Ver Versão Completa : Xenom Proibido....
vcs poderia me informar até quantos K de potencia pode ser instalados os xenons, sem que a polícia multe.:?::?::?:
Walter L. L. Casitta
01/10/2008, 17:26
vcs poderia me informar até quantos K de potencia pode ser instalados os xenons, sem que a polícia multe.:?::?::?:
Us policia não gostam de Bi-Xenom e nem com temperatura de cor acima de 6000K. Resumindo: O farol baixo tem que ser o original. O alto pode se Xenon com até 6000K...
soneca_zzz
01/10/2008, 17:31
Não sei qual a cor do farol baixo, mas uma ajuda é colocar o Diamond Vision ou Cristal Vision da Philips. Fica show! Claro que não é nenhum xenon, mas é branca/azulada e não é que nem aquelas Eagle paraguaias que queimam tudo e incomoda todo mundo na rua.
Tenho no meu carro a Cristal Vision. Comprei um jogo uma vez e um belo dia num sei o que aconteceu e queimou uma lâmpada (um ano de uso), entrei no site e comprei outro jogo. Na semana seguinte a Philips lançou a Diamond Vision e estava um pouco mais cara, fiquei p... da vida! hehehe Esse segundo jogo já passou de 3 anos de uso...
Edit: o site é www.amomeucarro.com.br (http://www.amomeucarro.com.br)
murilloaquino
01/10/2008, 17:47
Até 6000k, que eles falam que é o branco, é permitido. Acima disso, a temperatura de cor é alterada. Agora o que conta tambem, é deixar o farol regulado. Se ele estiver regulado e não incomodar, concerteza passa...
o xenon eh proibido ?
como o policial altamente treinado, culto, instruido e super equipado vai diferenciar um tipo de xenon do outro ?
Até 6000k, que eles falam que é o branco, é permitido. Acima disso, a temperatura de cor é alterada. Agora o que conta tambem, é deixar o farol regulado. Se ele estiver regulado e não incomodar, concerteza passa...
perfeito, 6000k! acende azuluado, mas conforme o gas esquenta, fica branco. Coloquei bi-xenon na minha hilux.
Tenho uma land rover q vem com xenon de fabrica no baixo e alto e nunca tive problemas
o xenon eh proibido ?
como o policial altamente treinado, culto, instruido e super equipado vai diferenciar um tipo de xenon do outro ?
mais de 6000k a luz é azul e abaixo branca.
entao.... pelo q eu sei a luz tem q ser predominantemente branca.
entao azulada eh branca.
Allan Nielsen
01/10/2008, 19:05
Este negocio do pessoal ficar colocando estas lampadas xenon tá um saco.
Pararam de colocar neon debaixo do carro, e agora colocam xenon até em Honda Biz. A maioria não ilumina corretamente e so serve pra ofuscar os outros; dá vontade de jogar pedra no farol.
abs
NilsinhoRox
01/10/2008, 19:29
Pararam de colocar neon debaixo do carro, e agora colocam xenon até em Honda Biz. A maioria não ilumina corretamente e so serve pra ofuscar os outros; dá vontade de jogar pedra no farol.
abs
Xenonio é uma coisa...
Lampada branca ou azulada é outra...
A maioria que se ve na rua, são apenas as lampadas que são trocadas. A Philips produz lampadas com iluminação branca ou azul de boa qualidade...
Já o xenonio vc tem que adaptar, e intensidade acima de 8000k derrete o farol todo...
Xenonio é uma coisa...
A maioria que se ve na rua, são apenas as lampadas que são trocadas. A Philips produz lampadas com iluminação branca ou azul de boa qualidade...
Já o xenonio vc tem que adaptar, e intensidade acima de 8000k derrete o farol todo...
de onde vc tirou isso ??? conheço gente que ficou muito tempo com xenon 15000 e nunca deu nada no farol nao..
agora, aquelas Eagle Eye 100w ... essas sim, alem do farol, pode mandar pro espaço sua fiação.
Duda Sousa
01/10/2008, 20:47
...intensidade acima de 8000k derrete o farol todo...
São cores e não calor emitido pelo farol.
Essa escala Kelvin é o balanço de branco, muito usado nas câmeras fotográficas digitais. Ela varia do vermelho(menores números) pro azul(maiores números). Não tem relação com a temperatura, calor ou quintura como se diz por aqui. :grin:
~1800 k é proporcional a vermelho ou avermelhado
~3000 a 4000 k é proporcional ao amarelado das lampadas comuns
~6000 a 8000 k é aquele branco já indo pro azul
Acima disso já é bem azulado mesmo.
Detalhe: Os faróis que vem de fábrica nas BMW, Mercedes e coisas do tipo tem uma tonalidade bem diferente desses vendidos por aí. Apesar de serem brancos/azulados, tem uma luz limpa e clara. Não ofuscam a vista dos outros motoristas e acho q iluminam de verdade.
:concordo:
Essa escala Kelvin é o balanço de branco, muito usado nas câmeras fotográficas digitais. Ela varia do vermelho(menores números) pro azul(maiores números). Não tem relação com a temperatura, calor ou quintura como se diz por aqui. :grin:
Detalhe: Os faróis que vem de fábrica nas BMW, Mercedes e coisas do tipo tem uma tonalidade bem diferente desses vendidos por aí. Apesar de serem brancos/azulados, tem uma luz limpa e clara. Não ofuscam a vista dos outros motoristas e acho q iluminam de verdade.
isso de nao ofuscar e iluminar melhor tem a ver com regulagem e principalmente, tipo de farol!
sim, tipo de farol.
Existem os farois refletores para xenon e para lampadas halogeneas assim como existem os Projector(os que vem nas bmw e mercedez), para xenon e tbm para halogeneas.
Um carro bem regulado, com faro para halogeneas, refletor msmo, que é o mais comum, pode iluminar muito bem, sem ofuscar...porem, se tiver um projector proprio pra xenon, alem de otimizar a iluminação , reduz bastante o nivel de ofuscamento.
Bela informação amigo, eu achaxa que era pela temperatura que a lampada emitia.....fiquei ate preocupado com a informação anterior que derretia o farol pois coloquei um de 8.000k e o vendedor me disse que não teria problemas com a policia como eu não sabia de nada comprei....será que posso usar sem medo de multa ou guincho.....pois viajo a trabalho e todo semana em media 1500 km por semana...........:parede::parede:
Thiago Pereira
01/10/2008, 21:24
Em 01/01/09 entra em vigor a resolução abaixo:
RESOLUÇÃO Nº 227, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2007
Art.1º - Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões,
caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica,
nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação
veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.
§ 1º - Os dispositivos componentes dos sistemas de iluminação e de sinalização
veicular devem atender ao estabelecido nos Anexos que fazem parte dessa Resolução:
Anexo 11 – Fonte de luz para uso em farol de descarga de gás.
Art. 7º - Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, produzindo seus
efeitos a partir de 01/01/2009, quando ficarão revogadas as Resoluções 680/87 e 692/88 do
CONTRAN
Anexo 11 – Fonte de luz para uso em farol de descarga de gás.
3.9. Cor
3.9.1. A cor da luz emitida deve ser branca ou amarela, conforme prescrito na folha de
dados relevantes.
3.9.2. No caso de luz branca, as características colorimétricas, expressas em coordenadas
cromáticas CIE, devem estar dentro dos limites estabelecidos na folha de dados relevantes que
devem estar dentro da área formada pelos limites dados na folha de dados do farol que estão
dentro da área formada pelos seguintes limites:
Para o azul y ≥ 0,310
Para o amarelo x ≤ 0,500
Para o verde y ≤ 0,150 + 0,640 x
Para o verde y ≤ 0,440
Para o roxo y ≥ 0,050 + 0,750 x
Para o vermelho y ≥ 0,382
3.9.3. No caso de luz amarela, as características colorimétricas devem estar dentro da área
formada pelos seguintes limites:
Para o vermelho y ≥ 0,138 + 0,580 x
Para o verde y ≤ 1,29 x – 0,100
Para o branco y ≥ -x + 0,940 and y ≥ 0,440
Para o valor espectral y ≤ -x + 0,992
Traduzindo:
São permitidas apenas as cores entre 3500K e 5000K, como indicado no grafico abaixo.
Abraço,
Thiago
http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=138072&d=1222725729
DieselPower
01/10/2008, 22:00
Pessoal, o xenon é permitido, desde que até 6.000 k e constando no documento do veículo, isso mesmo, assim como suspensão alterada, agora quem estiver com xenon deve passar em uma oficina credenciada pelo INMETRO e solicitar a avaliação. Se estiver dentro dos padrões, ele emitem um novo documento constando: Veículo equipado com xenon.
Como alguém citou ali atráz, veículos com xenon original não precisam disto, pois assim como veículos turbinados de fábrica (ex.: Golf GTI) não precisam disto, porém se você turbinar um Golf 1.6 deverá passar por uma avaliação e etc, etc, etc...
Portanto pode, mas tem que constar no documento.
Abraço.
Walter L. L. Casitta
02/10/2008, 07:18
abs
X2!............
rogeriomasih
02/10/2008, 07:24
Pessoal, o xenon é permitido, desde que até 6.000 k e constando no documento do veículo, isso mesmo, assim como suspensão alterada, agora quem estiver com xenon deve passar em uma oficina credenciada pelo INMETRO e solicitar a avaliação. Se estiver dentro dos padrões, ele emitem um novo documento constando: Veículo equipado com xenon.portanto pode, mas tem que constar no documento.
Abraço.
Gostei dessa dica de passar por um inspeção veicular. o cara acaba gastando mais uns R$, mas fica livre de chateação.
Estou pensando em colocar, mas meu interesse é somente em melhorar a iluminação, pois viajo muito durante a noite. Não tenho interesse em estética.
Na minha ranger anterior, tinha dois milhas com lâmpadas de 100w instalados na frente do carro. Não estava querendo colocar nessa e, por isso, cogitei a possibilidade de instalar os xenon.
Quem já colocou recomenda?
melhora realmente a iluminação?
existem marcas que devem ser evitadas?
Walter L. L. Casitta
02/10/2008, 07:28
Na prática os policiais não vão encrencar com o seu lift de suspensão ou com os faróis de 6000K ou mais se você não der outros motivos para que eles ti parem...
Meu irmão por exemplo é um desses que diz ser perseguido pelos policiais e agora amarga 2 anos sem poder dirigir... :discordo:
Sérjão Dark Panther
02/10/2008, 07:34
Xenonio é uma coisa...
Pessoal,tenho xenon 8000k na minha frontier (bi-xenon +xenon no milha),ja fui parado algumas vezes a noite ,mas não tive problemas com a policia,apenas uma vez o policial me perguntou e mostrei o lacre que fica na instalação,me liberou em seguida sem maiores problemas.Abraços ,Sérgio
Gustavo Moreti
02/10/2008, 11:36
Gostei dessa dica de passar por um inspeção veicular. o cara acaba gastando mais uns R$, mas fica livre de chateação.
Estou pensando em colocar, mas meu interesse é somente em melhorar a iluminação, pois viajo muito durante a noite. Não tenho interesse em estética.
Na minha ranger anterior, tinha dois milhas com lâmpadas de 100w instalados na frente do carro. Não estava querendo colocar nessa e, por isso, cogitei a possibilidade de instalar os xenon.
Quem já colocou recomenda?
melhora realmente a iluminação?
existem marcas que devem ser evitadas?
tenho em minha ranger o de 8000k
bi xenon nos farois
e xenon tambem nos milhas!!!!! eu colocaria de novo sem nenhuma duvida!!!! vale cada centavo!!!!! mas vc tem q regular todos os farois pq s nao vai incomodar as pessoas......
quanto a policia ja m pararam sem maiores problemas!!!!!:dance:
vlw......
Thiago Pereira
02/10/2008, 12:00
Eu uso Xenon e recomendo tenho kits de 4300K, mas a instalação tem que ser bem feita e com a lampada correta, alem de verificar a regulagem.
Já vi e ouvi mtas pessoas que adaptam a lampada, por exemplo, tem um carro com lampada H7, trocam de carro para um que usa outro tipo de lampada e fazem a instalação na gambiarra...isso q tem q ser condenado, pois com certeza não terá regulagem e só irá atrapalhar ou outros.
Abraço,
Thiago
alvaro.jrc
02/10/2008, 12:08
K não é unidade de potência e sim de temperatura em Kelvin, no caso de iluminação a unidade Kelvin é utilizada definição de temperatura de cor das lâmpadas. Chamada Lei de Planck da radiação.
Temperatura de Cor expressa a aparência de cor da luz emitida pela fonte de luz. A sua unidade de medida é o Kelvin (K). Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz. Quando falamos em luz quente ou fria, não estamos nos referindo ao calor físico da lâmpada, e sim a tonalidade de cor que ela apresenta ao ambiente. Luz com tonalidade de cor mais suave torna-se mais aconchegante e relaxante, luz mais clara mais estimulante.
A temperatura de cor é uma analogia entre a cor da luz emitida por um corpo negro aquecido até a temperatura especificada em Kelvin e a cor que estamos comparando.
Ex.: uma lâmpada de temperatura de cor de 2.700 K tem tonalidade suave, já uma outra de 6.500 K tem tonalidade clara. O ideal em uma residência é variar entre 2.700 K e 5.000 K, conforme o ambiente a ser iluminado.
A escala de temperatura de cor tem como referência a luz branca, que é de 5000K (luz do meio-dia).Cores em tons de azul ou verde são resultados de temperaturas elevadas (acima de 5000K). Cores em tons alaranjados expressam temperaturas de cor baixas (abaixo de 5000K). Fontes de luz diferentes têm diferentes temperaturas de cor.
Fonte: Wikypedia
Como nessa tabela:
http://www.herbario.com.br/dataherbfotografia06/colortemp.gif
alvaro.jrc
02/10/2008, 12:21
A unidade que mede a potência das lâmpadas de xenon é a mesma para qualquer eletrodoméstico, o Watt (w).
A unidade que mede a quantidade de luz produzida por uma lâmpada é o lúmen (L)
No caso do xenon a única coisa que a legislação Brasileira (atual) poderia implicar seria no tocante a quantidade de lumens emitida, pois no caso do xenon, devido utilização de gases nobres e filamentos melhores no seu bulbo, ela produz muito mais lumens por cada watt consumido, porém a legislação Brasileira determina apenas que as lâmpadas utilizadas sejam de no máximo 55w, mas não especifica a quantidade de lumens / watt.
Normalmente as lâmpadas de xenon utilizadas em veículos são de 35w, contra 55w das Halógenas, portanto, por enquanto elas são completamente legais.
As lampadas de xenon são consideradas melhores que as Halógenas, pois conseguem emitir uma luz mais brilhante consumindo menos eletricidade.
Fora o fato do organismo humano interpretas os tons de luz mais azulados como sendo da luz solar o que ajuda a manter o organismo mais alerta sob o efeito dessas lampadas, já o oposto acontece com as lâmpadas halógenas, de temperatura de cor mais quente, o organismo as interpreta como luz de entardecer / início de noite, preparando o organismo para o repouso.
Na minha modesta opinião de arquiteto, lighting designer e jipeiro nos finais de semana :mrgreen:, as lampadas de temperatura de cor mais fria, de 5000k a até 8000k (xenon, LED, OLED), serão obrigatórias num futuro muito próximo, considerando sua superioridade funcional e técnica perante as velhas e arcaicas lampadas Halógenas.
[ ]s!!!
Duda Sousa
02/10/2008, 12:51
Quanto mais alta a temperatura de cor, mais clara é a tonalidade de cor da luz.
Não necessariamente,
como eu escrevi antes, na prática, essa 'adequação' da escala Kelvin pros faróis Xenon(e pro geral tbm) diz que quanto mais baixos os números(1800k por ex.) mais vermelhas as cores e quanto mais altos, mais azul é a cor(12000k por ex.). As cores mais claras, estão no meio da escala.
É uma simples variação do vermelho pro azul, passando pelo branco. Muito usado nas câmeras digitais. Isso é muito útil pros balanços de branco, como nós chamamos. Já que mais ou menos o meio da escala incide no branco 'duro'(mais claro).
Nos faróis seria mais ou menos 5000-6000k os tons de luz branca.
As velhas halógenas, na faixa de 3000k e os Xenon azuis acima de 8000k.
Taí um link de uma escala que tá mais adequada aos tons dos faróis
Xenon. espero que abra.
ps: humilde opinião de fotógrafo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Color_temperature.svg#file
Mas isso não é importante, o importante é que eu queria saber porque a iluminação pública das cidades se modificou de luzes azuis(antigamente) pras amareladas. Isto é, uma mudança de cores frias pra quentes - altos numeros K pra menores numeros K, atualmente. :pensativo:
Valeu :concordo:
alvaro.jrc
02/10/2008, 13:21
Verdade duda, me expressei mal, quando ultrapassamos os 8000k, podemos considerar que o tom escurece um pouco e quando chega no lilás já cai bastante.
Quanto a mudança das luzes para as amareladas na iluminação pública isso aconteceu não pela cor, mas pelo custo e vida útil das lâmpadas.
Aquelas mais amarelas são de vapor de sódio, lâmpadas relativamente ultrapassadas mas muito baratas e de vida útil bastante longa, o contrário das mais brancas, antigamente utilizavam vapor de mercúrio (que tinha u descarte extremamente poluente), hoje usa-se muto o vapor metálico, que possuem uma reprodução de cor razoável, tom mais branco, um brilho fantástico, mas normalmente são 5x a 10x mais caras que a de vapor de sódio e duram muito menos.
Tb detesto aquelas lâmpadas e para o seu caso, fotografias elas são medonhas, mas infelizmente o custo operacional delas e a frequência baixa de manutenção falam mais alto no tocante a iluminação pública.
[ ]s iluminados. :mrgreen:
Não necessariamente,
como eu escrevi antes, na prática, essa 'adequação' da escala Kelvin pros faróis Xenon(e pro geral tbm) diz que quanto mais baixos os números(1800k por ex.) mais vermelhas as cores e quanto mais altos, mais azul é a cor(12000k por ex.). As cores mais claras, estão no meio da escala.
É uma simples variação do vermelho pro azul, passando pelo branco. Muito usado nas câmeras digitais. Isso é muito útil pros balanços de branco, como nós chamamos. Já que mais ou menos o meio da escala incide no branco 'duro'(mais claro).
Nos faróis seria mais ou menos 5000-6000k os tons de luz branca.
As velhas halógenas, na faixa de 3000k e os Xenon azuis acima de 8000k.
Taí um link de uma escala que tá mais adequada aos tons dos faróis
Xenon. espero que abra.
ps: humilde opinião de fotógrafo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Color_temperature.svg#file
Mas isso não é importante, o importante é que eu queria saber porque a iluminação pública das cidades se modificou de luzes azuis(antigamente) pras amareladas. Isto é, uma mudança de cores frias pra quentes - altos numeros K pra menores numeros K, atualmente. :pensativo:
Valeu :concordo:
Parabéns Amigos,:palmas: que aula sobre Xenom......portanto o K das lampadas não tem nada a ver em ser liberado ou proibida pela policia:?::?: é isto ou não
Thiago Pereira
02/10/2008, 19:58
portanto o K das lampadas não tem nada a ver em ser liberado ou proibida pela policia:?::?: é isto ou não
Pelo contrario, é através da escala K que a legislação busca liberar ou proibir o uso de uma determinada lampada.
Abraço,
Thiago
JecaTatu
02/10/2008, 21:15
perfeito, 6000k! acende azuluado, mas conforme o gas esquenta, fica branco. Coloquei bi-xenon na minha hilux.
Tenho uma land rover q vem com xenon de fabrica no baixo e alto e nunca tive problemas
Amigo, você saberia dizer quantos K vem nos faróis originais da Land? Como alguém já lembrou aí acima, os faróis xenon originais parecem ser bem diferentes desses comprados. Você notou essa diferença entre a hilux e a land?
Grande abraço!
Rafanton
04/10/2008, 19:08
Olha, pra falar a verdade, a policia não tá nem aí com os xenon. Esses dias prenderam meu carro por causa dos aro 17 e dvd, ai fikei 1hr esperando o guincho pra ir pro detran, ai passava altos carros na blitz, os policial ficava perguntando "Isso é xenon?" ai o outro respondia "Axo que não"...
Eles nem sabem oq difere o xenon dessas luz branca da philips ou de camelô. Pode usar tranquilo..
E ser for parado pela PRF, aí o papo é outro.. mais nesse caso, pega uma onça no mato e fica tudo bem.
rogeriomasih
04/10/2008, 19:40
e usar aro 17 implica em apreensão?
Rafanton
04/10/2008, 19:47
Quando eu tinha meu gol, implicava. Mas agora com 4x4.. não descaracteriza o veiculo! ;D
alvaro.jrc
04/10/2008, 19:51
Olha, pra falar a verdade, a policia não tá nem aí com os xenon. Esses dias prenderam meu carro por causa dos aro 17 e dvd, ai fikei 1hr esperando o guincho pra ir pro detran, ai passava altos carros na blitz, os policial ficava perguntando "Isso é xenon?" ai o outro respondia "Axo que não"...Eles nem sabem oq difere o xenon dessas luz branca da philips ou de camelô. Pode usar tranquilo..E ser for parado pela PRF, aí o papo é outro.. mais nesse caso, pega uma onça no mato e fica tudo bem.
Art. 333 do Código Penal Brasileiro (Corrupção Ativa) - Oferecer ou prometer vantagem indevida a funcionário público, para determiná-lo a praticar, omitir ou retardar ato de ofício:
Pena - reclusão, de 1 (um) ano a 8 (oito) anos, e multa.
