PDA

Ver Versão Completa : carburador do ohc 2.3

Santoro
30/08/2004, 14:17
Tou querendo converter meu ohc pra alcool , e com isso estou querendo tb trocr o carburador por um a alcool , primeiramente vou tentar achar o do maverick a alcool , apesar q eu acho q isso vai ser dificil pacas , caso n consiga , qual carburador o pessoal ae q tem esse motor e roda no alcool , usa ?

Alessandro Henrique
30/08/2004, 14:22
Santoro,

Maverick à álcool? Não me lembro se existiu algum originalmente vendido pela Ford.

Santoro
30/08/2004, 14:23
tinha sim ...... so n sei em q ano ....

Alessandro Henrique
30/08/2004, 14:45
Santoro,
Acho mais fácil você procurar o solex-dfv que era utilizado no opala à álcool.
Sds.

Santoro
30/08/2004, 14:57
tava lendo q ate saiu jeep a alcool ! o dificil deve ser achar um treco desses .....
esse do opala eu teria q fazer uma flange pra adptar ne

Alessandro Henrique
30/08/2004, 15:17
Santoro,
Como comentei, maverick à álcool não me lembro. Com relação à jeep parece que era possível motorização à álcool, mas isso foi um pouco antes de encerrar a produção. Como foram produzidos em baixa quantidade, torna-se difícil de encontrar.
Com relação à adaptação do carburador do opala à álcool, provavelmente você terá que confeccionar uma placa (flange) para resolver o problema da furação. Não é complicado.
Outra dica é para procurar os carburadores dos motores AP da VW, como o 2E e 3E (brosol).

du
30/08/2004, 15:30
Pessoal,

Até acho que existiu sim, pelo menos outros carros da Ford já tinham Alcool, por exemplo : Corcel II, Belina e Landau com certeza foram fábricados à alcool.

Abraços Du.

Alessandro Henrique
30/08/2004, 15:37
Du,
Estes modelos de carros da Ford que você citou possuíam versões à álcool. Mas com relação ao maverick, este teve a sua produção encerrada antes que os primeiros carros à álcool fossem produzidos.
Posso estar enganado.
Sds.

Santoro
30/08/2004, 15:43
eu ja pensei nos 2E , e 3E ate nos 44e , mas eu tava querendo um q desce na furação sem eu ter q fazer nenhuma placa pra adptar , mas tou achando q vai ser dificil ......

quanto aos jeeps a alcool , saiu em 80 , ate o final com a opção a alcool
quanto aos mavecos ja n sei ao certo ... pode ser q os motores q eu vi eram do jipe sei la .... realmente n sei a data .

Carvalho
30/08/2004, 19:20
Eu tenho um OHC com carburador duplo dos Mavecos(ficou muito melhor e o consumo não vi diferença). Vc tem que usar o flange que existe nos mavecos 4c para poder substituir o H40 (não adianta querer fabricar é muito complicado). Estes carburadores dos Maverick são os mesmos do Opala carb. dupla H34 quanto querer a alcool é só aproveitar o flange e colocar um H34. Eu sinceramente prefiro a gasolina. Fiz mudança no venturi e giclagem e fui para galera......

Sds, Carvalho

Santoro
30/08/2004, 22:48
o problema da gasolina e q pra meu unico carro ta foda fazendo 5,5 na cidade na gasolina .... a gasolina aki ta 1,99 onde abasteço , mas o alcool ta 80 centavos ...

Carlos
06/09/2004, 19:39
O meu CJ 5 OHC está com o brosol 3E, acho que é original dele? oque vcs acham?

Jeep83
09/09/2004, 11:23
Ola gente,

eu usei muito tempo o motor original, 2.3 OHC a gasolina com carburador simples do opala tb a gasolina, mas com gigle aberto e com alcool.... funciona bem, mas vive sujando por nao ter protecao contra corrosao.

Eu encontrei um carburador da F75 alcool.... nao precisa fazer adaptacao nenhuma no jeep, funciona direitinho. É um solex, nao lembro o codigo.

A unica adaptacao foi adaptar um reservatorio de gasolina para partida a frio.

Santoro
09/09/2004, 14:29
eu ja vi muita gente fazer isso , estou ate pensando em fazer isso tb , mas ai vem o peso na conciencia ... eu estou pensando em rebaixar um pouco o cabeçote , pra poder fazer essa experiencia ... jeep83 , como ficou o consumo ? e potencia perdeu muito ?
o modelo do carvurador q vc esta falando e o solex h-40 DEIS , q ekipava as f75 , jeeps e rurais a alcool .

Jeep83
09/09/2004, 17:42
Vou dar uma olhada no carburador hoje,
amanha lhe falo que carburador é.

O consumo ficava +/- em 5 km/l na cidade andando modesto.

Na estrada +/- 7km/l andando tambem modesto.

Nao dava para perceber nenhuma perda de potencia. A impressao é de que o motor girava mais. Pois tinha que trabalhar mais adiantado. +/- 20° de avanco inicial.

Quanto a rebaixar '.... recomendo cuidado, pois as valvulas deste motor trabalham bem proximo ao pistao.

MIKIM
09/09/2004, 17:51
No meu CJ5 78 coloquei um carburador do opala 4cc alcool só não sei se é o solex a tubagem do meu já era aquecida e só precisei adaptar o cabo do acelerador pois o meu era de vareta

o consumo é de 4km/l em trilhas

CJ5 78 empoeirado

Jeep83
10/09/2004, 11:19
Consumo em trilhas é impossivel de medir.
Depende se a trilha é leve, media ou pesada.

Ja vi trilhas de 12 km que levaram 13 h para ser percorrida.
e... Consumiu uns 35 litros de gasolina.

e outras que eram estradinhas rurais relativamente boas... so tinham uns atoleiros. praticamente é consumo urbano.

calhiandro
05/07/2011, 21:38
Pessoal, meu jeep é alcool 1983 ford ohc 2.3 e ganhei de um colega um carburador 3e brosol alcool, estou em dúvida quanto a adaptação, meu carro está com um carburador solex h40 Eis simples( o antigo dono colocou ele para rodar gasolina). É muito difícil a adaptação? Precisa de uma flange para adaptar o carburador?Reparei que esse coletor é simples e o carburador é de corpo duplo, teria algum problema?

Olha o ganho de desempenho é significativo? Pretendo continuar rodando com gasolina.

Aguardo resposta

Sydney66
11/09/2011, 17:32
Pessoal;
O carburador original para o jeep OHC a alcool, que foi lançado no ano de 1981 (os últimos) é o Solex H40 DEIS, esse carburador ainda pode ser encontrado no ML em bom estado e até novo, pois foi muito pouco utilizado e comercializado.
Ele encaixará sem adaptações no coletor original porque sua base também é para 2 parafusos prisioneiros. Agora bom lembrar que o coletor para o jeep a alcool também era diferente, dutos mais estreitos e ressonantes (em curva suave para melhor escoamento de fluxo de ar), a utilização do carburador H40 DEIS com ajustes originais com coletor para gasolina pode trazer uma necessidade de nova regulagem do mesmo.
A junta do coletor também é diferente, mas é fácil encontrar. No seu caso amigo, numa ida a Caruarú você deve encontrar tudo isso sem maiores problemas.
Abraços.

antonio umino
11/09/2011, 22:15
Já que vcs falam de carburador do OHC. tenho um H34 2 estagios quase novo. Comprei pra colocar na Rural com motor BF. Mas é o caso do carburador H 40 em que na rural é o DFV 228. Ai tenho que fazer um suplemento. para colocar este carburador.(H34). Penso em

vender.alguem interessa? Este carburador é usado nos Maverick e nas ford f. 100 com motor 0hc. Está em bom estado. quase novo.
311251

Texas Ranger
11/09/2011, 23:08
Ola Antonio. Dependendo do preco, me interessa. Qunanto pede?

antonio umino
15/09/2011, 14:05
Texas. este carburador, está sem a parte interna (metal), precisa do reparo do carburador. boia. gicle, valvulas. mas a carcaça está boa.
Ia colocar no motor Bf. mas tem que fazer um suplemento. Se não vender vou fazer um e adaptar.
Quanto ao preço acho que paguei caro. R$ 380,00. vj ok.
Um abraço

Dodger
15/09/2011, 20:17
Texas. este carburador, está sem a parte interna (metal), precisa do reparo do carburador. boia. gicle, valvulas. mas a carcaça está boa.
Ia colocar no motor Bf. mas tem que fazer um suplemento. Se não vender vou fazer um e adaptar.
Quanto ao preço acho que paguei caro. R$ 380,00. vj ok.
Um abraço

De que carro era esse carburador? pq h-34 tem pra uma kcetada de carro diferente e muda tudo por dentro.
só pra tirar umas duvidas, tem como tirar a tampa dele e tirar umas fotos.
Pra identificar, passa o numero que tem na tampa dele, o numero que tem por baixo(na base).
se tiver como vc ver qual a numeração dos venturi dele e a numeração dos corretores de ar dá pra saber de qual carro era.
corretor de ar são uns gigles pequeninos que são chumbados na corpo dele, vc v~e tirando a tamapa, fica um do lado do outro.

valeu

antonio umino
16/09/2011, 20:39
311954Dodger. olhando pelo lado da boia. os gicles que vc se refere. são estes? a numeração dos gicles é o seguinte
Olhando pelo lado da boia. o esquerdo tem o numero 140 e o esquerdo 170.

