PDA

Ver Versão Completa : JAVALI... a questão...



Paulo Quintal
28/08/2004, 23:58
Já esperando porrada... risos

Gente, estou usando a minha viatura (CJ5 - OHC 4cil) no dia a dia, os 4,5 a 5 km/l, estão doendo no bolso... trajetos de 50 a 80km (de asfalto) p/ eu chegar nas trilhas tb...

E um Jipe a diesel 90 a 91, com freios disco/hidro, direção hidráulica... Por +/- 12 mil, fazendo de 12 a 15km/l, é no mínimo um caso a pensar!

Dai as perguntas...

1- Javali é tão ruim assim (tirando o barulho, a feiúra e trepidação)?
2- Quais são seus piores problemas e limitações?
3- Porque quebra tanto? quebra mesmo?
4- Quanto a potencia (84cv/3000rpm) e torque (25,5kgmf/1600rpm), não seriam suficientes?
5- Quais são os diferenciais, caixa e motor dele? são CBT mesmo?
6- Aqueles freios de mão independentes na traseira, tipo Gurgel adiantam?

Aguardo conselhos realistas...

Mais uma "heresia"... alguém já pensou em colocar uma "roupa de CJ5" nele??? seria possível? a diferença da distância dos eixos é mole mole...

Beto
29/08/2004, 12:19
Na minha opinião. Cambio e dif. bons. Motor fraco, mas dá pra ir usando e trocar depois. E na trilha se for coisa mais pesada o peso. Qto. mais pesado o carro, mais preparado ele tem que estar.
Mas se realmente tem interesse, e quer tirar todas as suas duvidas fala com o Junior da trator gama, ele que vende as peças de cbt. Tel. 5062-9000, ele tem oficina tb. , então acho que de javali ele conhece tudo. Ok. Qto. jeep diesel eu não tenho do que reclamar, uso meu rocsta pra tudo, viagem, trilha e cidade. Pra mim está otimo.....

André-4WD
22/08/2005, 21:23
Reativando o tópico...

Hj me ofereceram um Javali 1990 todo original com exceção do motor, que foi trocado para um Q20B.

Pergunto se um java nessa configuração se seria capaz de fazer bonito em trilhas medias/pesadas??? ou teria que mudar mais alguma coisa ( e qto mais)???
O preço, sujeito a um chorinho, é L$ 15K.

sds,
Andre

Gomes Neto
22/08/2005, 23:19
Faaala Paulo!!!
Já tive um Javali "Javaleu" :lol: por três anos, foi meu primeiro Jipe, posso dar meu depoimento.
Em primeiro lugar, 15 km/l nem na descida e a favor do vento, na cidade fazia 10 Km/l e na estrada um pouco menos (motores diesel bebem na mesma proporção que se pisa). No teste feito por uma revista automotiva, que não me recordo qual, na ficha técnica constava como consumo 10 km/l, 70 cavalos (como vem no doc.) e o torque era mais ou menos isso que vc citou.
Por experiência própria sou obrigado a concordar que o motor é fraco, cambio bom, chassis e lataria de carro forte, transmissão muuuito problemática (quebra mesmo), semi-eixos muuuuuuuuuuito problemáticos, no resto dá-se um jeito.
Tirando-se os problemas é uma viatura confortável, espaçoso e resistente.

[]s

Beto Lacerda
23/08/2005, 10:18
Frommars tem um e usa no dia dia ... mas o cara é o frommars né :twisted: ...
um com um q-20 deve ser menos ruim :twisted: na boa o java original treme pacas ... e o motor original da pau .. tem um parafuso da bomba de diesel que de tanta vibração começa a dar entrada de ar na linha ...
mas o carro num é só defeitos ... tem gosto p/ tudo no mundo ...
mas sem duvidas colocar um q20 ja ajuda a melhorar muito ... o pior do carro é o motor de 3 cilindros
[]'s

FrommarS
23/08/2005, 18:48
ratoruter,

Velho... respondi o que penso na mp...

O Beto Lacerda nunca andou num Javali... e o único Jeep que ele realmente conhece e entende é o Labrador :twisted:


Tenho o meu a pouco tempo.... rodo todo santo dia... 50 km ... faz mais de 10km/l e o meu tá com problema na bomba...

