PDA

Ver Versão Completa : grand cherokee limited 5.2 1996 gasolina `raridade`, dilema pra comprar!?

lucasgenius
01/10/2008, 03:00
gostaria de uma opinião dos conhecedores/experientes desse ramo, sou "apaixonado" pelo carro do empresário amigão de meu pai desde que ele o comprou zerado, grand cherokee limited 5.2 1996 gasolina, mas devido o tempo que se passou que não é pouco tenho minhas dúvidas pela compra, primeiro é pois o carro na tabela fipe vale R$25.820,00 e ele está oferecendo por R$30.000,00; um vendedor de concessionária chutou que compra por R$28.000,00; no entanto, não sei ao certo o valor justo que poderia pagar no carro?!?, o carro é de cidade, nunca viu lama, foi usado em poucas viagens e sempre em estrada asfaltada, esta com 85.000km, sem arranhão, sem corrosão e sempre foi guardado em estacionamento próprio, por dentro está todo novo, perfeito, tudo funcionando, o dono é super cuidadoso e o carro era de uso exclusivo para passeios com a família, pois no dia a dia sempre tinha outros carros, pois ele sempre teve mais de 3 carros na garagem, o carro é como uma relíquia, que adquiriu apenas no intuito de possuir um veículo super luxo pra época, sem se importar com o uso específico para qual o carro é tecnologicamente projetado, em resumo seu uso se resumia em trajetos curtos dentro da cidade e viagens para o apartamento de praia em período de folga.
segunda coisa que me põe em situação duvidosa é adquirir um carro muito possante, grande e muito completo de sensores, e que hoje em dia esse mesmo carro tem outros recursos de segurança que auxiliam e intervêm na pilotagem, para que a sua condução seja mais segura em qualquer situação: curva, reta, frenagem, derrapar..., me refiro aos opcionais modernos como freio ABS, EBD, ESP e outras eletrônicas que foram adicionados nos equipamentos dos carros atuais (nesta grand cherokee limited 1996 já tinha isso?). Por outro lado vejo que os opcionais e acessórios que este carro têm desde aquela época, são novidades e lançamentos para os veículos atuais. Isso me deixa na dúvida no quão moderno é o carro, ele era muito avançado pra época e continua moderno hoje também? comparadando com os modelos atuais? Meu uso seria mais urbano também, dentro da cidade, com viagens esporádicas para região serrana.
gostaria muito que saber as desvantagens e as vantagens de possuir um carro deste porte, para eu poder avaliar a viabilidade de possuir um carro de ano de fabricação antigo, mas que na minha pouca experiência considero um carro mais completo e mais resistente que a hylux, frontier, triton e sportage e no quesito preço, estes chegam a superar 3 vezes o valor da cherokee. Recentemente meu irmão comprou uma sportage zerada, é um carrão, o espaço interno é super bem trabalhado e distribuído, que já mostra um avanço na industria de automóveis quanto ao espaço interno. Mas seu acabamento ainda está longe de uma cherokee, parece que hoje em dia a indústria economiza demais nesta parte de acabamento e luxo interior. Sei que são muitas as dúvidas, mas tentam pegar alguma coisa nas meus comentários e me emitir qualquer opinião ou sugestão, pois será bem vinda e super agradecido. Pois estou num dilema forte, pois possuo um pólo 2006, comercialmente mais caro R$35.000,00 mas em itens de segurança, espaço e potência são aquém da cherokee e no quesito revisão -R$1.500, seguro R$2.500 e IPVA R$1.339,36 creio bem superior da cherokee.

Ronaldo B.
01/10/2008, 08:24
Lucas,

O que vou escrever é a minha opinião e sei que muitos podem discordar.

Prá começar, o valor do carro tá muito caro, se ele conseguir quem pague o preço de tabela já é muito, quanto mais querer quase R$ 5.000,00 acima. É um carro importado, com mais de 10 anos de uso, manutenção cara, não é nem um pouco econômico, tem um mercdo muito restrito, ou seja, comercialmente falando é quase um mico.Quanto ao estado de conservação, pode e deve ser levado em consideração na hora da compra, mas não justifica esse preço.

Quanto a tecnologia do carro, é um carro com projeto antigo então não dá pra comparar com a tecnologia dos carros mais atuais. Pelo que eu entendi, vc vai trocar o seu Polo pela cherokee, então é bom estar preparado para a diferneça de consumo, preço da manutenção, e a possibilidade de ficar sem o carro por alguns dias se apresentar defeito e vc não encotrar a peça na loja mais próxima.

Como eu disse, sei que muitos vão discordar e dizer que não é bem assim, mas eu entendo, nenhum pai diz que tem filho feio.... Mas prefiro falar a verdade do que depois ver o que já ví acontecer várias vezes, o cara compra o carro sem conhecer e depois sai falando que o carro não presta, mas na realidade o comprador é que não tinha a expectativa ajustada corretamente com relação ao carro.

