PDA

Ver Versão Completa : Engesa - Meu Projeto - Ponta Pé Inicial



Henrique
29/09/2008, 10:36
Bom amigos, já tive um niva, engesa fase I, passei para uma camper 4x4 duas portas e agora sai de uma camper 4x4 quatro portas (estava um brinco) . . . mas o que eu gosto mesmo é de engesa, seja pela concepção, visual, estilo, etc. Como sou um apaixonado por esse carro comeceia montar um em 2002. Na troca pelo meu fase I vieram chassi, carroceria, eixos e suspensão de um fase II. Por conta de alguns percalços, vendi quando já estava quase terminado, uma pena. Mas aprendi muito com esse primeiro projeto e quero evitar alguns erros do passado.

Primeiro, vou montar um gasolina/alcool, já que estou montado numa dodge ram nova e estou bem servido para viagens longas, quero um carro pra trilhas e passeios curtos. Pensei num 4.1 MPFI, o que os engeseiros me falam?

Se alguém começou a montar um e parou no caminho, ou tem um conjunto de peças jogado na garagem, me ligue, podemos conversar sobre transferir pra a minha garagem.

Bem, em 2002, meu projeto tinha um conjunto completo de hilux, 3L com câmbio e t-case. Minha 4 portas estava com o câmbio e t-case da hilux, e gostei da idéia de manter esse conjunto, mas no 4.1 MPFI. O pessoal das camper's tem usado bastante esse câmbio + t-case, alguém tem outra solução interessante? Vou montar um fase III agora.

Eixos. Naquela época recebi dois eixos de rural já com os suportes para engesa. Não gostei do visual da adaptação, achava meio porco o serviço. Não sei quem fez, mas se confirmou minha tese quando fui montar o eixo traseiro...o suporte da panhard estava do lado errado do eixo (!!!) Pretendia usar os eixos originais, alguém tem pra vender? sugestões de outros eixos são válidas, bem como pessoais sérias para fazer a adaptação para engesa.

Bem, pra começar é isso. Se puderem me ajudar, creio que até dezembro compro tudo e 2009 começo a montar. Só vou começar a montar quando tiver mais de 80% do projeto comprado.

Será com portas de aço e capota de lona, só não decidi ainda se será 2 ou 4 portas.

Abraço a todos, e ficarei agradecido aos que colaborarem.

Henrique/SP

Salviano
29/09/2008, 12:35
Henrique...
A melhor resposta (alem dos colegas engeseiros) vc vai encontrar aqui tambem veja:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41949

Um abraço, Salviano

guilhermeabreu
29/09/2008, 17:29
CARO HENRIQUE

BIMBA , a sua solução esta aí pertinho ou melhor um pouco perto de vc .

É o nosso grande amigo KIM daqui do fórum , ele tem o que vc esta querendo , o dele esta desmontado , é um F-I , mas ele alongou o chassi para o tamanho de um F-III , e teve que abortar a montagem , como vc tb abortou a sua 1ª montagem , a GRANDE vantagem do dele , é que ele tem eixos originais e no dianteiro ele mesmo trocou a bola que é DANA 30 para a bola do DANA 44 , esta com motor gasolina .

O amigo KIM é um dos feras daqui do fórum sabe tudo de ENGESA , O dele não tem carroceria , deixando pra vc colocar o que quizer . A parte mecanica é toda revisada em condições de uso , tudo trocado .

Se quizer conversar com ele , manda uma MP para ele e pga o fone dele , acho melhor falar direto por fone , pois para saber de todos os detalhes fica melhor assim .

ABRAÇOS

Henrique
29/09/2008, 18:25
CARO HENRIQUE

BIMBA , a sua solução esta aí pertinho ou melhor um pouco perto de vc .

É o nosso grande amigo KIM daqui do fórum , ele tem o que vc esta querendo , o dele esta desmontado , é um F-I , mas ele alongou o chassi para o tamanho de um F-III , e teve que abortar a montagem , como vc tb abortou a sua 1ª montagem , a GRANDE vantagem do dele , é que ele tem eixos originais e no dianteiro ele mesmo trocou a bola que é DANA 30 para a bola do DANA 44 , esta com motor gasolina .

O amigo KIM é um dos feras daqui do fórum sabe tudo de ENGESA , O dele não tem carroceria , deixando pra vc colocar o que quizer . A parte mecanica é toda revisada em condições de uso , tudo trocado .

Se quizer conversar com ele , manda uma MP para ele e pga o fone dele , acho melhor falar direto por fone , pois para saber de todos os detalhes fica melhor assim .

