PDA

Ver Versão Completa : gaiola tubular com motor e caixa do santana!!!



reginaldo_perico
03/10/2008, 07:18
Salve galera do forum 4X4!!!
intao, sou novo por aki e este e meu primeiro post..
intao...to com umas duvidas ai, vejam se podem me ajudar...
Estou comecando a montar minha gaiola com chassi tubular, e pretendo montar ela com toda mecanica do santana, motor AP 1.8, caixa 5 marchas do santana, setor , suspencao, freios, molas...enfim...tudo tirado de um santana....ai vai a duvida, gostaria de saber quais os pontos positivos e principalmente os pontos negativos dessa comfiguracao para gaiola tubular....
fico no aguardo de seu comentarios.....
desde ja meu mt obrigado..
Att:Reginaldo.

fag.online
03/10/2008, 07:54
Salve Reginaldo.
Eu também estou iniciando um novo projeto. Só que eu comprei um chassi de kombi com suspensão IRS na traseira, e na dianteira irei usar suspensão de santana ou passat.

Só estou quebrando um pouco a cabeça em como fazer para inverter a rotação da caixa, pq pense comigo: motor + caixa do santana na dianteira puxa pra frente, certo? se simplesmente inverter motor e caixa pra colocar na traseira, quando vc engatar a primeira marcha ela vai pra traz :D

Estou investigando, porque se não me engano tem que usar as homocinéticas da kombi antiga e coloca a redução de ponta de eixo da propria kombi, sendo que a redução inverte a rotação....

se tiver outras idéias me passe, pq meu projeto está em stand by por causa desse problema.

Abracos

andre veiga
03/10/2008, 11:10
Ttem um colega aqui do forum que fez alguma coisa semelhante.
Me lembro de ele dizer que era engraçado outras pessoas pegarem a gaiola pois ele tinhas a cx invertida na posição das marchas.

1a. onde fica a ré, 2a no lugar da 5a etc.

Fora o risco de quebra se em movimento esquece a nova posição.

JefersonRS
03/10/2008, 11:42
Salve Reginaldo.
Eu também estou iniciando um novo projeto. Só que eu comprei um chassi de kombi com suspensão IRS na traseira, e na dianteira irei usar suspensão de santana ou passat.

Só estou quebrando um pouco a cabeça em como fazer para inverter a rotação da caixa, pq pense comigo: motor + caixa do santana na dianteira puxa pra frente, certo? se simplesmente inverter motor e caixa pra colocar na traseira, quando vc engatar a primeira marcha ela vai pra traz :D

Estou investigando, porque se não me engano tem que usar as homocinéticas da kombi antiga e coloca a redução de ponta de eixo da propria kombi, sendo que a redução inverte a rotação....

se tiver outras idéias me passe, pq meu projeto está em stand by por causa desse problema.

Abracos
Se vc colocar as reduções da kombi no eixo, elas próprias invertem a rotação, sendo assim, tua caixa de marchas continua invertida, 1 para traz, 2 para fente e assim por diante, mas a redução inverte a rotação entre o eixo e a roda.

fag.online
03/10/2008, 13:16
O problema de estar invertido as posições das marchas já foi resolvido aqui no próprio fórum, vou procurar o tópico e postar pra vocês... basta fazer uma manopla de cabio diferente... vou achar pra voces....

Eu decidi que vou criar uma gaiola com suspensão do passat, caixa do santana 5 marchas, e motor ap 1.8... com redução na ponta de eixo....

Abracos a todos

fag.online
03/10/2008, 13:29
Como prometido, deem uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38707&page=8
Abracos

reginaldo_perico
03/10/2008, 14:50
ai jeferson....risos..nao sei se vc me reconheceu....sou eu o cara q vai fazer a gaiola com o cara de Jacinto machado...ta lembrado...pois e se encontramos aki tb....risos..
o pessoal aki e mt gente boa mesmo..um ajuda o outro...to vendo o resultado...
abracao ai fera e td de bom...obrigado por tudo...t logo.



sou meio novo nessi site e to aprendendo ainda como responder no lugar exato...risos..mas por enquanto vai aki mesmo..
queria agradecer o pessoal todo pelas dicas....e fico tb a disposicao de todos no q puder ajudar.,,,,
brigadao galera...
Att:Reginaldo.

Cezar candelaria
03/10/2008, 20:45
Para resolver o problema da caixa invertida é só usar o trambulador do fusca, pois este é fabricado para uma caixa trazeira. Se tu analizar um de fusca com o do passat tu vai ver que o varão do passat pega no meio do garfo e o do fusca pega embaixo.

fag.online
06/10/2008, 17:07
Pessoal, alguém sabe ou tem fotos de como coloca a redução da ponta de eixo da kombi na torre da suspensão do passat ou santana?
abracos

Cezar candelaria
06/10/2008, 21:53
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=26762&page=5 Leia desde o incio este tópico que vai tirar suas duvidas ok:concordo:

fag.online
06/10/2008, 22:45
Obrigado cesar, eu já tinha lido este topico inteiro e acho que acabei passando desapercebido.
Estou meio que voando, pq entendo pouco de mecanica... na verdade então a adaptação precisa ser feita por um torneiro... nao existe nada tipo plug and play....
Abracos