Ver Versão Completa : Tracker capota fácil?
hgfischer
26/09/2008, 23:30
Opa,
Conversando com o pessoal da Suzucar, fiquei curioso com tantas Trackers capotadas. Um deles chegou a comentar que as molas da Tracker não são as mesmas do GV original e são mais molengas, causando instabilidade.
O que acham disso? Não achei nenhum lugar falando a respeito deste possível problema da Tracker.
Fiquei preocupado pois a Tracker é meu primeiro carro "alto" e não sei muito bem quais são os limites dela.
Valeu pessoal!
Abraços,
Herbert ("Burt")
Marco-Maga
26/09/2008, 23:47
Opa,
Conversando com o pessoal da Suzucar, fiquei curioso com tantas Trackers capotadas. Um deles chegou a comentar que as molas da Tracker não são as mesmas do GV original e são mais molengas, causando instabilidade.
O que acham disso? Não achei nenhum lugar falando a respeito deste possível problema da Tracker.
Fiquei preocupado pois a Tracker é meu primeiro carro "alto" e não sei muito bem quais são os limites dela.
Valeu pessoal!
Abraços,
Herbert ("Burt")
Pois é, quando estive la ,tb perguntei e me falaram a mesma coisa, por isso te falei que eles tavam desmontando 3 Trackes capotadas que compraram de seguradora, e pelo que vi uma que ainda estava intacta depois da capotagem o bicho foi feio...
Eu tenho uma GV,e na GV me sinto seguro e ainda não dirigi nenhuma tracker pra saber se tem diferença..
Mas pode ser que tenha..Realmente acho bom vcs prop de trackes ficar espertos e ver o que esta acontecendo..
Abraços!!
hgfischer
26/09/2008, 23:52
Vamos combinar um dia e local pra fazermos uma comparação... Estou na região do Morumbi.
Marco-Maga
26/09/2008, 23:58
Vamos combinar um dia e local pra fazermos uma comparação... Estou na região do Morumbi.
Fala hgfischer....BLZ?
Estou no Sumaré, estamos praticamente proxs....
Estou numa rua paralela a AV heitor Penteado..Vamos marcar sim, pq ja viajei com a minha ,fui pro meu sitio que é bem prox a Campos do Jordão...e fui firme e forte na serra e nas curvas e ela foi bem..
Vou te mandar uma MP com meu cel..pode me ligar..alias se quiser legar agora tb não tem problemas..meu nome é Marco.
Abraços!!
Pedrinha
27/09/2008, 11:46
Opa,
Valeu pessoal!
Abraços,
Herbert ("Burt")
A resposta é sim! Se vc dirigir uma Tracker ou GV como se dirige um automóvel de passeio, vc corre um grande risco de ver o mundo de cabeça p/ baixo. Um conhecido que possuia uma Ecasport, comprou uma Tracker. Com apenas 3000 km de uso, ele fez uma viagem e na estrada, tentou fazer uma curva ha 130 km/h...e capotou...perda total! :parede:
Logo, ressalto que a Tracker, se for conduzida como um automóvel de passeio, pode capotar sim. :pensativo: Leia as mensagens que vêm estampadas no quebra-sol de seu carro.
[]s. :concordo:
Incrivel, pois não parece, o que aparenta é ser uma SUV muito segura.
Dieselboy
28/09/2008, 00:55
Junte uma "dose" de; ignorância a respeito das limitações de seu veículo + irresponsabilidade ao volante :parede: + impaciência :parede: + pressa :parede: ABSOLUTAMENTE DESNECESSÁRIA em 90% dos casos! :parede: e, teremos ... :pensativo: ....
ACIDENTES!!! :shock:
Ahhh, mas é muito mais fácil "creditar" o ônus da IRRESPONSABILIDADE à outrem (veículo, montadora, etc), a admitir seu(s) próprio(s) erro(s)!!! :parede: :parede: :putz:
hgfischer
28/09/2008, 11:28
A resposta é sim! Se vc dirigir uma Tracker ou GV como se dirige um automóvel de passeio, vc corre um grande risco de ver o mundo de cabeça p/ baixo. Um conhecido que possuia uma Ecasport, comprou uma Tracker. Com apenas 3000 km de uso, ele fez uma viagem e na estrada, tentou fazer uma curva ha 130 km/h...e capotou...perda total! :parede:
Logo, ressalto que a Tracker, se for conduzida como um automóvel de passeio, pode capotar sim. :pensativo: Leia as mensagens que vêm estampadas no quebra-sol de seu carro.
Você quer dizer que a Tracker é mais instável que a Ecasport??! Qual o grau dessa curva que ele fez a 130 Km/h? Em que estrada foi isso?
VOVÔ DO TROLLER
28/09/2008, 17:32
Citação:
Postado originalmente por hgfischer http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=701305#post701305)
Opa,
Valeu pessoal!
Abraços,
Herbert ("Burt")
Realmente o Pedrinha disse tudo. Todo carro 4x4 tem um centro de gravidade mais alto, como é o caso do Tracker. Estes veículos tem que ser dirigidos como jipes e não como automóveis. Além do que tem um ditado antigo e eficaz que diz: Canja de galinha e prudência não faz mal a ninguém. Abs. Válter
Piolho-BA
29/09/2008, 00:23
Citação:
Postado originalmente por hgfischer http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/speedfire/buttons/viewpost.gif (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=701305#post701305)
Opa,
Valeu pessoal!
Abraços,
Herbert ("Burt")
Realmente o Pedrinha disse tudo. Todo carro 4x4 tem um centro de gravidade mais alto, como é o caso do Tracker. Estes veículos tem que ser dirigidos como jipes e não como automóveis. Além do que tem um ditado antigo e eficaz que diz: Canja de galinha e prudência não faz mal a ninguém. Abs. Válter
Acho q até 140 km/h tá bom pra um tracker com suspensão original...
Mauricio Sanches
29/09/2008, 01:27
Opa,
Valeu pessoal!
Abraços,
Herbert ("Burt")
Herbert, não vejo nenhum problema com o tracker, não... Eu estava acostumado com um Golf e não tenho tido problema nenhum com a estabilidade do meu tracker comprado há quase um ano, tanto no asfalto quanto na terra. Na terra ele sai bastante de traseira (normal...), mas é facilmente controlável. No asfalto (viajo sempre), dirijo-o como um carro pequeno e nunca perdi o controle, e acho que isso é devido muito ao pneu original, com perfil baixo. Mas, lógico, não dá pra ficar fazendo estripolias em alta velocidade... Abs!
ricardo sabóia
29/09/2008, 08:28
As estatísticas do Detran e de seguradoras,afirmam que cerca de 50% de capotamentos e de perda total, acontecem com camionetes e SUV's exatamente pela imprudência em dirigir um véiculo com centro de gravidade alto, e completamente diferente de um carro de passeio.Eu mesmo já vi algumas, Hilux ,L200,SW4,etc...capotadas e a tracker não é diferente! Até o jimny que não é tão potente,no manual diz pra ter cuidado ao fazer curvas,já que o CGravidade é alto.Na minha opinião,apesar de qualquer camionete alcançar fácil 150/160Km/h, a velocidade de cruzeiro segura é no máximo 110/120 Km/h;se o cara gosta de "voar", é melhor verder o 4X4 e comprar um automóvel esportivo !
Abs, Ricardo.
hrodrigues
29/09/2008, 13:41
Opa,
Valeu pessoal!
Abraços,
Herbert ("Burt")
Olá Herbert
Se as molas da Tracker são iguais à do GV eu não sei mas que a traseira dela é "molenga" isso dá para perceber bem e aí vc fica com uma sensação bastante desagradável nas curvas e depressões na pista. Quando vc faz o lift e troca as molas ou amortecedores ou ambos, a traseira fica outra coisa. A impressão é que está em outro carro, ela fica muiiiito mais firme. A tocada dela quando original muito se assemelha a um carro de passeio, mas não se esqueça que não é, e aí , os cuidados que se toma quando se dirige um carro mais alto tem de ser observados. Cada conjunto tem os seus limites o importante é conhece-los e não ultrapassa-los. :concordo:
Abs
Helio
Cristiano Leal
12/10/2008, 13:32
Também tive um amigo que capotou, mas como muitos já comentaram neste caso ele também deu mole.
Dirigindo em alta velocidade em dia de forte chuva em pista irregular ( Rio x Manilha). Outro dia fiz o memo trajeto com a minha em também em dia de chuva e velocidade semelhante e não vi motivos para colocar a responsabilidade no carro.
jmarcinho
12/10/2008, 22:30
Meu carro anterior era uma Strada e é logico que não dá para dirigir um Tracker como se fosse um carro de passeio, são veículos desenvolvidos para propósitos muito distintos. Porém acho a estabilidade do Tracker muito boa para um off-road e nunca tive problemas. Minha velocidade de cruzeiro em dias normais fica entre 100km/h e 120km/h.
Se priorizar a velocidade nunca compre um off-road.
Abraço
Pato jipeiro
13/10/2008, 00:30
A tracker é um ótimo carro, mas sua velocidade de cruzeiro e de 100/120 km. .Pelo menos, como ela é grande, é bem respeitada pelos outros carros....
hgfischer
13/10/2008, 08:00
Valeu pessoal. 120 km/h é minha velocidade de cruzeiro máxima mesmo.
Nem carro normal eu tinha velocidade de cruzeiro acima disso.
hgfischer
13/10/2008, 08:02
Olá Herbert
Se as molas da Tracker são iguais à do GV eu não sei mas que a traseira dela é "molenga" isso dá para perceber bem e aí vc fica com uma sensação bastante desagradável nas curvas e depressões na pista. Quando vc faz o lift e troca as molas ou amortecedores ou ambos, a traseira fica outra coisa. A impressão é que está em outro carro, ela fica muiiiito mais firme. A tocada dela quando original muito se assemelha a um carro de passeio, mas não se esqueça que não é, e aí , os cuidados que se toma quando se dirige um carro mais alto tem de ser observados. Cada conjunto tem os seus limites o importante é conhece-los e não ultrapassa-los. :concordo:
Abs
Helio
Agora eu não entendi. Levantar ela não aumenta mais ainda o centro de gravidade? Se aumenta, como pode ficar mais "confiável"? Diz aí, pois eu pretendo fazer o lift daqui uns anos.
O pessoal da Suzukar tinha falado que as molas dela são mais moles que a da GV. Será que só trocando isso ela fica mais firme mesmo?
Velocidade de CRUZEIRO ideal (economia + segurança) pra jipe, a meu ver é em torno de 100km/h. Quero curtir a paisagem, e não me arriscar a toa...
sinceramente quem pensa em viajar a 140 km/h em jipe comprou o veículo errado.
Pedrinha
15/10/2008, 07:49
Agora eu não entendi. Levantar ela não aumenta mais ainda o centro de gravidade? Se aumenta, como pode ficar mais "confiável"? Diz aí, pois eu pretendo fazer o lift daqui uns anos.
O pessoal da Suzukar tinha falado que as molas dela são mais moles que a da GV. Será que só trocando isso ela fica mais firme mesmo?
Caro hgfischer,
Alguns frequentadores do fórum, levantaram suas Trackers/GVs e seus carros ficaram mais firmes sim. Este é o meu caso, por exemplo. O que acontece, é que estas pessoas, substituíram os amortecedores traseiros originais por amortecedores de Omega Suprema, que são bem mais firmes. No meu caso específico, além disso, substituí as molas traseiras do Tracker por molas dianteiras de Opala e o conjunto traseiro ganhou ainda mais firmeza. Quanto ao centro de gravidade ser alterado, no meu caso, houve uma compensação. Ao instalar as proteções inferiores da RC4X4, que são muito pesadas, eu trouxe um pouco mais p/ baixo o centro de gravidade, o que pode ter compensado um pouco a subida que o carro deu. Quando for fazer o lift, leia antes os posts do tópico "Tracker - preparação para trilhas", que vc terá todos os subsídios e informações necessários.
Pedrinha
15/10/2008, 07:50
Velocidade de CRUZEIRO ideal (economia + segurança) pra jipe, a meu ver é em torno de 100km/h. Quero curtir a paisagem, e não me arriscar a toa...
sinceramente quem pensa em viajar a 140 km/h em jipe comprou o veículo errado.
2 X !!! :palmas:
hrodrigues
15/10/2008, 14:59
Olá Hgfischer
Quando vc levanta o carro, o centro de gravidade "muda" de posição. A traseira com a troca de amortecedores e/ou molas fica mais "firme". O termo "confiável" é seu. Sugiro, com todo respeito, que releia a msg.
Abs
Helio
hrodrigues
15/10/2008, 15:01
2 X !!! :palmas:
Olá Alexandre
X 3 !!! :palmas:
marquito
15/10/2008, 23:42
Tenho gostado muito de dirigir o tracker nas ruas de brasília... a tocada dele é muito boa na perspectiva de estabilidade.. o motor peca um pouco nas saídas, mas a estabilidade achei um ponto forte...
entretanto, apesar dele ser bem estável em curvas sinto que ele pode fazer a mesma coisa que um scort que tive quando era moleque... pneus finos e suspensão baixa... o carro nao desgrudava, até que numa curva ele soltou um pouquinho... e não parou mais.... soltou duma vez...
acho que a segurança do tracker amplia o limite da estabilidade, mas na hora que alcança o limite não tem estabilidade alguma...
jipe é jipe, se quer velocidade compra um audi (falando nisso tem um amigo que vai adorar trocar um audi por um tracker...)
abs
Marco-Maga
16/10/2008, 01:38
Tenho gostado muito de dirigir o tracker nas ruas de brasília... a tocada dele é muito boa na perspectiva de estabilidade.. o motor peca um pouco nas saídas, mas a estabilidade achei um ponto forte...
entretanto, apesar dele ser bem estável em curvas sinto que ele pode fazer a mesma coisa que um scort que tive quando era moleque... pneus finos e suspensão baixa... o carro nao desgrudava, até que numa curva ele soltou um pouquinho... e não parou mais.... soltou duma vez...
acho que a segurança do tracker amplia o limite da estabilidade, mas na hora que alcança o limite não tem estabilidade alguma...
jipe é jipe, se quer velocidade compra um audi (falando nisso tem um amigo que vai adorar trocar um audi por um tracker...)
abs
Só ele né :?:............kkkkkkkkkkkk :lol:
Abs
Meu ex-spacefox oscilava mais em curvas do que a ex-Tracker. Com a tracker conseguia manter velocidade média de 110km/h (marcado no gps) em estrada sem pista dupla. Nunca passei aperto com ela. Brasileiro é apaixonado por carro, mas pela Tracker, foi fácil. Estrada é lugar de deslocamento e alguma contemplação. Boa viajem segura a todos. ... Ah Sim, a Tracker é muito estável, com pneus novos e suspensão original, mas nunca testei ir além, pois tinha a impressão de que poderia descolar por ser um veículo alto (experiência do spacefox). O Cayene deve ser mais estável, parabéns para quem tem um na Alemanha onde em vários trechos de autoestradas (autobahnen) têm velocidade livre. Aqui, Brasil, com um chevete podendo entrar a qualquer momento na sua frente, nem pensar.
Cayenne é outro tipo de carro é esportivo de alto desempenho nao da pra comparar com jipe.
agora sobre a autobahnen nao sei como é, mais no japao o povo anda tudo junto caminhao a 60km/h e carros a 250km/h porem a educação é outro pode-se notar em videos no youtube que cada um respeita sua faixa da pista. tranquilo andar chevete com porsche.
em viagens mantenho sempre 110 no velocimetro e cerca de 95 a 100km/h no GPS, acho que não vale muito a pena correr pra ganhar algumas horas e talvez minutos na estrada.
abs.
Realmente educação no trânsito é uma coisa que falta neste país, mas isto não é só pelos motoristas, mas os próprios oficiais que deveriam manter a ordem além de não darem exemplos, repreendem de forma punitiva ao invés de educativa.
Mas que tem muito motorista abusado...ah tem...
Abraços!
ricardo_bh
25/07/2010, 16:24
na tracker original, viajo ate no máximo a 120km,mas não aconselho fazer curvas fechadas nessa velocidade..realmente é um jeep e não um carro esportivo..
Joao Baeta
25/07/2010, 16:49
:arrow:Sempre tive Suzuki....
E sempre respeitei os limites.... (As x eu abuso ate.... Qnd tenho pouca pressa)
Ando de 80 a 120km/h....
Samurai...Ando ate 90km/h...
GVTD ando ate 120km/h
Jipe nao e carro...
Ja cansei ver SW4 pisando o pe........ Voando por ai.... Ja vai capotar facil!!! :putz:
fedummer
25/07/2010, 19:03
Tinha uma Blazer 2001 que foi usada somente para viagens, hoje tenho uma Tracker 2007. Comparando os dois veiculos, a Tracker é mais estável, porem ambos tem centro de gravidade alto o que limita a velocidade principalmente nas curvas, a dica é saia mais cedo e aproveite a paisagem e tenha uma viagem segura.
A regra é muito simples para não capotar o Tracker:
Se você gosta de andar acima de 120KM/h, compre outro carro para isso e ponto final.
Eu sai de um Stilo Abarth para o Tracker sabendo que teria que aliviar o peso do pé, não adianta, Tracker ou qualquer outro carro com centro de gravidade elevado não é para correr. Andar a 140/150 com um Tracker é assinar atestado de burrice duplo, primeiro por poder tomar uma multa e segundo por correr um risco extremamente alto desnecessariamente.
Para vocês terem uma idéia da estabilidade do Tracker, eu com Lift+Pneus AT e SEM BARRA ESTABILIZADORA, ando tranquilamente a 110 KM/h em qualquer estrada. Pegando uma estrada igual a Fernão Dias, por exemplo, que é cheia de curvas e em serra, a velocidade cai, mas não é nada absurdo. Tem que aprender a andar com o carro que tem, saber como entrar em curvas com ele e saber os limites de velocidade do carro, respeitando os da via.
gtavalanche
26/07/2010, 16:02
Impressionante como o Tracker é estável, faz curvas muito bem, rodei 45.000 no meu pegando muito barro, batendo muito em buraco e a suspensão ta zero fui conferir mais uma vez a geometria não pegou nada de caster e cambagem.
Agora ele pula, se pegar um desnível no asfalto ou um buraco ele vai pular, o problema de fazer curvas em velocidade é que se tiver defeito na pista...
Tava indo de Brasilia pra Tocantins, com carro vazio, na divisa GO/TO entrei numa buraqueira numa reta a 100Km/h, o carro deu uma kikada a trazeira foi pro alto, por pouco nao capota, por muito pouco, e isso em reta se fosse uma leve curva eu tinha ido pra fora da pista.
Na chuva é perigoso tb na configuração orginal sinto que vc pode aquaplanar com facilidade.
Agora pegar um estradão de terra e dar uma pisada é bom demais, arriscado mas muito prazeirozo tocar esportivamente em estradões a nuvem de poeira levantando o carro descolando do chão nas lombas...
arlei_vitara
26/07/2010, 17:48
Agora pegar um estradão de terra e dar uma pisada é bom demais, arriscado mas muito prazeirozo tocar esportivamente em estradões a nuvem de poeira levantando o carro descolando do chão nas lombas...
É justamente este "prazer" que tem levado muita Tracker pro desmanche :parede: :parede: :parede: ............gente, vamos colocar o juizo na ponta do pé e maneirar né.......correr em estradão é bom com carro de rally e estrada fechada ao transito :concordo:
É justamente este "prazer" que tem levado muita Tracker pro desmanche :parede: :parede: :parede: ............gente, vamos colocar o juizo na ponta do pé e maneirar né.......correr em estradão é bom com carro de rally e estrada fechada ao transito :concordo:
Concordo contigo x2!
gtavalanche
28/07/2010, 18:20
Concordo x3
Vou tentar me controlar
leandro_favero
28/07/2010, 19:35
Já tive um GV 1.6 2P ano 98, um GV 2.0 Automático Ano 2000 e agora tenho um Tracker 2.0 Manual 2008.
Não percebi diferença. No caso tanto do GV 98 e do 2000 troquei as molas originais por novas da Monroe e também não senti a diferença do que dizem ficar mais dura.
O GV V6 tem molas mais rígidas e a versão diesel também. No catalogo verão que são modelos diferentes. Alguns quando colocam guincho, costumam usar as molas do V6 ou diesel.
Porém, é óbvio, que quando levantei a GV 2000 2" suspensão e 2" body, foi nítido a diferença de estabilidade.
Nesse sentido. O meu tracker esta com pneus 235/70 R16, e na troca pude sentir a diferença, mas pelo desenho do pneu do que pelo ganho de altura.
Agora, o Tracker é muito mais estável que o EcoSport. Inclusive o adesivo de risco de capotagem vem no EcoSport e não no tracker como foi dito anteriormente. Esse adesivo também tem na Sportage.
Aos que dizem que caminhote é ruim nas curvas, experimente fazer um test-driver na Amarok. é simplesmente show! Mas ela é uma rara estável entre outras caminhotes.
Opa,
Valeu pessoal!
Abraços,
Herbert ("Burt")
Desculpem a franqueza, mas essa pergunta é completamente ridícula e desnecessária para quem tem o minimo de bom senso.
O veículo é um mini-suv, um UTILITÁRIO. No manual e no para-sol existe uma ADVERTENCIA EXPLICITA quanto a isso.
Se algum idiota (pra nao falar outra coisa) pega um GV , mete 140 km/h nele, entra num a curva e capota, bem feito. Menos um imbecil no mundo. Questão Darwiniana, seleção natural.
O sujeito que faz isso é irresponsável, ignorante, inconsequente, e acima de tudo não sabe dirigir. Se soubesse, certamente não faria.
Na chuva é perigoso tb na configuração orginal sinto que vc pode aquaplanar com facilidade.
De fato.
Em março peguei o rodoanel debaixo de uma chuva torrencial, tinha pelo menos 1cm de água _escorrendo_ na pista.
Só consegui dirigir com segurança abaixo de 60. Qualquer coisa acima e sambava feito uma mulata do sargentelli.
Ainda bem que a estrada estava totalmente vazia, era bem cedo de manhã.
Marco-Maga
31/07/2010, 01:00
Já tive um GV 1.6 2P ano 98, um GV 2.0 Automático Ano 2000 e agora tenho um Tracker 2.0 Manual 2008.
Não percebi diferença. No caso tanto do GV 98 e do 2000 troquei as molas originais por novas da Monroe e também não senti a diferença do que dizem ficar mais dura.
O GV V6 tem molas mais rígidas e a versão diesel também. No catalogo verão que são modelos diferentes. Alguns quando colocam guincho, costumam usar as molas do V6 ou diesel.
Porém, é óbvio, que quando levantei a GV 2000 2" suspensão e 2" body, foi nítido a diferença de estabilidade.
Nesse sentido. O meu tracker esta com pneus 235/70 R16, e na troca pude sentir a diferença, mas pelo desenho do pneu do que pelo ganho de altura.
Agora, o Tracker é muito mais estável que o EcoSport. Inclusive o adesivo de risco de capotagem vem no EcoSport e não no tracker como foi dito anteriormente. Esse adesivo também tem na Sportage.
Aos que dizem que caminhote é ruim nas curvas, experimente fazer um test-driver na Amarok. é simplesmente show! Mas ela é uma rara estável entre outras caminhotes.
Leandro,
Pra colocar os 235/70/16, vc faz lift de 2", ou esta rodando com eles na altura original?
Se esta rodando na altura original, eles estão raspando muito?
Abs.
De fato.
Em março peguei o rodoanel debaixo de uma chuva torrencial, tinha pelo menos 1cm de água _escorrendo_ na pista.
Só consegui dirigir com segurança abaixo de 60. Qualquer coisa acima e sambava feito uma mulata do sargentelli.
Ainda bem que a estrada estava totalmente vazia, era bem cedo de manhã.
Lembrem-se que os pneus são mais largos e nesse caso a aderencia é menor.
hgfischer
02/08/2010, 10:15
Lembrem-se que os pneus são mais largos e nesse caso a aderencia é menor.
Olá TMorais, tenho que discordar. Pneus mais largos tem MAIOR aderência. O que aconteceu com nosso colega pmarc é muito comum quando o volume de água na pista é maior do que o volume de água que o pneu consegue expulsar para manter o contato com o solo. Se ele usa os pneus originais da Tracker uma solução é adotar pneus com ranhuras mais profundas. Os pneus originais da Tracker saem de fabrica com cara de "usados".
Um agravante no rodoanel é que o trecho de concreto/cimento tem aderência bem mais prejudicada do que asfalto em dias de chuva.
O que pode ser feito neste caso é acionar o 4x4 H e seguir com um pouco mais de segurança. A diferença é perceptível.
O que pode ser feito neste caso é acionar o 4x4 H e seguir com um pouco mais de segurança. A diferença é perceptível.
Apenas complementando ... mesmo em asfalto, EVITE usar 4x4, mesmo que tenha uma lâmina de água de 5cm, uma hora você vai ter tração e vai forçar o conjunto.
Quer uma dica boa? Não corra e ponto final. Não existe aquaplanagem a 30-40KM/h
Já peguei muita chuva em estrada, principalmente na Carvalho Pinto, e nunca tive problemas de aquaplanar com o Tracker. Concordo que no concreto a coisa é diferente, mas se estiver chovendo a ponto de fazer esse tipo de poça na pista, você não deveria estar correndo.
hgfischer
02/08/2010, 11:35
Apenas complementando ... mesmo em asfalto, EVITE usar 4x4, mesmo que tenha uma lâmina de água de 5cm, uma hora você vai ter tração e vai forçar o conjunto.
Quer uma dica boa? Não corra e ponto final. Não existe aquaplanagem a 30-40KM/h
Já peguei muita chuva em estrada, principalmente na Carvalho Pinto, e nunca tive problemas de aquaplanar com o Tracker. Concordo que no concreto a coisa é diferente, mas se estiver chovendo a ponto de fazer esse tipo de poça na pista, você não deveria estar correndo.
Concordo com a questão do não correr, mas é importante lembrar que também há um limite inferior de velocidade em nosso Código de Trânsito que é 50% do limite superior, ou seja, se o limite superior é de 100Km/h, não deve trafegar abaixo de 50Km/h. Isto não é frescura da legislação. Há todo um estudo por trás disso. O principal é que não haja uma diferença muito grande de velocidade entre o mais lento e o mais rápido da pista, para minimizar a gravidade das colisões.
Se pegar uma chuva em que a visibilidade está prejudicada, ou saia da estrada e pare num posto de combustível ou reduza até onde der e saia da faixa da esquerda. Se reduzir demais pode colocar em risco quem está vindo atrás. Há também aqueles que ligam o pisca alerta para reduzir mais ainda, o que é totalmente errado. Pisca alerta é para usar somente com o carro parado. Quem utiliza isso de forma errada pode causar um engavetamento grave para trás, e ser o responsável por feridos e até mortes.
Se o carro não está estável na velocidade mínima de uma estrada, algo está errado. Ou a estrada foi mal projetada ou está em mas condições (o que é bem comum no Brasil), ou o carro tem problemas (pneu ruim, etc.) (também comum no Brasil).
Enfim... o assunto é mais complexo do que parece. Não há receita de bolo que resolva toda e qualquer situação, mas também reduzir demais a ponto de "parar" no meio da estrada pode ser pior do que andar com o 4x4 e forçar um pouco a transmissão do carro.
Ricardo Passoni
02/08/2010, 11:40
Resumindo cada um sabe onde aperta o calo , se perceber que vai dar $#%$#! tira o pé ! eu particularmente não corro , prefiro investir meu $$ em algo meu do que dar $$$$ para o governo com multas ( ai e melhor queimar o dinheiro!) , agora todo carro alto tem o centro de gravidade alterado e tomba .ponto são leis da fisica! não tem como revogar rs:mrgreen:
abraços
:mrgreen:
gtavalanche
02/08/2010, 13:47
Eu evito usar o 4x4hi o tempo todo, o que faço em estradões de terra ou asfalto com muita chuva é traçar de destraçar, isso pode ser até mais prejudicial mas até então funcionou bem. Eu to tocando(sempre abaixo de 90km/h), quando vejo obstáculos, buracos, areais, cascalho solto, poças de água, dou uma pisada na embreagem, levo a mão na alavanca e engato, passado o obstáculo faço a operação inversa. Fica até mais divertida a tocada.....
Agora se isso ajuda a proteger o conjunto realmente não sei mas que ajuda pra economizar combustível ajuda, num estradão de terra boa parte do trajeto pode ser feito em 4x2. O engate e desengate me parece bem suave não se ouve barulho ou tranco algum de 4x2 pra 4x4hi, procuro fazer sempre com a direção alinhada.
leandro_favero
02/08/2010, 14:28
marco-maga,
Precisei rebater a lata da caixa de roda atrás e cortar 1,5cm da parte plástica. Na traseira parou de raspar.
Na dianteira quando a carroceria baixa muito ele raspa na frente.
O melhor é fazer lift da suspensao em 2". Ai não raspa mais.
Quanto ao uso de 4x4 hi na chuva o manual diz que a 4x4 hi deve ser usada somente em piso com baixa aderência com velocidade inferior a 95km/h. Ou seja, se o carro estava sambando na pista, liga a 4x4 e seja feliz!
Quando está chovendo e vejo que o pista está lisa, ligo a 4x4 e toco embora. O mesmo em estrada de chão. O carro derrapa menos.
Mas é claro, pista seca, desliga.
Pato jipeiro
02/08/2010, 15:26
Ariel
O adesivo manda usar na chuva... Claro que estou falando de chuva forte. Ja usei várias vezes em serras, e nunca senti nada de estranho.