PDA

Ver Versão Completa : Inspeção Veicular em SP



Paulo Nascimento
29/09/2008, 12:16
Amigos,

alguém já realizou a inspeção veicular? Tem alguma dica?

Há alguma oficina em que possamos levar para realizar os mesmos testes da inspeção veicular e assim evitar tomar "pau"?

Um abraço a todos,

Paulo

busta
29/09/2008, 12:39
Algumas dicas pra não tomar pau (recebi este email de alguém que não me lemnro, por isso não coloco os créditos do redator - se alguém souber por favor inclua)

Agendar a inspeção pelo site www.controlar.com.br. Ao fazer o agendamento, esteja com o documento do carro em mãos, o número do RENAVAM será pedido, o link direto para o agendamento é http://www.controlar.com.br/agendamento/ApresentaCalendarioServlet basta entrar com o código do RENAVAM do veículo, a próxima tela pedirá a confirmação dos dados cadastrais tanto do proprietário como do veículo, siga confirmando os dados e, ao ser solicitado, imprima o papel, pois este pode ser pedido na portaria.

Na data da inspeção agendada (que deve estar necessariamente dentro do limite do prazo da tabela acima) leve o veículo até o local e siga as instruções dos atendentes.

Passos da inspeção.

A inspeção veicular ambiental não só mede os gases emitidos pelo escapamento mas também são necessários alguns requisitos a saber:

1) Inspeção visual, antes de entrar no "Box" da inspeção, um(a) atendente faz uma inspeção visual inicial no veículo e pede para que sejam feitas 3 acelerações máximas seguidas, para verificar se é possível prosseguir com a inspeção no box, caso não seja possível (excesso de fumaça visual, por exemplo) o veículo será reprovado antes da checagem com o computador.

2) A temperatura do bloco é medida, se estiver acima ou abaixo da temperatura normal de trabalho (perto de 80ºC, marcador de temperatura no meio) o veículo não poderá fazer o teste.

3) Dentro do Box, o(a) atendente irá verificar as condições do escapamento, caso o escapamento tenha algum tipo de vazamento aparente (alguma parte do escapamento com fuligem por exemplo) o veículo será reprovado na inspeção.

4) É possível que seja feita uma análise do nível de ruídos do escapamento, desde que o(a) atendente veja a necessidade disto, está previsto na inspeção.

5) O nível do óleo do carter será checado e deve, necessariamente, estar entre o limite inferior e superior, óleo acima do limite deverá ser retirado pois interfere negativamente no ensaio.

6) Um(a) atendente irá então verificar, com a ajuda de um espelho, a existência de vazamentos grandes embaixo do veículo, caso existam, o veículo será reprovado. O piso do ambiente do Box favorece a inspeção, mesmo pequenas gotas irão aparecer facilmente e isso chamará a atenção do(a) atendente.

7) Passadas as etapas anteriores, uma sonda será introduzida no tubo de escape do veículo, um sensor será colocado no motor e este será acelerado, de 7 a 10 vezes até a rotação limite, a sonda irá então analisar os gases e calcular uma média das medições, emitindo o laudo e um selo, que será colado no parabrisa do veículo. Caso o veículo seja reprovado no teste de emissão, um laudo de "reprovado" será emitido.

Para o ano de 2008, a inspeção é gratuita, nos próximos anos prevê-se uma taxa a ser cobrada do proprietário.

Como aumentar a chance de ser aprovado na inspeção.

Esclarecemos que estes passos não garantem a aprovação, mas aumentam sensivelmente a chance de não ser reprovado.

Veículos com mais de 200.000km que ainda não tiveram a bomba injetora reformada ou trocada, correm mais risco de desaprovação dos que os mais novos ou que já fizeram esta reforma.

Sugerimos que sejam feitas as seguintes etapas:

1) Checar para vazamentos, resolver os vazamentos que irão impedir a aprovação na inspeção.

2) Checar para o estado do escapamento, reparar caso necessário.

3) Abastecer por pelo menos 2 tanques antes com diesel PODIUM que tem um índice de cetanas (índice que mede a qualidade do combustível quanto à detonação, similar às octanas na gasolina) maior que o normal, esta etapa deverá ser feita em postos Petrobrás da região metropolitana.

4) Trocar o filtro de ar por um novo.

5) Fazer pelo menos uma viagem de aprox. 150 km com o combustível acima citado, não usar nenhum tipo de limpador de bico nesta fase.

6) Lavar o veículo por baixo para facilitar a inspeção.

7) Após a viagem, evitar trafegar com o veículo em uso urbano, isso irá aumentar os depósitos na parte superior do motor, que foram retirados quando da viagem, diminuindo a chance de aprovação.

