par Lâmpadas Pingo T10 5leds 5050 Azul Xenon Frete Gratis - R$ 13,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-577805355-par-lmpadas-pingo-t10-5leds-5050-azul-xenon-frete-gratis-_JM)
Detalhe é que, na parte central (mostrador de temperatura e combustível) usa led T5 (pinguinho).
Aí, ali eu usei um da Autopoli, azul...foi o mesmo que usei no comando do ar condicionado.
São 3 ali no comando, uma no painel e uma no relógio central.
São desse modelo aqui (não comprei dele, comprei numa loja aqui na cidade, vem numa cartela com 2)
Lâmpada Led Lamp Esmagadinha Azul Autopoli C/ 10 Und - R$ 17,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569746785-lmpada-led-lamp-esmagadinha-azul-autopoli-c-10-und-_JM)
Na iluminação do cambio (no caso do carro AT), usa uma T10 tbem.
Abraços
BRUNOFONSECA
14/08/2014, 23:03
Bruno, boa noite.
A lâmpada T10 que usei tem 5 leds...e 4 ficam para o lado e um para frente.
Eu comprei aqui desse vendedor....azul xenon o efeito:
Par Lâmpadas Pingo T10 5leds 5050 Azul Xenon Frete Gratis - R$ 13,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-577805355-par-lmpadas-pingo-t10-5leds-5050-azul-xenon-frete-gratis-_JM)
Detalhe é que, na parte central (mostrador de temperatura e combustível) usa led T5 (pinguinho).
Aí, ali eu usei um da Autopoli, azul...foi o mesmo que usei no comando do ar condicionado.
São 3 ali no comando, uma no painel e uma no relógio central.
São desse modelo aqui (não comprei dele, comprei numa loja aqui na cidade, vem numa cartela com 2)
Lâmpada Led Lamp Esmagadinha Azul Autopoli C/ 10 Und - R$ 17,98 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-569746785-lmpada-led-lamp-esmagadinha-azul-autopoli-c-10-und-_JM)
Na iluminação do cambio (no caso do carro AT), usa uma T10 tbem.
Abraços
Airton,
Obrigado pelo esclarecimento, estava com dúvida.
Eu estou com medo de não ficar tão brilhante com 5 led e pensei em colocar essa com 9 leds:
Par Pingo 9 Leds Smd 5050 T10 Azul - Super Oferta - R$ 9,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572985218-par-pingo-9-leds-smd-5050-t10-azul-super-oferta-_JM)
Pela sua experiência, você acha que cabe? Questiono pois ela mais comprida né. Eu sou meio perfeccionista rs e gostaria que ficasse bem iluminado, porém nada extravagante.
Sobre as t5, eu pensei nessa, você sabe se é boa?
Kit 6 Lâmpada T5 Pinguinho P/ Painel C/ 3 Leds -varias Cores - R$ 13,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572985003-kit-6-lmpada-t5-pinguinho-p-painel-c-3-leds-varias-cores-_JM)
A minha é TR4 é Automática, porém eu tenho receio de abrir o câmbio, já que é tão delicado. O que você acha?
Todas as dicas de iluminação ou ideias de mudança são bem vindas, rs.
Eu até agora somente troquei as lâmpadas do farol e coloquei dvd 2 din.
Abs.
AirtonLieuthier
15/08/2014, 14:39
Airton,
Eu estou com medo de não ficar tão brilhante com 5 led e pensei em colocar essa com 9 leds:
Par Pingo 9 Leds Smd 5050 T10 Azul - Super Oferta - R$ 9,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572985218-par-pingo-9-leds-smd-5050-t10-azul-super-oferta-_JM)
Pela sua experiência, você acha que cabe? Questiono pois ela mais comprida né. Eu sou meio perfeccionista rs e gostaria que ficasse bem iluminado, porém nada extravagante.
Kit 6 Lâmpada T5 Pinguinho P/ Painel C/ 3 Leds -varias Cores - R$ 13,99 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-572985003-kit-6-lmpada-t5-pinguinho-p-painel-c-3-leds-varias-cores-_JM)
A minha é TR4 é Automática, porém eu tenho receio de abrir o câmbio, já que é tão delicado. O que você acha?
Abs.
Bruno, o painel fica muito legal com essas que te enviei... não fica muito forte ou extravagante.
Essa T10 que vc enviou eu acho que é muito comprida...acho que não vai encaixar bem no painel.
A T5 que vc envia o link é o mesmo caso...acho que fica um pouco grande e pode atrapalhar.
Sobre a alavanca do câmbio....véi...é suave a retirada da proteção da alavanca, não mexe em nada mecânico.
A peça que fica ali em cima da alavanca é encaixada...é só retirar...que vc já consegue ver onde está a lâmpada que ilumina ali...
Se precisar, depois posto umas fotos de como se retira a peça.
Abraços
BRUNOFONSECA
15/08/2014, 15:41
Bruno, o painel fica muito legal com essas que te enviei... não fica muito forte ou extravagante.
Essa T10 que vc enviou eu acho que é muito comprida...acho que não vai encaixar bem no painel.
A T5 que vc envia o link é o mesmo caso...acho que fica um pouco grande e pode atrapalhar.
Sobre a alavanca do câmbio....véi...é suave a retirada da proteção da alavanca, não mexe em nada mecânico.
A peça que fica ali em cima da alavanca é encaixada...é só retirar...que vc já consegue ver onde está a lâmpada que ilumina ali...
Se precisar, depois posto umas fotos de como se retira a peça.
Abraços
Airton,
Ainda bem que te perguntei antes sobre a T10 com 9 leds, pois eu quase as comprei ontem rs.
Você falou que a T10 5 leds que você colocou não fica muito forte, porém fica bem iluminado? Melhora bastante da original?
Caso você tenha alguma imagem soltando a proteção do câmbio AT para trocar a lâmpada, eu agradeço.
Aproveitando, você sabe me dizer quais as lâmpadas do teto, do teto no porta malas, das setas no painel, da alerta de gasolina baixa no painel e da placa?
Quantas lâmpadas eu preciso para trocar os do ar condicionado e o botão de led do ar condicionado (no meu está sem até o soquete)?
Desculpe-me tantas perguntas, mas vi que você tem boa vontade e entende bastante de fuçar na TR4 rs.
Desde já agradeço a atenção e ajuda.
Abraços!
AirtonLieuthier
15/08/2014, 22:13
Airton,
Ainda bem que te perguntei antes sobre a T10 com 9 leds, pois eu quase as comprei ontem rs.
Você falou que a T10 5 leds que você colocou não fica muito forte, porém fica bem iluminado? Melhora bastante da original?
Caso você tenha alguma imagem soltando a proteção do câmbio AT para trocar a lâmpada, eu agradeço.
Aproveitando, você sabe me dizer quais as lâmpadas do teto, do teto no porta malas, das setas no painel, da alerta de gasolina baixa no painel e da placa?
Quantas lâmpadas eu preciso para trocar os do ar condicionado e o botão de led do ar condicionado (no meu está sem até o soquete)?
Desculpe-me tantas perguntas, mas vi que você tem boa vontade e entende bastante de fuçar na TR4 rs.
Desde já agradeço a atenção e ajuda.
Abraços!
Vamos lá...sim, a de 5 led's fica bem iluminado...e bem melhor do que o original, no meu modo de ver. O painel é meio amarelado, esverdeado. Eu escolhi deixar ele azul pois o som do meu carro tem essa cor no seu display.
Não tenho nenhuma imagem aqui agora, mas farei umas da retirada da proteção e posto pra ti.
As lâmpadas do teto são: torpedo no teto (parte central), na frente; lá atrás no teto do porta malas, é uma pingo T10, assim como as da lanterna dianteira e da luz de placa. Não cabe essa de 9 leds lá, tbem.
As outras (alerta de combustível, luz baixa e setas) eu não cheguei a mexer....creio ser T5, pois é o padrão das pequenas do painel e comandos do AC. As lâmpadas do AC são 3 pingos T5...exceto a led...essa eu não cheguei a desmontar...posso até tentar ver e te falo.
Se for colocar de led na lanterna do farol, na frente, se prepare...é praticamente um parto pra poder ter acesso e retirar as mesmas...eu troquei as minhas e sofri pacas...mas serve as T10 com 9 leds que vc comentou, beleza?
Espero que tenha ajudado.
Abraços
BRUNOFONSECA
16/08/2014, 00:27
Vamos lá...sim, a de 5 led's fica bem iluminado...e bem melhor do que o original, no meu modo de ver. O painel é meio amarelado, esverdeado. Eu escolhi deixar ele azul pois o som do meu carro tem essa cor no seu display.