Resumindo, se o carro está no estado que vc diz, eu até compraria mas como segundo carro e pagando no máximo R$ 26.000,00, lembra que um dia vc vai ter que vender esse carro, a menos que ache que um sonho não tem preço e ter esse carro seja seu sonho de consumo.

[]´s

BADIA
01/10/2008, 11:43
Acho que a resposta do Ronaldo matou a pau! pensa na hora de vender.
Esse preço esta muito caro, ainda mais se fores comprar no dinheiro.

Fica esperto q aparecem barbadas todas as semanas.

Aqui no sul o preço deste carro, para quem precisa de grana hoje, fica entre 18/24mil reais.

BADIA
01/10/2008, 11:51
Deslculpa, faltou o seguinte:

Diferente dos carros europeus e orientais, os americanos são feitos para durarem muuuuuito.
É mais fácil teres problemas de eletronica numa Discovery, Toyota, Mitsubishi etc. que numa Jeep.
Mas se acontecer, as peças são muito mais baratas e fáceis de comprar, além de hoje já terem vários em desmanches.

CC98
01/10/2008, 12:40
Só pra voce ter uma ideia de custos, eu comprei uma XJ98 "zerada" com 84 mil km e gastei uns 8 mil reais em pneus, amortecedores, pequenos reparos, trocas de sensores, velas, cabos, bobina, distribuidor, lampadas, oleos e fluidos diversos, filtros, amortecedores de mala, juntas e buchas diversas (suspensao principalmente), freios, chaves e controle remoto reserva, etc. coisas normais de se fazer em um carro dessa idade.

meu carro não tinha e não tem nenhum problema grave e está original (não foi preparado para trilhas). esse custo pode-se dizer que é "manutenção periodica", visto que viajo com o carro e não queria ter surpresas na estrada.

lucasgenius
01/10/2008, 18:01
100% seus comentários, estava futucando a net ontem para me esclarecer sobre a cherokee e achei este fórum super organizado e ótimas opiniões. é um recurso muito objetivo para o que quero, valeu!
mas continuando, tá ficando mas complexa a decisão, deve ser devido eu estar ficando mais dentro da realidade da situação.
mas me encucou o valor da manutenção periódica?! 8k reais! tudo bem ser uma manutenção pesada que você fez, pelo que foi trocado, creio que você está com um carro "novo" novamente, pois uma manutenção dessa terás um carro confiável por um longo tempo,ou estou errado. Essa é uma manutenção de 84000 km, se estou certo. Mas, e uma manutenção anual? a cada 10.000km ou aquelas manutenções mais rotineira e de curto prazo que um carro desse necessita? pela convivência de vcs, essas manutenções preventivas de curto prazo têm uma realidade dura igual a essa? se puderes me informar peças/valores e manutenções preventivas por mínimo de quilometragem rodada ou tempo, ficarei muito grato.
Em termo de valores, comparando com a manutenção realizada por Paulo, um outro conhecido fez recentemente uma manutenção dessas num corsa sedan 2001 que estava um "bagaço" 166.000km e teve o seguinte resultado:

cherokee paulo corsaSedan2001,1.0
8 mil reais 2300 reais
pneus, não
amortecedores, sim
pequenos reparos, não
trocas de sensores, não
velas, cabos, bobina, sim
distribuidor, lampadas, não
oleos e fluidos diversos, filtros, sim
amortecedores de mala, não
juntas e buchas diversas sim
(suspensao principalmente), sim
freios, chaves e controle remoto reserva, etc. coisas normais de se fazer em um carro dessa idade. também não fez no corsa

Comparando os valores e serviços executados vejo que fez uma manutenção muito boa na cherokee e mecheu praticamente em todo o carro, diferente da realizada no corsa que não fez nem a metade e considero um custo também elevado para o tipo de carro. Mas por outro lado já que tem que fazer, todo carro exige isso depois de um longo período, se vc quiser ter um carro confiável, mas no caso da cherokee o valor parece estar dentro da realidade, pois achei a manutenção realizada do tipo "ressucitar" o carro. Estou considerando essa manutenção como não periódica ou rotineira. Uma rotineira deve ter custos mais agradáveis, estou certo?