8) Levar o veículo para a inspeção, preferencialmente portando o manual do proprietário do mesmo, no manual existem informações importantes acerca do nível de emissão de poluentes que poderão ser consultados pelo(a) atendente quando da inspeção

Acreditamos que com estes passos, seu 4x4 movido a diesel poderá ser aprovado na inspeção veicular.

Conte conosco para esclarecer quaisquer dúvidas.

Sites úteis.

www.controlar.com.br

http://www.detran.sp.gov.br/legis/portaria_2007_2722.asp

http://www.mp.rs.gov.br/ambiente/legislacao/id2027.htm
Visualice el evento en la URL http://www.google.com/calendar/event?action=VIEW&eid=M2JmOTJ0cWM0dnFzMTBycXFrZzJrM3Q0ZzQgbWFyY2Vsby 5idXN0YW5pQGJyLnB3Yy5jb20&tok=MTkjbWFyY2Vsb2J2QGdtYWlsLmNvbTIzODlmYjMwOGNiYj hlMThmMzJjZjA1MjhjOGVjMzQwZGViNjYyM2Q&ctz=America%2FSao_Paulo&hl=es.

fabio2006
30/09/2008, 18:41
Acho melhor seguir a recomendação acima.

O meu com apenas 25.000km acaba de ser reprovado no item 7) Nível de emissão. :putz:

mauromosc
30/09/2008, 18:47
Fábio,

transfere a sua viatura para Osasco. Aqui não tem inspeção veicular e do jeito que essa cidade é bagunçada, vai demorar bastante para que iniciem esta fiscalização.

Um abraço,

Paulo Nascimento
30/09/2008, 20:17
Amigos,

assim como o Fabio, também tive meu carro reprovado no item verificação da rotação de corte, e o pior de tudo é que o nível especificado é de 4600RPM com variação de 100RPM para cima ou para baixo, e o meu resultado foi 4428RPM!!!

Seria importante que divulgássemos aqui quais oficinas podem fazer os mesmos testes dessa inspeção, pois assim, não precisamos ficar entre idas e vindas, perdendo tempo à toa.

Cada vez que o carro é reprovado em um item, eles não continuam a inspeção, ou seja, você corrige o desvio encontrado agora e corre o risco de ser reprovado em outro.

Em tempo: recebi as dicas que aparecem acima, vindas do Luiz Fraga (The Specialist).

Abraço a todos,

Paulo

fabio2006
30/09/2008, 22:03
Paulo,

Minha rotação de corte também ficou abaixo do limite. Achei estranho isso.

4492rpm

Outra coisa que acho estranho é que no relatório de inspeção não vem o índice medido. Vem como "Não calculada". Mas o inspetor acelerou 10 vezes com a sonda! Como assim não calculado?

Muito estranho essa inspeção.

zero_sp
30/09/2008, 22:09
Tomara que fique restrita ao Diesel.
Não gostaria de ver esses idiotas acelerando a 4500 rpm meu carro automático.
Para mim isso é mais uma forma de cedo ou tarde tomar mais dinheiro dos trouxas aqui. :cry:

NilsinhoRox
01/10/2008, 00:32
Como funcionam essas Inspeções, são anuais??? A cada licenciamento???

To meio por fora!!!

Obrigado

Luiz Antonio C. Bodon
03/10/2008, 09:29
Também tomei pau na avaliação, mesmo tendo abastecido o tanque com diesel podium. Na marcha lenta, o limite é de 850 rpm e o meu deu 870. Já na marcha de corte cujo limite é 4600 rpm, o meu deu 4669....:sad:.

Com isso acho que terei que mexer na bomba injetora....:sad:

Um aviso para quem pretender trocar o domicílio do veículo. A Assembléia Legislativa de SP aprovou anteontem (01/10/08) que a inspeção veicular de veículos a diesel seja extendida para TODO O ESTADO DE SP a partir do próximo ano, só falta a assinatura do Governador do Estado.

carvalho110
20/11/2008, 21:20
O meu 110 98 com 96.000km não passou na primeira, levei na Leon Motores, uma Bosch Service, tem outras em SP, a regulagem da bomba e a troca dos bicos ficou por R$2.167,00, a segunda inspeção tb é de graça e deve ser feita até 30 dias após a primeira, se não passar na primeira vc terá os parâmetros para regulagem

Ronaldo FFI
04/12/2008, 14:41
Amigos, conheci estes produtos maravilhosos da FFI. Utilizo a 6 meses e com certeza eles resolvem. Chama-se MPG-CAPs (pastilhas Miles Per Galon, ou quilometros por litro). O segredo está na utilização do produto, usado por nossa equipe em todos os combustíveis. Como o diesel é o primeiro da lista da inspeção, aí vai a Fórmula para utilização correta e por um preço muito menos do que o que andei lendo nas msgs acima. Não adianta só a parte física dos veículos estarem em ordem, é preciso que o combustível também esteja fazendo sua parte e isto NÃO acontece aqui no Brasil, lamentavelmente. Todos que seguiram nossa "receita" foram aprovados, afinal a empresa é Amiga o Meio Ambiente. Entrem no meu site e ratifiquem o que estou dizendo: www.viverbem.myffi.biz (http://www.viverbem.myffi.biz) . Assista o vídeo do Jerry Lang, o maior especialista a mais de 40 anos em combustão e que assina pela empresa. O vídeo dura pouco mais de 1 minuto e explica o processo de atuação das MPG-CAPs. Interessantíssimo.