ABRAÇOS

Guilherme, blz? vamos nos falar muito a partir de hoje, assim como os demais engeseiros do pedaço. Estava com saudade destas discussões, só tenho trabalho, preciso falar de engesa que é que interessa rsrsrsrs

Bem, qto ao Kim, já mandei uma mensagem no tópico dele da venda do engesa e estou aguardando um retorno dele, é uma das hipóteses, e estou só começando...me dá um certo frio na barriga certas adaptações, tenho um pouco de receio de algumas alterações. Adoro trilha, mas ando com minha filha e esposa no carro, e vi que ele fez algumas mudanças nos suportes da suspensão e eixo, estou aguardando os esclarecimentos dele sobre elas e ver se sinto firmeza. Achei um chassi de jordânia a venda no site da camper, sem documentos, o chassi do Kim acho que é para fase II, ele parece que não aumentou mais 30 que tem na parte traseira do chassi.

Mas que é gostoso tratar destes assuntos, isso é . . .

Henrique
29/09/2008, 18:28
Henrique...
A melhor resposta (alem dos colegas engeseiros) vc vai encontrar aqui tambem veja:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=41949

Um abraço, Salviano

opa, vi esse tópico semana passada, haja idéias, estou pensando em dar um pulo em SJC para conhecer aquela oficina, apesar de ter visto ele dizendo que somente aceita novos pedidos a partir de junho / 09 . . . abraço , Henrique

Kim
29/09/2008, 18:50
Caros amigos!

Estou aqui sempre de olho!

Caso precisem de mim, estou aqui.

Caro Henrique, respondi lá!

Caso queiram ver fotos detalhadas de todos os serviços que efetuei em meu engesa, entrem no meu álbum de fotos na minha assinatura, o que está escrito em vermelho.

Está por mudanças, buchas, diferencial, bloqueio, ar-condicionado (vai com o ar)...

Abraços.

Kim.

guilhermeabreu
29/09/2008, 18:59
CARO HENRIQUE

Este forum é ralmente uma cachaça da boa .

Estou a disposição no que puder ajudar .

O meu esta quase completinho , falta os arremates de acabamento como forração , mas de mecanica já esta com quase tudo tb , faço de tudo com o meu e levo sempre a esposa comigo , os filhos cresceram e tomaram outros rumos .

Na realidade eu DESSOÇO o meu , ando a uma veloc. de 110 a 130 km/h normalmente e por semana ando em torno 800 km só no páu . O bicho é muito valente .

Como vc mesmo falou que fica com frio na barriga com certas adaptações , vc tem razão , eu por exemplo tnho um mecanico amigo e muito competente , aí dá pra ficar mais aliviado , mas até passar uns 5.000 km eu fico de antena ligada .

Atualmente , já atingi o clima de segurança e tranquilidade das adaptações que já fiz , e falta outras ainda , como refazer um radiador maior para fazer um balanço térmico adequado , hoje ele esquenta em alto giro , daí ando sempre olhando a temperatura , qdo começa a passar da faixa de segurança , alivio o pé mesmo se estiver com pressa .

ABRAÇÃO E SEJA SEMPRE BEM VINDO AO GRUPO DOS ENGESEIROS NOVAMENTE .

Kim
29/09/2008, 19:03
Pessoal, o Dr. Guilherme tocou em um ponto que achei importante.

Venderei meu engesa, mais não deixarei de ser engeseiro...

Não sumirei...

Estarei sempre aqui!

guilhermeabreu
29/09/2008, 19:23
AMIGO KIM

É ísto aí meu amigo , por ísto tb que gostamos muito de vc , SER AMIGO E SOLIDÁRIO com aqueles que tem dúvidas .

ABRAÇÃO , e tinha certeza que não sumiría , mesmo após a venda do seu BRANCÃO qdo ocorrer .

ABRAÇÃO .

Eduardo Velo
29/09/2008, 22:21
Henrique , meu Fase 3 é todo original , se precisar de alguma informação é só berrar ...

Tenho 2 bancos diant. originais , 4 rodas de D20 com pneus Hankook Z36 meia vida e 4 rodas originais ...

Se pegar o chassi do fase 3 pra montar com T case da Hilux e precisar de um eixo tras. com bola deslocada , meu amigo tem eixo tras. do Fase 1 pra vender ele vai vender tb o cambio clarck , trocou por um autom. de opala ...

abs ...