Não tenho nenhuma imagem aqui agora, mas farei umas da retirada da proteção e posto pra ti.
As lâmpadas do teto são: torpedo no teto (parte central), na frente; lá atrás no teto do porta malas, é uma pingo T10, assim como as da lanterna dianteira e da luz de placa. Não cabe essa de 9 leds lá, tbem.
As outras (alerta de combustível, luz baixa e setas) eu não cheguei a mexer....creio ser T5, pois é o padrão das pequenas do painel e comandos do AC. As lâmpadas do AC são 3 pingos T5...exceto a led...essa eu não cheguei a desmontar...posso até tentar ver e te falo.
Se for colocar de led na lanterna do farol, na frente, se prepare...é praticamente um parto pra poder ter acesso e retirar as mesmas...eu troquei as minhas e sofri pacas...mas serve as T10 com 9 leds que vc comentou, beleza?
Abraços
Airton,
Valeu mesmo pela ajuda e paciência! Foi essencial na mudança que irei fazer nas luzes.
Acredito que ficará bem moderno e iluminado.
Abraços!
AirtonLieuthier
30/08/2014, 12:21
Airton,
Abs.
Peço desculpas pela demora em enviar as fotos....foi um pouco de corrida aqui esses dias...
Seguem as fotos da moldura do câmbio AT...e como tirar...é extremamente tranquilo sua retirada, nem ferramenta vc precisa.
475824Aqui o câmbio...
475825Aqui, na parte próxima ao console do painel, vc faça como está na foto, puxe com calma;
475826Depois de puxar, é só levantar a moldura, ela sai inteira.
475827Como está nessa foto, vc consegue acessar a lâmpada e trocá-la.
475828O espaço é tranquilo pra acessar a lâmpada.
Abraços e desculpe a demora.
simonfsferreira
31/08/2014, 10:13
Bom dia Galera!
Eu troquei as lâmpadas do meu painel de instrumentos, coloquei Led T10 de 4 leds e ficou extra, as aproveitei e coloquei leds na indicação de seta no painel, led T5 pinguinho, só que dai veio um problema ao tirar umas das lâmpadas dos comandos do AC que estava queimada e colocar um led por lá o restante do painel não acende mais nada só as luzes de indicação de óleo e tals...
Alguém ai me da um conselho, onde fica o fusível dessas luzes e qual seria...
estou com todas as fotos do processo de troca das lâmpadas e eu vou estar montando um passo a passo de como realizar a troca.
Abraços
AirtonLieuthier
31/08/2014, 12:17
Bom dia Galera!
Eu troquei as lâmpadas do meu painel de instrumentos, coloquei Led T10 de 4 leds e ficou extra, as aproveitei e coloquei leds na indicação de seta no painel, led T5 pinguinho, só que dai veio um problema ao tirar umas das lâmpadas dos comandos do AC que estava queimada e colocar um led por lá o restante do painel não acende mais nada só as luzes de indicação de óleo e tals...
Alguém ai me da um conselho, onde fica o fusível dessas luzes e qual seria...
estou com todas as fotos do processo de troca das lâmpadas e eu vou estar montando um passo a passo de como realizar a troca.
Abraços
Dá uma olhada se o led está colocado na polaridade correta. Em alguns casos, é interessante mudar a lâmpada led de posição, pq se não estiver, ela não acende.
Qto aos fusíveis, eles estão lá na frente, no compartimento do motor, ao lado da bateria...não sei ao certo qual o correspondente as luzes do painel...
Espero que ajude
Abraços
simonfsferreira
31/08/2014, 14:33
Dá uma olhada se o led está colocado na polaridade correta. Em alguns casos, é interessante mudar a lâmpada led de posição, pq se não estiver, ela não acende.Qto aos fusíveis, eles estão lá na frente, no compartimento do motor, ao lado da bateria...não sei ao certo qual o correspondente as luzes do painel...Espero que ajudeAbraçosQ trabalhera pra trocar umas lâmpadas...Vou verificar ao chegar em casa... Sera q alguém tem o esquema eletrico ai da tr4??
AirtonLieuthier
31/08/2014, 19:48
Q trabalhera pra trocar umas lâmpadas...Vou verificar ao chegar em casa... Sera q alguém tem o esquema eletrico ai da tr4??
Aí já lascou....não tenho não...
O meu painel ficou mais azul...
simonfsferreira
01/09/2014, 08:49
Eu ja preferi a cor branca ficou bem suave e muito bacana.
Hoje a tarde vou numa auto eletrica verificar o q aconteceu...
AirtonLieuthier
01/09/2014, 09:38
Eu ja preferi a cor branca ficou bem suave e muito bacana.
Hoje a tarde vou numa auto eletrica verificar o q aconteceu...
É, não ficou ruim....eu fiz azul pq, como já havia dito, o display do som do meu carro era azul...aí deixei tudo combinando...
Boa sorte aí...qq coisa, é só gritar.
Abraço
simonfsferreira
04/09/2014, 16:53
Boa Tarde Galera, um simples tutoria de como trocar as Lâmpadas comuns por Led no Painel.
Primeiro o Relogio:
1º Puxe a tampa com cuidado para cima e para frente.
2º Retire os Parafusos, Indicados na foto, veja o suporte (azul) da lâmpada e o remova girando tire a Lâmp. e coloque o Led T1 (pinguinho) no Lugar.
476347
Agora o Painel da TR4
1º Abaixe o volante e Puxe a frente do Painel com cuidado.
2° Retire os parafusos indicados na foto
476348
3º Solte os parafusos que prendem o painel de instrumentos
476349
4º Agora é só retirar as lâmpadas indicadas nas fotos e substituir as mesmas.
476354
Boa sorte ai galera!!!
Chico Berti
08/09/2014, 14:35
Preciso fazer isso na minha, iluminação muito fraca! valeu pela dica!
Voltando ao assunto do GPS, alguem já pensou em fazer a peça no tamanho do GPS numa impressora 3D? Pelo que vi existem lugares que fazem a impressão a partir da peça ou de um modelo 3D...será que não seria uma boa? E se mais pessoas se interessarem conseguimos um custo melhor.
Carlos Veiga
TR4 05
Ex-CJ3B 58
AirtonLieuthier
13/09/2014, 12:03
Voltando ao assunto do GPS, alguem já pensou em fazer a peça no tamanho do GPS numa impressora 3D? Pelo que vi existem lugares que fazem a impressão a partir da peça ou de um modelo 3D...será que não seria uma boa? E se mais pessoas se interessarem conseguimos um custo melhor.
Carlos Veiga
TR4 05
Ex-CJ3B 58
Idéia boa também, Carlos...
caraca ja tem isso aqui na terrinha?
Tem sim, alguns lugares precisam do arquivo da peça em 3D e outros já fazem o escaneamento. Vou tentar montar o modelo em 3D com um aplicativo da AutoCAD para o Android (123D Catch) e depois compartilho aqui o resultado, mesmo por que vou precisar de ajuda para redimensionar o vão de abertura do relógio para comportar o GPS.
AirtonLieuthier
16/09/2014, 11:30
Tem sim, alguns lugares precisam do arquivo da peça em 3D e outros já fazem o escaneamento. Vou tentar montar o modelo em 3D com um aplicativo da AutoCAD para o Android (123D Catch) e depois compartilho aqui o resultado, mesmo por que vou precisar de ajuda para redimensionar o vão de abertura do relógio para comportar o GPS.
E ele inclusive depende do tamanho do GPS que será instalado ali...
E ele inclusive depende do tamanho do GPS que será instalado ali...
Já ta pronto??? hehehe
Simon
Posso por estas fotos no TR4 Brasil do facebook? Vai ajudar muita gente.
Boa Tarde Galera, um simples tutoria de como trocar as Lâmpadas comuns por Led no Painel.
Primeiro o Relogio:
1º Puxe a tampa com cuidado para cima e para frente.
2º Retire os Parafusos, Indicados na foto, veja o suporte (azul) da lâmpada e o remova girando tire a Lâmp. e coloque o Led T1 (pinguinho) no Lugar.
476347
Agora o Painel da TR4
1º Abaixe o volante e Puxe a frente do Painel com cuidado.
2° Retire os parafusos indicados na foto
476348
3º Solte os parafusos que prendem o painel de instrumentos
476349
4º Agora é só retirar as lâmpadas indicadas nas fotos e substituir as mesmas.
476354
Boa sorte ai galera!!!
AirtonLieuthier
09/10/2014, 18:49
Já ta pronto??? hehehe
Eu, inclusive, estou querendo fazer outro esquema....na moldura que fiz, só cabe o GPS...estou pensando em fazer uma agora para acoplar tbem o sensor de estacionamento (o display e a barrinha de leds)
Abraços
Opa, ainda não. Volto de viagem na segunda e tento montar o modelo 3d.
Abs
Já ta pronto??? hehehe
marcoalourenco
10/10/2014, 11:39
Ceveiga, imprimir em 3D é fácil. O mais difícil é realmente o modelo 3D. Se você conseguir fazer e disponibilizá-lo para nós será uma grande contribuição. Até para, a partir do seu modelo, fazer outros modelos. Imagine ter dois ou três suportes diferentes. Um com gps específico para trilha. Outro suporte para um tablet para o dia a dia usando com funções multimídia. Esse suporte é muito fácil de trocar.
Estamos no aguardo.
Pessoal,
Só para dar uma satisfação, não esqueci do modelo 3D não. Hoje fiz umas três tentativas usando o app 123D Catch e ficou uma droga. Amanhã vou tentar com luz natural e um fundo uniforme para ver se funciona.
Caso não fique bom podemos pensar em nos cotizar e escanear a peça original com um scanner 3D;
Abraços,
Carlos Veiga - TR4'05
Ex-CJ3B'58
Ex-CJ5'64
AirtonLieuthier
19/10/2014, 23:04
Aí sim....
Eu ia fazer uma moldura nova pro meu...mas decidi investir meu tempo em outra arte...estou tentando fazer a capa de estepe rígida pro Caveirão...qdo fizer a parada, avisa a gente Carlos.
Abraços
marcoalourenco
24/10/2014, 17:28
Solicitei orçamento para algumas empresas de impressão 3D. A única que me passou o valor, ficou em R$ 4.000,00 para scanear, tratar para dimensionar a peça para que caiba um tablet e tirar a primeira peça. Depois disso as outras ficariam em torno de R$ 300,00. 15 dias para fazer o projeto e 3 dias de impressão. Produção em abs prometendo ficar muito próximo do original.
O molho ficou mais caro que o peixe.
AirtonLieuthier
24/10/2014, 18:55
Solicitei orçamento para algumas empresas de impressão 3D. A única que me passou o valor, ficou em R$ 4.000,00 para scanear, tratar para dimensionar a peça para que caiba um tablet e tirar a primeira peça. Depois disso as outras ficariam em torno de R$ 300,00. 15 dias para fazer o projeto e 3 dias de impressão. Produção em abs prometendo ficar muito próximo do original.
O molho ficou mais caro que o peixe.
E bem apimentado, diga-se....rsss
Acho que por enquanto, os preços não estão valendo a pena...
O que fiz em fibra de vidro não saiu 50 reais de material ...
Mas valeu....abraços
BRUNOFONSECA
22/02/2015, 19:34
E bem apimentado, diga-se....rsss
Acho que por enquanto, os preços não estão valendo a pena...
O que fiz em fibra de vidro não saiu 50 reais de material ...
Mas valeu....abraços
Airton,
referente ao assunto dos leds na TR4, vc sabe me dizer como faço para abrir o botão do ar condicionado para trocar aquele led?
aproveitando o pessoal do fórum recomenda alguma personalização para a TR4 ficar melhor ainda?
abs.
AirtonLieuthier
23/02/2015, 14:29
Airton,
referente ao assunto dos leds na TR4, vc sabe me dizer como faço para abrir o botão do ar condicionado para trocar aquele led?
aproveitando o pessoal do fórum recomenda alguma personalização para a TR4 ficar melhor ainda?
abs.
O do botão do AC ou do comando (que é iluminado qdo se acende a lanterna)?
BRUNOFONSECA
23/02/2015, 15:04
O do botão do AC ou do comando (que é iluminado qdo se acende a lanterna)?
Airton,
Estou me referindo ao botão do ar condicionado que aperta ele para gelar e não ao que ilumina todos os botões quando liga o farol.
Obrigado pelo retorno!
Abs.
AirtonLieuthier
24/02/2015, 18:35
Airton,
Estou me referindo ao botão do ar condicionado que aperta ele para gelar e não ao que ilumina todos os botões quando liga o farol.
