Ver Versão Completa : Motor da S10
On cô vô, cê num vai
30/09/2008, 15:16
Colegas do Fórum. Preciso de umas opiniões a respeito do motor da S10. Sugestões, críticas...Estou querendo trocar o meu opala 4cc por esse motor.
Agradeço desde ja
Elmer_Jeep
30/09/2008, 15:32
Vc tá se referindo ao motor 2.2EFI/MPFI ou o 2.4 flex ?
On cô vô, cê num vai
30/09/2008, 16:11
2.2EFI/MPFI mesmo.
umberto xxxrrr
30/09/2008, 16:48
Existe o 2.4 "não flex" também.
Um amigo usa esse motor no cj 51 dele, ficou muito bom. Bem forte e confiavel.
Lucas Nassif
30/09/2008, 17:55
Um amigo meu tem esse motor no Jeep!! 2.2MPFI, com 35mil kms originais, junto com uma CL2205, tcase willys e diferencial 9x44!!
Bom, já fui de zeca na trilha com ele, e o que posso dizer é que o motor puxa muuuito bem, arrancada é sensacional, e com a configuração acima, dá pra andar a 80km/h em menos de 1500 rpm de 5ª marcha.
O problema é o consumo: Perto dos 5km/l, quase o mesmo que um 6cil.
E sobre a adaptação desse motor, tem que ficar esperto com a posição do mesmo, bem como a localização do filtro de óleo, que deve ser alterado.
[]'s
ps.: O jeep desse amigo meu está anunciado aqui no Fórum!
victor massinha
01/10/2008, 12:53
vc já tentou procurar sobre o da ranger? ele tem praticamente a mesma configuraçao e preço similar, mas este parece que não precisa alterar o filtro de óleo como o amigo lucas disse.
Lucas Nassif
01/10/2008, 18:51
Achei o link do tópico em que está anunciado o Jeep!!
Jeep 1965/1965 - Super novo!! Confira... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=39592)
On cô vô, cê num vai
03/10/2008, 13:31
Obrigado pelas dicas pessoal. Vou ver o que vou fazer. Daqui a pouco fico com o meu opala 4cc mesmo ou parto para um AP 2.0
Cansei de ouvir proprietários de S-10 e Blazers reclamarem de ser o 2.2 um motor fraco. Bem... uma S-10 pesa quanto ? E uma Blazer ? Com certeza pesam bem mais do que um CJ. No CJ deve ficar bom...
Quanto a andar a 80Km/h com apenas 1.500 RPM... tem certeza ?
O consumo também me parece muito baixo. Tem certeza de que o teu amigo mdiu certo ?
Abraços a todos...
Um amigo meu tem esse motor no Jeep!! 2.2MPFI, com 35mil kms originais, junto com uma CL2205, tcase willys e diferencial 9x44!!
Bom, já fui de zeca na trilha com ele, e o que posso dizer é que o motor puxa muuuito bem, arrancada é sensacional, e com a configuração acima, dá pra andar a 80km/h em menos de 1500 rpm de 5ª marcha.
O problema é o consumo: Perto dos 5km/l, quase o mesmo que um 6cil.
E sobre a adaptação desse motor, tem que ficar esperto com a posição do mesmo, bem como a localização do filtro de óleo, que deve ser alterado.
[]'s
ps.: O jeep desse amigo meu está anunciado aqui no Fórum!
Lucas Nassif
03/10/2008, 22:17
Cansei de ouvir proprietários de S-10 e Blazers reclamarem de ser o 2.2 um motor fraco. Bem... uma S-10 pesa quanto ? E uma Blazer ? Com certeza pesam bem mais do que um CJ. No CJ deve ficar bom...
Na S10/Blazer eu não sei. Já andei em uma Suprema 2.2, e realmente achei fraco, mas no CJ eu curtí d++...Indo pra trilha semana passada, pegamos uma subida enjoada na BR. Os BFs tudo de 1ª marcha, e o dono do CJ 2.2 subindo de 3ª sem forçar o motor.
Quanto a andar a 80Km/h com apenas 1.500 RPM... tem certeza ?
Absoluta!!
Ia até tirar uma foto do painel (que é de S10 também), mas minha máquina deu defeito !! :parede:
Como disse, a caixa é da c20 5m, e na minha opinião, uma 5m é exagero. Andamos 40km de estrada antes da trilha, e foram raras as vezes que usava a quinta. Era só na descida, e era isso mesmo, a 80k/h tinha 1500 RPM no motor.