Não sei que histórico de quebras o resto dos proprietários tiveram... eu não tive problemas com transmissão e semi--eixo ..

O meu quebrou...

1) Cruzeta cardan traseiro ... burrice de quem acelera com a roda dianteira travada num buraco
2) Luva Cardan dianteiro.. um mistério.. quebrou pq tinha que quebrar
3) Semi eixo traseiro - espertão primeiro find de jipe na praia ... ré 1ª e tome cantada de pneu... durou umas 4 ou 5 fritadas :parede:
4)Freio e Embreagem: perdeu! tive que trocar o reparo do cilindro ...

O meu em particular estava com os calços de carroceria ressecados e eles quebaram qdo da quebra numero 1




e o motor original da pau .. tem um parafuso da bomba de diesel que de tanta vibração começa a dar entrada de ar na linha ...



O motor não dá pau... ar no sistema não é dar pau ... o meu acontece isso pq este maldito parafuso de retorno estava velho e espanado.....

Vou dizer mais o motor se bem cuidado (troca de óleo e respeito no acelerador ) tende a durar muito... até hj só conheci um que fez o motor.. e não sei quais as condições de uso... (é do Vinicius 32 aqui do forum)

Ja tirei água de dentro do motor com mangueira de combustível foi bater na chave e pegar... calço hidraulico só tive nos pesadelos que tive nas noites seguintes `

http://www.4x4brasil.com.br/forum/album_personal.php?user_id=3023&sort_method=pic_time&sort_order=DESC&start=16


Acho que o que o Beto Rosquinha falou o mais sensato... é pesado e qto mais peso melhor tem que estar o jipe... quebra ... quebra! mas não mais que os outros... mas com certeza serão as quebras mais lembradas de todas

Ah esta historia de motor original com 26.6kgf é lenda... ou melhor mosca branca ... esta é a potencia do JAVALi 4cilindros sem turbo.... o meu tem os 17 mesmo... (fonte: 4x4&pick-ups www.meujeepentao.hpg.com.br)


Hasta Luego :mrgreen:

Eduardo Merege
23/08/2005, 18:53
FrommarS,

x2
:concordo:

[]'s de um ex dono e proprietario

FrommarS
23/08/2005, 18:57
[]'s de um ex dono e proprietario


e tratante... :twisted:

KD MEUS ADESIVOS??? :mrgreen:


Hasta Luego!

Beto
23/08/2005, 19:32
Fala Frommars, eu disse não no sentido de quebras, mas sim pra encarar trilha. É muito mais facil e barato preparar um jeep leve do que um pesadão.
E outra todos tem seus pros e contras, uma engesa, javali passa muito mais facil em erosoes do que um samuca, já no barrao o samuca vai melhor, etc.....
Agora se tiver a oportunidade de trocar esse motor é uma boa. Mas só qdo. o seu estiver ruim, senão é jogar $$ fora.
De resto o pessoal fala bem dele, que é muito bom e forte. Só oq. peca é o motor.

julianor
23/08/2005, 19:37
Tenho visto sempre 1 ou 2 Javali nas últimas trilhas...e todos foram até o fim sem quebrar.

Acho que o principal já foi dito acima.

Tudo depende do cuidado com o jipe...incluindo a força do pé e manutenção preventiva. :concordo:

Eduardo Merege
23/08/2005, 19:58
Frommars


e tratante... :twisted:

KD MEUS ADESIVOS??? :mrgreen:

CALÚNIA!!

hahaha :lol: , voce mesmo disse que queria pega-los pessoalmente :parede:

ou seja, se ainda não os enviei é porque só estou pensando no seu bem :twisted:

ainda esta semana te envio :concordo:

Grande [] marciano

Fabil
23/08/2005, 20:04
Paulo.. na minha opniao pagar 12-15 mil num javali, sou muito mais pagar insso num JPX.. é muito mais bacana, confortavel, e nas trilhas dá um show de suspensao... pensa ae..

FrommarS
24/08/2005, 19:27
Eduardo Merege,

Vou esperar!!!!
Falei mesmo que oa... mas acgora com o TCC e os gastos com a afacul tádificil manter o jipe em dia para encarar a viagem.. mas o JAVA-TATU-LONTRA... ainda vai trilhar por aí!!!

Vallew!

Fabil,


São opniões... eu não conheço o J... mas acho ele legal... tb tem um probleminha de motor....
A suspenção tem os que acham muuito boa e osque não gostam... eu nunca ví um na trilha... mas acho um jipe legal...
Sem contar os jipes novos (suzukis, troller, land) os cjs ( e toda a familia rural e f75) acho que todos os outros também apresantam problemas na repoisição de peças... no mais.. o resto é gosto pessoal e nisto.. não há certo ou errado!

Hasta Luego!!!!

[]'s

Fabil
24/08/2005, 21:20
Frommars..
ok.. realmente os JPX antes de 97 tem o problema de superaquecimento do motor original, mas já existem inumeras solucoes p/ isso ( e algumas simples e baratas)...
com certesa ABSOLUTA os que nao gostam da suspensao do JPX é pq NAO conhecem NADA de JPX... kra.. vai por mim..... a suspensao original do JPX é sem duvida nenhuma a MELHOR suspensao de jipes que eu já ví original de fabrica!!! observe um JPX na trilha e confira!!!

enfim jipe DIESEL de melhor custoxbeneficio hoje é o JPX, vc encontra na casa a partir dos 15mil ( com motor original)...

numa boa.. me desculpem os javalizeiros, mas um JPX original é superior em quase tudo ( pra nao dizer tudo) comparando com um Javali...
pesquise e depois me fale...
T+

Beto Lacerda
24/08/2005, 21:29
O Beto Lacerda nunca andou num Javali...

a vez que um amigo que não digo quem :twisted: é foi em casa p/ irmos ao III DAG juntos a jaca quebrou na porta de casa e tive que empurrar 2,9 ton de ferro :lol: :lol: :lol:


O motor não dá pau... ar no sistema não é dar pau ... o meu acontece isso pq este maldito parafuso de retorno estava velho e espanado.....

po cara na boa só disse que o motor vibra e espana o parafuso .. vc nega ????
na boa o pior do carro é o motor ...
java com q-20b eu vi um uma vez (que tb num conto de quem era :twisted: era dum cara do interior ... veio com uma f-85 nervosissima e o engesa jericó fazer trilha em sp com nois ) fez bonito na trilha mas de q-20 né .... ai é outra historia ... tirou o maior defeito do carro ja melhora muito a performance .... diria que trocar o motor do java é uma melhoria mais sensivel que rancar BF161 de cj ...
[]'s
frommars neu anigo num leva p/ o pessoal , vc mesmo xinga o 3cil e quer trocar ....

Eduardo Merege
24/08/2005, 21:41
Beto, esse java num era Q20B, é um MWM229 de F-4000, motor no minimo ignorante hehehe.. imagina que na trilha da dona onça esse java explodiu a roda livre e moeu a luva do pinhão :shock: hahah foi engraçado ver a cara da mãe do Cidão que estava pilotando :twisted:

Eduardo Merege
24/08/2005, 21:52
Ai ja estava quebrado, subiu com o guincho e depois eu o reboquei com o Titanic para o churrasco, e dei um L tambem :twisted:

http://img390.imageshack.us/img390/3151/p70208513mw.jpg

Beto Lacerda
24/08/2005, 22:00
motor no minimo ignorante hehehe

fraco ....
hahaha e o cara é sem dó nem piedade
[]'s

ceveiga
24/08/2005, 22:33
Tenho visto sempre 1 ou 2 Javali nas últimas trilhas...e todos foram até o fim sem quebrar.

Acho que o principal já foi dito acima.

Tudo depende do cuidado com o jipe...incluindo a força do pé e manutenção preventiva. :concordo:

TOC-TOC-TOC

Mas eles estavam ligados :twisted:

Falando sério, tenho um conhecido que teve um Javali por uns anos, vou procurá-lo e ver quais as impressões, depois posto aqui, ok?

