Ver Versão Completa : Ranger 2.5 Fumaceando
degenerated
28/09/2008, 22:30
dae amigos , to com um probleminha , ja li alguns topicos aqui mesmo no forum , porem o problema da minha ranger é um pouco diferente , por isso abri este para alguem me ajudar hehe . Seguinte , minha ranger eh 98 2.5 tdi maxion , ano passado eu fiz ele pq tava entrando agua no oleo , so nao foi trocado os pistoes , tinha ficado boa e tal , mas qdo dava 160-170 km/h ela começava fumacear mtoooo atras , fica bolas de fumaça , andei um tempo ate que foi pro pau a turbina , começo cuspir oleo pelo escape , agora 1 mes atras troquei a turbina , meti uma nova , fico blz , da pra acelera tudo q nao sai aquela fumacera , porem , quando eu dexo ela na lenta , mesmo estando quende , andando a mais de 1 hora , motor quente mesmo , qdo fica na lenta , depois de uns 30 segundos começa sair mta fumaça branca , ai fica ruim de anda , as vezes o cara para num sinal , ela começa levanta fumaça na cara dos outros , e dai qdo acelera depois de parada , ela faz bastante fumaça tbm , so qdo ando acelerando nao sai muito , alguem pode me ajudar o que pode ser ? fui no bombista e fechei a bomba achando que era isso e nao mudo nada , a turbina é nova e o motor so nao ta novo os pistao , e rendimento ta bom tbm , sobe bem a mais de 120 km/h ,eu axava q era o oleo q tava parado no escapamento ainda , de qdo estourou a turbina , mas mesmo fria ela sai fumaça , entao nao é o oleo queimando no escape, alguem tem uma ideia do que pode ser ? ahhh , tem uma coisa tbm q acontece raramente , mas acontece , qdo vou desligar ela , as vezes nao desliga , parece q nao corta o diesel , ai ela qse morre mas nao morre, tenho q ligar a chave denovo e desligar , sera q pode ser a bomba essa fumacera ? é isso ai , alguem me ajude hehe
Pequeno jr
28/09/2008, 22:55
Cara .... se Drummond de Andrade, Gregório de Matos, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha e Machado de Assis tivessem lido agora teu texto eles com certeza iriam dizer: - ué!? Depois que fomos embora, mudaram o português?
Brincadeiras a parte ... mano, a sua está baixando oleo? Se sim, pensei aqui se não poderiam ser eles, mas qdo vc fala que ela não perdeu rendimento é que acho que não vai ser por ai.
Sobre o lance dela não querer desligar, ela por algum acaso sobe o giro quando vc esta de marcha lenta sozinha?
degenerated
28/09/2008, 22:59
Cara .... se Drummond de Andrade, Gregório de Matos, Fernando Pessoa, Guimarães Rosa, Euclides da Cunha e Machado de Assis tivessem lido agora teu texto eles com certeza iriam dizer: - ué!? Depois que fomos embora, mudaram o português?
Brincadeiras a parte ... mano, a sua está baixando oleo? Se sim, pensei aqui se não poderiam ser eles, mas qdo vc fala que ela não perdeu rendimento é que acho que não vai ser por ai.
Sobre o lance dela não querer desligar, ela por algum acaso sobe o giro quando vc esta de marcha lenta sozinha?
hehe , escrevo assim pra i mais rapido , acostumei no msn ,, mas falando sobre a ranger , o oleo pelo que vi nao baixa , até pq eu ando muito pouco com ela , mas axo q nao baixa , e sobre a marcha lenta , ela ta normal , nunca subiu sozinha , esse problema da fumaça pode ser reparos ou bomba é isso ?
duardobruno
29/09/2008, 08:39
Bicho, quando vc fez o motor, vc trocou os bicos injetores? Pq pode ser que eles estejam "mijando". :pensativo:
Luizinho
29/09/2008, 09:09
Tive um problema igual ao seu em um Versailles Turbo que tinha. Fiz o motor, troquei turbina e quando a marcha lenta estava abaixo de 900rpm vinha fumaça branca na descarga. Na época a conclusão que chegamos era que o silencioso estava com óleo dentro. Não tive solução definitiva pois o veículo foi vendido e o novo dono usou a preparação feita por pouco tempo.
A sugestão que te dou, até porque não implica em custo, é você retirar a parte da descarga que tem o silencioso, andar um pouco e verificar se houve diminuição significativa da fumaça.
Abraço.
degenerated
29/09/2008, 21:23
Tive um problema igual ao seu em um Versailles Turbo que tinha. Fiz o motor, troquei turbina e quando a marcha lenta estava abaixo de 900rpm vinha fumaça branca na descarga. Na época a conclusão que chegamos era que o silencioso estava com óleo dentro. Não tive solução definitiva pois o veículo foi vendido e o novo dono usou a preparação feita por pouco tempo.
A sugestão que te dou, até porque não implica em custo, é você retirar a parte da descarga que tem o silencioso, andar um pouco e verificar se houve diminuição significativa da fumaça.
Abraço.
a minha ranger ta co escape direto , nao tem silencioso , entao nao é isso , e eu axo q o oleo parado nao é , pq senao devia fumacear só qdo ta quente , nao fria , mas valeu
degenerated
29/09/2008, 21:26
Bicho, quando vc fez o motor, vc trocou os bicos injetores? Pq pode ser que eles estejam "mijando". :pensativo:
nao troquei nao , mas por eles estar mijando sai fumaça branca ? nao deveria sair preta ??? pq eu sinto um cheiro igual aqueles carro a gasolina que fumaceiam entende , qdo ta queimando oleo ,
MarcSport
29/09/2008, 21:43
Como está sua turbina?
Tenho uma Sportage com motor, bomba e bicos novos e acontece a mesma coisa, coloquei escape direto pois também desconfiei dele e não adiantou, voltei o escape original. A única coisa que não verifiquei foi minha turbina, apesar de acreditar que esteja boa...
[]s querendo saber a causa...
degenerated
29/09/2008, 23:22
Como está sua turbina?
Tenho uma Sportage com motor, bomba e bicos novos e acontece a mesma coisa, coloquei escape direto pois também desconfiei dele e não adiantou, voltei o escape original. A única coisa que não verifiquei foi minha turbina, apesar de acreditar que esteja boa...
[]s querendo saber a causa...
como ja citei acima , minha turbina é nova , tem 1 mes de uso , o problema nao é ela
Edintruder
30/09/2008, 00:22
Revisão de bomba e bicos. Pode ter algum bico trancando.
Marco-Maga
30/09/2008, 00:46
Revisão de bomba e bicos. Pode ter algum bico trancando.
Fala grande Edin...
To por aqui dando uma fuçadinha, vai la no Suzuki me visitar...afinal vc me ajudou muito quando estava escolhendo a minha viatura...
Espero que vc e a viatura estejam bem!!
Abraços!!
Rogerinho
30/09/2008, 10:03
Opa,
No meu entender fumaça branca tem relação com água passando pros cilindros!...Então pergunto: Depois do motor feito sua Ranger esquentou a ponto de queimar junta?!...e aproveito pra perguntar uma coisa aos experts, relacionando diesel ruim com bastante água...isso poderia gerar fumaça branca, onde naturalmente seria preta?!
Um forte abraço.
duardobruno
30/09/2008, 11:23
nao troquei nao , mas por eles estar mijando sai fumaça branca ? nao deveria sair preta ??? pq eu sinto um cheiro igual aqueles carro a gasolina que fumaceiam entende , qdo ta queimando oleo ,
Pode ser sim, ainda mais quando ela está fria. Daí o bico ficou mijando lá e o acumulo de diesel faz sair essa fumaceira. Só que quando aquece para.
Agora, achei seu caso muito parecido o q aconteceu comigo. Era idêntico, andando no trânsito, parecia o carro da Sucam. Eu chegava a ver os motoristas xingando indignados com a fumaceira. Quando eu arrochava e começava a pisar, a fumaça ia dimuindo e parava. Resultado: Turbina. Eu sei q vc trocou a turbina faz pouco tempo, mas se eu fosse vc, dava uma olhada no eixo da turbina tb. Ela não faz um som estranho não? Dá uma olhada, não tá na garantia não? Outra coisa, só por desencargo de consciência, tira a tampa de óleo do motor e vê se não tá fazendo um barulho de assopro ou saindo fumaça branca lá tb. Abraço.
Edintruder
30/09/2008, 15:27
O bico mijando pode fazer fumaça branca pois o díesel não pulverizado não queima, apenas gera vapor. O diesel pulverizado em excesso, gera fumaça preta pois ele queima no escapamento até a saída, mas queima por completo.
Um exemplo de fumaça, a esquadrilha da fumaça utiliza nos Tucanos, diesel esguichado na saída da turbina, que em contato com as paredes quentes dos dutos que saem do turbo-hélice, geram fumaça, de que cor? Branca!
degenerated
30/09/2008, 20:06
Opa,
No meu entender fumaça branca tem relação com água passando pros cilindros!...Então pergunto: Depois do motor feito sua Ranger esquentou a ponto de queimar junta?!...e aproveito pra perguntar uma coisa aos experts, relacionando diesel ruim com bastante água...isso poderia gerar fumaça branca, onde naturalmente seria preta?!
Um forte abraço.
depois que fiz o motor fico filé como falei , depois de uns 5 meses é q foi a turbina , a turbina coloquei agora pouco , 1 mes e pouco , nao queimou junta , eu fiz o motor justamente pq tava entrando agua no oleo , ae eles encamizaram e fico boa
degenerated
30/09/2008, 20:11
O bico mijando pode fazer fumaça branca pois o díesel não pulverizado não queima, apenas gera vapor. O diesel pulverizado em excesso, gera fumaça preta pois ele queima no escapamento até a saída, mas queima por completo.
Um exemplo de fumaça, a esquadrilha da fumaça utiliza nos Tucanos, diesel esguichado na saída da turbina, que em contato com as paredes quentes dos dutos que saem do turbo-hélice, geram fumaça, de que cor? Branca!
entao vc acha q pode ser um bico que ta jogando diesel demais , seria isso ?? eu sem entender muito tbm axo , justamente por fazer fumaça na lenta , eu acho que ele esguicha muito diesel e nao queima , qdo eu piso no bucho ela nao fumaceia , outro motivo tbm que acho que é bico , é pq as vezes ela nao desliga , isso acontece pq o diesel esguichado nao foi queimado totalmente certo ? valeu
MarcSport
30/09/2008, 20:38
entao vc acha q pode ser um bico que ta jogando diesel demais , seria isso ?? eu sem entender muito tbm axo , justamente por fazer fumaça na lenta , eu acho que ele esguicha muito diesel e nao queima , qdo eu piso no bucho ela nao fumaceia , outro motivo tbm que acho que é bico , é pq as vezes ela nao desliga , isso acontece pq o diesel esguichado nao foi queimado totalmente certo ? valeu
O problema aconteceu depois que fez o motor ou depois da troca da turbina?
MarcSport
30/09/2008, 20:39
Pode ser sim, ainda mais quando ela está fria. Daí o bico ficou mijando lá e o acumulo de diesel faz sair essa fumaceira. Só que quando aquece para.
Agora, achei seu caso muito parecido o q aconteceu comigo. Era idêntico, andando no trânsito, parecia o carro da Sucam. Eu chegava a ver os motoristas xingando indignados com a fumaceira. Quando eu arrochava e começava a pisar, a fumaça ia dimuindo e parava. Resultado: Turbina. Eu sei q vc trocou a turbina faz pouco tempo, mas se eu fosse vc, dava uma olhada no eixo da turbina tb. Ela não faz um som estranho não? Dá uma olhada, não tá na garantia não? Outra coisa, só por desencargo de consciência, tira a tampa de óleo do motor e vê se não tá fazendo um barulho de assopro ou saindo fumaça branca lá tb. Abraço.
