PDA

Ver Versão Completa : Engesa F2 - Diesel - 93 - "Ursus"



haundrich
29/08/2004, 23:46
Fazia tempo que eu estava querendo postar o meu sonho de adolescência para a Frota 4x4Brasil....
Hoje estou com tempo e sem sono..
Então vamos lá :

Engesa F2 - EE12 - Diesel - 93 - "Ursus"

O Ursus chegou assim deste jeito:

haundrich
30/08/2004, 00:25
Breve histórico:

A documentação marca 1993, quando, segundo informações, ele saiu da fábrica (infelizmente o governo da época conseguiu falir a Engesa) somente em 1997, com motor original Perkins Q20B. Faltava vários componentes e o primeiro dono teve que completar a montagem para retirá-lo, ou seja, ficou empoeirado na linha de 93 até 97.
Em outras palavras, essa viatura começou a rodar somente em 97.

O termo "Ursus" também veio de seu primeiro dono. Inspirado em uma marca de um excelente trator russo ou polonês da época de sua adolescência, tratou dos mínimos detalhes com capricho.
Tanto nos acabamentos que vc irá ver a seguir como no motor, rapidamente substituído por um eficiente MWM 2.8 Sprint - TCA 4.07, turbo intercoolado. E um adesivo foi colado no capô lembrando o seu trator da época...Foi assim que ele chegou.

Não sou chegado em adesivos, mas tive dó de arrancá-lo sobre a pintura PU novinha, com medo de que estragasse. No fim, até me acostumei. O pessoal olha desconfiado, hehehe

Eu estava há 2 anos fuçando jornais e internet atrás de um engesa (tinha que ser o F2 !) e estava para vender meu carro e embarcar nessa. ..
(Nesse momento que estou escrevendo, o Lucas dá aquele chorinho pontual da meia noite..)
No fim das contas, estava disposto a pegar um engesa F1 bem ruizinho e fazer reforma do meu jeito, quando inesperadamente meu pai me fez uma baita surpresa! Um F2 diesel, negro, na garagem! Uma surpresa!
Meu pai não tem costume de dar presentes que não sejam de extrema necessidade. Isso foi realmente uma enorme supresa !

E pelo visto parece que terei de disputar o volante com meu filhote Lucas (futuramente poderá estar lendo isso aqui....)

Agora chega de papo e vamos aos detalhes:

haundrich
30/08/2004, 00:52
Objetivo para este carro: Trabalho, Viagens e Trilhas Leves

Motor Atual: MWM Sprint 2.8 TCA4.07, turbo e intercooler, 5 válvulas por cilindro
Potência máx.: 132CV@3600RPM
Torque máx.33kgf@1800RPM

Transmissão: Clarck 5 marchas modelo 240V
Relações:
Primeira - 1:6,89
Segunda - 1:3,92
Terceira - 1:2,34
Quarta - 1:1,49
Quinta - 1:1,00
Ré - 1:6,99

Diferencial Dianteiro de Pickup Chevrolet C20, relação 11/43 (1:3,909)(A CONFIRMAR) - com bloqueio progressivo (me tirou de alguns apuros)
Pelo que me consta, não é o original engesa.

Diferencial Traseiro de Pickup Chevrolet C20, relação 11/43 (1:3,909) -(A CONFIRMAR) com bloqueio progressivo (Se eu tenho bloqueio traseiro, ainda não vi funcionando direito. Muito provável necessitar de reparo)
Pelo que me consta, não é o original engesa.

Pneus 31 pols R 15 - Uniroyal Laredo (me colocou em alguns apuros...)
Rodas de liga leve aro 15 - tala 7,5 (não parece roda de jipe..)

Molas e amortecedores cansados e desconhecidos

Freios a disco dianteiros ( freia mas demora...)
Freios a tambor traseiros (freia que é uma barbaridade)

Buchas de poliuretano

No geral, a mecânica e transmissão está excelente e noval.
Detalhe para o eixo dianteiro, comendo irregularmente os pneus, principalmente o direito. E junta universal dos cardãns.

haundrich
30/08/2004, 01:30
Outros:

Guincho Elétrico Work com controle remoto
Para-choque próprio para o guincho
afastadores de para-lama de 10cms
Bancos todos em Couro
A/C
acabamentos em alumínio no capô, parachoques e estribos.
Tanque combustível em Inox - 80 litros (aos 75 litros a bóia não marca mais)
Capota em Fibra
Capô e Porta traseira com amortecedores cofap
Limpador traseiro com esguicho
Alarme controle remoto
Insulfilm
CD e módulo 1000W (não sou surdo...)
GPS e Ipaq 3360
Nobreak 600VA


Impressões:
Tem que respeitar ... quando turbina em 1kg, sai da frente!
Sobe barranco na primeirinha com espantosa facilidade para um diesel.
Consumo na estrada em torno de 8km/l com ar ligado. 7-8km/l na cidade.
Velocidade passa dos 140km/s muito fácil (ou o velocímetro erra muito fácil)
Estabilidade: para quê? (adoro ver a cara dos caronas depois um passeio...)
Macio. Muito macio . Nem se compara com uma ranger nova.
E é possível melhorar mais.

haundrich
30/08/2004, 01:41
Detalhe do interior:

haundrich
30/08/2004, 02:20
O que já foi feito:

Buchas novas, com miolo da S10 (senão não estou enganado). Faz um ano e até agora firmes. Aparentemente não perdeu curso de suspensão. Por outro lado, as molas ainda não são as corretas.

Resolvido o problema de desgate irregular dianteiro do pneu.
Os munhões foram usinados e resoldados, já com ângulo de caster de , senão engano, 12 graus, já prevendo uso de molas maiores (objetivo é subir 3 pols, por causa dos futuros 35"pols, sem aumentar calços de carroceria).

barra e links da direção substituidos pelo conjunto da F1000.

Braço pitman alongado (redução de 4 para 2,5 voltas no volante de batente a batente) e redução daquela "briga" no volante nas irregularidades.

Pneus Maxsis Buck Shot Mudders 33"pol - Ficaram excelentes na questão de asfalto/terra. No asfalto eu esperava um pneu barulhento (como qualquer outro pneu garrudo), mas surpreendeu . Ruido pouca coisa maior do que um pneu STX. Na estrada de terra mostrou excelente agarre.
Em trilha, só vai perder mesmo para os fronteira e os frederico 3k da vida...

Acrescentado cibé com lâmpadas Osram Blue Cool. Logo o conjunto ótico também terá lâmpadas SuperBright.


Futuros Projetos:

Parte elétrica está um verdadeiro CAOS (antes de dezembro será feito)
Novas molas (em pesquisas)
Radiador maior
mudança do filtro de ar, intercooler e A/C para permitir abrigar a segunda bateria
2 baterias
Snorkel em fibra
Amortecedores Rancho ou similar com regulagens e controle interno
Ar quente
freio a disco na traseira e eixo semiflutuante
novo suporte de estepe (deverá ser basculante a direita e abrigar o conjunto estepe, chave de roda, macaco e triângulo)
Galão de combustível extra alemão e highlift
Remodelação do banco traseiro para abrigar caixa de ferramentas
e permitir sua reclinação total (sofá-cama, aumento de volume de carga)

Tela de 7"pol LCD (para melhor uso de gps)
mudança de Ipaq para um PC 800MHz ou 1.0GHz com Linux
Monitoramento, instrumentação e controle manutenção via PC/Linux
Antena omni com cartão de rede wireless

hum... tubina TGV da ford ranger nova (em pesquisas..)

Bancos tipo concha reclinável..
Capota removível
e por aeh vai...

[]'s - Chega por hoje....

haundrich
30/08/2004, 10:13
Agora com os pneus Buck Schot Mudders 33"pols...
Alargador traseiro em modificações..

NeRo
30/08/2004, 12:55
Tela de 7"pol LCD (para melhor uso de gps)
mudança de Ipaq para um PC 800MHz ou 1.0GHz com Linux
Monitoramento, instrumentação e controle manutenção via PC/Linux
Antena omni com cartão de rede wireless

Kirk para Enterprise... acionar!
Fala amigo! Isso é um jipe ou uma nave espacial? :D

Quanta coisa hein? Você não descansa mesmo!

Abraços!

haundrich
30/08/2004, 14:52
fala amigo...

Pior que não. A idéia ficou depois que montei o nobreak e um PC dentro do jipe e instalei uma antena de 2 metros no parachoque traseiro, para rastrear aonde que estava passando um sinal de rede sem fio da minha casa a fábrica.

