PDA

Ver Versão Completa : L200 Savana antiga X Savana nova???

marcelo.conrado
28/09/2008, 22:07
Tenho uma L200 Savana - 2005, ela tem chassis reforçados, roda livre manual, guincho militar, 8 amortecedores, conjunto de instrumentos de navegação, peito de aço, guincho elétrico, barra frontal para reboque, pneus BF Mud 31, dois baús, pá e reserv de comb na caçamba, etc... Estive pensando em trocar por uma Savana nova, será que é uma boa idéia? A nova é tão "parruda" quando a minha?
Neste fórum, existem vários comentários sobre a nova Savana, muito dizem que ela não é tão valente quanto a antiga, será mesmo?
Como utilizo minha picape em estradas precárias no sul da Bahia, pergunto, a nova Savana aguenta o tranco? É a mesma picape melhorada? Ou ficou mais "bonitinha e frágil"?
Marcelo C. Silveira
L200 Savana - 2005 Amarela.

Pequeno jr
28/09/2008, 22:26
Aguentar aguenta com os pés nas costas, mas não vem com toda a estrutura e equipamentos que tem na sua.

Se eu tivesse uma igual a sua, jamais compraria a nova. So faria isso se fosse para ter a 1º Savana e olhe lá.

DieselPower
28/09/2008, 22:32
Assim como a Sport/Outdoor, a nova Savana não é frágil não. Porém percebe-se que desta vez os engenheiros da Mit não estavam com a cabeça no mesmo local onde, quando desenvolveram a Savana quadrada.
É um absurdo, em um veículo que deveria ser utilizada em locais mais difíceis que a Outdoor, não possuir o bloqueio 100%.
Você comprou a sua zero quilômetro? Se estiver inteira, eu particularmente não trocaria por uma nova.
Abraço.

netão
29/09/2008, 15:16
Poisé,a minha quadradinha é danada que só!!!!
Não penso em sair dela tão cedo,faz muita curva e tem resistecia pra caramba!!!!
Eu não penso em sair dela!!!
A minha também é 05,e agora to pensando em intercoola-la!!!

zguilherme
23/10/2008, 11:04
Opa pessoal, comprei uma l200 savana 05/06, e gostaria de saber quais sao as impressoes que voces tiveram. Quanto a manutencao, consumo (da minha ta meio alto, mas tenho de trocar todos os filtros q acredito melhorar neste aspecto pq estao ruins).

No respiro do motor, vcs ja tiveram a curiosidade para ver se tem alguma pressao excessiva saindo? ou se ta subindo oleo? Nao sei tenho a impressao q a minha tem uma perda de compressao. tanto q vejo um pouco de oleo chegando no filtro de ar (pelo respiro do cabecote).

Outra coisa eh a embreage mhidraulica, alguem ja fez o reparo? ficou salgado?

bem no momento, acredito q a minha nao faz no maximo 6 por litro. to achando um absurdo sendo q meu engesa com um q20b, reduzido absurdo, com pneus 33, quase faz 10 por litro, abasteco o tanque e praticamente esqueco de abastecer denovo.

abracos

JG

F. França
23/10/2008, 15:58
A L-200 Quadrada é Muito Show, Essa Nova Não Sei Porque, Mas Tem Uma Cara De Não Vai...
A Quadradinha Da Até Medo De Olhar No Retrovisor, Se Tivesse Uma Não Trocaria Por A Nova Nem A Pau

Abraços

zguilherme
23/10/2008, 17:52
Entao eu tenho uma quadradinha mesmo, marelinha, bunitinha kkk.... assim medo eu tenho de ver um engesao igual o meu no retrovisor, ela eh carro pra ir nos shopps kkkkk..... nao coloquei ela na terra ainda. Mas por ser muito comprida nao da pra fazer o q um jipe faz, mas acredito q vence bons obstaculos, inclinacoes laterais e rampas.

Achei ela bem reforcada...

So tenho um medo MOTOR! Sempre ouvi dizer q ela nao pode fica tocando mais de 120 q o cabecote vai pro espaco. Tem outros topicos aqui falando disso.

Eh verdade q o motor da savana (no caso a minha 06/07) tem mais cv q a gls convencional? No documento aponta 100 cv.

Vamos ver quem tem ela a mais tempo diz....

Quanto ao filtro de ar, alguem ja trocou? Tem um elemento no meio q me parece q so precisa lavar e troca o filtro externo (aqueles em "papelao"). A minha veio sem o elemento interno...

E fiz as contas hoje, ela nao faz mais q 6 por litro na cidade... estou deveras impressionado... Nem meu willys com motor de opala fazia 6.... fazia 7 kkkk.... e meu engesao faz 10 oras... algo acontece.

abracos

netão
23/10/2008, 18:01
Cara,também tenho uma savana quadradinha,e nunca me deu trabalho.
A sua ta com o consumo alto mesmo,na minha,pisando com todo gaz faz 7.
Quanto a andar acima de 120,nunca tive problemas,ja dei de final 160(no velocimetro) com 4100 rpm's...
O filtro de ar eu sempre troco,não como os oleos,mas nunca deixo ficar muito tempo!!!!!
A minha embreagem ta doi trocada com 95 mil rodados,com um custo de 600 reias na Mitsubishi,na loja Mito!!!!!
Abraços!

DieselPower
23/10/2008, 18:56
Eh verdade q o motor da savana (no caso a minha 06/07) tem mais cv q a gls convencional? No documento aponta 100 cv.

Não. Ela realmente tem 100 cvs.

murilloaquino
23/10/2008, 19:54
Saiu ela intercoolada com 118 tambem...

DieselPower
23/10/2008, 20:35
Saiu ela intercoolada com 118 tambem...

Pois é Murillo, mas como ele disse que está no documento, presumi que a dele não é intercoolada.
Abraço!

zguilherme
24/10/2008, 10:02
Ah pessoal, a minha nao eh intercoolada nao.... so tem o scoop no capo, q nao da pra lugar nenhum, so serve pra junta sujeira kkkk...

ah eu vi uma outra coisa, vou ate tirar foto e postar aqui hoje a tarde.

A tomada de ar da savana eh comutada por uma valvula, acredito q funcione a vacuo.
Portanto temos o snorkel e a tomada de ar em cima do farol direito. Consigo perceber claramente q foi cortado um pedaco da minha tomada de ar frontral, vou tirar uma foto para q vcs vejam o q esta e possam me dizer como era. Para ver senao tem nenhum problema mais serio.

Sobre o elemento filtrante do ar, vcs conferiram se existe este elemento interno q eh lavavel?

Abracos pessoal e obrigado pelas dicas a te o momento.

Leonardo Muller
04/03/2011, 15:21
tenho uma 2005 nao troco com uma nova de jeito nenhum
Tenho uma L200 Savana - 2005, ela tem chassis reforçados, roda livre manual, guincho militar, 8 amortecedores, conjunto de instrumentos de navegação, peito de aço, guincho elétrico, barra frontal para reboque, pneus BF Mud 31, dois baús, pá e reserv de comb na caçamba, etc... Estive pensando em trocar por uma Savana nova, será que é uma boa idéia? A nova é tão "parruda" quando a minha?
Neste fórum, existem vários comentários sobre a nova Savana, muito dizem que ela não é tão valente quanto a antiga, será mesmo?
Como utilizo minha picape em estradas precárias no sul da Bahia, pergunto, a nova Savana aguenta o tranco? É a mesma picape melhorada? Ou ficou mais "bonitinha e frágil"?
Marcelo C. Silveira
L200 Savana - 2005 Amarela.

Leonardo Muller
04/03/2011, 15:23
Tenho uma amarelinha nao troco com uma nova , tem muita diferença , amortecedores , lataria, pontos de reforços , chassi , etc

Imperador!
04/03/2011, 19:21
Mais uma ressurreição de tópicos antigos.

Carlos A. C. Azevedo
04/03/2011, 21:10
Mais uma ressurreição de tópicos antigos.

Calma:stop::stop:, o cara ta perdido, pelo menos não chegou botando banca aqui né...:putz:

DieselPower
05/03/2011, 00:10
Parabéns ao Leonardo!
Melhor desenterrar tópicos antigos, que ficar poluindo o fórum com vários tópicos com o mesmo assunto!

Carlos A. C. Azevedo
05/03/2011, 02:23
Parabéns ao Leonardo!
Melhor desenterrar tópicos antigos, que ficar poluindo o fórum com vários tópicos com o mesmo assunto!

Eai diesel? o que aconteceu com a verdona?? ela se foi????:pensativo::pensativo:
:dance::dance::dance:

DieselPower
06/03/2011, 13:03
Eai diesel? o que aconteceu com a verdona?? ela se foi????:pensativo::pensativo:
:dance::dance::dance:

Sim! Depois de anos de alegria, resolvi deixar que outra pessoa se divirta com ela!!! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Foi por menos $$$ que eu gostaria, mas estava com medo dos tão falados 200.000 km!!! Que estavam chegando rápido demais!!!
Ainda quero que ela seja a primeira a passar desta km original, mas com outro proprietário! :mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Ela sedeu espaço a uma irmã mais nova, se é que você me entende!!! :dance::dance::dance:

PS.: Até de noite tentarei postar fotos da "Flecha de Prata"!!!! :dance::dance::dance:

alexfardo
08/01/2012, 17:19
Excelente camionete... está me impressionando a cada dia que passa, vale a pena dar uma olhada nesses 2 vídeos que fiz com minha Mit SAVANA 2011:
Parte 1
Testando L200 Savana - PARTE 1 - "anti-stall" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=bN0oPazIQG4&feature=g-upl&context=G236a4a3AUAAAAAAABAA)
e parte 2
Testando L200 Savana - PARTE 2 - "Diff Lock" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=PFu5VQum0r8&feature=g-upl&context=G2b63b6cAUAAAAAAAAAA)
Muita gente não sabe do que a SAVANA é capaz e nesses vídeos tem um pouquinho, com o tempo vou fazer mais alguns, já estou editando.