Dicas de utilização:
Com o tanque cheio (menos e 100 litros) coloque MEIA pastilha, dissolvida em uma quantidade pequena de gasolina (50ml). A dosagem certa é o segredo, pois o produto tem tecnologia aeroespacial, desenvolvido pela NASA. Dissolver garantirá que o produto chegue até o combustível, mesmo que haja telas de proteção para impedir sujeiras. Misturar pequena quantidade de gasolina com diesel pode. O contrário é que não pode (diesel misturado no tanque com gasolina).
É um processo de descarbonização que poderá ser resolvido com o uso contínuo do produto até aparecerecem os resultados. Em média é até o 4 ou 5ºanque. Já houve casos de ser no 15ºanque. Depende muito de veículo para veículo.

Você terá três benefícios em seu veículo, assim como estou tendo no meu:
1- Economia: Aumento de potência devido a queima total do combustível;
2- Redução na emissão de poluentes em 75%. Que venha a inspeção!
3- Limpeza de todo sistema de combustão, afinal, ao dissolver a pastilha esta forma uma camada finíssima catalizadora e irá para todo lugar onde for o combustível. Significa que o motor de seu veiculo terávida mais longa.
USO TOTALMENTE SEGURO.

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos. Estamos trabalhando com empresas grandes. Quase ninguém conhece AINDA nossos produtos e repito, resolvem.

Neste domingo, 07DEZ, teremos a inauguração oficial da empresa aqui no Brasil e que já está em mais de 200 países. Será no FECOMERCIO, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 Bela Vista, das 15 às 18h. Basta dizer que convidado de Ronaldo José dos Santos. Custo de apenas R$ 10,00. É um evento internacional em que estarão presentes todo top da empresa que já está faturando diariamente US$ 1,200,000. O segmento é fortíssimo. Faça parte dele também (-:

Ronaldo FFI
04/12/2008, 14:43
Amigos, conheci estes produtos maravilhosos da FFI. Utilizo a 6 meses e com certeza eles resolvem. Chama-se MPG-CAPs (pastilhas Miles Per Galon, ou quilometros por litro). O segredo está na utilização do produto, usado por nossa equipe em todos os combustíveis. Como o diesel é o primeiro da lista da inspeção, aí vai a Fórmula para utilização correta e por um preço muito menos do que o que andei lendo nas msgs acima. Não adianta só a parte física dos veículos estarem em ordem, é preciso que o combustível também esteja fazendo sua parte e isto NÃO acontece aqui no Brasil, lamentavelmente. Todos que seguiram nossa "receita" foram aprovados, afinal a empresa é Amiga o Meio Ambiente. Entrem no meu site e ratifiquem o que estou dizendo: www.viverbem.myffi.biz (http://www.viverbem.myffi.biz/) . Assista o vídeo do Jerry Lang, o maior especialista a mais de 40 anos em combustão e que assina pela empresa. O vídeo dura pouco mais de 1 minuto e explica o processo de atuação das MPG-CAPs. Interessantíssimo.

Dicas de utilização:
Com o tanque cheio (menos e 100 litros) coloque MEIA pastilha, dissolvida em uma quantidade pequena de gasolina (50ml). A dosagem certa é o segredo, pois o produto tem tecnologia aeroespacial, desenvolvido pela NASA. Dissolver garantirá que o produto chegue até o combustível, mesmo que haja telas de proteção para impedir sujeiras. Misturar pequena quantidade de gasolina com diesel pode. O contrário é que não pode (diesel misturado no tanque com gasolina).
É um processo de descarbonização que poderá ser resolvido com o uso contínuo do produto até aparecerecem os resultados. Em média é até o 4 ou 5ºanque. Já houve casos de ser no 15ºanque. Depende muito de veículo para veículo.

Você terá três benefícios em seu veículo, assim como estou tendo no meu:
1- Economia: Aumento de potência devido a queima total do combustível;
2- Redução na emissão de poluentes em 75%. Que venha a inspeção!
3- Limpeza de todo sistema de combustão, afinal, ao dissolver a pastilha esta forma uma camada finíssima catalizadora e irá para todo lugar onde for o combustível. Significa que o motor de seu veiculo terávida mais longa.
USO TOTALMENTE SEGURO.