CC98
01/10/2008, 19:43
Lucas, um carro com 84 mil km em bom estado, provavelmente precisa fazer pneus, amortecedores e freios. gastei 1800 em pneus (bridgestone), 800 em amortecedores (procomp) e uns 200 em freios (pastilhas importadas, fluido, revisão geral e regulagens).

gastei aproximadamente 700 reais na troca de sensores diversos (map, sondas lambda, TPS) embora só o MAP sensor estivesse realmente danificado (300 reais), o resto estava dentro do periodo de troca (sondas lambdas) ou com suspeita de defeito (TPS). e mais 500 reais com bobina (suspeita de defeito), capa distribuidor (desgaste), cabos de velas e velas (especiais, de alta performance)

Troquei as molas do tampão traseiro (importadas, 250 reais), revisei o feixe de molas traseiro (o carro estava mais baixo de um lado, por causa do estepe. 100 reais), troquei filtro, junta e oleo do cambio automatico e caixa de transferencia (500 reais), fiz o mesmo com os diferenciais (300 reais os dois), gastei algum dinheiro com a troca do som, amplificador e subwoofer (500 reais no total).

logo que peguei o carro, fiz uma revisão geral básica (filtros, oleo de motor, troca de palhetas, revisão eletrica) e consertei um problema na suspensão dianteira (buchas, troca de uma barra, lubrificação) que me custou 1800 reais. teria custado menos hoje, já que agora eu mesmo compro as peças nos EUA e tenho um bom mecanico, mas na época foi o melhor que eu consegui.

os demais gastos (550 reais) foram pequenos serviços, reparos pequenos, insulfilm, lampadas, instalação de acessorios, compra/programação de chaves e controle remoto, etc.
Se voce pegar o manual de serviço do carro (aqui no site tem uns links) voce verá que a maioria desses itens estão previstos na revisão de 80 mil km.

arrumei o carro para não ter dor de cabeça nos proximos 50 mil km. a manutenção daqui pra frente é basicamente oleo e filtro, dentro da troca periódica. com um pouco de pesquisa eu teria economizado uns 1000 reais dessa conta, peça por peça os preços não são tão diferentes de um carro comum importado. e eu só comprei peça original ou de boa qualidade.

supondo que esse carro esteja bom, voce provavelmente gastará com ele de 5 a 8 mil reais pra "botar ele em dia". exceto se o antigo proprietário já tenha trocado recentemente os itens mais caros (pneus, amortecedores, revisão de cambio, diferencial, freios e braços da suspensão).

não vamos comparar pneu e amortecedor de corsa com o de uma cherokee, não é mesmo?
e quando se fala em motor (bobina, distribuidor, cabos e velas) lembre-se que é um 6 cilindros. veja o preço dessas peças em um Omega ou em uma Blazer V6 para ter uma noção de preços.
oleos bons são caros, e esse carro usa em grandes volumes (tanto no motor quanto no cambio e na caixa de transferencia), compare os preços com um Omega automatico, por exemplo.

por fim, voce pode conversar com todos aqui do site: cherokee custa caro pra comprar, pra manter, pra fazer seguro, pra "equipar pra trilha" se for seu caso, etc. Se voce não está disposto a esse tipo de gasto, talvez não valha a pena comprar nenhum carro importado com mais de 10 anos de uso. Essa é a segunda que eu tenho, a primeira (laredo) estava tão boa quanto essa e eu tinha gasto muito menos para "botá-la em dia", mas eu vendi quando descobri um problema no diferencial traseiro (roncando) e decidi não arrumar. Já tinha me aborrecido com ela por causa de um problema com a valvula termostática que me deixou na mão (motor ferveu na serra, tive que voltar de reboque) e que custava só 50 reais pra ter trocado.

ps. eu não pagaria 30 mil em uma grand cherokee 1996. voce encontra modelos 98/99 na faixa de 25 mil ou menos. não é um carro que tenha muita liquidez. a minha é uma sport (xj) 98 e eu paguei 24 mil (o dono pedia 28 mil, mas com os pneus carecas, os barulhos na suspensão e as revisões programadas no manual por fazer, foi facil convencê-lo a reduzir o preço).

gutoxj98
01/10/2008, 20:28
carros normais vc gasta ai seus 700 de pneu............................eu troquei tbem os da XJ e gastei 2.000,00

boa sorte !!!!

cFelipelf
02/10/2008, 00:28
Acho que é só ter paciência que aparece uma muito conservada com um ano melhor e com um preço excelente!

Valeu

Ronaldo B.
02/10/2008, 08:20
Comparar custo de manutenção de carros iguais já é complicado, comparar de carros tão diferentes quanto uma Cherokee e um Corsa é impossivel.

Estou com a minha XJ a 4 meses, nesse tempo troquei os rolamentos das rodas traseiras, óleo do motor e diferenciais, filtro de ar e óleo, buchas dos braços superiores, coxim do cambio e bieletas da barra estabilizadora, troquei as velas originais por Autolite Iridiun, troquei tampa do distribuidor, rotor e cabos de vela Delphi siliconados, instalei o kit da Procomp de 3" e 4 pneus BF AT 31x10,5x15", fiz alinhamento e balanceamento, todas as peças utilizadas (exceto óleo e filtros) foram importadas e mesmo assim gastei bem menos R$ 8.000,00, incluindo mão de obra.

[]´s

MPonte
02/10/2008, 08:38
Lucas

Alguns pontos positivos que eu vejo é que é um carro que vc será segundo dono e tem procedência, coisa muito rara para um carro 96.

Desculpe, sou suspeito para falar. tenho uma Limited 96/97 há 3 meses, paguei 23 Paus, com algumas coisas para fazer, a negociação começou com 28 Paus. SOU COMPLETAMENTE APAIXONADO PELO CARRO, e eu digo, so vou trocar minha Limited por outra mais nova. Realmente é um carro que vc se sente grande pela sua imponência, aliás, vc estará a bordo de um "V8 5.2 USA" COMPLETÍSSIMO e raro.

Pontos negativos - Manutenção (aqui no forum vc tem boas dicas) e beberrona (média de 5,5km/l).

Brother, pega o carro, examine minunciosamente, veja se é isso mesmo que vc quer,faça uma contra-oferta pro seu chegado e pau no gato:dance:.

Dica: Não mostre-se muito interessado pelo carro, pode ficar tranquilo que por 30 mil o cara não vai vender amanhã ou o mês que vem. Por esse preço, só se o cara for muito rabudo para vender logo.

Um grande abraço e boa sorte,:concordo:

dudarj
03/10/2008, 17:16
Oferece 20k e vê no que dá. Mais do que isso, sai fora e espere que daqui a uns meses o cara vai estar te ligando...

lucasgenius
04/10/2008, 16:45
cherokeiros! galera do super carro! tá brabíssima essa decisão!
Estava fora de viagem e acabou acumulando hiper comentários de ponto de vista variados.
Vejo que pesa muito o perfil pessoal, pois pra quem gosta mesmo e pode$, cai dentro pra adquirir um carro desse, analisando comigo mesmo e com outros colegas, pro cara que gosta de carro grande se encanta logo com a cherokee, mas pros outros de perfil mais da facilidade do dia a dia acham um absurdo, até que tem razão, mas entendo que a cheroka não é pro dia a dia e sim para passeios e saídas específicas, mas aproveitando as palavras de MPONTE deve ser um carro de "limited" só no nome mesmo, pois vc deve se sentir num carro mui completo e com uma gama de recursos eletrônicos e força extravagante para um carro, que deve passar uma sensação de "ilimited". Realmente devo ter paciência nesta decisão e ir mais pela razão e pra ser sincero é tipo do carro que pra mim, comprar sem saber a procedência, nível de capricho do dono e sem embasamento nas informações, eu não compraria independente do estado do carro, mas nesse caso dono é pessoa próxima e conheço o uso do carro.

Outra coisa não sei se é fácil encontrar bons mecânicos para esse tipo de carro, deve ser um mecânico mui específico assim como as peças importadas. Diz o atual dono q ele tem um mecânico que faz tudo na cherokee e que hj em dia e pelo tempo que o carro já está no mercado muitos já sabem mexer na cherokee. Isso já é um adianto pois não depender de concessionárias que cobram sempre um absurdo na mão de obra e aquela lista exagerada de itens para serem trocados a cada ano é demais, e o tal do carro nacional que está cada vez mais limitado também.
Vejo que o pessoal de SP tem os melhores contatos pra peça e manutenção, por acaso é mais fácil e garantido encomendar as peças "realmente originais" e importadas diretamente lá de fora e através desses links dispostos no fórum? ou via contato direto com o fornecedor lá de fora? ou via desmanches? ou um pouco de cada fonte dessa tem mais fonte? tem uma fonte certa, super fera e sem erro já conhecida?
No mais , diante dos fatos até no momento presenciados e calculados, comprar e manter uma cherokee está bem próximo ou mais barato do que comprar e manter um carro atual desse porte.
seria como dar de entrada R$26.000 num carro e manter umas prestações de R$700 por mês incluso a gasolina, para rodar 1250km/mês, que é muito chão, fiz o cálculo para quem roda 15.000km/ano, ipva e seguro não inclusos, pois vc esta sujeito a isso em qq carro. interessante comparar é que vc tem as "prestações" mas está com o carro quitado, pronto pra negociar e os valor das prestações pagas não "desvalorizam" é pra seu uso próprio. Em qq carro financiado vc perde de dois lados: nos juros sobre o valor financiado e sobre a desvalorização do carro. Por outro lado, comparando com qq carro atual com um bom motor que faça seus 8km/l, teria a despesa de R$437/mês, porém, com um valor de entrada muito maior e desenvoltura e acessórios limitados.
litro da gasolina R$2,8.

solicitei o valor do seguro para ter mais um referência em questão de custos e se estão fora da real. Se é viável fazer o seguro ou instalar um rastreador?

valeu respeitados colegas! são muitas palavras mas não se importem em comentar sobre tudo e sim algum ponto onde vcs puderem. Muito obrigado mesmo!