Obrigado pelo retorno!
Abs.
Bruno, vou dar uma olhada aqui como faz e depois te conto...
BRUNOFONSECA
24/02/2015, 21:12
Bruno, vou dar uma olhada aqui como faz e depois te conto...
Airton,
Ficarei no aguardo, pois vi que você ajuda bastante gente aqui no fórum e essa dúvida de como trocar esse led do botão do ar condicionado ninguém conseguiu resposta.
Por gentileza, se possível, nos encaminhe fotos do procedimento que tenho certeza que ajudará muitas pessoas.
abs.
BRUNOFONSECA
27/02/2015, 16:17
Airton,
Ficarei no aguardo, pois vi que você ajuda bastante gente aqui no fórum e essa dúvida de como trocar esse led do botão do ar condicionado ninguém conseguiu resposta.
Por gentileza, se possível, nos encaminhe fotos do procedimento que tenho certeza que ajudará muitas pessoas.
abs.
Airton,
Alguma novidade quanto a como trocar o LED do botão do ar condicionado?
Salva aí o pessoal, incluindo eu, de como trocar isso rsrs.
Abs.
BRUNOFONSECA
10/03/2015, 17:08
Alguém sabe como troca esse led do botão do ar condicionado da TR4????
AirtonLieuthier
11/03/2015, 16:40
Alguém sabe como troca esse led do botão do ar condicionado da TR4????
Oi Bruno.... não tive tempo ainda de mexer pra ver.... tô enrolado com um monte de coisas aqui, mas vou tentar ver isso no final de semana...
Abraços
BRUNOFONSECA
12/03/2015, 00:04
Oi Bruno.... não tive tempo ainda de mexer pra ver.... tô enrolado com um monte de coisas aqui, mas vou tentar ver isso no final de semana...
Abraços
Airton,
beleza ficarei no aguardo.
Tomara que vc consiga me ajudar nessa ai e acredito que irá salvar muita gente com essa luzinha queimada rs.
abs.
AirtonLieuthier
15/03/2015, 21:06
Airton,
beleza ficarei no aguardo.
Tomara que vc consiga me ajudar nessa ai e acredito que irá salvar muita gente com essa luzinha queimada rs.
abs.
Pois é, não foi nesse final de semana.... a viatura tá na oficina pra um reparo na tampa traseira (um amiguinho achou de dar uma porrada na traseira da viatura e agora, está pagando)... fiquei sem o carro...
Assim que pegar a vtr, vou ver e se possível, faço um passo a passo....
Abraços
BRUNOFONSECA
15/03/2015, 23:00
Pois é, não foi nesse final de semana.... a viatura tá na oficina pra um reparo na tampa traseira (um amiguinho achou de dar uma porrada na traseira da viatura e agora, está pagando)... fiquei sem o carro...
Assim que pegar a vtr, vou ver e se possível, faço um passo a passo....
Abraços
Puts que droga heim Airton, o valor do reparo deve ter saído salgado.
beleza, ficamos no aguardo de mais um passo a passo seu rs.
estou para trocar os leds da minha viatura, só estou esperando seus ensinamentos rsrs.
abracos,
BRUNOFONSECA
24/03/2015, 17:42
Puts que droga heim Airton, o valor do reparo deve ter saído salgado.
beleza, ficamos no aguardo de mais um passo a passo seu rs.
estou para trocar os leds da minha viatura, só estou esperando seus ensinamentos rsrs.
abracos,
E ae Airton, beleza?
Não abandona esse tópico não rsrs.
Conseguiu resolver seu problema com a TR4?
Abs!
BRUNOFONSECA
30/03/2015, 13:07
Galera,
Alguém saberia esclarecer essa dúvida do led do botão que ativa e desativa o ar condicionado?
Abs.
BRUNOFONSECA
31/03/2015, 13:45
Galera,
Alguém saberia esclarecer essa dúvida do led do botão que ativa e desativa o ar condicionado?
Abs.
Alguém se habilita????
frankhpc
31/03/2015, 15:21
Alguém se habilita????
Já tentou tirar o comando do ar condicionado do lugar? É todo lacrado e não permite acesso ao led/lâmpada?
BRUNOFONSECA
31/03/2015, 15:53
Já tentou tirar o comando do ar condicionado do lugar? É todo lacrado e não permite acesso ao led/lâmpada?