Andando de quarta, na mesma velocidade, a rotação ficava nos 2.000 a 2.200 RPM.
Não achei nada mal.
O consumo também me parece muito baixo. Tem certeza de que o teu amigo mdiu certo ?
Sim. Assim como nas S10/Blazer os donos falaam que bebe d+, no Jeep não foi diferente.
O dono do Jeep olhou a relação do diferencial, regulagem do motor e chegou até a pesar o Jeep numa balança de caminhão, se nao me engano, e o peso do Jeep ficou uns 300kg a menos que o da S10. E mesmo assim fazia 4km/l de média.
Outro dia ele tava me contando que mandou dar uma revisada no motor, passar scanner...essas frescuras de injeção eletrônica. Mas parece que não melhorou muito. O consumo agora tá nos 5km/l!!
:concordo:
Cara... subir de 3a onde os BF vão só de 1a... não quero parecer chato mas... VOCÊ TEM CERTEZA ???
Esse é o mesmo motor do Vectra 2.2 ?
Abraços a todos...
Lucas Nassif
04/10/2008, 11:16
Cara... subir de 3a onde os BF vão só de 1a... não quero parecer chato mas... VOCÊ TEM CERTEZA ???
Esse é o mesmo motor do Vectra 2.2 ?
Abraços a todos...
Tenho certeza sim!!
No meio da subida foi o nosso ponto de encontro, então na hora da saída, a maioria dos BFs foram de 1ª, e os que conseguiam colocar 2ª, subiu em baixo giro e pé no talo.
Já o 2.2, arrancou de 1ª, esticou, pos 2ª e quase no fim do morro pos 3ª. Depois ficamos la em cima esperando o resto do pessoal chegar! :lol:
Acredito que seja o mesmo do Vectra. O daqui é o MPFI!
Olha amigo...eu optaria em deixar esse motor mesmo que por sinal e um "belo" motor,robusto, manutênção barata etc...e gastaria essa grana em outras melhorias(seguranças...conforto...).Se acaso faltar motor em uma subida por exemplo,não perca tempo engate logo uma reduzida e seja feliz...(rsrsrsr)
Colegas do Fórum. Preciso de umas opiniões a respeito do motor da S10. Sugestões, críticas...Estou querendo trocar o meu opala 4cc por esse motor.
On cô vô, cê num vai
05/10/2008, 13:09
Obrigado pelas dicas
On cô vô, cê num vai
05/10/2008, 13:12
Obrigado Marco. Estou analisando. A idéia da troca seria para melhorar tecnologicamente, mesmo o opala não deixando a desejar, apesar do alto consumo que vem tendo de 5km/l na cidade (considero alto para um 4cc) e dos problemas de carburação.
Vlw.
Lucas... vou te dar uma última chance: 1500 RPM a 60Km/h e não se fala mais nisso. É pegar ou largar... Cara, 1500RPM a 80Km/h não pode. Não pode ser. Confere lá, vai.
Abraços a todos...
Tenho certeza sim!!
No meio da subida foi o nosso ponto de encontro, então na hora da saída, a maioria dos BFs foram de 1ª, e os que conseguiam colocar 2ª, subiu em baixo giro e pé no talo.
Já o 2.2, arrancou de 1ª, esticou, pos 2ª e quase no fim do morro pos 3ª. Depois ficamos la em cima esperando o resto do pessoal chegar! :lol:
Acredito que seja o mesmo do Vectra. O daqui é o MPFI!
Lucas Nassif
06/10/2008, 20:04
Lucas... vou te dar uma última chance: 1500 RPM a 60Km/h e não se fala mais nisso. É pegar ou largar... Cara, 1500RPM a 80Km/h não pode. Não pode ser. Confere lá, vai.
Abraços a todos...
Então tá né!?
:roll:
Agradeço desde ja
Caro Colega...