O esquema de olhar o mapa do gps num ipaq de tela de 225x150 pixels já achei legal. E como painél não falta num engesa, então...

Esses caras que gostam de Jornada nas Estrelas já não são muito normais não....heheheh

"Life and Long Prosper"
\\ //_

haundrich
31/08/2004, 09:27
Agora estou com um problema, por falta de conhecimento

O amortecedor traseiro acabou de perder totalmente a ação, em função de que com a mola fraca, ele estava dando batente no próprio amortecedor., que no caso estava usando amortecedor de MB608.

O amortecedor de F4000, pelas dimensões de aberto e fechados, são pouca coisa diferentes, principalmente fechado..

Pergunto: Em vez de dar batente no amortecedor, não tinha antes que dar batente nas borrachas próprias para isso (aquelas de caminhão VW)?

Alemão/ F II
31/08/2004, 23:00
Fala Flávio !
Parabéns , vc tem um excelente avião , que há tempos não vejo em um FII...hehehe. Brincadeiras a parte , vc tem sorte memso de ter um paizão e este achado nas mão .
Guarde com carinho pois o herdeiro terá orgulho de pilotar o Engesa e mais orgulho ainda do Pai,
Abraços.......

haundrich
01/09/2004, 09:47
Valeus pelo incentivo, Alemão !
[]'s

haundrich
02/09/2004, 10:26
Ontem coloquei o Ursus no barranco e munido de trena e régua, parti para as medições pessoalmente.
Enquanto eu estava preocupado com os amortecedores, durante as medições verifiquei as borrachas de batente traseiras com as dianteiras.
Conclusão: Ele veio com essas borrachas traseiras menores do que deveriam ser.

Valeu pela atenção.

[ ]'s - Conhecendo mais a viatura..

haundrich
24/12/2004, 12:47
Mais uma aquisição:

Molas 3"pol maiores. Valeu a pena este serviço todo de modificar o caster do eixo dianteiro.
Se fosse para fazer novamente, aumentaria ainda mais o ângulo de caster. Só ainda não sei como ficaria o desgate dos pneus dianteiros .
Falando em pneus, já rodei mais de 25 kms, eles se encontram atualmente em meia vida. Eu andava com 28 - 30 libras e faz 2 meses que ando agora com 33 libras, já pensando em 35 libras.. . Nesta calibragem, já transmite muita trepidação.
Aqui vai a foto de como ficou agora..
Interessante tabme foi saber que o Marruá também está vindo com eixos mais largos.. Estou doido para saber que eixos são estes..
Falouws

Luiz Claudio
24/12/2004, 18:03
Aqui vai a foto de como ficou agora..


Flávio,

Acho que você esqueceu da foto!!!

Posta ela aí pra gente ver como ficou a máquina...

[]'s...

haundrich
27/12/2004, 10:33
Tive que lavar o Ursus primeiro ! peraeh hehehe

demarchi
10/02/2005, 10:22
Colega,
posta as fotos dele depois dos pneuzões!
Gostaria de ver a diferença!
[]s
DeMarchi.

cristiano
10/02/2005, 13:00
muito muito bonito o engesa... parabéns! e encontrou o dono certo...

haundrich
12/02/2005, 12:33
Aqui vai umas fotos.. vai sem lavar mesmo.

Marcelo Binotti
09/05/2005, 20:28
Flavio,

Você está de PARABÉNS !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Muito Lindo seu Engesa.

Abraços,

caj
10/05/2005, 10:04
olá amigo
de que marca é a capota? os limpadores traseiros são de que carro?
o ar cond. é de que carro? será que poderia por fotos mais claras do interior e da coluna de direção? aliás, de que carro é a coluna?
abraços

haundrich
01/01/2006, 12:55
A marca ainda não descobri, apesar dos vidros marcarem pissoletro. Fui atrás e não encontrei similar.
Limpador ainda não descobri. Mas mandarei fotos.
Ar condicionado é da marca Nipodenso. Muito Bom. Mas se fosse colocar, procuraria outro Nipodenso que vi num site muito tempo atrás, com o painel de controle integrado ao conjunto, fica tudo numa peça só. E vem com 3 aletas (faz tempo que vi isso). A vantagem das 3 aletas, é que cada um fica com uma aleta direcionada (motorista e banco do passageiro) e a aleta central fica direcionada para os passageiros do banco traseiro. Se eu esbarrar nas fotos, eu posto o meu modelo ideal.
A coluna de direção é da D20, idêntica do monza, não sei que ano. Mas pretendo trocar a coluna pela da S10, por causa do temporizador de parabrisa com vários graus de internitência, e diâmetro 1"pol maior.
Falouws
Feliz 2006

FábioGondim
02/01/2006, 22:54
A coluna de direção é da D20, idêntica do monza, não sei que ano. Mas pretendo trocar a coluna pela da S10, por causa do temporizador de parabrisa com vários graus de internitência, e diâmetro 1"pol maior.

Parabéns pelo jipe! Comprei o meu Engesa nessa semana e, agora, somos colegas engeseiros!!! :D
O meu, contudo, ainda está com a coluna de direção original, horrível! Quero trocá-la por uma que tenha o maior número de comandos nas alavancas. Hoje estive reparando no meu pálio e percebi que até os botões para ligar e desligar faróis e o limpador do vidro de trás estão nas alavandas. É isso que quero.

Quero instalar, contudo, uma coluna de direção de uma caminhonete, que deve ser mais robusta e agüentar os impactos e vibrações de um jipe. Saberia me dizer se a da S10 tem todos os comandos nas alavancas? E da D20?

Obrigado :concordo:

haundrich
07/09/2006, 22:50
o da D-20 tem setas, luz alta baixa, e 3 velocidades para o limpador (internitente, devagar e rápido).
O da ranger tem trocentas regulagens de velocidade no limpador, não tenho certeza ainda como é o da S-10.

Kim
31/03/2007, 00:31
Graande haundrich!!

Obrigado pela visita, sempre é muito bom conhecer novos amigos.

Espero que tenha gostado de minha cidade e, pelo tur-tura!:mrgreen: :mrgreen:

Sempre que possível, venha nos visitar.

A oficina que foi hoje é essa http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=371546#post371546

Abraços.

Kim.

ps.: observei muito seu jipe quando comprei o meu.

haundrich
31/03/2007, 12:10
Fala aeh Kim!

O seu Brancão está massa, aguardo para vê-lo com buchas de 2pols.
E o obrigado pela seu hospitalidade, aguardo visita sua.

Tenho que postar novas fotos, estou fazendo um projeto diferente para suporte dos bancos, vamos ver que bixo isso vai dar.

Falouws

CAVESO
31/03/2007, 12:47
Haundrich,

Estou pensando em suportes diferentes para meu fase II também.

Assim que terminar o seus poste as fotos aqui, por favor.

Parabéns pelo engesão!

zguilherme
28/04/2008, 19:05
opa parceiro... sabe me dizer pq eu nao consigo visualizar as fotos do ursus???

Kim
28/04/2008, 19:12
Zguilherme, manda uma MP ao Krisiun ou Elmer

haundrich
29/04/2008, 10:35
Durante a migração do fórum para outro sistema, algumas fotos não foram incluídas.

O Ursus está em exercício de levitação no momento. Quando ele tiver rodando, posto foto atualizadas.

Estão sendo trocados os eixos de Silverado (que vieram com ele) por eixos de troller.:dance:
Então, dentre alguns tempo, terei meu engesa rodando novamente, com freio a disco nas 4 rodas, flutuante. :cool:
Estarei readequando a tubulação de escape, e os bancos dianteiros.
Está a caminho também um câmbio automático de Blazer 4x4 automática. CA 4L60 E e a tcase provavelmente será também da blazer, meio gay, de correntinha .... kkk:evil:

Tenho vontade de colocar também os bloqueios positivos, como tinha nos dois eixos de silverado. Sistema que ajuda bastante, sem comprometer a transmissão. E dá diferença boa do que no 4x4 simples. OU parto pro bloqueio 100%, selecionável (elétrico ou mecânico). Depende do preço.

E outras idéias mais loucas, estou estudando modificações mais profundas. Na suspensão e outros motores. Transformar num diesel vegetariano, por exemplo....

zguilherme
29/04/2008, 12:20
meu deus.... é um problema serio neh... sempre estamos procurando coisas para fazer nas viaturas... eh um caminho sem volta e sem fim....

diz meu pai q em 2 anos eu desisto do meu engesa e parto para um bandeirantes... q vc acha?

aahahhahahahah

capaz..... ;)

Kim
29/04/2008, 13:33
Sem chances!!!