Ver Versão Completa : Quero comprar um Engesa
Já postei esta msg no fórum de classificados, mas quero postar aqui tb pra aumentar a divulgação e, afinal, aqui é a casa dos engeseiros.
Gostaria de informar aos amigos do Fórum que estou procurando um Engesa pra mim. Já vi algumas opções bem interessantes, mas preços meio exagerados, na minha opinião e pelo q já vi em pesquisas na net.
A princípio gostaria de um Fase II e, se possível, com um bom motor Diesel.
Aqui em BH até estou olhando 2 opções, mas ainda não bati o martelo.
E tem o q vi neste link do ML (q é um fase I, mas parece uma ótima opção):
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-81447812-jeep-engesa-equipado-actrollercarromotojet-ski-valor-_JM
Inclusive, gostaria de ouvir opinião dos especialistas do fórum a respeito. E se não fosse pedir demais, alguém q morasse em SP e pudesse dar uma olhada na viatura pra mim e me dizer se vale a pena a compra.
OU ainda se alguém aqui do fórum q tb tenha uma viatura dessas em boas condições e queira vender.
Fico no aguardo.
FernandoPedro
01/10/2008, 08:11
Olá Henrique:
Uma outra opção de busca é no www.webmotors.com.br (http://www.webmotors.com.br), lá vc vai encontrar alguns Engesas que podem te agradar também. A principal atenção na aquisição de um off-road é verificar se o chassi está em perfeitas condições, sem trincas ou soldas.
Boa sorte na sua busca.
Abs.
Oi Fernando.
Tb estou dando uma olhada lá, mas ou tem opções mto caras ou mto longe.
E não posso ficar me deslocando pelo país afora buscando a melhor opção.
Não q seria ruim, mas ia dar divórcio isso, rsss.
Mas vou continuar pesquisando por aqui.
Uma hora aparece.
Hj msm vi duas opções interessantes em uma revenda, os 2 pelo msm preço 35.000,00 e tb com a msma opção de motor diesel.
Só q um é o Fase I 87 e, segundo o vendedor, está em ótimas condições.
E o outro é um Fase II 88 e está bom mas não tanto qto o outro.
Detalhe: ambos sendo vendidos pelo msm vendedor.
Mas teria q viajar pra ir lá verificar, vou ver se faço isso no fim de semana.
Pessoal, realmente estou querendo comprar meu Engesa.
Mas estou achando o pessoal do fórum meio devagar.
Só uns 2 ou 3 q dizem q querem vender q fizeram um contato mais
concreto. Estou aguardando, mas não vou esperar mto.
Isso pq já vi a viatura do fpc3, aqui de BH, e digo q o carro realmente
me pareceu mto bom. Estamos ainda discutindo alguns detalhes de preço e vendo se vai entrar galinha, porco, etc, no negócio, rsss.
Mas, brincadeiras à parte, só não me decidi com ele pq tem mais umas 3 viaturas q me interessei e só estou esperando resposta.
Vamos lá pessoal, se querem vender msm, vamos agilizar.
Um grande abraço a todos.
Salviano
03/10/2008, 12:22
.....é que quem tem não vende. E quem vende depois arrepende....
Salviano - Campanha/MG
...esperando dezembro chegar.
só gente como a gente que é maniaco por engesa que entende:a gente anuncia o carro, aê 20% da minha pessoa torce pra vender, e 80% da minha pessoa morre de medo disso acontecer.É uma sensação estranhissima, acho que tem a ver com os lados do cérebro, um racional e outro emocional.To parecendo mulher?heheheheheheh
Cilon Carlos Heck
04/10/2008, 14:30
Falou e disse.:concordo:
A minha intenção era vender o meu Engesa e depois comprar um fase 1 a gasolina mais barato para fazer mais trinlhas, um que não estivesse tão bom de lata para poder amassar sem dó e com o que sobrasse dava entrada no carro da dona patroa. Mas como ela aceitou esperar:palmas::palmas: não pretendo me desfazer deste jipe que conheço por inteiro pois foi totalmente desmontado para a reforma. Somente por um bom valor onde eu não poderia perder o negócio.
[ ]'s a todos
Bom, mas já tá tdo resolvido.
Achei um outro anúncio bem interessante na internet e fui lá conferir esse fim de semana.
Saí daqui na sexta à noite de ônibus e cheguei sábado de manhã em itajubá pra conferir a viatura.
Lá inclusive tinha 2 à venda, um fase I 87 com motor q20 com visual até bacaninha e bem equipado mas com alguns detalhes na lata q não me agradou.
Outro, não tão equipado, mas um fase 2 89 com motor maxion da D20 e aparentemente mto bem cuidado.
Bem, comprei este fase 2, os 2 estavam com o msm preço, mas achei o estado geral do 89 melhor, lata e estrutura mto bons, além de ser mais novo e fase 2. Foi bom ver os 2 juntos pq andei nos 2, coloquei um ao lado do outro, um atrás do outro, fiquei umas 4 horas lá analisando e conversando com o dono da concessionária e os proprietários de cada viatura.
Chegamos num bom acordo e vou receber a viatura aqui em BH já emplacada no meu nome lá pra quinta-feira, vão enviar pra mim num caminhão reboque.
Não quis vir dirigindo por ser marinheiro de primeira viagem na direção desses carros e tb pq precisavam ainda acertar uns detalhes com os documentos.
Bom, agora é esperar chegar e começar, aos poucos, ir deixando o carro do meu jeito. Mais pra frente vejo se ponho umas fotos aqui.