Coloquei este motor no meu CJ5 com cambio Clark 5m.... A principio ficou muito bom de andar, com boa força, mas quando colocava a 5 marcha naum segurava numa pequena subida por causa da relacao, mesmo a curta...em pequenas trilhas ele ia bem, mas se forçar muito ele esquenta, e tem o problema da ignicao eletronica, quarquer riozinho, e se foi... Hoje desisti dele... deveria ter colocado o motor do opala mesmo e é o que vc jah tem, de uma boa garibada neste que vc naum se arepende...é o mais robusto dos motorsinhos e confiavel, com pecas baratas e de facil acesso. Jah abrimos um destes no meio do Pantanal e colocamos a rodar novamente...... A questao do consumo so pode ser resolvida se trocar a relacao dos diferenciais... colocando uma mais longa.... mas dai vc vai precissar de mais motor.... vai pro opala 6 cc.., com relacao 11/43 ele chega a fazer 8 km/l... eu optei pelo 2.8 MWM diesel e cambio 5 marchas e tracao da Bandeirantes, com os diferenciais 11/43 mais bloqueios 100% acionados por cabo e a embreagem da silverado com volante de 32kg....pra isso tive que alongar 10 cm no cofre do motor... mas ficou o cao... Esta semana ele tah na reforma da lata... ateh o fim do mes posto umas fotos dele, com toda a mecanica...Abracos a todos
Lucas Nassif
06/10/2008, 22:13
Caro Colega...
Coloquei este motor no meu CJ5 com cambio Clark 5m.... A principio ficou muito bom de andar, com boa força, mas quando colocava a 5 marcha naum segurava numa pequena subida por causa da relacao
É o que estou falando a muito tempo. Raramente se usa 5ª, só numa descida ou numa reta mesmo, e qualquer subidinha é 4ª marcha.
Se tiver que acompanhar a turma num comboio a 60km/h, esquece a 5a.
Por isso que falei que o Jeep 2.2 daqui de PL a 80km/h está a apenas 1500/1600rpm...a marcha é longa!!
Galera, fica uma duvida minha que alguem poderia me ajudar: Aquele motor do omega 2.2 é o mesmo da blazer? E o 4.1 do omega, seria uma opção boa para o jeep? Pergunto porque o 4.1 é um motor possante, moderno e já com injeção. Sou apaixonado por esse motor. Sem contar que tá de graça pelos ferro-velhos do mundo, rs.... Seria uma opção boa pra substituirmos motores mais antigos, sem perder o roncão que todo jeep faz? Abração!
O do ômega é um bom motor sim, mas a capa seca só encaixa na su caixa original, por isso dificilmente alguém usa esse motor em adaptações, preferindo o da Silverdado que tem a mesma capa seca dos GM opalas/6cc.
Mas já vi em algum site um flange pra essa adaptação....
Abraços
victor massinha
08/10/2008, 12:35
então poem o v-6 que fica bala! é certeza de usar a quinta marcha! hehe
Então é longa mesmo !
Porque 80Km/h a 1500 RPM é difícil até imaginar.
Não estou duvidando... é espanto, mesmo.
Um diferencial mais curto e seria o bicho, hein ...
Abraços a todos...
É o que estou falando a muito tempo. Raramente se usa 5ª, só numa descida ou numa reta mesmo, e qualquer subidinha é 4ª marcha.
Se tiver que acompanhar a turma num comboio a 60km/h, esquece a 5a.
Por isso que falei que o Jeep 2.2 daqui de PL a 80km/h está a apenas 1500/1600rpm...a marcha é longa!!
Lucas Nassif
08/10/2008, 19:05
Então é longa mesmo !
Porque 80Km/h a 1500 RPM é difícil até imaginar.
Não estou duvidando... é espanto, mesmo.
Um diferencial mais curto e seria o bicho, hein ...
Abraços a todos...
Então, a 5a é só pra descida ou pra quem quer andar na manha!
Eu duvidava, até andar nele. :concordo:
O diferencial já é 'curto', (44x9), e usa pneus 31".
Mas sei não, no início do ano fomos brincar em uma área grande que tem perto de BH, e choveu no dia, teve muito barro. Pra acelerar lá pra fazer graça, o 2.2 fez bonito!!
Mas tinha uma subida lá que não considero muuuito íngrime não, apenas 4x2 não vai. A subida é de terra, e como tinha chovido, o inicio dela formou aquele barrinho, que as vezes atrapalha pra subir. Pois bem, eu com o BF161 fui de 2a reduzida sem embalar, e subi na boa.
O dono do 2.2 veio um pouco embalado, de 4x4 H e 1 marcha, passou pelo barrinho e já na subida ficou paradinho patinando. Quando pegou aderência, o jeep começou a subir bem devagar e o motor pediu marcha. Como já estaava de 1a, o jeito foi parar e reduzir.
Não sei não, pelo menos eu achei estranho, pois como disse, o morro não era muito íngrime, e uma S10 subia ali fácil fácil sem reduzir.
Ai vai depender de tipo de pneu, rotação para o torque máximo, piloto, etc e tal.