Outra coisa, alguém sabe se é verdade que estão falando que a Mit vai parar de fabricar a L200 Savana???
Vou falar com alguns contatos, assim que souber postarei aqui.
abraço
att.
Alex A. Fardo

alexfardo
09/01/2012, 17:16
Olha, lá vai algumas novidades que agora eu tenho certeza. Falei com o vendedor da agência da Mit em Curitiba.
Realmente pararam de fabricar a Savana, mas não só a Savana, também todos os modelos da Outdoor (GLS, HPE e Savana).
Motivo: Contrato de fabricação terminou, muito carro em estoque etc. O motor 2.5 em si não será mais montado.
Sem previsão para modelos novos por enquanto, só o que posso dizer, dito pelo vendedor é que os novos modelos terão motor da Triton, isso eu gostei. Tomára que tenha uma versão a altura da Savana também. Sempre tive vontade de ver uma Triton equipada com uma Savana para ver como ficaria.
t+ pessoal.

alexfardo
02/02/2012, 21:57
Aí vai a parte 3 da série "TESTANDO L200 SAVANA" abraço e espero que gostem pessoal!!!
Testando L200 Savana - PARTE 3 - "Trilha" - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kE32qwnAVlQ)

bpessuto
08/02/2012, 16:02
Pessoal, estou querendo voltar para o 4X4 e estou numa dúvida enorme e espero que vocês me ajudem. Não sei ao certo se aqui é o lugar, mas o assunto é meio pertinente.

Não sei se eu pego uma Savana 05/06 ou uma L200 GL 07 (com a maquiagem da savana) ou uma Ranger XL 4X4 diesel 07 ?? Todas tem Km parecidas e preços próximos na casa dos R$ 50.000. O que eu faço? "Caso ou compro um patinete??" hehehehe

Meu tio tem 02 L200 (uma 98 e uma 06 automatica) é não tem reclamações, e eu ja tive uma Ranger 2.3 4X2 Cs 1998 e gostava dela, resumindo não sei o que faço!!

Ps: Moderador, se postei no lugar errado, por favor fique a vontade de mudar.

Imperador!
08/02/2012, 16:28
Ou a Ranger ou a Savana...
GL sempre tem cara de ser "bucho"

lsamaral
08/02/2012, 16:49
Eu sou mais a Savana, se estiver bem cuidada.

Com ela vc vai poder fazer o que der na sua telha.

Fugiria da GL.

[]s,

Pessoal, estou querendo voltar para o 4X4 e estou numa dúvida enorme e espero que vocês me ajudem. Não sei ao certo se aqui é o lugar, mas o assunto é meio pertinente.

Não sei se eu pego uma Savana 05/06 ou uma L200 GL 07 (com a maquiagem da savana) ou uma Ranger XL 4X4 diesel 07 ?? Todas tem Km parecidas e preços próximos na casa dos R$ 50.000. O que eu faço? "Caso ou compro um patinete??" hehehehe

Meu tio tem 02 L200 (uma 98 e uma 06 automatica) é não tem reclamações, e eu ja tive uma Ranger 2.3 4X2 Cs 1998 e gostava dela, resumindo não sei o que faço!!

Ps: Moderador, se postei no lugar errado, por favor fique a vontade de mudar.

Armindo Neto
08/02/2012, 18:07
L200 GL normalmente e de Frota de empresa
e a depreciaçao logico e bem mais alta!!!

alexfardo
08/02/2012, 18:14
Pois é, GL dá até um negócio ruim quando ouvimos falar, peladaça e na minha opinião, feia!!! Entre Savana e uma Ranger, fico na Savana é claro... lógico, fique atento à alguns detalhes que aqui no fórum mesmo o pessoal comenta, problema com super-aquecimento se já teve ou cuidar para que jamais tenha etc...

Carlos A. C. Azevedo
08/02/2012, 21:01
Se não for muito pra trilha pesada, pega a ranger.

bpessuto
08/02/2012, 21:10
Então, dei uma pesquisada melhor e falei com os donos das l200. A Savana 06 está com 100.000 km e a GL era de locadora e está com kit da savana, ela está bem bonita e com 70.000km. Marquei de velas pessoalmente!! Vocês tem alguma sugestão de outra pick-up 4x4 na faixa dos R$50.000 e mais nova que 2006??

Imperador!
08/02/2012, 21:11
Eu aposto o fiofó de um gay que nenhuma das L200 tem km original, foram adulteradas, especialmente a GL.

Paulista VM
08/02/2012, 21:44
Ainda mais de locadora, teve ter passado na mão de muita gente "cuidadosa" que só vendo...
To com o Carlos, se for rodar mais no asfalto: ranger! Eh mais confortável e tudo, mas se for pra pegar barro e quiser subir em coqueiro, num pensa duas vezes, savana!

Eu sempre digo, que quando for rico, vou ter uma... Tem ateh uma vaga na garagem, com cone, corrente e cartaz dizendo: "reservado para uma Savana 8 amortecedores" kkkkkkk

Carlos A. C. Azevedo
09/02/2012, 21:17
Ainda mais de locadora, teve ter passado na mão de muita gente "cuidadosa" que só vendo...
To com o Carlos, se for rodar mais no asfalto: ranger! Eh mais confortável e tudo, mas se for pra pegar barro e quiser subir em coqueiro, num pensa duas vezes, savana!

Eu sempre digo, que quando for rico, vou ter uma... Tem ateh uma vaga na garagem, com cone, corrente e cartaz dizendo: "reservado para uma Savana 8 amortecedores" kkkkkkk

Que que adianta? o lugar tá reservado, mas ela só vai ficar de enfeite lá embelezando a garagem, :putz::putz::putz: :twisted::twisted::twisted::twisted: HAUUHAHUAHUHUAHUAHUAUHAHAHA

bpessuto, procura uma ranger 2.8 ou 3.0, é bem melhor, aguenta muito mais um moedor que uma L200, L200 é carro pra ter carinho, é pra usar, mas não serve pra gente que pensa que tá dirigindo onibus, acelera até ver o ponteiro bater no começo da faixa vermelha, isso quando não passa pra bater 5000 rpm.

Resumindo, MWM/International = aguenta\\Mit= Num guenta tanto assim :parede::parede:

:concordo:

Armindo Neto
09/02/2012, 22:40
Que que adianta? o lugar tá reservado, mas ela só vai ficar de enfeite lá embelezando a garagem, :putz::putz::putz: :twisted::twisted::twisted::twisted: HAUUHAHUAHUHUAHUAHUAUHAHAHA

bpessuto, procura uma ranger 2.8 ou 3.0, é bem melhor, aguenta muito mais um moedor que uma L200, L200 é carro pra ter carinho, é pra usar, mas não serve pra gente que pensa que tá dirigindo onibus, acelera até ver o ponteiro bater no começo da faixa vermelha, isso quando não passa pra bater 5000 rpm.

Resumindo, MWM/International = aguenta\\Mit= Num guenta tanto assim :parede::parede:

Durabilidade do motor MWM nao tem igual !!!
teve alguns relatos de que o motor chegou a 1 milhao de km rodados
so que ele e BEM BARULHENTO !!!

Abraços

Imperador!
09/02/2012, 22:58

Abraços

De novo a velha lenda do MWM.
1 milhão de km só se for LSD e olhe lá.
HSD (todos) tem expectativa de vida de 300.000km.

PauloLimited
10/02/2012, 12:56
To vendo ai vcs falando que a GL é bucha(eu concordo), mas a Savana quem compra ela compra pra ir na missa na né ? Pra mim Savana é pick-up surrada igual as GL, até que o dono da máquina traga ela no chique do urtimo, tem que ficar de olho.

Carlos A. C. Azevedo
10/02/2012, 21:06

Abraços

Barulho é o de menos, e fora que aquele tec tec lá dá até gosto de ouvir :twisted::twisted:

Paulo, ir pra missa nem tanto, é só pra ficar passando cera pra embelezar o carro e a garagem :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::twis ted: HUAUHAHUAHUHUAHUAHUAHAHU

Armindo Neto
10/02/2012, 21:54
Barulho é o de menos, e fora que aquele tec tec lá dá até gosto de ouvir :twisted::twisted:

Paulo, ir pra missa nem tanto, é só pra ficar passando cera pra embelezar o carro e a garagem :twisted::twisted::twisted::twisted::twisted::twis ted: HUAUHAHUAHUHUAHUAHUAHAHU

A Durabilidade compensa o barulho!!!
:dance: 1.000.000,00 de kms
e muita coisa!!!!

Walter L. L. Casitta
10/02/2012, 22:10
A Durabilidade compensa o barulho!!!
:dance: 1.000.000,00 de kms
e muita coisa!!!!

Rodam 1.000.000Km só os motores MWM de baixa rotação usados em caminhões pesados e muito bem cuidados.

