Ver Versão Completa : Dúvida Monstro - Molas
matrakaum
01/10/2008, 12:59
Boa Tarde Amigos,
Travei!!!
É, isto mesmo, travei meu cérebro agora.
Estava pesquisando valores para substituir os feixes de mola traseiro do Caroço (CJ5 -73). Bom, com exceção da TratorGama que passou o preço de 190 por feixe a média fica em 250 latas. Até aí tdo bem...o que me deixou com um ? tam. família foi o Sr. da Agromotor. Mto simpático, diga-se de passagem.
Ele informou que na maioria das vezes, excetuando-se qdo quebra, a troca das duas lâminas inferiores, ou seja, a mestra e a segunda lâmina, corrigem o problema de curvatura, trocando em miúdos, a mola voltaria ao normal trocando estas duas lâminas. O preço das duas 140.
Aí ferrou tudo, eu, que já não entendia nada, agora estou com uma dúvida monstro.
S/ falar que o Josewal tá com uma promoção do Jg. de Molas da Toyota Bandeirantes completa por 1400 à vista ou 1584 em 3x.
O que eu faço amigos:?:
:pensativo:
Um abç,
PredadorRJ
01/10/2008, 14:03
Salve!
Mesmo sendo meio cru (ainda) em muitos aspectos, se vc tiver a oportunidade de trocar integral, e dependendo da idade dos seus feixes, acho que seria melhor.
Vc pretende trocar porque os feixes estão já "cansados" ou por causa de altura?
Favor os entendidos (ops) aqui do Fórum me corrigirem, plis (por favor em ingrês).
Abraços
Mas, vai por partes.....
Molas de toy, que me conste, vao precisar uns ajustezinhos, aqui e ali, mudar os suportes de molas, precisa ver se os jumelos novos estão incluidos, etc....então ja fica mais caro. Fora que precisa achar alguem que faça o serviço direito.
Trocar só as duas molas maiores, talvez resolva em questão de altura, mas se as demais estão gastas ? Eu tinha molas que ja estavam encaixando umas nas outras de tanto esfregarem. Estavam desparelhas e deixavam o conjunto duro.
Ja pensou em levar em um moleiro (de caminhão) e fazer a cotação das molas lá ? Ja vai com estes preços na manga para poder negociar. Veja se não vai precisar de buchas de jumelos novas.
Renato Romera
01/10/2008, 14:47
Como disse o Edgar molas de toy, precisa algumas modificações, troca de suportes, jumelos, sapatas dos eixos e por ai vai, porem terá outro jeep, coloquei no meu e vale cada centavo, totalmente outra coisa.
Sofri muito com as molas originais, troquei a mestra, arqueei, enfim aquelas novela, melhoro um poco, mas continuava ruim.
Põe Toy e seja feliz, apenas pequise antes e veja outros serviços e opiniões de quem fez com a empresa, tb existem diferenças de aço entre os fabricantes do mesmo modelo de molas, nao sei te dizer qual o melhor, o meu instalei na TT4 e fico mto bom. Jeep mais macio e estavel
Abraço
lucciano amaral
01/10/2008, 15:04
Como disseram nossos amigos em topicos supra, coloca as molas da toyota, vc tem que alongar o chassis em aproximadamente 10 cm na frente, torcar os suportes que ja vem no kit, mas vale cada gota de suor e cada centavo pago pelo kit, o jeep melhora monstruosamente, muito mesmo.
matrakaum
01/10/2008, 19:54
Primeiro, agradeço à todos a atenção dispensada. Mto Obrigado!
Agora fiquei c/ receio do Josewal, pois, o senhor que me atendeu informou que não necessitava de nenhuma modificação. O kit já vem completo, jumelos, buchas, suportes, enfim tudo. Mas, como não informou do tal alongamento, e eu perguntei, já fico ressabiado.
Eu tô querendo trocar, pois, não sei qto tempo tem as molas que estão no Caroço. Sei que do lado do motorista está arriada. Já mandei arquear, ohhh burrice, um dia, um dia apenas. Acho que é devido ao peso do estepe, pois, só arriou a traseira.
