Ver Versão Completa : duvida na troca do diferencial
wynny_rc
02/10/2008, 18:58
Ja procurei em outros foruns e n encontrei, mas sei q aki e o lugar certo que me ajudarem.
A ranger estava com problema no diferencial traseiro e ele teve que ser trocado, e por varios motivos que nao sao relevantes discutir agora ele foi trocado por um que tem relaçao diferente.
Agora a caminhonete esta com a relaçao no diferencial traseiro mais curta que o original, e ja esta assim por 1 ano, mas rodanso so na 4x2 e no asfalto, o problema eh, um dia desses meu pai estava conversando com um amigo e ele disse q "como trocou so a relaçao traseira nao pode usar a traçao", dai procuramos alguns mecanicos e ninguem nunca ouviu falar sobre isso...
Entao, pensando sobre o assunto faz sentido o q o cara falou, apesar de que mesmo com a traçao ligada as rodas sao independentes... mas fiquei na duvida, alguem poderia esclarecer sobre isso .. n tenho mto conhecimento mecanico sobre a traçao (como vcs ja devem ter percebido)..
vlws
Não pode ligar o 4x4 mesmo não.
Eu demorei pra entender isso.
Funciona assim.
O motor é conectado diretamente ao cambio e a caixa de tração.
A caixa de tração da Ranger (por não possuir diferencial central) irá receber a força do motor e irá distribuir igualmente no cardã dianteiro e traseiro.
Como o giro do motor é transmitido com a mesma relação para os dois cardãs (e consequentemente os dois diferenciais) se as relações forem diferentes o conjunto de rodas traseiras e dianteiras irão girar uma quantidade diferente de vezes.
Neste caso o ponto mais fraco da cadeia tem que ceder (pneus patinam se for piso pouco aderente, um dos diferenciais quebra ou a caixa de tração quebra).
O diferencial consegue corrigir a diferença de rotação entre as rodas do mesmo eixo, mas nesse caso a diferença de rotação será entre rodas de eixos diferentes.
É por esse mesmo motivo que o 4x4 não deve ser utilizado em curvas de pisos aderentes. Por que nas curvas a trajetória das rodas do eixo dianteiro é diferente do eixo traseiro e para corrigir o curso os pneus tem que dar uma "escorregadinha"
wynny_rc
02/10/2008, 21:20
eu tbm sempre pensei q funcionasse assim como o lucas respondeu, mas estava pensando num exemplo, se as rodas traseiras atolarem e as rodas patinarem as rodas dianteiras n patinam junto, pelo menos ja vi videos assim ...
eu tbm sempre pensei q funcionasse assim como o lucas respondeu, mas estava pensando num exemplo, se as rodas traseiras atolarem e as rodas patinarem as rodas dianteiras n patinam junto, pelo menos ja vi videos assim ...
Como a cx de tracao distribui igual a potencia entre os eixos se uma das rodas traseiras patinar não tira força das rodas dianteiras.
Mas, no mesmo eixo, se um lado patinar o outro perde tração porque esse diferencial da ranger nao tem bloqueio
Um amigo certa vez ligou a tração em um Javali que estava com pneus de tamanhos diferentes entre os eixos dianteiro e traseiro. Resultado ponta do eixo traseiro esquerda quebrada e um tempo para ele entender o que havia acontecido...
Abraços,
FRanger
Edintruder
11/10/2008, 09:49
Qual é a motorização e ano da tua Ranger?
A minha é 2.5 hsd 2001 e está com o diferencial traseiro da Ranger Americana V6 3.0...
shimomoto
11/10/2008, 22:53
Qual é a motorização e ano da tua Ranger?
A minha é 2.5 hsd 2001 e está com o diferencial traseiro da Ranger Americana V6 3.0...
Edin;
Qual a relação? 4,56:1, 4,10:1 ou 3,73:1????
Abs!!!
Sugiro optar pela relação mais curta pra por pneus maiores... :) Isso se a relação posta na traseira não for mais longa que a original...
Já que já foi dito tudo e agora é partir pra igualar novamente as relações.. Só um comentariozinho sem nada à acrescentar...
"dai procuramos alguns mecanicos e ninguem nunca ouviu falar sobre isso... "
Que meXânicos de merlim esses heim?..
Edintruder
12/10/2008, 22:21
4,56:1
A facilidade de peças, rolamentos e bloqueio é muito maior que o Ford 8.8".
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