Em marcha lenta fumaçava branco?
duardobruno
01/10/2008, 09:31
entao vc acha q pode ser um bico que ta jogando diesel demais , seria isso ?? eu sem entender muito tbm axo , justamente por fazer fumaça na lenta , eu acho que ele esguicha muito diesel e nao queima , qdo eu piso no bucho ela nao fumaceia , outro motivo tbm que acho que é bico , é pq as vezes ela nao desliga , isso acontece pq o diesel esguichado nao foi queimado totalmente certo ? valeu
É. Isso tem haver sim. Se o bico tá mijando muito ela demora a apagar, só QUE TAMBÉM pode ser alguma coisa na bomba injetora q não tá cortando quando desliga a chave. Como ela está de consumo? Tá baixando óleo de motor? :pensativo: Pq tem isso mermo Degenerado, se a turbina é nova, motor é novo, só não trocou os bicos, pra tá fumaçando é mais certo ser isso mesmo. Nessas horas cara, eu sei q a grana tá curta pra todo mundo, mas tem que aproveitar que a viatura tá no estaleiro fazendo motor e trocar tudo mesmo. Bico, bomba d'água, dá uma geral na bomba injetora e etc.
Abraço.:concordo:
degenerated
01/10/2008, 18:21
O problema aconteceu depois que fez o motor ou depois da troca da turbina?
na verdade eu notei depois da troca da turbina , lembro que antes de troca a turbina , ela fumaceava bastante tbm , mas fumaça escura , e eu tinha a bomba mais aberta entende , agora fechei ela , e depois da turbina nova fumaceia branco , sera q pode ainda ser o oleo que esta grudado no escape que ta queimando ?? pq a otra turbina estoro feio e vazava oleo até atras no escape e na imenda do meio , entao ele enxeu de oleo , eu ando bem pouco , faço no maximo 10 km por semana , so essa ultima semana eu fiz uns 4 km pisando fundo pra v se parava a fumaça e nao parou , sera q pode ser isso ? ja aconteceu com alguem isso , de estourar a turbina e ficar oleo no escape ? a minha nao tem silencioso , mas pode estar grudado na descarga ainda , sera q demora muito tempo pra sair ? valeu
MarcSport
01/10/2008, 19:04
na verdade eu notei depois da troca da turbina , lembro que antes de troca a turbina , ela fumaceava bastante tbm , mas fumaça escura , e eu tinha a bomba mais aberta entende , agora fechei ela , e depois da turbina nova fumaceia branco , sera q pode ainda ser o oleo que esta grudado no escape que ta queimando ?? pq a otra turbina estoro feio e vazava oleo até atras no escape e na imenda do meio , entao ele enxeu de oleo , eu ando bem pouco , faço no maximo 10 km por semana , so essa ultima semana eu fiz uns 4 km pisando fundo pra v se parava a fumaça e nao parou , sera q pode ser isso ? ja aconteceu com alguem isso , de estourar a turbina e ficar oleo no escape ? a minha nao tem silencioso , mas pode estar grudado na descarga ainda , sera q demora muito tempo pra sair ? valeu
Solte o escape e veja se continua saindo fumaça...
[]s
Marcelo
MarcSport
01/10/2008, 19:06
Pode ser sim, ainda mais quando ela está fria. Daí o bico ficou mijando lá e o acumulo de diesel faz sair essa fumaceira. Só que quando aquece para.
Agora, achei seu caso muito parecido o q aconteceu comigo. Era idêntico, andando no trânsito, parecia o carro da Sucam. Eu chegava a ver os motoristas xingando indignados com a fumaceira. Quando eu arrochava e começava a pisar, a fumaça ia dimuindo e parava. Resultado: Turbina. Eu sei q vc trocou a turbina faz pouco tempo, mas se eu fosse vc, dava uma olhada no eixo da turbina tb. Ela não faz um som estranho não? Dá uma olhada, não tá na garantia não? Outra coisa, só por desencargo de consciência, tira a tampa de óleo do motor e vê se não tá fazendo um barulho de assopro ou saindo fumaça branca lá tb. Abraço.
Duardobruno.
Acho que vc não viu minha primeira mensagem...
Antes da troca da turbina soltava fumaça branca em marcha lenta?
A fumaça da qual reclamavam quando vc acelerava era preta, né?
[]s
Marcelo
degenerated
01/10/2008, 23:22
Duardobruno.
Acho que vc não viu minha primeira mensagem...
Antes da troca da turbina soltava fumaça branca em marcha lenta?
A fumaça da qual reclamavam quando vc acelerava era preta, né?
[]s
Marcelo
eu acho que nao tinha essa fumaça branca antes da troca da turbina , era so fumacerao preto
degenerated
01/10/2008, 23:28
seguinte , fiz um teste agora pouco , fiz o seguinte , ela tava fria , dia todo parada , bati arranque e nao acelerei , dexei na lenta por cerca de 25 , 30 minutos , ela chegou qse temperatura no normal (meio) , e nada de fumaça branca , ai sai com andei uns 5 km , ai qdo cheguei em casa e deixei na lenta , era uma fumacera que parecia q tavam metendo fogo na caçamba hehe , dai fiz o seguinte , deixei ela funcionando na lenta , e em cerca de 3 a 4 minutos a fumaça foi diminuindo , diminuido , até q ficou 10% daquela fumacera q sai , ficou normal , entao o escape sujo de óleo nao é , senao ia continua saindo por estar quente , eu nao entendo , mas pelo que parece , por ela normalizar a fumaça sem eu pisar no acelerador , eu acho que tem algo a ver com o combustivel , por exemplo , sera q nao pode ser realmente a bomba ou bicos jogando oleo demais , e depois de um tempo na lenta ele normaliza pq queima todo o oleo ??? lembrando que depois que normalizou a fumaça nesses 3 a 4 minutos , qdo eu piso no acelerador denovo , começa tudo denovo a fumacera branca
duardobruno
02/10/2008, 08:55
Duardobruno.
Acho que vc não viu minha primeira mensagem...
Antes da troca da turbina soltava fumaça branca em marcha lenta?
A fumaça da qual reclamavam quando vc acelerava era preta, né?
[]s
Marcelo
Ow foi mal véi! Soltava uma misérinha de fumaça branca mas soltava. Só que tinha o agravante do meu motor que tava fumando um pouco. A fumaça que a galera reclamava era BRANCA como a neve. Era assim, cinematográfica, quando eu passava ficava aquela névoa na rua, branquinha como em filme de terror. :mrgreen: O Pequeno Júnior chegou ver um dia e disse que depois que eu passei, ele não conseguiu mais ver meu carro. haahahahahahahahahah!!!! Daí troquei a turbina e diminuiu uns 90%. Só que o mecânico alertou que meu motor já não estava tão bom e com turbina nova, com certeza eu terminaria de mandar ele pra cova. Daí resolvi me endividar e mandar logo fazer a bagaça toda. Fiz motor completo, revisão no diferencial, caixa de marcha, troca de todos os fluidos, disco de freio, pastilhas, bomba d'agua, bomba injetora toda revisada..... Gastei uns 6.000, ainda achando barato. Pq já vi gente gastando pra lá de 7.500,00. Minha irmã fez um motor de siena e gastou 4.000,00. Só que agora não vendo a Jubiraca fácil não.
Abraço e desculpe a demora.:concordo:
duardobruno
02/10/2008, 09:06
seguinte , fiz um teste agora pouco , fiz o seguinte , ela tava fria , dia todo parada , bati arranque e nao acelerei , dexei na lenta por cerca de 25 , 30 minutos , ela chegou qse temperatura no normal (meio) , e nada de fumaça branca , ai sai com andei uns 5 km , ai qdo cheguei em casa e deixei na lenta , era uma fumacera que parecia q tavam metendo fogo na caçamba hehe , dai fiz o seguinte , deixei ela funcionando na lenta , e em cerca de 3 a 4 minutos a fumaça foi diminuindo , diminuido , até q ficou 10% daquela fumacera q sai , ficou normal , entao o escape sujo de óleo nao é , senao ia continua saindo por estar quente , eu nao entendo , mas pelo que parece , por ela normalizar a fumaça sem eu pisar no acelerador , eu acho que tem algo a ver com o combustivel , por exemplo , sera q nao pode ser realmente a bomba ou bicos jogando oleo demais , e depois de um tempo na lenta ele normaliza pq queima todo o oleo ??? lembrando que depois que normalizou a fumaça nesses 3 a 4 minutos , qdo eu piso no acelerador denovo , começa tudo denovo a fumacera branca
Nego véi, seguinte, por via das drúvidias esgota teu filtro de diesel, pra ver se não tá lotado de água. Melhor, troca por um novo. :pensativo:Agora, vamos a minha teoria. Cara, apesar da tua turbina ser zero (ou ela é recondicionada?), se vc deixa na lenta e quase não saí fumaça, neste momento a turbina tá quase parada né. Então não tá jogando óleo. Se quando vc acelera e joga o giro pra cima, ela começa a fumaçar, a turbina começou a trabalhar, então ela passa óleo se tiver ruim. Ao meu ver, aqui do outro lado do monitor, pode ser turbina mesmo. Menos mal, pq se tem 1 mês que vc botou a bicha, negão, garantia né! Faz o seguinte tb. Arranca aquela mangueira preta da entrada da turbina e vê se tá uma meladeira de óleo, só meladinho é normal, mas vê se não tá melado mesmo. Bem no centro da turbina, tem um eixo e vc vê a porca que prende esse eixo, pega com o dedo mesmo e balança no sentido do eixo e no sentido "pra cima, pra baixo" (ahahah essa foi foda), pra ver se não tem folga. Se tiver dando folga aí, mano, pede outra turbina na loja. Agora, se de tudo, não achar o problema. Aí é tirar os bicos mesmo num bombista pra testar. :concordo:
degenerated
02/10/2008, 10:54
Nego véi, seguinte, por via das drúvidias esgota teu filtro de diesel, pra ver se não tá lotado de água. Melhor, troca por um novo. :pensativo:Agora, vamos a minha teoria. Cara, apesar da tua turbina ser zero (ou ela é recondicionada?), se vc deixa na lenta e quase não saí fumaça, neste momento a turbina tá quase parada né. Então não tá jogando óleo. Se quando vc acelera e joga o giro pra cima, ela começa a fumaçar, a turbina começou a trabalhar, então ela passa óleo se tiver ruim. Ao meu ver, aqui do outro lado do monitor, pode ser turbina mesmo. Menos mal, pq se tem 1 mês que vc botou a bicha, negão, garantia né! Faz o seguinte tb. Arranca aquela mangueira preta da entrada da turbina e vê se tá uma meladeira de óleo, só meladinho é normal, mas vê se não tá melado mesmo. Bem no centro da turbina, tem um eixo e vc vê a porca que prende esse eixo, pega com o dedo mesmo e balança no sentido do eixo e no sentido "pra cima, pra baixo" (ahahah essa foi foda), pra ver se não tem folga. Se tiver dando folga aí, mano, pede outra turbina na loja. Agora, se de tudo, não achar o problema. Aí é tirar os bicos mesmo num bombista pra testar. :concordo:
amigos , é o seguinte , eu fui por curiosidade tirar a mangueira da turbina , mas nao a da frente (a da entrada de ar do filtro) eu tirei a decima , axo q é do intercooler sei la , la tava bastante óleo , sera q se foi a turbina , ela é nova , nao é reco , so q no dia de colocar , até o mecanco mexeu com o dedo como vc falou , e ela nao era firme firme , ela tinha uma folguinha , entao saindo oleo dessa parte de cima é a turbina ??? ou pode ser alguma parte do motor que ta mandando oleo pra turbina ? tipo pela saida do escape (no motor) entrando oleo ja direto no turbo
Pequeno jr
02/10/2008, 11:10
Ow foi mal véi! Soltava uma misérinha de fumaça branca mas soltava. Só que tinha o agravante do meu motor que tava fumando um pouco. A fumaça que a galera reclamava era BRANCA como a neve. Era assim, cinematográfica, quando eu passava ficava aquela névoa na rua, branquinha como em filme de terror. :mrgreen: O Pequeno Júnior chegou ver um dia e disse que depois que eu passei, ele não conseguiu mais ver meu carro. haahahahahahahahahah!!!! Daí troquei a turbina e diminuiu uns 90%. Só que o mecânico alertou que meu motor já não estava tão bom e com turbina nova, com certeza eu terminaria de mandar ele pra cova. Daí resolvi me endividar e mandar logo fazer a bagaça toda. Fiz motor completo, revisão no diferencial, caixa de marcha, troca de todos os fluidos, disco de freio, pastilhas, bomba d'agua, bomba injetora toda revisada..... Gastei uns 6.000, ainda achando barato. Pq já vi gente gastando pra lá de 7.500,00. Minha irmã fez um motor de siena e gastou 4.000,00. Só que agora não vendo a Jubiraca fácil não.
Abraço e desculpe a demora.:concordo:
A nevoa que a Ranger levantava lembrava os filmes by Alfred Joseph Hitchcock
Allan Nielsen
02/10/2008, 11:14
Tem oleo na entrada da turbina? a mangueira que vem do filtro de ar tem uma derivação ligada na valvula PVC; se tiver muito oleo na entrada da turbina o problema pode ser a valvula PVC (não acho que seja)
Se a entrada estiver limpa (um pouco de oleo é normal), e a saida da turbina estaiver cheia de oleo, significa que tá passando oleo de lubrificação da turbina.
Limpe tudo, de uma volta pra voltar a condição do problema e inspecione as mangueiras.
boa sorte
degenerated
02/10/2008, 11:18
Tem oleo na entrada da turbina? a mangueira que vem do filtro de ar tem uma derivação ligada na valvula PVC; se tiver muito oleo na entrada da turbina o problema pode ser a valvula PVC (não acho que seja)
Se a entrada estiver limpa (um pouco de oleo é normal), e a saida da turbina estaiver cheia de oleo, significa que tá passando oleo de lubrificação da turbina.
Limpe tudo, de uma volta pra voltar a condição do problema e inspecione as mangueiras.
boa sorte
amigos , agora fui la e retirei a mangueira da entrada de ar do filtro , ta sequinha , e ta firme o miolo da turbina , liguei a ranger sem a mangueira e fiquei olhando se saia oleo , acelerei fundo e nem uma gota , o que tem oleo mesmo é naquela mangueira de cima , axo q é do intercooler , se nao for me corrijam , entao alguem sabe o que que é isso ? de onde vem esse maldito oleo
duardobruno
02/10/2008, 11:27
amigos , é o seguinte , eu fui por curiosidade tirar a mangueira da turbina , mas nao a da frente (a da entrada de ar do filtro) eu tirei a decima , axo q é do intercooler sei la , la tava bastante óleo , sera q se foi a turbina , ela é nova , nao é reco , so q no dia de colocar , até o mecanco mexeu com o dedo como vc falou , e ela nao era firme firme , ela tinha uma folguinha , entao saindo oleo dessa parte de cima é a turbina ??? ou pode ser alguma parte do motor que ta mandando oleo pra turbina ? tipo pela saida do escape (no motor) entrando oleo ja direto no turbo
Companheiros rangeiros!!! Pequeno Jr e compahia, não me deixem dizer mas besteira, mas se deixarem eu não ligo. :mrgreen: Masssss..... esse eixo da turbina aí não é pra dar folga não. O meu é justinho, não balança nada, o antigo balançava e tinha já uma folguinha boa. Aí, to jogando todas as minhas fichas na turbina. Vamos condená-la?:twisted:
Allan Nielsen
02/10/2008, 11:36
amigos , agora fui la e retirei a mangueira da entrada de ar do filtro , ta sequinha , e ta firme o miolo da turbina , liguei a ranger sem a mangueira e fiquei olhando se saia oleo , acelerei fundo e nem uma gota , o que tem oleo mesmo é naquela mangueira de cima , axo q é do intercooler , se nao for me corrijam , entao alguem sabe o que que é isso ? de onde vem esse maldito oleo
o que é mangueira de cima??
Companheiro, vamos por partes:
A turbina serve pra comprimir o ar, ela tem entrada e saida.
A entrada vem do filtro de ar e tem uma derivação (mangueira fina) que vai na valvula pvc (é pra queimar os gases do motor por condições ambientais).
A saida vai ligada na parte superior do intercooler (que é pra baixar a temperatura do ar).
A arte inferior do intercooler vai ligada na entrada do motor.
Se a entrada da turbina esta seca e a saida esta suja de oleo significa que o oleo esta "aparecendo na turbina".
Não sei a guanto tempo trocou a turbina e a condição da que foi retirada, mas se vc diz que não sai oleo da turbina atual, então verifica se o intercooler não esta cheio de oleo da turbina anterior (deveria ter sido limpo na troca da turbina). Se não for da turbina anterior (e a atual não vaza oleo) então tem que levar num macumbeiro, pois a mangueira esta "criando oleo".
Limpe tudo e inspecione com atenção.
boa sorte
degenerated
02/10/2008, 12:08
o que é mangueira de cima??
Companheiro, vamos por partes:
A turbina serve pra comprimir o ar, ela tem entrada e saida.
A entrada vem do filtro de ar e tem uma derivação (mangueira fina) que vai na valvula pvc (é pra queimar os gases do motor por condições ambientais).
A saida vai ligada na parte superior do intercooler (que é pra baixar a temperatura do ar).
A arte inferior do intercooler vai ligada na entrada do motor.
Se a entrada da turbina esta seca e a saida esta suja de oleo significa que o oleo esta "aparecendo na turbina".
Não sei a guanto tempo trocou a turbina e a condição da que foi retirada, mas se vc diz que não sai oleo da turbina atual, então verifica se o intercooler não esta cheio de oleo da turbina anterior (deveria ter sido limpo na troca da turbina). Se não for da turbina anterior (e a atual não vaza oleo) então tem que levar num macumbeiro, pois a mangueira esta "criando oleo".
Limpe tudo e inspecione com atenção.
boa sorte
troquei ela faz um mes e poco , é nova nao reco , a turbina velha jogou bastante oleo no escape , sera q o intercooler pode estar sujo ? pq a entrada de ar da turbina ta sequinha , olha a foto que eu axei , mostra onde eu vi o oleo , ai quem entende pode me dizer se é daí o problema , se é o intercooler ou outra coisa , ahh , e outra coisa ,s e for do intercooler o oleo , eu posso deixar fora essa mangueira e ligar ela um tempo pra testar até secar o oleo da turbina pra ver se para a fumaça ? a foto esta nesse link http://img293.imageshack.us/my.php?image=turbows9.jpg
Allan Nielsen
02/10/2008, 12:20
troquei ela faz um mes e poco , é nova nao reco , a turbina velha jogou bastante oleo no escape , sera q o intercooler pode estar sujo ? pq a entrada de ar da turbina ta sequinha , olha a foto que eu axei , mostra onde eu vi o oleo , ai quem entende pode me dizer se é daí o problema , se é o intercooler ou outra coisa , ahh , e outra coisa ,s e for do intercooler o oleo , eu posso deixar fora essa mangueira e ligar ela um tempo pra testar até secar o oleo da turbina pra ver se para a fumaça ? a foto esta nesse link http://img293.imageshack.us/my.php?image=turbows9.jpg
A foto mostra a saida da turbina, se ai esta sujando de oleo e a entrada esta limpa, significa que vc esta com problema na turbina; ela esta "passando" oleo (deve ta indo pro escapamento tambem). Um pouco de oleo é normal (vem da entrada).
Se vc trocou a 1 mes, use a garantia pra resolver seu problema.
boa sorte
degenerated
02/10/2008, 12:24
alguem mais tem uma ideia do que pode ser ? alguem mais tem uma opiniao ? é a turbina mesmo ? valeu
RGamaJr_4x4
02/10/2008, 14:10
(...) tinha ficado boa e tal , mas qdo dava 160-170 km/h ela começava fumacear mtoooo atras , fica bolas de fumaça , andei um tempo ate que foi pro pau a turbina , começo cuspir oleo pelo escape (...)
Cara, acho q se eu andasse com a minha nessa velocidade o escapamento já teria cuspido até os pistões. Esse motor não aguenta esse pique todo não. Não seria melhor vc partir para uma V6 gasolina ou um carro esportivo?
Brincadeiras à parte... como já fez motor, a turbina é nova.... e foram levantadas várias hipóteses, verifique se há presença de água no filtro de diesel e no sedimentador? Dá uma drenada por desencargo de consciência.
Abraço!
duardobruno
02/10/2008, 14:36
A foto mostra a saida da turbina, se ai esta sujando de oleo e a entrada esta limpa, significa que vc esta com problema na turbina; ela esta "passando" oleo (deve ta indo pro escapamento tambem). Um pouco de oleo é normal (vem da entrada).
Se vc trocou a 1 mes, use a garantia pra resolver seu problema.
boa sorte
Bitchooooooo!!! O Allan explicou bem! Se tá minando óleo aí (de acordo com a foto), não tá vindo do motor, tá vindo da turbina mesmo cara. Até pelo comportamento do carro e os fatos aqui narrados. :putz:Olha aí, mais um voto pra turbina. Só falta agora, vc dar um passadinha em um mecânico de confiança, pegar o laudo dele e correr atrás da garantia.
Ah sim brother...:stop:
Conforme comentou o outro companheiro aí, 160/170 km/h não é velocidade pra esse carro não. Se andar nessa toada aí, vai estourar turbina e motor com frequência. Esse carro aí é pra viajar a 100 km/h, no máximo 120. Alucinou, tá doidão querendo morrer, :twisted:140 km/h. E sempre de olho no conta giros:shock:, pra não passar muito de 3.000 giros.
Abraço:concordo:
RGamaJr_4x4
02/10/2008, 15:03
troquei ela faz um mes e poco , é nova nao reco , a turbina velha jogou bastante oleo no escape , sera q o intercooler pode estar sujo ? pq a entrada de ar da turbina ta sequinha , olha a foto que eu axei , mostra onde eu vi o oleo , ai quem entende pode me dizer se é daí o problema , se é o intercooler ou outra coisa , ahh , e outra coisa ,s e for do intercooler o oleo , eu posso deixar fora essa mangueira e ligar ela um tempo pra testar até secar o oleo da turbina pra ver se para a fumaça ? a foto esta nesse link http://img293.imageshack.us/my.php?image=turbows9.jpg
Não consegui ver a imagem, mas só óleo na saída do compressor, e não da turbina, que poderia sujar o intercooler.
Mas, se realmente é a entrada da turbina que está seca e a saída suja de óleo, não resta dúvida que o problema não vem do motor, mto menos do intercooler supostamente sujo pelo compressor antigo.
Abraço.
Edintruder
02/10/2008, 16:18
Vou corrigir um colega, muito viajei com a minha Ranger em velocidade máxima por mais de uma hora sem tirar o pé do batente, muito coloquei o HSD no vermelho, muito já passei dos 5000 rpm no meu motor (bomba mexida) e digo com toda a certeza que o Maxion aguenta esse pique sim, e sem variar a temperatura do motor.
A turbina, testa da seguinte forma, tira as duas mangueiras da turbina e liga o motor, aonde o ar sai com pressão (por cima) não pode sair nada de óleo, observa na tubulação que entra o respiro do cárter e veja se sai muito vapor ou não de óleo. Pode acelerar sem problema para esse teste. Se quiseres, pode acelerar até o batente na BI que o motor corta antes do limite estipulado pela Maxion (antes do vermelho).
A turbina aceita uma pequena folga de trabalho, porém inderior a 1mm em qualquer sentido. O eixo pode "entra e sair" no sentido longitudinal, nesse movimento ele não poderá encostar as aletas na carcaça do caracol, e o outra folga "transversal", deve ser a mínima possível, pois nesse ponto é que vaza óleo do motor.
Se tiver consumo de óleo terás também redução crítica no volume de óleo do cárter.
Outro teste simples, aproveitando a chave de fenda na mão, solta a mangueira na entrada do coletor de admissão e com a mão direita tu aceleras na BI em 100% do curso do acelerador, e com a mão direita tu restringes a entrada de ar e controla a rpm do motor. Nesse momento, se o motor estiver com folga em mancais fixos e bielas, elas aparecerão, a fumaça que sairá será cinza clara e muito densa, verifica se é a mesma fumaça que te referes. Essa fumaça é puramente de diesel, e eu acredito que seja essa fumaça em questão.
Aliás, troca de mecânico, pois se ele diz que turbina nova fode o HSD é porque ele não conhece o HSD para saber o que realmente lasca com ele.
Faz esses testes e nos diga se a fumaça é a mesma que te referes no início do tópico.
degenerated
02/10/2008, 18:05
Vou corrigir um colega, muito viajei com a minha Ranger em velocidade máxima por mais de uma hora sem tirar o pé do batente, muito coloquei o HSD no vermelho, muito já passei dos 5000 rpm no meu motor (bomba mexida) e digo com toda a certeza que o Maxion aguenta esse pique sim, e sem variar a temperatura do motor.
A turbina, testa da seguinte forma, tira as duas mangueiras da turbina e liga o motor, aonde o ar sai com pressão (por cima) não pode sair nada de óleo, observa na tubulação que entra o respiro do cárter e veja se sai muito vapor ou não de óleo. Pode acelerar sem problema para esse teste. Se quiseres, pode acelerar até o batente na BI que o motor corta antes do limite estipulado pela Maxion (antes do vermelho).
A turbina aceita uma pequena folga de trabalho, porém inderior a 1mm em qualquer sentido. O eixo pode "entra e sair" no sentido longitudinal, nesse movimento ele não poderá encostar as aletas na carcaça do caracol, e o outra folga "transversal", deve ser a mínima possível, pois nesse ponto é que vaza óleo do motor.
Se tiver consumo de óleo terás também redução crítica no volume de óleo do cárter.
Outro teste simples, aproveitando a chave de fenda na mão, solta a mangueira na entrada do coletor de admissão e com a mão direita tu aceleras na BI em 100% do curso do acelerador, e com a mão direita tu restringes a entrada de ar e controla a rpm do motor. Nesse momento, se o motor estiver com folga em mancais fixos e bielas, elas aparecerão, a fumaça que sairá será cinza clara e muito densa, verifica se é a mesma fumaça que te referes. Essa fumaça é puramente de diesel, e eu acredito que seja essa fumaça em questão.
Aliás, troca de mecânico, pois se ele diz que turbina nova fode o HSD é porque ele não conhece o HSD para saber o que realmente lasca com ele.
Faz esses testes e nos diga se a fumaça é a mesma que te referes no início do tópico.
eu nao ando frequentemente a 160 , 170 km como falei , apenas algumas vezes , nao fiz nem 10 km no total a essa velocidade , ando muito pouco com ela , mas agora levei no mecanico , me enxeu o saco essa merda de camionete ,vcs nao acreditam o qto ela ja me encomodou pelo pouco que ando com ela , faz 6 anos que tenho ela , fiz 12 mil km somente em 6 anos , e ja gastei com ela em peças (motor turbina) 7 mil reais , acabei de deixar no mecanico , e o escapamento ta cheio de oleo denovo , ta babando de tanto oleo , o mecanico vai fala com outros mecanicos pra dar o diagnostico , vai levar na concessionaria da chevrolet pra ver se os mecanico ja viram algo parecido , pq é o mesmo motor das S10 antiga . A turbina nao vaza nada na frente onde entra o ar , mas gospe no escape , alguem sabe me dizer se tem algo dentro do motor que possa jogar oleo nela e fazer o que ta fazendo , tipo aneis ou pistao , ou algo no cabeçote estragado ? me reanimem hehe , valeu
duardobruno
02/10/2008, 22:41
Vou corrigir um colega, muito viajei com a minha Ranger em velocidade máxima por mais de uma hora sem tirar o pé do batente, muito coloquei o HSD no vermelho, muito já passei dos 5000 rpm no meu motor (bomba mexida) e digo com toda a certeza que o Maxion aguenta esse pique sim, e sem variar a temperatura do motor.
Aliás, troca de mecânico, pois se ele diz que turbina nova fode o HSD é porque ele não conhece o HSD para saber o que realmente lasca com ele.
Faz esses testes e nos diga se a fumaça é a mesma que te referes no início do tópico.
Nobre colega XaráIntruder, agora sairemos um pouco na porrada:parede:, digo, debateremos o assunto. :mrgreen: hehehehehe! Seguinte, acho q não me fiz entender bem. Quando disse que não aguenta, não me referi ao hsd e sim a MOTORES A DIESEL. Acho q tem outros companheiros aqui de mesma opinião. Motor a diesel que vive em regime de altas rotações, DIRETO, vai pro céu dos motores mais cedo sim. É claro que de vez em quando não mata não. Outro dia um Santana ficou sambando na frente do meu carro e me torrando a paciência, resolvi despachar o cara e despachou mesmo. Pisei fundo e a Jubiraca ultrapassou a casa dos 160 km/h com tranquilidade e continuou acelerando até eu começar a sentir medo. Mas tenho consciência que não é coisa que se faça sempre não. Tb não sei se foi pra mim tb, mas quando eu disse que o mecânico disse que turbina nova ia terminar de estourar meu motor, é pq o motor já estava meia bomba. Tava soprando horrores, consumindo muito óleo. Daí ele disse que uma turbina nova em um motor ruim, terminaria de estourar tudo, coisa que o Pequeno Jr concordou comigo outro dia, quando conversavamos sobre a situação do motor da ranger dele.:cool:
Abraço
Edintruder
03/10/2008, 09:51
Realmente se a turbina velha não estava alcançando a pressão de trabalho de 1,15Bar, ao colocar a turbina nova daria diferença e faria o motor soprar mais ainda, porém se a turbina velha ainda chegava na pressão de trabalho normal e apenas botava óleo fora, não existiria alteração nenhuma.
Em relação à durabilidade, sim, andando sempre acima de 3000rpm existe uma breve reduçã, mas isso está longe de terminar com o motor como muita gente alerta, principalmente na parte de Land Rover.
duardobruno
03/10/2008, 10:59
Realmente se a turbina velha não estava alcançando a pressão de trabalho de 1,15Bar, ao colocar a turbina nova daria diferença e faria o motor soprar mais ainda, porém se a turbina velha ainda chegava na pressão de trabalho normal e apenas botava óleo fora, não existiria alteração nenhuma.
Em relação à durabilidade, sim, andando sempre acima de 3000rpm existe uma breve reduçã, mas isso está longe de terminar com o motor como muita gente alerta, principalmente na parte de Land Rover.
É isso aí Edin. Mas quem bota esse terror fora do normal são os mesmos manés que ficam com aquele papinho: "2.5! Credo! Tem que ser 2.8." Outro dia um "oréia" veio com esta conversa. E tentando clarear a mente de animalzinho, explicando que era o mesmo motor que ele está acostumado a andar (pq o monstro só anda de lotação, logo, já andou muito de sprinter:mrgreen:), percebi tb que ele nem sabia que o 2.8 a que ele tanto se referia era o da S10. Pq na S10 mudou o motor. E que na S10 2.5 não tem intercooler e tal....
Geralmente quem toca o horror é quem nunca teve o carro, é só de ouvir falar.
Mas o bizú é não judiar das Jabiraquinhas. Só de vez em quando. heheheheehehehe!!!!:concordo:
degenerated
03/10/2008, 20:12
ae pessoal , problema resolvido , quero agradecer a ajuda de todos vcs , a opiniao de todos , vejo q estao realmente sempre querendo ajudar uns aos outros , mas estao curiosos pra saber o que era o problema hehe .. Seguinte , na turbina tem a entrada de oleo , e tem a saida que retorna pro carter certo , essa mangueira do retorno tava DOBRADA , acreditem se quiser , ai o oleo nao conseguia volta pro motor e expldia no escape , pelamor , Por enqto o problema era esse , eu peguei ela agora , andei uns 3 km so , a fumaça por enqto sumiu (ate q enfim) mas vamo v mais pra frente , abraçao a todos e muito obrigado , vlwwww
Allan Nielsen
03/10/2008, 20:20
ae pessoal , problema resolvido , quero agradecer a ajuda de todos vcs , a opiniao de todos , vejo q estao realmente sempre querendo ajudar uns aos outros , mas estao curiosos pra saber o que era o problema hehe .. Seguinte , na turbina tem a entrada de oleo , e tem a saida que retorna pro carter certo , essa mangueira do retorno tava DOBRADA , acreditem se quiser , ai o oleo nao conseguia volta pro motor e expldia no escape , pelamor , Por enqto o problema era esse , eu peguei ela agora , andei uns 3 km so , a fumaça por enqto sumiu (ate q enfim) mas vamo v mais pra frente , abraçao a todos e muito obrigado , vlwwww
Cagada de quem instalou a turbina!! ............ou será que ja estava dobrada antes, detonando a turbina anterior?
degenerated
03/10/2008, 22:35
Cagada de quem instalou a turbina!! ............ou será que ja estava dobrada antes, detonando a turbina anterior?
eu axo que antes nao tava dobrada , até pq agora que ele viu que tava dobrada , ele tiro ela fora e ela fico com o sinal da dobra sabe, tipo ela acostumou dobrada , entao antes nao tava senao ele tinha visto , ele disse q dobrou pq a posiçao desse retorno era um poco diferente da turbina original , mas que nada , ainda bem que deu certo , ja testei , andei mais d 1 hora e nadinha de fumaça :D e por incrivel que pareça sumiu até o lag da turbina que tinha , qdo eu coloquei nao gostei na hora , nao andava , demorava pra ela se espixa , agora fico espertinha hehe, axo que aliviou o oleo , devia ta cheia , é isso ai , vlw
Allan Nielsen
04/10/2008, 08:50
Que bom que resolveu o problema sem custo.
Sugiro que vc limpe o intercooler e mangueiras, pois deve estar tudo impregnado de oleo.
Boa sorte
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