PDA

Ver Versão Completa : Velocímetro de bicicleta



Marcelo
13/06/2003, 14:01
Pessoal,

Um dia, li num fórum (não me lembro qual) que é possível instalar um velocímetro de bicicleta no Willys. Como, hoje em dia, esses velocímetros possuem inúmeras funções que vão além do indicador de velocidade, poderia suprir as necessidades iniciais de quem está começando a praticar raids e não quer desprender muita grana num equipamento mais avançado.

Alguém já viu essa adaptação? Como é feita, onde fazer? É possível? :roll: :?: :?:

Obrigado e abraços,

Marcelo

fpandur
13/06/2003, 19:30
Olá Marcelo

É possível sim. Você tem que colar o imã do sensor em uma roda e o sensor propriamente dito (que vai ligado no aparelho), fixado bem próximo ao imã. Xii, acho que compliquei ... :?

Vamu lá: a idéia é que a roda ao girar, faça com que o imã passe bem perto do sensor. Tenho notícias do pessoal usando Araldite Profissional (24 horas). Tem também que refazer o cabo, deixando-o mais comprido. Daí, basta entrar no modo de aferição do "relógio", percorrer uma distância previamente conhecida e pronto. Você tem um hodômetro total e parcial, hora, e dependendo do modelo, outras "cositas", tais como velocidade média, maior velocidade atingida, etc, etc, etc.

Eu estou p/ instalar um destes no meu CJ, mas mais p/ usar o hodômetro parcial, que no velocímetro original do CJ não tem.

Abraços

Leandro
13/06/2003, 20:07
Ola pessoALL.
Conforme o Flavio disse é possivel sim. Nossa Rural estava com esse sistema até um tempinho atras (perdemos o imã). O imã estava na roda e o sensor fixado com durepox na parte fixa, circular que fica atras do tambor de freio no eixo (não lembro o nome). Depois da instalação é só aferir o aparelho. Qualquer duvida, é só falar, que a gente tenta explicar melhor. Ta certo? Espero ter colaborado.
Abraços

fpandur
13/06/2003, 21:14
Leandro

Bom, pela foto da sua Rural, você a coloca no barro também :)
Então pergunto: quando enche de barro/lama, o sensor continua funcionando ? TEORICAMENTE acredito que sim, pois o sensor é magnético e o barro não afeta as linhas de campo do imã. Mas gostaria de saber na prática...

Abraços

Eduardo Chaves
13/06/2003, 21:38
PessoALL,

Aqui tem o passo a passo de como proceder a instalação e mais um bocado de idéias... :idea: :idea:

http://www.natal4x4.hpg.ig.com.br/speed.htm

[]'s abrindo horizontes... :lol: :lol: :lol:

fpandur
13/06/2003, 21:48
Valeu Eduardo. Nada como imagens. Não parece, mas eu estava tentando explicar exatamente isto que as fotos mostram ... :D

Como opção, você pode colocar o imã fixo no aro interno da roda, ao invés de ser no disco, por dentro. Acho que na roda fica mais fácil de fazer a "manutenção", caso o imã caia (não precisa tirar a roda).

Leandro, continuo querendo saber seu relato como fica o funcionamento do sistema quando fica tudo empaçocado de barro, OK ? :wink:

Abraços

Leandro
13/06/2003, 23:24
Leandro, continuo querendo saber seu relato como fica o funcionamento do sistema quando fica tudo empaçocado de barro, OK ? :wink:

Abraços
Grande Flavio.
Realmente, quando a gente vai em alguma trilha, passeio, etc, a gente vai sempre pelo lugares mais difíceis que a trilha oferece, senão não teria o por que equipar as viaturas. Sobre o sistema em contato com a lama, parece-me q perdia um pouco a precisão, não me lembro, parece que na água, ele funcionava normalmante. Depois eu mando uma resposta com mais certeza, ta certo?
Abraço.

fpandur
14/06/2003, 08:07
Beleza Leandro, fico no aguardo. Essa informação seria importante p/ avaliar a real utilização de um sistema destes, nas mais variadas condições.

Abraços

Giovani
14/06/2003, 20:42
:D Salve PessoALL!!!

:D Tenho esse velocímetro digital de bicicleta instalado no meu Jeep. Mas o sensor está instalado numa "batatinha" atrás do velocímetro, de onde sai o fio que vai até o relógio. Essa peça está rosqueada no lugar do cabo do velocímetro e este está rosqueado na peça. Já tenho isso à vários anos. Na época enviei meu velocímetro para um cara em Passo Fundo - RS, que fez a adaptação. Não sei como funciona, mas acho que apenas tem o imã lá dentro. :wink:
:D Não vai nada para as rodas, fica tudo no painel!!! :D
Vc calibra o relógio e ele marca certinho... :wink:
:D Já pensei em desmontar, já que não uso mesmo... só para ver como funciona, mas a preguiça não deixou... :lol:

Leandro
15/06/2003, 13:21
Ola pessoal.
Então Flavio, não me lembro mesmo, mas parece que ele não funcionava bem na lama mesmo. Dei uma olhada em uns sites sobre esses velocímetros, mas não encontrei nada que pudesse nos ajudar. Qualquer coisa, da uma perguntada na loja que vc vai compra-lo, é capaz que eles te expliquem qualquer coisa.