Já tentei sim Frank, só permite acesso às lâmpadas de iluminação geral quando se liga o farol.
O botão do led do ar condicionado, que ao pressiona-lo acende uma luzinha dentro do botão e liga o ar condicionado, esse eu não sei trocar mesmo.
AirtonLieuthier
04/04/2015, 22:08
Já tentei sim Frank, só permite acesso às lâmpadas de iluminação geral quando se liga o farol.
O botão do led do ar condicionado, que ao pressiona-lo acende uma luzinha dentro do botão e liga o ar condicionado, esse eu não sei trocar mesmo.
Então, não abandonei não...
Hoje, inclusive, tentei ver como fazia pra chegar no tal led...
O meu comando, por estar embaixo (eu coloquei a multimídia), fica difícil seu acesso..
Mas tirei as carenagens do câmbio AT... tirei a multimídia...e olhei bem.
O comando tem que ser retirado... e é encardido pra chegar nele... no lugar, não tem como mexer.
E como não consegui retirar o meu, não posso dar uma explicação aqui sobre ele... o botão vc consegue retirar pela frente, mas para acessar o led, só com o comando na mão, fora do veículo...
Não foi dessa vez que consegui ajudar...
Abraços
AirtonLieuthier
04/04/2015, 22:13
E ae Airton, beleza?
Não abandona esse tópico não rsrs.
Conseguiu resolver seu problema com a TR4?
Abs!
Sim, sim.... resolvi o problema.... arrumaram o que tinha que arrumar... o carro tá zerado...graças a Deus...
BRUNOFONSECA
06/04/2015, 13:33
Então, não abandonei não...
Hoje, inclusive, tentei ver como fazia pra chegar no tal led...
O meu comando, por estar embaixo (eu coloquei a multimídia), fica difícil seu acesso..
Mas tirei as carenagens do câmbio AT... tirei a multimídia...e olhei bem.
O comando tem que ser retirado... e é encardido pra chegar nele... no lugar, não tem como mexer.
E como não consegui retirar o meu, não posso dar uma explicação aqui sobre ele... o botão vc consegue retirar pela frente, mas para acessar o led, só com o comando na mão, fora do veículo...
Não foi dessa vez que consegui ajudar...
Abraços
Airton,
Realmente esse led é muito complicado de conseguir trocar.
Eu já tinha tirado o botão, mas também percebi que o led não encontrava-se ali.
Pelo jeito terei que ficar sem trocar esse led mesmo, afinal você que manja não conseguiu e eu também possuo multimídia, ou seja, meus comandos do ar condicionado estão no lugar do porta treco.
Quanto ao carro, que bom que arrumou, eu gelo só de imaginar alguma coisa quebrada na minha TR4, por causa do preço das peças e porque como eu irei deixar esse carro como xodó da família (passar 10, 20, 30 anos e eternamente com ele rs), pretendo fazer as manutenções sempre em dia, para evitar surpresas ($$$) rs.
Abs.,
AirtonLieuthier
07/04/2015, 12:48
Airton,
Realmente esse led é muito complicado de conseguir trocar.
Eu já tinha tirado o botão, mas também percebi que o led não encontrava-se ali.
Pelo jeito terei que ficar sem trocar esse led mesmo, afinal você que manja não conseguiu e eu também possuo multimídia, ou seja, meus comandos do ar condicionado estão no lugar do porta treco.
Quanto ao carro, que bom que arrumou, eu gelo só de imaginar alguma coisa quebrada na minha TR4, por causa do preço das peças e porque como eu irei deixar esse carro como xodó da família (passar 10, 20, 30 anos e eternamente com ele rs), pretendo fazer as manutenções sempre em dia, para evitar surpresas ($$$) rs.
Abs.,
Então, Bruno... tava olhando aqui no Mercado Livre, num comando que está para vender...
Pelo que estou vendo, tem uma espécie de circuito, que envolve o botão da regulagem do ar.
498285
Na imagem, o comando de velocidade e acionamento do ac está marcado em verde, no quadrado.
Eu creio que (estou dizendo apenas olhando uma foto) que se for solta as travas do painel frontal (marcado em verde, circulos) dá pra chegar no comando de acionamento... e achar o tal led...
Mas, como estou dizendo, sem ver um na mão, fica meio difícil dizer.
Abração