Armindo Neto
11/02/2012, 08:28
Rodam 1.000.000Km só os motores MWM de baixa rotação usados em caminhões pesados e muito bem cuidados.

seu eu nao me engano
os motores da s10 MWM sprint
antigos duravam cerca de 1.000.000,00
os motores novos nao sei

Abraço

Walter L. L. Casitta
11/02/2012, 08:52
seu eu nao me engano
os motores da s10 MWM sprint
antigos duravam cerca de 1.000.000,00
os motores novos nao sei

Abraço

Você tá muito enganado. O MWM da S10 é um motor diesel de alta rotação (HSD) como os de todas picapes médias e esse tipo de motor não dura mais que um motor a gasolina.

Essa estória que você repete de motor MWM durar tanto é um mito...

Paulista VM
13/02/2012, 00:33

Se liga mane! Kkkkkk
Que de enfeite que nada... Ela ia fazer td que tenho vontade de fazer com a Triton, mas que num faço por zelo...
Eh pra ficar na fazenda, pra medir profundidade de açude, rego d'água, o trem ia vira submarino na minha mão... Sem contar que eu ia Rampar tudo que eh curva de nível que atravessar meu caminho! Kkkkk
Ia por a bruta pá trepa coqueiro, puxar o freio de mão e ficar de boa, co banco abaixado, pegando coquinho pela janela!

Ta bao o que mais? Kkk

Imperador!
13/02/2012, 08:15
Se liga mane! Kkkkkk
Que de enfeite que nada... Ela ia fazer td que tenho vontade de fazer com a Triton, mas que num faço por zelo...
Eh pra ficar na fazenda, pra medir profundidade de açude, rego d'água, o trem ia vira submarino na minha mão... Sem contar que eu ia Rampar tudo que eh curva de nível que atravessar meu caminho! Kkkkk
Ia por a bruta pá trepa coqueiro, puxar o freio de mão e ficar de boa, co banco abaixado, pegando coquinho pela janela!

Ta bao o que mais? Kkk
Com certeza ele estava falando do 4D56 e não do furacão que é a Triton

Paulista VM
13/02/2012, 10:02
Eu acho a Triton bruta demais, mas ainda tenho a tal da barda de carro novo... Kkkk
Eu num faço regasso com ela, tenho medo de ficar com ela parada...
Mas se eu tivesse uma savana pra bater na fazenda, aí num teria do.. Se tiver que parar a savana, ainda teria a Triton...

Por isso digo que se fosse rico tinha as 2...
Uma pro vai e vem da cidade/fazenda, carregar peso e viajar (Triton)
E outra pra carregar sal, entrar em tudo que eh buraqueira e num ter do de moer dentro da fazenda, pq risca muito a lata, fora que sal enferruja td... Essa seria a savana 8 amortecedores...

Pequeno jr
13/02/2012, 12:23
Você tá muito enganado. O MWM da S10 é um motor diesel de alta rotação (HSD) como os de todas picapes médias e esse tipo de motor não dura mais que um motor a gasolina.

Essa estória que você repete de motor MWM durar tanto é um mito...

Rs, o povo compra viatura com Sprinter 2.8 HSD imaginando que é a mesma coisa que o 229 ou o X-10.

marcelo.conrado
22/06/2012, 17:12
Olá Alex,
Tenho uma Savana 2011/2012 mas não localizei um botão que liga e desliga o bloqueio do diferencial?

alexfardo
22/06/2012, 17:39
Olá Alex,
Tenho uma Savana 2011/2012 mas não localizei um botão que liga e desliga o bloqueio do diferencial?

Barbaridade cara... pode ser mesmo, pois as últimas que foram fabricadas eu andei vendo que eles tiraram!!! e olha... esse é o principal diferencial nesta camionete!!! Uma pena o que a mitsubishi fez com ela... estamos aguardando o que vem de novidade.
abraço

marcelo.conrado
27/06/2012, 15:46
Não consegui descobrir se a Savana 2011/2012 tem ou não Bloqueio de diferencial automático, já que não existe mais o tal botão no painel (que existe nas Savanas 2010 e 2011). É incrível, já liguei na Brabus e na Alternativa 4x4, mas ninguém soube informar???
Alguns dizem que o bloqueio 100% não existe, mas existe um semi-bloqueio? Outros dizem que na verdade o que existe é o anti bloqueio LSPV? Já no manual, diz que ela é dotada de Eixo Trazeiro com Diferencial autoblocante???
Estou pensando em colocar um bloqueio Kaiser na minha Savana 2011/2012, mas estou na dúvida? Ela tem ou não o bloqueio ou algo que faça as vezes de um bloqueio. Como disse, liguei nas concessionárias, em oficinas, etc....mas ninguém soube informar ao certo?

cantodopirão
27/06/2012, 16:02
Caro amigo, a Savana tem diferencial de deslizamento limitado. Bloqueio 100% tinha na Outodoor até 2011.

Não consegui descobrir se a Savana 2011/2012 tem ou não Bloqueio de diferencial automático, já que não existe mais o tal botão no painel (que existe nas Savanas 2010 e 2011). É incrível, já liguei na Brabus e na Alternativa 4x4, mas ninguém soube informar???
Alguns dizem que o bloqueio 100% não existe, mas existe um semi-bloqueio? Outros dizem que na verdade o que existe é o anti bloqueio LSPV? Já no manual, diz que ela é dotada de Eixo Trazeiro com Diferencial autoblocante???
Estou pensando em colocar um bloqueio Kaiser na minha Savana 2011/2012, mas estou na dúvida? Ela tem ou não o bloqueio ou algo que faça as vezes de um bloqueio. Como disse, liguei nas concessionárias, em oficinas, etc....mas ninguém soube informar ao certo?

alexfardo
27/06/2012, 18:12
Caro amigo, a Savana tem diferencial de deslizamento limitado. Bloqueio 100% tinha na Outodoor até 2011.

Olha, a minha é 2010/2011 e tem bloqueio por botão. Eletromecânico 100%. Apertou o botão o diferencial está 100% bloqueado e no caso dos LSD e cia ltda isso não ocorre. Existe Outdoor com bloqueio 100% por botão e tbm sem botão no caso com o tal LSD (que NÃO presta).

A propósito, viram a nova SAVANA baseada na Triton? Então... não tem bloqueio por botão. Somente podemos falar depois de alguns testes mais específicos, pq esses feitos pela "imprensa especializada" não são sérios, apenas para fins comerciais e para "trilheiros" de asfalto!!! hahahahaha

Pequeno jr
27/06/2012, 18:40

Não,

Sairam algumas Savanas COM o Bloqueio do Diferencial 100%.

Que me recorde são as 10/11 e parte das 11/11.

As 12/12 tem o LSD.

alexfardo
27/06/2012, 23:21
Não,

Sairam algumas Savanas COM o Bloqueio do Diferencial 100%.

Que me recorde são as 10/11 e parte das 11/11.

As 12/12 tem o LSD.

Corretíssimo!!!

pedrogsncombr
03/07/2012, 13:06
Pessoal, o que tem na Triton Savana 2013 que nao tem na Triton normal? Ela e melhor pro off road ou sao mais frescuras e o pneu de diferente?

Abracos,

agricio
23/08/2012, 16:43
Corretíssimo!!!

A mitsubishi mais uma vez decepciona a todos.
Pegou uma triton, colocou um snorkel e um peneuzinho e aumentou o preço em mais de 30 mil reais.
Sem contar que não tem bloqueio eletronico e o motor, unica coisa que poderia fazer a diferença, pois vem com 170 cavalos, da muito problema. Embreagem também é uma droga, muitas voltam com defeito que consessionária se recusa a resolver. Informa que é culpa do usuário.

Tenho uma SAVANA, série especial 15 anos e minha única reclamação é o motor ser muito fraco, demais acho que é o melhor carro que pode existir.
Claro que tive que mudar umas coisinhas, aquele protetor de plastico é ridiculo e tive que trocar por um de aluminio naval que é forte que nem o aço e muito leve.

Creio que em um ano no máximo essa nova savana vai baixar de 100 mil reais, pois não vai vender nada por esse valor.

alexfardo
23/08/2012, 20:02
A mitsubishi mais uma vez decepciona a todos.
Pegou uma triton, colocou um snorkel e um peneuzinho e aumentou o preço em mais de 30 mil reais.
Sem contar que não tem bloqueio eletronico e o motor, unica coisa que poderia fazer a diferença, pois vem com 170 cavalos, da muito problema. Embreagem também é uma droga, muitas voltam com defeito que consessionária se recusa a resolver. Informa que é culpa do usuário.

Tenho uma SAVANA, série especial 15 anos e minha única reclamação é o motor ser muito fraco, demais acho que é o melhor carro que pode existir.
Claro que tive que mudar umas coisinhas, aquele protetor de plastico é ridiculo e tive que trocar por um de aluminio naval que é forte que nem o aço e muito leve.

Creio que em um ano no máximo essa nova savana vai baixar de 100 mil reais, pois não vai vender nada por esse valor.