:D Já pensei em desmontar, já que não uso mesmo... só para ver como funciona, mas a preguiça não deixou... :lol:

Grande Giovani, qualquer coisa, se vc desmota-lo mesmo, tira umas fotos e manda pra ca, pra gente poder entender melho, ta certo?
Abraço

Giovani
15/06/2003, 18:03
:D Olá Leandro!

8) Xá comigo... Se desmontar eu mando as fotos, mas não sei quando... :wink:

Marcelo
15/06/2003, 20:05
Pessoal,

Obrigado pelas dicas!! :D

Abraços!!

Marcelo

Cícero Franco
23/06/2003, 14:25
Pessoal

Quem fabrica este tipo de velocímetro? Tem algum site com dados técnicos deles?

Gracias

[]

Leandro
24/06/2003, 12:31
Pessoal

Quem fabrica este tipo de velocímetro? Tem algum site com dados técnicos deles?

Gracias

[]

Olá pessoALL e Cícero
No momento não me recordo de muitas, uma das mais conhecidas é a Cateye (www.cateye.com). Por terem uma boa qualidade, geralmente custam mais caro.
Abraço

CMartins
26/06/2003, 03:50
Pessoal

Quem fabrica este tipo de velocímetro? Tem algum site com dados técnicos deles?

Gracias

[]

Olá pessoALL e Cícero
No momento não me recordo de muitas, uma das mais conhecidas é a Cateye (www.cateye.com). Por terem uma boa qualidade, geralmente custam mais caro.
Abraço

Não se preocupe com quem fabrica!!
Procure em qualquer "boa bicicletaria" que você encontrará os modelos mais vendidos no país , fui ciclista , realmente o cateye é o melhor. Tenho um na minha bike há 20 anos e funciona até hoje , os chineses também são bons , lembre-se apenas de adquirir um que tenha luz de fundo.

Abraços , Claudio

walter.andreis
06/11/2003, 22:24
:D Salve PessoALL!!!

:D Tenho esse velocímetro digital de bicicleta instalado no meu Jeep. Mas o sensor está instalado numa "batatinha" atrás do velocímetro

+ 1 Boa Idéia mestre...
O cabo do velocímetro que deve "rodar" o imã e fazer a marcação... assim não precisa ir nada para as rodas mesmo....
:wink:

[]´s

Cícero Franco
07/11/2003, 08:28
Só tem que fazer uma boa aferição.

Giovani
07/11/2003, 21:07
Só tem que fazer uma boa aferição.

:D Fala Cícero!

:D É, como em qualquer Totem, Compass ... :lol: :lol:
:D Todos computadores de bordo necessitam de aferição, antes de cada prova! Com esse não é diferente. E por incrível que pareça, é bem preciso! :wink:
[]'s

Marcelo
07/11/2003, 22:01
Pessoal,

Como é essa "batatinha" atrás do velocímetro :?: :?:
Teria que prender o imã nela :?: :?:
Ou seria somente colocar o sensor preso atrás do velocímetro que ela já é magnetizada :?: :?:

:? :? :? :? :?

[s] cheios de dúvidas,

Giovani
08/11/2003, 19:45
Como é essa "batatinha" atrás do velocímetro :?: :?:
Teria que prender o imã nela :?: :?:
Ou seria somente colocar o sensor preso atrás do velocímetro que ela já é magnetizada :?: :?:

:D Fala Marcelo!!!

:D É uma peça cilíndrica, de onde sai o fio do sensor. Como ela é internamente não sei... Nunca desmontei! Como não tenho certeza de que posso retirá-la e encaixar novamente só o cabo, preferi não fazer... Eu enviei o velocímetro pro cara montar, então acho que ele pode ter alterado alguma coisa no encaixe original. :wink:
[]'s

Fernando de Nadai
09/03/2004, 13:30
Nossa, revivi o topico :D

sou novato aki, primeiro post.

Seguinte galera eu estava procurando esse negocio de odometro/velocimetro de bike instalado em carro.

Eu participo de alguns rallyzinhos por ae, porem o odometro do carro deixa a desejar, alguem teria mais informacoes da instalacao desse velocimetro d bike? ow ficou por isso mesmo, ima na roda e tal

e eh preciso proteger da agua,etc ow nao hein?

bom pessoal vlw ae

du
09/03/2004, 15:08
Pessoal,

Lembrem de verificar se o mostrador mostra velocidades superiores à 99km/h.

Abraços Du.

Cícero Franco
09/03/2004, 15:12
Bem lembrado......

Danniel Pizatto
09/03/2004, 20:15
Tenho um velocimetro na minha bike, o bicho funciona bem mesmo que esteja totalmente escondido pela lama..

Claro que tanto o ima quanto o sensor devem estar bem fixados.

Prestem atençao pois alguns usam para aferiçao o raio da bicicleta, outros o comprimento da circunferencia (quanto o veiculo anda ate o ima dar uma volta). A segunda opção sem duvida e beeem melhor 8)

fnassaf
10/03/2004, 11:28
Bom dia Pessoal..
Sou novo no site e lendo a respeito da localizacao do sensor veio a ideia de ser colocado no eixo cardan pois apartir do mesmo nao ocorreu mudanca de relacao e vc teria uma localizacao mais protegida dos obstaculos....

Fabio

Cícero Franco
10/03/2004, 12:45
Pode ser, desde que seja calibrado. Também se usa prendendo no próprio cabo do velocímetro.

[]s

Armando Carvalho
29/06/2004, 18:22
CICERO, ENVIEI MSG PARA SEU EMAIL DECULPE.

A RESPEITO DESSE ASSUNTO PARTICIPEI DE UM RALI EM PETROPOLIS E USEI ESSE SENSOR,POR SINAL ESTAVA FUNCIONADO MUITO BEM ,MAS QUAN PASSEI NUM LAMEIRO E MUITA AGUA PAROU DE FUNCIONAR LOGO . mESMO LIMPANDO O IMA E O SENSOR,NAO ADIANTOU NADA.
PODERIA ME INFORMAR SE TEM ALGUMA SOLUCAO PARA ESSE PROBLEMA, POIS O MESMO ESTA TOTALMENTE ISOLADO.


SAMURAI 92

ARMANDO CARVALHO

kmoretto
22/07/2004, 09:45
All,

Vou expor o problema que estou tendo com a instalação do velocímetro para bicicleta no Garotto:

Comprei um CatEye, modelo Tomo CC-ST200 ( www.cateye.com ), a configuração dele é feita pela distância percorrida em uma volta da roda ( entenda como passagem do íman pelo sensor ), esta distancia percorrida a cada passagem do íman tem de ser no mínimo 130cm e no máximo 229cm, aí começam os problemas:

- Para por o sensor na roda:
meu pneu ( argentino 16/750 novos ) tem a circunferência de aprox. 255cm, ou seja está acima do limite, se eu colocar dois ímans fica com aprox. 127cm ( 255 / 2 ), ou seja abaixo do limite.

- Para por o sensor no cardan:
com uma volta do cardan percorro aprox. 50cm, muito abaixo do limite.

- Para por o sensor no cabo do velocímetro:
Não cheguei a medir quanto percorro com uma volta do cabo, mas vamos considerar que a distancia percorrida esteja dentro do limite de ajuste, ou deixo o velocímetro original desligado ou tenho que comprar/adaptar algum dispositivo para ter os dois funcionando, cheguei a desmontar o meu para ver se dava para fazer esta adaptação dentro, mas sem chance e como pretendo manter o original ligado, descartei. ( lí a mensagem do Giovani sobre isto, mas não ajudou muito )

Estou optando pela primeira opção com o dois ímans, sei que haverá um erro de aprox. 4%, isto considerando também outros fatores como por exemplo a calibragem dos pneus, ou seja, em uma distancia de 50Km irá marcar 52km e para uma velocidade de 80km/h irá marcar 83,2 km/h, como meu intuito de utilização dele é para seguir planilhas de trilha/passeios e não para competição, este erro é aceitável.

Para aqueles que pretendem e ainda não fizeram esta adaptação considerem a situação acima.

Caso alguém tenha alguma outra solução não listada acima que diminua este erro, agradeço desde já. ( não vale troca de pneu :roll: :lol: )

Cotrim
22/07/2004, 14:33
Kleber

Quanto custou o seu Cateye?

[]'s

kmoretto
23/07/2004, 08:00
Fabião,

Paguei R$50,00...., tinha de uma outra marca por 40 mas este que comprei tinha mais funções.

Cotrim
23/07/2004, 10:16
Fabião,

Paguei R$50,00...., tinha de uma outra marca por 40 mas este que comprei tinha mais funções.

Onde?

Aqui no Brasil ou lá fora?

[]'s querendo comprar um totem genérico

kmoretto
23/07/2004, 10:54
Fábio,

Vc vai encontrar em quaquer bicicletaria que venda acessórios.

[]´s

Cavalcante
07/03/2005, 23:07
Galera, a fixação de um sensor (qualquer que seja o tipo) em uma das rodas não dá precisão porque quando o carro faz uma curva, a roda interna gira menos que a externa, percorrendo uma distância menor, o que vai dar uma leitura de velocidade errada para mais ou para menos, dependendo de em que roda está.
A tal cebolinha de que o Giovani falou pode ser feita não com um ímã, pois a área é tão pequena que a chave (reed switch) ficaria permanentemente fechada pelas linhas de campo do ímã, mas sim com um dispositivo como aquele dos mouses, um feixe de luz, vindo de um led, um foto sensor, e um disco perfurado. Quando o cabo do velocímetro gira, ele gira o disco que interrompe o feixe gerando pulsos que vão para o velocímetro. O diabo é fazer a porqueira da adaptação mecânica. Tô pensando nisso e assim que tiver uma idéia posto aqui no fórum.
[]s

TONY2004
10/08/2005, 22:21
Tenho um jogo de BFG 33" no meu Jeep. Gostariade reviver novamente este assunto afim de descobrir se alguem com a mesma configuração conseguiu fazer o velocimetro de Bike funcionar ou vou ter que morrer com os R$ 320,00 do Totem.
Abraços a todos
:( Tony :(

Edintruder
14/08/2005, 00:06
Alguém já pensou em colar o imã no cardã? Pode ainda fazer um disco e aparfusar entre o munhão da cruzeta e o eixo do pinhão. O mais complicado é calcular a distância percorrida em uma volta do eixo cardã para registro no velocímetro. Se em uma volta a veículo percorre 30 cm, portanto esse deverá ser o diâmetro para registro.

Cavalcante
21/08/2005, 18:21
Pegou, edi. Esse é mais ou menos o princípio do sensor de efeito hall que vai nos totens e taxímetros. Por sinal, é esse tipo de sensor que eu estou procurando (na verdade, até já achei, mas por 80,00) pra colocar na viatura e mandar pruma palm, mas acho que ele também pode funcionar num velocímetro de bicicleta. Ele vai acoplado entre o velocímetro e o cabo do velocímetro, e fica abrigadinho. Isto substitui a engenhoca que eu tinha citado acima.

alepavao
07/01/2007, 22:02
Caros amigos...

Eu faço rally de regularidade com meu chevette, e tenho um CATEYE instalado na roda livre...

o sistema sensor-imã está instalado no interior do disco de freio, que, no caso do chevas faz o papel de cubo dianteiro...

no seco funciona que é uma beleza... é claro que dá um erro de alguns metros depois de 20km percorridos... mas qualquer navegador se adapta a isso...

o problema é que, se molhar ou ver lama ele para por alguns minutos... depois volta normal...

a respeito da resposta acima o sensor do cateye (red switch ou chave magnético) não tem nada a ver com os sensores de totem, compass ou taximetro (sensores de campo magnético tipo hall), trata-se de um sensor mecânico portanto com limitações na velocidade de chaveamento...

o cateye marca normalmente até 70 ou 80km/h depois disso os pulsos (com um único imã na roda) começam a não ser enxergados pelo sensor...
imagina com 2 ou mais imãs na roda... essa velocidade com precisão seria perdida em torno de 40km/h... muito pouco não acham?

a minha sorte é que uso um odometro totem e utilizo o cateye somente para velocimetro...

outra coisa... quanto a marcar menos em uma roda do que em outra é normal... nunca se esqueçam de que quem levanta uma prova de raid ou rally também usa o sensor em uma só roda.... e que a informação de qual lado do carro usou para este levantamento deve estar no regulamento... esse dado serve para a aferição perfeitar dos Colossos (totem) e Mega (compass)...
AH!!! um dica... com o valor do "W" da totem é perfeitamente possível calcular o diâmetro do CATEYE...

a conta é simples: Valor a ser inserido no CATEYE = 1000000 / Valor de "W"

esse é exatamento o valor do diâmetro da roda.

espero ter ajudado...

abraço a todos

barantes
17/04/2007, 00:52
Instalei um velocímetro de bicicleta de 25 "reals" na roda do meu Samurai. Funcionou muito bem até o km 5 da prova ;)

Colei com araldite cola numa p#%# gambiarra usando madeira e silver tape e quando ele parou de funcionar pensei que fosse por ter sido arrancado em algum enrosco durante a trilha. Ao chegar em casa e checar, vi que estava tudo inteiro!!! Parou de funcionar possivelmente por causa de água/lama. Inclusive o imã está até hoje perfeitamente colado na roda.
Estou anexando foto da gambi pra vcs verem como ficou.

A propósito, como não entendo nada dessas coisas e perguntar não custa nada: tem jeito de ligar de alguma forma o velocímetro de bicicleta no velocímetro ou no cabo do velocímetro do próprio jipe?

[]s

Luciano SHAKALL
18/04/2007, 15:56
tem jeito de ligar de alguma forma o velocímetro de bicicleta no velocímetro ou no cabo do velocímetro do próprio jipe?Barantes, o Giovani (moderador) e o Cavalcante fizeram algo assim, mas acho que eles não estão mais acompanhando esse tópico.
Tenta uma MP com eles...

CJ 60
08/09/2007, 22:30
Barantes, o Giovani (moderador) e o Cavalcante fizeram algo assim, mas acho que eles não estão mais acompanhando esse tópico.
Tenta uma MP com eles...

E se fizer um disco, com o diametro minimo de uso, (nas msgs anteriores 13cm) acoplado no cardã? ai as peças ficariam protegidas de certa forma e nao teria o problema de por na roda e a msma virar mais rapido ou devagar conforme o lado da curva...e qto a água, será q vedar bem o sensor com silicone resolve?

CJ 60
08/09/2007, 22:50
Fuçando no ML achei esse, sem fio, e aceita circunferência de roda de 1mm a 3999mm com incremento de 1mm interessante nao? o preço é um poko a mais que os 30 tão dos mais simples, mais pelo menos esse acredito que dê pra por no cardã

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-61676376-velocimetro-cronometro-9-funcoes-sem-fio-frete-gratis-bike-_JM

mais estranho o kra dizer q nao funciona mto de longe.. só se o sensor tiver q ficar "mirado" no velocimetro.. mais fica a dica

edwint
14/09/2007, 17:43
bem interessante, qualseia o diametro minimo que posso colocar? estou pensando em fazer um disco de chapa fina e colocar no cardam junto a cruzeta, dai fica num lugar bem seguro.

CJ 60
14/09/2007, 18:55
bem interessante, qualseia o diametro minimo que posso colocar? estou pensando em fazer um disco de chapa fina e colocar no cardam junto a cruzeta, dai fica num lugar bem seguro.

intão esse q coloquei o link ai, tem q o sensor estar "mirado" com o velocimetro em si, acho q nao rola, pra fazer o eskema q disse do disco, precisaria ir testando, pois talvez pela velocidade q o imã passaria pelo sensor este ficaria "bobo" sem entender mais o sinal, ai so testando, to garimpando no ML algum outro q sirva e achando posto aki

abç

Schuinka
15/04/2008, 23:59
Então!!! Qual melhor opção? na roda, disco, cardam ou velocímetro? alguma novidade? abraço a todos

CJ 60
16/04/2008, 00:09
Então!!! Qual melhor opção? na roda, disco, cardam ou velocímetro? alguma novidade? abraço a todos

Na roda sem chance, pois se vc leu o posto desde o inicio, vai ver que numa curva uma roda gira mais rapido que a outra, disco? nao entendi, no velocimetro teria q fazer um sistema pra multiplicar o no caso desmultiplicar o sinal, acho q por enquanto melhor opçao é no cardã, mais fazendo um disco maior do diametro menos possivel (esse so consegue-se vendo as especificaçoes do velocimetro), vmos ver se o post da uma animada de novo..

abç

Schuinka
16/04/2008, 17:20
...vamo v se a galera tem alguma idéia, ou estão colocando velocímetros novos e precisos, hehehe! abraço a todos

barantes
16/04/2008, 18:24
Hoje eu comprei um velocímetro de bike novo pra pôr no meu Samurai novamente... dessa vez vou ter mais tempo pra fazer uma gambiarra mais bem feita hehehe
Volto a postar quando tiver algo feito, e será antes do dia 27, quando tem o rali em Franca.

Barao de Castro
16/04/2008, 19:17
Hoje eu comprei um velocímetro de bike novo pra pôr no meu Samurai novamente... dessa vez vou ter mais tempo pra fazer uma gambiarra mais bem feita hehehe
Volto a postar quando tiver algo feito, e será antes do dia 27, quando tem o rali em Franca.


E antes vc tinha colocado aonde? Já vi um cra fazer um adaptação super bem feita na roda dianteira e no amortecedor. Mas frizo que tratava-se de um buggy. Até que velocidade e KM marca?
Grato


sds

Breno

rctorrezam
25/09/2008, 21:09
Galera,

Encontrei um site que tem um passo a passo muito bom, pena que é em espanhol, mas dá para entender.

Inclusive tem uma tabela do excel para calcular a aferição do ciclocomputador baseada nas medidas do pneu do carro.

Dêem uma olhada no site:

http://www.garajeclasico.com/trece/curso/curso09.htm


http://www.garajeclasico.com/trece/curso/sondar1cgs.jpg

rctorrezam
25/09/2008, 21:14
Outra dica,

Pode-se substituir o ímã original por um mais forte para aumentar a distancia ao sensor.

Os originais normalmente tem de ficar a 5mm. É bem perto!

edwint
26/09/2008, 06:47
e pra melhorar ainda mais, fui ate uma bicicletaria e fiquei sabendo que existe o velocimentro com 3 digitos 200km/h um monte de funçoes e sem fio...

se vc desmontar um hd de computador, dentro dele existe um super imã, muito forte mesmo...;)

CJ 60
26/09/2008, 19:42
Galera,

Encontrei um site que tem um passo a passo muito bom, pena que é em espanhol, mas dá para entender.

Inclusive tem uma tabela do excel para calcular a aferição do ciclocomputador baseada nas medidas do pneu do carro.

Dêem uma olhada no site:

http://www.garajeclasico.com/trece/curso/curso09.htm


http://www.garajeclasico.com/trece/curso/sondar1cgs.jpg




A idéia é perfeita.. unico inconveniente é ainda nas mediçoes de distancia, visto que na roda qdo fazemos uma curva a roda q fica pro lado de dentro sempre vai girar mais rapido..

Luciano SHAKALL
26/09/2008, 22:14
"... qdo fazemos uma curva a roda q fica pro lado de dentro sempre vai girar mais rapido..."CAmaRAda, não seria o contrário :pensativo: ?

[]'s

CJ 60
26/09/2008, 22:20
CAmaRAda, não seria o contrário :pensativo: ?

[]'s


haaa vc entendeu... hahahahahaha enfim uma gira mais rapido q a outra.. melhorou? rrsrsrss:dance::dance::dance:

Luciano SHAKALL
26/09/2008, 22:34
"... qdo fazemos uma curva a roda q fica pro lado de dentro sempre vai girar mais rapido..."
"... não seria o contrário :pensativo: ? ..."
" ... haaa vc entendeu... hahahahahaha enfim uma gira mais rapido q a outra.. melhorou? rrsrsrss:dance::dance::dance: ... "To ligado que 'cê tá ligado :mrgreen: . . .
Às vezes a gente pensa em uma coisa e fala (escreve/digita) outra :-P
O lance foi apenas pra não deixar informação "trocada", caso algum "incauto" lesse o tópico :lol: :lol: :lol: . . .

[]'s

enio chagas
28/09/2008, 12:18
A idéia é perfeita.. unico inconveniente é ainda nas mediçoes de distancia, visto que na roda qdo fazemos uma curva a roda q fica pro lado de dentro sempre vai girar mais rapido..

Será que não dá pra adptabiarrar o ímã no cardan traseiro e o sensor na tcase? Não sei se ia dar ajuste, mas acho uma solução melhor que na roda.

CJ 60
28/09/2008, 12:49
Será que não dá pra adptabiarrar o ímã no cardan traseiro e o sensor na tcase? Não sei se ia dar ajuste, mas acho uma solução melhor que na roda.

Eu acho que nas outras páginas eu cito algo assim, fazer um disco na medida mínima e adaptar no cardã, seria +/- como o sensor de cardã que o Totem usa..

abç

"GRAUÇÁ 4x4"
08/11/2008, 11:48
Pessoall,

Ontem instalei um Ciclocomputador no Grauçá, o velocímetro e o Echo J7 estão marcando aparentemente iguais, só não sei se realmente as médias, velocidades e desempenhos estão corretos.

Alguem sabe a base de cálculo para aferir corretamente ?

Visite o blogger do Grauçá e veja detalhadamente: http://grauca4x4.blogspot.com

edwint
10/11/2008, 09:00
Pessoall,

Ontem instalei um Ciclocomputador no Grauçá, o velocímetro e o Echo J7 estão marcando aparentemente iguais, só não sei se realmente as médias, velocidades e desempenhos estão corretos.

Alguem sabe a base de cálculo para aferir corretamente ?

Visite o blogger do Grauçá e veja detalhadamente: http://grauca4x4.blogspot.com


opa, andei dando uma olhada no seu blog, e surgiu uma duvida, no seu caso, vi que vc colocou o ima no flange da roda e o sençor na pinça de freio, sendo assim, quando vc estiver em um local que exija muito do freio, havera um superaquecimento em toda essa area, o sensor nao ira derreter? ou talves com o calor o ima nao ira se desprender?

vc tem rodado com seu jeep a algum tempo, e nao teve nenhum problema com referencia a isso.


obrigado e um abraço

edwin

cRiPpLe_rOoStEr
20/11/2008, 06:16
uma boa seria se o velocímetro digital pudesse receber o sinal do sensor do velocímetro mecânico original... será que é mto difícil fazer uma adaptação desse tipo?

enio chagas
20/11/2008, 22:15
uma boa seria se o velocímetro digital pudesse receber o sinal do sensor do velocímetro mecânico original... será que é mto difícil fazer uma adaptação desse tipo?

Imagino que o giro do cabo do velocímetro seja bem maior que o da roda. E os velocímetros de bike são adaptados ao diâmetro da roda. Provavelmente você teria que usar um divisor digital para reduzir este "clock" a um parâmetro aceitável para o velocímetro digital. Tem o CI CMOS 4017, por exemplo, que é um contador sequencial de 10 canais. Daria pra dividir o clock até 10.
Muito difícil não é, mas é uma mão de obra. Ainda acho que o imã num disco no cardan traseiro é a saída, se der ajuste.

"GRAUÇÁ 4x4"
11/01/2009, 17:17
Ciclocomputador II

Visitem os links no blogger do Grauçá:
http://grauca4x4.blogspot.com/ (http://grauca4x4.blogspot.com/)
http://grauca4x4.blogspot.com/2008/1...na-trilha.html (http://grauca4x4.blogspot.com/2008/11/desempenho-na-trilha.html)
http://grauca4x4.blogspot.com/2009/0...utador-ii.html (http://grauca4x4.blogspot.com/2009/0...utador-ii.html)
(http://grauca4x4.blogspot.com/2009/01/ciclocomputador-ii.html)

Detalhe: Achei interessante deixar o "CICLOCOMPUTADOR I" (anterior instalação), portanto usarei um ciclocomputador para cada roda dianteira.

"GRAUÇÁ 4x4"
11/01/2009, 17:37
opa, andei dando uma olhada no seu blog, e surgiu uma duvida, no seu caso, vi que vc colocou o ima no flange da roda e o sençor na pinça de freio, sendo assim, quando vc estiver em um local que exija muito do freio, havera um superaquecimento em toda essa area, o sensor nao ira derreter? ou talves com o calor o ima nao ira se desprender?

vc tem rodado com seu jeep a algum tempo, e nao teve nenhum problema com referencia a isso.


obrigado e um abraço

edwin

Edwin,

Até o presente momento sem problema algum de aquecimento na roda, colei o imã com "ARALDITE 24 Horas", mas poderia ter instalado com "MASSA PLÁSTICA", quanto ao "SENSOR", todos os modelos que conheço desde ciclista, eles são sempre blindados, por isso que não há problema quanto à água e lama...

Gostei tanto do resultado que instalei outro ciclocomputador.
O "CICLOCOMPUTADOR II" apresenta várias leituras ao mesmo tempo sem precisar ficar clicando de acordo com a necessidade...



Visite o blogger do Grauçá: http://grauca4x4.blogspot.com/ (http://grauca4x4.blogspot.com/)

wltreis
21/03/2009, 00:33
Edwin,

Até o presente momento sem problema algum de aquecimento na roda, colei o imã com "ARALDITE 24 Horas", mas poderia ter instalado com "MASSA PLÁSTICA", quanto ao "SENSOR", todos os modelos que conheço desde ciclista, eles são sempre blindados, por isso que não há problema quanto à água e lama...

Gostei tanto do resultado que instalei outro ciclocomputador.
O "CICLOCOMPUTADOR II" apresenta várias leituras ao mesmo tempo sem precisar ficar clicando de acordo com a necessidade...



Visite o blogger do Grauçá: http://grauca4x4.blogspot.com/ (http://grauca4x4.blogspot.com/)

AMIGO JA ANDEI PENSANDO EM COLOCAR UM NO NIVA MAS NÃO ENCONTRO UM COM TAMANHO RELATIVAMENTE BOM, SÓ ENCONTRO COM VISORES PEQUENOS, TEM ALGUMA DICA ?:parede:

"GRAUÇÁ 4x4"
25/03/2009, 16:30
Todos os mostradores dos ciclocomputadores são aparentemente pequenos, mas são eficientes.
O que me direcionou a possuir um "maior", foi exclusivamente a leitura de várias informações ao mesmo tempo, mas os números são aproximadamente do mesmo tamanho que outras marcas que conheci.

brandtoffroad
26/03/2009, 20:27
Cara gostei do ciclocomputador. Tô com um problema de velocimetro no meu Samuca acho que vou tacar um destes. Só uma dúvida, ele funciona somente a pilha/bateria? ou pode ser ligado direto no 12V? E outra coisa, o cabo que vem nele, dá comprimento pra chegar até a roda?

"GRAUÇÁ 4x4"
26/03/2009, 21:14
Cara gostei do ciclocomputador. Tô com um problema de velocimetro no meu Samuca acho que vou tacar um destes. Só uma dúvida, ele funciona somente a pilha/bateria? ou pode ser ligado direto no 12V? E outra coisa, o cabo que vem nele, dá comprimento pra chegar até a roda?

Brandt,

Vamos por partes:

- O problema do velocímetro do Samuca deverá ser reparado.
- O Ciclocomputador não substituirá o velocímetro.
- Uso dois ciclocomputadores um para aferir o outro + velocímetro original.
- A finalidade do meu uso (ciclocomputador) é para obter a melhor performance com um custo mais barato possível, em percursos de competições do tipo RAID ou trilhas planejadas com roteiro mapeado.
- Todos os ciclocomputadores utilizam baterias. São para serem usados em bikes, mas adaptam em motos e em carros.
- Existe ciclocomputadores que funcionam sem cabo. Eu fiz emendas com fios e plugs P2 mono de plástico.

Visite no blogger:
http://grauca4x4.blogspot.com/2008/11/desempenho-na-trilha.html (http://grauca4x4.blogspot.com/2008/11/desempenho-na-trilha.html)
e
http://grauca4x4.blogspot.com/2009/01/ciclocomputador-ii.html (http://grauca4x4.blogspot.com/2009/01/ciclocomputador-ii.html)

TENGAMA
17/08/2009, 11:35
Senhores, tenho esse velocimetro de bicicleta simples instalado no meu niva.
A precisão é ótima e não falha com lama nem agua.
Porem, como instalei na saída para o cardã traseiro, cada volta da roda o cardã gira 4,3 voltas (realção do diferencial) então, o calculo do tamanho da roda deve ser o perímetro do pneu dividido por 4,3 voltas. Isso quer dizer que o sensor recebe 4,3 vezes mais pulso que o giro da roda, resultando em um excesso de pulsos. Assim sendo, quando o nivinha passa dos 80km/h (casos raríssimos na história, rsrsrsrsrsrs) ele apresenta falhas de leitura e passa a diminuir a velocidade.
Como a minha utilização é em RAIDs, essa velocidade nunca é exigida e minha navegação não fica prejudicada.
Para resolver esse problema, só instalando direto na roda onde o número de giros é direto e não multiplicado pelo diferencial.

Luciano SHAKALL
17/08/2009, 16:43
" ... tenho esse velocimetro de bicicleta simples ... A precisão é ótima ... instalei na saída para o cardã traseiro, cada volta da roda o cardã gira 4,3 voltas ... quando o nivinha passa dos 80km/h (casos raríssimos na história, rsrsrsrsrsrs) ele apresenta falhas de leitura ... a minha utilização é em RAIDs, essa velocidade nunca é exigida ... Para resolver esse problema, só instalando direto na roda ... "Acho realmente que essa é a melhor solução (instalar no cardã), pois aumenta a precisão pelo fato de não contar com a diferença de rotação
entre as rodas esquerda/direita; embora ainda tenha a diferença entre os eixos dianteiro/traseiro SE o bloqueio NÃO estiver engatado,
mas como você mesmo disse que a utilização é apenas em RAIDs, onde a velocidade não supera os 80Km/h
(e presumo que o bloqueio permaneça acionado) está perfeito :concordo: !

Notei que você mencionou que o seu é do modelo mais simples . . .
Acho que com um mais sofisticado, supere-se esse "problema" de medir errado ao passar dos 80Km/h,
sem a necessidade de instalar o sensor na roda (o que iria ocasionar perda de precisão) :wink: !

[]'s

Troller-a-vista
03/06/2010, 10:48
Pessoal, como ciclista vou dar uns pitacos ok?

Ha n tipos de ciclocomputadores, os mais famosas sao os cateye, na minha opiniao nao sao os melhores, pois alem de caros, sao imprecisos. Prefiro os Echo F12 e J12, da pra vc por exemplo medir milimetricamente a roda (ou o cardan ou sei la oq) para que ele mensure isso com exatidao! Gosto muito deles, alem de ter mais opcoes (para ciclismo de estrada mais importante que a distancia ou velocidade media, é a cadencia, ou seja, RPM (qtas pedaladas se da por minuto), ja para MTB a cadencia nao importa TANTO - embora importante tb - pois se tem subida, descida, lama, cascalho etc, ou seja, fica meio sem parametro na hora de comparar-).

No cas odos carros, creio que seja muito interessante a velocidade maxima, media e tb distancia, assim como as funcoes de cronometro ascendente e descendente (para qm faz rally raid etc).

O sistema creio que seja fraco d+ para uso em carros (fios finos, imãs simples) mas nada que um pouco de boa vontade nao resolva, o aparelho em si é muito mais preciso que os originais de carros, primeiro, pq se pode regular conforme a pressao do pneu, peso do carro etc - pois td isso influencia no diametro final do pneu, alem do desgaste do pneu.

Só me preocupa um pouco como sera a fixacao dos fios e dos imans no carro, a ideia de por no cardan, talvez seja a melhor (nao parei pra pensar, mas se for pelo cardan, inclusive pouco importará o tamanho do pneu, correto? assim teria uma medicao perfeita sempre). Atentar a manter o local limpo (como os imans estao proximos d+ , um cardan ou roda desbalanceados iriam dar inexatidao, principalmente em altas velocidades, por isso vi o pessoal ai reclamando acima de 80km/h).

Preciso de algo, me manda MP..