Ver Versão Completa : Pneus 33 - Diferença no hodômetro!
Vinicius Hauagge
30/08/2004, 13:25
Pessoa, mediante simples "regra de tres", conclui que o pneu 33, na ranger (presumindo que o velocimentro esteja auferido para o pneu 235) dá uma diferenca de aproximadamente 15% , portanto, se ele marcar 100 na verdade andei 115....
eis os calculos
se para 235 - 1 km
para o 255 - x km
x = 1,08 km
presumindo que o pneu 255 seja igual ao 31 (sei que tem uma pequena diferenca), conclui-se que :
31 - 1,08
33 - x
x = 1,149
portanto, conclui que um km marcado no hodometro corresponderá a 1,15 km efetivos....
Será que tá certo meu racioncinio?
Fiz esses calculos para calcular a média de consumo da minha ranger, pois ela está com o pneu 33....
Sei que o correto seria instalar um totem ou algo assim para fazer uma afericao 100%, mas diante da facilidade e da nao necessidade de exatidao, acho que esse calculo dá pra ter uma media...
Por último, esclareco desde ja que matemática e fisica nao sao meu fortes....
Abraço,
Vinicius!
Se os seus números estejam corretos não verifiquei. Mas o racocínio está correto, uma simples regras de três (inversamente proporcional)........
Abraços,
Mizael Filho
30/08/2004, 14:48
amigo, essa medida (255, 235) é a largura do pneu, não o perímetro, que ao meu ver é o que dá difereneça.
O tamanho (diâmetro) do pneu é proporcional a largura.
Por exemplo: 255, 75 R15, esse 75 significa que o perfil do pneu é 75% da largura dele.
Já a medida 33", por exemplo, é a altura (diâmetro) do pneu
Então é lógico que um 255 vai ser maior que um 225 (se a proporção 75 for a mesma), mas não exatamente na mesma proporção que você está usando, pois tem outra proporção no meio (75%).
Acredito que deve ter dado parecido, mas que não seja uma fórmula padrão que funcione com esses parâmetros.
Outra coisa, o velocimetro da Ranger é quase exato com pneus 31" (255x75xR15), e não com os 235 originais. Eu ando com os 255/75/R15 e o velocimetro agora acusa velocidade bem perto do real, medidos com GPS.
Pra lhe ajudar a calcular o perimetro:
http://www.powerdog.com/tiresize.cgi
Cálculo automatico do erro do velocimetro (as medidas para entrar são 235, 75 e 15 por exemplo):
http://pw1.netcom.com/~sgalaba/tiresize.htm
Mizael Filho
30/08/2004, 15:18
O cálculo correto é pelo perímetro do pneu, com a fórmula 2.PI.r
PI = 3,1415
2R = diametro
então você parte dos perímetros (baseado que o odometro correto é no pneu 31)
31 - 31pol * 3.1415 = 97,3865 pol
33 - 33pol * 3.1415 = 103,6695 pol
assim você parte para a regra de 3
97,3865 pol - 1
103,6695 pol - X
x = 1,06 (aproximado)
ou seja, 6 % a mais que o velocímetro.
Já em relação ao seu pneu original (235) então:
235 75 r15 - 73,35(diâmetro para essas medidas) * 3.1415 = 230,429025 cm
33 - 33" * 3.1415 * 2,54 = 263,32053 cm
230,429025 cm - 1
263,32053 cm - x
x = 1,14 (aproximado)
Ou seja, o pneu 33 anda 14 % a mais que o 235.
Mizael Filho
30/08/2004, 15:22
Pra lhe ajudar a calcular o perimetro:
http://www.powerdog.com/tiresize.cgi
Cálculo automatico do erro do velocimetro (as medidas para entrar são 235, 75 e 15 por exemplo):
http://pw1.netcom.com/~sgalaba/tiresize.htm
Enquanto esava fazendo os cálculos, Ojaneri falou desse site. Conferindo dá exatamente a mesma coisa!!!!
:D
Pra lhe ajudar a calcular o perimetro:
http://www.powerdog.com/tiresize.cgi
Cálculo automatico do erro do velocimetro (as medidas para entrar são 235, 75 e 15 por exemplo):
http://pw1.netcom.com/~sgalaba/tiresize.htm
Enquanto esava fazendo os cálculos, Ojaneri falou desse site. Conferindo dá exatamente a mesma coisa!!!!
:D
Pelo menos você mostrou que ta bom de conta! Depois de Google, calculadora, palmtop, notebook e tudo o mais, não ando fazendo muita conta mais não. :wink:
roger_caldas
30/08/2004, 15:49
Saaaaaaaaaalve Vinícius! :D :D :D
O princípio do método está OK!
Em detalhes:
Um pneu 235/75 tem (hb1=75%x235mm=) 17.625cm de altura de banda. Duas vezes a altura da banda (hb1) mais o diâmetro do aro (da=15") é o valor teórico do diâmetro total da roda (dr1), ou seja, (2xhb1=35.25 + 15"=38.1) dr1=73.35cm.
Ainda teoricamente, cosiderando que um pneu 33" tenha as 33" de diâmetro, tem-se dr2=33"=83.82cm.
==> dr2/dr1=1.14274
O número de voltas (n) que a roda dá é a distância percorrida (L) dividida pelo comprimento da circunferência da roda (pi.dr), ou seja, a distância percorrida (L) pode ser medida pelo número de voltas dadas pela roda (n) vezes a circunferência (pi.dr) => L=n.pi.dr=n1.pi.dr1=n2.pi.dr2 ==>
n1.dr1=n2.dr2 => n1/n2=dr2/dr1=1.14274
ou ainda: n2=n1/1.14274
Como o valor lido no seu odômetro/velocímetro é linearmente proporcional ao número de voltas que a roda dá, com os sapatos 33", o que estiver lido ali deve ser multiplicado por 1.14274...
Teoria boa, não?! :lol: O problema é que na prática, nossos velocímetros acusam velocidades com até 15% de erro.... :lol: :lol: :lol:
Ou seja, quer mais precisão?! Compre um velocímetro de bicicleta por umas Lt$25, ponha 2 imãs ao invés de 1 e seja feliz... heheheh
Desculpem-me pela longa viagem físico-matemática... é que a vida de consultor acaba empoeirando o diploma de engenharia e num bate papo desses, rola uma empolgação... heheheh :lol: :lol: :lol:
[]´s explicativos,
Rogério
Vinicius Hauagge
30/08/2004, 16:02
Pessoal, esse forum é demais !
Valeu e obrigado pelas dicas!
Agora, nao sei se acertei (no chute ou não), mas o resultado da minha conta quase bateu com o que voces forneceram!
Até mais!
PS - se tiverem problemas juridicos, estou a disposição! Sem custo de consulta! :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
roger_caldas
30/08/2004, 16:21
PS - se tiverem problemas juridicos, estou a disposição! Sem custo de consulta!
Ueeeeeeeeebaaaaaa!!!! :lol: :lol: :lol:
Estou colocando essa proposta em "Quote" para evitar eventuais alterações futuras.... heheheheh
[]´s já pegando a senha pra consultoria jurídica,
Rogério
Mizael Filho
30/08/2004, 18:07
PS - se tiverem problemas juridicos, estou a disposição! Sem custo de consulta!
Obrigado, mas minha esposa é advogada!!! :D :D :D
Vcs ai fazendo conta.....
Pega a Dutra e veja a partir das placas de kilometros o erro no odometro.
Meu caso: 33x12.5 erro de 10% para menos.
Funciona toda vez, inclusive em planilias.
( )s
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