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos. Estamos trabalhando com empresas grandes. Quase ninguém conhece AINDA nossos produtos e repito, resolvem.

Neste domingo, 07DEZ, teremos a inauguração oficial da empresa aqui no Brasil e que já está em mais de 200 países. Será no FECOMERCIO, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 Bela Vista, das 15 às 18h. Basta dizer que convidado de Ronaldo José dos Santos. Custo de apenas R$ 10,00. É um evento internacional em que estarão presentes todo top da empresa que já está faturando diariamente US$ 1,200,000. O segmento é fortíssimo. Faça parte dele também (-:

jaco fortunato
17/12/2008, 11:47
Amigos,

alguém já realizou a inspeção veicular? Tem alguma dica?

Há alguma oficina em que possamos levar para realizar os mesmos testes da inspeção veicular e assim evitar tomar "pau"?

Um abraço a todos,

Paulo
Caro Paulo

Como vc vários proprietários de carros a diesel estão com muitas duvidas, temos uma oficina de mecânica diesel e bomba injetora também fazemos os mesmos teste de emissão de poluente este teste esta por volta de R$ 60.00 (sessenta reais) e lhe dá toda a opacidade no periodo de leitura
Qualquer duvida para vc e os amigos do forum estamos proximos ao final do RODOANEL

rafaelfernandez
17/12/2008, 16:14
Amigos, conheci estes produtos maravilhosos da FFI. Utilizo a 6 meses e com certeza eles resolvem. Chama-se MPG-CAPs (pastilhas Miles Per Galon, ou quilometros por litro). O segredo está na utilização do produto, usado por nossa equipe em todos os combustíveis. Como o diesel é o primeiro da lista da inspeção, aí vai a Fórmula para utilização correta e por um preço muito menos do que o que andei lendo nas msgs acima. Não adianta só a parte física dos veículos estarem em ordem, é preciso que o combustível também esteja fazendo sua parte e isto NÃO acontece aqui no Brasil, lamentavelmente. Todos que seguiram nossa "receita" foram aprovados, afinal a empresa é Amiga o Meio Ambiente. Entrem no meu site e ratifiquem o que estou dizendo: [/URL] (http://www.viverbem.myffi.biz/) (http://www.viverbem.myffi.biz/)[url]www.viverbem.myffi.biz (http://www.viverbem.myffi.biz) . Assista o vídeo do Jerry Lang, o maior especialista a mais de 40 anos em combustão e que assina pela empresa. O vídeo dura pouco mais de 1 minuto e explica o processo de atuação das MPG-CAPs. Interessantíssimo.

Dicas de utilização:
Com o tanque cheio (menos e 100 litros) coloque MEIA pastilha, dissolvida em uma quantidade pequena de gasolina (50ml). A dosagem certa é o segredo, pois o produto tem tecnologia aeroespacial, desenvolvido pela NASA. Dissolver garantirá que o produto chegue até o combustível, mesmo que haja telas de proteção para impedir sujeiras. Misturar pequena quantidade de gasolina com diesel pode. O contrário é que não pode (diesel misturado no tanque com gasolina).
É um processo de descarbonização que poderá ser resolvido com o uso contínuo do produto até aparecerecem os resultados. Em média é até o 4 ou 5ºanque. Já houve casos de ser no 15ºanque. Depende muito de veículo para veículo.

Você terá três benefícios em seu veículo, assim como estou tendo no meu:
1- Economia: Aumento de potência devido a queima total do combustível;
2- Redução na emissão de poluentes em 75%. Que venha a inspeção!
3- Limpeza de todo sistema de combustão, afinal, ao dissolver a pastilha esta forma uma camada finíssima catalizadora e irá para todo lugar onde for o combustível. Significa que o motor de seu veiculo terávida mais longa.
USO TOTALMENTE SEGURO.

Estou à disposição para quaisquer esclarecimentos. Estamos trabalhando com empresas grandes. Quase ninguém conhece AINDA nossos produtos e repito, resolvem.

Neste domingo, 07DEZ, teremos a inauguração oficial da empresa aqui no Brasil e que já está em mais de 200 países. Será no FECOMERCIO, Rua Dr. Plínio Barreto, 285 Bela Vista, das 15 às 18h. Basta dizer que convidado de Ronaldo José dos Santos. Custo de apenas R$ 10,00. É um evento internacional em que estarão presentes todo top da empresa que já está faturando diariamente US$ 1,200,000. O segmento é fortíssimo. Faça parte dele também (-:

SOU BRASILEIRO, NAO DESISTO NUNCA!!!! :twisted::twisted::twisted::twisted: