Ver Versão Completa : Nível do fluido do recipiente do radiador - Motor NGD 3.0
Guilherme Rocha
01/10/2008, 22:48
Olá a todos!!!
Recentemente notei uma coisa no meu T4 07 - O nivel do fluido liquido do radiador estava abaixo da setinha... Daí coloquei mais fluido até chegar na seta (com o motor ligado). Depois de uns dias, vi que o nivel baixou, ou seja, está abaixo da setinha, mas dali nao passa... Meu motor trabalha com o indicador nos 90ºC...
O que voces acham?
ABS
Com o motor quente o liquido expande não dar para saber se a quantidade foi suficiente.
Observe o nível quando ele estiver frio, daí complete se necessário e faça a verificação novamente quando retornar a frio.
Daí você pode saber se esta baixando ou não...
A
braço
Chico
almoraes
02/10/2008, 09:49
HUmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm.................
Será que vc é mais um felizardo com problemas na tampa de distribuiçao do 3.0??????????????????????????????????????????????? ????????????????????????
Avalie isso E MUUUUUUUUUUUITO cuidado!!!! Se a agua continuar baixando, verifique urgentemente isso em uma autorizada.
Aqui em Fortaleza, eu conheço pelo menos 3 que estavam com esse mesmo defeito (sumindo agua) e foi necessária a troca da tal peça no motor!!!!!!!
[ ]'s
Guilherme Rocha
02/10/2008, 15:28
Valeu pela dica, ALMORAES!!
Vou ver isso com urgencia!!! Depois posto aqui os resultados...
Rapaz, acabei de sair de um 2004 que estava todo ajeitado... Tinha mais nada para fazer!!! Só alegrias!! O mwm nunca me deu um desgosto... Agora to com esse 2007... Pelo visto minha saga de "ajeitar troller" ainda nao acabou... Pois, é, vc compra o carro, e tem que ajeita-lo... Heheh. (Por que a gente ri disso?)
Quem entende essa raça de trolleiros? Tsc, tsc
ABS!
Guilherme Rocha
09/10/2008, 12:40
Bem, deixei o meu T4 07 na trilha pernambuco hoje, eles vao dar uma olhada num tipo de retentor que fica ali na tampa de distribuição... Pode ser que esteja vazando fluido por ali... Ou entao pode ser problema na bomba d´agua.
Engraçado, o liquido desce o nivel no recipiente mas nao pinga embaixo do carro, a suspeita é q ele evapore por ali mesmo, perto da tampa de distribuição...
Bem, estou no aguardo, depois posto o que finalmente esta ocasionando essa baixa no nivel de fluido do radiador... Se for problema na tampa de distribuição, eles terao que trocar... Só pago a mao de obra!!
ABS
O meu deu problema na bomba d'água esta semana. Só que antes de baixar o nível da água, começou a fazer barulho. Portanto, quando fui verificar o nível da água, já sabia que estava vazando pela bomba.
Guilherme Rocha
09/10/2008, 20:59
É ,AKPG, esses 3.0 dao muita bronca na bomba dágua... Ela custa uns 400 e pouco na autorizada... Nao sei no mercado paralelo...
Acabei de pegar meu T4 07 na trilha nordeste, onde fui muito bem atendido, parabens ao pessoal de lá. Os caras sacam tudo desse jipe, sao muito bons mesmo.
O diagnostico foi o seguinte - Havia uma mangueira mal encaixada ali no recipiente de fluido do radiador, o que causava o vazamento, fazendo o nivel do fluido descer...
Bem, espero que esse danado deste nivel nao baixe de novo...
ABS!!!
almoraes
11/10/2008, 07:17
Amigo Guilherme;
Como estamos tratando de um T4 com motor NGD 3.0, eu gostaria de recomendar que vc fique de olho bem aberto para esse lance de mangueira mal encaixada!!!!
Espero, de verdade, que seja somente isso mesmo, mas o historico desses motores me leva a crer que nao é só isso!!
Fica ligado!!!! Nao confie cegamente nesse diagnostico.
[ ]´s
schneider_herb
11/10/2008, 09:05
Olá amigo e talvez mais um possível trolleiro caindo no alçapão do Troller 3.0. Tive problemas com a evasão da água sem vestigios, mexeram na caixa de transmissão, trocaram compressor do ar, bomba d'água e agora como consta no tópico tenho sérios problemas com a retirada dos bicos injetores. Só lamentamos que a Ford/Troller simplesmente se omite em dar uma solução acionando a MWM/INTERNATIONAL para sanar os incautos do 3.0. É uma pena.
Abraços e que consiga resolver tudo sem stress.
Guilherme Rocha
13/10/2008, 12:42
É, Andre, dizer que confiei 100% nesse diagnostico é mentira... O que eu fiz - completei o nivel do fluido lá no recipiente (com o motor frio) e vou ficar de olho, com muita atenção...
Detalhe - nesse fim de semana vou pra natal brincar nas dunas, quero nem pensar em ter problemas...