Agradeço a atenção de todos q enviaram respostas, propostas e tb dicas pra me ajudar.
Um grande abraço.
coloco aqui o link com o anúncio da viatura e tb a foto dele pra quem tiver curiosidade.
http://www.rota4x4.com.br/classificados01.asp?Cod=506
FernandoPedro
05/10/2008, 08:45
Henrique
Parabéns pela aquisição, vendo a foto, ele parece estar em muito bom estado, sem falar que é um fase 2, tem algumas melhorias com relação ao fase 1.
Quando tiver nas suas mãos, posta algumas fotos.
Abs.
guilhermeabreu
05/10/2008, 10:55
RICK FIELDS
Parabens amigo , que seja muito bem vindo ao nosso GRUPO DE ENGESEIROS .
É !!!!!!!!!!!!!!!! , acabou a primeira agonia de achar e comprar uma boa viatura pelo que demonstra a foto . É UMA AGONIA RUIM .
Agora vai começar uma nova AGONIA , que é a de colocar do seu jeito , esta vai demorar um bom tempo , mas é uma AGONIA BOA , GOSTOSA , DE PRAZER , DE ALEGRIA .
Vc poderá usar a LUZ DA SUA IMAGINAÇÃO para fazer dele o ENGESA dos seus sonhos .
PARABENS , E VAMOS A LUTA .
Estamos aqui a seu dispor nas suas dúvidas e idéias que vc quizer fazer , é sempre bom perguntar primeiro antes de fazer qquer coisa , pq nós já passamos por ísto e tivemos que refazer várias vezes algumas coisas até chegar ao ponto ideal , eu então ? NOSSA SENHORA , foi e estou sendo um cobaia de respeito , ou seja , acho que sou campeão do faz e desfaz e finalmente fazer de novo pra ficar bom .
ABRAÇÃO
rssss, valeu pessoal, agradeço a boa vontade e vou perguntar msm.
Minha idéia inicial, uma vez q de estrutura a viatura está mto boa, e tb já conta com alguns acessórios, é exatamente de deixar meu mecânico dar uma olhada e revisão geral. Já vi um vazamento no diferencial traseiro,mas q parece ser apenas retentor (levei em um mecânico especializado em diesel lá de Itajubá msm pra fazer uma avaliação).
Vai precisar tb de uns retoquinhos na pintura, mas nada mto signifcativo. Vou deixar isso pro segundo passo q é instalar capota rígida com portas e ar-condicionado. Aí vai vir minha primeira dúvida: capota de fibra ou de aço? Pq quero torná-lo um veículo confortável e seguro pra ver se animo minha esposa a me acompanhar nas minhas aventuras.
De conforto vou querer o ar-condicionado (dir. Hidraulica já tem), bcos confortáveis e seguros, bem firmes, com cintos de segurança tb seguros (apesar q o q está nele me pareceu bom).
Ah, e retrovisores maiores e q possibilitem enxergar alguma coisa, pq o q tem lá é um perigo.
Acho q é isso pra começar.
[]s, pessoAll.
guilhermeabreu
05/10/2008, 15:33
RICK FIELDS
Mandei uma MP pra vc
Parabéns pela compra,Fez a esoclha do melhor jipe que ja fabricaram no mundo.Agora eu vou te informando quando tiverem os encontros do engesa clube aqui em bh pra você conhecer a moçada.Teremos um churrasco em novembro, naquela casa que vc foi na serra.Me manda uma mensagem com seu e-mail oficial e telefone para fernando@planetaoffroad.com que ja te ponho recebendo nossos informativos.
Depois assina a revista ein, www.planetaoffroad.com (http://www.planetaoffroad.com)
abraço
Pessoal, eu me precipitei com minha informação.
Tive q desistir da compra, apesar do carro parecer mto bom.
Infelizmente já estava meio desconfiado de alguns detalhes da negociação e fiquei meio com o pé atrás. Tb pesquisei aqui no fórum e encontrei aquele tópico do loras onde tem um alerta qto a possíveis golpes. Aí acabei desfazendo o negócio.
Ainda bem q consegui.
Agora vou voltar a pesquisar mais pra achar minha viatura.
depois da mais detalhes pra moçada nao cair no golpe tambem.
Bom, não posso garantir 100% q era um golpe, meu instinto é q tava dizendo q não tava mto bento o negócio.
O vendedor parece mto bacana, a turma da concessionária toda mto atenciosa, mas aí foram surgindo algumas dificuldades.
Queria já vir dirigindo o carro, mas aí o cara me disse q o IPVA não tava pago e não podia liberar pelo risco do carro ser preso no caminho. Aí tb o Dut já não tava no nome do vendedor (sim de outra pessoa q não fazia idéia de quem seria) e tb não assinei o recibo de compra e msm assim, sem cartório nem nada iriam transferir pro meu nome.
Então, até entrei no jogo, mas não paguei e nem assinei nada, pq tavam fazendo pressão pra fechar o negócio, mas sem mexer mto no preço. Vim embora e comecei a investigar do jeito q consegui, sozinho msm, inclusive lendo os tópicos lá do Loras. Até tenho amigos q são Delegados da Polícia Civil e tb Polícia Federal e pensei em pedir ajuda na investigação, mas me decidi sozinho, pelas minhas próprias suspeitas msm.
Aí a campainha de alerta disparou mesmo e resolvi sair fora. Msm correndo o risco de ter tomado a decisão errada e tvz estar perdendo um ótimo negócio, mas achei melhor não arriscar e esperar mais um pouco até ter uma opção mais concreta.
