Ver Versão Completa : Arqueamento de Molas
Pessoal
Estava planejando colocar jumelos mais altos e arquear as molas da minha F75 mas algumas pessoas desaconselham dizendo que não adianta arquear porque elas voltam no lugar de novo...
Afinal, vale ou não a pena fazer arqueamento de molas???
obrigado
santistadoente
26/09/2008, 17:40
Ou deformam ou quebram, melhor colocar novas!
Abraço!
leandro_favero
26/09/2008, 20:00
Kakiko,
Fiz isso na minha Rural. Os dois primeiros meses voce fica super feliz, depois vai baixando até voltar ao normal. Joguei 300 reais foram.
Quanto ao Jumelo maior não fiz porque muito reclamaram. O melhor é Spoa. Caso vc já tenha feio spoa ai o negócio é jumelo maior e feixe de mola maior.
Mas não rebata, é jogar dinheiro fora.
Denilsom
26/09/2008, 20:56
Colega colocar jumelos altos e legal, mas arquear eu fiz no momento ficou otimo mas poucos dias não ficou bom mais não sei porque baixou de novo.
santistadoente
26/09/2008, 22:43
As molas eles esquentam para arquear:twisted:, perdem a témperie, ai ja era:stop:, só se por nova, arquear é da ouro pra bandido, digo, moleiro:parede:.......hehehehehe
Abraço a todos!
junior braga
26/09/2008, 23:00
As molas eles esquentam para arquear:twisted:, perdem a témperie, ai ja era:stop:, só se por nova, arquear é da ouro pra bandido, digo, moleiro:parede:.......hehehehehe
Abraço a todos!
Colega, aqui na região eles fazem numa maquina que passa a mola pra la, e pra ca, e pronto, é tipo uma prensa, não esquenta não...ou senão é na marreta,hehehe, eu fiz no meu e até hoje está bom, paguei 20,00 e o moleiro fez na base da marreta uma por uma. Agora talvez o estado em que esteja as molas também influencia no resultado por um bom tempo.
:concordo:
santistadoente
26/09/2008, 23:23
É na porrada vai!
Ta certo!
Ronaldo Petri
27/09/2008, 18:06
No arqueamento das molas, você vai perder curso da suspensão, com isso tende a forçar mais o chassis, pois parte do trabalho de torção que deveria ser feito pelas molas será realizado pelo chassis e isso facilita o aperecimento de trincas. Quanto aos jumelos altos, já tive, era bom para trilhas mas percebia que o carro ficava menos estável e menos seguro para pegar estradas.
Acho que sempre a melhor solução para erguer a viatura será o spoa, mas antes de fazer qualquer mudança é bom se perguntar: isto é necessário?
Um abraço
Pelo que parece, a maioria concorda que o aqueamento fica bom desde que não esquente as molas pois elas podem perder a tempera e que seja "na porrada" ou com uma prensa certo?
santistadoente
02/10/2008, 09:16
Eu acho que não deve ser feito, independente da maneira com o qual é conseguido o resultado final!
Abraço!
leandro_favero
02/10/2008, 16:59
não recomendo arqueamento, independente da forma.
trovãojeep
05/10/2008, 14:03
se voce colocar as molas da toyota não fica melhor?
F. França
16/10/2008, 10:54
Arqueamento é jogar dinheiro fora como os amigos estão dizendo ai, no começo a viatura fica show de bola, mais alta e tal, porém com o tempo´, que não é longo, elas vão "cansando" e voltam ao normal.
A melhor alternativa pegando custo-benefício é o SPOA, se quiser mais altura ainda, troque os jumelos por maiores, ganha altura, fica com um estilo diferente, tem a opção de por pneus maiores.
Mas moçada, não vamos esquecer da estabilidade, pois agora fica comprometida ainda mais.
Abraços trilheiros!
akio nishikawa
16/10/2008, 17:38
Concordo com o Fernando e com o Leandro.
Uma vez eu fiz a bobagem de arquear as molas da minha F-75..... Joguei grana no lixo mesmo,fora o trabalho de ter que demontar tudo de novo e substituir por um conjunto novo.O arqueamento não durou nem uma semana! A memória elástica das molas já tinha ido prás cucuias, e a mola já não tinha a espeçura suficiente, correndo o risco de quebrar. Eu acho mais vantagem trocar as molas. Já não concordo com a substituição dos jumelos por um jogo mais longo.
Abraços!
Ok pessoal...esta descartado o arqueamento das molas...parece obvio que elas vão tender a voltar a posição original.
Agora não estou entendendo o porque de não colocar os jumelos mais altos...alguem pode dar uma luz?
obrigado
Elmer_Jeep
20/10/2008, 16:39
Jumelo alto é tão desnecessário quanto o arqueamento, nunca deve ser utilizado, principalmente se a suspensão for spoa.
[]'s
O que é Spoa....?
se eu estiver errado alguem me corrija
basicamente é passar o feixe de molas por cima do eixo para ganhar altura
qualquer outra duvida é so colocar spoa em pesquisar que voce vai enjoar de ler tudo o que ja foi debatido.
blz:concordo:
degfreitas
01/04/2010, 19:56
comprei minha rural há uns 2 meses.
Ela ficou bastante tempo num estacionamento inclinado e as molas inclinaram tambem.
no plano, ela fica torta, pendendo pra um lado.
nesse caso o arqueamento é recomendado?
abraços
Tchê 4x4
01/04/2010, 22:43
Assim como nos outros casos degfreitas, o arqueamento é praticamente botar dinheiro fora, pois mais cedo ou mais tarde voltarão ao normal...
O melhor é vc trocar por molas novas. Se tiver mais de um feixe danificado (Dois de um lado por exemplo) procura colocar os dois novos na traseira e os usados na frente.
Ronaldo Petri
02/04/2010, 02:18
comprei minha rural há uns 2 meses.
Ela ficou bastante tempo num estacionamento inclinado e as molas inclinaram tambem.
no plano, ela fica torta, pendendo pra um lado.
nesse caso o arqueamento é recomendado?
abraços
O ideal é levar num moleiro honesto para o cara dar uma avaliada. Mas verifique se são realmente as molas que viciaram para um lado, pois há casos em que os calços de carroceria ou a própria lata cede deixando o carro torto e dando a falsa impressão que são as molas. Se você já atestou que são as molas procure um moleiro, talvez dê para desmontar os feiches e fazer umas trocas de lâminas (lado esquerdo x lado direito), mas depende da avaliação do moleiro, mas se quiser fazer um serviço bem feito troque tudo. Mas não vai nessa de arquear os feiches não.
AlmirMelo
11/03/2018, 12:42
O arqueamento da Nossa Band CD foi feito literalmente a “ferro e fogo”, já fazem 7 anos, carregando sempre muito peso, e até agora não arriou... Ficou muito bom... Mas realmente acho que pelo custo do serviço, compensa colocar novo. O novo é sempre melhor, claro.