Exatamente o que eu pensei, tenho uma 2011, minha nossa cara, é um mostro no fora de estrada, para viagem deixa a desejar, coisa que seria simples de resolver com um motorzinho um pouco mais forte e com certeza uma 6ª marcha, daí meu amigo seria perfeita, que que eu pensei? Ah a Mit vai fazer algo desse tipo para a nova SAVANA, que nada, DECEPÇÃO TOTAL. Quando e eu disse QUANDO pensar em trocar minha savana, nem quero pensar nisso agora, vou mirar em Nova Ranger ou em algo similar, mas tá difícil encontrar algo do patamar desse novo brinquedinho da FORD.
abraços
Ah, onde tem umas fotinhos dessa sua bixa verde aí para darmos uma olhada?
abraço

agricio
24/08/2012, 08:59
Exatamente o que eu pensei, tenho uma 2011, minha nossa cara, é um mostro no fora de estrada, para viagem deixa a desejar, coisa que seria simples de resolver com um motorzinho um pouco mais forte e com certeza uma 6ª marcha, daí meu amigo seria perfeita, que que eu pensei? Ah a Mit vai fazer algo desse tipo para a nova SAVANA, que nada, DECEPÇÃO TOTAL. Quando e eu disse QUANDO pensar em trocar minha savana, nem quero pensar nisso agora, vou mirar em Nova Ranger ou em algo similar, mas tá difícil encontrar algo do patamar desse novo brinquedinho da FORD.
abraços
Ah, onde tem umas fotinhos dessa sua bixa verde aí para darmos uma olhada?
abraço

Bom dia amigo.
A ranger foi a única 4x4 que sobrou agora.
Minha única mágoa com ela é a tração elétrica.
Se der pau e pode dar bem fácil, la se vai 12 mil latinhas.
Mas se der sorte e ela se mativer estável é um super carro.

Amanha vou colocar umas fotos da azeitona cruzando a tranzamazonica e nos lençõis no maranhão.
Nos lençois, devido a imprudência, entrei com muita velocidade em uma lagoa e la se foi uma élice hehehe
Nada que uma de reserva não resolvesse, trocamos em 2 horas e tocamos de novo até jericoacora e depois fortaleza onde troquei por uma élice original na mitsubishi.
Tenho rodado muito com ela pela américa do sul e nunca me deixou na estrada.
Suspensão que tenho que trocar de vez em quando braço auxiliar, pivo e braço pitman.
A, também quebrei uma mola mestre numa jornada pelo jalapão, mas troquei e ficou nova de novo.

Demais é só alegria, únicos momentos de decepção é quando tem renovar o seguro ou pagar o IPVA HEHEHE

Grande abraço ...

alexfardo
24/08/2012, 10:20
Bom dia amigo.

Amanha vou colocar umas fotos da azeitona cruzando a tranzamazonica e nos lençõis no maranhão.
Nos lençois, devido a imprudência, entrei com muita velocidade em uma lagoa e la se foi uma élice hehehe
Nada que uma de reserva não resolvesse, trocamos em 2 horas e tocamos de novo até jericoacora e depois fortaleza onde troquei por uma élice original na mitsubishi.
Tenho rodado muito com ela pela américa do sul e nunca me deixou na estrada.
Suspensão que tenho que trocar de vez em quando braço auxiliar, pivo e braço pitman.
A, também quebrei uma mola mestre numa jornada pelo jalapão, mas troquei e ficou nova de novo.

Demais é só alegria, únicos momentos de decepção é quando tem renovar o seguro ou pagar o IPVA HEHEHE

Grande abraço ...

Puxa vida que legal cara!!! É eu também já tive que trocar esses braços auxiliares da minha, mas consegui na garantia. Agora já estou vendo que terei que fazer um pequeno estoque de peças, por falar nisso, você consegue essas peças originais? Com preço mais em conta? Dá uma dica aí, aqui na região de SC é um pouco complicado de encontrar coisa boa e mais barata que as de agência que por sinal é uma facada no bucho. Tem facebook? vamos manter contato.
abraço
Alex

agricio
24/08/2012, 12:47
Puxa vida que legal cara!!! É eu também já tive que trocar esses braços auxiliares da minha, mas consegui na garantia. Agora já estou vendo que terei que fazer um pequeno estoque de peças, por falar nisso, você consegue essas peças originais? Com preço mais em conta? Dá uma dica aí, aqui na região de SC é um pouco complicado de encontrar coisa boa e mais barata que as de agência que por sinal é uma facada no bucho. Tem facebook? vamos manter contato.
abraço
Alex

Amigo.
Se você, em Santa Catarina, tem dificuldade, imagina eu aqui no norte em Manaus hehehe
Aqui é o cão, não tem nada.
Guincho, quebra mato, GPS, rádio PY, patesca, capota, tudo teve que vir de São Paulo.
Quanto a peças, comprei duas vezes genéricas e foi grana jogada no lixo. Em três meses não prestaram mais.
Essas peças só funcionam originais, não tem jeito.
Quanto a conssessionária não sei como é ai na sua cidade, mas aqui também não presta, mecânicos muito ruins que não resolvem nada. Consultores nem se fala, uns inúteis.
Então só levei na conssessionária no primeiro ano depois nunca mais fui.
Tem uma oficina aqui de um amigo que trabalhou muitos anos na mitsubishi e ele é muito competente.
Então levo para ele fazer as revisões e posso ver o que está sendo feito, tirar dúvidas e saber o que realmente esta sendo feito.
Certo dia, para minha surpresa, lá estava eu em uma manhã de sábado, na oficina, local onde vamos mesmo quando não tem nada para fazer no carro, para tomar umas geladinhas em um estratégico bar ao lado da oficina hehehe
E quem chega por lá???? O chefe da oficina da conssessionária mitsubishi.
Dai se pode ter uma idéia do grau de credibilidade e confiança dos mecânicos da mit hehehe

Nesse feriadinho de setembro, vai ser feriado aqui a partir de quarta, vamos para a guiana inglesa e venezuela trazer POLARZITAS, uma das melhores cervejas do mundo.
Tudo muito barato por lá, pena que não tem nada para mitsubishi, mas para toyota tem tudo porque tinha a fábrica na venezuela que fechou, então tem muita toyota por la, carros muito grandes, adaptados, tudo a gasolina a R$ 0,10 (dez centavos de reais o litro).
facebook - agricio70@hotmail.com o msn e email é o mesmo.

Esses são os dois sites onde se encontra de quase tudo e tem bons preços.
Gama4x4 - Peças e Acessórios Para jeep, Troller, L200, Hilux e 4x4 em geral (http://www.gama4x4.com.br/)
Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - Home page (http://www.miltfort.com.br/)

Também tem o garra e o armazem4x4, mas são mais limitados.

Sou do RGS e todo o ano passo por lá. Mas usamos a maior parte do tempo para expedições.
Em setembro de 2013 estamos armando uma para o perú, bolivia e argentina com saída em Foz do Iguaçú e entrada pelo Acre pela Estrada do Pacifico.
Se você tiver interesse poderemos conversar ao longo do ano para ver se é possivel você nos acompanhar.
Vai ser preciso uns 25 dias.

Abraço.

alexfardo
24/08/2012, 14:54
Que show cara, obrigado pelas dicas e agora manteremos contato por outro meio. Aqui no fórum não gosto de ficar batendo papo.
abraço e até +

alexfardo
24/08/2012, 14:57
Ah, já viu os vídeos que fiz da minha Savana? Canal de alexfardo - YouTube (http://www.youtube.com/alexfardo) veja lá nos meus vídeos.
abração

agricio
24/08/2012, 17:07
erysdfgsdgsdfgs
sdf

sdfgsdfgsdfg

Jorgao
24/08/2012, 18:59
Bom dia amigo.

Agricio, o sistema de tração da Ranger é igual o do Troller. Já deu uma passeada aqui para ver o que fazem com ele?
troller + agua - YouTube (http://www.youtube.com/results?search_query=troller+%2B+agua&oq=troller+%2B+agua&gs_l=youtube.3..0i33.28753.29962.0.30143.7.7.0.0.0 .0.214.684.4j1j1.6.0...0.0...1ac.h9ah9f5Y0tk)

O meu é um 2007, sistema original, praticamente todo fds faço trilha. O do meu colega de trilha parou de funcionar (troller 2004), dele desde original e com muita trilha na bagagem. Ele entrou embaixo do carro, e virou a tração manualmente, no meio da trilha, com apenas 2 chavinhas. Em casa, desmontou o motor (bem fácil), espirrou limpa-contatos nas escovas e tomadas e tudo normal de novo. Pra quem não é entendido, ou faz questão de engate mecânico, tem algumas boas opções no mercado.

O motor da t-case, que é elétrico, custa R$ 800 em média, e tem muita gente que ao invés de limpar o motor e tomadas, confia em diagnóstico de mecânico que fica condenando peça, seja por preguiça ou desconhecimento.

Com R$ 12.000 dá pra comprar 2x t-case novinhas da borgwarner. Com mais um pouquinho, você compra até um NGD 3.0 da MWM International.

alexfardo
24/08/2012, 19:37
erysdfgsdgsdfgs
sdf

sdfgsdfgsdfg

O que é isso companheiro??? Se é para começar a xingar paramos né... hehehe
abraço

agricio
27/08/2012, 09:02
O que é isso companheiro??? Se é para começar a xingar paramos né... hehehe
abraço

Bom dia amigo.
Tentei apagar umas postagem e não deu certo.

Não achei a opção de excluir hehehe

agricio
27/08/2012, 09:19
Agricio, o sistema de tração da Ranger é igual o do Troller. Já deu uma passeada aqui para ver o que fazem com ele?
troller + agua - YouTube (http://www.youtube.com/results?search_query=troller+%2B+agua&oq=troller+%2B+agua&gs_l=youtube.3..0i33.28753.29962.0.30143.7.7.0.0.0 .0.214.684.4j1j1.6.0...0.0...1ac.h9ah9f5Y0tk)

O meu é um 2007, sistema original, praticamente todo fds faço trilha. O do meu colega de trilha parou de funcionar (troller 2004), dele desde original e com muita trilha na bagagem. Ele entrou embaixo do carro, e virou a tração manualmente, no meio da trilha, com apenas 2 chavinhas. Em casa, desmontou o motor (bem fácil), espirrou limpa-contatos nas escovas e tomadas e tudo normal de novo. Pra quem não é entendido, ou faz questão de engate mecânico, tem algumas boas opções no mercado.

O motor da t-case, que é elétrico, custa R$ 800 em média, e tem muita gente que ao invés de limpar o motor e tomadas, confia em diagnóstico de mecânico que fica condenando peça, seja por preguiça ou desconhecimento.

Com R$ 12.000 dá pra comprar 2x t-case novinhas da borgwarner. Com mais um pouquinho, você compra até um NGD 3.0 da MWM International.

Sei que a ford comprou a troller e fez várias alterações. Mas continua com muito defeito.
Não gosto de troller, prefiro as pick ups. Temos varios sócios com trollers aqui no clube e já fiz várias expedições
onde tinha trollers. Sempre quebra algum.
Quebra ar condicionado, semi eixo, tração nao liga, estoura bomba, entra em alagados e como a vedação é péssima, inunda logo todo o carro ...
Conheço a ranger e sei do que ela é capaz e de suas deficiencias.
Quando falo que a tração quebra e para arrumar é para mais de 10 mil é porque já vi algumas quebradas e todas novas.
Tem um colega que comprou uma zerado a 1 ano atráz e a tração nunca funcionou e a ford só enrrola.
Em termos de tração e caixa ninguém bate a mitsubishi que também tem suas deficiencias, mas caixa e tração não é uma delas.
Mas como pararam de fabricar a savana e a mitsubishi fez essa porcaria da triton, vou esperar uns 2 anos para ver como vai se comportar a nova ranger para talvez trocar por uma.

Abraço e até mais ...

Pequeno jr
31/08/2012, 11:50
Sei que a ford comprou a troller e fez várias alterações. Mas continua com muito defeito.
Não gosto de troller, prefiro as pick ups. Temos varios sócios com trollers aqui no clube e já fiz várias expedições
onde tinha trollers. Sempre quebra algum.
Quebra ar condicionado, semi eixo, tração nao liga, estoura bomba, entra em alagados e como a vedação é péssima, inunda logo todo o carro ...
Conheço a ranger e sei do que ela é capaz e de suas deficiencias.
Quando falo que a tração quebra e para arrumar é para mais de 10 mil é porque já vi algumas quebradas e todas novas.
Tem um colega que comprou uma zerado a 1 ano atráz e a tração nunca funcionou e a ford só enrrola.
Em termos de tração e caixa ninguém bate a mitsubishi que também tem suas deficiencias, mas caixa e tração não é uma delas.
Mas como pararam de fabricar a savana e a mitsubishi fez essa porcaria da triton, vou esperar uns 2 anos para ver como vai se comportar a nova ranger para talvez trocar por uma.

Abraço e até mais ...

Amigo, acho que algumas informações que vocÊ coloca estão um pouco erradas

DO que você fala acima.... em nenhum momento isso é problema de Caixa e sim no Motor de tração. Se teus amigos estão com problema em Ranger Novas, basta usar a garantia dos carros e pedir a troca do motor de tração.

Se essas Rangers são usadas, basta eles usarem o fórum e ver como se resolve a questão do motor de tração (tem várias dicas aqui, coisa que eles não vão gastar R$ 300,00)e nunca mais dá problema. Se as Ranger forem anteriores ao ano de 2001 e utilizam a RL a vácuo também há a solução e já colocamos aqui no Forum. Se for a Partir de 2001 não tem problema de RL.

Outro item que vocês mencionaram atrás R$ 12.000,00 ... nem é esse preço o valor da CT na FOrd, é perto disso, mas não é isso. Fazendo a manutenção da CT toda, trocando tudo não chega esse preço e olha que temos algumas desmontadas por aqui para serem feitas completo.

Para tu ter ideia .. você compra uma CT completa hoje usada na casa de R$ 2000 a R$ 3500,00 prontinha, revisada, so tirar e montar.

Falando ainda sobre o sistema de Tração da Ranger, o que é elétrico é apenas o acionamento da CT. Ranger não tem RL, pois o sistema fica ligado direto, por isso se há defeito é simples chegar e resolver de forma barata. A caixa da Ranger sinceramente é uma das mais resistentes que há no mercado e não é atoa que a Propria L-200 RS (competição) utiliza a mesma caixa.

Sobre os trollers não vou comentar, pois tenho uma outra visão sobre eles ...

A Mit Criou a pouco a Triton Savana ... há uma em teste aqui na PCDF e em breve acho que poderemos falar um pouco dela.

O problema que dá em Ranger, referente a tração é só um. Falta de uso. Quanto mais você usa a tração, menos problema dá.

agricio
31/08/2012, 20:15
Amigo, acho que algumas informações que vocÊ coloca estão um pouco erradas

DO que você fala acima.... em nenhum momento isso é problema de Caixa e sim no Motor de tração. Se teus amigos estão com problema em Ranger Novas, basta usar a garantia dos carros e pedir a troca do motor de tração.

Se essas Rangers são usadas, basta eles usarem o fórum e ver como se resolve a questão do motor de tração (tem várias dicas aqui, coisa que eles não vão gastar R$ 300,00)e nunca mais dá problema. Se as Ranger forem anteriores ao ano de 2001 e utilizam a RL a vácuo também há a solução e já colocamos aqui no Forum. Se for a Partir de 2001 não tem problema de RL.

Outro item que vocês mencionaram atrás R$ 12.000,00 ... nem é esse preço o valor da CT na FOrd, é perto disso, mas não é isso. Fazendo a manutenção da CT toda, trocando tudo não chega esse preço e olha que temos algumas desmontadas por aqui para serem feitas completo.

Para tu ter ideia .. você compra uma CT completa hoje usada na casa de R$ 2000 a R$ 3500,00 prontinha, revisada, so tirar e montar.

Falando ainda sobre o sistema de Tração da Ranger, o que é elétrico é apenas o acionamento da CT. Ranger não tem RL, pois o sistema fica ligado direto, por isso se há defeito é simples chegar e resolver de forma barata. A caixa da Ranger sinceramente é uma das mais resistentes que há no mercado e não é atoa que a Propria L-200 RS (competição) utiliza a mesma caixa.

Sobre os trollers não vou comentar, pois tenho uma outra visão sobre eles ...

A Mit Criou a pouco a Triton Savana ... há uma em teste aqui na PCDF e em breve acho que poderemos falar um pouco dela.

O problema que dá em Ranger, referente a tração é só um. Falta de uso. Quanto mais você usa a tração, menos problema dá.

Boa noite amigo.
As ranger que estao dando pane sao todas novas, na verdade tres que eu vi. A conssessionária nao esta resolvendo.
Nenhuma é antiga. Se vc consegue esses milagres, venha para manaus que vc vai ficar rico hehehe aqui nao temos nem uma oficicina descente e a conssessionario é uma porcaria, nao resolvem nada.
Nao tenho um conhecimento tao bom quanto o seu quanto a motores, mas para saber quando um carro quebra nao precisa muita coisa.
Abraço ...

Jon_offroad
01/09/2012, 20:20
Todas as revisões em concessionária, aliás comprei da autorizada, que monstro esse carro é, e esse motor não pode andar muito chutado??? Abraços

Jorgao
01/09/2012, 22:05
Boa noite amigo.
As ranger que estao dando pane sao todas novas, na verdade tres que eu vi. A conssessionária nao esta resolvendo.
Nenhuma é antiga. Se vc consegue esses milagres, venha para manaus que vc vai ficar rico hehehe aqui nao temos nem uma oficicina descente e a conssessionario é uma porcaria, nao resolvem nada.
Nao tenho um conhecimento tao bom quanto o seu quanto a motores, mas para saber quando um carro quebra nao precisa muita coisa.
Abraço ...

Todas as L200 de competição não usam nem câmbio nem t-case Mitsubish, e sim Eaton, Borgwarner, etc. Outra coisa que muda bastante é a suspensão. Só faltava arrancar também os eixos para colocar um Ford, AM ou um Dana. Não que os eixos Mit sejam ruins, muito pelo contrário, são bons. Só não aguentam os desaforos que os Fords, AMs e Dana aguentam. Vide Dodge Rams, Trollers, Wranglers com pneus gigantes com nenhum ou pouquíssimos upgrades.

Troller vive quebrando? KKkkkk dá vontade de repassar sua mensagem para os emails dos grupos de todos os jipe clubes do brasil para avisar os donos... E também ao fórum 4x4brasil que acabou de comprar um pra representá-lo em eventos e competições off-road. É bom avisar a troller também, que desde o ano passado voltou a competir em rally, e bom, é melhor nem comentar o resultado, só pesquisar aqui mesmo no fórum.

