Conectar

Ver Versão Completa : Como usar a TRação na TR4

Aarão
27/09/2008, 20:47
primeiro vou me apresentar...

Sou Aarão, estudante de direito em Floriano - PI, como eu comecei a me interessar por 4x4 recentemente, sou novato nessa área, e sempre achei o máximo uma Pajero TR4, porém não tenho a mínima noção básica de 4x4, se não for abusivo, gostaria que alguém explicasse como se usa a 4x4 da Pajero TR4 (2003/2003), se pode ser engatada em movimento e tal... enfim, uma explicação para iniciantes, desde já agradeço compreensão e me desculpem se for post repetitivo, pois sou novato...

OBS: penso em adquirir uma em fevereiro

abraços, fiquem com Deus

faustoangelini
27/09/2008, 23:07
Aarão,

Você já visitou o site da Mit? Tem uns videos explicativos bem legais... Além disso, para vc que é novato, da uma olhada no site da troller - sessão de downloads e pegue o manual de condução off-road, também é bem explicativo.

Com relação a TR4 ela é bem versatíl porque pode se usar o 4x4 em estradas escorregadias de asfalto para melhorar a estabilidade, 4x4 bloqueado para uso em estradas de terra escorregadias e 4x4 bloqueado e reduzido para situações extremas.

Espero ter ajudado... Bem vindo ao mundo 4x4...

Syd
28/09/2008, 11:57
Basicamente,

4x2 = dia a dia
4x4 = chuva e estradas de terra (Pode engatar até 100km/h)
4x4 bloqueado = estradas mais difíceis (lama) (Pode engatar até 100km/h)
4x4 reduzido = subidas

Bem vindo

Syd
28/09/2008, 11:59
Em tempo,
4x4 reduzido tem que estar parado

Aarão
28/09/2008, 12:07
brigadão aí galera, ajudou bastante mesmo, minha maior dúvida era se poderia ser engatado em movimento, valeu, ajudaram bastante, abraços, sempre estarei vendo os topicos do fórum estão me ajudando bastante :-D

mauarj
07/11/2008, 11:02
Amigos jipeiros e companheiros de Pajero IO/TR4, somos orfãos, ninguém dá importância ao nosso jipinho, criei um topico do Clube Pajero IO/TR4, pra ver se consiguimos reverter essa imagem negativa e erronea do nosso jipinho guerreiro.Abs a todos.

Clube Pajero IO/TR4... (http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/48249-clube-pajero-io-tr4.html)

leandro.reis
13/04/2011, 09:51
muito bom... comprei um TR4 04/04.. uso para ir a fazenda ... Estradas horríveis ... e não sabia que tinhas todas essas posições no cambio ... VALEU !

TheCarcass
29/09/2011, 15:41
Basicamente,

4x2 = dia a dia
4x4 = chuva e estradas de terra (Pode engatar até 100km/h)
4x4 bloqueado = estradas mais difíceis (lama) (Pode engatar até 100km/h)
4x4 reduzido = subidas

Bem vindo

Amigo, para engatar tem de estar em ponto morto né pois sempre que tento engatar em movimento ele raspa.

raspar pode ser por conta que minha embreagem está no osso?

Valeu!

mark_4x4
29/09/2011, 20:36
mais uma questão, o engate da 4x4 e 4x4 bloqueada pode ser feito estando na velocidade de até 100km/h, minha pergunta: depois que se esta engatado ou seja reduzi de 130km/h para 80km/h, uma velocidade mais segura para o engate conforme me orientou o vendedor, é possível andar a mais de 100km/h com o 4x4 engatado ???

AACL
30/09/2011, 10:37
Sobre as dúvidas:

- 4x4 Hi: pode ser engatado em movimento (até 100km/h); pode ser usado sem restrições de piso ou velocidade; quando for engatar não é preciso colocar no ponto, basta aliviar o pe. Eu cvostumo usar a empreagem pra isso, mas não é obrigatório.
- 4x4 Hi bloqueado dif. central: pode ser engatado em movimento (até 100km/h); pode ser usado sem restrições de velocidade; só deve ser usado em pisos com baixa aderência (lama, terra, areia) quando for engatar não é preciso colocar no ponto morto, basta aliviar o pe. Eu costumo usar a embreagem pra isso, mas não é obrigatório.
- 4x4 lo bloqueado dif. central: engate apenas com o carro parado e em ponto monto; pode ser usado sem restrições de velocidade, mas o motor vai ser esforçado ao limite e poderá aquecer; uso recomendado para travesias, atoleiros, areia, condições extremas em que é preciso mais torque.

Abs,

Lindóia

rbata
30/09/2011, 12:52
Se não me engano recomenda-se também que deixe o volante reto, alinhado, não fazer a mudança na alavanca de tração durante uma curva por exemplo.

mark_4x4
30/09/2011, 22:20
valeu AACL, obrigado pelas dicas !!!!

gandarez
06/11/2011, 20:12
muito boa a explicação do uso do 4X4 na TR4

patto
07/11/2011, 17:10
- 4x4 lo bloqueado dif. central: engate apenas com o carro parado e em ponto monto; pode ser usado sem restrições de velocidade, mas o motor vai ser esforçado ao limite e poderá aquecer; uso recomendado para travesias, atoleiros, areia, condições extremas em que é preciso mais torque.

apenas um detalhe, há sim limite de velocidade quando se está em 4x4Lo (4x4LLc) e salvo engano o limite é 75km/h - pelo menos acho que este é o limite de velocidade nas AT, nas MT há limite também e deve ser na casa dos 75km/h.

no mais, a explicação está perfeita.

AACL
08/11/2011, 15:09
Patto, essa restrição de velocidade está no manual?

Pq não entendo qual seria o motivo de limitar a velocidade.

No caso da reduzida, a limitação seria em relação à rotação em que o carro vai rodar; se rodar dentro do limite (e acredito que isso seja possível ultrapassando 75km/h) qual seria o problema?

No caso do bloqueio central (e isso vale tb pra reduzida), a limitação seria a aderência do solo. Rodando em lama ou dunas o uso do bloqueio limitaria a velocidade?

Vou dar um aolhada no meu manual pra ver se fala sobre isso, mas não me lembro de ter visto. A minha é cambio manual.

Abs

Lindóia

patto
08/11/2011, 15:40
Patto, essa restrição de velocidade está no manual?

No caso da reduzida, a limitação seria em relação à rotação em que o carro vai rodar; se rodar dentro do limite (e acredito que isso seja possível ultrapassando 75km/h) qual seria o problema?

No caso do bloqueio central (e isso vale tb pra reduzida), a limitação seria a aderência do solo. Rodando em lama ou dunas o uso do bloqueio limitaria a velocidade?

Vou dar um aolhada no meu manual pra ver se fala sobre isso, mas não me lembro de ter visto. A minha é cambio manual.

Abs

Lindóia

putz....agora não sei confirmar se está no manual, provavelmente sim.

a limitação de velocidade em reduzida está vinculada ao giro do motor...em reduzida, nem parece que o cambio trocou todas as marchas, que, diga-se de passagem, são apenas 3, o overdrive não entra quando na reduzida

a sua é AT?? vou checar mais a noite tb e posto aqui

abs

André F
08/11/2011, 16:46

Dois motivos: primeiro, a capacidade mecânica da transmissão e do motor. O segundo motivo é a temperatura da transmissão e componentes relacionados.

Em offroad se costuma usar radiadores auxiliares para os diferenciais com relação muito reduzida, porque o calor gerado, mesmo em baixas velocidades (rock crawling), pode danificar componentes.

Já sobre o TR4, o importante foi explicado pelo AACL, e lembrar do seguinte:

> Engatar reduzida sempre com o câmbio em N (neutro, ponto morto) se for auto, e com a viatura parada, o freio pressionado, as rodas alinhadas, e movimentar o veículo em linha reta ao menos alguns metros ajuda a preservar os componentes;
> Nunca usar bloqueio no asfalto - não há necessidade, e é prejuízo certo;

AACL
06/12/2011, 14:10
A minha á manual e na reduzida dá pra andar a uns 80km/h em 5ª marcha numa boa sem roncar muito motor e ficar numa rotação abaixo do limite. É claro que eu não fico rodando direto nessa velocidade em reduzida, pq se a estrada permite isso eu subo pra 4x4hi. Costumo usar dessa maneira quando a trilha é muito ruim, mas tem trecho em que dá pra esticar um pouco. Com a reduzida dá tempo de diminuir a velocidade mais rápido quando aparece um obstáculo e tb evito mais a troca de marchas. Já o hi com o diferencial bloqueado uso sempre que tem muita lama em uma estrada boa sem buraco ou então na areia (dunas) e não me preocupo com limite de velocidade já que a rotação do motor é a mesma. Pode causar um maior desgaste nos componentes mas acho que o impacto não é tão grande se for usado dessa maniera só em situações de baixissima aderencia, que é o que eu faço.

Vou ver no meu manual se fala algo sobre os limites.

Abs

Lindóia

reybelo
06/12/2011, 14:16
Não vejo muita logica em saber a velocidade máxima com a reduzida
Eu acho que nunca passei de 50 Km/h pois se dá para andar acima disso não preciso da reduzida ;-)

GPA-Airborne
22/03/2013, 17:34
reybelo no rally de regularidade eu tenho esse dilema...

Rodar reduzido me provê mais torque e respostas mais rápidas para subir ou descer de velocidade, ou rodar bloqueado alto que melhora a velocidade máxima e não sinto que estou "forçando" o conjunto.

Sendo assim, eu e meu navegador damos uma avaliada na planilha para ver como estão as médias de velocidade.
Eu sempre que posso prefiro seguir reduzido, e faço isso com tranquilidade até uns 54km/h!

Haja combustível!

Maurício Segala
23/12/2018, 10:48
Olá pessoal !! Comprei recentemente uma TR4 2008 Manual, sou motorista iniciante 4x4, tenho uma dúvida sobre o uso do câmbio reduzido! Preciso usar embreagem para usar??? O carro pode estar ligado?
Obrigado.

Edmarcio
24/12/2018, 14:03
Na dúvida, sempre consulte o manual do carro.

O carro deve estar com o motor funcionando, ligado. Também deve estar parado, pé no freio e embreagem, câmbio no neutro e rodas alinhadas para frente e aí pode engatar a reduzida.

Para desengatar mesma coisa. Carro parado, pé no freio e embreagem e câmbio no neutro.

Os demais 4x4 podem ser trocado em uso até 100km/h.