Foi basicamente isso.
guilhermeabreu
08/10/2008, 01:13
PÔ RICK
Que azar eim ? Ou melhor dizendo QUE SORTE VC TEVE NA INTUIÇÃO ?
Parabens pela decisão , desconfiou ? saiu fora , CERTÍSSIMO , não gaste neurônio na POSSIBILIDADE de ter sido um ótimo negócio .
Vc com certeza sabe o que quer ; que é um ENGESA , irá achar ainda o seu ENGESA e ninguem irá tirar ísto de vc .
PACIENCIA NESTA HORA É O MELHOR REMÉDIO .
No pior das hipóteses , vc vai andando com nossos ENGESAS no seu pensamento . Aí é judiar demais com vc né ? Não me leve a mal é só brincadeira para vc ir distraindo com a gente , e pelo que vc contou É GOLPE NA CERTA .
Como pode um ENGESA estar a venda em uma loja de carros e não ter nada em mãos , nada correto ?
ABRAÇÃO , e boa sorte na procura , vc vai conseguir .
É verdade Guilherme.
Realmente acho q foi mais é sorte msm, pq boas viaturas estão sempre aparecendo. O problema é o preço msm, mas vou aguardando e sonhando com a de vcs tb.
Tem inclusive um anúncio q eu vi, um EnVesa modelo 1998 (diz q foi montado em 2001) com motor diesel, sem turbina e menos de 40 mil KM e o q o cara estava querendo 40 mil reais. Agora ele mandou por capota de fibra e já tá pedindo 48 K.
Apesar de estar fora do meu orçamento, gostaria de saber a opinião de quem entende e saber se vale msm isso tdo. O problema é q acho meio caro, esse valor parece mto alto pro carro. Sei q tem alguns acessórios como snorkel e guincho, pneus meia vida e o estepe nunca foi no chão.
Me diga sua opinião e quem sabe eu faça uma proposta pro cara, mas quero saber qual o mínimo seria justo, principalmente sabendo q é um EnVesa e não um EnGesa.
guilhermeabreu
08/10/2008, 14:42
RICK
É praticamente o mesmo carro , a carroceria é a mesma do ENGESA , eles compraram tudo da ENGESA qdo a ENGESA fechou .
Qual é o motor , qual a caixa de marcha , qual a T-CASE .
Este valor é o real , o meu por exemplo já esta por R$50.000,00 , sendo que a carroceria é cheia de massa e a capota comprei usada .
O meu esta faltando forração , mas tem ar cond. , d.h. , motor MWM 2.8 turbo/intercooler , freio a disco da BAND nas 4 rodas , embreagem hidr.da BAND , tanque de inox de 90 l , eixo flutuante traseiro , 4 rodas BINNO 4 pneus 33" seminovos , bancos de vectra , volante esportivo , buchas de PU novas , som pionner com módulo de 400watts .
Ísto tudo custa dinheiro , mas negócio é negócio e R$48.000,00 não é qquer que tem não , pechinchar faz parte do negócio , se ele esta todo original sem quase nenhuma benfeitoria , vale a pena vc dar uma boa chorada , quem sabe não dá certo .
uma capota de fibra custa 4 mil, então ela nao pode valorizar 8 mil.Se algum acessório estiver subindo demais o preço do carro convem pedir pra retira-lo.
na realidade valer esse valor vale sim, pois um engesa bom custa 25 mil reais.transforma-lo para diesel com menos de 15 é milagre.Acho que pra vc o ideal ia ser ter paciencia e achar um engesa básico a 25 mil e fazer vc mesmo as mudanças, pois ae vai aos poucos e faz do jeito que vc achar melhor.Tinha um diesel por 27 mil no nordeste uma vez, anunciou e vendeu rapidão.
http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados.asp?cat=5&tip=1&tpa=1&bot=1
essa pagina tem alguns vendendo, inclusive um de 27 que o cara aceito moto na troca, da uma garimpada lá.
abraço
ROBERTINH000
08/10/2008, 15:48
poo vendo tanto anuncio com noo link que fpc disponibilizo da muita agua na boca viuu , por enquanto vo dirigindo o engesa de vc no meus sonhos ehehe ,,,
espero logo comprar tambem meu engesa ...
Abraços !
CARLOS SIQUEIRA
08/10/2008, 21:13
Galera do tópico, com a intenção de ajudar a todos, ponho aqui os contatos do Nilton (F1) 6CC - nricardo10@terra.com.br e Marco Saldanha (F2) 6CC - marcosaldanha@terra.com.br , ambos com suas viaturas a venda e participantes(sumidos) aqui do fórum.
[]'s, descomissionados, Carlos Siqueira.
Agradeço a atenção aí moçada.
Continuo na busca pelo Jipe q melhor encaixe no meu gosto e tb orçamento.
Agora tb já estou alguns JPX q andei vendo e estou gostando dessa viatura tb. Vi q tinha alguns preconceitos em relação a ele q foram sanados com pesquisa e tb informações como do colega aqui do Fórum, o Anderson bh locação.
Vamos ver o q vai dar.
Rodrigo Ielpo Bastos
08/10/2008, 21:57
Rick Fields
Caso tenha interesse em JPX aqui em vitoria tem um que o dono vende por 28000 com motor q20B e todo reformado muito bonito, se tiver interesse posso tentar falar com ele
Interesse até tenho e se quiser tentar alguns dados pra me enviar, até gostaria de dar uma olhada msm.
Só q estou com mais 2 viaturas pra ver amanhã, já engatilhadas na negociação. Vou esperar isso antes de começar a ver outros.
o que você quer custa dinheiro mas existe, olhe abaixo:
Nome:MARCIO ROBERTOE-mail:mbambini@ig.com.brTelefone:(11) 9796-9685Código: 9476Data:01/10/08http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_camera.gif http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_foto01.gif (http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/9476_2.jpg) http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_foto02.gif (http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/9476_1.jpg)
http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_cliks.gif Visitas 1 http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_proposta.gif Fazer uma Proposta (javascript:funcProposta('9476','6247'))
Capota de fibra Pissoletro,Guincho Work 9000,Amortecedores Rancho RS 9000 c/ controle, Freio a disco nas 4 rodas, Eixo trazeiro flutuante c/ bloqueio de diferencial Enfer 85%, 5 Pneus BF Mud 33'', 5 rodas de liga, docs em ordem, PY, CD, Bancos de Marea Turbo. Nextel 86*7883 (11)7879-7383
pelo valor que você quer gastar tambem existe, de uma olhada:
http://www.rolo4x4.com.br/img_site/class_fundo_topo.gifhttp://www.rolo4x4.com.br/img_site/class_splash.gifENGESA F1 6CC ÁLCOOLPreço: 22.500,00http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/9427_3.jpg (http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/9427_3.jpg) Nome:PauloE-mail:psperini@ibest.com.brTelefone:(11) 9730-3971Código: 9427Data:28/09/08http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_camera.gif http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_foto01.gif (http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/9427_3.jpg) http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_foto02.gif (http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/9427_2.jpg) http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_foto03.gif (http://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/9427_1.jpg)
http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_cliks.gif Visitas 1 http://www.rolo4x4.com.br/img_site/ico_proposta.gif Fazer uma Proposta (javascript:funcProposta('9427','3169'))
Engesa F1 ano 85 marron, motor 6cc opala alcool........posso tirar, carburador 3E, freios a disco nas 4 rodas, buchas em pu, elétrica refeita 4 pneus BF Mud 33".........posso tirar, 4 rodas mangels 15x8"......posso tirar, cambio 240 v, eixo diant. Dana 30 , eixo tras. Dana 44, relações 13x46, capota lona Pissoletro, direção hidráulica, Radiador colmeias grandes selado, não paga mais IPVA, Carro nesta configuração...valor R$ 28.500,00 *Tirando motor, pneus e rodas....valor R$ 22.500,00 *Consultem mais detalhes com essa configuração Documentos em ordem, está comigo há +- 2 anos Estudo troca +- valor Paulo. 11.9730.3971 - sbc-sp
O desse cara de São Paulo, o Marcelo, eu vi o anúncio e cheguei a conversar com ele, mas pelo preço q ele tá pedindo acho q valia mais a pena o do Silvio aqui do Fórum q parece até estar bem bacana.
Se o Silvio fizesse um preço mais acessível, eu até comprava o dele mesmo.
Mas nesse valor q estão pedindo dá pra comprar até Discovery 90 ano 99, por aí.
Land é super bacana, apesar de que eu friso muito que deve-se avaliar muito a manutenção do carro antes de comprar, nesse caso o engesa leva uma vantagem absurda, garimpando bem da pra gastar bem menos em manutenção que uma land.Sem falar que o ipva é de 20 reais.
E não compre uma land antes de dirigi-la, a posição de pilotagem só perde pro willys, é estranha, desalinhada,pedal prum lado, volante pra outro, braço na janela.Isto aconteceu quando os ingleses modificaram os comandos do lado direito para o esquerdo e só foi corrigido na versão nova, essa que está nas lojas a cento e poucos mil reais.
é, isso é verdade.
Mas levantei a questão da Land só por causa do preço q estão pedindo nas viaturas mais antigas e arrumadas. Sei q tem mto acessório e tdo, mas é dificil pensar em pagar 40 K ou mais num carro com mais de 20 anos de idade.
Sei das peculiaridades desta categoria de carro, mas nesse preço já fica mto perto de viaturas mto mais novas e modernas.
Ainda tenho uma queda pelo Engesa, e gostaria msm de ter um, mas tenho q achar um custo/benefício melhor e q encaixe no meu orçamento.
Estive olhando 2 jpx bem bacanas:
Um com motor de ômega por 28 K e mto arrumado, precisando apenas uma revisão simples. E outro por 40 K, mas com motor MWM 2.8, parecendo estar mto bem afinado e equipado, mas com a lata meio ruinzinha.
O q lhe parece essas opções?
Land é super bacana, apesar de que eu friso muito que deve-se avaliar muito a manutenção do carro antes de comprar, nesse caso o engesa leva uma vantagem absurda, garimpando bem da pra gastar bem menos em manutenção que uma land.Sem falar que o ipva é de 20 reais.
E não compre uma land antes de dirigi-la, a posição de pilotagem só perde pro willys, é estranha, desalinhada,pedal prum lado, volante pra outro, braço na janela.Isto aconteceu quando os ingleses modificaram os comandos do lado direito para o esquerdo e só foi corrigido na versão nova, essa que está nas lojas a cento e poucos mil reais.
é um carro muito bacana, suspensão violenta de boa, espaço interno muito bom, confortavel, um carrão.so nao compre com o motor xud.
Pessoal, finalmente acabou a novela, rsss.
Estou brincando mas, apesar de ter demorado, não me importo pq acho q este tipo de compra tem q ser feita com calma msm. Tem mtas opções, mtas questões a serem consideradas. Enfim, não é fácil msm.
Bom, mas dessa vez comprei msm, já até levei o carro pro meu mecânico dar uma geral e tomar todas as providências pra viatura funcionar 100% bem.
Explico: acabei comprando um Engesa 1987 aqui de BH msm, motor de opala 4cc a gasolina. Todo original, está com o terceiro proprietário há uns dez anos ou mais, e tem um ano parado dentro da garagem. Tanto é q tive q levar ele de guincho pro mecânico pq ele foi comigo lá buscar o carro, pra fazer todas as medidas de segurança pra não travar o motor depois de tanto tempo parado. Só q a bomba de gasolina estragou (tb provavelmente devido ao tempo parado) e tivemos q chamar o reboque pra levar o carro. Saí de lá ontem quase umas oito horas da noite.
Bom, mas agora já foi e estou mto satisfeito, fiquei empolgado igual criança esperando brinquedo novo rsss. E olha a coincidência, hj é dia das crianças. Pelo menos estou me sentindo mto feliz e não me envergonho nem um pouco em assumir isso para os amigos do fórum. Já comecei a entender o efeito terapêutico q a viatura tem sobre a gente.
Eu tb estava negociando com o Sílvio aqui do Fórum mas acabei me decidindo por esse aqui de BH pelos seguintes motivos:
- Primeiro o preço, aqui ficou bem mais barato. Inicialmente o proprietário queria 28K e já tinha tentado pechinchar mas não consegui. Mas como a negociação com o Sílvio estava caminhando, resolvi tentar uma última vez. E consegui, conversei até com a esposa dele q tb deu uma força na negociação e acabamos fechando num valor mais em conta.
- Depois o estado da viatura: tá mto novo, lata excelente, motor tb parece e segundo o dono, o q consta no velocímetro é original, marcando 72 mil km aproximadamente.
- Tem poucos mas bons acessórios: capota e porta de fibra pissoletro, santo antônio, bcos de couro e alguns faróis auxiliares e de milha.
Então, decidi fechar com ele msm pq, além de ficar bem mais barato, o carro tá mto novo, mto conservado msm e tb não preciso viajar tão longe pra comprar e trazer o carro. Inclusive quero registrar e agradecer ao Sílvio pela boa vontade e atenção, mas realmente o preço pesou mto. Principalmente quando fui apresentar o projeto pra esposa, aí ela endoidou: pagar esse valor todo num carro tão antigo?
Aí já viram né, convencer ela de comprar a viatura já foi difícil, agora nesse preço, impossível.
Então, pra minha sorte e felicidade, consegui concluir essa negociação com um final feliz. Negociação essa q tb só foi possível graças à ajuda e a indicação do Anderson_bh_locação, aqui do fórum e (obviamente) tb aqui de BH. O Anderson não só ajudou mto com orientação e conselhos como tb foi ele q me deu a dica desse senhor, q queria vender o carro, mas tava com dó, enrolando, não anunciava nem nada (senão já tido embora há mto tempo). Pra vcs terem uma idéia da paixão dele com o carro, ele chorou msm, de verdade, umas 2 ou 3 vezes lá ontem, se despedindo da viatura. E digo isso com respeito e admiração pq me emocionou tb ver o carinho q ele tinha com a viatura e com certeza das memórias dos ótimos momentos q passou com ela. Me falava dos passeios e trilhas q fez com a viatura, com a família, etc: enfim foi mto emocionante msm.
Bom, o tópico já está ficando mto grande. Depois escrevo mais, de preferência iniciando um novo tópico pra ir informando vcs de tdo. E assim q possível posto umas fotos da viatura o q deve demorar um pouco pq está com o mecânico e sou vou pegar no fim do mês pq tb vou sair de férias e só qdo eu voltar é q vou pegar o bichão. Até lá vou ficar só na vontade. Tb depois vou pensar em um nome pra batizar a viatura direitinho.
Por fim, um grande abraço e mto obrigado a todos pelas dicas, orientações e discussões levantadas. Todos foram de mta ajuda, uns mais ativos q outros, mas todos ajudaram mto nessa batalha.
Nos vemos nas trilhas da vida.
Cilon Carlos Heck
12/10/2008, 13:04
Meu parabéns pela sua aquisição. A melhor parte vem agora que é onde você começa a colocar a sua cara no veículo, arrumando da maneira que quiser. Garanto que após o primeiro passeio em estradão de chão, sua família vai entender o vírus de jipeiro. Agora é só colocar algumas fotos para vermos a sua máquina.
[]'s e bem vindo ao clube.
guilhermeabreu
12/10/2008, 15:57
RICK FIELDS
Meus parabens , pelo que vc falou , comprou uma relíquia , e manifestar a alegria de criança aqui para todos não é vergonha e sim GRANDEZA DE ESPÍRITO , só as pessoas de bom coração que conseguem expor seus pensamentos e sentimentos em público .
ESTOU FELIZ POR VC , imagino perfeitamente sua alegria , aconteceu comigo tb e acho que com todos daqui deste FÓRUM qdo conseguiu realizar o sonho de comprar um ENGESA .
Seja mais um bem vindo ao nosso mundo ENGESEIRO .
BOAS FÉRIAS E BONS SONHOS .
Mto obrigado Guilherme.
Agradeço a força, realmente estou adorando msm e curtindo mto.
Já estou doido pra voltar e começar a passear com a viatura.
Depois vou abrir um tópico colocando mais detalhes e fotos.
Um grande abraço.
rick fields!
Acabei de fazer uma cirurgia para recolocar o dedo indicador da mão direita, pinar o dedo do meio, costurar o anelar e ajeitar os ossosa do dedinho na palma da mão!
E vc ainda não colocou fotos?????
rick fields!
Acabei de fazer uma cirurgia para recolocar o dedo indicador da mão direita, pinar o dedo do meio, costurar o anelar e ajeitar os ossosa do dedinho na palma da mão!
E vc ainda não colocou fotos?????
Rssss, tô devagar não é msm.
Mas como disse, no meu relato, a viatura teve q ir de reboque pro mecânico, então só vou poder tirar fotos qdo voltar de férias, lá pro fim do mês.
Até lá vou ficar tb na vontade de estreiar o bichão.
Mas prometo q coloco fotos assim q der.
Vou criar um tópico depois pra relatar tudo.
alan rodrigues
17/10/2008, 22:17
então, parabéns pelo seu presentão de dia das crianças. parabéns de novo pq consegui achar uma jóia rara.
Tb me senti dessa forma qdo comprei o meu e acho q todos aqui tb se emocionaram com a compra da viatura.
Agora realmente ñ é fácil convencer as esposas q vai comprar uma viatura com certa idade, qdo poderia comprar com o mesmo valor carro novo.
Depois qdo elas conhecem melhor a máquina, mudam de idéia. Esperamos as fotos do "Precioso".
Parabens pela compra, vc seguiu o que eu disse, comprou um carro conservado e original.Aposto que daqui uns meses vc tira o diesel de cabeça.vai ver a suavidade do 4cc, depois poe um D.I.S da motor spice e uma injeção eletronica e vai ser feliz para sempre...To ansioso pra ver as f
fotos
abraço,
Fernando
Pessoal, novamente agradeço o incentivo.
Ainda estou viajando, e ansioso pra minha volta.
Qdo voltar eu crio um novo post com fotos e dados da viatura.
Um abraço a todos.
conversei ontem com o anderson locação e ele que conhece o engesa que vc comprou disse que comprou super bem, tem ate capota de fibra...um verdadeiro achado.Só pra vc ter uma ideia, pelo que ele me disse seu carro vale no minimo 30 mil.
Bom, o pessoal tinha me cobrado de colocar um tópico no Fórum Frota, falando da minha viatura e colocando fotos tb. Até ainda não coloquei as fotos, mas abri um tópico lá e ninguém se manifestou.
Não sei se foi por falta de interesse ou porque o pessoal ainda não viu o tópico. Então vou postar a msg aqui tb pra ver se anima a turma.
Bom, sei q estou demorando mto pra começar esse tópico, mas realmente não tenho tido mto tempo ultimamente.
Vou começar o tópico agora e depois tb posto umas fotos.
A princípio, quem já me conhece do fórum de Engesas, já viu como foi a novela pra encontrar o Engesa q eu queria.
Não vou repetir tudo aqui. Pra simplificar, foram mtos meses procurando uma viatura q estivesse em mto boas condições. Finalmente encontrei uma em minha cidade msm, através do amigo aqui do Fórum, o Anderson_locação.
A viatura é um Engesa Fase I, ano 1987, mto conservado e praticamente todo original ainda. Motor 4 cc a gasolina do Opala e com capota de fibra.
A princípio, mandei a viatura pro mecânico pra fazer uma revisão geral: motor, câmbio, diferenciais, parte elétrica, tdo foi revisado e o q estava gasto ou defeituoso, foi substituído por novas peças.
Aparentemente o carro está mto bom, com estrutura mto boa e funcionando bem. Mandei também pra um capoteiro q deu uma geral nos bancos, reforçando a fixação e instalação, trilhos. Tb mandei colocar cintos novos, sendo 3 ptos na frente e instalei um cobertura de espuma no santo antônio.
A princípio só fiz isso. Meu próximo passo agora é dar uma melhorada no motor q achei meio fraco, chocho. Tb quero por direção hidráulica, ar condicionado e preciso ver o q fazer pra melhorar estabilidade pq a partir de 60 KM/h a direção trepida mto dando shiming o q incomoda e passa insegurança.
Não sei se tem a ver com os pneus q são lameiros e roda original aro 16 e fina. Tb estou pensando pra ver se precisarei trocar rodas e pneus.
Estou procurando oficinas honestas e confiáveis aqui em BH pra tirar dúvidas e ver o q devo fazer primeiro. Definir prioridades e depois passar pra questões mais fúteis como pintar a viatura. O único defeito dela é a cor, um marronzinho meio feioso. Estou pensando (qdo tiver mais verba) em pintar naquele camuflado do deserto do Iraque q achei mto legal e já vi uma foto aqui no Fórum de um Engesa nessa cor. Achei mto bacana.
Bom, postei aqui minhas idéias e estou aberto a sugestões, críticas e orientações da turma mais experiente. Basicamente tenho idéias mas sem pressa. Só preciso de uma orientação mesmo.
Prometo q colocarei o mais rápido possível as fotos. E o nome q escolhi é uma homenagem ao Thor, Deus Nórdico do Trovão - Mjolnir é o seu poderoso e indestrutível martelo de batalha com o qual ele controla as tempestades.
Segundo a Wikipedia:
O Mjolnir é o martelo do deus Thor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor), da mitologia nórdica. Seu nome significa "aquilo que esmaga". Fora criado pelos Filhos de Ivaldi numa aposta contra o deus Loki (http://pt.wikipedia.org/wiki/Loki).
A pronuncia tem variações, mas é comumente mencionada assim: ‘mai-ou-ner’,‘mirr-ou-nir’,´mi-jol-nir',´´mi-oll-nir' ou somente ‘mr-ou-ner’. a ultima sigla pode se pronunciar ner ou nir, tem-se dos dois jeitos. Na mitologia nórdica, os trovões seriam Thor usando seu martelo (sendo esse o motivo dele ser chamado de deus do trovão).
Mjolnir é feito de um mineral, semelhante a pedra mas com aspecto metálico, chamado Uru. Este mineral, de tão pesado, permite que só Thor, com sua força gigantesca e usando o cinto Megingjard (http://pt.wikipedia.org/wiki/Megingjard) consiga levantá-lo.
Mjölnir também é o símbolo da força para os nórdicos, e se acredita que quem carrega um consigo terá força e boa sorte, era de costume atiradores de martelos levar um pingente em forma de Mjöllnir para as competições e batalhas, acreditando que o deus Thor (http://pt.wikipedia.org/wiki/Thor) iria ajudá-los
FernandoPedro
04/12/2008, 23:23
Parabéns Rick Fields, continuamos aguardando as fotos.
Bem bolado o nome para sua viatura, (apesar de ser dicifil de pronunciar), mas representa bem o que o nosso ENGESA.
Abs.
Bom, finalmente aqui estão as fotos:
Como podem ver, a viatura tem essa cor marrom claro, q parece meio desbotada e nas fotos tá parecendo q é meio amarelada, mas é marrom msm.
E a capota é Tabatinga. E tb como podem ver a viatura está super bem conservada, o dono anterior era mto cuidadoso.
Agora vamos aguardar a participação dos amigos do fórum, sendo q gostaria de sugestões e informações de custos, melhores opções em cada caso e se vale a pena ou não.
Minhas primeiras pretensões são:
- repotencializar o motor: penso q vale a pena manter o original (4cc gasolina) uma vez q é mto novo (71 mil KM) e nunca foi retificado. Penso em melhorias tipo carburador 3e com regulagem geral ou tvz, se o custo for ficar alto, compense mais trocar por um motor melhor tipo um 6 cc mais moderno com injeção eletrônica;
- direção com shiming: penso q não está normal, então vou levar a um mecânico pra dar uma conferida na suspensão, alinhamento, balanceamento, setor de direção, o q mais for necessário (não sei se tem a ver com as rodas e pneus);
- tb vou ver com o mecânico se precisa de alguma coisa mais nova ou melhor no conjunto suspensão/amortecedores;
- falta uma haste no limpador de para-brisa direito e espaçador das portas;
- retrovisores melhores, esses originais são mto ruins - quais opções mais indicadas e como colocar?;
- colocar direção hidráulica e ar-condicionado (esse não é urgente);
- pintura camuflada do deserto(tb não há pressa, mas gostaria de fazer eventualmente);
Acho q por enqto é isso.
Agradeço a atenção pessoal.
Um grande abraço, Henrique.
Léo_Babiski
05/12/2008, 09:21
Achei a cor do seu engesa muito bonita. Nunca tinha visto em nenhum outro jeep. Gostei muito. Só achei o volante um pouco "feinho". Está destoando da pedaleira. Parabéns pela compra. Abs.
Ah, já deixei a viatura hj num mecânico e uma das minhas orientações foi exatamente providenciar um conjunto de setor de direção com um volante menor e mais moderno.
Esse aí é o original msm, e além de feinho tb me atrapalha um pouco a dirigir pq é mto grande e fica pegando na minha perna. E isso já no limite do trilho do banco, então o jeito é por um menor e tb vou por direção hidráulica pq com um volante de raio menor, a tendência é a direção ficar mais pesada.
FernandoPedro
05/12/2008, 19:00
Olá Rick:
Mais uma vez parabéns, como vc disse, a viatura está muito bem conservada.
Abs.
junior braga
05/12/2008, 22:36
aeee rick, mandou bem heim!!!! rsrsrsrs...
pegando carona no seu topico, quero tirar uma duvida;
ate quanto pode pagar num engesa 4 4x4 4 cil.a alcool 1987 todo original, acho que é de algum orgão do governo federal, e esta com 83546 km´s rodados, ta muito acabado, não está rodando não, mas chassis e lata ta inteiro, motor não sei, pois falta alternador e radiador, capota original de lona toda rasgada, mecanica toda original, ah tambem não tem bancos.
Desde ja agradeço, palpites, sugestões, avaliações!!!
$$$$$$$$$$$ sera quanto?
Oi Júnior, difícil falar assim sem ver a viatura.
Se tiver algum conhecido mecânico pra dar uma avaliada seria ótimo. A princípio, acho q esta viatura do jeito q vc falou vale aí uns 12 a 15 mil no máximo pq o estado geral não está bom e precisa arrumar mta coisa. Vc vai gastar aí mole, mole no mínimo uns 10 mil pra colocar ela rodando em boas condições.
Dá mais uma pesquisada q tem mtas opções boas com custo/benefício bem interessante. Pesquise na internet, no Mercado Livre, no Web Motors. Aqui em BH msm tem 2 viaturas Engesa 4 cc vendendo com preço interessante. Uma, de cor cinza, está vendendo na concessionária da Troller por 25 mil, mas tenho certeza q vendem por menos, se souber negociar deve sair por uns 22 no máximo. Eu vi a viatura, está boa, precisa de alguns ajustes, mas essa acho q compensa investir.
junior braga
08/12/2008, 12:10
Oi Júnior, difícil falar assim sem ver a viatura.