Parágrafo único - A pena é aumentada de um terço, se, em razão da vantagem ou promessa, o funcionário retarda ou omite ato de ofício, ou o pratica infringindo dever funcional.
E o melhor, é autuado em flagrante ainda sai no noticiário das 19h. :twisted:
Rafanton
04/10/2008, 19:59
Poisé, as leis brasileiras são as mais completas do mundo, pena que é só no papel.
Trabalho com transportadora (caminhões), os motoristas diz que nada que uma oncinha não faça esse artigo afundar... kkkk
alvaro.jrc
04/10/2008, 20:33
Poisé, as leis brasileiras são as mais completas do mundo, pena que é só no papel.
Trabalho com transportadora (caminhões), os motoristas diz que nada que uma oncinha não faça esse artigo afundar... kkkk
Por isso que esse Brasil não vai pra frente, depois reclame dos políticos corruptos que furtam o seu dinheiro. :parede:
Infelizmente não lhe culpo amigo forista, seu pensamento é fruto de uma sociedade de valores deturpados, sem educação que preste esse país nunca vai sair da latrina.
No mais, boa sorte nas sua caças as onças. :rolleyes:
Dieselboy
04/10/2008, 20:58
(...)
Por isso que esse Brasil não vai pra frente, depois reclame dos políticos corruptos que furtam o seu dinheiro. :parede:
(....)
seu pensamento é fruto de uma sociedade de valores deturpados, sem educação que preste esse país nunca vai sair da latrina.
(...)
x2!!! :concordo: com uma ressalva, o "amigo" forista, é sim um dos culpados por nosso país estar nessa situação! :sad:
Se o colega trabalha com transportadora, deve muito bem conhecer a legislação que rege a área, certo? pois bem, SE os caminhoneiros enfrentam "problemas" com a fiscalização, é porque algum motivo deve haver, certo?
Como solucionar isto? simples, enquadrem-se à legislação e pronto!
Não é raro ver caminhões serem multados por excesso de peso, por excesso de velocidade, por falta e/ou irregularidade de notas fiscais, etc .... mas, é muito mais fácil "jogar" a culpa na fiscalização e tentar resolver a encrenca no velho "jeitinho" :rolleyes: à querer DE FATO fazer algo para que a situação mude.
Abs, torcendo para que um dia, quem sabe, nos vejamos livres dessa maldita "lei de Gérson" :rolleyes:
Amigo, você saberia dizer quantos K vem nos faróis originais da Land? Como alguém já lembrou aí acima, os faróis xenon originais parecem ser bem diferentes desses comprados. Você notou essa diferença entre a hilux e a land?
Grande abraço!
vou dar uma olhada no manual, posto aqui ao encontrar.:concordo:
A diferenca eh total, coloquei xenon na hilux motivado pelo da land, mas ficou ruim, bem ruim. o alto nao ilumina direito, me explicaram que eh por ser bi-xenon, regula-se o baixo e o alto seja o que Deus quiser! estou pensando em trocar a cupula e deixar como eh o da minha range, imbutidos em projetores.
Sérjão Dark Panther
05/10/2008, 00:46
A diferenca eh total, coloquei xenon na hilux motivado pelo da land, mas ficou ruim, bem ruim. o alto nao ilumina direito, me explicaram que eh por ser bi-xenon, regula-se o baixo e o alto seja o que Deus quiser! estou pensando em trocar a cupula e deixar como eh o da minha range, imbutidos em projetores.
Olá amigos,o da minha tbm não muda muita coisa entre o alto e o baixo,mas mesmo assim é muuuuuuuuitoooooooo melhor que o farol comum, e eu usava lampadas de 100 com rele duplo.Abraços,Sérgio.
Jeca, so menciona farois de xenon embutidos em projetores. nao fala nada sobre qtos k tem....
Jeca, so menciona farois de xenon embutidos em projetores. nao fala nada sobre qtos k tem....
galera, vou colocar aqui a melhor explicação pro xenon que já lí.
colocar xenon em farois normais com refletores só vai fazer ofuscar os outros motoristas.. a emissão dos raios de luz do xenon é diferente e nunca se consegue arrumar o faixo corretamente.. dessa forma.. sempre que alguem coloca lampadas xenon em um farol com refletor.. a luz emitida ilumina não só o chão.. mas também ilumina os postes as coberturas dos predios, e até a lua!
O uso correto do xenon é com farois com projetor, parecido com os farois usados no astras, no bravam no novo siena, que possuem uma lente na frente, mas só isso não basta, pois ainda assim precisa de um escudo por tras de tais lentes, só assim sendo possivel regular corretamente o faixo do farol de xenon, iluminando somente o solo e assim não ofuscando os motoristas em direção contraria..
Exemplo de farol com projetor: http://www.magaof.com.br/produtos.asp?produto=281
ainda não vi para o palio, quem encontrar, seria importante postar aqui para que os usuarios de palio desta comunidade que queiram usar o farol xenon o use de forma correta.
Veja abaixo um exemplo de farol projetor xenon. Repare nos carros estacionados. Não vai luz na cara dos motoristas e o chão à frente parece dia:
http://www.intellexual.net/hids/48.jpg
Agora, olhe a diferença...
Abaixo é um kit de adaptação instalado num farol refletor. Repare como a luz espalha sem controle:
http://www.intellexual.net/hids/5.jpg
E só como exemplo, veja o nosso C4 pallas.. que agora tem como opcional os farol com xenon..
veja que seu farol é diferente do normal, e tem o projetor:
http://images.noticiasautomotivas.com.br/img/c/citroen-c4-pallas-farois-xenonio-2.jpg
e veja o album do c4 "normal" e veja que não existe o projetor:
http://noticias.uol.com.br/carros/album/c4_pallas_album.jhtm?abrefoto=3
Dieselboy
05/10/2008, 13:10
Jera
A explicação realmente é excelente :concordo: e, põe por terra o mito que alega que, qquer carro pode utilizar xenon.
Só não entendi muito bem uma "coisa", como diferenciar um farol do tipo refletor do projetor :pensativo:
À grosso modo, será que, os projetores são aqueles que tem um tipo de "lanterna" dentro do farol? :pensativo: se for assim , então o Fiesta (mesmo o antigo, 2003) e o novo Ka poderiam utilizar xenon da forma correta, seria isso? :pensativo:
Abs e até mais.
Jera
A explicação realmente é excelente :concordo: e, põe por terra o mito que alega que, qquer carro pode utilizar xenon.
Só não entendi muito bem uma "coisa", como diferenciar um farol do tipo refletor do projetor :pensativo:
À grosso modo, será que, os projetores são aqueles que tem um tipo de "lanterna" dentro do farol? :pensativo: se for assim , então o Fiesta (mesmo o antigo, 2003) e o novo Ka poderiam utilizar xenon da forma correta, seria isso? :pensativo:
Abs e até mais.
fala diesel!!
o farol com prejetor são os faróis do astra, do marea, do novo siena.....eles tem uma lente parecendo uma bola que a lampada fica atrás dessa bola....
acho que nenhum outro carro nacional tem farois com projetores a nao ser estes...fiesta e ká são farois comuns.
ví esses dias um c4 pallas com farois de xenon que mudam de direção.....foi uma das coisas mais "belas" que ja ví em um carro. o cara estava manobrando o carro e toda hora que ele virava o volante, automaticamente o farol virava na direção dos pneus....dava pra ver perfeitamente o projetor mudando de direção....agora sei pq o xenon do c4pallas custa 3500reais e um comum custa 350reais.
flwsss
Allan Nielsen
05/10/2008, 15:21
Jera,
Muito boa a explicação. Seria então o caso da legislação proibir o uso de xenon em farois não proprios para seu uso.
Nunca havia me interessado pela explicação tecnica, mas o fato é que tá dificil de aturar estes farois na estrada, sob chuva então vira um inferno. É bem provavel que o uso destas lampadas sem critério tecnico já tenha causado muitos acidentes.
E fica evidente que o problema esta nestas gambiarras que fazem sem se preocupar com os outros motoristas, pois nunca fui ofuscado por uma Mercedes Benz ou BMW.
Pra turma adepta destas lampadas fica o pedido de maior conciencia e responsabilidade pra segurança de todos.
Abs
Luciano SHAKALL
05/10/2008, 16:24
"... O uso correto do xenon é com farois com projetor, parecido com os farois usados no astras, no bravam no novo siena ... Veja abaixo um exemplo de farol projetor xenon. Repare nos carros estacionados. Não vai luz na cara dos motoristas e o chão à frente parece dia: http://www.intellexual.net/hids/48.jpg ... Agora, olhe a diferença: Abaixo é um kit de adaptação instalado num farol refletor. Repare como a luz espalha sem controle: http://www.intellexual.net/hids/5.jpg ... Beleza de explicação, Jera :concordo: !
Só um adendo :stop: : Só não acho que as fotos postadas "sirvam de comparação", pois na segunda, o carro está bem próximo à uma parede e,
acho que nessa situação, QUALQUER FAROL refletiria e provocaria um "aumento na altura do facho" :pensativo: . . .
[]'s
Luciano SHAKALL
05/10/2008, 16:25
" ... Esses dias prenderam meu carro por causa dos aro 17 e dvd ... ser for parado pela PRF, aí o papo é outro...
mais nesse caso, pega uma onça no mato e fica tudo bem ..."
" ... as leis brasileiras são as mais completas do mundo, pena que é só no papel ... Trabalho com transportadora (caminhões), os motoristas diz que nada que uma oncinha não faça esse artigo afundar ... "
"... Por isso que esse Brasil não vai pra frente ... sem educação que preste esse país nunca vai sair da latrina ..."
SE os caminhoneiros enfrentam "problemas" com a fiscalização, é porque algum motivo deve haver, certo? ...
Como solucionar isto? simples, enquadrem-se à legislação e pronto! ..."A questão é que, as vezes, dá vontade de fazer isso mesmo, pois não é appenas uma questão de "respeitar as leis" ou "enquadrar-se à legislação :discordo: . . .
Há muuuuuuitas modificações que, quando feitas COM CRITÉRIO, melhoram EM MUITO a segurança do veícuo (por exemplo, a estabilidade).
Você pega um carro e manda para uma oficina de preparação que vai instalar rodas maiores com pneus de perfil baixo,
e modificar a suspensão com critério (NÃO cortando molas :parede: ) e vai deixar esse carro muuuuuuito mais estável que um original.
Instala freios a disco na traseira e discos maiores e mais eficientes na frente em uma preparadora de freios...
Ah, mais a legislação não permite alteração no diâmetro roda/pneu, nem modificações na suspenção (até pouco tempo) muito menos nos freios :putz: . . .
Não importa se o carro ficou melhor, mais estável e mais seguro.... Não pode e pronto :parede: ! "BELEZA" de legislação :roll: . . .
É bem mais fácil e cômodo simplesmente proibir, do que avaliar se as modificações são bem feitas ou não, se comprometem a segurança ou não...
Me crucifique quem quizer, mas acho que nesses casos (pra burlar uma legislação retrógrada e equivocada,
e sabendo que meu carro estria MELHOR) eu utilizaria o "recurso da Onça" também :oops: . . .
Pra você ver o despreparo dos nossos "Homens da Lei", lembrei de uma reportagem que eu li, em que um dono de uma Audi RS2, aquela que vem DE FÁBRICA turbinada e com FREIOS PORSCHE (com pinças vermelhas e logo Porsche estampado nas mesmas) foi parado em uma Blitz e TEVE SEU VEÍCULO APREENDIDO sob a alegação que carro turbinado era proibido e que ele havia modificado os freios; o que também era proibido :putz: . . .
Não adiantou explicar que tratava-se de uma série especial e ORIGINAL, e o guardinha ainda falou "cheio de razão": "Tá querendo me enganar? tá escrito Porsche alí na pinça, ó... Teu carro é audi ! Ou é Audi, ou é Porshe..." :parede: :parede: :parede: . . .
Dá pra aguentar?
[]'s
Jera,
fiquei preocupado agora, vou levar o carro na autorizada e mandar retirar o equipamento da hiux.
eu tb to quase tirando o meu pq a luz alta é mt ruim e vou colocar a osram nightbreaker...
lembrando que não fui eu que escrevi essa explicação, e sim um cara lá da comunidade palio tuning!
Qual a caracteristica dessa nighbreaker?
Duda Sousa
05/10/2008, 20:58
Valeu Jera,
eu sempre quis saber a diferença real dos xenon comuns(azuis ou brancos, feios, na cara da gente, ofuscantes e do mal) e dos xenon de alguns carros mais caros. Tecnologia em função do conforto e da melhoria da dirigibilidade. Simples.
PS: o C4 Pallas é muito lindo, cara. Acho estranho os vícios de mercado que fazem com que o Corola seja mais vendido que o C4 e o Civic, não que o Corola não seja um carro fantástico tbm. Mas esses dois carros tem um toque a mais.
Walter L. L. Casitta
05/10/2008, 21:10
PS: o C4 Pallas é muito lindo, cara. Acho estranho os vícios de mercado que fazem com que o Corola seja mais vendido que o C4 e o Civic, não que o Corola não seja um carro fantástico tbm. Mas esses dois carros tem um toque a mais.
Faça um test-drive num Corola ou num Civic e depois C4 ou Grand Picasso. Os franceses têm sem dúvida um toque a mais, tudo de bom em equipamentos, mas é só pegar uma estrada um pouco pior que parecem que vão se desmanchar. Ou então ande um Corala ou Civic com uns 3 anos de uso, pode ser até um taxi e depois ande em qualquer desses franceses que você vai entender porque ninguém quer...
Walter L. L. Casitta
05/10/2008, 21:30
Pessoal, o que acontece nesse tópico é o mesmo que no outro tópico que tem um cara que vende kits baratinhos pra suspensão de Ranger. Segundo ele os seus clientes estão satisfeitos e que então seus produtos são bons produtos.
Nada como um fórum como esse pra colocar as coisa nos seus devidos lugares...
Com relação ao Xenon, existem lâmpadas que foram feitas para substituir diretamente as originais mesmo que o bloco ótico ou refletor não tenha o anteparo assim com lâmpasdas que foram feitas para refletores com anteparo. Acontece que muita gente usa o preço como critério mais importate na hora da compra. Se a escolha for feita com critério, começando pela temperatiura de cor que acretido não deva ser que 6000K, o Xenom vai melhorar a muito a iluminação sem atrapalhar niguem.
PS.: Temperatuira acima de 6000K é pra que quer aparecer!:discordo:
Com relação ao Xenon, existem lâmpadas que foram feitas para substituir diretamente as originais mesmo que o bloco ótico ou refletor não tenha o anteparo assim com lâmpasdas que foram feitas para refletores com anteparo. Acontece que muita gente usa o preço como critério mais importate na hora da compra. Se a escolha for feita com critério, começando pela temperatiura de cor que acretido não deva ser que 6000K, o Xenom vai melhorar a muito a iluminação sem atrapalhar niguem.
walter,
nesse ponto eu discordo de vc. dps de mt pesquisa eu e um amigo usamos duas das marcas consideradas "top" no brasil.....a PWL e a K2. eu na ranger e ele num punto.
pagamos cerca de 4x mais caro no kit xenon do que esses chineses, mas dps de um tempo olhando os kits mais baratos, vimos que tudo é a mesma coisa....olhando os cabos e reatores não se percebe nenhuma diferença. os reatores e cabos parecem os mesmos só que com adesivos de diferentes marcas....
e os bi-xenon h4, ja perguntei em varios foruns e TODOS me responderam que tem problemas com a luz alta.....é mt alta e o foco se desloca para direita ou para esquerda.
agora.....os farois de dupla parabola, a maioria fica bom com xenon, mesmo nao sendo com projetor, basta uma boa regulagem que a luz nao atrapalha mt os outros. mas tem uns tb que nao sei se é falta de regulagem ou a marca do xenon que atrapalham mt. por ex: o fiat stilo...ja vi varios com xenon que nao atrapalham quem vem no sentido contrario.
Qual a caracteristica dessa nighbreaker?
http://www.osram.com.br/produtos/automo/carros/nightbreaker/night_breaker.html
é meio dificil acreditar em 90% mais luz, mas um pouco melhor que a original deve ser.
Walter,
coloquei xenon na minha hilux srv, acreditando que ficaria como da range rover q dirijo. Foi uma decepcao, na tem luz alta!!! ilumina qq coisa menos p/ frente. O bixenos foi colocado na concessionaria! Quanto aos franceses, concordo 100% , frances eh bom pra queijo e vinho e mulher! carro nem pensar! A unica marca q prestou la, era a bugatti que tem nome italiano e agora e de alemao!
Walter L. L. Casitta
05/10/2008, 22:55
Walter,
coloquei xenon na minha hilux srv, acreditando que ficaria como da range rover q dirijo. Foi uma decepcao, na tem luz alta!!! ilumina qq coisa menos p/ frente. O bixenos foi colocado na concessionaria! Quanto aos franceses, concordo 100% , frances eh bom pra queijo e vinho e mulher! carro nem pensar! A unica marca q prestou la, era a bugatti que tem nome italiano e agora e de alemao!
Um amigo também colocou na Hilux SRV dele inclusive nos auxiliares. Outro dia viajamos juntos e como ele rebocava uma lancha fui atráz toda a viagem. Tirando o fato da luz 12000K (achei o efeito péssimo) o que fazia que toda a sinalização da estrada ficassem roxa me pareceu que a iluminação estava correta e quando ele colocava o farol alto iluminava pra KCT. Ele também jura que ficou muito melhor que com as originais...
O meu faról ficou parecendo um vela perto do dele...
murilloaquino
05/10/2008, 23:17
Temos na pajero full as que foram retiradas da pajero sport.
O que acontece é que nas H-4 bixnon, algumas lampadas vem com um anteparo metalico para funcionar exatamnte igual as lampadas originais. Como isso é um acessorio, alguns kis nãoi possuem ou então na hora de instalar, o instalador ou o dono simplesmente ignora ou não sabe o real motivo da pecinha de metal. Posso dizer que o xenon tanto na pajero sport( não tem um anteparo no proprio farol, utilizamos o da lampada/0, como na full(possue um anteparo no farol), a eficiencia de iluminação mlhorou uns 200%, tanto no baixo, como principalmente no farol alto...
Walter L. L. Casitta
06/10/2008, 00:07
Um detalhe que ninguém ainda comentou é o efeito do contraste ou acuidade visual proporcionada pela luz da lâmpada Xenon em relação a luz da lâmpada comum.
Assim como o exemplo da iluminação pública que vem abandonado as lâmpadas a vapor de mercúrio em favor da vapor de sódio. A primeira proporciona um ótima definição de cores enquanto a segunda que é pécima na definição das cores mas aumenta muito o contrate e acuidade visual...
Allan Nielsen
06/10/2008, 09:47
Acho que a maioria "tá chovendo no molhado". Uma lampada mais moderna e mais cara TEM que iluminar melhor, senão não teria razão para existir.
Acho que o principal é o que tem que ser feito para que ela funcione corretamente nos farois atuais , se é que é possivel.
Basta atravessar um tunel atras de um carro com uma lampada destas adaptada que vera ela iluminando todas as laterais e até o teto do tunel, ou seja "desperdiça" lumens pra todo lado, que so a viabiliza pelo excesso de lumens produzidos. A maior consequencia disto é o ofuscamento dos outros motoristas.
Se todos adaptarem estas lampadas como vem sendo feito ninguem mais conseguira viajar a noite sob chuva em pistas de mão dupla; até nas cidades com a iluminação publica tem atrapalhado.
Continuo com vontade de jogar pedras nestes farois :mrgreen:
Abs
alvaro.jrc
06/10/2008, 11:54
Esse lance de ofuscar depende muito do conjunto óptico (lâmpada + farol) se a lâmpada for exatamente a especificada para o veículo e seu fabricante não for xing ling, elas jamais vão fugir da especificação original do veículo.
O que acontece muito é:
- Colocam lâmpadas xing ling achando que estão colocando algo decente, que não respeitam a geometria original dos faróis o com filamentos em ângulos menores que o da lâmpada osram / philips / GE;
- Além de lâmpadas ruins, colocam em faróis completamente desregulados, que não demonstravam antes pois utilizavam lâmpadas que produziam pouca iluminação;
Como costumam falar aqui no Forum, não existe almoço grátis, se quer colocar xenon não vá achando que um kit de R$ 300,00 ou R$ 400,00 vai ser igual a um produzido com tecnologia alemã, seguindo as especificações técnicas de fabricantes conceituados de lâmpadas como as que citei.
soneca_zzz
06/10/2008, 14:12
Como disse anteriormente, uso as Philips Cristal Vision no meu carro. Ilumina muuuito melhor que uma lâmpada comum e não ofusca a visão de quem está no sentido contrário. Além disso a luz é branca.
Preciso ver qual lâmpada veio no Fiesta da minha mãe, pois a luz é bem mais branca do que o original do meu Escort, mas é menos branca do que as Philips que estão nele.
Eu acho muito caro instalar xenon num carro que não o possui de fábrica. Digo caro pq falo de kits descentes, não de xing ling. Sei lá, acho que numa pickup ou jeep tem muuuito mais coisas legais para vc colocar com esse valor do que o xenon! Mas é claro que isso é opinião pessoal e eu curto muito boa iluminação, só fico imaginando aquilo queimar do nada! :mrgreen:
Uma coisa que notei é que de noite a iluminação da luz branca é muito boa, mas quando chove e, principalmente, quando tem neblina, a iluminação fica bem ruinzinha. E NÃO sou daqueles que coloca o farol alto na neblina achando que vai iluminar mais! :parede:
Antigamente os carros vinham com farol de neblina amarelo (lente amarela), em alguns países é assim até hoje. Parece-me que a luz mais amarelada é melhor na neblina. Como é o xenon? Melhor ou pior? :pensativo:
Como disse anteriormente, uso as Philips Cristal Vision no meu carro. Ilumina muuuito melhor que uma lâmpada comum e não ofusca a visão de quem está no sentido contrário. Além disso a luz é branca.
Preciso ver qual lâmpada veio no Fiesta da minha mãe, pois a luz é bem mais branca do que o original do meu Escort, mas é menos branca do que as Philips que estão nele.
Eu acho muito caro instalar xenon num carro que não o possui de fábrica. Digo caro pq falo de kits descentes, não de xing ling. Sei lá, acho que numa pickup ou jeep tem muuuito mais coisas legais para vc colocar com esse valor do que o xenon! Mas é claro que isso é opinião pessoal e eu curto muito boa iluminação, só fico imaginando aquilo queimar do nada! :mrgreen:
Uma coisa que notei é que de noite a iluminação da luz branca é muito boa, mas quando chove e, principalmente, quando tem neblina, a iluminação fica bem ruinzinha. E NÃO sou daqueles que coloca o farol alto na neblina achando que vai iluminar mais! :parede:
Antigamente os carros vinham com farol de neblina amarelo (lente amarela), em alguns países é assim até hoje. Parece-me que a luz mais amarelada é melhor na neblina. Como é o xenon? Melhor ou pior? :pensativo:
no caso dos farois de neblina, o negocio é usar um Xenon de 2300K até 3000k!
ele é amarelo, quem ja viu as novas pajero full? elas vem com uma luz amarela nos farois de neblina que me parecem ser o xenon msmo.
ae quadno chover ou estiver neblina, só desligar os farois baixo e usar os de neblina para o que foram destinados..
alguem ai ja viu esse pessoal que coloca xenon 6000~8000k nos farois de neblina?? alem de perder TODO o funcionamento.. ainda prejudica demais qem vem no sentido oposto.
alvaro.jrc
06/10/2008, 16:23
no caso dos farois de neblina, o negocio é usar um Xenon de 2300K até 3000k!
ele é amarelo, quem ja viu as novas pajero full? elas vem com uma luz amarela nos farois de neblina que me parecem ser o xenon msmo.
ae quadno chover ou estiver neblina, só desligar os farois baixo e usar os de neblina para o que foram destinados..
alguem ai ja viu esse pessoal que coloca xenon 6000~8000k nos farois de neblina?? alem de perder TODO o funcionamento.. ainda prejudica demais qem vem no sentido oposto.
Verdade, o farol de neblina funciona bem mais aberto que o de milha, com lampadas fora de especificação ofuscam bastante.
Já milhas não tem problema pq o angulo é bem fechado.
soneca_zzz
06/10/2008, 16:33
Pior que já vi isso, sim... outra coisa que me deixa muito p... é o povo que anda com o farol de neblina ligado direto à noite. O problema não é na frente, é atrás, que em alguns carros acende uma luz vermelha mais forte que a de freio. O peugeot 206 é um, acho que o C3 tb... aquilo incomoda horrores! Ainda bem que no meu carro tem duas, ao invés de uma, mas só ligam essas traseiras se eu quiser. Quando canso de ficar olhando aquela luz vermelha chata do carro da frente, ultrapasso o cidadão e ligos as minhas para ele ver como é bom. E ficam as duas luzes lá, bem forte! hehehe
Fernandes Kappes
06/10/2008, 16:48
Concordo com você, recentemente comprei um kit xenon xing ling, demora uns 10 segundos pra ligar, não tem foco, joga luz pra todo lado, vou tira-lo e voltar as lampadas originais. Sds
alvaro.jrc
06/10/2008, 16:52
Pior que já vi isso, sim... outra coisa que me deixa muito p... é o povo que anda com o farol de neblina ligado direto à noite. O problema não é na frente, é atrás, que em alguns carros acende uma luz vermelha mais forte que a de freio. O peugeot 206 é um, acho que o C3 tb... aquilo incomoda horrores! Ainda bem que no meu carro tem duas, ao invés de uma, mas só ligam essas traseiras se eu quiser. Quando canso de ficar olhando aquela luz vermelha chata do carro da frente, ultrapasso o cidadão e ligos as minhas para ele ver como é bom. E ficam as duas luzes lá, bem forte! hehehe
Não sei o C3, mas o 206 tem botão à parte, digo isso pois já tive um, aquela luz vermelha acesa é pq o fdp do dono acende de sacanagem mesmo.
soneca_zzz
06/10/2008, 17:07
Alvaro.jrc, achei que o 206 ligava a frente e atrás de uma vez. No meu carro, o botão original é bipartido e pode acender só a frente ou a frente e atrás. Como não achava o botão original e quando achava cobravam "módicos" R$ 300,00 (por um botãozinho, imagine o kit inteiro do farol de neblina), achei um botão de 3 pólos que faz a mesma função. Quando preciso, ligo os dianteiros e quando a coisa tá feia mesmo, ligo os de trás tb, mas é muito raro isso. ;)
DieselPower
07/10/2008, 19:36
Preciso ver qual lâmpada veio no Fiesta da minha mãe
Há chances de ser fornecida pela Osram.
A Ranger vem com Osram Silverstar.
Fonte:
http://www.osram.com.br/produtos/automo/carros/silverstar/index.html
soneca_zzz
07/10/2008, 19:48
DieselPower, é bem provável isso... quero ver se tem alguma indicação no manual, se não tiver vou direto na lâmpada! hehehe
alvaro.jrc
07/10/2008, 19:54
Tabela de aplicações de lâmpadas para veículos:
http://www.osram.com.br/tabaplic/carro.html
Xenon decente, aprovado pelas normas Brasileiras:
http://www.osram.com.br/produtos/automo/carros/xenarc/index.html#
Linha Offroad da Osram:
http://www.osram.com.br/produtos/automo/carros/offroad/index.html
Luz mais branca sem adaptações:
http://www.osram.com.br/produtos/automo/carros/nightbreaker/night_breaker.html
http://www.osram.com.br/produtos/automo/carros/coolblue/index.html
Ps: Apesar de só especificar a linha residencial deles nos projetos, não sou representante da osram.:mrgreen:.
Concordo com você, recentemente comprei um kit xenon xing ling, demora uns 10 segundos pra ligar, não tem foco, joga luz pra todo lado, vou tira-lo e voltar as lampadas originais. Sds
a demora pra ligar é normal em qualqer kit xenon, isso pq o gás demora um pouco até esquentar e começar a emitir a luz.
Sobre o foco, e etc...
procure ver se o tipo de lampadao está correto e se estão bem regulados os faróis.
Fernandes Kappes
08/10/2008, 07:11
a demora pra ligar é normal em qualqer kit xenon, isso pq o gás demora um pouco até esquentar e começar a emitir a luz.
Sobre o foco, e etc...
procure ver se o tipo de lampadao está correto e se estão bem regulados os faróis.
Miranda, o meu é muito ruim mesmo, a demora pra ligar é bem superior a outros que eu vi, coisa de 10 a 15 segundos, ai você precisa da luz alta e nada.
Sds
Walter L. L. Casitta
08/10/2008, 11:43
Então estou achando que o bi-xenon teria um vantagem. A luz alta seria mais rápido se a baixa já estiver liga. É isso mesmo?
alvaro.jrc
08/10/2008, 11:45
Então estou achando que o bi-xenon teria um vantagem. A luz alta seria mais rápido se a baixa já estiver liga. É isso mesmo?
Acho que o Xenon normal, que não é bi:mrgreen:, deve acender mais rápido a luz alta, pois ela é amarela comum. :pensativo:
Sérjão Dark Panther
08/10/2008, 18:30
Olá amigos,com certeza Walter.o meu é bi-xenon e a mudança da baixa pra alta é praticamente instantanea.(BUSTER).Abraços,Sérgio.
Po tudo bem, mas nao fica desregulado? O meu alto esta iluminando nao sei o q!
Walter L. L. Casitta
08/10/2008, 18:45
Po tudo bem, mas nao fica desregulado? O meu alto esta iluminando nao sei o q!
A sua lâmpada e nem o bloco ótico devem ter o anteparo...
é o bloco original da hilux srv. Mas, desculpe a ignorancia, o que vem a ser o anteparo?
Walter L. L. Casitta
08/10/2008, 19:06
é o bloco original da hilux srv. Mas, desculpe a ignorancia, o que vem a ser o anteparo?
É aquela peça que cobre a lâmpada dentro do bloco ótico ou na parte de cima da lâmpada um chapéu metálico ou pintado. Sem o anteparo não tem foco...
http://www.oulondun.com/upload_img/200871730142361.jpg
http://img378.imageshack.us/img378/232/farolrangerled98cromolo1.jpg
Walter, fui la ver!tem anteparo sim. Mas o sujeito que instalou me disse q se regulo o baixo, por ser bi-xenon no consigo regular o alto. to quase tirando os xenons. Mas vc fala com tanta seguranca que quero tentar um pouco mais! Alguma sugestao?
Walter L. L. Casitta
08/10/2008, 23:36
Eu já mexi muito com faróis convencionais, mas ainda não pus a mão nos xenons. O refletor da Hilux é do tipo complexo o que exige que a fonte de luz do xenon tem que estar posicionadas exatamente na mesma posição dos filamentos da lâmpada original então comesse comparando a lampada xenon com a original...
murilloaquino
08/10/2008, 23:55
Se o seu é o bi-xenon H4, qum que a lamapda é uma só e ai há uma mudança eletrica de posição da mesma, era pra o seu farol alto ser excelente.Pelo menos nas duas pajeros que tive, o farol alto ilumina muiiiito...
que marca é o teu xenon murilo???
nelsonnrc
09/10/2008, 00:17
Existem 3 tipos de bi-xenon
Farol Baixo Xenon e Alto Xenon(ninguém mais vende, pq costumava queimar o reator)
Farol Baixo Xenon e Alto Halogeno(mais comum)
Farol Baixo Xenon e Alto com lâmpada retrátil(top de linha)
Os kits permitidos são os de 3000k, 4300k e os de 5000k - para o farol principal oq mais ilumina são os 4300k, é muito branco, sem nada de azulado e não atrapalha os outros.
No link da minha assinatura existem algumas fotos comparando algumas temperaturas.
Abs
Walter L. L. Casitta
09/10/2008, 00:17
Se o seu é o bi-xenon H4, qum que a lamapda é uma só e ai há uma mudança eletrica de posição da mesma, era pra o seu farol alto ser excelente.Pelo menos nas duas pajeros que tive, o farol alto ilumina muiiiito...
Acho que não é bem assim não. Veja só a variedades de xenon H4: http://www.oulondun.com/HID_Xenon_lamps.asp?id_code=0001
Walter L. L. Casitta
09/10/2008, 00:19
Farol Baixo Xenon e Alto Xenon(ninguém mais vende, pq costumava queimar o reator)
Os kits permitidos são os de 3000k, 4300k e os de 5000k - para o farol principal oq mais ilumina são os 4300k, é muito branco, sem nada de azulado e não atrapalha os outros.
No link da minha assinatura existem algumas fotos comparando algumas temperaturas.
Abs
Pelo que acho que sei, na verdade desses 3 só o primeiro é bi-xenon. Os outros 2 são xenons híbridos...
Pelo que acho que sei, na verdade desses 3 só o primeiro é bi-xenon. Os outros 2 são xenons híbridos...
bi xenon, é o xenon nos dois estágios!
H4-2 lampada halogenea na alta
H4-4 é o bi xenon!
O bi xenon tem dois tipo, ou ele move a lampada para frente e para trás mudando o foco e assim tendo luz baixa e alta, ou tem uma outra forma q agora eu nao lembro qual é auheuaheuaheuahe mas tem um outro jeito, acende um segundo xenon em cima, algo assim!
murilloaquino
09/10/2008, 01:51
Abs
O meu xenon é esse ultimo ai, com a lampada retratil. Para as lamapdas H-4, ele é o ideal. Usei o mesmo farol na pajero sport, onde o farol original mão tem o anteparo( icou bom, iluminando muito mais que os farois originais), agora estou usando na pajero full, que nos proprios farois vem o anteparo.Ai iluminou melhor ainda.
Os xenon são da marca HID-COll de 6000 k. Iluminam muito bem, com a cor de luz bem branca...
Com relação aos Bixenon verdadeiro, ou seja, os h4-4, que possuem 4 reatores, 4 lamapdas e outras coisas, eu não recomendo, pois não será possivel o relampjo. Os xenon demoram um tempo pra ligar e pra atingir a temperatura de funcionamento. Como nos retratil, as lampadas já esão ligadas, ica mais facil apenas mudar a posição, com a velocidade normal...
fellipece
09/10/2008, 06:07
A lampadâ de tipo H4 tem que ser o farol alto e baixo, então existem 4 tipos de xenon para essa lâmpada:
H4-1 - não tem luz alta, xenon na baixa (não é bixenon)
H4-2 - 4 lampadas, sendo 2 xenon e 2 halogeneas, 2 reatores. É xenon na baixa e halogenea na alta. (não é bixenon)
H4-3 - 2 lampadas xenon, 2 reatores, e motor eletrico que move a lampada (esse é bixenon)
H4-4 - 4 lampadas xenon, 4 reatores, quando se dá luz alta, acende a outra lampada. a desvantagem é que o acionamento de xenon é lento, então os toques de luz alta não serão viziveis (esse é bixenon)
nelsonnrc
15/10/2008, 18:12
Os bi-xenon(H4-4) não são quase vendidos pelo custo e em especial pela "perfomance"...como são 2 lâmpadas xenon ele tem uma delay para acender. Os H4-3 entraram no lugar, e são sim consideradas bi-xenon.
Algumas montadoras passaram a utilizar os kits com lâmpada retrátil, o tempo de resposta é o mesmo de uma lâmpada halogena, mas com a luminosidade/potência do xenon.
Abs
Galera, eu uso um kit H4-4, com 4 reatores e realmente existe o delay, mas como costumo sempre usar o milha, que também tem xenon, acabo conseguindo mascarar, a falta de luz na troca das lampadas, e quando preciso relampejar o farol alto, creio que fica bem visivel, pois o farol baixo se apaga no relampejo.
Uso kits (8.000) em minha Pajero, e sou conciente que devo atrapalhar os outros pois o xenon só não atrapalha quando vem de fabrica, pois o farol da Pajero, ou mesmo da Hilux, ou F-250, e outras mais, são enormes, e espalham muita luz. Fica muito chato, quando paro atras de carros pequenos e baixos, pois meu farol invade o interior do carro da frente. Podem reparar que os originais de fabrica, utilizam canhões pequenos e bem direcionados, evitando o desperdicio de luz, como é no caso das adaptaçoes.
Olhem a diferença na intensidade de luz do milha normal com o xenon, na foto que tirei no dia da instalação
rogeriomasih
22/10/2008, 11:53
Como ficou a luz alta na estrada?
Acho que já mencionei por aqui: viajo muito durante a noite e quero melhorar a iluminação da Ranger.
Antes utilizava dois milhas com lâmpadas de 100w, os quais somente eram acionados em conjunto com a luz alta. Troquei de carro e não estava disposto a colocar um novo para-choque de impulsão somente para ter onde fixar os milhas.
A outra alternativa, que me atraiu bastante, seria instalar xenon. No entanto, pude constatar a existência de diversos relatos negativos em relação ao desempenho do xenon na luz alta.
Não me interesso em 'beleza' de farol, quero mesmo é melhorar o desempenho do mesmo durante as viagens de noite.
Boa tarde a todos. Possuo um KIT Bi-Xenon de 8000K, e tenho visto muito agora que eles estão sendo proibidos e tudo mais.
Passei semana passada por uma barreira policial, a noite, daquelas que os policiais ficam no meio da rua apontando um farolete contra o veículo... Eu, com os farois Xenon acesos, achei que já ia ser parado, mas não fui.
Mas mesmo assim, estou com certo receio, e gostaria de saber se eu encontro somente as lampadas de 4300K avulsas para comprar, aproveitando o resto do KIT que já possui.
Caso alguem aqui trabalhe com venda dessas lampadas avulsas, favor me passar o valor também!
Obrigado.
rogerio,
já pensou nisso?? só que tem que furar o parachoque....
soneca_zzz
22/10/2008, 16:15
Jera, nas duas primeiras fotos (mesma Ranger), não parece que furaram o pára-choque... dá para ver algumas astes de metal vindo de dentro do cofre do motor, passando pela grade e suportando o farol. Não sei como foi feito isso, mas imagino que seja um suporte em metal preso em algum lugar por trás da grade... a idéia é boa, mas não sei como ficaria com o radiador ali... hehehe
Na terceira foto parece que furaram o pára-choque e colocaram duas chapinhas em forma de "L" como suporte. Outro dia, na rua, vi uma Ranger que o cara furou no mesmo local, mas não lembro de ter visto nenhum suporte...
fala so...n...e...c..a......aiai...que sono.......!!!!!
eu ja vi a ranger das duas primeiras fotos.....e o farol é fixado na base do farol no parachoque mesmo....e a haste que vc ve na parte do meio do farol, eu nao entendi direito, mas parece que serve para regular o farol para cima e para baixo....ela vai e volta....
flwsss!
soneca_zzz
22/10/2008, 16:39
Entendi... então pode ser usado para regular a altura/direção do farol e, também, para apoio, pois farol daquele tamanho deve receber um bom vento em uma estrada, né!? hehehe
Como ficou a luz alta na estrada?
Acho que já mencionei por aqui: viajo muito durante a noite e quero melhorar a iluminação da Ranger.
Antes utilizava dois milhas com lâmpadas de 100w, os quais somente eram acionados em conjunto com a luz alta. Troquei de carro e não estava disposto a colocar um novo para-choque de impulsão somente para ter onde fixar os milhas.
A outra alternativa, que me atraiu bastante, seria instalar xenon. No entanto, pude constatar a existência de diversos relatos negativos em relação ao desempenho do xenon na luz alta.
Não me interesso em 'beleza' de farol, quero mesmo é melhorar o desempenho do mesmo durante as viagens de noite.
Rogerio, tirando o delay, a luz alta é maravilhosa, na época que instalei, optei por esse modelo de 4 reatores e 2 bulbos em cada lampada, pois me disseram que o kit xenon, com lampada retratil, nao ficaria com uma luz alta muito bem direcionada, por isso minha escolha foi esta, mesmo custando muito mais caro. Mas nunca vi ninguem aqui no forum reclamar, então creio que a outra opção (retratil), seja melhor, pelo custo beneficio!
murilloaquino
22/10/2008, 17:44
Agora, quando vc liga o farol alto, a lampada no baixo desliga alÊ?
Agora, quando vc liga o farol alto, a lampada no baixo desliga alÊ?
Desliga sim Murillo, o esquema original da fiação junto com reles que acompanham o kit, ja vem no esquema de funcionar um de cada vez, inclusive perguntei ao instalador se poderia deixar o baixo funcionando junto a alta p/ amenizar o delay, e ele me aconselhou a não fazer isso, pois poderia diminuir a vida utel da lampada, com os 2 bulbos acesos.
Como disse antes uso sempre o milha p/ não sentir o impacto do delay.
Uma coisa interessante que vi, é que na nova Pajero Full HPE, top de linha , que ja vem com xenon, o tempo de carregamento da lampada é muito rapido, mas não sei que marca usam!
Walter L. L. Casitta
08/11/2008, 16:53
Pessoal, depois de uma insistente recomendação acabei encomendando um desses kits xenon 6000K H4 Hi/Lo. Então vou colocar na Ranger pra ver no que da. Preciso de um bom farol mas também não quero incomodar ninguém, o mais discreto possível e se não me atender em algum desse requisitos ranco fora.
Esse que veio pela aparência é um dos mais vagabas que conheci. Na verdade o único que tinha visto veio num estojo de madeira bem enfeitado (U$150,00 la na China). Esse veio numa caixa comum e custou R$500,00 aqui.
É um daqueles kits que vem com só uma lâmpada móvel dentro de um anteparo. O anteparo com pode ser visto na foto tem uma janela. Durante a luz alta a lâmpada fica posicionada diante dessa janela e respectivamente na luz baixa fora da janela. De cara percebi que uma das lâmpadas não se posiciona exatamente na mesma posição da janela o que poderia prejudicar um pouco luz alta. Tudo bem ainda posso reposicionar a janela com um pequeno calço.
Depois que instalar dou notícias. Vou tentar fazer uma foto da luz projetada com as lâmpadas originais, xenom e posto aqui...
http://img201.imageshack.us/img201/2880/hid2ol4.jpg
http://img201.imageshack.us/img201/6796/hid1yu2.jpg
Xenonio é uma coisa...
Erradissimo...
A temperatura da cor nada tem haver com a temperatura da lampada, pois o xenon discipa muito menos calor que as lampadas halogenias comuns.
No espectro de cores a maior iluminacao esta na faixa entre 3500 e 5000 kelvins.
Saindo disto, tanto para cima quanto para baixo voce esta perdendo lumens, logo, iluminacao.
As lampades de Xenon mais comuns tem:
5000K - 3200lm (lumens)
6000K - 2800lm
8000K - 2550lm
10000K - 2200lm
12000K - 2100lm
Como o xenon de 5000K eh extremamente raro no Brasil, a melhor opcao eh mesmo o de 6000K.
Abracos.
Fiz uma modificacao numa hilux preciso homologa-la. Liguei para a CATA(quem o inmetro autoriza a fazer testes) e me disseram que nao ha leis sobre o xenon. O que existe eh uma portaria e portanto nao podem impedir ou coisa qualquer.... Vou ter mais detalhes qdo estiver la fazendo a homologacao.
abs a todos
andreluna
08/11/2008, 19:08
Alguem sabe me dizer como e feita a aferiçao do Xenon, numa fiscalizaçao, pra saber se ele e ou nao permitido??
aBç.
Alguem sabe me dizer como e feita a aferiçao do Xenon, numa fiscalizaçao, pra saber se ele e ou nao permitido??
aBç.
Eh assim:
Voce passa na blitz, eles veem que seu carro tem xenon e te param.
Ai eles olham o modelo do carro, se for carro bom nao falam nada por que pode ser de fabrica.
Se for um carro que comumente eles nao veem com xenon, ai eles olham para sua cara, se eles nao foram com ela, voce vai levar multa, se forem com sua cara fazem vista grossa e te deixam passar.
Isso nao porque o xenon tem cor tal ou cor tal, mas porque segundo o codigo brasileiro de transito eh proibido mexer nas caracteristicas originais do veiculo, tais como farois.
Abracos.
walter,
o meu problema ocm o xenon foi a luz alta......fica mt alta e o foco vai para esquerda.
testa no seu e dps fala se a sua alta tb acontece isso.
a luz baixa funciona perfeitamente.
Walter L. L. Casitta
09/11/2008, 00:01
Instalei os xenon. A luz é um beleza, a sinalização da estrada fica uma maravilha. Tudo que é iluminado fica super contrastado. Nesse aspecto é perfeito, mas...
Eu tirei as fotos, ficaram boas e tal, mas nem vou perder meu tempo pra mostra-las.
A luz baixa funciona bem do ponto de vista do motorista, mas dos outros motorista não. O anteparo não bloqueia perfeitamente na direção dos olhos dos outros motoristas. Vaza um pouco de luz o suficiente pra incomodar como já havia percebido nos outros veículos que trocaram pra xenon.
A luz alta não deslancha, sendo que na posição do motorista que vem no sentido contrário não faz diferença se a luz esta baixa ou alta. Se o carro que vem no sentido contrario estiver com luz alta, a troca da baixa pra alta desse xenon não vai convence-lo a baixar o farol. Vai pensar que você já estava com o farol alto e manter o dele alto.
Pelo que pude observar tudo isso acontece por culpa do anteparo que deixa passar um pouco da luz alta na baixa e obstrui muito a luz na alta. Me parece que o anteparo é proporcionalmente muito grande e fica distante da fonte de luz.
Pra finalizar vou retirar isso urgentemente, mas ainda não me dei por vencido. Farei um novo anteparo da forma como acho que deveria ser e vamos ver no que vai dar. Infelizmente achei que teria a semana livre pra mexer com essas coisas incluzivel no meu projeto do câmbio AT, mas amanhã tenho que voar pra Cuiabá e depois dirigir até Palmas. Eita!
Fabio Viterbo
09/11/2008, 00:05
Us policia não gostam de Bi-Xenom e nem com temperatura de cor acima de 6000K. Resumindo: O farol baixo tem que ser o original. O alto pode se Xenon com até 6000K...
Aiiiii.......
O Audi TT usa 10.000k = Kelvin com 2500Lu = Lummens
O Proibidão é o kit Xenon de 55Watts
Walter L. L. Casitta
09/11/2008, 00:28
walter,
o meu problema ocm o xenon foi a luz alta......fica mt alta e o foco vai para esquerda.
testa no seu e dps fala se a sua alta tb acontece isso.
a luz baixa funciona perfeitamente.
Jera,
Não tinha visto a sua mensagem.
Se o seu kit for igual a esse que eu testei, acho que isso não tem solução simples não.
Acho que alguém aqui já tinha comentado que o H4 com lâmpada móvel era ruim e eu acabei pagando pra ver que é ruim mesmo...
Jera,
Não tinha visto a sua mensagem.
Se o seu kit for igual a esse que eu testei, acho que isso não tem solução simples não.
Acho que alguém aqui já tinha comentado que o H4 com lâmpada móvel era ruim e eu acabei pagando pra ver que é ruim mesmo...
pois é.....semana que vem vou tirar o xenon....só falta achar a borracha do farol pq pra encaixar a lampada xenon foi preciso corta-la e a ford nao vende essa boracha separada...somente com um farol novo.
no baixo achei o xenon muito bom.....só que na cidade atrapalhava os outros motoristas, principalmente quando um uno mille ficava na minha frente. eu enxergava tudo oq q tinha dentro do uno....hehe. dps de reclamações, só uso os milhas na cidade agora.
Jera,
To com o mesmo problema na Hilux, mas como ta parada, to deixando p/ depois isso!
Jera,
To com o mesmo problema na Hilux, mas como ta parada, to deixando p/ depois isso!
h4 bixenon, nao compro mais......
ja entrei na comunidade fiat punto e palio......perguntei para umas 10 pessoas sobre o xenon.....e TODAS me responderam que tinham problemas com a luz alta. é foda. o pior é que quando compramos, nao encontramos ninguem que tiveram problemas, só escutamos elogios....dps de intalado é que começamos a escutar reclamações.
Erradissimo...
A temperatura da cor nada tem haver com a temperatura da lampada, pois o xenon discipa muito menos calor que as lampadas halogenias comuns.
No espectro de cores a maior iluminacao esta na faixa entre 3500 e 5000 kelvins.
Saindo disto, tanto para cima quanto para baixo voce esta perdendo lumens, logo, iluminacao.
As lampades de Xenon mais comuns tem:
5000K - 3200lm (lumens)
6000K - 2800lm
8000K - 2550lm
10000K - 2200lm
12000K - 2100lm
Como o xenon de 5000K eh extremamente raro no Brasil, a melhor opcao eh mesmo o de 6000K.
Abracos.
X2! é isso ai.
Allan Nielsen
10/11/2008, 13:48
pois é.....semana que vem vou tirar o xenon....só falta achar a borracha do farol pq pra encaixar a lampada xenon foi preciso corta-la e a ford nao vende essa boracha separada...somente com um farol novo.
no baixo achei o xenon muito bom.....só que na cidade atrapalhava os outros motoristas, principalmente quando um uno mille ficava na minha frente. eu enxergava tudo oq q tinha dentro do uno....hehe. dps de reclamações, só uso os milhas na cidade agora.
Jera,
parabens pela iniativa:palmas:. Poucos assumem esta postura, que mesmo melhorando a iluminação na baixa, estava incomodando outros motoristas.
Estão colocando estas porcarias até em Honda Biz, sem nenhum critério. Em noites com chuva vira um inferno. Nunca fui incomodado por uma Mercedes ou BMW. As vezes me dá vontade de instalar 4 farois de milha apenas pra sobreviver nesta guerra.
Continuo com vontade de jogar pedra nestes farois xing ling :twisted:
Abs
nelsonnrc
10/11/2008, 15:58
h4 bixenon, nao compro mais......
ja entrei na comunidade fiat punto e palio......perguntei para umas 10 pessoas sobre o xenon.....e TODAS me responderam que tinham problemas com a luz alta. é foda. o pior é que quando compramos, nao encontramos ninguem que tiveram problemas, só escutamos elogios....dps de intalado é que começamos a escutar reclamações.
A primeira coisa que tem de ser feita após a instalação de um kit xenon é o alinhamento dos faróis, não é muito fácil de perceber um farol mal regulado com lâmpada halogenas, porém com o xenon a diferença é gritante
Existe uma grande diferença de 4300k para 6000k, vai bem além da cor
cRiPpLe_rOoStEr
13/11/2008, 15:33
o xenon eh proibido ?
policial culto e instruído vai ser um ou outro da polícia civil ou da federal, e esses geralmente não fazem blitz, que é mais função da pm e da prf... quanto ao xenon, se fosse proibido alguns carros importados não seriam vendidos no brasil...
Allan Nielsen
13/11/2008, 19:01
Para aqueles que insistem em fazer estas gambiarras, sem se importar com os outros motoristas, vejam abaixo reportagem de ontem no Oglobo
http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2008/11/12/uso_indiscriminado_dos_farois_de_xenon_um_tormento _que_sera_proibido_em_breve-586365657.asp
Sossega o facho!Uso indiscriminado dos faróis de xenon é um tormento que será proibido em breve
Publicada em 12/11/2008 às 11h16m
Eduardo Sodré Comente (http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2008/11/12/uso_indiscriminado_dos_farois_de_xenon_um_tormento _que_sera_proibido_em_breve-586365657.asp#coment)
Comentários (http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/mat/2008/11/12/uso_indiscriminado_dos_farois_de_xenon_um_tormento _que_sera_proibido_em_breve-586365657.asp#coment)
http://oglobo.globo.com/fotos/2008/11/12/12_MVB_kit%20xenon.jpg (http://oglobo.globo.com/fotos/2008/11/12/12_MVG_kit%20xenon.jpg) RIO - A jovem F. ficou traumatizada após ser assaltada ao volante de seu Celta. No intuito de se proteger, mandou pôr película escura nos vidros do carro - inclusive no pára-brisa, o que é proibido por lei. É óbvio que a visibilidade foi reduzida. Para compensar a escuridão, F. instalou um kit com lâmpadas de xenon em seu carro. A estrada ficou mais iluminada. O mesmo aconteceu com as laterais da pista, o topo dos postes, a traseira dos carros que vão adiante... A "solução" encontrada por F. virou moda e também um transtorno para os demais motoristas. Acenda uma vela quem nunca sofreu com a explosão luminosa vinda na contramão.
O desejo pelos faróis de gás xenônio surgiu na virada da década, quando os primeiros automóveis importados com esse equipamento chegaram ao Brasil. Em pouco tempo, os kits começaram a surgir nas lojas, a preços exorbitantes. Hoje, há produtos vendidos por R$ 400. O xenon se democratizou e agora é visto em carros populares, em picapes de luxo e também na Resolução 294 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que regulamenta o uso dessas lâmpadas superpoderosas.
( Já sofreu algum acidente ou teve algum problema por causa dos faróis? Conte aqui (http://oglobo.globo.com/economia/seubolso/opine/default.asp?op=2316&ed=24) ).
A norma que foi publicada no dia 17 de outubro segue a legislação européia. A partir de 1º de janeiro de 2009, carros com xenon deverão ter sistemas de lavagem dos faróis e ajuste automático do facho luminoso ligado à suspensão - a direção da luz será sempre corrigida para evitar ofuscamento de quem trafega em sentido oposto.
Só na fábricaEis a questão: apenas faróis instalados nas linhas de montagem das fábricas de automóveis têm condições de atender à norma. Seria economicamente inviável fazer o serviço em lojas de acessórios. Sem o jogo de luzes, a festa deve acabar.
O problema da lâmpada xenon está na intensidade da luz, calculada em lúmens. O facho emitido por uma lâmpada convencional, halógena, é de 1.000 lúmens. A resolução do Contran se baseia nesta medição: em nenhum momento do texto o conselho menciona o xenon. Porém, para este tipo de lâmpada gerar o facho na cor permitida por lei - no caso, branca - é preciso que a luminosidade seja de, aproximadamente, 3.000 lúmens.
As lâmpadas xenon de fábrica do C4 Pallas, por exemplo, têm fluxo de luz de 3.150 lúmens em faróis adequados para isso, com os lavadores já incluídos. O mesmo acontece com o Toyota Corolla SE-G.
- O projeto do farol é feito considerando um tipo específico de lâmpada. As de xenon têm geometria e comportamento óptico diferentes das convencionais. É preciso fazer um cálculo adequado a elas - afirma Salvatore Blanco, responsável pela área de pesquisa e desenvolvimento da Magneti Marelli Iluminação.
Refletor comum não combina com xenonAo combinar lâmpadas de xenon com faróis convencionais, fica a impressão de que o motorista está andando sempre com o facho alto ligado.
- A luminosidade difusa do xenon direciona o facho luminoso a regiões inadequadas. Na maioria dos casos, isso causa forte ofuscamento dos motoristas que circulam no sentido contrário, podendo provocar graves acidentes - explica Blanco.
A Osram chegou a fabricar um kit xenon para o mercado de reposição, mas desistiu de comercializá-lo devido aos problemas que causariam. Hoje, a empresa produz apenas para a instalação na linha de montagem dos automóveis, em faróis projetados para isso.
- Um computador de alta capacidade de processamento leva uma semana para calcular como deve ser a superfície de um refletor, é algo muito mais complexo do que simplesmente trocar uma lâmpada - diz Cirilo Moscatelli, gerente nacional de vendas da Osram.
O mercado está ainda repleto de lâmpadas "tipo xenon". Algumas são produzidas por fabricantes de renome e até são equipamentos de série em alguns carros nacionais. As que emitem facho branco (como as usadas na linha Vectra) são permitidas. A luz azul é proibida. E não há restrições à cor do bulbo.
- As vantagens são o conforto e a sensação de mais luz devido à coloração da lâmpada, mas a potência é muito próxima à das lâmpadas amarelas. Por outro lado, normalmente elas apresentam uma vida útil inferior à das lâmpadas convencionais, ou seja, uma freqüência de queima maior - explica Blanco.
Mesmo a simples troca das lâmpadas amarelas por outras de luz branca exige atenção. Deve-se sempre optar por conjuntos de 55w ou 60w, nunca de 100w, pois estes danificam a parte elétrica. Mesmo que o relê seja trocado (como muitos instaladores sugerem), a temperatura da lâmpada pode derreter ou escurecer os faróis.
Alta voltagemEnquanto acesas, as lâmpadas de xenon consomem menos energia do que as convencionais e têm maior durabilidade, argumentos amplamente usados pelas empresas que vendem os kits. O problema, porém, é no momento de ligar os faróis. A parte elétrica deve estar em perfeita ordem para suportar o pico repentino de carga.
- O pulso de um conjunto de xenon chega a 20 mil volts, por isso é necessário o uso de um reator para acioná-lo. Uma faísca na carroceria pode causar um acidente. Não é à toa que os kits de instalação independente foram proibidos em países como EUA e Japão. O Brasil vai pelo mesmo caminho, com a nova resolução do Contran - diz Cirilo Moscatelli, da Osram.
Além do reator, o kit é composto por uma lâmpada com gás xenônio em seu bulbo, soquetes e cabos. Grosso modo, o funcionamento é semelhante ao das lâmpadas fluorescentes usadas em casa ou em iluminação de ruas.
A diferença está no gás. Lâmpadas que iluminam ruas usam vapor de mercúrio, que precisa de um certo tempo para emitir luz, algo impensável quando falamos de carros. Já o xenônio é ativado rapidamente.
Higor-PY
13/11/2008, 19:28
Pois é... tambem coloquei o xenom e nao estou muito a vontade de andar a noite em lugares muito movimentados, o trem lumia demais da conta e toda hora tem gente te dando sinal de luz, sem falar que quando instalei fiz questao de regular os farois... e o pior que o quando o sinal do radio FM ta fraco ligo o farol (aqui e obrigado andar com farol ligado de dia) o radio some...:parede: tava pensando em tirar... pelo visto nao e so impressao minha nao:oops:
Walter L. L. Casitta
13/11/2008, 22:00
Pois eu garanto que pelo menos esses xenon xingling que comprei não funcionam bem nem regulando farol e muito menos com esse novos faróis com refletor complexo.
murilloaquino
13/11/2008, 22:17
Os xenon da pajero funcionam muito bem, tanto no baixo como no alto....
Principalmente no alto, quando viajamos anoite, fica otimo...Isso pode ser pela projeção no farol. Mesmo as pajeros 2005 como a nossa aqui de casa, tinham o opcional lá fora dos farois de xenon, como fala no manual. E a diferença pros normais era somente a lampada, mantendo o mesmo globo e os mesmos refletores.
Nas pajeros 2008> ai sim já tem o farol de xenon so no baixo com a regulagem de altura e lavador de farol de fabrica....
fabiano-goes
22/11/2008, 23:36
..........a
fabiano-goes
22/11/2008, 23:49
Senhores vamos aos fatos e não aos boatos
1- Xenon não é e nunca foi proibido(O novo codigo de transito nem fala em xenon o que o codigo diz é que não se pode fazer nenhum tipo de alteração no carro sem altorizAÇÃO do detran)
se fosse proibido não teriamos tantos carros importados com xenon Vindos de fabrica tais como mercedes, citroen, Chrysler e tantos outros
2 Os kits xenos são classificados em cor e não em potência como as tradicionais halógenas
3 Os xenon são classificados da sguinte forma:
6000 k ou kelvin cor branca (essa é a que ilumina mais)
8000 k cor azul (no começo eram as mais vendidas)
10000 k cor azul mais claro
12000 k cor violeta (Essa Sim é Proibida Proibidissìma Além de iluminar pouco)
As lampadas xenos consomem 35 watts por farol enquanto as halógenas consomem 55 watts na baixa e 65 watts ou 60watts (depende do fabricante) por farol na alta
4 Ao contrário do que muitos pensam a xenon não esquenta ao contrario da halogena que esquenta que é uma beleza (é esse tipo de luz(halógena) é que acaba compromentendo o cromo que tem no interior do farol) se ainda alguém tem alguma duvida é só colocar a mão no farol do carro que tem xenon e que tem halógenas vão sentir a diferençã de temperatura.
5 Xenon não encandeia, se te encandiou é pq ta desregulado (há mais meu carro é zero e coloquei xenon e mesmo assim os motoristas que vem em sentido contrário ficam dando luz pra mim e ai). E ai é pq o farol do seu carro zero foi reguladom pra usar halógena e não xenon.
No futuro as lampadas halógenas serão aposentadas pq consomem mais e pq produzem muito calor o futuro será ou LED ou xenon
Mas... resumindo xenon de 6000 a 10000 k não é proibido, o que o guarda pode alegar é que foi feita uma alteração no carro e isso é proibido não se pode fazer nenhuma alteração no carro sem a autorizaçao do detran.Isso é questão de saber conversar na hora depende do guarda mas em geral eles não enchem o saco não. Mas se te multarem procure seus direitos.
Pq também é proibido alterar o aro das rodas por ex trocar aro 13 para 14 para 15 16 17 enfim e isso é proibido pelo detran de qualquer estado mas no entanto a turma troca e não quer nem saber é absolutamente normal
então meu amigo se vc for parado e o guarda te encher o saco, converse com ele explique que o xenon é uma coisa moderna que antes só vinha em carros de luxo (e até hoje e assim) enfim converse na calma e na educação. E não esqueça chame o guarda sempre de senhor,( o senhor é a autoridade no momento o que o senhor decidir ta decidido) eles adoram principalmente se for cabo ou soldado (eles são muito assediados moralmente no trabalho) ( sim senhor não senhor )por isso é que quando vc chama um soldado de senhor eles ficam de alma lavada (sacaram qual foi da história).Ja escapei de muita multa agindo assim podem acreditar.
Tenho uma ranger a diesel cab dupla 2001 e uso um kit bi xenon nela e até hojem nem civil nem federal nem estadual me encheram o saco em relação a xenon, enquanto a isso to tranquilo se encherem a gente conversa com calma e educação na hora e td dará certo
Espero que eu tenha ajudado um abraço a todos
Walter L. L. Casitta
23/11/2008, 01:48
Senhores vamos aos fatos e não aos boatos
1- Xenon não é e nunca foi proibido(O novo codigo de transito nem fala em xenon o que o codigo diz é que não se pode fazer nenhum tipo de alteração no carro sem altorizAÇÃO do detran)
se fosse proibido não teriamos tantos carros importados com xenon Vindos de fabrica tais como mercedes, citroen, Chrysler e tantos outros
2 Os kits xenos são classificados em cor e não em potência como as tradicionais halógenas
3 Os xenon são classificados da sguinte forma:
6000 k ou kelvin cor branca (essa é a que ilumina mais)
8000 k cor azul (no começo eram as mais vendidas)
10000 k cor azul mais claro
12000 k cor violeta (Essa Sim é Proibida Proibidissìma Além de iluminar pouco)
As lampadas xenos consomem 35 watts por farol enquanto as halógenas consomem 55 watts na baixa e 65 watts ou 60watts (depende do fabricante) por farol na alta
4 Ao contrário do que muitos pensam a xenon não esquenta ao contrario da halogena que esquenta que é uma beleza (é esse tipo de luz(halógena) é que acaba compromentendo o cromo que tem no interior do farol) se ainda alguém tem alguma duvida é só colocar a mão no farol do carro que tem xenon e que tem halógenas vão sentir a diferençã de temperatura.
5 Xenon não encandeia, se te encandiou é pq ta desregulado (há mais meu carro é zero e coloquei xenon e mesmo assim os motoristas que vem em sentido contrário ficam dando luz pra mim e ai). E ai é pq o farol do seu carro zero foi reguladom pra usar halógena e não xenon.
No futuro as lampadas halógenas serão aposentadas pq consomem mais e pq produzem muito calor o futuro será ou LED ou xenon
Mas... resumindo xenon de 6000 a 10000 k não é proibido, o que o guarda pode alegar é que foi feita uma alteração no carro e isso é proibido não se pode fazer nenhuma alteração no carro sem a autorizaçao do detran.Isso é questão de saber conversar na hora depende do guarda mas em geral eles não enchem o saco não. Mas se te multarem procure seus direitos.
Pq também é proibido alterar o aro das rodas por ex trocar aro 13 para 14 para 15 16 17 enfim e isso é proibido pelo detran de qualquer estado mas no entanto a turma troca e não quer nem saber é absolutamente normal
então meu amigo se vc for parado e o guarda te encher o saco, converse com ele explique que o xenon é uma coisa moderna que antes só vinha em carros de luxo (e até hoje e assim) enfim converse na calma e na educação. E não esqueça chame o guarda sempre de senhor,( o senhor é a autoridade no momento o que o senhor decidir ta decidido) eles adoram principalmente se for cabo ou soldado (eles são muito assediados moralmente no trabalho) ( sim senhor não senhor )por isso é que quando vc chama um soldado de senhor eles ficam de alma lavada (sacaram qual foi da história).Ja escapei de muita multa agindo assim podem acreditar.
Tenho uma ranger a diesel cab dupla 2001 e uso um kit bi xenon nela e até hojem nem civil nem federal nem estadual me encheram o saco em relação a xenon, enquanto a isso to tranquilo se encherem a gente conversa com calma e educação na hora e td dará certo
Espero que eu tenha ajudado um abraço a todos
Amigo, se você tivesse lido todo o tópico não precisaria ter se dado ao trabalho de escrever tanto.
Eu pelo menos estou tentando mudar o rumo a discussão para um outro nível.
Já sabemos que é mais ou menos permitido e que é possível contornar a picuinha de alguns agentes do transito. Também já sabemos que o xenon nos veículos que vêm com ele de fábrica funcionam perfeitamente.
A questão agora é se devemos ou não trocar as lâmpadas alógenas pelas xenon e em minha opinião é de que não devemos. Eu instalei na minha Ranger igualzinha a sua e já estou retirando porque ficou muito ruim. Não porque não iluminam bem, mas porque incomodam e atrapalham os outros motoristas e até os pedestres. E olha que cheguei até a modificar o anteparo das lâmpadas e consegui melhorar um pouco a luz alta, mas em relação aos outros motoristas continuou a mesma merda.
Pensei que poderia usar o xenon encontrando uma solução para esse problema junto uma boa regulagem do faról, mas não é possível pelo menos não na Ranger com aquelas lâmpadas e então vou voltar com as lampadas originais em respeito a boa convivência no transito. A partir de agora recomendo não colocar e retirar que colocou além de que estou torcendo para que proibiam pelo menos o uso do xenon na luz baixa.
walter,
por coincidencia hj meu xenon do farol de milha começou a falhar e liguei pra um cara que tem xenon na ranger.
vi essa ranger na casa do meu mecanico e lá mesmo testei o xenon dele na parede. o funcionamento me pareceu correto. a luz alta não dispersava para os lados e o foco tb ficava correto, no meio. diferente do que ocorre com o meu, que o foco desvia para esquerda e a luz vai lá na frente.
ele me disse que o xenon funciona corretamente. a luz alta é mt boa e nao desvia para o lado. igual ao que o nosso amigo murilo diz que ocorre com o xenon dele.
a marca do murilo é HID e o dessa ranger que eu vi é BOXTER.
estou retirando meu xenon essa semana, só falta achar a borracha de vedação da lampada....só que mais pra frente estou pensando em testar esse xenon BOXTER.
o ruim é que se não prestar, serão 400 reais jogados fora....
Walter L. L. Casitta
23/11/2008, 19:57
walter,
por coincidencia hj meu xenon do farol de milha começou a falhar e liguei pra um cara que tem xenon na ranger.
vi essa ranger na casa do meu mecanico e lá mesmo testei o xenon dele na parede. o funcionamento me pareceu correto. a luz alta não dispersava para os lados e o foco tb ficava correto, no meio. diferente do que ocorre com o meu, que o foco desvia para esquerda e a luz vai lá na frente.
ele me disse que o xenon funciona corretamente. a luz alta é mt boa e nao desvia para o lado. igual ao que o nosso amigo murilo diz que ocorre com o xenon dele.
estou retirando meu xenon essa semana, só falta achar a borracha de vedação da lampada....só que mais pra frente estou pensando em testar esse xenon BOXTER.
Jera, o meu também é desse HID. O problema desse Kit Xenom é a lâmpada, então acho que se você quiser esperimentar esse Boxter, vê se consegue comprar só as lâmpadas.
Vou ver se consigo alguma lâmpada Xenon H4 de procedência como Philips ou Osran. Não é possível que todas sejam ruins...
Gustavo Moreti
24/11/2008, 19:29
O Meu Xenon é Da Marca H.i.d E A Iluminacao é Perfeita.....a Unica Coisa Que Eu Mandei Fazer ,foi Ir Em Uma Loja De Pneus E Mandei Baixar Mais Os Farois Pois Os Mesmos Estavam Atrapalhando Quem Vinha No Sentido Contrario ( O Dono Da Loja Falou Que Estava Regulado Que Nao Prescisava Baixar, Mas Mesmo Assim Mandei Ele Baixar),a Luz Alta é Perfeita O Foco........
[]'' A Todos
walter,
Jera não jogue seu dinheiro fora, pelo que sei BOXTER é a marca do reator e não da lâmpada.
Eu comprei 3 kit´s diferentes aqui pros carros e vou te resumir assim:
No troller instalei 2 faróis auxiliares no para choque com KIT XENON H4 BOXTER e um desses reatores boxter vive dando problema, ele quase nunca acende a lampada na primeira tentativa.
No corolla novo instalei o KIT XENON HB4 com reatores grandes, e funciona muuuuuuuuuito bem, é perfeito, ninguem reclama.
Na sW4 instalei KIT XENON HB4 com reatores slim importados diretamente da china e ai começaram os problemas, todos os carros que vinham em direção contrária a mim reclamavam do farol baixo, assim como aqueles que ficavam na minha frente (principalmente qnd parava no sinal vermelho). Tentei regular, baixando o faixo dos farois mas não resolveu e a conclusão que cheguei foi que o problema está na altura dos faróis, altura que eu digo é a distancia do chão.
Como o SUV é alto, mesmo abaixando o foco do farol atrapalha os outros motoristas.
Porque eu digo a vc que não compre o kit boxter, dos 3 kit´s que comprei ele foi o único que apresentou problema em um reator e todos os 3 kit´s são de marcas diferentes e vieram com a mesma marca de lâmpada.
Como no corolla ninguem reclama e na sW4 todos reclamam, não tem outra explicação, o problema está na altura que o farol fica em relação ao chão. Na SW4 a luz vai bem na altura do retrovisor de quem vai a sua frente e bem na altura dos olhos de quem vem em sentido contrário. Não adianta pegar outra lampada não.
Abraço.
valeu loyer!
sobre a sw4.....é o carro que pra mim mais atrapalha os outros com xenon. fica mt alto realmente. vc já parou atrás de um fiat uno no semaforo?!?! vc deve enxergar até o cerebro do cara!
outra coisa....o corolla novo é o unico carro que eu vejo que tem xenon de fabrica e nao usa farois com projetor. a frontier tb parece que nao usa projetor, mas nunca vi uma com o xenon de fabrica ainda...
abraços.
Eu parei com minha hilux atras de um gol na estrada. tive que apaga-los....
Fabio Viterbo
25/11/2008, 12:44
Pessoal,
sugiro q procurem kits de boa procedência, pois estou tendo enormes dores de cabeça com esses kit's.
Já estou no terceiro e todos apresentaram problemas de fabricação, minha sorte é que ainda não paguei!!! (só depois de funcionar).
Os Kits são da COOL HID, e o impressionante é que quando não é a lampada Fud.... é um dos reatores.... se o quarto Kit não funcionar, vou esperar um pouco e pegar um Philips.
CUIDADO: O Mercado livre tá cheio de Bosh falsificado
Se alguem souber de um kit de Boa qualidade, me dá um toque,
abraços.
valeu loyer!
sobre a sw4.....é o carro que pra mim mais atrapalha os outros com xenon. fica mt alto realmente. vc já parou atrás de um fiat uno no semaforo?!?! vc deve enxergar até o cerebro do cara!
outra coisa....o corolla novo é o unico carro que eu vejo que tem xenon de fabrica e nao usa farois com projetor. a frontier tb parece que nao usa projetor, mas nunca vi uma com o xenon de fabrica ainda...
abraços.
Já parei atras de um uno sim. hehe o cara quase desce pra me bater. :)
Eu tirei o da SW4, é uma pena, pois fiquei mal acostumado e sinto muuuuuuuuuuuuuuuuuuita falta.
No novo corolla está perfeito, ninguem reclama, por isso te disse que não é a lâmpada, pois o kit dele está com a mesma lampada da sW e do troller.
Abraço.
Pode ser um ledo engano, mas a resolução frisa bastante que ela é para veículos novos fabricados a partir de janeiro de 2009.
Será isso mesmo?
caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.
§ 1º - Os dispositivos componentes dos sistemas de iluminação e de s....
Allan Nielsen
03/12/2008, 10:02
Como no corolla ninguem reclama e na sW4 todos reclamam, não tem outra explicação, o problema está na altura que o farol fica em relação ao chão. Na SW4 a luz vai bem na altura do retrovisor de quem vai a sua frente e bem na altura dos olhos de quem vem em sentido contrário. Não adianta pegar outra lampada não.
Abraço.
Loyer,
Como até hj eu não vi nenhum xenon (exceto os de fabrica) que não ofusque quem vem em sentido contrario, e seria leviandade minha dizer que vc pode estar enganado com relação ao resultado no Corolla sem conhecer seu carro, pergunto:
1 - se vc iluminar uma parede com farol baixo a uns 5m, vc ve perfeitamente uma linha horizontal abaixo da altura do farol, separando a parte iluminada?
2 - a medida que vc afasta o carro da parede esta linha vai descendo, ou seja o farol tem foco pra baixo e não deixa "vazar" luz acima desta linha?
3- o farol esquerdo tem esta linha divisoria mais baixa que o farol direito, e não deixa "vazar" luz para a pista da esquerda?
Se vc responder afirmativamente as perguntas acima, então acho que vc tem a solução para a instalação de xenon.
Abs
Higor-PY
03/12/2008, 10:14
Bom dia Loyer!
Como vc fez com aquelas borrachas que vai atras do farol, que o instalador corta pra colocar o xenom, e depois pra voltar com as lampadas originais tem que ser trocadas? Pergunto: achou facil ou como vc fez? E que to querendo tirar o xenom da hilux e esse eo problema! :parede:
[]'s
Walter L. L. Casitta
03/12/2008, 10:34
Bom dia Loyer!
Como vc fez com aquelas borrachas que vai atras do farol, que o instalador corta pra colocar o xenom, e depois pra voltar com as lampadas originais tem que ser trocadas? Pergunto: achou facil ou como vc fez? E que to querendo tirar o xenom da hilux e esse eo problema! :parede:
[]'s
Me parece que todo mundo estraga aquela borracha pra instalar o Xenon. Eu consegui instalar sem modificar nada. Foi fácil voltar como estava...
Higor-PY
03/12/2008, 11:26
Pois e Walter! A gente fica em cima quando vao mexer na viatura, mas pareçe que ai que os caras fazem de proposito ...
Loyer,
Como até hj eu não vi nenhum xenon (exceto os de fabrica) que não ofusque quem vem em sentido contrario, e seria leviandade minha dizer que vc pode estar enganado com relação ao resultado no Corolla sem conhecer seu carro, pergunto:
1 - se vc iluminar uma parede com farol baixo a uns 5m, vc ve perfeitamente uma linha horizontal abaixo da altura do farol, separando a parte iluminada?
2 - a medida que vc afasta o carro da parede esta linha vai descendo, ou seja o farol tem foco pra baixo e não deixa "vazar" luz acima desta linha?
3- o farol esquerdo tem esta linha divisoria mais baixa que o farol direito, e não deixa "vazar" luz para a pista da esquerda?
Se vc responder afirmativamente as perguntas acima, então acho que vc tem a solução para a instalação de xenon.
Abs
Allan vc é muito criteriozo hehehe é melhor continuar afirmando que xenon não presta.
Fora de brincadeira, no corolla ficou perfeito, pelo menos na minha concepção não tão criteriosa como a sua.
Abraço.
Bom dia Loyer!
[]'s
Grande Higor, é o seguinte cara, o farol da SW4 diferentemente do da pick-up tem dois canhões, ou seja, um pra baixa e outro pra alta. Na SW4 não tinha borracha nenhuma não.
Eu mesmo instalei e desinstalei o meu e foi super tranquilo. O que pega é que as ´´orelhinhas´´ da lâmpada xenon são mais grossas que as da lampada halogena, ou seja, ela não fixa perfeitamente no farol. Daí o que que eu fiz p/ resolver isso, afrouxei aquele anel que prende a lampada, girei a de xenon e apertei novamente, dessa forma a lampada ficou fixada perfeitamente.
Qnd desinstalei, bastou reapertar esse anel pois como disse as ´´orelhinhas´´ da lampada halogena são mais finas e tudo certo.
Abraço.
Higor-PY
03/12/2008, 19:24
Valeu Loyer!
Mas me tira uma duvida? A recepção do seu radio FM cortava quando ligava o farol, tipo meio longe da origem do sinal? E que alem de ficar levando luz alta na cara, tem mais essa ainda... eprakaba ka agricultura msm viu... :concordo:
Allan Nielsen
03/12/2008, 19:56
Allan vc é muito criteriozo hehehe é melhor continuar afirmando que xenon não presta.
Fora de brincadeira, no corolla ficou perfeito, pelo menos na minha concepção não tão criteriosa como a sua.
Abraço.
Loyer,
eu nunca afirmei que xenon não presta, o que venho afirmando é "que EU nunca vi um xenon que não seja original de fabrica que não ofusque o motorista contrario". E ser muito criterioso tambem é exagero, pois tambem gosto de fazer minhas gambiarras.
Tive vendo o farol de uma Mercedes, e ele forma a linha divisoria exatamente como no farol halogeno, acho que o segredo esta no refletor mais o desenho do prisma. Tenho algumas lanternas MagLite com LED, e o refletor é totalmente diferente das que usam as lampadas Krypton, e mesmo assim não tem o mesmo foco, mas sem duvida ilumina pra kacete.
Se vc reparar os antigos farois de fusca, quando instalava-se as lampadas halogenas acontecia o mesmo problema, ou seja falta de direcionamento do facho de luz; dai substituiram por farois planos com prismas na lente.
Quem sabe alguem ainda consegue fazer uma adaptação que funcione corretamente.
Abs
Faróis de Xenon, a maioria são ilegais e cabe multa e retenção até a regularização do veículo ou recolhimento do CRLV com base no art. 270, §2° do CTB, dando prazo para apresentar o veículo regularizado.
Legislação: Res. 294/2008 - CONTRAN
Autuação com base no art. 230, inc. XIII do CTB(Lei 9503/97)
apartir de janeiro o bicho vai pegar.
permitido apena para veiculos com regulagens de farol.
Higor-PY
03/12/2008, 21:56
Agora foi o boi com a corda... Deu na globo: a partir de 1° de janeiro de 2009, xenom so em carro com controle de altura do farol conforme ondulaçoes na pista e bagagem no carro e umas frescuras mais, agora sim tenho que corre e da um jeito que dia 20 vou sair e nao quero policial me enchendo... tchauuuuu xenom vai vira foco de mao....
[]'s
DieselPower
03/12/2008, 22:08
Pessoal,
Cheguei na metade da reportagem, mas ainda ouvi o Willian Boner falando no Jornal Nacional de hoje, que todos os carros com xenon que não sejam original de fábrica terão que retirar...
Ele frisou, TODOS que não sejam original...
Alguém mais assistiu o JN hoje? Pergunto, pois ocmo falei anteriormente, peguei a reportagem na metade...
Abraço!
Allan Nielsen
03/12/2008, 22:21
Diesel,
o Higor-PY descreveu os itens que tem que ter no carro, ou seja os principais são motor para controle de altura do facho, lavador de farol e como ele disse outras frescuras mais.
Agora o mais importante que o Higor disse é "agora foi o boi com a corda"... otima esta expressão, to rindo ate agora.
abs
lealrenato
03/12/2008, 22:37
:cry::cry::cry::cry::cry:
essa semana vou tirar o da minha pkp.
Duda Sousa
03/12/2008, 23:21
sinceramente acho que tava na hora; sei que é bom pra quem tem, mas é péssimo pra quem vem em sentido contrário àquelas coisas ofuscantes.
http://drivenews.wordpress.com/2008/12/03/contran-farois-de-xenon-estao-proibidos/
http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL910154-9658,00-CONTRAN+PROIBE+KITS+DE+FAROIS+DE+XENONIO.html
soneca_zzz
04/12/2008, 09:46
Ótima notícia! Espero que agora ao invés de venderem xenon "ching-ling", apareçam kits ópticos completos para instalção. Melhor ainda se essa for uma iniciativa das montadoras (sonho meu... hehehe)!
Dava até raiva, via uma tranqueira ofuscando tudo no outro sentido da rua e quando passou por mim vi que era uma porcaria de uma Honda CG, daquelas bem vagabundas com um xenon! Vontade de bater e passar por cima... :twisted:
Higor-PY
04/12/2008, 10:16
É soneca_zzz, eu instalei e me arrependi :parede:, e como se arrependimento nao bastasse, a cobertura do soquete o instalador cortou, procurei por aqui pra poder tirar o xenom, me disseram que talves o silvio teria, silvio? silvio santos na porta da esperança :evil: liguei na conçessionaria, tem! mas ta em falta! :putz:Ai o cara da conçessionaria me falou pra eu ver se o instalador nao arrombou a carcaça do farol pra colocar a lampada, por que ja ocorreu isso!!!:parede: Fui ver, tirei a a bateria, com lampada original na mao, tirei a maldita lampada xenom, e ufa! Ta tudo ok, dos males o menor!
Mas e isso ai fez caca! se cacou, pelo menos aprendi... pior que to de viajem marcada vou ter que vedar aquilo com silicone ate achar o raio da cobertura do soquete, onde eu tava com a cabeça!!!
[]'s, na captura da cobertura do soquete do farol Hilux 2007...
soneca_zzz
04/12/2008, 10:25
Higor, infelizmente teve a má sorte do instalador ter feito um serviço porco. Foi a grana do xenon e do conserto do farol jogados fora. Se ao menos conseguir adaptar essas lâmpadas em algum tipo de farolete, poderia usar como uma lanterna de mão, algo assim.... ao menos o dinheiro não teria sido gasto em vão, né?
E infelizmente pessoas que não possuem o xenon de fábrica e conseguiram instalar corretamente (ou tivessem sorte do veículo possuir um conjunto óptico que direcione bem a luz) sem que a luz atrapalhasse em quem no outro sentido ou quem está logo à frente, terão que retirá-los.
Algo que deveria ajudar, ajuda um motorista (dono do veículo com xenon), porém atrapalha outros 100 de outros carros... espero que fabriquem ou que lojistas importem kits decentes e dentro da lei, melhorando a vida de todos!
Tiago & Jimny
04/12/2008, 11:17
Pessoal! Como grande parte dos jipeiros(como eu) recorre ao Xenon para melhorar a visibilidade em trilhas e estradas precárias, achei melhor avisar...
O detran baixou uma resolução 294 proibindo faróis com mais de 2000lúmens(xenon), salvo apenas aqueles originais de fábrica com regulagem de altura automática para corrigir irregularidades do solo e esguicho limpador para evitar que sugeira desvie o facho.
Mais uma vez o Brasileiro foi feito de palhaço. Eles esperam todo mundo instalar o troço e investir de 300 a 2000 reais para proibir e deixar todo mundo na mer*%@!
A resolução também diz que, a partir de 1 de Janeiro, quem for flagrado com xenon será multado em cerca de R$192,00 além de perder pontos na carteira. Eu só queria saber quem que vai dizer de longe que é xenon? Será um técnico da Phillips ou um policial despreparado? Ele vai abrir o meu caput para verificar com que treinamento? As estradas irão melhorar para justificar a não necessidade deste equipamento? Vai dar mer%@ essa lei, mais até lá aconselho o pessoal já deixar pronto as lâmpadas reservas para trocar antes de Janeiro.
Eu não vou me arriscar, dia 28 de dezembro estou de volta com a Crystalvision(espero que não confundam com xenon né).
Fica aí o aviso para quem não ainda não vi nas notícias...
Rones Jr
04/12/2008, 11:25
Como eles vão saber que o seu dispositivo ofusca os demais? Como vão saber se não é problema de regulagem de farol? Como vão saber que não é o idiota do dono ou do instalador que retirou a capa metálica que envolve a lâmpada (H4-3) e fez espalhar o facho todo?
Insulfilm também passou por essa lenga-lenga, hoje em dia você chega para o aplicador e diz que vai comprar o mais escuro e o cara bate o carimbo do que é liberado e o policial fica vendido sem ter como questionar.
Vai da cabeça de cada um de fazer a coisa certa e comprar um de boa qualidade e na potência certa. Regular para não ofuscar o carro que vem no sentido contrário (apesar que isso serve pra qualquer tipo de lâmpada). Infelizmente a maioria prefere os irregulares.
Então vamos esperar pra ver noque vai dar........
Abs
GLEISON NOGUEIRA
04/12/2008, 11:56
Pelo que entendi, apenas os carros de fábrica ( que possuem jato de água no farol e regulagem ) ficarão habilitados....pena mesmo.....acabei de colocar 2 jogos, no farol e nos milhas...
Duda Sousa
04/12/2008, 12:09
...espero que fabriquem ou que lojistas importem kits decentes e dentro da lei, melhorando a vida de todos!
Pois é, cara...
ontem mesmo, voltando pra casa, vi uma Discovery parada num sinal, em sentido contrário a mim. Xenom de fábrica, branco azulados, incômodo zero pra mim e com certeza uma grande benefício pra ele. Não vi ainda Siena modelo novo ou o Astra com xenom... creio que deva ficar idêntico a esse da Discovery que vi, graças ao canhão direcionador de luz e foco.
Valeu Loyer!
Mas me tira uma duvida? A recepção do seu radio FM cortava quando ligava o farol, tipo meio longe da origem do sinal? E que alem de ficar levando luz alta na cara, tem mais essa ainda... eprakaba ka agricultura msm viu... :concordo:
Não Higor, funcionava perfeitamente, sem nenhuma interferencia.
Abraço.
Loyer,
eu nunca afirmei que xenon não presta, o que venho afirmando é "que EU nunca vi um xenon que não seja original de fabrica que não ofusque o motorista contrario". E ser muito criterioso tambem é exagero, pois tambem gosto de fazer minhas gambiarras.
Tive vendo o farol de uma Mercedes, e ele forma a linha divisoria exatamente como no farol halogeno, acho que o segredo esta no refletor mais o desenho do prisma. Tenho algumas lanternas MagLite com LED, e o refletor é totalmente diferente das que usam as lampadas Krypton, e mesmo assim não tem o mesmo foco, mas sem duvida ilumina pra kacete.
Se vc reparar os antigos farois de fusca, quando instalava-se as lampadas halogenas acontecia o mesmo problema, ou seja falta de direcionamento do facho de luz; dai substituiram por farois planos com prismas na lente.
Quem sabe alguem ainda consegue fazer uma adaptação que funcione corretamente.
Abs
Entendido.
Abraço.
Tiago & Jimny
04/12/2008, 14:05
Não sei não, a resolução apenas proibe faróis com mais de 2000 lúmens e não fala especificamente do xenon... Vai ser igual a lei do insul-film G5, como não tem equipamento para testar ninguém pode ser punido... E lá policial mal treinado vai saber que porra são lúmens... Vai achar que é um pokemón huahuahua
Eu só trocaria para não dar motivos para pertubarem minha paz, pq em tese a lei como todas as do nosso país não está clara e permite diferentes interpretações.
Paguei caro, testei para verificar se havia luz "escapando" para cima. O sujeito instalou e uma vez pronto eu decidi se ficaria ou não com o kit. Essa era a ressalva da compra!! Ficou bom e eu não vou tirar!!
Me senti um otário quando me empurraram um kit de primeiros socorros.... O Jornal Nacional também disse que quem não tivesse o kit.... tava ferrado. Olha só no que deu!!!
Me senti um otário (versão dois, a missão) quando tive que tirar o engate do meu carro. A família "Boner" no JN também fez um puta alarde nas minhas noites!!
Tirei o do meu carro e o do carro da minha esposa... com medo das multas.... Estou cansado de ver chevete, kadete, fiat 147... todos com engate.... e eles vão muito bem.... sem qualquer questionamento por parte das autoridades de trânsito!!
Men senti um otário quando tive que usar selo, defletor no capacete.... a maioria não tem... e não vai por!!!
Agora querem tirar os Xenon... acho bom.... não aguento ver CG 125 com farol de 12.000k!!
Mas quer saber.... não vai funcionar!! Tem MUITA gente com xenon....
E eu não vou tirar o meu.... Ninguém nunca reclamou de mim no trânsito...
Não quero ser pela quarta vez o otário da vez!!
Sugiro que se tiverem um em torno de 6000k (o mais civilizado) .... que é o branco neve, o mesmo usado em bmw e congeneres... não precisa tirar!!
E para terminar.... a lei me leva a uma outra interpretação....
Olha só a resolução 227 do artigo primeiro:
caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos.
§ 1º - Os dispositivos componentes dos sistemas de iluminação e ...
A resolução fala em veiculos novos!!! O meu é de 2008!!!
dudas_308w
04/12/2008, 17:49
vou explicar, jah que vc nao entendeu.
o que ocorre é que algumas pessoas nao entendem que o direito de um individuo termina aonde começa o do outro, que é um principio basico da civilização.
O sujeito vai ao mercado, compra 4 farois de 9K, sendo 2 pro farol de serviço e 2 pros milhas. Como o mundo é tomado de mediocres :parede:, eles usam isso como simbolo de status. Basta olhar numa rodovia movimentada, ou mesmo na cidade, durante a noite. Nao importa o quanto a noite esteja clara, o infeliz liga todos os farois. Isso prejudica a vida de quem vem no sentido oposto, ou atrapalha quem esta na frente ofuscando a visao. Para piorar, as lentes do carro nao foram projetadas para o tipo de lampada xenon, e o foco, claro, nao foi regulado pelo dono. Entao, lambança geral. É claro que nao é o caso desse topico, pois os usuários daqui sao totalmente concientes e so ligam o referido farol na trilha mesmo.
Entao, apesar de eu detestar :-x ingerencia do governo na vida do cidadao, infelizmente nesse caso, o governo esta fazendo o papel dele e regulamentando. E com isso, defendendo a segurança de todos, principalmente os fotosensiveis como eu.
tomara que o valor da multa almente, e ainda bem que resolveram isso.
Alô Xenom proibido!
Saiu ontem no Jornal Nacional: agora está proibido mesmo. Achei ótimo. Meus olhos agradecem.
Uma coisa é veículo importado com este tipo de farol. Outra coisa são essas gambiarras que só fazem prejudicar a visão do próximo.
Valeu BRASIL!
soneca_zzz
04/12/2008, 18:09
Stradth, pelo link que o Leofs passou (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL910154-9658,00-CONTRAN+PROIBE+KITS+DE+FAROIS+DE+XENONIO.html (http://g1.globo.com/Noticias/Carros/0,,MUL910154-9658,00-CONTRAN+PROIBE+KITS+DE+FAROIS+DE+XENONIO.html)) entende-se que qualquer carro que não venha com o xenon de fábrica e seja colocado a parte, deverá tirar sob pena de multa. O que não entendi é se um carro, como alguns Volvos mais antigos, que possuem controle da altura do facho e até limpadores para a lente não possuiam xenon de fábrica e colocarmos, estaria fora da lei?
No seu caso, vc instalou o xenon, pois não veio de fábrica. Se ninguém reclama da luz do seu veículo, se não incomoda quem vem no outro sentido ou está logo a frente, não "estoura" para todos os lados, mantendo sempre o facho, será prejudicado pela nova lei. Isso pq deve ser uma em 100 pessoas que instala o xenon e não dá problema! hehehe
E outra, se estiver tudo certinho, é mais provável que guarda nenhum te pare por causa disso. Devem parar aqueles cuja luz incomoda e é nítido que foi instalado fora da fábrica. O problema será um risco andar com o xenon, uma hora pode aparecer um guarda mais chato e te parar.
Uma dúvida que tenho: carros que saem de fábrica com xenon tem algo declarado no documento? Tipo "carro equipado com xenon" ou algo do tipo para provar aos guardas que é de fábrica?
Alô Xenom proibido!
Saiu ontem no Jornal Nacional: agora está proibido mesmo. Achei ótimo. Meus olhos agradecem.
Uma coisa é veículo importado com este tipo de farol. Outra coisa são essas gambiarras que só fazem prejudicar a visão do próximo.
Valeu BRASIL!
Raposo só não entendi a discriminação que vc faz aos carros brasileiros que vem com xenon de fábrica. Pq vc acha que o veículo IMPORTADO com este tipo de farol pode e o Brasileiro não? O novo corolla SEG é nacional, sai de fábrica com xenon e lavador de farois e funciona igualzinho a uma mercedez ou bmw.
alvaro.jrc
04/12/2008, 18:34
"RESOLUÇÃO Nº 227, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2007
Estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
Art.1º - Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos."
Foi muito mal redigida, mas tentando interpretar a merda que escreveram subtende-se que são veículos 0km fabricados a partir de 01 de jan de 2009 que não poderão alterar, o restante tá liberado, pois em momento algum cita veículos em circulação que deverão se adequar às regras.
No mais quem já instalou deixe de ser afoito e não desinstale antes de ver que não vai dar em nada e quem quer instalar aproveite a estação de preços baixos como eu farei....:twisted:
Raposo só não entendi a discriminação que vc faz aos carros brasileiros que vem com xenon de fábrica. Pq vc acha que o veículo IMPORTADO com este tipo de farol pode e o Brasileiro não? O novo corolla SEG é nacional, sai de fábrica com xenon e lavador de farois e funciona igualzinho a uma mercedez ou bmw.
Reclama da discriminação com o Jornal Nacional. O William Bonner que citou os importados.
Mas, retificando, os carros que saem com xenônio de fábrica. O importante é ressaltar que o BMW, Mercedes e/ou Corolla SEG (está bom assim?) não prejudicam a visão de quem está na frente ou cruza por eles. Estou falando por experiência própria.
Acho que você tem kit instalado no seu veículo e deve estar aborrecido com a nova legislação acerca da matéria, mas pense no bem comum, que deve sobressair ao bem estar individual.
Em tempo: Ele (o William) também discriminou a China dizendo que os kits vêm de lá.
Abraços.
Higor-PY
04/12/2008, 19:18
"RESOLUÇÃO Nº 227, DE 09 DE FEVEREIRO DE 2007
Estabelece requisitos referentes aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos.
Art.1º - Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta Resolução e seus Anexos."
Foi muito mal redigida, mas tentando interpretar a merda que escreveram subtende-se que são veículos 0km fabricados a partir de 01 de jan de 2009 que não poderão alterar, o restante tá liberado, pois em momento algum cita veículos em circulação que deverão se adequar às regras.
No mais quem já instalou deixe de ser afoito e não desinstale antes de ver que não vai dar em nada e quem quer instalar aproveite a estação de preços baixos como eu farei....:twisted:
Pois e alvaro.jrc, mas vai uma dica minha: eu vou tirar o meu por que ta sodaço, ilumina bem, mas bem demais da conta, e nao me sinto muito confortavel andar por ai, como se fosse o dono da luz, e sem contar que quando acendo o farol minha recepçao de radio FM fica ruim :parede: no mas escolha bem e seja feliz :concordo:
[]'s na captura da cobertura do soquete do farol hilux 07
E isso aqui??
04-12-08 - O Contran (Conselho Nacional de Trânsito) publicou uma resolução (número 294) que proíbe o kit de xenônio. Só poderão usar o sistema de iluminação com gás xenônio os carros com faróis originais de fábrica.
A argumentação do Contran é que as lâmpadas de xenônio, quando adaptados a um conjunto óptico que não foi feito para funcionar com esse tipo de sistema, prejudicam os outros motoristas. Um exemplo: quando o automóvel está com sobrecarga, especialmente no eixo traseiro, o facho tende a ficar mais alto e acaba ofuscando os outros motoristas. O kit, no mercado de reposição, varia de R$ 500 a R$ 1,5 mil.
De acordo com a lei, todo veículo equipado com faróis de xenônio deve ter limpadores de farol, para que sujeiras na lente não mudem a direção do facho de luz, algo que só está presente em modelos originais.
Segundo o Contran, o desrespeito à norma é considerado infração grave, que prevê multa de R$ 127 e retenção do veículo.
Recentemente, a Citroën lançou o C4 Pallas com faróis de xenônio opcionais. O valor sugerido pelo equipamento é de R$ 6,7 mil. Isso porque o que equipa o sedã da Citroën não é apenas um kit, mas todo um conjunto projetado para utilizar o sistema com descarga de gás xenônio, com regulagem de altura do facho.
Se o guarda lhe parar e você quiser teimar com ele sobre a originalidade do seu xenônio, prepare-se para ter em mãos o manual do proprietário do carro. Você só ficará sem a multa se for comprovado que seu carro veio com o sistema de fábrica e atende aos requisitos da resolução. Arranque as lâmpadas coloridas e as coloque na árvore de natal. É melhor tê-las lá do que estragar o bolso do seu papai Noel.
o xenon do corolla seg não atrapalha em nada os outros motoristas. ja vi alguns por aí e gostei do resultado....e a luz tb nao espalha como os outros faróis comuns com xenon.
a frontier LE tb vem com xenon....mas nao tem lavador nos farois.....será que a nissan tira o xenon ou coloca os lavadores??!!?!?!
Eu não acredito que esta lei pegue. Será mais uma que não vai colar....
Walter L. L. Casitta
04/12/2008, 20:52
Experimentei o xenon e gostei, mas retirei os meus independente da lei. Pensei que pudesse modificar as lâmpadas, mas isso não adiantou. Pra atrapalhar os outros não me interessa. Prefiro ficar no prejuízo.
O xenon adaptado atrapalha muito e como a falta de "bom senso" reina uma lei assim é necessária mesmo. Quem não tem o "bom senso" vai ter que se sujeitar ao "bom senso" do policiais...
FLÁVIO FAF
04/12/2008, 21:57
o xenon do corolla seg não atrapalha em nada os outros motoristas. ja vi alguns por aí e gostei do resultado....e a luz tb nao espalha como os outros faróis comuns com xenon.
a frontier LE tb vem com xenon....mas nao tem lavador nos farois.....será que a nissan tira o xenon ou coloca os lavadores??!!?!?!
jera , a nova frontier LE tem xenon como opcionais, nao tem limpador de farois e nem regulador automatico do faixo de luz para compensar irregularidades da pista e a carga usado na caçamba , é um exemplo de original de fabrica fora da lei , vamos ver o que vai dar.
dudas_308w
04/12/2008, 23:13
Experimentei o xenon e gostei, mas retirei os meus independente da lei. Pensei que pudesse modificar as lâmpadas, mas isso não adiantou. Pra atrapalhar os outros não me interessa. Prefiro ficar no prejuízo.
O xenon adaptado atrapalha muito e como a falta de "bom senso" reina uma lei assim é necessária mesmo. Quem não tem o "bom senso" vai ter que se sujeitar ao "bom senso" do policiais...
Walter, vc eh o cara..rs.rs..:palmas:
Eu respondi a mesma coisa no topico de 4x4 geral que trata desse assunto.
Nao me conformo que tenha gente que ande com todos os farois dentro da cidade atrapalhando os outros, ou na estrada nao se toque de como o farol dele esta iluminando ateh o teto do veiculo da frente.
Como sugestao, ja que vc ja tem as lampadas, monte em farois auxiliares para serem usados somente na trilha, num esquema de encaixe.
abs
soneca_zzz
04/12/2008, 23:30
É raro ver gente com a consciência do Walter, se muita gente tivesse esse respeito que ele tem com o próximo, não precisaria dessa lei nem de muitas outras.
A idéia do Dudas_308w (e eu achando que meu nick era estranho! :mrgreen:) é boa. Será que não dá para adaptá-los em faróis de milha e ligá-los apenas em trilhas ou estradas sem movimento? Ao menos assim não perde a grana e acha uma boa utilidade para eles...
murilloaquino
04/12/2008, 23:45
Walter, no caso da minha pajero por exemplo.
Ela é original 2005 sem os projetores, H4 (lente lisa comum, apenas com anteparo da lampada..)Na europa, nesse ano, saiu ela com os farois de xenon com os meeeesmos refletores e tudo. É especificado pro carro até os modelos da lampada no manual do proprietario, ou seja, a lampada de xenon era um opcional pra outros mercados.
Agora o meu tem o kit xenon instalado e fica muiiito bom, com um corte de luz que não ofusca outros motoristass...
Será q tem problema, mesmo sendo um opcional de fabrica e os farois com a lente refletora adaptada pra isso?
Walter L. L. Casitta
05/12/2008, 00:04
Como sugestao, ja que vc ja tem as lampadas, monte em farois auxiliares para serem usados somente na trilha, num esquema de encaixe.
abs
Exatamente isso que penso em fazer. Eu vou pra Bonito agora no fim do ano e depois até o Paraguai e lá vou ver se encontro um par de faróis que milha pra tentar fazer essa adaptação...
Walter L. L. Casitta
05/12/2008, 00:07
Ela é original 2005 sem os projetores, H4 (lente lisa comum, apenas com anteparo da lampada..)Na europa, nesse ano, saiu ela com os farois de xenon com os meeeesmos refletores e tudo. É especificado pro carro até os modelos da lampada no manual do proprietario, ou seja, a lampada de xenon era um opcional pra outros mercados.
Agora o meu tem o kit xenon instalado e fica muiiito bom, com um corte de luz que não ofusca outros motoristass...
Será q tem problema, mesmo sendo um opcional de fabrica e os farois com a lente refletora adaptada pra isso?
Se não ofuscar eu acho que não tem problema, a luz do xenon e muito boa sim.
Daniel08
05/12/2008, 00:08
Ta de parabéns! :palmas:
Difícil encontrar alguém que aja assim.
Aqui em Fortaleza, passou um dia desses no jornal da Globo que Fortaleza era considerada a cidade dos Xenons.
É incrível como a moda pegou, a maioria do pessoal quando compra o xenon que os instala, não quer ter o trabalho de regular o facho ai fica esses ofuscamentos sem contar que a moda pegou pra os de tonalidade azulada, que consegue atrapalhar mais ainda quem vem no sentido contrário.
Vamos ver se essa lei pega que nem a época do formato do reboque, que implantaram, que a base tinha que ser arredondada pra poder usa-los conforme a lei.
soneca_zzz
05/12/2008, 00:42
Murilloaquino, se tem no manual, mesmo constando como opcional, creio que não terás problema algum. E acredito que o foco dos guardas serão os veículos em que é perceptível que atrapalha. Mesmo pq dá para ver de longe os xenons zuados...
Acho que também acredito em Papai Noel e coelho da Pácoa... :mrgreen:
Provavelmente os guardas que são corruptos vão querer parar até os veículos com lâmpadas halógenas, mas brancas, como as Philips Crystal View, Diamond View, etc. para ganhar a esmolinha/cervejinha do dia. :evil:
Ronaldo Petri
05/12/2008, 02:13
Eu concordo com o Dudas, está se tornando cada vez mais comum ver carros com o xenom ligado em avenidas muito bem iluminadas, pra que isso? Se proibirem mesmo o xenon, pra gente que utiliza em trilhas não vai pegar nada. Imaginem só se todo mundo resolver instalar o xenon e não fazer as devidas regulagens na altura do farol, como seria viajar numa rodovia de mão dupla em dia de movimento no sentido contrário.
lealrenato
05/12/2008, 08:28
galera
PRF se fuçar acha problema.
agora então, eles vao ficar a noite toda do lado de fora do posto, so pra pegar os "infratores".
:cry:contra fatos, não ha argumentos.
:arrow:a regra é clara, ops, a lei é clara.
:discordo::discordo::discordo::discordo:pode
to indo tirar o xenon agora
Reclama da discriminação com o Jornal Nacional. O William Bonner que citou os importados.
Mas, retificando, os carros que saem com xenônio de fábrica. O importante é ressaltar que o BMW, Mercedes e/ou Corolla SEG (está bom assim?) não prejudicam a visão de quem está na frente ou cruza por eles. Estou falando por experiência própria.
Acho que você tem kit instalado no seu veículo e deve estar aborrecido com a nova legislação acerca da matéria, mas pense no bem comum, que deve sobressair ao bem estar individual.
Em tempo: Ele (o William) também discriminou a China dizendo que os kits vêm de lá.
Abraços.
Pelo jeito vc acredita piamente no que o bonner fala hein? Abre o olho e compra um importado logo.
Concordo com a proibição. Infelizmente as pessoas usam indiscriminadamente, como "penduricalho". Ora, o farol é um equipamento de segurança e deveria ser encarado como tal.
Cesar (ºlllº)
05/12/2008, 10:32
O foda é que no Brasil cria-se leis para emcobrir uma deficiência no sistema, o correto seria fiscalizar os carros que estão nas ruas, através de um sistema que funcione, com certeza o xenon seria só um dos problemas identificado em algumas viaturas que andam por aí...
Para nós off-roaders resta colocar o xenon nos milhas e utilizar somente em trilhas, é mais fácil ferrar com todos ao invés de pegar os que estão irregular.
Boas trilhas galera...
Marcelo-HPE
05/12/2008, 11:51
A maior causa de acidentes nas estradas é a imprudência e não o uso de Lâmpadas Xenon .
O cara entra num carro e pensa que está num tanque de guerra .
abs
RGamaJr_4x4
05/12/2008, 12:48
A maior causa de acidentes nas estradas é a imprudência e não o uso de Lâmpadas Xenon
Verdade! Ao cruzarmos um veículo usando xenon made in china devemos ser prudentes reduzindo a velocidade, parar no acostamento, fechar os olhos e só após o veículo com xenon passar voltar para estrada e seguir viagem.
Brincadeiras à parte, realmente não é a maior causa de acidentes, mas que incomoda, incomoda.
Abraços
Marcelo-HPE
05/12/2008, 14:21
Pode até incomodar , mas não mais que a buraqueira e a falta de estrutura das estradas e a imprudência dos animais .
Os deputados FDP e o governo , ao invés repararem as estradas . ficam criando leis bestas .com coisa que iriam salvar muitas vidas na estradas .
É como receitar doril para um doente terminal .
abs
Marcelo-HPE
05/12/2008, 14:26
O motorista que olha diretamente para a luz .do farol de um carro que vem em sentido contrário . . tem que voltar a aprender a dirigir .
Seja xenon ou não.
Xenon atrapalha sim, mas proibir acho absurdo! Oque deveria ser feito é uma legalização no inmetro como qualquer adaptação feita no veículo, lá eles veriam se atrapalha ou não a visão etc...
[]s
Xenon em carro que não foi projetado para tal é um absurdo.
Lei e imposto não serve para nada.
No meu caso esses Chinon incomodam um pouco.
É só eu acender os milhas na cara que eles apagam rapidinho.
Na estrada é uma beleza, de longe eles vem só na lanterna :dance:
Rones Jr
06/12/2008, 21:02
Qualquer farol desregulado causa desconforto. Como vão controlar?
Xenon atrapalha sim, mas proibir acho absurdo! Oque deveria ser feito é uma legalização no inmetro como qualquer adaptação feita no veículo, lá eles veriam se atrapalha ou não a visão etc...
