PDA

Ver Versão Completa : Problema com Setor de Gaiola



JefersonRS
29/09/2008, 22:49
Boa noite aos amigos do fórum.
Tenho uma gaiola tubular, suspensão independente, setor do santana, bem leve, muito fácil para virar a direção, em trilhas pesadas show para manobrar e etc, mas quando ando em velocidade considerável em estradas estou sempre com o volante em movimento para um lado e para outro, não que isto me encomodasse até
andar em gaiolas de alguns amigos meus, notei uma diferença absurda em termos de dirigibilidade, sendo q estas gaiolas são montadas encima de chassi vw.
Vou dar um exemplo e tentar explicar minha dúvida: Se andar nestas gaiolas e fizer elas sair de traseira em estrada de chão a tendência do volante é sempre voltar a posição das rodas em linha reta, o setor q uso na minha, não me da esta opção, se eu fizer a minha gaiola sair de traseira, meu volante não tem a tendência de voltar ao centro e sim eu preciso fazer isto manualmente, e não tenho folga alguma no setor.
Alguém saberia me informar como poderia amenizar isto?
Já me falaram em geometria, cambagem, e etc.......
Outro detalhe, a minha gaiola tem a frente bem leve, e não uso amortecedor de direção, será que isto colabora no meu problema?
Estou anexando algumas fotos para q possam me dar algumas opiniões do que eu poderia fazer para ajustar isto.
Desde já fico grato a todos.

Rudynho
30/09/2008, 15:19
E ai jefferson, tu pode ate me chamar de louco, mas o prolema é teus pneus tipo pino ! eles tem pouca base no chao seco , nao tem arrasto suficiente pra forçar o setor ao centro novamente, tenho um amigo que tem um baja com os mesmos pneus que tu e notou o mesmo problema , alem do travamento das rodas e perda de dirigibilidade no areiao (putz falei bunito) ele colocou cross e sumiu o problema!

Zupa
30/09/2008, 20:34
Já observei esta mesma situação em meu "Frank", um baja em metamorfose, alternando pneus 14'' meia tala e aqueles 15'' fininhos, vale a pena experimentar.

Flávio Cadore
30/09/2008, 21:19
Jeferson, o mais fácil é tentar trocar de pneu para ver se o efeito desaparece.
O esquema da direção voltar sozinha para o centro vem do ângulo de cáster ou inclinação do pino mestre...se a sua suspensão veio do Gol as torres dos amortecedores deverão ter a mesma inclinação do Gol, tanto para dentro como para trás.
Outra coisa, o bracinho da direção que foi soldado na torre do amortecedor também é recomendado que tenha o mesmo comprimento do original...
Eu tenho uma gaiolinha com motor de moto que tem o mesmo problema e eu uso amortecedor de direção de Gol e ele não consegue segurar...razão = braço curto e pouco ângulo de cáster ( 6 graus e antes eu usava 3 graus de inclinação). O setor de Fusca ajuda nessa parada...

JefersonRS
30/09/2008, 23:23
Valeu Flavio, vou tentar fazer a troca de pneus e ver o q acontece, caso isto não resolva o meu problema, saberia de alguém aqui em Caxias especializado q possa solucionar ou ao menos amenizar isto sem q seja por tentativas de acertos?

JefersonRS
30/09/2008, 23:29
Seguinte Flavio, andamos a cada 15 dias por estrada aqui da Serra, uma galera bem bacana, se estiver afim de dar uma volta conosco, mesmo vendo que não está com a tua gaiola pronta, se tiver interesse pode vir comigo, sábado próximo iremos rodar, o convite está feito.

Flávio Cadore
01/10/2008, 09:38
Jeferson, agradeço o convite mas eu estou de "férias" e estou a 380 km de Caxias. Quando a gaiola ficar pronta eu pretendo levar ela para Caxias.

fag.online
02/10/2008, 15:57
Jeferson, tens msn ou algum email para que eu possa trocar algumas idêias sobre a sua gaiola?
abracos

Matheus MG
26/03/2009, 15:41
tente por o amortecedor da direçao
poe um de fusca msm e ve se resolve
minha gaiola tava com um problema parecido
ela tem setor de fusca troquei o amortecedor e resolveu

Fontana Baja
26/03/2009, 23:01
Acho q o problema tá no angulo de caster, ele está com a inclinação do gol, pasat etc..(provavelmente de onde saiu essa suspensão).

Vc teria q fazer a parte superior (onde prende a torre) ir mais para trás, ficando inclinada a torre inteira!!!!

leobnaval
27/03/2009, 00:13
Jeferson, o mais fácil é tentar trocar de pneu para ver se o efeito desaparece.
O esquema da direção voltar sozinha para o centro vem do ângulo de cáster ou inclinação do pino mestre...se a sua suspensão veio do Gol as torres dos amortecedores deverão ter a mesma inclinação do Gol, tanto para dentro como para trás.
Outra coisa, o bracinho da direção que foi soldado na torre do amortecedor também é recomendado que tenha o mesmo comprimento do original...
Eu tenho uma gaiolinha com motor de moto que tem o mesmo problema e eu uso amortecedor de direção de Gol e ele não consegue segurar...razão = braço curto e pouco ângulo de cáster ( 6 graus e antes eu usava 3 graus de inclinação). O setor de Fusca ajuda nessa parada...

Jeferson o Flávio disse tudo...:palmas:

Agora eu acho que para você ter o comportamento que espera só mesmo mudando o pneu e corrigindo o ângulo da torre que deve ficar para tras. do eixo da roda, agora o ângulo correto só você vendo em manual ou passando em alguma loja especializada em alinhamento e se precisar mude o tamanho do braço da ponta de eixo (aonde se encaixa o terminal de direção).

Abraços, Leo

cRiPpLe_rOoStEr
27/03/2009, 00:49
eu jurava de pés juntos que o santana tinha direção com pinhão e cremalheira ao invés de setor e rosca sem-fim...

leobnaval
27/03/2009, 12:33
eu jurava de pés juntos que o santana tinha direção com pinhão e cremalheira ao invés de setor e rosca sem-fim...

Cripple o santana tem o sistema de direção por pinhão e cremalheira :concordo:mesmo...acho que ele se enganou ao postar setor...

Abraços

Duducad
31/03/2009, 21:23
O responsável pela volta do volante para a direção reta são alguns ângulos da suspensão, Principalmente o caster, acredito que o seu sistema de direção esteja certo, e que o problema esteja na posição das torres da suspensão, talvez quando vc construiu a gaiola algo não ficou no lugar certo, isso é um hipótese.
Porém deve se levar em consideração que o Santana (carro doador) é um carro com tração dianteira, e a força que a homocinética exerce sobre o cubo, principalmente quando se acelera ajuda as rodas voltarem para a direção reta, e no caso da gaiola com tração traseira isso não acontece.
espero ter te ajudado em alguma coisa!:mrgreen: