PDA

Ver Versão Completa : Tipos de Tração AWD



Stradth
02/10/2008, 10:40
Bom dia pessoal. Sou novo e estou aprendendo muito com todos vocês.
Fiquei surpreso com o vídeo do youtube:
http://www.youtube.com/watch?v=t09ExAUgtyE&feature=related

Quando se pensa em comprar um 4x4 acredito eu que muita gente acaba comprando gato por lebre. E outros veículos que não têm uma "pegada" off road acabam surpreendendo. Achei interessante e estou compartilhando com os foristas.
Fica a pergunta: uma pkp sem bloqueio de diferencial realizaria aquele teste só com uma roda tracionada? Acredito eu que para fazer precisaria ter controle dos diferenciais dianteiro e traseiro...
E fique o adendo: Subaru é f... show de bola!! Se o legacy já faz isso, imagine uma tribeca....
Abraço.

murilloaquino
03/10/2008, 00:34
Todas as pick-ups ja vem ´´bloqueadas`` d fabrica, ou seja, o não existem diferencial central. Então, os testes ond a dianteira fica sem tração ou a traseira sem tração. passariam facilmente. Agora nos testes ond apenas 1 roda tem tração, ai somente com algum tipo de bloqueio mecanico, ou com os controles d tração disponiveis atualmente, ETC, que utiliza o sistema ABS e freia cada roda independente q está sem tração e joga pra outra com mais tração. Se somente 1 roda tiver tração, ainda é possivel sair do ´´enrosco``.

murilloaquino
03/10/2008, 00:56
Tem um video que mostra o sistema de tração da pajero full tambem...
http://www.youtube.com/watch?v=jZvDyb5KnMo
Lá pela metade tem o funcionamento do mesmo...

Stradth
03/10/2008, 08:50
A Pajero Full vendida aqui no brasil tem esse sistema ETC? E a sua concorrente a Pathfinder?

Pescador RJ
03/10/2008, 11:21
A Pajero Full vendida aqui no brasil tem esse sistema ETC? E a sua concorrente a Pathfinder?

Stradth,

O que é sistema ETC ?

Abs,


Pescador RJ


“ Vou até o fim da trilha, do jeito que estiver, só para pescar ! “

murilloaquino
04/10/2008, 13:14
Chama M-astc, é o sistema de controle de tração e estabilidade da pajero full...
Desde as 2005, ela já possui esse sistema, inclusive já pude testar e comprovar a eficacia do mesmo...

É SHOWW...
A pathfinder eu não sei se tem esse mesmo sistema. Sei que as land-rover tambem possui esse controle de tração...

Stradth
18/10/2008, 10:50
Caro Pescador RJ,
Pelo que consegui entender; Murillo, me corrija se estiver errado, dentro da "família de trações integrais há vários modelos. A grande maioria do que se tem no mercado são trações que não conseguem colocar toda a força em um determinado eixo, muito menos em uma determinada roda.
A Subaru tem o Symmetrical Wheel Drive que possui 3 diferenciais com LSD fazendo com que não haja preferência na transferência de potência para roda alguma. Aquela que tiver tração é a roda que receberá potência necessária, não havendo limitação de torque algum.
Isso difere de muitos modelos. Captiva, Eco, e outros mais têm limitação na transferência.
No caso do sistema ETC acredito eu que por sensores eletrônicos (e não mecanicamente como no subaru) haja um controle maior para cada roda... O resultado é maior tração.
Tem vídeo no youtube mostrando legacy subindo em duna... E olha que não precisa de reduzida... um carro com mais de 30kg de torque....
Pajero ful com esse sistema... então nem se fale....