Henrique
30/09/2008, 10:27
Se pegar o chassi do fase 3 pra montar com T case da Hilux e precisar de um eixo tras. com bola deslocada , meu amigo tem eixo tras. do Fase 1 pra vender ele vai vender tb o cambio clarck , trocou por um autom. de opala ...

abs ...


Eduardo, em termos de peças, as diferenças entre os eixos FASE I e II é somente de semi-eixo?

E seu engesa era o do Millei?

Abraço

Eduardo Velo
30/09/2008, 16:36
Eduardo, em termos de peças, as diferenças entre os eixos FASE I e II é somente de semi-eixo? E seu engesa era o do Millei?

Os eixos dos Fase 2 e 3 tem algumas relações mais longas além dos semi eixos tras. diferentes do fase 1 .
Era do Millei sim , ele queria uma Camper ... não sei que carro ele tem agora ...

abs ...

Henrique
22/05/2009, 20:03
Bem, comprei carroceria completa do Jordânia, chassi, suspensão e eixos, tudo original, estarei com tudo na mão já na semana que vem.

Agora preciso pensar numa mecânica para instalar neste possante. Pensei inicialmente no conjunto completo da hilux 3D, mas vi que é um Ó para adapta-lo, além de precisar mudar a bola do meu diferencial dianteiro, algo que não quero fazer agora.

O que me indicam de motor diesel, câmbio automático, com saída do cardãn pro lado do passageiro?

abraço,

Salviano
23/05/2009, 16:08
opa, vi esse tópico semana passada, haja idéias, estou pensando em dar um pulo em SJC para conhecer aquela oficina, apesar de ter visto ele dizendo que somente aceita novos pedidos a partir de junho / 09 . . . abraço , Henrique

Olá! Henrique,

O meu estará pronto pra semana que vem, liga pra eles, fala com o Sr Benedito ou Rony, poderão dar uma acessoria no que vc precisar. Vai lá em SJC, tá pertinho...

telefones:

Tel (12) 3913.5770 ou 3913.5794 em horário comercial.

Ou (12)3929.4089 ou 3958.1375

Um abraço, Salviano

Eduardo Velo
23/05/2009, 17:22
Bem, comprei carroceria completa do Jordânia, chassi, suspensão e eixos, tudo original, estarei com tudo na mão já na semana que vem. abraço,

Qual a relação que vem no eixo que encomendou ??
Teria com mandar fotos qdo chegar o que foi encomendado ???

guilhermeabreu
23/05/2009, 20:38
HENRIQUE

GOSTO É MUITO DE CADA UM . DO MEU GOSTO

Mas vamos ao que interessa :

MOTOR :

1º - CUMMINS do F-4000 140hp igual ao que o KIM comprou pro dele , mas acho que já vendeu .
2º - Empatado com o 3º - MWM 2.8 132hp
3º - TOYOTA 14B
4º - MAXION S4T
5º - MB OM 364
6º - SE QUIZER EXAGERAR O MWM 4.2 6CC 180hp

CAMBIO :

Com 5ª OVERDRIVING :

1º - FSO 4305 e o CLARK CL 3905 - saiu nos GMC 6-150 e F-4000 , bem parrudo .
2º - FSO 2305 e o CLARK CL 2905 - saiu nas SILVERADOS
3º - FSO 2405 - saiu nas S-10 e RANGERs
4º - Da HILUX

Com 5ª 1:1

1º - CLARK CL 240V - saiu nos ENGESAS/CAMPERs e no D-40 1ª marcha muito reduzida .
2º - CLARK CL 2615 - saiu no D-40
3º - FS 2305 e CLARK 2625 - saiu nas F-1000 MWM turbo

A colocação de 1º em diante esta em ordem de minha preferencia , NUNCA DEIXARIA DE COLOCAR UM CAMBIO COM 5ª OVERDRIVING se tivesse condições$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ de colocar , FAZ MUITA DIFERENÇA .

T-CASE ou CAIXA DE TRANSFERENCIA ou CAIXA DE REDUÇÃO como queira chamar esta caixinha mágica .

1º - T-CASE DA BAND
2º - T-CASE DO JPX
3º - T-CASE DA S-10 , DO TROLLER , DA HILUX todas do mesmo nível

Espero ter ajudado e faça boas compras , tendo que observar que : As que estão nas primeiras colocações , são tb as mais caras .

ABRAÇÃO

LauroZAP
25/06/2009, 20:22
HENRIQUE

GOSTO É MUITO DE CADA UM . DO MEU GOSTO

Mas vamos ao que interessa :

T-CASE ou CAIXA DE TRANSFERENCIA ou CAIXA DE REDUÇÃO como queira chamar esta caixinha mágica .

