PDA

Ver Versão Completa : SUV na trilha?



Paraty
26/09/2008, 21:25
Gente,

Estava, estou, querendo muito um SUV, -provavelmente uma Cherokee Laredo; e ai pensei: "Uau, vou ter coragem de por uma viatura dessa - ou uma Explorer ou Hilux, bonitinha e perfeitinha nas trilhas ou vou botar o rabo entre as pernas, na hora X?" (como na vida inteira, já passei por situações em que sabiamente certo momento era conveniente IR, em outros, sabiamente RECUAR (por a viola no saco mesmo!... fiquei na dúvida se este é um momento de IR ou RECUAR! Se é um carro pra isso mesmo ou se é melhor encarar um Honda 95 pro dia-a-dia (porque mil ninguém merece, e precisa sobrar din pro 4x4) e um JPX,NIVA ou ENGESA para diverditmento geral, em vez do SUV pra tudo.

O que os amigos acham?

Obrigado pessoal!

E espero com isso dar um clarão aos outros tantos que chegam aqui diariamente como eu... Perdidos e sem saber nada de 4x4!

samukanvas
26/09/2008, 21:48
Compre 2 carros...

Quem tem 1 não tem nenhum....

Abs

Paraty
26/09/2008, 22:02
Compre 2 carros...

Quem tem 1 não tem nenhum....

Abs
Assim, na lata... Samu?!

Não cabe nem uma explicação? ;)

Ronaldo B.
26/09/2008, 22:08
Concordo com o Samukanvas....

Sendo bem prático e realista, a coisa é simples.

Se tá começando agora, compra um gol 1.0 pro dia a dia e um samurai prá fazer trilha, se vê que gosta e tem jeito prá coisa, daqui a um tempo troca o samurai por uma XJ, se não gostar, pelo menos o prejuízo é menor.

[]´s

Pablo Toledo
26/09/2008, 22:18
Paraty;

Antes de mais, você precisa definir muito claramente que tipo de trilha você quer fazer. Isso é básico para definir quais carros estarão no teu rol de opções. Mas desde já saiba que ter um único carro para tudo é complicado se quiser fazer trilhas muito pesadas.

Depois, defina teu orçamento para o carro E para os gastos com o mesmo.

Se tratando de SUVs, as Cherokees têm ótimo preço face a tudo o que oferece em termos de performance e comodidades. Ao contrário do que as pessoas pensam, o preço das peças e da manutenção tá longe de serem proibitivos.

Paraty
26/09/2008, 22:28
Paraty;

Antes de mais, você precisa definir muito claramente que tipo de trilha você quer fazer. Isso é básico para definir quais carros estarão no teu rol de opções. Mas desde já saiba que ter um único carro para tudo é complicado se quiser fazer trilhas muito pesadas.

Depois, defina teu orçamento para o carro E para os gastos com o mesmo.

Se tratando de SUVs, as Cherokees têm ótimo preço face a tudo o que oferece em termos de performance e comodidades. Ao contrário do que as pessoas pensam, o preço das peças e da manutenção tá longe de serem proibitivos.
Toledo,
Vc me alertou em ponto interessante: Na verdade, apesar de ter 42 anos tenho um problema no joelho (sempre ele né!?) que me impede de certos movimentos, e ai, consequentemente, as trilhas médias para pesadas estão fora dos meus planos mesmo... Quero só andar por estradas de terra, molhas ou não com a possibilidade de chegar sabe... Sem testar ao limite nem a máquina nem os nervos do condutor... Coisa leve e básica... O que sugere?

Ronaldo B.
26/09/2008, 22:40
A sugestão de ter dois carros não é só em razão do tipo de trilha, é porque mesmo que vc faça só trilha leve, a manutenção de um caro de trilha é sempre mais constante que de um carro normal, e no caso de uma cherokee vc corre o risco de encostar prá fazer uma manutenção e não ter a peça disponível no mesmo dia e aí ter que ficar sem carro por dois dias ou até mais. Se isso não é problema prá vc, então vai fundo numa Cherokee que vc não vai se arrepender.

Mas mesmo assim se vc nunca teve uma SUV ou pickup eu recomendaria vc ver com algum conhecido seu que tenha e pedir prá dar uams voltas com ela, uma coisa é dar uma role de SUV de final de semana, rodar na estrada e passear, outra coisa, dependendo de onde vc mora ter que rodar com uma SUV no transito do dia a dia.