Tenta você que ele sobe...
Abraços a todos...
Lucas Nassif
08/10/2008, 20:04
Ai vai depender de tipo de pneu, rotação para o torque máximo, piloto, etc e tal.
Tenta você que ele sobe...
Abraços a todos...
Que nada, o 'piloto' manja mais do que eu!!! :lol:
ps.: Eu tenho filmado isso aqui, só tenho que procurar onde tá!!
Pedro Bachir
08/10/2008, 20:43
lucas, provavelmente o velocimetro dele esta marcando muito errado...
com diferencial 44/9, pneus 31" e clark 5 marchas a 1500 rpm ele estaria a 55km/h.... joguei na planilha aqui...
[]
Lucas Nassif
08/10/2008, 20:51
lucas, provavelmente o velocimetro dele esta marcando muito errado...
com diferencial 44/9, pneus 31" e clark 5 marchas a 1500 rpm ele estaria a 55km/h.... joguei na planilha aqui...
[]
Pedro, o velocimetro está correto. Ele ainda usa aqueles "Totem" (acho que é isso mesmo), e GPS. E os 2 marcam uns 75 a 80km/h.
Sobre essas planilhas, eu nunca confiei nisso. Dá tudo errado. Já simulei do jeep daqui de casa, e pra vc ter idéia, a 60km/h era pro motor tá a mais de 3.000 RPM. E não é assim.
Que nada, digo eu !
Grandes pistoleiros já foram mortos por iniciantes.
Tenha fé... eh eh eh
obs. confesso que ainda não engoli direito esse de 80Km/h a apenas 1500RPM. Mas vou confiar na percepção do amigo.
Abraços a todos.
Que nada, o 'piloto' manja mais do que eu!!! :lol:
ps.: Eu tenho filmado isso aqui, só tenho que procurar onde tá!!
On cô vô, cê num vai
30/10/2013, 14:37
Pessoal. Fiz uma trilha semana passada e meu jeep acabou puxando água pro motor quando viramos em um buraco. Pergunto: não liguei ele depois, foi direto para a oficina. Lá, tiramos o óleo juntamente com a água, verificamos velas, arrumamos o moduloe de injeção e agora o motor parece fraco, "xoxo", em comaração ao que era antes. O que pode ser?
mali9ski
01/11/2013, 09:11
Pessoal. Fiz uma trilha semana passada e meu jeep acabou puxando água pro motor quando viramos em um buraco. Pergunto: não liguei ele depois, foi direto para a oficina. Lá, tiramos o óleo juntamente com a água, verificamos velas, arrumamos o moduloe de injeção e agora o motor parece fraco, "xoxo", em comaração ao que era antes. O que pode ser?
Se ele bebeu agua funcionando, pode ter acontecido calço hidraulico e entortado uma biela e destaxado...
jfwebber
02/11/2013, 09:45
Estou colocando um 2.2 de omega com caixa clark 260F no CJ5. Alguém tem ou já fez esta adaptação/configuração?
POPEYE MIT
02/11/2013, 10:37
Se ele bebeu agua funcionando, pode ter acontecido calço hidraulico e entortado uma biela e destaxado...
Não sei o ponto de vista dos demais, mas, pra mim é obrigatorio ter snorkel, mesmo que vc nao more num "Pantanal", mas que um dia vc vai querer brincar numa aguinha
On cô vô, cê num vai
04/11/2013, 13:03
Pessoal, andei bastante no final de semana e, aparentemente foi melhorando a questão da potência. O problema que está ocorrendo agora é que está com dificuldades de pegar, principalmente quando quente...
On cô vô, cê num vai
06/11/2013, 11:05
Prezados, em continuação a "saga"..ontem fizemos vários testes, trocamos sensores de rotação, sonda lambda, de temperatura, testamos também a bobina. Resumindo, nennhum deles resolveu o problema. Alguem sabe, pode ajudar?? O motor vira mas não pega.
mali9ski
06/11/2013, 15:24
Prezados, em continuação a "saga"..ontem fizemos vários testes, trocamos sensores de rotação, sonda lambda, de temperatura, testamos também a bobina. Resumindo, nennhum deles resolveu o problema. Alguem sabe, pode ajudar?? O motor vira mas não pega.
Se vc's já viram a parte da ignição, agora confere a linha de combustivel, pressão da bomba e o dosador... e por ai
mas como bebeu agua eu aconselho tirar o cabeçote e conferir a altura do pistão e se não ingripou nenhuma valvula....