[]s
Más é exatamente isso que a lei está fazendo! ela não proibiu não, apenas normatizou! é só colocar o que ela pede! quando não coloca ai sim é gambiarra!
[]´s.
atrapalha sim, jah vi varios estudos por aqui.
vou ver se lembro e procurar onde li.
diz que se a lente nao eh projetada para xenon(hid) vai ofuscar os outros.
mas ai eh uma tranqueira mesmo, o mane vai colocar lampada + forte e vai dar na mesma, continuar cegando os outros.
como nao sao todos q tem bom senso o governo deveria fiscalizar isso.
mas a unica fiscalizacao q funciona se chama receita federal :parede:
Tiago & Jimny
10/12/2008, 08:18
Vcs sabem o que vai acontecer? Eu vou dizer pra vcs!
Nós os certinhos e que respeitam a lei, que temos o equipamento regulado e só ligamos na real necessidade e não para aparecer, retiraremos com medo de multa ou para evitar qualquer aborrecimento em blitz, mas os cornos que nunca ligaram para lei, e que põe xenon em todos os faróis do carro para andar em uma via completamente iluminada e com o farol completamente desregulado irão continuar a nos incomodar e nada vai acontecer a eles.
Esses caras nem sequer dirigem em estradas escuras, u q justificaria o investimento do equipamento, em troca de mais segurança.
Eu já decidi u q fazer, vou tirar do farol principal e colocar no auxiliar que fica no meu parachoque e só ligar o xenon em estradas não pavimentadas. Assim eu continuo usando ele para o motivo o qual foi comprado, iluminar e não cegar. Para a vistoria coloco lâmpadas convencionais no auxiliar, depois retorno o xenon. Com o farol desligado o policial não pode fazer nada...
Aconselho a todos fazerem isso para não perderem seus inventimentos. No mercado livre eles vendem as lâmpadas separadamente.
Eu só não vi ninguém respoder como é que o policial vai provar que o farol tem mais de 2000 lúmens??? Pq na resolução não fala de xenon...
Eu tiro meu xenon, mais a galera vai ter que tirar aqueles isulfilms escuros demais. Eu não vou ficar tomando fechada agora que estou sem xenon(meu carro é preto...).
Quem aqui tem aquele G5 sabe que não dá pra ver carros a noite que estão apenas com a lanterna ligada, muito menos em um movimento brusco.
Rones Jr
10/12/2008, 11:49
Exato! Mesmo pq já existem lâmpadas halogeneas que chegam bem perto ou passam destes lumens. Inclusive com cores e efeitos mais q parecidos com o Xenon.
Concordo tb quando diz do insulfilm...como medem a transparência?
Assim como qualquer equipamento...o mal uso dele vai fazer mal...é o caso do xenon. Dentro de normas como potência, cor, e principalmente regulagem não causa mal algum.
Conto um exemplo: O meu!
Instalei o Xenon (h4 - 3) na XJ.
1-
Primeiro instalei conforme os "manos" disseram: tire a capa metálica...vai ficar show! CARACA...todo mundo me mandava à merda com aquilo. Abaixei o foco ao máximo e ainda reclamavam. Sem a capa metálica...o facho realmente espalha tudo. Fica como se o alto e baixo estivessem acionados. JÁ REPARARAM QUE O EFEITO QUE CAUSA O INCÔMODO É O MESMO DE UM XENON DESREGULADO E UM FAROL ALTO NORMAL? É O CASO!
2 -
Voltei com as capinhas metálicas e regulei em máquina o facho dos farois. Iluminaram MUITO melhor e sem incomodar ninguém.
Logo concluo, que não é o Xenon o problema...e sim quem instala. Tampouco o farol...pois o meu ainda é do antigo.
P/S - salvo engano, mas o uso de faróis auxiliares tb é proíbido em cidades, não?
Tiago & Jimny
10/12/2008, 14:15
Exato! Mesmo pq já existem lâmpadas halogeneas que chegam bem perto ou passam destes lumens. Inclusive com cores e efeitos mais q parecidos com o Xenon.
Concordo tb quando diz do insulfilm...como medem a transparência?
Assim como qualquer equipamento...o mal uso dele vai fazer mal...é o caso do xenon. Dentro de normas como potência, cor, e principalmente regulagem não causa mal algum.
Conto um exemplo: O meu!
Instalei o Xenon (h4 - 3) na XJ.
1-
Primeiro instalei conforme os "manos" disseram: tire a capa metálica...vai ficar show! CARACA...todo mundo me mandava à merda com aquilo. Abaixei o foco ao máximo e ainda reclamavam. Sem a capa metálica...o facho realmente espalha tudo. Fica como se o alto e baixo estivessem acionados. JÁ REPARARAM QUE O EFEITO QUE CAUSA O INCÔMODO É O MESMO DE UM XENON DESREGULADO E UM FAROL ALTO NORMAL? É O CASO!
2 -
Voltei com as capinhas metálicas e regulei em máquina o facho dos farois. Iluminaram MUITO melhor e sem incomodar ninguém.
Logo concluo, que não é o Xenon o problema...e sim quem instala. Tampouco o farol...pois o meu ainda é do antigo.
P/S - salvo engano, mas o uso de faróis auxiliares tb é proíbido em cidades, não?
auxiliar pode desde que tenha regulagem(caso dos originais) Para os de milha e outros, só pode se acender em conjunto com o farol alto. No meu caso eu instalei uma chave 3 posições, onde escolho entre desligado, ligado junto com o alto e ligado direto. Assim quando eu vou a vistoria coloco na posição para ligar junto com o alto, e passa sem problemas. É até melhor, pois quando vc pisca o alto, acende o auxiliar junto para alertar ainda mais o outro carro ou pedestre.
Claro que com o xenon no auxiliar ao piscar o farol vc pode até danificar o reator.
Srs,
A nova sw4 possui xenon? Procurei no site e nao fala nada, portanto minha conclusao eh que nao tem. Gostaria de confirmar.
abs,
lp
Higor-PY
17/12/2008, 21:09
Achei a maldita borracha...:parede: agora ja to sem o chengnon, ja nao incomodo os outros e a policia tbm nao vai me incomodar :concordo:
DieselPower
17/12/2008, 23:51
Agora de noite, voltando pra casa lembrei deste tópico...
No centro da cidade, toda iluminada veio um Golf na mão contrária com um Xenon bem azul (quase azul marinho), inclusive nos farois de neblina. Eram 4 faixos azuis, não dava pra ver absolutamente nada!
Isso que eu estava com a Hilux do sogro, com penus 265/75-R16, que a deixam bem altinha, imagine alguém de carro baixo!
Gostei da solução de instalar nos milhas, como citaram anteriormente, assim você só os liga quando não irá atrapalhar ninguém (trilha, estrada de chão, ou em estradas com pouco movimento desligando quando aparece alguém no sentido contrário).
Abraço!
Ja retirei da milha hilux, ficava incomodado com o desconforto causado aos demais motoristas.
Higor-PY
18/12/2008, 22:55
Ja retirei da milha hilux, ficava incomodado com o desconforto causado aos demais motoristas.
Pois e lpfm... agora sera que existe uma lampada mais branca...:pensativo: que te pareçe? Nao nego, gostava do xenom (leia-se chengnon), mas teria uma solução dentro da lei:?: To no Paraguay, mas vou sempre ao Brasil... ai ja viu, na condiçao de visitantante...
[]'s
frankcoelho2000
18/12/2008, 23:44
Bom...vi que tem muitas opinioes a respeito...
O xenon que vem de fabrica nos autos importados é padrão 6000k...que é mais branco. Quanto maior a quantidade de Ks...ou Kelvins mais azulado fica chegando até violeta...só que com isso a capacidade de iluminação diminui...exemplo...um xenon 8000k ilumina mais(maior alcance) do que o 12000k isso é cientificamente comprovado.
Esse negocio de que acima de 8000K derrete o farol não existe...pois o xenon consome 35W enquanto as halogenas comuns consomem 55W e esquentam muitissimo mais do que qualquer xenon...indiferente da temperatura da cor...que não é diretamente relacionado com a temperatura da lampada....não confundam.
Para evitar incomodar os outros...regular o farol um pouquinho mais abaixo do que o padrão original...mas bem pouco...isso vc pode perceber quando está atras de alguém onde o faixo do seu farol está batendo...
Com relação a policia...como estou morando fora do Pais agora não sei se tem alguma lei com relação a isso...regulamentado pelo contran ou se caracteriza alteraçao de iluminação...se sim nesse caso é melhor usar o bom senso...eu tinha 8000K na minha audi...ficava bonito e iluminava bem...e não era tão azul....agora tem gente que quanto mais KKKKK tiver o xenon o cara vai comprar pra dizer que tem o ultimo modelo...sem saber que está perdendo em alcance de iluminação.
Como o Brasil é uma merda para esse tipo de coisa nos carros e só querem tomar dinheiro...o melhor é o bom senso...o 8000K tem a melhor relação BELEZA x ILUMINAÇÃO.
Com relação a meter xenon até em biz...isso é normal...de mercado...quando coloquei xenon na audi paguei 1.500 reais...o DVD 2.500, as rodas 19 8.500....(hoje custa 5.500) ninguém tinha quase...agora que vendem por 250 conto....todos que não tinham condição agora podem ter...igual a TV de plasma, DVD no carro, home theater....é natural...mas roda 19 e 20...ai já num tem como ou vc tem bala na agulha....ou num tem hehehe!!!
Pois e lpfm... agora sera que existe uma lampada mais branca...:pensativo: que te pareçe? Nao nego, gostava do xenom (leia-se chengnon), mas teria uma solução dentro da lei:?: To no Paraguay, mas vou sempre ao Brasil... ai ja viu, na condiçao de visitantante...
[]'s
Higor,
Analisando o uso eh o seguinte:1- nas estradas movimentadas nao eh necessario devido a iluminacao ou movimento.
Porem nas pouco movimentadas e escuras eh que sao elas!
Para resolver isso, um bom par de farois kc driving hid lamps de 6" no carro eh a solucao. To pensando em trocar as lanternas do meu carro pela de sw4. dessa forma coloco xenon no alto somente
abs,
lp
pietropolizzo
23/12/2008, 21:05
é, eu tenho xenon de 6000k no baixo e milhas da minha s10 2007, todo reguladinho, onde não atrapalha ninguem, será que eu devo tirar?? isso é um adianto pra mim, ja q eu pego estrada escura e sem sinalização, ajuda bastante.. eu acho melhor esperar até que seja definida a lei, pois pode ser igual a do reboque e do insulfilm. abraços
Elmer_Jeep
26/12/2008, 11:14
Recebi isso hoje no email, quem me mandou foi um cara que revende kits xenon. :pipoca:
Allan Nielsen
26/12/2008, 13:55
A resolução diz nos veiculos fabricados a partir de 01/01/09 deverão ter lavador de farol, etc etc para virem equipados com xenon.
Nos anteriores a lei não há esta exigencia para sairem de fabrica com xenon, nos demais veiculos que não vieram de fabrica com xenon é considerada alteração das caracteristicas do veiculo, o que é proibido sem homologação em orgão competente. Esta é a interpretação da lei.
Mas o que realmente importa é a responsabilidade de cada um com os demais motoristas e segurança no transito. Os xengnon são umas porcarias que incomodam, e quem insiste nisso é porque está pouco se lixando pros demais.
abs
Concordo Com A Afirmação Anterior, E Segundo A Nova Resolução De Transito Se O Farou Não Mvier De Fabrica é Crime De Multa E Retenção Até A Retirada Do Mesmo:para Aqueles Que Usaram O Conjunto Completo Luz E Lente Tambem Tem Que Retirar Pois Teste Confirmaram Que As Lentes Não Estão Projetada Para A Deflecção Dos Raiso Luminosos Desse Tipo De Luz Ou Seja Não Adianta Baixar O Feixe De Luz Pois Não Surje Efeito Continuará Ofuscando Quem Vem No Sentido Contrario.
alvaro.jrc
30/12/2008, 14:16
Concordo Com A Afirmação Anterior, E Segundo A Nova Resolução De Transito Se O Farou Não Mvier De Fabrica é Crime De Multa E Retenção Até A Retirada Do Mesmo:para Aqueles Que Usaram O Conjunto Completo Luz E Lente Tambem Tem Que Retirar Pois Teste Confirmaram Que As Lentes Não Estão Projetada Para A Deflecção Dos Raiso Luminosos Desse Tipo De Luz Ou Seja Não Adianta Baixar O Feixe De Luz Pois Não Surje Efeito Continuará Ofuscando Quem Vem No Sentido Contrario.
Seu post com letras maiúsculas em cada palavra me deixou mais tonto e ofuscado que qualquer kit de xenon xing-ling montado em faról de chevete 88 sem o refletor. :twisted:
A resolução diz nos veiculos fabricados a partir de 01/01/09 deverão ter lavador de farol, etc etc para virem equipados com xenon.
Nos anteriores a lei não há esta exigencia para sairem de fabrica com xenon, nos demais veiculos que não vieram de fabrica com xenon é considerada alteração das caracteristicas do veiculo, o que é proibido sem homologação em orgão competente. Esta é a interpretação da lei.
Mas o que realmente importa é a responsabilidade de cada um com os demais motoristas e segurança no transito. Os xengnon são umas porcarias que incomodam, e quem insiste nisso é porque está pouco se lixando pros demais.
abs
Quando me sinto incomodado por um veículo em sentido oposto com xenon, nem penso duas vezes taco a luz alta e milhas, assim "alguns" se incomodem tb um pouco, até porque a maioria quando colocam a alta com xenon não muda quase nada, parece até que já ia de alta!
[]´s.
heartland
31/12/2008, 10:46
Bom...vi que tem muitas opinioes a respeito...
O xenon que vem de fabrica nos autos importados é padrão 6000k...que é mais branco. Quanto maior a quantidade de Ks...ou Kelvins mais azulado fica chegando até violeta...só que com isso a capacidade de iluminação diminui...exemplo...um xenon 8000k ilumina mais(maior alcance) do que o 12000k isso é cientificamente comprovado.
Esse negocio de que acima de 8000K derrete o farol não existe...pois o xenon consome 35W enquanto as halogenas comuns consomem 55W e esquentam muitissimo mais do que qualquer xenon...indiferente da temperatura da cor...que não é diretamente relacionado com a temperatura da lampada....não confundam.
Para evitar incomodar os outros...regular o farol um pouquinho mais abaixo do que o padrão original...mas bem pouco...isso vc pode perceber quando está atras de alguém onde o faixo do seu farol está batendo...
Com relação a policia...como estou morando fora do Pais agora não sei se tem alguma lei com relação a isso...regulamentado pelo contran ou se caracteriza alteraçao de iluminação...se sim nesse caso é melhor usar o bom senso...eu tinha 8000K na minha audi...ficava bonito e iluminava bem...e não era tão azul....agora tem gente que quanto mais KKKKK tiver o xenon o cara vai comprar pra dizer que tem o ultimo modelo...sem saber que está perdendo em alcance de iluminação.
Como o Brasil é uma merda para esse tipo de coisa nos carros e só querem tomar dinheiro...o melhor é o bom senso...o 8000K tem a melhor relação BELEZA x ILUMINAÇÃO.
Com relação a meter xenon até em biz...isso é normal...de mercado...quando coloquei xenon na audi paguei 1.500 reais...o DVD 2.500, as rodas 19 8.500....(hoje custa 5.500) ninguém tinha quase...agora que vendem por 250 conto....todos que não tinham condição agora podem ter...igual a TV de plasma, DVD no carro, home theater....é natural...mas roda 19 e 20...ai já num tem como ou vc tem bala na agulha....ou num tem hehehe!!!
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
Isso mesmo!
Quanto mais W (watts) mais se esquenta, portanto derretimento de farol só com muitos W.
Quanto maior a quantidade de Kelvins, menos LÚMENS, portanto menos luz. Sei disso porque em aquários marinhos quem não entender de LUZ não consegue tocar o aquário pra frente por causa dos corais (que fazem fotossíntese).
Parabéns amigo! Está correto!
retirado dos comentarios no blog noticiasautomotivas
http://www.noticiasautomotivas.com.br/farol-de-xenonio-a-fiscalizacao-ja-comecou/
comentario numero 13
"Bom, postei lá no forum, mas como nem todo mundo acessa segue aqui
KITS XENON NÃO ESTÃO PROIBIDOS!
A Rede Globo de Comunicação, tanto na comunicação escrita (Jornal O Globo de 12/11/0, quanto televisiva (JN de 05/12/0, informou que os proprietários de veículos que instalaram o Kit XENON, deveriam atender as normas da resolução 294 de 17/10/08 (complemento da resolução 227/07), ou seja, deveriam instalar o sistema de lavagem de faróis e o ajuste do facho luminoso ligado a suspensão.
A ESSA INFORMAÇÃO, FALTOU ACRESCENTAR QUE A OBRIGATORIEDADE SERIA PARA OS VEÍCULOS FABRICADOS A PARTIR DE 01/01/2009.
Veja o que diz o texto original da Resolução 227/00 de 09/02/07, apenas no item que se refere aos sistemas de iluminação e sinalização de veículos:
Art. 1: Os automóveis, camionetas, utilitários, caminhonetes, caminhões, caminhão-trator, ônibus, microônibus, reboques e semi-reboques novos saídos de fábrica, nacionais e importados a partir de 01.01.2009, deverão estar equipados com sistema de iluminação veicular, de acordo com as exigências estabelecidas por esta resolução e seus anexos.
Para ver a íntegra da Lei, é através do site:
http://www.denatran.gov.br/res.....lucoes.htm
Clicar na resolução 227.
################################################## ######
ESCLARECIMENTOS SOBRE REGULAMENTAÇÕES 227 E 294 DE XENON
No que cerce a regulamentação 294 oficializada pelo Contran e que se encontra por escrito no site do Denatran no link http://www.denatran.gov.br/dow.....AN_294.pdf , deve-se esclarecer alguns pontos de alta relevância no pragmatismo da vigência da nova regulamentação, a iniciar-se em 01 de janeiro de 2009.
1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.
2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao Contran desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.
3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo Contran que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no “olhômetro” ou “achômetro” e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.
4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o “Leveling” e “Washing” ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o “leveling” , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um “leveling” no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.
5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente - montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normal regulamentares do país onde serão comercializados."
:odedo::odedo::odedo::odedo::odedo::odedo::odedo:: odedo: :concordo::concordo: :dance: :dance:
Higor-PY
07/01/2009, 10:23
Primeiro, Feliz 2009 aos amigos foristas!
Dae lpfm tudo certo? Na sua viatura vai fica dukct, bem pensado, ja nao incomoda... Cheguei essa semana de viajem... Caraca! virou uma guerra de xenom! no farol baixo carro indo e carro vindo, pareçe dia ... o caboclo tem que dirigir de ray bam :parede: ta feia a parada... ainda bem que alguns foristas tiveram o bom senso de reverter a alteração... vale aquela velha: 1 elefante incomoda muita gente, 2 elefantes...:concordo:
[]'s
LucianDaRolt
07/01/2009, 11:09
Áh, eu já ando com tantas coisas erradas no carro, o xenon é só mais um item hahahaha
:odedo:
LuizHenrique
07/01/2009, 11:27
abs
Tenho uma Cherokee Sport..a lampada original é sofrivel...farol muito pequeno ..quase comprei uma cristal 150 paus ou uma Dimond da Philips ..200 paus...
mas foi alertado pelo logista.
Por outro lado cabe orientar que luz branca não implica em boa visibilidade o que imporota de fato é emissão LUMENSlumens , temperatura de cor apenas define em que região do spectro tem sua maior emissão...
Estudos ja antigos comprovam que as luzes voltadas ao amarelo , como as de hélio aplicadas em algumas rodovias , como em instalções industriais , são muito mais eficazes. Nosso celulas da retina são muitos mais sensiveis ao amarelos e verdes.
Em suma, acabei po colocar uma Cool Blue da Osram, tem de cor 4.000 K, esquecida na prateleiras devido a onda Xenon por apenas R$ 80,00 . e mudou BASTANTE !! Estou muito satisfeito . recomendo.
Allan Nielsen
07/01/2009, 11:34
Áh, eu já ando com tantas coisas erradas no carro, o xenon é só mais um item hahahaha
:odedo:
São estas atitudes que colocam o Brasil como campeão mundial de morte no transito.
Duvido que exista aqui alguem que não tenha perdido um amigo ou parente por acidente de transito.
alvaro.jrc
07/01/2009, 15:07
Estudos ja antigos comprovam que as luzes voltadas ao amarelo , como as de hélio aplicadas em algumas rodovias , como em instalções industriais , são muito mais eficazes.
:discordo:
Não fale besteira, durante o dia as cores quem chamam mais atenção do olho humano são as de tom amarelo e vermelho, já durante a noite, os tons amarelados e principalmente os vermelhos se tornam bem menos perceptíveis ao olho humano. Durante a noite a cor mais perceptível ao olho humano é o azul, por isso é esta cor utilizada para marcação de pistas de pouso em aeroportos. Faça um teste simples ligue 3 leds à noite, um vermelho, um amarelo e um azul e veja qual lhe chama mais atenção...
Amigo,
Se informe melhor em:
http://ube-164.pop.com.br/repositorio/25089/meusite/ilusao/ilusao.htm
http://www.eps.ufsc.br/ergon/revista/artigos/rubia.PDF
http://super.abril.com.br/superarquivo/1988/conteudo_111435.shtml
[red]Por esse motivo eu digo e repito milhões de vezes as lâmpadas de automóveis NÃO DEVEM SER AMARELADAS, isso atrapalha a visão e principalmente causa sonolência em quem dirige. Em ambientes de trabalho as empresas utilizam lâmpadas fluorescentes, de temperatura de cor próxima do xenon de 5000 a 6000k pois estas estimulam e fazem com que os funcionários produzam mais.