1º - T-CASE DA BAND
2º - T-CASE DO JPX
3º - T-CASE DA S-10 , DO TROLLER , DA HILUX todas do mesmo nível

ABRAÇÃO

Guilherme,

To pra colocar reducao num Engesa 88 com 4 cil 151 e a clark original.
Quero manter a clark.
A saida traseira da Band é no centro ? Acho que da Hilux 2.8 é no centro. Tem a relacao de reducao dessas caixas ?

Abs,

Henrique
11/07/2009, 16:13
Well,

Comecei a montagem do meu Jordânia da seguinte forma. Carroceria está recebendo um trato no funileiro e na próxima semana já deve receber tinta. O chassi está já pintado e pronto para receber a suspensão e eixos. Os eixos estão nos finalmente na Rota 4x4. São originais, relação 3,90, e foram inteiramente revisados e receberão flutuantes e freio a disco duplo na dianteira, creio que até sexta feira próxima estarão prontos.

Os pneus maxxis 37" estão parados na garagem, e no próximo final de semana pretendo montar os chassi, suspensção, eixos, rodas e pneus.

Em 15 dias a carroceria estará pintada e no lugar, e tudo vai pro mecânico para instalar um MWM eletrônico 2.8 num câmbio de hilux 3.0.

Estou indo para a gringa (jeito malandro de chamar os EUA, segundo meu sobrinho) no final de agosto, e de lá virão bloqueios dianteiro e traseiro da ARB e um guincho Warn.

Como tudo no lugar, setembro deve ir pro eletricista e por fim pro tapeceiro.

Quando por a mão na massa para montar a suspensão na próxima semana posto fotos.

Abraço,

Henrique

LARINI
11/07/2009, 18:32
Boa noite a todos

Henrique estou pesquisando qual seria a melhor opção de 4x4 para comprar e o Engesa esta entre as minhas escolhas por ser um veiculo bom e forte para minhas incursões, vc poderia me informar quanto esta gastando para montar esse Engesa com esse motor 4.1 da chevrolet, espero não estar atrapalhando
o decorrer da conversa entre os amigos.

Um grande abraço.

Henrique
11/07/2009, 19:01
Boa noite a todos

Henrique estou pesquisando qual seria a melhor opção de 4x4 para comprar e o Engesa esta entre as minhas escolhas por ser um veiculo bom e forte para minhas incursões, vc poderia me informar quanto esta gastando para montar esse Engesa com esse motor 4.1 da chevrolet, espero não estar atrapalhando
o decorrer da conversa entre os amigos.

Um grande abraço.

Desisti do motor 4.1, sou fã diesel e estou montando com o MWM 2.8, o que encarece um pouco. Dificil falar em valores nesta fase do meu projeto, mas posso te dizer que o céu é o limite . . . . mas uma coisa me encorajou . . .estão pedindo mais de 40 mil num engesa diesel . . .pretendo gastar um pouco mais que isso para ter um completamente confiável.

Abraço

cRiPpLe_rOoStEr
12/07/2009, 00:10
henrique, ainda pretende usar câmbio automático? a propósito: vai usar motor com bomba mecânica ou injeção common-rail?

Henrique
12/07/2009, 15:42
Nada, vou de manual mesmo, e de 2.8 MWM eletrônico.

guilhermeabreu
13/07/2009, 14:57
Guilherme,

To pra colocar reducao num Engesa 88 com 4 cil 151 e a clark original.
Quero manter a clark.
A saida traseira da Band é no centro ? Acho que da Hilux 2.8 é no centro. Tem a relacao de reducao dessas caixas ?

Abs,

LAUROZAP

O meu ENGESA é um F-I e coloquei a T-CASE da BAND no cambio original CLARK 240V como vc quer , a saída é pela direita , pois o eixo traseiro do F-I a bola traseira é deslocada pra direita .

Não tenho a relação de redução da T-CASE da BAND não , MAS FICA ANIMAL , no sábado passado agora mesmo , um ENGESA que deu entrada de ar na subida das pedras , reboquei em primeira reduzida , trouxe o bichão EM MARCHA LENTA ACELERARANDO MUITO POUCO , pq a 1ª da 240V já é muito reduzida , com mais a redução da BAND , VIRA UM TRATOR .

Vai fudo que fica muito bom .

ABRAÇÃO

cRiPpLe_rOoStEr
13/07/2009, 20:49
Nada, vou de manual mesmo, e de 2.8 MWM eletrônico.

vai usar qual câmbio? e a cx de transferência?