Ver Versão Completa : Ventoinha elétrica no radiador da SW4 - Vale a pena instalar?
Amigos,
Agúem já instalou uma ventoinha elétrica, na frente do radiador do ar-condicionado da SW4? Vale a pena instalar uma, de forma preventiva, a fim de ajudar no arrefecimento?
E como fazer a ligação elétrica? De forma que funcione direto ou só arme quando o ar-condicionado for acionado? Agradeço as considerações a respeito.
dpab,
Bom dia amigo!
Só uma dúvida, na frente do radiador está o condensador do ar condicionado. Se a ventoinha for intalada irá melhorar a refrigeração do ar condicionado. Agora não tenho certeza se irá ajudar na refrigeração do radiador.
Os amigos poderiam tirar essa dúvida que eu também tenho?
Para ligar a ventoinha não há muito mistério, pode ser ligada em um rele adaptado para ser acionado quando a temperatura do motor atingir 85C ou outra faixa a ser determinada (podemos tirar essa informação do sensor de temperatura da agua do motor).
Podemos ligar quando o ar-condicionado for acionado.
Pode ser instalar uma chave no painel (liga-desliga) sempre com um rele para limitar a corrente e evitar que a chave seja danificada.
Agora precisamos saber qual ventoninha (de que carro) que encaixa no radiador/condensador da SW4. (Nova Hilux D4, Ranger, S10, Troller, L200 etc...)
Espero ter ajudado e sempre conte comigo!
Abraços,
Rubens
Fernando César Ximenes
01/10/2008, 09:47
Amigos,
Agúem já instalou uma ventoinha elétrica, na frente do radiador do ar-condicionado da SW4? Vale a pena instalar uma, de forma preventiva, a fim de ajudar no arrefecimento?
E como fazer a ligação elétrica? De forma que funcione direto ou só arme quando o ar-condicionado for acionado? Agradeço as considerações a respeito.
Instalei 02 ventiladores de 10" na frente do condensador do ar condicionado e são acionados qdo. o ac é ligado. Como já faz algum tempo de suas instalações (sete meses), ñ me recordo do nome do fabricante. Foram instalados numa das inúmeras oficinas de ar condicionado da cidade. Até agora sem problemas. Eles são mto. eficientes. Se o condensador do ac tem relação com o radiador, e acredito q tenha, os ventiladores devem ajudar bastante principalmente aqui onde a temperatura ambiente é elevada.
Fernando,
Você sabe se estes ventiladores de 10" são de algum carro ou foram projetados para a Hilux?
Você poderia tirar e postar algumas fotos da instalação destes ventiladores?
Precisou fazer algum furo no suporte do radiador para fixar os ventiladores?
Ele melhora a refrigeração do ar condicionado?
Você sentiu alguma diferença na queda da temperatura do motor ou foi somente melhoria na refrigeração do ar condicionado?
Abraços,
Rubens
Rubens,
Obrigado pela consideração. Vamos aguardar a resposta do Fernando e o posicionamento de outros amigos forenses... Na minha humilde opinião, a ventilação forçada atravessará o radiador do ar-condicionado e chegará até o radiador de arrefecimento do motor, melhorando, assim, a refrigeração de ambos. Mas isso é somente um pitaco, não tenho nenhum embasamento técnico ou experiência prática para afirmar isso de forma categórica.
Com a palavra, nossos gurus do fórum. Abração, Delfim.
MarcSport
01/10/2008, 19:02
Rubens,
Na minha humilde opinião, a ventilação forçada atravessará o radiador do ar-condicionado e chegará até o radiador de arrefecimento do motor, melhorando, assim, a refrigeração de ambos. . Abração, Delfim.
É assim mesmo que funcionará.
A ventoinha original não joga ar no sentido do radiador, ela chupa. Se não fosse assim, em alta velocidade a ventoinha teria seu "trabalho" prejudicado.
Coloque uma sacola plástica de mercado em frente à grade do radiador com o capo fechado e acelere o motor, verá que a sacola será "puxada" em direção à grade.
O problema dessa instalação está no uso off road, imagine entrando em uma poça de lama...
[]s
Marcelo
Tem razão Marcelo...
Acho que no off-road deve atrapalhar mais do que ajudar, e nem precisa de lama... só a poeira que será sugada pra dentro das colméias dos radiadores já entupirá tudo.... Oh dúvida cruel.... kkkkkkkkkkkkkk
Abração, Delfim.