Caso essa sangria continue, a mwm/international vai ter que resolver o problema!!! Senao o barulho vai ser grande... Ah isso vai...
O mecanico lá da troller falou que, ao desmontar o sistema, viu onde estava o vazamento, ele se dava pela mangueira... Bem, vamos ver como tudo se desenrola...
Abraços a todos os infelizes com NGD 3.0!!!
charuto60
10/03/2011, 23:25
Ola´.
O meu fluido tb esta´ baixando... E´ ano 2010 pouco rodado. Ja´ botei pressao no sistema para ver se vazava em algum lugar e nada. Trocou-se a valvula termostatica que aparentemente estava emperreda e parece que melhorou um pouco mas continua baixando mais devagar...
Alguem tem alguma sugestao aqui ?
Abcs
CH60
JEFFCATUNDA
11/03/2011, 00:49
Ola´.
O meu fluido tb esta´ baixando... E´ ano 2010 pouco rodado. Ja´ botei pressao no sistema para ver se vazava em algum lugar e nada. Trocou-se a valvula termostatica que aparentemente estava emperreda e parece que melhorou um pouco mas continua baixando mais devagar...
Abcs
CH60
essa troca foi feita na autorizada?
Ainda está na garantia?
É muito provavel que seja pela bomba dágua, ou pela tampa da frente do motor... Caso tenha saido da garantia, exija garantia extendida.
charuto60
11/03/2011, 10:18
essa troca foi feita na autorizada?
Ainda está na garantia?
É muito provavel que seja pela bomba dágua, ou pela tampa da frente do motor... Caso tenha saido da garantia, exija garantia extendida.
Jeff,
foi feito na garantia... Pelo q entendo a valvula termostatica faz parte do conjunto da bomba dágua....
O que e´ a tampa da frente do motor mencionado por você ?
Bom, o jipe voltou pra´ oficina pra´ ver se descobrem algo junto com a Troller. Vamos ver no que vai dar... Fico realmente chateado de ter esse problema. Ja´ tive Band e Land e nunca me deram problemas E olha que fiz viagens MUIIIITO grandes com esses carros !
Se chegarem a descobrirem o problema , coloco um post aqui para o pessoal !
Obrigado
CH60
Guilherme Rocha
12/03/2011, 13:12
Estou com meu T4 2007 e o nivel de fluido do recipiente de expansao nao desce desde 2008, ou seja, tudo esta em ordem... No meu caso foi um vazameto na mangueira de acoplamento...
Assim que comprei o jipe, o nivel de fluido desceu, mas ao apertar a mangueira, o problema acabou, e isso faz um bom tempo... (Uns 3 anos). Eu verifico semanalmente o nivel do fluido... E tb coloco WD 40 nos bicos, pra nao ficar com aquele aspecto de ferrugem hoirrivel... Meus injetores estao reluzentes!!
Nos T4 mais novos, eu tenho quase certeza que nao existe mais o problema da corrosao da tampa de distribuição, onde fica a bomba de agua e a bomba de oleo, eles corrigiram isso... Acredito que o problema do amigo deve ser uma besteira...
Coloque aí o resultado de suas inspeções!!
Boa sorte!
Att,
Guilherme
T4 2007
Recife-Pe
Guilherme,
os mais novos q vc fala é a partir do modelo 2009 ?
sempre verifique se o óleo do motor não está contaminado com água também.
andres-tavares
14/03/2011, 21:13
Estou com meu T4 2007 e o nivel de fluido do recipiente de expansao nao desce desde 2008, ou seja, tudo esta em ordem... No meu caso foi um vazameto na mangueira de acoplamento...
Assim que comprei o jipe, o nivel de fluido desceu, mas ao apertar a mangueira, o problema acabou, e isso faz um bom tempo... (Uns 3 anos). Eu verifico semanalmente o nivel do fluido... E tb coloco WD 40 nos bicos, pra nao ficar com aquele aspecto de ferrugem hoirrivel... Meus injetores estao reluzentes!!
Nos T4 mais novos, eu tenho quase certeza que nao existe mais o problema da corrosao da tampa de distribuição, onde fica a bomba de agua e a bomba de oleo, eles corrigiram isso... Acredito que o problema do amigo deve ser uma besteira...
Coloque aí o resultado de suas inspeções!!
Boa sorte!
Att,
Guilherme
T4 2007
Recife-Pe
Otima noticia amigao:concordo:
Agora coloque uma foto dos seus bicos pra ver como eles estao reluzentes ... os meus apresentam certa corrosao na parte de baixo ... nao sei se me explico ja por cima eles estao cromadinhos ... por isso gostaria ver os seus pra ver como estao.
Abs!
charuto60
18/03/2011, 20:02
oLA´ A TODOS.
Continuando a minha historia da água baixando...
Depois de levar o jipe 2010 mais uma vez por conta de baixar o nivel de agua, foram encontrados 2 micro furos no radiador o que parece foram fechados (solda). No entanto, apos rodar com o carro essa semana constatei que o problema CONTINUA EXISTINDO. Ou seja, nivel de agua baixando !
