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Ver Versão Completa : Semi-eixo do Def 110 soldado



bello
03/10/2008, 10:10
Pessoal, todos sabem do desgaste semi-eixo/tulipa do Def. 110. Houve há algum tempo atrás uma grande polêmica sobre as inconveniências ou não de se soldar o semi eixo na tulipa. Pois bem, passado já um bom tempo, seria bom saber se alguém que tenha optado por soldar o semi-eixo encontrou algum problema.
Estou fazendo esta pesquisa pois sempre se falou dos possíveis problemas com este artifício mas nunca ouvi até agora ninguém que tenha soldado o semi-eixo reclamar de problemas relacionados.
Abs
Sergio

Subaru Rio
03/10/2008, 10:23
Bom dia Bello, trabalhei com lands e varias viaturas chegavam com problemas no diferencial devido a solda dos semi eixos, os semi eixos tem desgaste mais rapido que as peças do difrencial e sua reposição não é tão cara, ao contrario das peças do diferencial. o semi eixo roletava na tulipa e o pessoal solda e ele roleta no diferencial moendo tudo, bem espero ter ajudado sua pesquisa e vou acompanhar este topicotb! abraços e força nas trilhas!

rafaelfernandez
03/10/2008, 10:46
Amigo,

O que sei sobre solda de semi-eixo de defenders é o seguinte:
Ou quebra a solda logo logo, ou entao moe todo o diferencial. NÃO faria e NÃO recomendo que faça tambem.

[]´s
Rafael

FMuniz
03/10/2008, 11:18
Bello,

Também estou interessado em saber as opiniões de quem já soldou. Não acho que dê problemas, mais gostaria de saber a opinião de quem já fez.

Um abraço
Francisco

Edu MB
05/10/2008, 18:40
Amigo , soldei o semi-eixo e até agora não tive problemas , resolvi experimentar a solda enquanto a peça nova não chegava .. chegou e tá guardada até hoje .

Quanto a moer o diferencial , até concordo com Subaru , mas precisa saber em quais condições isso aconteceu .

Acredito que como solução temporária não tem problema !

Abraço

Elmer_Jeep
06/10/2008, 15:13
Sobre soldar o semi eixo na tulipa já fiz aqui na 110 do Loras e rodou alguns kms até chegar o kit TRex da Ensimec.

Se a solda for feita com critério não vejo problema nenhum, vale lembrar que é uma medida emergencial.

Vou encaminhar esse topico pro Loras logo ele aparece pra comentar.

[]'s

Elmer_Jeep
06/10/2008, 15:34
aqui tem alguma coisa sobre a solda que fizemos na 110 do Loras
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=24432&page=9

[]'s

bello
06/10/2008, 17:03
Elmer, como medida emergencial também já percebi que não há problemas. Mas a intenção deste tópico também é saber de quem tem o eixo soldado há bastante tempo, o que tem a dizer. Sei que tem gente que tem o eixo soldado há 50mil, 100mil quilometros...
Na verdade é uma maneira de pesquisarmos o resultado da solução(gambiarra) ao longo do tempo. Pois houve muita polêmica há tempos atrás e seria interessante coletarmos estas informações.
Abs
Sergio

bello
06/10/2008, 17:05
desuclpe gente, corrigindo, faltou o ponto de interrogação após gambiarra...(gambiarra?) Pois uns defendem a solução como fácil,barata e efetiva sem contra indicações e outros a tratam como mera " gambiarra".
Abs
Sergio

FMuniz
07/10/2008, 09:34
Elmer,

Quando você diz que a solda deve ser feita com critério, o que exatamente devemos observar??? Estou querendo soldar a minha até ter $$$ para trocá-las.
Parabéns pelo trabalho que faz, se estivesse mais próximo seria seu cliente.

