PDA

Ver Versão Completa : Niva herdado

Rogerio Verta
02/10/2008, 08:40
Herdei um Niva e nao sei como usar um 4x4. Ja aprendi no forum qnd usar cada alavanca, mas nao sei como. Posso simplesmente trocar ou engatar a reduzida ou bloqueio enquanto o carro estiver em movimento? E o cambio convencional deve estar engatado? E depois que engatei a reduzida ou a bloqueio devo usar normalmente o cambio convencional?

Obrigado.

Soldier
02/10/2008, 09:15
...Posso simplesmente trocar ou engatar a reduzida ou bloqueio enquanto o carro estiver em movimento?

:discordo: Não... ambos devem ser engatados ou desengatados com o veículo parado.

Cabe um adendo em relação ao bloqueio... muitas vezes ele fica "preso" quando vc tenta desengatá-lo... neste caso, basta dar uma ré de um ou dois metros e tentar novamente.

E o cambio convencional deve estar engatado?

Indiferente... desde que vc pise na embreagem :rolleyes:

E depois que engatei a reduzida ou a bloqueio devo usar normalmente o cambio convencional?

Sim... normalmente! ;-)

Outra questão... vc notará que com a reduzida engatada, a primeira ficará curta... portanto, podendo sair inclusive em subidas, com a 2ª marcha.

[]s e boa sorte :concordo:

Otávio Luiz
02/10/2008, 13:15
O bloqueio pode ser engatado/desengatado com a viatura em movimento, desde que em baixas velocidades.
Para facilitar o engate/desengate do bloqueio sempre o faça com as rodas retas, aliviando as engrenagens do diferencial central.
A reduzida tem que estar parado e com a embreagem acionada.
Você pode usar como quiser, só bloqueado, bloqueado e reduzido, só reduzido, etc...
O bloqueio só deve ser utilizado em pisos de baixa aderência (lama, areia, terra solta), pois em pisos aderentes pode danificar o diferencial central.

Luciano SHAKALL
02/10/2008, 13:34
Primeiramente, bem-vindo Fantástico Mundo Niva (onde você aprenderá - ao menos - noções de mecânica, mesmo que não queira :twisted: ). . .

E também Bem-vindo ao Forum :concordo:
Vou falar o que sempre digo ao novatos: A principal ferramenta do Forum é a PESQUISA! (http://www.4x4brasil.com.br/forum/search.php)!
É um "botãozinho que fica piscando lá em cima (meio à direita) e com ele você consegue (quase) tudo :dance: . . .
Se algo não estiver lá, grita aê que teremos prazer em (ao menos tentar) ajudar a resolver a bronca, beleza? :concordo:

" ... Posso simplesmente trocar ou engatar a reduzida ou bloqueio enquanto o carro estiver em movimento? ... "
"... O bloqueio pode ser engatado/desengatado com a viatura em movimento, desde que em baixas velocidades ... A reduzida tem que estar parado e com a embreagem acionada ... Alguns Nivas "não aceitam" o bloqueio em movimento e, pra desbloquear (como já foi dito aqui), às vezes, é necessário dar ré :rolleyes: . . .

Quanto à reduzida..... bom, sabe fazer "dupla-embreagem"?
Por exemplo: Se na hora em que você for "reduzir" o motor estiver, digamos, a 2000 giros;
aperte a embreagem, coloque em "neutro" e solte a embreagem.
Leve o motor à "exatos" 3558 giros, aperte a embreagem e engate a reduzida :concordo: !

Por que 3558 giros?
Lembre que a diferença entre as "marchas" é de 77,9%; então,
você multiplica 2000 (giros) por 1,779 e obterá 3558 (giros) . . . compliquei ? :mrgreen:

[]'s

Rogerio Verta
02/10/2008, 13:35
:grin: Muito obrigado !! Me ajudou bastante... Vou testar no final de semana

Soldier
02/10/2008, 15:16
O bloqueio pode ser engatado/desengatado com a viatura em movimento, desde que em baixas velocidades.

Tb já ouvi falar nisso... mas nem tento pra evitar desgaste$... :roll:

O bloqueio só deve ser utilizado em pisos de baixa aderência (lama, areia, terra solta), pois em pisos aderentes pode danificar o diferencial central.

Estava eu ouvindo uma discussão sobre esse assunto entre antigos proprietários de Niva outro dia e algumas dúvidas surgiram (pra mim) :pensativo:

Vamos ver se consigo explicar: Segundo esses mesmos "sábios", por ser o diferencial "central" e não dianteiro ou trazeiro... os diferenciais não ficariam travados lateralmente (as duas rodas dianteiras ou as duas trazeiras lateralmente) e sim os dois eixos, deixando que os diferenciais das rodas trabalhassem normalmente... ou seja, se fosse um bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro (como no caso da Fiat Locker :lol:) aí sim haveria esse risco, mas diante disso, essa história de piso de baixa aderencia e riscos extremos cairiam por terra segundo essa teoria... :roll:

Bem, foi pro ventilador... :mrgreen:

Thiago Pereira
02/10/2008, 15:38
Estava eu ouvindo uma discussão sobre esse assunto entre antigos proprietários de Niva outro dia e algumas dúvidas surgiram (pra mim)
Vamos ver se consigo explicar: Segundo esses mesmos "sábios", por ser o diferencial "central" e não dianteiro ou trazeiro... os diferenciais não ficariam travados lateralmente (as duas rodas dianteiras ou as duas trazeiras lateralmente) e sim os dois eixos, deixando que os diferenciais das rodas trabalhassem normalmente... ou seja, se fosse um bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro (como no caso da Fiat Locker) aí sim haveria esse risco, mas diante disso, essa história de piso de baixa aderencia e riscos extremos cairiam por terra segundo essa teoria...
Bem, foi pro ventilador...

Mas e a diferença de rotação entre os diferenciais? Vai pra onde?
Imagine fazendo uma curva de 360º na lama, observe q vc terá 4 trilhos diferentes, então cada roda percorre um distância diferente, resultando em rotação diferente em cada diferencial.

Para simplificar, ligue o bloqueio no asfalto, gire todo o volante e comece a andar bem devagar, vc terá a sensação de que o carro está com o freio de mão puxado...isso é resultado da diferença de rotação, e por não ter escorregamento dos pneus vem essa sensação.
Vc pode continuar andando assim até ver as peças do diferencial central começarem a cair no chão:twisted:

Por esse motivo que carro que não tem diferencial central não deve andar como o 4x4 no asfalto.

Abraço,
Thiago

Otávio Luiz
02/10/2008, 16:00
É isso aí, com diferencial central bloqueado o Niva funciona como um jipe part time (que tem 4x2 e 4x4) quando tracionado, a cada giro do "eixo" dianteiro um giro do "eixo" traseiro... os diferenciais dos eixos continuam funcionando (uma "roda" pode ficar no ar e a outra parada), pois não estão bloqueados (ainda não vi bloqueio p/ "eixo" de Niva, só ESAB...:mrgreen:).
A palavra "diferencial central" confunde um pouco, pense nela como uma caixa de transferência que fica mais fácil... mas diferentemente das CTs dos jipes part time, a CT do Niva (e das Defenders também) funcionam como um diferencial, o que possibilita que estes possam andar em pisos aderentes 4x4 full time...
Ajudei ou atrapalhei mais ainda?!?!?

shuther4x4
02/10/2008, 17:36
Tb já ouvi falar nisso... mas nem tento pra evitar desgaste$... :roll:

Estava eu ouvindo uma discussão sobre esse assunto entre antigos proprietários de Niva outro dia e algumas dúvidas surgiram (pra mim) :pensativo:

Vamos ver se consigo explicar: Segundo esses mesmos "sábios", por ser o diferencial "central" e não dianteiro ou trazeiro... os diferenciais não ficariam travados lateralmente (as duas rodas dianteiras ou as duas trazeiras lateralmente) e sim os dois eixos, deixando que os diferenciais das rodas trabalhassem normalmente... ou seja, se fosse um bloqueio de diferencial trazeiro ou dianteiro (como no caso da Fiat Locker :lol:) aí sim haveria esse risco, mas diante disso, essa história de piso de baixa aderencia e riscos extremos cairiam por terra segundo essa teoria... :roll:

Bem, foi pro ventilador... :mrgreen:

E aí Soldier, beleza?
Só pra corrigir uma coisa:
Galera, por favor, o sistema locker da Fiat NÃO É BLOQUEIO DE DIFERENCIAL como imaginamos, ele é acionado através do abs que freia a roda que está "patinando". É uma evolução daquele sistema gurgel de dois freios de mão.
Abraços.

Soldier
02/10/2008, 17:46
Para simplificar, ligue o bloqueio no asfalto, gire todo o volante e comece a andar bem devagar, vc terá a sensação de que o carro está com o freio de mão puxado...isso é resultado da diferença de rotação, e por não ter escorregamento dos pneus vem essa sensação.
Vc pode continuar andando assim até ver as peças do diferencial central começarem a cair no chão:twisted:

Thyago, era justamente essa a discução... estou questionando se essa espécie de "efeito de arrasto" não é em relação aos eixos dianteiro e trazeiro e não em relação as rodas :pensativo:...

É isso aí, com diferencial central bloqueado o Niva funciona como um jipe part time (que tem 4x2 e 4x4) quando tracionado, a cada giro do "eixo" dianteiro um giro do "eixo" traseiro... os diferenciais dos eixos continuam funcionando (uma "roda" pode ficar no ar e a outra parada), pois não estão bloqueados (ainda não vi bloqueio p/ "eixo" de Niva, só ESAB...:mrgreen:).

Pois é... eu quis dizer que o bloqueio não é nas rodas e sim de um diferencial em relação ao outro... :concordo:

A palavra "diferencial central" confunde um pouco, pense nela como uma caixa de transferência que fica mais fácil... mas diferentemente das CTs dos jipes part time, a CT do Niva (e das Defenders também) funcionam como um diferencial, o que possibilita que estes possam andar em pisos aderentes 4x4 full time...
Ajudei ou atrapalhei mais ainda?!?!?

Só fiquei na dúvida se vc concordou com essa teoria ou discordou :mrgreen:

[]s :concordo:

Soldier
02/10/2008, 17:56
E aí Soldier, beleza?
Só pra corrigir uma coisa:
Galera, por favor, o sistema locker da Fiat NÃO É BLOQUEIO DE DIFERENCIAL como imaginamos, ele é acionado através do abs que freia a roda que está "patinando". É uma evolução daquele sistema gurgel de dois freios de mão.
Abraços.

Beleza Camarada!!

O que eu intecionei foi comparar em função de a Fiat locker ter tração dianteira e o que é "bloqueado" é o "eixo" de tração dianteiro... certo (independente da forma como este é "bloqueado")... ;-)

Mas valeu a informação... fiz o test drive dela na Adventure Fair e os "monitores" não mencionaram essa característica técnica... :roll:

shuther4x4
02/10/2008, 18:15
Beleza Camarada!!

Mas valeu a informação... fiz o test drive dela na Adventure Fair e os "monitores" não mencionaram essa característica técnica... :roll:

Os cara são "VENDEDORES" e na boa: eles não vão falar que de bloqueio de diferencial mesmo não tem nada (não que não funcione tá), fora isso, alguns nem devem saber direito o que é bloqueio!
Esse tipo de "bloqueio" não afeta em nada se usado em terreno com aderência por 2 motivos:
Ele tem uma central que ativa o freio somente com uma margem de segurança para que não confunda uma curva com um terreno acidentado.
ele funciona até em torno 30 km/h somente.
Abraços.
E vamos falar a verdade heim, a palio locker ficou linda!!!!

GARCIA/SP
02/10/2008, 18:22
Os cara são VENDEDORES e na boa: eles não vão falar que de bloqueio de diferencial mesmo não tem nada (não que não funcione tá), fora isso, alguns nem devem saber direito o que é bloqueio!
Esse tipo de "bloqueio" não afeta em nada se usado em terreno com aderência por 2 motivos:
Ele tem uma central que ativa o freio somente com uma margem de segurança para que não confunda uma curva com um terreno acidentado.
Abraços.

100% correto:concordo::palmas::palmas::palmas:
Tanto a Palio como a Strada ficaram muito bonitas...:concordo:

Soldier
02/10/2008, 18:28
Os cara são "VENDEDORES" e na boa: eles não vão falar que de bloqueio de diferencial mesmo não tem nada (não que não funcione tá), fora isso, alguns nem devem saber direito o que é bloqueio!
Abraços.

Ficou realmente muito bonita... mas no trajeto que eles fizeram (um percurso indor) não tinha barro e eu sinceramente duvido que funcione no barro... :pensativo:

100% correto:concordo::palmas::palmas::palmas:

E pra não dizer 100% correto... o dito "bloqueio" da locker se desativa aos 20km/h e não aos 30... ;-)

shuther4x4
02/10/2008, 19:01
Pô galera, desculpem aí, vendo o vídeo institucional da fiat, vi que o sistema não é com ABS.
Putz......:parede:

http://www.youtube.com/watch?v=CO7FYLSTc5I
Abraços

Thiago Pereira
02/10/2008, 19:53
Thiago, era justamente essa a discução... estou questionando se essa espécie de "efeito de arrasto" não é em relação aos eixos dianteiro e trazeiro e não em relação as rodas :pensativo:...

Mas um está diretamente relacionado com o outro.

Se as rodas dianteiras percorrem uma distância diferente das traseiras logo o diferencial dianteiro (cardã diant.) tem uma rotação diferente do diferencial traseiro (cardã tras.) e é justamente essa diferença de rotação entre os cardãs que tem que ser compensada pelo diferencial central.

Abraço,
Thiago

Soldier
02/10/2008, 22:52
Pô galera, desculpem aí, vendo o vídeo institucional da fiat, vi que o sistema não é com ABS.

Abraços

KKKKKK... desculpe... mas essa foi ótima... rsrsrs :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Talvez por isso os "vendedores" não tenham dito isso... rsrsrs :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

A tempo... na Adventure Fair, não havia venda de veículos... apenas apresentação e test-drive, ok!?

Girti
02/10/2008, 23:42

Abraços

Muito legal o vídeo, mas fiquei curioso.... alguém conseguiu identificar de onde é o estranho sotaque da narradora? Certamente o Português não é a língua nativa dela! Será que a gravação foi feita na Itália?

Soldier
03/10/2008, 07:54
Muito legal o vídeo, mas fiquei curioso.... alguém conseguiu identificar de onde é o estranho sotaque da narradora? Certamente o Português não é a língua nativa dela! Será que a gravação foi feita na Itália?

Putz :shock: E eu achando que só eu tinha notado :mrgreen:...

Me pareceu que a "narradora" é americana... ou pelo menos da lingua inglesa, pelo sotaque... :pensativo:

RafaelPata
08/04/2009, 10:46
Muito bom esta parte do forum para novatos, em breve serei um, hehehe