Se tiver algum conhecido mecânico pra dar uma avaliada seria ótimo. A princípio, acho q esta viatura do jeito q vc falou vale aí uns 12 a 15 mil no máximo pq o estado geral não está bom e precisa arrumar mta coisa. Vc vai gastar aí mole, mole no mínimo uns 10 mil pra colocar ela rodando em boas condições.
Dá mais uma pesquisada q tem mtas opções boas com custo/benefício bem interessante. Pesquise na internet, no Mercado Livre, no Web Motors. Aqui em BH msm tem 2 viaturas Engesa 4 cc vendendo com preço interessante. Uma, de cor cinza, está vendendo na concessionária da Troller por 25 mil, mas tenho certeza q vendem por menos, se souber negociar deve sair por uns 22 no máximo. Eu vi a viatura, está boa, precisa de alguns ajustes, mas essa acho q compensa investir.
Ok rick, ja valeu pelo esclarecimento, ajudou muitoooooo...
sds,
:concordo::concordo:
SILVIO P.
08/12/2008, 22:31
:putz: , SEM QUERER TE DESANIMAR, MAS PODE COLOCAR AS DUAS MÃOS NO BOLSO, POIS UMA É POUCO PRA DEIXAR O BICHO ARRUMADO.
E FALO COM CONHECIMENTO DE CAUSA. :concordo: .
MUITA PACIENCIA RICK.
ABS.
Como podem ver, a viatura tem essa cor marrom claro, q parece meio desbotada e nas fotos tá parecendo q é meio amarelada, mas é marrom msm.
E a capota é Tabatinga. E tb como podem ver a viatura está super bem conservada, o dono anterior era mto cuidadoso.
Agora vamos aguardar a participação dos amigos do fórum, sendo q gostaria de sugestões e informações de custos, melhores opções em cada caso e se vale a pena ou não.
Minhas primeiras pretensões são:
- repotencializar o motor: penso q vale a pena manter o original (4cc gasolina) uma vez q é mto novo (71 mil KM) e nunca foi retificado. Penso em melhorias tipo carburador 3e com regulagem geral ou tvz, se o custo for ficar alto, compense mais trocar por um motor melhor tipo um 6 cc mais moderno com injeção eletrônica;
- direção com shiming: penso q não está normal, então vou levar a um mecânico pra dar uma conferida na suspensão, alinhamento, balanceamento, setor de direção, o q mais for necessário (não sei se tem a ver com as rodas e pneus);
- tb vou ver com o mecânico se precisa de alguma coisa mais nova ou melhor no conjunto suspensão/amortecedores;
- falta uma haste no limpador de para-brisa direito e espaçador das portas;
- retrovisores melhores, esses originais são mto ruins - quais opções mais indicadas e como colocar?;
- colocar direção hidráulica e ar-condicionado (esse não é urgente);
- pintura camuflada do deserto(tb não há pressa, mas gostaria de fazer eventualmente);
Acho q por enqto é isso.
Agradeço a atenção pessoal.
Um grande abraço, Henrique.
Valeu Silvio.
Sei q vou ter uma despesa considerável, mas tb não tenho pressa.
Vou mexendo devagar, na medida q o bolso permitir, rsss.
Mas tá tdo blz e caminhando bem.
Um abraço tb.
SILVIO P.
09/12/2008, 14:18
Beleza!
QQ Dia Nos Encontramos Em Alguma Trilha.
Abs.
Ralado/SP
09/12/2008, 16:38
Rick,
como vc pediu palpites, aí vão dois:
VOLANTE, sempre vejo utilizarem do corsa e/ou da S10, no meu tenho de S10 que em relação ao original é menor e mais macio, não sei se dá pra colocar com o conjunto de chave de seta - o carro veio apenas com o volante. O de corsa já vi uns que tinham todo o conjunto: volante, chave se seta e outras funções e tudo funcionava. Esse segundo me agrada mais pois assim não fica muuuito fora de padrão e sobra espaço no painel pra colocar relágios e outros controladores.
RETROVISORES: utilizo os de fiorino, não sei falar o modelo exato, mais é um que é fixado por 3 parafusos, além de ser barato, possui uma área de visão boa, é dobrável e facinho de ajustar e instalar.
Abraçones
Ralado
PS: Quanto ao Shimmy é bom conferir folga no munhão, terminais de direção, caixa de direção, estado geral das buchas de siuspensão, balanceamento das rodas e alinhamento. Áh, também veja se as porcas que prendem as rodas tem tamanho suficiente para apertar bem, pois eu estava com umas porcas que não pegavam o prisioneiro todo e fiqui quebrando a cabeça a tôa.
muito bacana o seu engesa, comprou super bem.
O chime pode ser um tanto de coisas.Buchas...balanceamento.no ceasa tem balanceamento no eixo, sem tirar a roda do carro.
abraço,
Fernando
Valeu pessoal.
Estão ajudando bastante.
Ralado: gostei da idéia do volante do Corsa e dos espelhos do Fiorino.
Vou verificar com o mecânico.
Qto ao assunto do shiming, q vs mencionam, estou verificando estes itens e o mecânico tb sugeriu colocar um segundo amortecedor de direção. Disse q só tem um e com 2, o segundo no sentido contrário do primeiro, vai melhorar muito a firmeza. E vai ficar menos de cem reais por isso.
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