Marcelo R. A. da Cunha
25/08/2005, 14:07
Galera

Na boa tenho um Javali desde 1993 e não tenho nada a reclamar dele, competi 5 anos, morei em BH por 2 anos e ia e voltava para Niterói no RJ pelo menos uma vez por mês e nunca tive problemas, ia a todas as trilhas e passeios possíveis e nunca fiquei na mão com a mecânica original, o motivo pelo qual eu resolvi trocar a mecânica e porque estava montando um carro para expedições e só por isso troquei a mecânica por uma mais moderna.

Se alguém precisar de qualquer informação sobre o Javali pode me ligar no Tel. 22 9999-6702.

Com relação à suspensão do JPX realmente não existe nada no mercado que possa ser comparada a ela

vinicius32
17/09/2005, 15:25
ratoruter,

Vou dizer mais o motor se bem cuidado (troca de óleo e respeito no acelerador ) tende a durar muito... até hj só conheci um que fez o motor.. e não sei quais as condições de uso... (é do Vinicius 32 aqui do forum)


Frommars,

Quando adquiri o meu, ele estava parado a mais de 5 anos. Dentro do motor ao invés de óleo tinha graxa. :D Mesmo assim, após ter feito a lanternagem e pintura em Goiânia, vim com ele rodando até a minha cidade, sem problemas. Após alguns meses de uso eu viajei com ele até Cocalzinho-GO e antes de chegar lá rodou uma bronzina de biela e daí tive que fazer todo o motor... :( Daí eu desmontei ele todo e enviei para uma retífica em Goiânia...

Foram retificados girabrequim, que passou para 0,25, embuchados as bielas, arrumado o cabeçote (troca de guias, sede e válvulas), trocaram também as camisas. Aí é que f... tudo! :evil: Os irresponsáveis trocaram as mesmas e não observaram a folga de 0,10 cent. dos pistões, deixando as camisas com medidas de 0,04 a 0,05, sendo que o cilindro do meio ficou inclusive com duas medidas, 0,04 em cima e 0,05 embaixo...

Foi montar o motor e rodar por uns 2 meses que ele engripou o pistão do cilindro do meio, inclusive arrancando um pedaço da camisa... Quando desmontei o motor, vi que os 3 pistões estavam todos estragados (muito arranhados)... Tive que amargar em 3 pistoes novos juntamente com o jogo de anéis (R$ 500,00 latinhas) :oops:

Resultado: Tive que fazer todo o serviço de novo, só que desta vez mandei o motor para outra retífica que conhecia bem o motor do Javali. Montei ele ha 2 semanas e ficou excelente. Parou de esquentar e jogar óleo pra fora... sem falar que está com o funcionamento bem melhor...

Depois vou criar um post com as fotos do estrago...

Enfim, o motor agora ficou ótimo e o pessoal da retífica me informou que ele não é problemático como tantas pessoas falam. Basta a manutenção de praxe (troca de óleo e filtros)... Eles só falam mal da bomba injetora, que convenhamos, é ruim pra c.... :evil: Mas pra isso temos uma solução, (basta trocar por uma bomba injetora Bosch para motores 3 cilindros) -O mesmo que equipa aqueles tratores Valmet 65...

henry fuchs
18/09/2005, 21:22
Fui proprietário de um Javali por 4 anos, tinha motor 3 cilindros turbo (84 cv segundo catalogo do fabricante) 4 marchas + reduzida + 4X4
Comprei uma capota rigida em Limeira, o jeep ficou muito bonito e personalizado, ninguem tinha igual . . . .
O jeep andava razoavelmente bem, gastava pouco com o diesel 11/12 km/l a 90/100 km/h mas sempre quebrava algo, e os vazamentos dos retentores, conserta aqui, vaza ali, conserta ali, vaza lá, conserta lá, vaza o do outro lado . . . . .
Selo da bomba dágua troquei uns 3, embreagem acabava a cada 15.000 km, sendo que em outros veiculos nunca tive problema de durabilidade de embreagem . . . .
Aqui na minha cidade tem um javali todo preto com motor MWM 229/4, o dono o adora, acho que não tive sorte . . .
Hoje tenho um JPX com motor maxion 2.5 HSD, bem melhor

José Tadeu
18/09/2005, 22:52
Henry

Onde você conseguiu a capota rígida em Limeira?

Obrigado

vinicius32
21/09/2005, 09:06
"...mas sempre quebrava algo, e os vazamentos dos retentores, conserta aqui, vaza ali, conserta ali, vaza lá, conserta lá, vaza o do outro lado . . . . . "
Realmente a questão dos vazamentos é um tanto complicado de se resolver, mas fala pra mim qual o jeep que não apresenta vazamentos? Sempre vaza... isso é próprio da mecânica Diesel..."
"...Selo da bomba dágua troquei uns 3, embreagem acabava a cada 15.000 km, sendo que em outros veiculos nunca tive problema de durabilidade de embreagem . . . . "

A questão do selo do motor é o seguinte... A Hélice original que acompanha o motor é de metal e muito pesada. Isso faz com que estrague o rolamento e provoca um desgaste maior no reparo da bomba d'água. Basta trocar por uma de plástico e os problemas estão resolvidos, além de, é claro, usar sempre aditivo na água..."

"Engraçado que nunca tive problemas com a embreagem do meu... Mas tá anotado a observação..."

"...Hoje tenho um JPX com motor maxion 2.5 HSD, bem melhor..."

Realmente o Jota tem um conforto bem maior. Com um motor mais moderno fica show de bola... Parabéns!!

Marcelo R. A. da Cunha
21/09/2005, 20:55
Henry

Acho que vc e que não teve sorte, pois tenho um e rodei mais de 5 anos com a mecanica original fazendo trilhas leves e pesadas, raids e viajando muito e troquei uns 4 ou 5 retentores e uma vez tive um pequeno vazamento na tampa da bomba injetora no pe do estrangulador e so. :pensativo: Eu acho o Javali 10 :concordo: .

lopez23
20/03/2009, 09:52
Amigos

Tenho um Javali todo original faz pouco mais de 4 anos, utilizo ele só na fazenda,pois tentei utilizar ele na cidade e não dá, apesar da dir hidraulica o freio não é vácuo e complica sendo o motor lerdo do jeito que é.

Mas nã minha mão nunca quebrou nada, e olha que puxei até trator do atoleiro, é realmente um tanque, suspensõa dura, mas tração e eixos nunca encomodaram, somente a caixa tive que fazer. Quanto ao motor é um caso a parte, projeto dos anos 50 em que a CBT inventou de turbinar e colocar uma bomba injetora romena, pesado, na minha opinião não presta, confiáve o motor é, quando ligado não para por nada mas treme como nenhum outro, tenho que usar a lenta um pouco mais acelerado para diminuir tremedeiras.
Mas no geral bom jeep, se colocar um motor novo fica outro, irreconhecível.

Abraços



Henry

Acho que vc e que não teve sorte, pois tenho um e rodei mais de 5 anos com a mecanica original fazendo trilhas leves e pesadas, raids e viajando muito e troquei uns 4 ou 5 retentores e uma vez tive um pequeno vazamento na tampa da bomba injetora no pe do estrangulador e so. :pensativo: Eu acho o Javali 10 :concordo: .

rafaellouro
10/01/2011, 22:20
Tive um javali 91(na epoca seminovo) por 8 meses ate tenho um post aqui no forum o interessante do javali e que nao existe meio termo ou voce ama ou odeia e tem outras pessoas que o aceitam com suas limitaçoes e seus problemas o maior problema do javali e o preconceito que infelismente e grande !!E so falar em javali nos clubes 4x4 que e motivo de chacota isso deveria mudar!!pois e um senhor jeep.

julianoch
11/01/2011, 18:50
O meu tem o motor original com a bomba injetora bosch liga até co geada em cima não dé fumaça treme mas funciona direitinho, meu problema maior esta na caixa de marchas e agora vou trocar por uma clark pesada 5 marchas d20 com a primeira para traz como os mercedes 1113. Tenho meu a dois anos e ele estava parado a uns 8 anos quando comprei