A minha idéia era arrumar a suspensão traseira e, por partes, seguir até a funilaria.
Os maiores problemas são $$ e não conseguir passar um final-de-semana s/ andar com ele.
Mas toda vez que penso em arrumar acontece algo..último fim-de-semana foi o motor de arranque...comprei um usado, mas, tb. não tá legal.
Agora a mola e os rolamentos eu vou trocar de qualquer jeito. As molas se arrumasse umas usadas boas eu colocava só para não ficar capenga...mas os rolamentos vão ser novos (Tikem ou Ina).
O que vcs. acham deste preço da Trator Gama?
http://www.tratorgama.com.br/default_gama4x4.asp
Abç,
Matraka, no proprio site do josewal fala que tem que mexer em algumas coisas pra colocar as molas da toy, da uma olhada no site.
Milton Quindim
01/10/2008, 20:18
Aqui em Curitiba temos um grande colega jipeiro que participa aqui do fórum inclusive, ele possui uma empresa que fabrica molas, e sei que ele fabrica as molas de toyota nas dimensões do cj não precisando alongar o chassi.
Mas sei tm que tem de trocar os suportes e os jumelos sem dúvida pois as molas da toyota são mais largas que as do jipe.
O nome do colega é Rafael Kuzma da Molas Kuzma.Quem quizer pode contactá-lo.
matrakaum
15/10/2008, 15:56
Tarde,
Será que as molas de um CJ3A 51 servem no Caroço (CJ5 73)?
Um abraço,
Matrakaum, qualquer posto da Castelo tem um moleiro por perto, vc tá do lado aí não tá? MO de arqueamento gira em torno de R$ 30,00 por feixe. Tem que fazer aos pares, gabaritando lamina por lamina. :concordo: Eu troquei uma mestra DD e arqueei os feixes. Fica mais duro sim, quebra mais fácil, sim, mas é uma solução paliativa legal pra um aninho ou dois de sobrevida.
victor massinha
15/10/2008, 17:50
e ai matrakaum;
olha, a modificaçao das suas molas originais por as da toy é uma ótima escolha para quem tem din din sobrando, ou quem gostaria de ver o jeep com um curso de suspensão melhor e não ter mais problemas com arreio de molas...acho que todos querem isso...rsrs. bem se for para mexer nas molas poem as da toyota que fica bala, tera que ser feitas algumas modificaçoes como no suporte e lembrar de fazer com alguem confiavel que manje do assunto!
se for substituir por originais mesmo tbm fica bacana, mas se é para fazer faça direito e já troque o conjunto todo.
arquear a molas é uma soluçao "temporaria" pois as vezes dependendo do estado da mola ela voltara a posiçao original em poucos meses e a raiva de ter gastado dinheiro a toa sera grande! eu sei pq já fiz isso!
a melhor coisa que vc faz é comprar molas novas que duraram por no minimo uns 4 aninhos para mais, se for as da toy entao melhor
abraço!
matraka meu amigo
troque logo pelo de toyota e pronto
liga aqui
www.molasff.com.br fala com o Evandro e veja quanto sai o kit, ano passado em dezembro paguei 1.180 reais no kit COMPLETOS com jumelos da D40 e poliuretano, detalhe molas FABRINI, não qualquer uma... vai lá que os caras são fera e eles que fabricam, muitas lojas como josewall etc vendem o kit deles auhahaah
a dica foi dada
matrakaum
16/10/2008, 13:58
O kra da FF quer 1400 soh nas molas...aí ele me quebra.
O Kit da Toy tá 1650.
Arquear eu não tô afim, pois, já arqueei (não sei se é assim que se escreve) e não durou uma semana.
Eu queria ver se a do CJ3 serve pq. daí vou comprar as usadas do amigo aqui do fórum.
Um abraço,
lucciano amaral
16/10/2008, 17:51
As molas do cj3 sao menores, da uma olhada no site da garra que o preço do kit da toy ta num preço bom.