Conselho de quem rodou por um ano e meio de Blazer no dia a dia no transito caótico de São Paulo, tem suas vantagens mas tem desvantagens também.

[]´s

Marcelo_Taz
26/09/2008, 22:52
Paraty, se vc quer uma viatura para ser confortável diariamente na cidade, confiável e confortável na estrada, excelente para trilhas leves, médias e expedições e com pouca manutenção, tirando as básicas.

Faça que nem eu, Toyota Hilux SW4, trabalho em casa e este é o carro na cidade para ir ao supermercado e as viagens da família, e a esposa tem um Honda Fit para trabalhar e para o dia a dia.

Opinião pessoal.

Abraços

OBS.: morro de inveja - sadia - dos amigos que tem carros para todas as brincadeiras, o meu sonho de consumo é de um dia poder ter a minha SW e comprar uma Band para poder desfrutar dos prazeres de desbravar trilhas pesadas.

Paulo_CW
27/09/2008, 09:27
Paraty... se for para trilhas leves (andar em estradas de terra e pegar umas poças não conta como trilha tá) acredito q vc pode ter um só veículo... mas pode encarar o fato q uma hora vc vai deixar pra manutenção.... num tem jeito naum... mas se for partir para algo pouco mais radical fica com dois carros... eu particularmente uso uma Pajero V6 só pra trilhas e raramente tenho de parar ela no meca... mas quando fica, geralmente são o mínimo de dois dias encostadas...
Ah esse papo de coragem de por no mato um SUV... depende.... depois q vai a cabeça... vai tudo... entendeu né....heheheh

Paraty
27/09/2008, 19:32
A sugestão de ter dois carros não é só em razão do tipo de trilha, é porque mesmo que vc faça só trilha leve, a manutenção de um caro de trilha é sempre mais constante que de um carro normal, e no caso de uma cherokee vc corre o risco de encostar prá fazer uma manutenção e não ter a peça disponível no mesmo dia e aí ter que ficar sem carro por dois dias ou até mais. Se isso não é problema prá vc, então vai fundo numa Cherokee que vc não vai se arrepender.

Mas mesmo assim se vc nunca teve uma SUV ou pickup eu recomendaria vc ver com algum conhecido seu que tenha e pedir prá dar uams voltas com ela, uma coisa é dar uma role de SUV de final de semana, rodar na estrada e passear, outra coisa, dependendo de onde vc mora ter que rodar com uma SUV no transito do dia a dia.

Conselho de quem rodou por um ano e meio de Blazer no dia a dia no transito caótico de São Paulo, tem suas vantagens mas tem desvantagens também.

[]´s
Ronaldo, estou rodando a duas semanas com uma s10 CD V6... o dia-a-dia da cidade, o que ocorre é que como sou muito fraco pra estacionar... Me incomoda um pouco encaichar aquele tamanho todo em uma vaga sem lascar a lata de ninguém...

Mas me explica ai quais foram as desvantagens com uma Blazer durante seu ano e meio?

Valeu amizade!

E turma, cada dica esta sendo carinhosamente ouvida!

Taz, tb trabalho em casa e o carro é pra fazer o geral e o lazer mesmo. A patroa aqui é menos afortunada e vai de Palio ou Clio mesmo (esta na captura tb)

Aquele abraço pessoal!

Ronaldo B.
27/09/2008, 23:42
A primeira desvantagem vc já percebeu, tanto a Blazer quanto a S-10 não esterçam bem e na hora de manobrar prá entrar e sair de uma vaga de estacionamento um pouco mais apertada haja manobra !!! Sem contar que a estabilidade da Blazer e da S-10 deixa a desejar mesmo prá uma SUV ou pickup. Esses dois ítens me surpreenderam na Cherokee Sport, não dá prá comparar com a Blazer ou a S-10 porque vão perder feio.

Uma vantagem, pelo menos em SP, é que não precisa se preocupar com os motoboys, eles é que passam a se preocupar com vc..:mrgreen: Mas, em compensação, tem varias avenidas onde algum gênio da engenharia de trafego resolveu transformar uma via onde tinham duas faixas em três faixas simplesmente estreitando as faixas, acho que os caras pensam que só tem Celta andando na rua, aí já viu, as vezes vc toma uma espremida, as vezes vc espreme alguém.