Jorgao
01/09/2012, 22:09
Todas as revisões em concessionária, aliás comprei da autorizada, que monstro esse carro é, e esse motor não pode andar muito chutado??? Abraços

Nenhum motor a diesel deveria ser usado "chutado". Não passaria dos 120 km/h, e manteria no máximo 110 km/h na sua Savana.
Tenho feito isso na minha Pajero 2.8 99, e hoje ela está com quase 240.000 km rodados. Troque óleo e filtros com no máximo 5000 km.
E se a sua L200 algum dia ferver, VENDA! Se pesquisar, entenderá o por que! Aliás, nem pesquise para não se assustar.

lsamaral
04/09/2012, 10:16
Sem criar polémica, mas não tem como comprar o desempenho offroad de uma savana original com nenhuma outra pickup original.
No geral, acho que uma savana original até bate em um troller original (por causa dos pneus e bloqueio 100% do dif traseiro em alguns modelos).

É uma pena que não exista um modelo de troller savana!!! kkkkkkkkkkkkkk

O diferencial das Savanas é dana 44 (pelo menos da maioria). É o mesmo que vem nos trollers, f1000 e por ai vai.

O diferencial da mit é muito bom tb. E normalmente o traseiro é bloqueado 100%.

A minha Outdoor 2012 veio com um dana 44 tb.

Ranger é uma excelente pickup, mas no barro não tem como comparar com as l200.
Vejo isso claro aqui na turma pesca. Temos 3 camionetes para pescar:

1 l200 (agora temos duas com a minha), 2 ranger e 3 hilux.

O desempenho offroad fica nessa ordem, sendo que existe um gap muito grande entre o 1 e o 2.

Obs: estou falando de carros originais.

[]s,

Todas as L200 de competição não usam nem câmbio nem t-case Mitsubish, e sim Eaton, Borgwarner, etc. Outra coisa que muda bastante é a suspensão. Só faltava arrancar também os eixos para colocar um Ford, AM ou um Dana. Não que os eixos Mit sejam ruins, muito pelo contrário, são bons. Só não aguentam os desaforos que os Fords, AMs e Dana aguentam. Vide Dodge Rams, Trollers, Wranglers com pneus gigantes com nenhum ou pouquíssimos upgrades.

Troller vive quebrando? KKkkkk dá vontade de repassar sua mensagem para os emails dos grupos de todos os jipe clubes do brasil para avisar os donos... E também ao fórum 4x4brasil que acabou de comprar um pra representá-lo em eventos e competições off-road. É bom avisar a troller também, que desde o ano passado voltou a competir em rally, e bom, é melhor nem comentar o resultado, só pesquisar aqui mesmo no fórum.

agricio
04/09/2012, 11:01
Sem criar polémica, mas não tem como comprar o desempenho offroad de uma savana original com nenhuma outra pickup original.
No geral, acho que uma savana original até bate em um troller original (por causa dos pneus e bloqueio 100% do dif traseiro em alguns modelos).

O diferencial das Savanas é dana 44 (pelo menos da maioria). É o mesmo que vem nos trollers, f1000 e por ai vai.

O desempenho offroad fica nessa ordem, sendo que existe um gap muito grande entre o 1 e o 2.

[]s,

É isso ai amigo.
Somente quem anda num Mitsubishi sabe do que ele é capaz.
De resto, ficar falando asneira ou discutindo com quem nunca teve um é perda de tempo.
Abraço.

Pequeno jr
04/09/2012, 15:01
Boa noite amigo.
Abraço ...

Belza !!!!!

Pequeno jr
04/09/2012, 15:41
É isso ai amigo.
De resto, ficar falando asneira ou discutindo com quem nunca teve um é perda de tempo.
Abraço.

rs!!!!

Verdade.

Jorgao
05/09/2012, 00:14

[]s,

Fala Isamaral, beleza?
Desculpa cara, mas discordo, não imagino uma L200 original fazendo isso:

Troller Bier descendo barranco animal - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_VtA8ZR9mDQ)

Não dá pra acompanhar nem Troller nem qualquer outro jipe em desempenho off-road. Mesmo com bloqueio de 100%, como algumas versões vieram, pickup não tem ângulos. Sem contar nas limitações mecânicas para preparação de trilha.

O diferencial da L200, tanto Outdoor, Savana, Triton, Triton ER, Triton RS, Pajeros (todas), e todos veículos Mitsubish são de fabricação Mitsubish.

Jorgao
05/09/2012, 00:16
É isso ai amigo.
Abraço.

Com certeza. (Proprietário de Pajero GLS-B 2.8 99/00 há longos 13 anos e sem nunca dar 1 defeito, com 240 mil km.

Jorgao
05/09/2012, 00:28

Tem um tópico em paralelo inclusive que falaram sobre os diferenciais:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/40115-diferencial-da-l200-sport-outdoor-11.html#post1759297

Não sei se mudou Isamaral, pois até então sempre foi fabricação Mitsubish. O câmbio também já é Eaton como nas Rangers, Trollers, Marruas, S10...? Se a Mitsubish trocar também o câmbio e a t-case vai ficar idêntica ao uma Ranger. As L200 de competição já abandonaram câmbio e t-case mitsubish há muito tempo, e não sei se os diferenciais são dana nelas. Nas versões normais, incluindo Outdoor e Savana, os câmbios são mitsubish, e até onde sei diferenciais e t-case também.

Também acho que a Ranger e a L200 não tem comparação.
A L200 Outdoor/Savana mudando para o câmbio, t-case e diferenciais da Ranger, que é o que está acontecendo pelo visto, aí sim, chega aos pés de uma Ranger. Só fica faltando um motor de Triton ou Duratorq da nova Ranger pra ficar excelente.

Abraços

roberto_nascimento
05/09/2012, 04:29
Também acho que a Ranger e a L200 não tem comparação.
A L200 Outdoor/Savana mudando para o câmbio, t-case e diferenciais da Ranger, que é o que está acontecendo pelo visto, aí sim, chega aos pés de uma Ranger. Só fica faltando um motor de Triton ou Duratorq da nova Ranger pra ficar excelente.

Abraços

Jorgao,

Toda hora chega em oficina ranger pra ajustar barra de torção dianteira. E muitas vezes precisa cambar também (que sai bem caro). Ela não é superior em tudo não. Concordo em relação a motor, câmbio e t-case (mas lembrando que o engate da ranger é eletrônico). Suspensão traseira das 2 são iguais (feixe de molas), e suspensão dianteira, a L200 é mola helicoidal. A Outdoor já usou barra de torção antes, e igualzinho a ranger, dava muito ajuste. Abandonou e usa mola helicoidal, coisa que a ranger, que tem um motor ainda mais pesadão, já devia ter feito há muito tempo! Acho a ranger uma das pickups mais superdimensionadas do mercado, mas também tem problemas, como qualquer outro veículo. O diferencial da ranger dianteiro é dana 35, com suspensão independente, e assim como qualquer outra pickup do mercado, segue o mesmo padrão, não aguenta muito desaforo não.

[]s

Marcelo-HPE
05/09/2012, 08:38
E numa dessa aí , será que um troller original passaria ???
L200 do Marcelão - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=C-9HzJW2J3s)

Nem tudo é entre eixos curto !!!

Jorgao
05/09/2012, 10:58
E numa dessa aí , será que um troller original passaria ???
L200 do Marcelão - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=C-9HzJW2J3s)

Nem tudo é entre eixos curto !!!

Po Marcelo, claro que sim. Teve que torcer a L200 todinha pra passar aí... compara ângulos de entrada, saída e breakover, um t4 original tem muitas mais possibilidades pra abordar esse obstáculo. A diferença é que a L200 com 1 tonelada na caçamba continua passando por lugares assim, como a sua passou.

Entre-eixos não é tudo, é apenas fundamental. Picapes que tem rampa máxima de 45 graus ficam mais estáveis na subida e estão menos sujeitas a capotamento que jipes que sobem 45 graus. Isso é verdade. E mais acentuado em jipe que não aguenta 45 graus de inclinação, tipo defender 90 e samurai.

Jorgao
05/09/2012, 11:03
Jorgao,

Toda hora chega em oficina ranger pra ajustar barra de torção dianteira. E muitas vezes precisa cambar também (que sai bem caro). Ela não é superior em tudo não. Concordo em relação a motor, câmbio e t-case (mas lembrando que o engate da ranger é eletrônico). Suspensão traseira das 2 são iguais (feixe de molas), e suspensão dianteira, a L200 é mola helicoidal. A Outdoor já usou barra de torção antes, e igualzinho a ranger, dava muito ajuste. Abandonou e usa mola helicoidal, coisa que a ranger, que tem um motor ainda mais pesadão, já devia ter feito há muito tempo! Acho a ranger uma das pickups mais superdimensionadas do mercado, mas também tem problemas, como qualquer outro veículo. O diferencial da ranger dianteiro é dana 35, com suspensão independente, e assim como qualquer outra pickup do mercado, segue o mesmo padrão, não aguenta muito desaforo não.

[]s

Nem sabia dessa barra de torção problemática. Eu não venero a ranger, se eu fosse ter uma picape pra uso misto seria uma Ram 2500, e pra uso off-road, uma defender 130, uma marrua, ou até uma band reformada. Ah, mas falando em dana 35... já viu o tamanho dos pneus que eles usam no jk sport e tjs? Aguenta alguma coisa sim.

rica_cj5_6cc
05/09/2012, 21:38
fala galera...

estou louco para testar a Pimenta...mas aqui na minha terra, só tem poeira...hehehe...antes de comprar a minha Savana estava com o negócio praticamente fechado com um troller, mas felizmente descobri que a família vai ganhar um novo membro, acabei optando pela Savana, que das cabines duplas, é a mais "preparada" de fábrica para o offroad. Pois como no meu caso, tenho outras prioridades "$$$$" no momento. E optei pela nova pois queria uma pouco rodada.

