PDA

Ver Versão Completa : Luz indicadiva do 4x4 não acende



gtannus
02/10/2008, 10:05
Olá Pessoal. Acabei de comprar uma L200 GLS 2001, e reparei que a luz que indica o 4x4 engatado nunca acende. Quando coloco a manivela da tração na posição 4x4, tenho a sensação de que engatou sim porém, outro dia, numa subida íngreme em estrada de chão, com a 4x4 engatada o carro pareceu "patinar", não as rodas, mas a propria embreagem. O giro do motor subia mas o carro parecia nao tracionar... Como esse é meu primeiro 4x4, não sei como interpretar esse comportamento. Alguém poderia dar uma ajuda? Abraços.

NilsinhoRox
02/10/2008, 10:35
A luz apagada no painel, pode estar simplesmente queimada... O que importa é o posicionamento da alavanca de tração... Qdo vc engata da pra sentir a diferença!!!

Agora vc sentindo a embreagem patinando em subida, sinal classico de que precisa ser trocada... Precisa levar ha um mecanico de confiança pra fazer uma avaliação...

gtannus
02/10/2008, 15:09
Obrigado pela resposta, companheiro. Assim como varias pessoas, me confundo com as instruções no pára-sol referente ao engate do 4x4 e roda livre. A luz que está queimada indica se a roda livre está engatada? Ou seja, como tenho certeza de que o procedimento de "andar 2 ou 3 metros em marcha a ré" funcionou para desengatar a roda livre? Abraços

Thiago Pereira
02/10/2008, 15:18
A luz que está queimada indica se a roda livre está engatada? Ou seja, como tenho certeza de que o procedimento de "andar 2 ou 3 metros em marcha a ré" funcionou para desengatar a roda livre? Abraços

A luz indica o engate do 4X4 na T-Case e não a roda-livre.
Após desengatar o 4X4 e inicar a ré vc escuta um leve estalo vindo das rodas dianteira.

Agora o problema da luz não acender ñ é necessariamente a lampada queimada.
Antes de desmontar o painel, vc pode verificar os interruptores na T-Case, são dois que trabalham em serie.
A melhor forma de testar é pedir para alguem olhar o painel, ligar a chave de ignição e fechar um curto entre os terminais q vão para os interruptores.
Se a lampada acender o problema é em um deles, se não acender pode ser a lampada, ou o chicote, para isso teste com um multimetro a tensão entre cada terminal e um local aterrado, em um deles vc deve ter indicação de +12V.

Abraço,
Thiago