Um abraço
Francisco

henrique wamser
07/10/2008, 17:37
é pessoal

por mais que seja bem feito, é bom que se saiba se a viatura vai continuar apta a situações de off road mais sérias, torções, erosões etc. sem danificar partes como pontas de eixo, ou se andará milhares de km só no asfalto.

Loras
08/10/2008, 18:04
Epa! Salve!:!:

Pessoalmente vejo a solda como um remendo temporário.

Nunca tive uma confirmação real da durabilidade do reparo.

Por isso não confio.

Com sinceridade, duvido que alguém que rode com as tulipas soldadas definitivamente, em caso de danos, assuma o erro depois do acontecido.

Por isso a falta de feed back.

Sei não... :pensativo:

Enfim, considerando o preço das tulipas/semi-eixos e o preço do diferencial, eu prefiro não arriscar.

Agora nem tudo é perfeito... meus semi-eixos T-Rex tiveram as estrias internas torcidas. Ao que parece a Ensimec vai enviar peças novas pois é uma falha de têmpera. Aguardaremos...

Abraços,

Loras
08/10/2008, 18:11
Elmer,

Quando você diz que a solda deve ser feita com critério, o que exatamente devemos observar??? Estou querendo soldar a minha até ter $$$ para trocá-las.
Parabéns pelo trabalho que faz, se estivesse mais próximo seria seu cliente.

Um abraço
Francisco

Francisco,

É importante alinhar bem a tulipa no semi-eixo. Tanto no plano horizontal quanto vertical.

Depois fizemos uns furos, atravessando a flange para encher com solda e melhorar a estabilidade do conjunto. Apenas a solda circular não fica resistente. Gastamos umas três brocas pois o material é muito duro!!!

Se puder faça no torno. Ou mesmo no local, se necessário. Apenas os retentores e rolamentos sofrerão com o calor...

Abraço,

FMuniz
09/10/2008, 12:03
Loras,

Obrigado pela resposta. Vou levar em um torneiro para fazer o serviço.

Um abraço
Francisco

Edu MB
18/10/2008, 17:33
Só completando ..

Depois de soldar tem que levar num torneiro mecânico e dar um "passe" na parte interna da tulipa ( o mínimo possível) , isso é necessário pra corrigir qq empeno causado pelo calor da solda (esse empeno não é visível )

Se necessário desgastar um pouco da solda interna , mas só se a tulipa não tiver dando aperto , ou se tiver raspando na ponta de eixo .

O problema da solda , é que se quebrar o semi-eixo , ele pode "correr" pro lado do diferencial , e moer tudo .. diferente do conjunto original , que o semi-eixo espana dentro da tulipa , mas aquele anel-trava não deixa o eixo correr ..

abraço

apache1000
07/12/2008, 15:22
amigo sou no aq e queria saber se uma folga na tulipa do defender pode fazer o carro trepidar quando ele esta quase parando o meu mecanico falou que seria a tulipa e o semi eixo seria possivel

apache1000
07/12/2008, 15:24
vou explicar melhor ando com a minha viatura normal quando estou quase parando que coloco ponto morto e freio ela da uma trepidaçao,poderia ser o semi eixo e a tulipa,se eu trocar so a tulipa ficaria bom

rafaelfernandez
07/12/2008, 19:19
Posso estar redondamente enganado, mas acho que esse seu meca nao sabe o que esta falando nao. Isso ta mais com cara de ser algo nos freios... tipo disco de freio empenado, pistao prendendo... sei lá... Qual a experiencia desse seu meca em Lands? Se for pouca ou nenhuma, melhor pegar uma dica com o pessoal dai de sampa aqui no forum que eles lhe indicam um cara que saiba o que esta fazendo no seu carro. Muito cuidado com esses "espertos" que tem por ai! Semi-eixo e tulipa quando estão com folga, o carro da tipo uma batida seca quando se troca de marchas ou quando se arranca com um pouco mais de vontade(sem a devida delicadeza na embreagem).

[]´s
Rafael