Marcelo-HPE
05/09/2012, 22:36
Jorgão se o bicho cair em X que é a posição fatal para os 4x4 , vai ficar dificil de sair !!! A não ser que o dono grite" Troller é Troller !!!!" e o bicho rapidamente dá um salto do buraco !!! hehehe
abs.

lsamaral
06/09/2012, 13:49
Jorgao,

Leia bem o que eu disse:

Quer dizer: "na maioria dos obstáculos a savana original vai bater sim um toller original."

Jipe é jipe. Pickup é pickup. Todos sabemos o ponto fraco e forte da cada um. Não é isso que estou comparando.
A savana por vir com pneu mud e bloqueio 100% ganha sim do troller original (que vem com pneu AT e LSD) na maioria dos obstáculos. É só cair uma lama mais funda ou em um x que o troller original fica.

Apenas para constar, se observar esse troller do video não é original. Acredito também que esse obstáculo dá para fazer sim com uma Savana (so tem que achar um corajoso kkkkkk).
Ja fiz um parecido com a outdoor original (com descida e subida fortes), e olha que no mesmo dia um toller não conseguiu fazer (so subiu no guincho).

Não tem como comparar ranger com uma l200 no offroad. Eu ja dirigi as duas no pantanal. Não tem comparação.
A ranger tem um grande problema que é a altura, qualquer laminha funda ela pega em baixo e fica.

Existem muitas l200 com dif dana.
Segue a foto da minha HPE e tb do de uma savana:

369073369074369075

Fala Isamaral, beleza?
Desculpa cara, mas discordo, não imagino uma L200 original fazendo isso:

Troller Bier descendo barranco animal - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=_VtA8ZR9mDQ)

Não dá pra acompanhar nem Troller nem qualquer outro jipe em desempenho off-road. Mesmo com bloqueio de 100%, como algumas versões vieram, pickup não tem ângulos. Sem contar nas limitações mecânicas para preparação de trilha.

O diferencial da L200, tanto Outdoor, Savana, Triton, Triton ER, Triton RS, Pajeros (todas), e todos veículos Mitsubish são de fabricação Mitsubish.

lsamaral
06/09/2012, 13:54
Caramba Marcelo,

Fiquei uns 10 minutos dando risada aqui.
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Muito engraçado.

[]s.

Jorgão se o bicho cair em X que é a posição fatal para os 4x4 , vai ficar dificil de sair !!! A não ser que o dono grite" Troller é Troller !!!!" e o bicho rapidamente dá um salto do buraco !!! hehehe
abs.

Jorgao
11/09/2012, 00:54
Jorgao,

Leia bem o que eu disse:

Quer dizer: "na maioria dos obstáculos a savana original vai bater sim um toller original."

Jipe é jipe. Pickup é pickup. Todos sabemos o ponto fraco e forte da cada um. Não é isso que estou comparando.
A savana por vir com pneu mud e bloqueio 100% ganha sim do troller original (que vem com pneu AT e LSD) na maioria dos obstáculos. É só cair uma lama mais funda ou em um x que o troller original fica.

Apenas para constar, se observar esse troller do video não é original. Acredito também que esse obstáculo dá para fazer sim com uma Savana (so tem que achar um corajoso kkkkkk).
Ja fiz um parecido com a outdoor original (com descida e subida fortes), e olha que no mesmo dia um toller não conseguiu fazer (so subiu no guincho).

Não tem como comparar ranger com uma l200 no offroad. Eu ja dirigi as duas no pantanal. Não tem comparação.
A ranger tem um grande problema que é a altura, qualquer laminha funda ela pega em baixo e fica.

369073369074369075

A diferenca de altura da ranger e da L200 no eixo dianteiro é grande sim, mas no traseiro, é a mesma coisa.
Nao sabia que tinha que ser com o PNEU ORIGINAL lixo que o troller sai de fabrica, economia porca da fabrica, mas vai um assim entao:

André descendo barranco com Troller. - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=UCQq2-qT1OU)

L200 ou qualquer picape só passa ai se o dono saltar com uma moto-serra e cortar a caçamba, alias, antes fosse a cacamba o problema, pois vai bater o parachoque dianteiro, se tira-lo vai pegar o farol e radiador, etc.. tem que mudar e reposicionar tudo.

Isamaral, como assim so algumas saem com o Dana?
Deve ser a partir de algum ano! Qual seria?

agricio
11/12/2012, 10:31
Pessoal.
Alguém ta sabendo como ta a situação do bloqueio de diferencia da nova savana.
Soube que é o LSD e não é mais com aquele botão no painel.
O vendedor falou que bloqueia automaticamente quando engata a reduzida.
Alguém sabe se presta esse LSD?????

Jon_offroad
12/12/2012, 14:44
Só lavo a minha agora com agua de Rio...
DSCF0042 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Zp_6WVMr6K0&feature=youtu.be)

Moisés S.M
28/10/2013, 11:49
Eai pessoal,não quis abrir um tópico novo rsrsrs,vai aqui mesmo minha duvida...

Vou resumir a novea pra vcs,ano passado vendi minha ranger v6 cd 4x4,sempre andei de Ranger,diesel,gasoina,gnv etc...Atuamente ando de Corolla automatico,muito bom o carro,não da manutenção nunca.Porem estou louco pra voltar as alturas,e to olhando tudo que é modelo de caminhonete,claro,todas dentro do que posso gastar.Bom,me apareceu uma Savana amarela com 8 amortecedores,top!!06/06,acho ela inda,amarea então,nem se fala,ela é quse perfeita ao meu ver,mas quando abri o capo,relembrei uma velha parceira que tive anos atrás,a Galloper,e oque me deu de dor de cabeça aquilo!!O negocio não andava,100 km/h era o max dela,ai pergunto pra vcs,esse motor da savana 2006,é o mesmo que equipava a galloper?a Galloper que eu tive tinha 85cv,essa savana tem 100cv,oq mudou no motor?de resto a caminhonete é show,porem senti falta do air bag duplo e do freio abs,to muito na duvida,ela tem algum problema de aquecimento?aguenta andar a 120k/h na boa?Segue umas fotos dela...

agricio
22/12/2013, 14:59
Tenho uma savana 2010. Creio que o bloqueio do diferencial trazeiro não é 100%.
A original veio com 75%.
Tava pensando em trocar pela nova savana triton.
Mas achei muito ruim esse bloqueio LSD.
Alguém sabe informar se presta ou tem mais informação?
Ou estou enganado e esse bloqueio é bom??????

Jorgao,

Leia bem o que eu disse:

369073369074369075

JackBH
13/04/2016, 16:42
INFORMAÇÕES SAVANA 14/15

Boa tarde pessoal.

Queria pedir-lhe umas informações sobre a Savana 14/15.

Achei uma Savana Amarela 14/15, com menos de 20 Km e com uma revisão feita (a segunda já está vindo) para comprar.

Está bonita.

Queria que pudessem me ajudar a sanar dúvidas a respeito do carro Savana e deste ano se puder, pois ouço muita coisa por aí:

- A Savana tem problema de super-aquecimento do motor? Se tem ou teve quais anos/modelos? Já foi sanado? Como foi sanado?
- A Savana tem problema com perda de potência?
- Ela tem os bloqueios nas rodas para a tração? Se tem são 100%?
- O consumo deste carro é alto?
- O seguro total com é?

O que preciso saber sobre Savana neste ano propriamente dito.?

Pode dar-me alguma outra informação que devo ficar atento e procurar saber.?

Obrigado.

Forte abraço.

Jackson.

Leonardo Dic
13/04/2016, 20:54
Tive um JPX com motor mit 2.5, e comparando ele com 3 toyota diesel q tive( um 2.8, um 14B e um 4.2 da LC) pode dizer, q motorzinho ordinário, não quero nem de graça.

agricio
14/04/2016, 15:52
Caro JackBH.

Se realmente você encontrou essa viatura com essa baixa
quilometragem, com um preço justo e não foi alterada.
Você é uma pessoa de sorte.
Isso é muito dificil.
Uso mitsubishi a 10 anos. Esse mês troquei minha
savana 2010, motor 2.5 pela nova savana triton 16/17 motor 3.2.

O motor 2.5 realmente deixa a desejar, muito fraco como ponto negativo.
Extremamente confiável como ponto forte.
Quanto a falta de potência, resolvi com o remapeamento da central, com o
Mauricio da Reiko de São Paulo, foi para 170 CV.
Virou outro carro e rodei 140 mil km pela América do Sul sem nunca ter nenhum problema.

Quanto ao aquecimento, acontecia nas viaturas até o ano de 2008, quando foi redimencionado o sistema de arrefecimento e o problema foi solucionado.
Anteriores a 2008, nas viaturas que aqueciam, muitos usuários resolveram com o kit gelo, que você pode encontrar maires informações aqui mesmo.

Demais reclamações devem-se ao mau uso ou falta de manunteção, dai não tem santo que de jeito.

Perda de potência nunca tive esse problema a não ser na altitude da cordilheira, algo normal devido a altitude e falta de oxigênio.

O bloqueio da savana é 75%, não existe savana com bloqueio 100%.

A Triton vem com a nova suspensão SDS, sigla para “Sport Dynamic Supension” ou suspensão dinâmica esportiva.

Trata-se de um novo conjunto desenvolvido pela engenharia da Mitsubishi Motors do Brasil, voltado para ampliar o desempenho esportivo e o conforto. Amortecedores, barras e molas foram redimensionados para reduzir movimentações da carroceira.

O consumo vai de 8 a 12, depende de como você vai andar.

O seguro gira em torno de 4 a 5.600, depende do estado e como irá conduzir.

Quanto ao que devemos saber sobre nossas viaturas:
O que faço e estudar e saber o máximo possível a respeito.
Pode começar com o manual da viatura, caso você não tenha conhecimento do motor, suspensão, elétrica, combustão etc...

O forum é uma fonte de informações. Aqui todos ajudam, mas você precisa procurar. A maioria das suas dúvidas já foram respondidas aqui mesmo, basta procurar.

Quanto aqueles poucos que falam mal, a maioria não sabe diferenciar um jeep de uma pick up.

Espero ter ajudado.
Boa sorte com sua viatura.
É uma excelente viatura, basta ter os cuidados necessários.

JackBH
16/04/2016, 20:20
Caro JackBH.

Se realmente você encontrou essa viatura com essa baixa
quilometragem, com um preço justo e não foi alterada.
Você é uma pessoa de sorte.
Isso é muito dificil.
Uso mitsubishi a 10 anos. Esse mês troquei minha
savana 2010, motor 2.5 pela nova savana triton 16/17 motor 3.2.

O motor 2.5 realmente deixa a desejar, muito fraco como ponto negativo.
Extremamente confiável como ponto forte.
Quanto a falta de potência, resolvi com o remapeamento da central, com o
Mauricio da Reiko de São Paulo, foi para 170 CV.
Virou outro carro e rodei 140 mil km pela América do Sul sem nunca ter nenhum problema.

Quanto ao aquecimento, acontecia nas viaturas até o ano de 2008, quando foi redimencionado o sistema de arrefecimento e o problema foi solucionado.
Anteriores a 2008, nas viaturas que aqueciam, muitos usuários resolveram com o kit gelo, que você pode encontrar maires informações aqui mesmo.

Demais reclamações devem-se ao mau uso ou falta de manunteção, dai não tem santo que de jeito.

Perda de potência nunca tive esse problema a não ser na altitude da cordilheira, algo normal devido a altitude e falta de oxigênio.

O bloqueio da savana é 75%, não existe savana com bloqueio 100%.

A Triton vem com a nova suspensão SDS, sigla para “Sport Dynamic Supension” ou suspensão dinâmica esportiva.

Trata-se de um novo conjunto desenvolvido pela engenharia da Mitsubishi Motors do Brasil, voltado para ampliar o desempenho esportivo e o conforto. Amortecedores, barras e molas foram redimensionados para reduzir movimentações da carroceira.

O consumo vai de 8 a 12, depende de como você vai andar.

O seguro gira em torno de 4 a 5.600, depende do estado e como irá conduzir.

Quanto ao que devemos saber sobre nossas viaturas:
O que faço e estudar e saber o máximo possível a respeito.
Pode começar com o manual da viatura, caso você não tenha conhecimento do motor, suspensão, elétrica, combustão etc...

O forum é uma fonte de informações. Aqui todos ajudam, mas você precisa procurar. A maioria das suas dúvidas já foram respondidas aqui mesmo, basta procurar.

Quanto aqueles poucos que falam mal, a maioria não sabe diferenciar um jeep de uma pick up.

Espero ter ajudado.
Boa sorte com sua viatura.
É uma excelente viatura, basta ter os cuidados necessários.

Obrigado pela ajuda agricio.
Ajudou muito a esclarecer e tirar algumas dúvidas e até a escolher o veículo realmente.

Queria porém solicitar uma informação, já que sou novo no mundo Mit.:

Andei olhando na Mitsubishi e me disseram que as revisões são a cada 6 meses ou a cada 10.000 Km, correto?

Bom, achei a Savana 14/15 com 19 mil Km.

Ela foi comprada em Dezembro de 2014.

O dono fez a 1ª revisão em JUNHO/2015 (seis meses após a compra).

A próxima revisão, a 2ª, deveria ter sido feita em DEZEMBRO/2015 – seis meses depois exatamente. CONTUDO, ele não fez até a data de hoje.

Aproxima-se a 3ª revisão em JUNHO/2016.

A Mitsubishi segundo me informaram tem garantia de 3 anos. Então este carro é para ir até DEZEMBRO/2017 em garantia.

A pergunta:

- A garantia foi perdida, pelo fato de até hoje não ter sido feita a 2ª revisão?

- Se ele fizer a segunda revisão nesta semana que chega, o carro retorna para a sua garantia de fábrica de 3 anos?

O que é e ocorre na Mitsubishi?

Desde já agradeço sua atenção.

Jackson.

agricio
18/04/2016, 11:12
Obrigado pela ajuda agricio.
Ajudou muito a esclarecer e tirar algumas dúvidas e até a escolher o veículo realmente.

Queria porém solicitar uma informação, já que sou novo no mundo Mit.:

Andei olhando na Mitsubishi e me disseram que as revisões são a cada 6 meses ou a cada 10.000 Km, correto?

Bom, achei a Savana 14/15 com 19 mil Km.

Ela foi comprada em Dezembro de 2014.

O dono fez a 1ª revisão em JUNHO/2015 (seis meses após a compra).

A próxima revisão, a 2ª, deveria ter sido feita em DEZEMBRO/2015 – seis meses depois exatamente. CONTUDO, ele não fez até a data de hoje.

Aproxima-se a 3ª revisão em JUNHO/2016.

A Mitsubishi segundo me informaram tem garantia de 3 anos. Então este carro é para ir até DEZEMBRO/2017 em garantia.

A pergunta:

- A garantia foi perdida, pelo fato de até hoje não ter sido feita a 2ª revisão?

- Se ele fizer a segunda revisão nesta semana que chega, o carro retorna para a sua garantia de fábrica de 3 anos?

O que é e ocorre na Mitsubishi?

Desde já agradeço sua atenção.

Jackson.

Bom dia amigo Jackon.
Quanto as revisões esta correto.
São a cada 6 meses ou 10.000 km.
Masssss
Existe um porém que a maioria dos especialistas em óleo irão falar.
O óleo deve ser trocado com 5.000km ou 6 meses.
Então revisão e troca de óleo são coisas diferentes.
Isso você pode comprovar no manual da sua viatura.
Como é nova, com certeza tem o manual.
Eu faço isso, troco óleo e filtro de óleo a cada 5.000km.
Quando estou na estrada levo um galão de 20 litro e os filtros.
Nunca use filtro de óleo e combustível que não sejam originais, não vale a pena a economia.

Quanto as revisões, vou falar o que eu faço.
Levo na conssessionária na primeira e na segunda revisão somente.
O pós venda da mit é péssimo, pelo menos em Manaus-AM e alguns outros locais que sei por amigos que reclamam.

A garantia que dão é motor e caixa e isso não da problema nunca e se der vão alegar que é mau uso e você vai ter que processar eles de qualquer jeito.
Então faço as revisões em um mecânico confiável que trabalha somente com mit e toyota a muitos anos e uso o óleo original e compro os filtros na mit.

Vejo o que é feito e tenho certeza que o que estou pagando foi feito.
Na mit já vi cobrarem serviços que nem foram realizados.

Pegue a viatura e troque logo os filtros e o óleo e vá para a estrada.

Tenha uma boa semana de trabalho.

JackBH
21/04/2016, 23:08
Bom dia amigo Jackon.
Quanto as revisões esta correto.
São a cada 6 meses ou 10.000 km.
Masssss
Existe um porém que a maioria dos especialistas em óleo irão falar.
O óleo deve ser trocado com 5.000km ou 6 meses.
Então revisão e troca de óleo são coisas diferentes.
Isso você pode comprovar no manual da sua viatura.
Como é nova, com certeza tem o manual.
Eu faço isso, troco óleo e filtro de óleo a cada 5.000km.
Quando estou na estrada levo um galão de 20 litro e os filtros.
Nunca use filtro de óleo e combustível que não sejam originais, não vale a pena a economia.

Quanto as revisões, vou falar o que eu faço.
Levo na conssessionária na primeira e na segunda revisão somente.
O pós venda da mit é péssimo, pelo menos em Manaus-AM e alguns outros locais que sei por amigos que reclamam.

A garantia que dão é motor e caixa e isso não da problema nunca e se der vão alegar que é mau uso e você vai ter que processar eles de qualquer jeito.
Então faço as revisões em um mecânico confiável que trabalha somente com mit e toyota a muitos anos e uso o óleo original e compro os filtros na mit.

Vejo o que é feito e tenho certeza que o que estou pagando foi feito.
Na mit já vi cobrarem serviços que nem foram realizados.

Pegue a viatura e troque logo os filtros e o óleo e vá para a estrada.

Tenha uma boa semana de trabalho.

Muito obrigado novamente por suas informações.
Desejo o mesmo a vc também.
Abraços.

Alpha Llus
20/03/2018, 23:06
Tenho uma Savana 2006 GLS 8 amortecedores, único dono, toda original de fábrica, está com uns estalos, batidas metálicas na suspensão dianteira quando subo ou desço de meio fio (mesmo que o meio fio seja baixinho 5 cm) fazendo curva ou quando em curvas de esquina de 90º tem alguma irregularidade no piso. Você sabe o que fazer nesses casos?