311953O outro numero que vc diz. é na base do carburador. não achei.
o modelo do carburador é H 34 SEIE. SOLEX.

OK ? um abraço.

Carlos
16/09/2011, 21:27
Pessoal;
O carburador original para o jeep OHC a alcool, que foi lançado no ano de 1981 (os últimos) é o Solex H40 DEIS, esse carburador ainda pode ser encontrado no ML em bom estado e até novo, pois foi muito pouco utilizado e comercializado.
Ele encaixará sem adaptações no coletor original porque sua base também é para 2 parafusos prisioneiros. Agora bom lembrar que o coletor para o jeep a alcool também era diferente, dutos mais estreitos e ressonantes (em curva suave para melhor escoamento de fluxo de ar), a utilização do carburador H40 DEIS com ajustes originais com coletor para gasolina pode trazer uma necessidade de nova regulagem do mesmo.
A junta do coletor também é diferente, mas é fácil encontrar. No seu caso amigo, numa ida a Caruarú você deve encontrar tudo isso sem maiores problemas.
Abraços.

Olá.
O meu OHC tem o H40 EIS (não tem o "d"). Ouvi dizer que era para o motor a gasiolina e os H40 DEIS para os modelos a álcool. Procede?

Dodger
17/09/2011, 07:04
311954Dodger. olhando pelo lado da boia. os gicles que vc se refere. são estes? a numeração dos gicles é o seguinte
Olhando pelo lado da boia. o esquerdo tem o numero 140 e o esquerdo 170.

311953O outro numero que vc diz. é na base do carburador. não achei.
o modelo do carburador é H 34 SEIE. SOLEX.

OK ? um abraço.

Quase certo então que é carburador de chevette, dá uma olhada nesta tabela e confere com o seu:

1° Estágio 2° Estágio
Gicle Principal: 120 115
Gicle AR: 170 140
Gicle Marcha Lenta: 55 70
Venture: 21 24
Válvula de Máxima: 7E

o do ohc tem os dois gigles de correção de ar 140, venturi é 25 dum lado e 26 do outro.
a numeração da tampa pode mudar mas geralmente tem gravado um numero 7 , na base pode ter um 5 e 2 mas estes numeros num são muito confiáveis. Valvula de maxima dele tem gravado 2E.
Mas o mais garantido é olhar os corretores de ar e os venturi que geralmente ninguem vai trocar eles, o resto pode ter sido trocado.

Sinval Jr
25/09/2011, 09:31
Aproveitando o assunto, tenho uma F100 84 Acool 2.3 4cc e está com um Carburador a gasolina e estou a procura de um original encontrei esse CARBURADOR BRASIL :: CARBURADOR BROSOL (SOLEX) H 34 SEIE GM ÁLCOOL (NOVO) - CARBURADOR BRASIL - R$ 900,00 (http://www.carburadorbrasil.com.br/produto.aspx?ProCodigo=162) que se trata do CARBURADOR BROSOL (SOLEX) H 34 SEIE GM ÁLCOOL que faz referencia ao Opala, gostaria de saber se de fato é mesmo carburador da F100.

Agradeço a atenção

Sinval Jr.

Sydney66
23/10/2011, 12:34
Amigo, vai depender do ano de sua pickup, segue tabela da Solex/Brosol para lhe ajudar.

Abs

Flaibam
23/10/2011, 17:36
Aproveitando o assunto, tenho uma F100 84 Acool 2.3 4cc e está com um Carburador a gasolina e estou a procura de um original encontrei esse CARBURADOR BRASIL :: CARBURADOR BROSOL (SOLEX) H 34 SEIE GM ÁLCOOL (NOVO) - CARBURADOR BRASIL - R$ 900,00 (http://www.carburadorbrasil.com.br/produto.aspx?ProCodigo=162) que se trata do CARBURADOR BROSOL (SOLEX) H 34 SEIE GM ÁLCOOL que faz referencia ao Opala, gostaria de saber se de fato é mesmo carburador da F100.

Agradeço a atenção

Sinval Jr.
Se sua F100 estiver com o motor OHC 2.3 a álcool, original, o carburador original era o Solex H40 DEIS. Pode-se usar outros carburadores, mas originalmente era este.