Na estrada uma SUV ou Pickup é excelente, mas no trânsito pesado dentro da cidade vc perde um pouco de agilidade, pelo menos até se acostumar com o carro, depois melhora mas mesmo assim não dá prá comparar com um carro menor.

Consumo não chega a ser um grande problema, desde que vc tenha a sua expectativa ajustada e esteja consciente que está andando com veiculo que tem um motor mais potente que um carro 1.0 ou 1.6, então não se assuste com uma Blazer 2.4 fazendo 6,5 km/litro ou uma Cherokee Sport fazendo 5 km/l, isso é normal, pelo menos no lindo transito de SP...

Agora, o maior problema que vejo em rodar com uma SUV ou uma pickup no dia a dia é que nunca mais vc vai querer rodar com um carro pequeno !!!!:concordo:

Tudo é questão de se acostumar, eu rodei 25.000 km em um ano e meio com a Blazer e só troquei porque precisava de um carro menor que pudesse compartilhar com a minha mulher prá ela usar em dia de rodízio já que ela não se acostumou a dirigir a Blazer. :parede: Troquei a Blazer num Fox Route 1.6 que uso durante a semana e troco com ela as terças feiras que é rodizio do Fox dela e eu não pego área de rodizio, mas em compensação troquei um samurai que eu tinha numa Cherokee Sport, e até agora é só alegria, com os dois Fox que temos em casa e com a XJ. :concordo:

[]´s

Paraty
28/09/2008, 10:06
A primeira desvantagem vc já percebeu, tanto a Blazer quanto a S-10 não esterçam bem e na hora de manobrar prá entrar e sair de uma vaga de estacionamento um pouco mais apertada haja manobra !!! Sem contar que a estabilidade da Blazer e da S-10 deixa a desejar mesmo prá uma SUV ou pickup. Esses dois ítens me surpreenderam na Cherokee Sport, não dá prá comparar com a Blazer ou a S-10 porque vão perder feio.

Uma vantagem, pelo menos em SP, é que não precisa se preocupar com os motoboys, eles é que passam a se preocupar com vc..:mrgreen: Mas, em compensação, tem varias avenidas onde algum gênio da engenharia de trafego resolveu transformar uma via onde tinham duas faixas em três faixas simplesmente estreitando as faixas, acho que os caras pensam que só tem Celta andando na rua, aí já viu, as vezes vc toma uma espremida, as vezes vc espreme alguém.

Na estrada uma SUV ou Pickup é excelente, mas no trânsito pesado dentro da cidade vc perde um pouco de agilidade, pelo menos até se acostumar com o carro, depois melhora mas mesmo assim não dá prá comparar com um carro menor.

Consumo não chega a ser um grande problema, desde que vc tenha a sua expectativa ajustada e esteja consciente que está andando com veiculo que tem um motor mais potente que um carro 1.0 ou 1.6, então não se assuste com uma Blazer 2.4 fazendo 6,5 km/litro ou uma Cherokee Sport fazendo 5 km/l, isso é normal, pelo menos no lindo transito de SP...

Agora, o maior problema que vejo em rodar com uma SUV ou uma pickup no dia a dia é que nunca mais vc vai querer rodar com um carro pequeno !!!!:concordo:

Tudo é questão de se acostumar, eu rodei 25.000 km em um ano e meio com a Blazer e só troquei porque precisava de um carro menor que pudesse compartilhar com a minha mulher prá ela usar em dia de rodízio já que ela não se acostumou a dirigir a Blazer. :parede: Troquei a Blazer num Fox Route 1.6 que uso durante a semana e troco com ela as terças feiras que é rodizio do Fox dela e eu não pego área de rodizio, mas em compensação troquei um samurai que eu tinha numa Cherokee Sport, e até agora é só alegria, com os dois Fox que temos em casa e com a XJ. :concordo:

[]´s
Valeu Ronaldo!

Realmente o pouco jogo da direção é muito chato... Mas pra falar a verdade estou adorando o molejo, ea maciez do carro... E como a direçõe é muito leve (eu reparei a minha agora) então o chato é repetir a manobra para encaixar na vaga, e pra mim que não gosta de ser " enquadrado" é meio chato sim, mas acho que um sensor de estacionamento tb facilita legal né!

A idéia é uma Cherokee ZJ mesmo, mas caso demore eu vou ficando feliz com a S10 Dupla mesmo he,he!