Thiago Pereira
07/01/2009, 17:42
:discordo:
Durante a noite a cor mais perceptível ao olho humano é o azul, por isso é esta cor utilizada para marcação de pistas de pouso em aeroportos.
Alvaro,
Sobre a questão dos aeroportos posso afirmar com 200% de certeza que está enganado.
A luz azul somente é utilizada nas taxiways justamente para não confundir a tripulação.
O balizamento da pista de pouso é sempre com luzes amarelas (ICAO e FAA).
Abraço,
Thiago
quanto mais informaçao melhor
http://www.danielsternlighting.com/tech/bulbs/Hid/conversions/conversions.html
:idea::idea::idea::idea:
negreira
09/01/2009, 21:33
resolução regula uso do xênon, que ilumina melhor
Está em vigor há pouco mais de uma semana, desde o dia 1º de janeiro, a Resolução 294 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regula o uso dos faróis de xênon em automóveis nas vias do país. Pela nova regra, editada em outubro de 2008, carros e motos fabricados a partir deste ano (2009) só podem trafegar com este tipo especial de lâmpadas se tiverem sistema que ajusta automaticamente a altura do facho de luz, por exemplo, quando o veículo passar por algum buraco ou inclinação da pista ou quando estiver trafegando com muito peso. Além disso, a resolução também torna obrigatória a existência de limpador/lavador de farol, para evitar distorções na iluminação provocadas por sujeiras, e estabelece que apenas a luz de cor branca é permitida neste tipo de farol.
Ainda de acordo com a nova resolução, veículos fabricados no Brasil antes de 2009 e equipados com faróis de xênon -- seja com instalação original de fábrica ou feita por conta do proprietário -- devem ter na documentação a indicação de que o carro possui características diferenciadas, ou seja, que possui faróis especiais dentro das normas vigentes.
Para obter esta indicação no documento do veículo e se adequar à resolução, o proprietário deverá enviar uma carta -- um pedido de autorização para alterar a característica do veículo -- ao Detran de seu Estado e, com a autorização em mãos, passar por uma vistoria para que a mudança feita, se aprovada, conste do documento do automóvel.
Os motoristas que desrespeitarem à regra estarão cometendo uma infração grave e, assim, correm o risco de ganhar cinco pontos na carteira e de ter de pagar multa de R$ 127,69.
ONDA LUMINOSA
A moda do uso de faróis de xênon (produzidas com gás xenônio que, de modo simplificado, se acende ao receber uma descarga elétrica) pegou no Brasil a partir da disseminação do equipamento em carros importados. Lâmpadas deste tipo iluminam até três vezes mais e duram mais tempo do que as normais, halógenas, utilizadas na maior parte da frota produzida no Brasil. Mas, quando desreguladas ou usadas inadequadamente, aumentam a possibilidade de ofuscar o motorista que trafega em sentido contrário, o que aumenta a chance de acidentes.
Inicialmente, o custo de instalação de um kit em carros que não traziam faróis de xênon de fábrica beirava os R$ 2 mil, mas com a popularização do equipamento, principalmente após a chegada de componentes chineses, estes valores caíram para valores entre R$ 150 e R$ 300.
AZUL JÁ NÃO PODIA
Resoluções anteriores, como a 227 do Contran e a Lei 9.503 (ambas de 1997) que foram complementadas pela resolução 294, já impunham regras ao uso dos kits de luz especial ao determinar que apenas iluminações das cores amarela (como a tradicional) e branca (como as do xênon) poderiam ser utilizadas e, ainda assim, desde que não ultrapassassem a potência de 60W. A falta de respeito e de fiscalização eficiente, no entanto, não impediram o uso em larga escala de faróis com potência acima da permitida e de luzes de outra coloração, com tons azulados e esverdeados.
SAMUKA_ATOLADO
10/01/2009, 07:47
Postei recentemente esta questões no maior forum sobre direito e de grande visitaçao de nobre advogados, juristas, endividados ou desesperados pela tal DAMA DA JUSTIÇA...
MISTERIOSAMENTE meu topico ficou em primeiro na lista sobre direito do consumidor,,, NINGUEM RESPONDE APESAR DE SER O MAIS VISITADO e DERREPENTE sumiu,,,, ui, ,,, isso deve seguinificar quem cala consente, ou ta com preguiça de responder OU AINDA PORQUE NAO QUERO PAGAR ONORARIOS...
O LINK E ESSE DO POST LA: http://forum.jus.uol.com.br/110740/joguemos-luz-ao-assunto-xenon/ (http://forum.jus.uol.com.br/110740/joguemos-luz-ao-assunto-xenon/)
SO COLOQUEI POR COLOCAR, POSTA LA NAO, PORQUE LA NUM VOLTO..
Prezados,
1 - Gostaria de saber se o XENON realmente esta proibido?
2 - Se realmente estiver proibido, favor informar aonde se encontra a palavra XENON na lei.
3 - Caso trafegue com meu veiculo com lampadas superiores a 2.000 lumens devo ser multado?
4 - O equipamento utilizado para aferir lumens que conheço pesa mais de 200kg e no inmetro nao achei nada que afira o olho da autoridade de transito como equipamento homologado para medição. ( Se for policial sei da Fé Publica MAS CABE O ONUS DA PROVA DE QUEM ACUSA )
Quando alteraram a lei de armamento ate os dias atuais o Governo Federal tem pago pela arma devolvida, nete caso o Contran nao vai pagar, pois houve uma perda por parte de um consumidor.
CONTRAN pertence ao Denatran que pertence ao Ministerio das Cidades
Ministerio das Cidade
Esplanada dos Ministerio, Bloco A - 2 ANDAR, SALA 210 ( sala do ministro )
E por ultimo mais de extrema importancia!
O Insulfilme nao tinha sido proibido a tempos atraz,,, alguem ja viu ou foi parado por uma autoridade de transito com o equipamento para medir a transparencia que seja aferido pelo inmetro?
,,,
POXA ATE TENTEI NAO FALAR MUITA BOBAGEM, MAIS NUM AGUENTO...
RESPONDE AE COMEDORES DE AREIA,,,:dance:
negreira
10/01/2009, 09:12
:twisted::-P:-PMEU IRMÃO:-P:-P:twisted:
SE LIGA NO ASSUNTO.....antes de fazer %$#&*+=
Está em vigor há pouco mais de uma semana, desde o dia 1º de janeiro, a Resolução 294 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito) que regula o uso dos faróis de xênon em automóveis nas vias do país. Pela nova regra, editada em outubro de 2008, carros e motos fabricados a partir deste ano (2009) só podem trafegar com este tipo especial de lâmpadas se tiverem sistema que ajusta automaticamente a altura do facho de luz, por exemplo, quando o veículo passar por algum buraco ou inclinação da pista ou quando estiver trafegando com muito peso. Além disso, a resolução também torna obrigatória a existência de limpador/lavador de farol, para evitar distorções na iluminação provocadas por sujeiras, e estabelece que apenas a luz de cor branca é permitida neste tipo de farol.
Ainda de acordo com a nova resolução, veículos fabricados no Brasil antes de 2009 e equipados com faróis de xênon -- seja com instalação original de fábrica ou feita por conta do proprietário -- devem ter na documentação a indicação de que o carro possui características diferenciadas, ou seja, que possui faróis especiais dentro das normas vigentes.
Para obter esta indicação no documento do veículo e se adequar à resolução, o proprietário deverá enviar uma carta -- um pedido de autorização para alterar a característica do veículo -- ao Detran de seu Estado e, com a autorização em mãos, passar por uma vistoria para que a mudança feita, se aprovada, conste do documento do automóvel.
Os motoristas que desrespeitarem à regra estarão cometendo uma infração grave e, assim, correm o risco de ganhar cinco pontos na carteira e de ter de pagar multa de R$ 127,69.
ONDA LUMINOSA
A moda do uso de faróis de xênon (produzidas com gás xenônio que, de modo simplificado, se acende ao receber uma descarga elétrica) pegou no Brasil a partir da disseminação do equipamento em carros importados. Lâmpadas deste tipo iluminam até três vezes mais e duram mais tempo do que as normais, halógenas, utilizadas na maior parte da frota produzida no Brasil. Mas, quando desreguladas ou usadas inadequadamente, aumentam a possibilidade de ofuscar o motorista que trafega em sentido contrário, o que aumenta a chance de acidentes.
Inicialmente, o custo de instalação de um kit em carros que não traziam faróis de xênon de fábrica beirava os R$ 2 mil, mas com a popularização do equipamento, principalmente após a chegada de componentes chineses, estes valores caíram para valores entre R$ 150 e R$ 300.
AZUL JÁ NÃO PODIA
Resoluções anteriores, como a 227 do Contran e a Lei 9.503 (ambas de 1997) que foram complementadas pela resolução 294, já impunham regras ao uso dos kits de luz especial ao determinar que apenas iluminações das cores amarela (como a tradicional) e branca (como as do xênon) poderiam ser utilizadas e, ainda assim, desde que não ultrapassassem a potência de 60W. A falta de respeito e de fiscalização eficiente, no entanto, não impediram o uso em larga escala de faróis com potência acima da permitida e de luzes de outra coloração, com tons azulados e esverdeados.
10/01/2009, 10:28
Ontem passou novamente uma matéria no Jornal Nacional e vi na propaganda que domingo vai passar no AutoEsporte.
[]'s
Eduardo Velo
10/01/2009, 10:38
Nos países onde esse tipo de iluminação é liberado , com certeza as estradas são feitas pra que não atrapalhe a visão de quem vem no sentido contrário e com certeza não é usado qdo tem carro no contrário ... aqui qqer farol alto em sentido contrário já causa acidente imagina um Xenon ... fora que tem camarada que usa como se só ele tivesse o direito de poder enxergar a noite ...
Se fosse usado com consciência nem precisaria de lei ... ter um farol " EXTRA " Xenon , como emergência , seria uma boa ...
Allan Nielsen
10/01/2009, 11:11
Reportagem do JN em 9/1/09
YouTube - Jornal Nacional - 09/JAN/2009 - Xenon PERMITIDO! (Reportagem completa) - GRUPO AIX.
Rones Jr
10/01/2009, 14:26
Vc´s leram ...calma e lentamente?.....fabricados à partir de 2009...ok??????
SAMUKA_ATOLADO
10/01/2009, 15:19
Antes de responder, leia a lei, me mostre a palavra Xenon, me mostre o equipamento aferido pelo inmetro, caso contrario será abuso de poder pelo uso da fé publica... se concorda bem, senao entra com um processo de inconstitucionalidade da lei em BSB.. se quiser ajuda E SO FALAR
A MEU ENDEREÇO LA E QUASE IGUAL AO QUE EU PUBLIQUE DO MINISTRO...
E LEI E LEI, OPA, A NAO SER QUE QUEM DECIDE SEJA O JUIZ... CABEÇA DE JUIZ E CABEÇA DE JUIZ... CUMPRA-SE NAO DISCUTA... QUEM SABE DEPOIS, MAS NAO DISCUTA...
STJ TA AE E PRA ISSO NE NAO?
E DESCULPA, NAO FALO MERDA, FAÇO SEXO E BEM MELHOR,,,,KKKKKKK BEIJOS
SAMUKA_ATOLADO
10/01/2009, 15:26
:twisted::-P:-PMEU IRMÃO:-P:-P:twisted:
SE LIGA NO ASSUNTO.....antes de fazer %$#&*+=
ONDA LUMINOSA
AZUL JÁ NÃO PODIA
Caso seja meu irmao sera bem vindo a familia,,, quem sabe ne meu IRMAO...KKKKKKKK
SAMUKA_ATOLADO
10/01/2009, 15:49
Caso o agente de transito insista em levar seu veiculo aprendido, nao descuta, deixe levar...
A FINAL DE CONTAS A FARDA EMBELEZA O CORPO MAS ATROFIA A MENTE ,,, JA DIZIA TCHÊ.
Fala com o delegado de transito quem sabe um processo administrativo liberta a mente!!!
To ,,, indo
negreira
10/01/2009, 18:51
Vc´s leram ...calma e lentamente?.....fabricados à partir de 2009...ok??????
:dance::dance:MESTRE RONES:dance::dance: Eu também li isso de ser a partir de 2009
mas infelizmente também tem uma regra para os anteriores a 2009.
leia novamente abaixo só o trecho que indica antes de 2009.
:arrow:
veículos fabricados no Brasil antes de 2009 e equipados com faróis de xênon -- seja com instalação original de fábrica ou feita por conta do proprietário -- devem ter na documentação a indicação de que o carro possui características diferenciadas, ou seja, que possui faróis especiais dentro das normas vigentes.
extremamente desnecessario essas alfinetadas :stop: :stop: :stop:
qnt a questao do topico em si...jah existe um topico sobre xenon http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46750&page=23
posta lah pra galera discuti e tbm pra vc ve o q jah foi discutido sobre
abc:concordo:
Rones Jr
10/01/2009, 23:36
....então danou-se tudo mesmo!!! Mataram o cachorro pra acabar com as pulgas.
Amigos, quando saiu a primeira reportagem na Globo sobre a "PROIBIÇÃO" do xenon eu fiquei preocupado, pois estava juntando uma grana pra poder colocar no meu carro.
Então comecei a pesquisar, conversar com pessoas...
O resultado? Instalei Xenon no meu carro mesmo assim.
Todo mundo ficou desesperado, um monte de gente fazendo matérias falando que está proibido e blábláblá...
Bom, infelizmente tem muita gente mal informada por aí que acredita em tudo que lê.
Resumindo: Não, Xenon não está proibido. A lei que entrou em vigor agora em janeiro é para CARROS ZERO KM que saem equipados com Xenon de fábrica. Quem tem carro fabricado antes de janeiro com ou sem Xenon pode rodar tranquilamente DESDE QUE obtenha o CSV (Certificado de Segurança Veicular).
Algumas informações:
Site do Detran de SC comunicando que Xenon NÃO está proibido:
http://www.detran.sc.gov.br/comunicacao/farol.htm
Reportagem do Jornal Bom Dia Santa Catarina:
YouTube - Bom dia Santa Catarina - Grupo RBS - XENON PERMITIDO!
Reportagem Jornal Nacional 09 de janeiro:
YouTube - Jornal Nacional - 09/JAN/2009 - Xenon PERMITIDO! (Reportagem completa) - GRUPO AIX.
Uma empresa importadora de Kits Xenon enviou uma carta-consulta para o Sr. Alfredo Peres da Silva, Diretor Geral do DENATRAN. Segue a carta escaneada:
http://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/denatran-carta-reposta.jpg
No dia 23 de Dezembro veio a resposta do Diretor Geral do DENATRAN:
E ainda tem bastante coisa. Mas isso já é suficiente pra mostrar a todos que o XENON NÃO ESTÁ PROIBIDO.
Espero ter ajudado de alguma forma.
Estas informações foram retiradas do site xenonlegal.com.br, que é um grupo de importadores de Xenon que se reuniram para disponibilizar maiores informações sobre os Kits Xenon e a sua "proibição".
Abraços!
Amigos, quando saiu a primeira reportagem na Globo sobre a "PROIBIÇÃO" do xenon eu fiquei preocupado, pois estava juntando uma grana pra poder colocar no meu carro.
Todo mundo ficou desesperado, um monte de gente fazendo matérias falando que está proibido e blábláblá...
Bom, infelizmente tem muita gente mal informada por aí que acredita em tudo que lê.
Resumindo: Não, Xenon não está proibido. A lei que entrou em vigor agora em janeiro é para CARROS ZERO KM que saem equipados com Xenon de fábrica. Quem tem carro fabricado antes de janeiro com ou sem Xenon pode rodar tranquilamente DESDE QUE obtenha o CSV (Certificado de Segurança Veicular).
Algumas informações:
http://www.detran.sc.gov.br/comunicacao/farol.htm
YouTube - Bom dia Santa Catarina - Grupo RBS - XENON PERMITIDO!
Uma empresa importadora de Kits Xenon enviou uma carta-consulta para o Sr. Alfredo Peres da Silva, Diretor Geral do DENATRAN. Segue a carta escaneada:
E ainda tem bastante coisa. Mas isso já é suficiente pra mostrar a todos que o XENON NÃO ESTÁ PROIBIDO.
Estas informações foram retiradas do site xenonlegal.com.br, que é um grupo de importadores de Xenon que se reuniram para disponibilizar maiores informações sobre os Kits Xenon e a sua "proibição".
Abraços!
O que acontece é a falta de eduçação e o individualismo de muitos brasileiros, que sabem que estão prejudicando outras pessoas e não dão a mínima.
O que acontece? O governo toma uma medida mais severa, justamente para coibir esta minoria de prejudicar a maioria.
A alguns anos venho assistindo a esse debate de xenon instalados em foruns americanos tipo http://www.hidplanet.com/forums/ (http://www.hidplanet.com/forums/)
Segundo diversos artigos técnicos, é comprovado que o facho do xenon instalado não é perfeito. Independente de ser projetor ou não. As lentes dos farois xenon usam padroes diferentes dos farois halogenos e NUNCA serão iguais ao projetados para tal fim.(originais)
Tenho um A3 com xenons instalado e apesar de estarem regulados, calibrados, lampadas de 4300k etc etc. NÃO se comparam em termos de facho de luz, com os farois originais de um A3 com lampadas xenon de fábrica (ja tive um). Estou retirando do carro.
Engraçado é ver algumas pessoas que usam xenon no farol de neblina, baixo, alto, etc e colocarem insulfilme G5 no parabrisas!! Este é o maior exemplo de falta de educação, do tipo "que se danem os outros, o que importa sou eu enxergar". Não é porque vejo melhor, que vou andar com meus 6 milhas ligados direto, certo?
Essa lei está incompleta. Faltou obrigar o usuário a comprar o farol completo, com a lente/projetor específica para a lampada xenon.
Pessoal, vamos nos conscientizar, estudar mais a fundo o que causa o ofuscamento e principalmente, levar em conta a segurança de transito.
Rones Jr
11/01/2009, 22:54
Quero ver o a Toyota vai dizer aos clientes que pagaram rios de dinheiro para ter um Corolla ou Hilux com xenon de fábrica....já que eles estão tb irregulares....onde estão os limpadores de farol? O esguicho até que tá lá...mas as hastes...só os Nivas mesmo!
SAMUKA_ATOLADO
12/01/2009, 04:02
Algumas informações:
[/URL]http://www.detran.sc.gov.br/comunicacao/farol.htm (http://www.detran.sc.gov.br/comunicacao/farol.htm)
YouTube - Bom dia Santa Catarina - Grupo RBS - XENON PERMITIDO! (http://www.youtube.com/watch?v=tP9L137kxd8)
YouTube - Jornal Nacional - 09/JAN/2009 - Xenon PERMITIDO! (Reportagem completa) - GRUPO AIX. (http://www.youtube.com/watch?v=J3jHxrmWE2Y)
http://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/denatran-carta-reposta.jpg (http://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/denatran-carta-reposta.jpg)
[URL]http://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/denatran-carta-reposta.jpg (http://xenonlegal.files.wordpress.com/2008/12/denatran-carta-reposta.jpg)
Abraços!
"Quando gritamos muito, não conseguimos ouvir a nós mesmos"
Se a carapulsa serviu para alguem e só de manifestar, mas com sabedoria propria e respeito!!!!
Parabéns pelo POST!!!
Rones Jr
12/01/2009, 10:04
http://xenonlegal.wordpress.com/
nelsonnrc
12/01/2009, 12:03
E ninguém fala no limite de lumens, pela resolução ficou em 3000-5000k; visto que os 6000k, mesmo que brancos e levemente azulados já atrapalham muito, mas quem vai fiscalizar isso...
Elmer_Jeep
23/06/2009, 11:46
Recebi um email de uma empresa que revende Bosch aqui na região Norte:
Boa tarde,
Recebi a informação que o mercado livre continua comercializando kits de lâmpada Xenon com marca Bosch.
A BOSCH NÃO FABRICA NEM COMERCIALIZA KITS XENON. Todo e qualquer kit encontrado no mercado com nossa marca é FALSO.
Favor repassar essa informação ao mercado para que não tenhamos Bosch Service sendo cobrado pela garantia de produtos falsificados.
Nosso jurídico já agiu no passado e deverá atuar novamente para frear essa ação.
Estamos à disposição para o esclarecimento de quaisquer outras dúvidas
Saudações / Mit freundlichen Grüßen / Best Regards
BeQIK
Christiane Verne
AA/SBZ3-MKT
[]'s
alvaro.jrc
24/06/2009, 20:02
Elmer realmente existem diversos kits que já vi com a suposta marca Bosch tinham péssima qualidade e o preço era bastante suspeito. Porém a Bosch fabrica xenon sim, o Xenon Bosch é chamado Litronic, mas creio que ainda não chegou para venda sob forma de kits no Brasil, o que nos faz presumir que todos os kits aqui vendidos com essa marca sejam falsificados. segue abaixo o link.
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/iluminacao/xenon01.htm
http://www.bosch.com.br/br/mundobosch/revista/materia_mar04_01_01.htm
Folheto do produto bosch.
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/servicos/downloads/folhetos/folheto_de_iluminacao.pdf
Sinceramente eu iria de Osram ou Philips que não são ching-ling, são produzidas em sua maioria na alemanha e são marcas especializadas em Iluminação, a Osram trabalha há decadas com iluminação. A Bosch é unanimidade em qualidade em produtos automotivos, mas iluminação ainda é novidade para eles.
http://br.osram.info/produtos/automo/carros/xenarc/index.html