PHF
13/01/2011, 17:43
O meu tem o motor original com a bomba injetora bosch liga até co geada em cima não dé fumaça treme mas funciona direitinho, meu problema maior esta na caixa de marchas e agora vou trocar por uma clark pesada 5 marchas d20 com a primeira para traz como os mercedes 1113. Tenho meu a dois anos e ele estava parado a uns 8 anos quando comprei

Caro julianoch já que vai gastar no cambio coloca um da band moderna 5 marcha ele é mais leve e vai ficar melhor do que o clark porque a relaçào do javali é muito longa 13/41, o meu usa o original com motor q20b e nunca quebrou e olha que eu coloco o bicho no pesado mesmo, a unica coisa que me dava problema era os semi eixos mas depois que eu coloquei flutuantes não me deu mais problemas,e da coro em muito jeepão.

Abraço.

icojavali2009
13/01/2011, 19:14
Já esperando porrada... risos

Gente, estou usando a minha viatura (CJ5 - OHC 4cil) no dia a dia, os 4,5 a 5 km/l, estão doendo no bolso... trajetos de 50 a 80km (de asfalto) p/ eu chegar nas trilhas tb...

E um Jipe a diesel 90 a 91, com freios disco/hidro, direção hidráulica... Por +/- 12 mil, fazendo de 12 a 15km/l, é no mínimo um caso a pensar!

Dai as perguntas...

1- Javali é tão ruim assim (tirando o barulho, a feiúra e trepidação)?
2- Quais são seus piores problemas e limitações?
3- Porque quebra tanto? quebra mesmo?
4- Quanto a potencia (84cv/3000rpm) e torque (25,5kgmf/1600rpm), não seriam suficientes?
5- Quais são os diferenciais, caixa e motor dele? são CBT mesmo?
6- Aqueles freios de mão independentes na traseira, tipo Gurgel adiantam?

Aguardo conselhos realistas...

Mais uma "heresia"... alguém já pensou em colocar uma "roupa de CJ5" nele??? seria possível? a diferença da distância dos eixos é mole mole...
Eis a questão......Prezado Paulo Quintal....
Manter um jipe é pra quem gosta. Ser Jipeiro também. É um hobby que custa caro. Tem que gostar muito. Entre os que gostam e os que podem e precisam, tem Jipeiro e Jipeiro! Eu por exemplo preciso, é meu remédio para controlar a depressão....é melhor que tomar remédio $$$
Fazer 12 a 15 km/litro? Nem sobre uma carreta!!!
O barulho em geral não amedrontam o Jipeiro autentico.....é aquele que ama e curte sua maquina!
A beleza ou a feiura está nos olhos de quem vê! As vibrações passam a ser caricias....
Todos temos limitações....e as maquinas também.....temos que reconhecer seus limites....
O Javali não quebra tanto, é o “Jipeiro” que o detona.....e acaba quebrado---$$$....viagrado...
As quebras em geral acontecem com aqueles que se acham jipeiros, mas na verdade não conhecem suas maquinas e acabam ficando com a @ na mão.....Em geral os mecanicos andam mais com o seu jipe do que o dono.....pra mexer com jipe tem que ser mecanico de jipe...senão é outra @..
84 Hp é o que está no documento......é só saber usar esses horses, e junto com o que está ao volante que dá tudo certo......eu faço isso a 40 anos com jipes e mais de 10 com Javali....e fico feliz da vida aqui no Pantanal. Esses jipinhos que a maioria usa é que não aguentou, mesmo com todo cuidado.
Colocar roupa de CJ5 num Javali é mesmo uma heresia.....Voce estaria criando um CJ5 monstro desfigurado..Uma violação profana para os dois.....ambos tem seus valores e seus defeitos....
Se voce tem essas ideias é melhor praticar jipemodelismo Paulo, no Quintal....É melhor ficar longe de um Javali, ele vai morder seu pé e o seu bolso.....
Mas...um forte abraço.....desculpe as porradinhas,de leve!!! Apareça sempre!!!




Icojavali@hotmail.com (Icojavali@hotmail.com) - Coxim-ms - Nos braços do Redentor - Na alma do Javali!!!!