Fernando César Ximenes
02/10/2008, 09:18
Rubens e Delfim,
Os ventiladores ñ são específicos p/ hilux. São da marca uni pont e usados em veículos de um modo geral. Utilizei dois por eles preencherem totalmente a parte frontal do condensador do ac. Foram fixados no condensador com abraçadeiras de plástico e estão firmes até agora. O ac continua gelando da mesma forma que fazia antes da instalação desses ventiladores. Qto. à temperatura do motor, também, ñ notei alteração na posição do ponteiro do marcador de temperatura talvez em função da ação da válvula termostática q controla a temperatura do líquido de arrefecimento q entra no motor(penso eu). Ñ uso minha sw em off road e sim em rodovias. Espero ter ajudado. []'s
Fernando,
Você poderia tirar algumas fotos da instalação e compartilhar conosco?
Seria importante ver como que ficou a instalação para que possamos ter um parametro para as nossas instalações.
Desde já agradeço.
Abraços,
Rubens
Fernando César Ximenes
03/10/2008, 09:22
Fernando,
Você poderia tirar algumas fotos da instalação e compartilhar conosco?
Seria importante ver como que ficou a instalação para que possamos ter um parametro para as nossas instalações.
Desde já agradeço.
Abraços,
Rubens
Olá Rubens,
As fotos já foram tiradas mas estou encontrando dificuldades para enviá-las. Elas estavam com 2048x1536 pixels e eu reduzi para 800x600, mesmo assim estão demorando mto. para serem enviadas, acho q ñ é normal. Devo estar fazendo algum procedimento errado ou incompleto. Entendes dessa operação?Preciso de ajuda.
Fernando,
A foto deverá ser reduzida um pouco mais.
Mande elas para mim (no tamanho que você conseguiu reduzir ou melhor no tamanho original) no meu e-mail que eu faço a redução de imagem e disponibilizo no forum, mencionando que são suas.
meu e-mail é: rubens_sousa@yahoo.com
Abraço
Rubens
Fernando César Ximenes
03/10/2008, 14:15
Fernando,
A foto deverá ser reduzida um pouco mais.
Mande elas para mim (no tamanho que você conseguiu reduzir ou melhor no tamanho original) no meu e-mail que eu faço a redução de imagem e disponibilizo no forum, mencionando que são suas.
meu e-mail é: rubens_sousa@yahoo.com
Abraço
Rubens
Rubens, acabei de enviar as fotos para seu email. []'s
Amigos,
Segue as fotos da instalação dos ventiladores adicionais na SW4 que o Fernando encaminhou para mim.
A instalação está muito bem feita. Parece original de fábrica. Parabens.
Gostaria de agradecer o Fernando pelas fotos.
Abraços,
Rubens
Cavendra
07/05/2018, 08:25
Bom dia! Eu tenho elas instaladas, nesse mesmo formato das diesel, mas é na V6, só ajuda na trilha em baixa velocidade. Na estrada com ela ligada andando a 90 100 por hora, chegou até a subir a temperatura, de alguma forma ela esta atrapalhando.
abraços
Fernando César Ximenes
12/05/2018, 14:57
Cavendra,o último post deste tópico vai fazer 10 anos.Como o tempo passa rápido|Quanta saudade de 10 anos atrás. Como estarão os colegas que dele participaram. Aquela viatura onde foram instalados os dois ventiladores mostrados nas duas fotos acima pelo colega rub, fiquei com ela durante mais dois anos, sem nenhum problema. Após, dei de entrada noutra sw4 ano 2011, aí sem mais necessidade de instalação de ventiladores extras.Abrs.
Cavendra
13/05/2018, 12:00
Segue firme...velhos problemas que te tempos em tempos voltam ....mas nesse caso coloquei uma chave para ligar manualmente elas...e o curioso...na estrada com elas ligadas a temperaura sobe por volta de 4 graus. De alguma forma com ela ligada maos atrapalha do q ajuda na estrada...em trilha ajuda Já que nao tem a velocidade.
Segue firme...velhos problemas que te tempos em tempos voltam ....mas nesse caso coloquei uma chave para ligar manualmente elas...e o curioso...na estrada com elas ligadas a temperaura sobe por volta de 4 graus. De alguma forma com ela ligada maos atrapalha do q ajuda na estrada...em trilha ajuda Já que nao tem a velocidade.
Em algumas postagens antigas afirmavam que o funcionamento da ventoinha elétrica adaptada resfriava o gel da polia viscosa, fazendo esta funcionar sem travar, perdendo a eficiência.
Em rodovia não é necessário usar ventoinha elétrica, salvo se o sistema da sua viatura estiver com algum defeito.:concordo: