Ver Versão Completa : TC elimina nescessidade de bloqueio?
henrique wamser
29/09/2008, 17:39
olá
estou apreciando muito o TC da minha new def, e aí surgiu a dúvida .
se o tc atua no abs freando a roda que não está tracionando, mesmo que de forma pulsante,
meleva a pensar desta forma: não precisa mais dos bloqueios comprados para os diferenciais.
(não estou falando do central)
com a palavra, alguem mais entendido.
Igor Sedex 10
29/09/2008, 17:44
Na minha opinião corretíssimo, nem mesmo do central vc precisa mais, prova disso é uma pajero full que fez trilha comigo esse fds, pneu de asfalto, na lama e chuvendo em itaipava ...... subiu fácil!!!!!!
Marco Aurélio R Guimarães
29/09/2008, 19:26
Na minha humilde opinião, sim, elimina a necessidade de bloqueio de diferencial. Embora funcionem de formas diferentes, o resultado é o mesmo!
Abraço!
henrique wamser
29/09/2008, 19:44
VALEU MARCO
talvez, devamos considerar que o bloqueio resolve o problema de forma mais "inguinorante",
virando as rodas sem considerar qual esteja em contato com o solo...mas colocar bloqueio nos dois eixos , é dose.
Marco, sugestão: ponha a brancona linda no avatar com todas as parafernalhas e barracas montadas, é muito bonita!!!!!
abraço
Henrique
Marco Aurélio R Guimarães
29/09/2008, 21:50
Salve Henrique!
No meu troller, tinha bloqueio dianteiro e traseiro. O bicho era animal, mas tinha que ter manha para tocar o bichinho, senão era uma ponta de eixo por trilha... O TC realmente funciona de maneira mais inteligente.
Quanto à branquela, falta mesmo tirar algumas fotos. Assim que fizer, substituo o avatar, que por enquanto continua com a minha amada, idolatrada e venerada Ranger... eheheh
Abração!
O TC funciona através do freio, quer dizer que vai freiar a roda que esta girando falso, assim transferindo para os outras rodas. Na minha Disco funciona bem porém pode superaquecer os freios ( que é o caso comum no HDC....).
henrique wamser
30/09/2008, 16:47
bom...
para aquecer os freios, acho que só insistindo muuuuuito em uma situação difícil!
parece que a new tem discos ventilados na trazeira, e tradicional na dianteira.
()s
Marco Aurélio R Guimarães
30/11/2008, 19:42
VALEU MARCO
talvez, devamos considerar que o bloqueio resolve o problema de forma mais "inguinorante",
virando as rodas sem considerar qual esteja em contato com o solo...mas colocar bloqueio nos dois eixos , é dose.
Marco, sugestão: ponha a brancona linda no avatar com todas as parafernalhas e barracas montadas, é muito bonita!!!!!
abraço
Henrique
Tá aí Henrique! Apesar da demora, avatar mudado!
Abraço!
henrique wamser
30/11/2008, 20:28
GRANDE MARCO
Primeiramente, já vi no outro tópico que vc se abraçou com a noventinha prata que estava dando sopa lá na euro.
está com uma frota de primeira!!!!LEGAL
A FOTO DO AVATAR ESTÁ ÓTIMA, MAS PENSEI QUE VC IA POR UMA QUE MOSTRA AS BARRACAS E TENDAS MONTADAS.
a outra 90 que era do Mauricio, ficou na euro?....ela é um xuxuzinho!
grande abraço
Marco Aurélio R Guimarães
30/11/2008, 20:42
Salve amigo Henrique! Faz tempo que não aparece... Viajandão??
Negociei meio na brincadeira e os caras me levaram a sério. O David ficou até com vergonha de passar minha proposta ao Datinho. Acabei tendo eu que dar uma de cara de pau e negociar. Para minha surpresa deu certo. Quanto à ex do Maurício, tá comigo! Estou com uma frotilha de Defenders agora! Ahahaha. Foi no negócio minha Ranger Verde. Apesar de estar ótima, era a mais rodadinha daqui, por isso a preferência para colocá-la na negociação.
Hoje tirei o dia para algumas fotos. Se gostar de carro velho, dá uma olhada neste tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6392&page=6 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=6392&page=6)
Quanto ao avatar, ainda acerto! ahahah
Abração!
alexx.files
04/05/2009, 14:49
Pessoal desculpe ressuscitar este tópico aqui mas eu estou lendo muito sobre bloqueio de diferenciais ultimamente e derrepente tropecei nele sem querer.
Eu entendi que o TC pode ajudar se vc tiver com uma roda levantada ou com pouca tração e assim ele dá umas "freadas" nesta roda que está patinando e consequentemente uma parte do torque do motor é transferido para a outra roda.
Bom, eu nunca fiz trilhas mas já fiz alguns passeios onde cai em algumas situações onde tive que reduzir e acelerar um pouco para sair da lama e nestes casos o carro patinou muito mas saiu. Não sei se o procedimento que executei foi o melhor nestas situações mas não vi maneira de sair sem atolar o pé e ir embora.
Agora a dúvida que surgiu com este tópico é a seguinte. Neste caso que mencionei como seria a atuação do TC quando eu estou com muito pouca tração nas quatro rodas e preciso acelerar para sair da lama?
Existe como desligar temporariamente o TC?
Só para constar meu Defender não possui ABS nem TC.
Obrigado.
alberto megda
04/05/2009, 16:25
Desculpe a inguinorança mas que raios é tc??? Controle de tração??
marcio pajero
04/05/2009, 20:01
Sim Seu Madruga. Na pajero full o TC é desligado automaticamente quando ela é colocada em 4x4 reduzida, ou atraves de uma chave no painel. Marcio
Marco Aurélio R Guimarães
04/05/2009, 21:21
Pessoal desculpe ressuscitar este tópico aqui mas eu estou lendo muito sobre bloqueio de diferenciais ultimamente e derrepente tropecei nele sem querer.
Eu entendi que o TC pode ajudar se vc tiver com uma roda levantada ou com pouca tração e assim ele dá umas "freadas" nesta roda que está patinando e consequentemente uma parte do torque do motor é transferido para a outra roda.
Bom, eu nunca fiz trilhas mas já fiz alguns passeios onde cai em algumas situações onde tive que reduzir e acelerar um pouco para sair da lama e nestes casos o carro patinou muito mas saiu. Não sei se o procedimento que executei foi o melhor nestas situações mas não vi maneira de sair sem atolar o pé e ir embora.
Agora a dúvida que surgiu com este tópico é a seguinte. Neste caso que mencionei como seria a atuação do TC quando eu estou com muito pouca tração nas quatro rodas e preciso acelerar para sair da lama?
Existe como desligar temporariamente o TC?
Só para constar meu Defender não possui ABS nem TC.
Obrigado.
Oi Alexx!
O TC, neste caso que você citou, iria atuar nas rodas que estão patinando, tanto no eixo dianteiro quanto no traseiro. O interessante é que você "deve" acelerar para que o TC atue. Aprendí dia desses, que este controle da Defender só é acionado por volta dos 7 km/h. Portanto abaixo desta velocidade, ele não ativa. Isso não quer dizer que a Land "deva" estar a 7km/h, mas que o giro das rodas "mostre" isso ao sensor. Compliquei? Ah! Na Defender não tem como desativar.
Em muitos casos, ouso até dizer que na maioria deles, o que faz o veículo patinar e não sair do lugar é o excesso de aceleração, que faz com que os pneus percam o precário apoio em um piso liso. A forma mais correta de sair-se de uma situação dessas com mais facilidade é dosar a aceleração com pequenas "bombadas"no acelerador, até se sentir a recuperação da tração, aliando a isso movimentos rápidos ao volante para um lado e outro. Isso de uma forma geral, visto que cada situação ou terreno requerem uma abordagem específica para o que temos pela frente. São muitas variantes que fica até complicado estabelecer uma regra geral, mas resumindo evite acelerar muito nessas situações que Você citou. Acredito que a saída do enrrosco fique mais fácil.
Abraço!
alexx.files
05/05/2009, 19:35
Marco, primeiramente obrigado pela resposta.
Entendi que em alguns casos o TC pode atrapalhar se for o caso de ter que acelerar muito.
Lí que o TC trabalha em conjunto com o ABS então suponho que todo carro com TC também tem ABS mas o inverso é verdadeiro?
Eu achei em um forum o seguinte procedimento para desligar o TC:
NOTE: TC can be disabled by operating the brake pedal ten times within ten seconds, when
the ignition is turned on. TC will be re-activated when the ignition is turned off then on again
Não sei se procede.
Parece que tem um fusível também mas eles não especificaram qual.
Abraço.
rafaelfernandez
05/05/2009, 20:06
Provavelmente, se desligar/retirar o fusivel o abs, o TC ira parar de funcionar.
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