Nao sei mais o que fazer. nao queria desmontar a parte de cima do motor (tampa de distribuiçao ??) para ver se o problema esta la´ .... Talvez solicite que testem a bomba dágua , uma vez que viram problemas na tal valvula termostatica que foi trocada. O que acham ?
Outras sugestoes menos radicais ?
Eta forum bao !!!!!!!!!!!
Abcs
CH60
PAULO CARECA
19/03/2011, 15:06
oLA´ A TODOS.
Continuando a minha historia da água baixando...
Depois de levar o jipe 2010 mais uma vez por conta de baixar o nivel de agua, foram encontrados 2 micro furos no radiador o que parece foram fechados (solda). No entanto, apos rodar com o carro essa semana constatei que o problema CONTINUA EXISTINDO. Ou seja, nivel de agua baixando !
Nao sei mais o que fazer. nao queria desmontar a parte de cima do motor (tampa de distribuiçao ??) para ver se o problema esta la´ .... Talvez solicite que testem a bomba dágua , uma vez que viram problemas na tal valvula termostatica que foi trocada. O que acham ?
Outras sugestoes menos radicais ?
Eta forum bao !!!!!!!!!!!
Abcs
CH60
Caruto, bomba dágua não tem nada a ver com valvula termostatica, e se seu troller não estava dando super aquecimento e cortando potencia, sua valvula termostatica estava boa e a bomba dágua tambem, a vál. term. é assim mesmo, vai abrindo devagar conforme a temperatura do fluido. Quanto a tampa do distribuidor, se vc usa a quantidade de aditivo correta e não vive lavando o motor e deixando parado encharcado de agua, está cedo para dar este problema. Aperte bem todas as braçadeiras das mangueiras de agua, por baixo do motor por cima nas mangueiras que vão para o ar quente do painel e tanque de expansão, verifique se este tanque não está com trinca. Faça o motor ficar bem quente e verifica de onde esta escorrendo esta agua, ou faça ao contrario quando ele estiver esfriando verifique tambem, pois tem vazamentos que só é detectado com o motor se resfriando. Checa tambem em volta das bordas da bomba dágua, talvez um reaperto nos parfusos dela resolva, a vedação dela é somente um anel fino de borracha. Neste site abaixo vc vai ter um pouco de noção sobre o seu motor.:concordo:
Em tempo: Não é só parte de cima do motor que vc vai desmontar para chegar ao selo da tampa de distribuição que enferruja, e que faz dar este vazamento de água, é toda a frente do carro, carter e talvez cabeçote.
http://www.mwm-international.com.br/files/manual/6.pdf
charuto60
19/03/2011, 17:28
Ok Paulo, obrigado pelo link do mapa do motor.
De qualquer forma informo que o problema pode nao ser de reaperto pois ja´ foi dado pressao no sistema e nada foi detectado... Se bem que depois numa 2a visita á oficina encontraram 2 microfuros no radiador...
Confesso que fico numa angustia incrivel por ver um problema desse e nao conseguir solucionar. Queria muito que fosse so´ um reaperto... vou reconversar com o pessoal da oficina para inspecionar a bomba dágua e ver se tem algum problema por la´...
Abcs a todos do forum.
CH60
Claudio 90
21/03/2011, 07:31
Charuto,
Apenas curiosidade, vc está levando seu carro na Chumbinho no Rio?
Abs,
Claudio
Ola´.
Abcs
CH60
Charuto,
Eu tenho um T4 2009, comprado zero, e após um ano de uso, aproximadamente, precisei completar um pouquinho o fluído do vaso de expansão. Fiz este procedimento num dia, saí com o carro normalmente e, no dia seguinte, com o carro frio, resolvi dar uma olhada na água. Para minha surpresa, o nível estava mais baixo ainda do que antes de completar.:shock: Fiquei curioso com o ocorrido, mas como só havia mexido na tampa do vaso, só poderia ser por ali o vazamento (imperceptível). Recoloquei fluído novamente e, desta vez, arroxei bem a tampa. Bingo!!!:idea: Nunca mais baixou nada. :concordo:
Boa sorte!
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"
VOVÔ DO TROLLER
22/03/2011, 22:53
Boa noite pessoal. Comprei meu bugão ou velotrol, como queiram, zero, há um ano, e depois de várias visitas à autorizada para sanar os problemas apresentados (que foram sanados, diga-se de passagem) , finalmente, pensei que teria sossego para poder curtir o Jipão, entretanto, nos últimos dias percebi a diminuição do nível de águal no recipiente de expansão. Não há nenhuma gota de água no chão, não está vazando pela tampa e não está vazando em nenhuma conexão (pelo menos pelo que eu pude observar no olhômetro) . Completei novamente há 3 dias e hoje completei novamente. O problema é que a garantia termina nesta semana. Será que fui mais um felizardo premiado com o famoso motor MWM InternaIional NGD 3.0 ? Amanhã, com ele frio , vou verificar o nível da água por mais uma vez e coloco aqui. Abs. Válter.
p.s. fiquei 3 anos com o Suzuki, fazendo trilhas e não tive qualquer problema. Um ano de bugão com poucas trilhas e muitos problemas. Será que terei que voltar para a Suzuki e abandonar o Bugão? Espero que não.
Vbeltram, peça pro mecânico da concessionária verificar se o vazamento não está sendo pela caixa de distribuição, parte da frente do motor.
VOVÔ DO TROLLER
23/03/2011, 18:45
Vbeltram, peça pro mecânico da concessionária verificar se o vazamento não está sendo pela caixa de distribuição, parte da frente do motor.
Boa noite Márcio, valeu. O problema ( ou não) é que depois de completar novamente ontem, com o motor frio, deixando exatamente no nível maximo e ter percorrido um trânsito pesado aqui em Sampa ( um pouco mais de 30 km), hoje pela manhã, com o motor frio , verifiquei que o líquido estava acima do nível máximo. Fiquei sem entender o que aconteceu. Será que a distância percorrida foi pequena? Mas de qualquer jeito, não era para o nível da água ficar acima da risca do máximo. Continuo sem entender. Abs. Válter.
charuto60
26/03/2011, 18:48
nAO !La´ nao passo nem na porta !!!! rsrsrs.
charuto60
26/03/2011, 18:55
Boa noite Márcio, valeu. O problema ( ou não) é que depois de completar novamente ontem, com o motor frio, deixando exatamente no nível maximo e ter percorrido um trânsito pesado aqui em Sampa ( um pouco mais de 30 km), hoje pela manhã, com o motor frio , verifiquei que o líquido estava acima do nível máximo. Fiquei sem entender o que aconteceu. Será que a distância percorrida foi pequena? Mas de qualquer jeito, não era para o nível da água ficar acima da risca do máximo. Continuo sem entender. Abs. Válter.
Vbeltram, ola´.
Vc deve procurar verificar o nivel da agua sempre l com o motor frio. Tipo na manha seguinte de usar o carro. Quando o motor esta´ quente , o liquido expande no sistema e acaba subindo em relação à marca do bujao de expansão.
Quando esta´ quente se vc abrir a tampa amarela do bujao, vai ver um chiado (provavelmente do liquido em forma de vapor) e ver o nivel do liquido se alterando dentro do bujao.
Resumindo faça a mediçao sempre com o motor frio e o carro no plano.
No caso do meu jipe , o problema ainda nao foi encontrado...:(:(
Boa sorte
CH60
fernandotf
26/03/2011, 19:17
Olá Válter! Apenas por descargo de consciência, veja se o óleo do motor está limpo, ou seja, sem espuma branca!
Outra possibilidade é a tampa do reservatório de expansão com problemas... já li relatos de viaturas que baixaram água pois a tampa do reservatório não estava mais aguentando a pressão.
Estranho o nível ter aumentado! O meu Troller está com 11500km e o nível nunca mexeu, fica sempre na linha do máximo. Quando vc conferiu, o veículo estava no plano?
JEFFCATUNDA
26/03/2011, 19:28
Olá Válter! Apenas por descargo de consciência, veja se o óleo do motor está limpo, ou seja, sem espuma branca!
Outra possibilidade é a tampa do reservatório de expansão com problemas... já li relatos de viaturas que baixaram água pois a tampa do reservatório não estava mais aguentando a pressão.
Estranho o nível ter aumentado! O meu Troller está com 11500km e o nível nunca mexeu, fica sempre na linha do máximo. Quando vc conferiu, o veículo estava no plano?
Preocupante Fernando..... Será que ele está isolado?? heheheeh :)
O meu sobe e desce o tempo todo... Eu ficava paranoico com isso... depois equeci.....
fernandotf
26/03/2011, 19:34
Preocupante Fernando..... Será que ele está isolado?? heheheeh :)
O meu sobe e desce o tempo todo... Eu ficava paranoico com isso... depois equeci.....
Hehehe, se está isolada ou não, não sei, mas se não ferver está bom! :mrgreen:
Confiro todos os níveis da viatura uma vez por semana, com o carro frio, e nunca vi nada subir ou descer! :D
VOVÔ DO TROLLER
26/03/2011, 22:07
Boa noite Fernando , Charuto e Jeff. Valeu pelas opiniões e orientações. Vamos lá:
Charuto, eu sempre faço a medição pela manhã com o motor ainda frio.
Fernando, o óleo acabou de ser trocado na revisão dos 30.000 km, mesmo assim vou checar. Com relação à tampa, não verifiquei qualquer vazamento no entorno e proximidades da mesma. Eu faço sempre a medição no plano e no mesmo lugar da garagem.
Jeff , se acontece com você, acho que vou desencanar. Abs. Válter.
p.s. hoje medi novamente e continua um pouco acima do nível máximo.
fernandotf
27/03/2011, 15:52
Boa noite Fernando , Charuto e Jeff. Valeu pelas opiniões e orientações. Vamos lá:
Charuto, eu sempre faço a medição pela manhã com o motor ainda frio.
Fernando, o óleo acabou de ser trocado na revisão dos 30.000 km, mesmo assim vou checar. Com relação à tampa, não verifiquei qualquer vazamento no entorno e proximidades da mesma. Eu faço sempre a medição no plano e no mesmo lugar da garagem.
Jeff , se acontece com você, acho que vou desencanar. Abs. Válter.
p.s. hoje medi novamente e continua um pouco acima do nível máximo.
Valter, será que não foi apenas falta de aperto na tampa do reservatório? Continua baixando?
Acho que dificilmente vc notaria água ao redor da tampa, pois deve evaporar tudo!
PAULO CARECA
27/03/2011, 17:35
T 2006, 83.000km, Fluido sempre na marca max. se eu colocar acima e jogado para fora pela tampa, os vazamentos que tiveram ao longo deste tempo, foram dedurados pelo aditivo (radiex), fica russo no local do vazamento quando seca.
VOVÔ DO TROLLER
03/04/2011, 19:25
Valter, será que não foi apenas falta de aperto na tampa do reservatório? Continua baixando?
Acho que dificilmente vc notaria água ao redor da tampa, pois deve evaporar tudo!
Boa noite pessoal. Continuou baixando. Levei o carro na autorizada , onde trocaram várias abraçadeiras e deram um reaperto geral. Fizeram vários testes, inclusive na tampa do reservatório de expansão do líquido do radiador e nada de vazamentos. Como eu sou enjoado, chegando em casa levantei o carro novamente e verifiquei tudo, inclusive o radiador e nada de vazamento. Fernando, será possível o líquido vazar pela tampa do reservatório, sem deixar qualquer marca? ,pois o mesmo é avermelhado e seria fácil a sua identificação. Mesmo evaporando, acho que ficaria a marca. Ontem fiz uma pequena viagem de mais ou menos 140 km e hoje pela manhã, com o carro frio, verifiquei que o líquido baixou novamente. A novela continua. Não sei se levo o carro na autorizada novamente, se vendo ou se volto para a Suzuki, de onde eu nunca deveria ter saído, acho eu. Assim que der, coloco para vocês o próximo capítulo da novela. E haja saco. Abs.Válter.
fernandotf
04/04/2011, 09:24
Boa noite pessoal. Continuou baixando. Levei o carro na autorizada , onde trocaram várias abraçadeiras e deram um reaperto geral. Fizeram vários testes, inclusive na tampa do reservatório de expansão do líquido do radiador e nada de vazamentos. Como eu sou enjoado, chegando em casa levantei o carro novamente e verifiquei tudo, inclusive o radiador e nada de vazamento. Fernando, será possível o líquido vazar pela tampa do reservatório, sem deixar qualquer marca? ,pois o mesmo é avermelhado e seria fácil a sua identificação. Mesmo evaporando, acho que ficaria a marca. Ontem fiz uma pequena viagem de mais ou menos 140 km e hoje pela manhã, com o carro frio, verifiquei que o líquido baixou novamente. A novela continua. Não sei se levo o carro na autorizada novamente, se vendo ou se volto para a Suzuki, de onde eu nunca deveria ter saído, acho eu. Assim que der, coloco para vocês o próximo capítulo da novela. E haja saco. Abs.Válter.
Valter, se tiver um aditivo, acredito que ficará lambuzado sim, pois o aditivo não evapora sem deixar vestígio como acontece utilizando apenas água!
Se o óleo do motor não estiver contaminado (sem espuma branca), não deve ter vazamento interno... só se estiver indo para o cilindro, que acho muito difícil! Neste caso, alguém sabe qual seria o diagnóstico? Água no escapamento? Não faço idéia...
Vi alguns relatos que estes motores 3.0E davam problemas na tampa da bomba d'água, mas a MWM trocou o material da tampa e parou de dar os problemas... todos os modelos novos (>2008) já tem a nova tampa, segundo dizem!
Uma outra possibilidade é vazamento na válvula do ar quente... vc chegou a conferir se não há vazamento ali?
Vc chegou a colocar o carro no elevador para fazer uma inspeção de vazamento completa?
Uma última dúvida: o quanto abaixa? um dedo a cada 100km?
[]'s
VOVÔ DO TROLLER
04/04/2011, 15:01
Valter, se tiver um aditivo, acredito que ficará lambuzado sim, pois o aditivo não evapora sem deixar vestígio como acontece utilizando apenas água!
Se o óleo do motor não estiver contaminado (sem espuma branca), não deve ter vazamento interno... só se estiver indo para o cilindro, que acho muito difícil! Neste caso, alguém sabe qual seria o diagnóstico? Água no escapamento? Não faço idéia...
Vi alguns relatos que estes motores 3.0E davam problemas na tampa da bomba d'água, mas a MWM trocou o material da tampa e parou de dar os problemas... todos os modelos novos (>2008) já tem a nova tampa, segundo dizem!
Uma outra possibilidade é vazamento na válvula do ar quente... vc chegou a conferir se não há vazamento ali?
Vc chegou a colocar o carro no elevador para fazer uma inspeção de vazamento completa?
Uma última dúvida: o quanto abaixa? um dedo a cada 100km?
[]'s
Boa tarde Fernando. Felizmente o óleo não está espumando (menos mal). Sim, cada 100/150 km rodados, abaixa um dedo , ou a diferença entre a marcação máxima e mínima. Sim, fiz uma inspeção geral, pelo menos, acho que olhei tudo, dentro do possível. Como você disse , o vazamento pode ser pela válvula do ar quente sim , é uma possibilidade. Como eu faço para verificar se está vazando pela válvula? Abs e obrigado. Válter
fernandotf
04/04/2011, 15:43
Boa tarde Fernando. Felizmente o óleo não está espumando (menos mal). Sim, cada 100/150 km rodados, abaixa um dedo , ou a diferença entre a marcação máxima e mínima. Sim, fiz uma inspeção geral, pelo menos, acho que olhei tudo, dentro do possível. Como você disse , o vazamento pode ser pela válvula do ar quente sim , é uma possibilidade. Como eu faço para verificar se está vazando pela válvula? Abs e obrigado. Válter
Valter, veja se não tem nenhuma borra de aditivo nas varetas do radiador, talvez em alguma região que levou uma pedrada mais forte... pode ser alguma microfissura em alguma vareta do radiador. Veja este relato: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1240680&postcount=3
VOVÔ DO TROLLER
04/04/2011, 17:40
Valter, veja se não tem nenhuma borra de aditivo nas varetas do radiador, talvez em alguma região que levou uma pedrada mais forte... pode ser alguma microfissura em alguma vareta do radiador. Veja este relato: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showpost.php?p=1240680&postcount=3
Valeu Fernando. Vou tirar novamente aquela grade da frente do motor e verificar o radiador com mais cuidado. Abs e obrigado. Válter.
Amigo,
Existe um equipamento, que é acoplado no lugar da tamba do reservatório, que permite pressurizar o sistema e monitorar a pressao do mesmo, ma isso deve ser feito preferencialmente com o motor frio.
VOVÔ DO TROLLER
05/04/2011, 20:14
Amigo,
Existe um equipamento, que é acoplado no lugar da tamba do reservatório, que permite pressurizar o sistema e monitorar a pressao do mesmo, ma isso deve ser feito preferencialmente com o motor frio.
Valeu Elison. Já fizeram isto na autorizada Troller e não dectaram nada. A novela continua. Abs. Válter
PAULO CARECA
06/04/2011, 12:58
Vbeltram, como vc ja citou, foram feitos todos os testes, ja foi testado individualmente com pressurização o sistema (mangueiras e colmeia) do ar quente? Esta baixa do liquido, chega a um determinado nivel e estaciona ou vai baixando até secar no reservatorio? Talvez o seu Troller só aceita em nivel mais baixo, e joga para fora o excedente, no meu acontece isso.
NGDaniel
06/04/2011, 15:27
Vbeltram, como vc ja citou, foram feitos todos os testes, ja foi testado individualmente com pressurização o sistema (mangueiras e colmeia) do ar quente? Esta baixa do liquido, chega a um determinado nivel e estaciona ou vai baixando até secar no reservatorio? Talvez o seu Troller só aceita em nivel mais baixo, e joga para fora o excedente, no meu acontece isso.
A minha picape (mesmo motor) tambem estabiliza sempre um cadiquinho abaixo da linha minimo.. vc completa e passa mais ou menos um mes e ela ta naquele lugar.. mas nao abaixa disso tambem nao..
VOVÔ DO TROLLER
06/04/2011, 22:52
Boa noite Paulo e amigos trolleiros. O sistema de ar quente ainda não foi testado
. Boa dica e obrigado. Com relação à baixa do líquido é que eu sempre ia completando quando passava do nível máximo para o mínimo (completei umas 4 vezes) . Depois que trocaram as abraçadeiras na autorizada e deram um reaperto total , passou novamente do nível máximo para o nível mínimo , mas como eu rodei pouco com o Troller, quem sabe o problema foi resolvido. A partir de agora não vou mais completar o nível e vou ver no que vai dar. Quem sabe, baixando uma maior quantidade de líquido , vai dar para visualizar o local do vazamento. Assim que tiver qualquer informação eu coloco. Abs. e obrigado pelas dicas. Válter.
VOVÔ DO TROLLER
01/05/2011, 15:53
Boa noite Paulo e amigos trolleiros. O sistema de ar quente ainda não foi testado
. Boa dica e obrigado. Com relação à baixa do líquido é que eu sempre ia completando quando passava do nível máximo para o mínimo (completei umas 4 vezes) . Depois que trocaram as abraçadeiras na autorizada e deram um reaperto total , passou novamente do nível máximo para o nível mínimo , mas como eu rodei pouco com o Troller, quem sabe o problema foi resolvido. A partir de agora não vou mais completar o nível e vou ver no que vai dar. Quem sabe, baixando uma maior quantidade de líquido , vai dar para visualizar o local do vazamento. Assim que tiver qualquer informação eu coloco. Abs. e obrigado pelas dicas. Válter.
Boa tarde pessoal. PROBLEMA RESOLVIDO. O nível continuou a baixar. Examinei novamente as abraçadeiras e verifiquei que a abraçadeira de pressão próxima ao radiador (na mangueira que vai do radiador até o reservatório de expansão) estava frouxa, ocasionando um vazamento bem perto do radiador. Troquei esta abraçadeira de pressão por uma aparafusada e coloquei o líquido de arrefecimento até a marca "máximo". Rodei mais de 1.500 km e tudo bem. O nível variou sempre entre a marca mínima e máxima. Vale salientar que estas abraçadeiras de pressão que vem no Troller são uma porcaria , feitas de um aço vagabundo.Até os 25.000/30.000 km elas aguentam. Depois ficam frouxas. É lamentável que um veículo de R$ 90.000,00 venha com estas porcarias de abraçadeiras de pressão num motor 3.0 que é submetido à altas temperaturas, pois trata-se de um carro 4x4 com reduzida. Fica aí o alerta: troquem as abraçadeiras (todas) originais de pressão, por outras aparafusadas e sejam felizes. Espero ter ajudado. Abs. Válter.
p.s. parece-me que depois de mais de um ano, 32.000 km rodados e várias visitas à autorizada , o Troller não está apresentando mais problemas ( vários batidas na madeira) . Levar um ano para deixar um carro adquirido zero em ordem (espero) é dose. Desejo que apareçam no mercado , outros carros 4x4 que possam fazer concorrência ao Troller, pois teremos mais uma opção de compra. Se fosse comprar outro Troller zero hoje, pensaria umas dez vezes.
fernandotf
01/05/2011, 16:01
Boa tarde pessoal. PROBLEMA RESOLVIDO. O nível continuou a baixar. Examinei novamente as abraçadeiras e verifiquei que a abraçadeira de pressão próxima ao radiador (que vai do radiador até o reservatório de expansão) estava frouxa, ocasionando um vazamento bem perto do radiador. Troquei esta abraçadeira de pressão por uma aparafusada e coloquei o líquido de arrefecimento até a marca máximo. Rodei mais de 1.500 km e tudo bem. O nível variou sempre entre a marca mínima e máxima. Vale salientar que estas abraçadeiras de pressão que vem no Troller são uma porcaria , feitas de um aço vagabundo.Até os 25.000/30.000 km elas aguentam. Depois ficam frouxas. É lamentável que um veículo de R$ 90.000,00 venham com estas porcarias de abraçadeiras de pressão num motor 3.0 que é submetido à altas temperaturas, pois trata-se de carro 4x4 com reduzida. Fica aí o alerta. Troquem as abraçadeiras (todas) originais de pressão, por outras aparafusadas e sejam felizes. Espero ter ajudado. Abs. Válter.
p.s. parece que depois de mais de um ano, 32.000 km rodados e várias visitas à autorizada , o Troller não está apresentando mais problemas ( vários batidas na madeira) . Levar um ano para deixar um carro adquirido zero em ordem (espero) é dose. Desejo que apareçam no mercado , outros carros 4x4 que possam fazer concorrência ao Troller, pois teremos mais uma opção de compra.
Valter, que bom que o problema foi resolvido! E melhor: problema simples!
Isto que acho "chato" na Troller, 90% dos problemas são simples, mas por má vontade (ou incapacidade das concessionárias) somado com "tosquisses" na hora da montagem (falta de um processo rigoroso de qualidade), acaba deixando muitos proprietários insatisfeitos e revoltados (e com razão).
Não é atoa que muitos Trolleiros dizem que Troller bom é Troller usado, onde o proprietário anterior resolveu todas estas picuinhas da viatura! O problema é achar um Troller NFT (Nunca Fez Trilha)!
VOVÔ DO TROLLER
01/05/2011, 16:51
Valter, que bom que o problema foi resolvido! E melhor: problema simples!
Isto que acho "chato" na Troller, 90% dos problemas são simples, mas por má vontade (ou incapacidade das concessionárias) somado com "tosquisses" na hora da montagem (falta de um processo rigoroso de qualidade), acaba deixando muitos proprietários insatisfeitos e revoltados (e com razão).
Não é atoa que muitos Trolleiros dizem que Troller bom é Troller usado, onde o proprietário anterior resolveu todas estas picuinhas da viatura! O problema é achar um Troller NFT (Nunca Fez Trilha)!
Boa tarde Fernando. Concordo plenamente. E haja saco e tempo para resolver as "picuinhas". Realmente, as autorizadas (e a fábrica) não conseguem (ou não querem) resolver o problemas. E o "própriootário" que se lixe. Que venha a concorrência. Abs. Válter
VOVÔ DO TROLLER
25/05/2011, 16:03
Boa tarde pessoal. PROBLEMA RESOLVIDO. O nível continuou a baixar. Examinei novamente as abraçadeiras e verifiquei que a abraçadeira de pressão próxima ao radiador (na mangueira que vai do radiador até o reservatório de expansão) estava frouxa, ocasionando um vazamento bem perto do radiador. Troquei esta abraçadeira de pressão por uma aparafusada e coloquei o líquido de arrefecimento até a marca "máximo". Rodei mais de 1.500 km e tudo bem. O nível variou sempre entre a marca mínima e máxima. Vale salientar que estas abraçadeiras de pressão que vem no Troller são uma porcaria , feitas de um aço vagabundo.Até os 25.000/30.000 km elas aguentam. Depois ficam frouxas. É lamentável que um veículo de R$ 90.000,00 venha com estas porcarias de abraçadeiras de pressão num motor 3.0 que é submetido à altas temperaturas, pois trata-se de um carro 4x4 com reduzida. Fica aí o alerta: troquem as abraçadeiras (todas) originais de pressão, por outras aparafusadas e sejam felizes. Espero ter ajudado. Abs. Válter.
p.s. parece-me que depois de mais de um ano, 32.000 km rodados e várias visitas à autorizada , o Troller não está apresentando mais problemas ( vários batidas na madeira) . Levar um ano para deixar um carro adquirido zero em ordem (espero) é dose. Desejo que apareçam no mercado , outros carros 4x4 que possam fazer concorrência ao Troller, pois teremos mais uma opção de compra. Se fosse comprar outro Troller zero hoje, pensaria umas dez vezes.
Boa tarde pessoal. Oi eu aqui de novo. As batidas na madeira não deram certo. O Troller voltou a dar problemas. Depois de pensar que a perda de água do reservatório do líquido de expansão do radiador estava resolvido, eis que surge um vazamento de água na carcaça do radiador. Parte de baixo, protegida pelo peito de aço, portanto, não houve qualquer pancada no local. Liguei para a autorizada, pois o problema da perda de água já estava acontecendo quando o carro estava na garantia, e eles simplesmente , educadamente ,falaram que a garantia havia terminado e eu que " me lascasse". Conclusão. Deixei o carro em uma oficina de radiadores para ver se reparam o defeito ( ou defeitos). O cara da oficina até se surpreendeu: Poxa "doutor", carro novo, com motor de caminhão, já com vazamento ? É, acho que ele não conhece o Troller. Depois coloco a conclusão. A novela continua. Eta carrinho de encher o saco e esvaziar o bolso. Abs. Válter
Meu amigo, segue aqui meu relato, tenho um Troller 2006 3.0, comprei ele a 7 meses mas rodei apenas 1 mes o restante na oficina !!!.
Tambem notei que o fluido do radiador do meu carro vinha baixando, levei na Trilha Campinas, arrumaram o radiador, trocaram a bomba e trocaram a correia ( R$ 3.000,00 ) e fizeram uma "revisão geral", segundo eles o problema estava resolvido, tambem trocaram tudo !!!! Mas começei notar que o carro continuava com a baixa do fluido, mas completei e achei que fosse normal, começei notar tambem que quando teixava o corro engrenado em uma pequena rampa sem o freio de mão, pois nunca funciona, o cambio não estava segurando carro, soltando-o levemente em pequenos trancos, achei muito estranho e voltei a conversar na concessionaria, mas me disseram que era ssim mesmo, pois bem, certo dia na estrada o carro encheu de fumaça e o carro parou !!!!!! Conclusão, entre a tampa de distribuição dianteira e o bloco do motor que dá ascesso aos pistões existe uma tampa de latão que impedi que a agua entre no bloco, está tampa é uma porcaria e o fluido do resfriamento correi o latão, dada a pressão do sistema em uma dado momento a mesma se rompe e a agua invade o bloco do motor, ferrando tudo, tudo mesmo. Ou seja a agua vai entrando ali sem que vc perceba, ela não aparece no oleo e fica entre os pistões, assim a agua some e vc não sabe para onde ela está indo !!!.
No meu caso aconteceu o pior a agua invadiu completamente o bloco e o cabeçote começou a vazar pelos bicos enjetores ( destruiu o motor ), tive que trocar tudo inclusive comprar um novo cabeçote, pois está porcaria não dá retifica, meu mecanico ( que não é a troller ), disse que está tampa não presta e já é o dessimo motor ngd que ele faz por este mesmo motivo !!!! agora mandei tornear uma de inox para substituir a porcaria de latão, mas estou gastando no motor cerca de R$ 15.000,00 para deixa-lo novo.
Cuidado meu amigo, mande tirar a tampa dianteira e verificar a tal tampa, caso queira tenho como lhe enviar fotos.
Abraços
Sarda,
Que prejuízo!!!!
Seria interessante vc postar as fotos, para que todos nós donos de Troller 3.0 possamos ver o que aconteceu.
Valeu!!
Abs,
João Ricardo
T4 09 - "Kalango"
Putzzzzz que M**!!!!:-?
Cada vez que leio um post desses vou lá olhar o reservatório do meu.
até agora 32k km e tudo bem.