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Ver Versão Completa : MITO sobre RELIGAR o motor após ARREBENTAR A CORREIA DENTADA



gustavoom
25/09/2008, 09:44
Pessoal,

Uma dúvida sobre algo que já ouvi de algumas pessoas...

É verdade que se o carro DESLIGAR "do nada" por causa da correia dentada e não tentarmos RELIGÁ-LO o motor não será danificado?

Agradeço a todos,
Gustavo

dpab
25/09/2008, 12:01
Ótima pergunta, Gustavo....

Eu tb tenho essa dúvida. Com a palavra, os experts do fórum...

Elmer_Jeep
25/09/2008, 12:21
Pessoal, isso não é mito, é fato!

Se quebrar a correia dentada a parte superior do motor não se movimenta (eixo comando, tuchos, balancins, valvulas) e o motor de partida fica na parte de baixo, daí vc aciona a partida e os componentes inferiores do motor (volante, eixo virabrequim, bielas e pistões) vão se movimentar e se chocar com as peças moveis da parte superior que não estão em cincronia por falta da correia dentada.

Daí ocorre o atropelamento das válvulas que pode danificar alem das valvulas o próprio cabeçote, pistões e até mesmo o bloco (dependendo das tentativas pra fazer o motor girar).

A principio o que posso dizer é isso pois trabalho com Retífica de motores. Espero ter sido claro na explicação, vou ver se encontro alguma ilustração na net.

[]'s

Luiz André
25/09/2008, 12:23
Até onde conheço de motores gasolina e diesel com correia dentada, a correia serve para sincronizar o comando de valvulas com o virabrequim, se a correia arrebentar e vc tentar ligar o motor novamente o virabrequim vai girar mas o comando não, danificando as valvulas q estejam abertas podendo dar quebra nas valvulas e empenando o comando, aumentando o prejuizo, portanto, arrebentou a correia? não tente ligar o carro, troque a correia, verifique o ponto do comando, e só então tente ligar o carro, e torça pra não ter entortado valvula ou quebrado, e não ter danificado o comando!!!

Se eu estiver enganado alguem me corrija por favor

[http://www.classicshow.com.br/mecanica_motor/4cyl-Animation.gif
Grato!!!

Eduardo Tescarollo
25/09/2008, 12:37
Até onde sei, para não entortar alguma valvula quando da quebra da correia dentada, não basta não ligar o motor de novo, tem é que ter muita sorte, principalmente se o veículo estiver em movimento, ai já era. Mas claro que se o diagnostico for correia quebrada, não se deve ligar o motor.

Abç

gbalero_URU
25/09/2008, 12:49
hola. concuerdo con Eduardo, si el vehiculo estaba en marcha el daño ya esta hecho, el no intentar encenderlo evitaría mas daños de los ya existentes
Saludo Gerardo

Elmer_Jeep
25/09/2008, 17:50
Até onde conheço de motores gasolina e diesel com correia dentada, a correia serve para sincronizar o comando de valvulas com o virabrequim, se a correia arrebentar e vc tentar ligar o motor novamente o virabrequim vai girar mas o comando não, danificando as valvulas q estejam abertas podendo dar quebra nas valvulas e empenando o comando, aumentando o prejuizo, portanto, arrebentou a correia? não tente ligar o carro, troque a correia, verifique o ponto do comando, e só então tente ligar o carro, e torça pra não ter entortado valvula ou quebrado, e não ter danificado o comando!!!

Se eu estiver enganado alguem me corrija por favor

[http://www.classicshow.com.br/mecanica_motor/4cyl-Animation.gif
Grato!!!

Muito boa a ilustração e sua explicação também.

Apenas complementando, se a correia romper os eixos comando(peças azuis na parte superior) vão parar de girar e algumas válvulas(peças verdes) ficarão acionadas, daí se a parte de baixo - virabrequim(cinza), bielas(azuis) e pistões(vermelhos) - entra em movimento ocorre o choque dos pistões com as válvulas. Olhando a imagem imaginem o que acontece se uma valvula(verde) se quebra ai dentro e a pessoa continua tentando colocar o motor pra funcionar...

E como bem lembrou o Eduardo, se um carro em movimento quebrar a correia provavelmente o motor vai continuar girando pois a marcha está engatada e as rodas vão fazer esse motor girar por mais que se pise na embreagem ou desligue o motor de imediato é praticamente impossível se livrar de danos.

[]'s

Lucas Nassif
25/09/2008, 18:31
O Novais aqui do Fórum tem uma Pajero 3500, e a +/- 3 semanas atras ele tava fazendo trilha com o povo daqui de PL.
Foi tentar subir um morro lá bem zangado e a correia dentada arrebentou, e por pura sorte, ao arrebentar, parece que chicoteou, e com isso ela pegou no sensor de PMS e o desconectou, desligando o motor imediatamente.

Nada aconteceu com o motor.

Pura sorte!!! :mrgreen:

guilhermeabreu
26/09/2008, 01:55
REITERANDO

Não sei como pode acontecer na prática a correia dentada arrebentar e não danificar o motor .

A explicação do ELMER que depois foi ilustrada , realmente foi muito clara , mas neste caso só serve para ser demonstrado em uma sala de aula com o motor numa bancada e arrebentarmos a correia e demonstrar que ele será danificado se dermos a partida no mesmo . Ou com o carro parado , o que menos comum de acontecer na prática .

Sendo que o própio ELMER reconheceu que em uso normal a correia dentada só arrebenta qdo o carro esta em movimento , e se o carro estiver em movimento , mesmo que vc não de partida , até o carro parar , as rodas vão fazer a parte de baixo do motor girar e danificar tudo , ou seja bater o motor como é dito na gíria .

O que estou falando é simplesmente repetindo o que foi dito anteriormente com outras palavras .

Então para mim , é mito dizer que : SE NÃO DE PARTIDA EM UM MOTOR QUE ARREBENTOU A CORREIA NÃO DANIFICARÁ O MOTOR .

Palavras do uruguaio , como vai evitar de estragar um motor ao não dar partida após a correia dentada ter arrebentado se ele já estragou só no ato de arrebentar a correia qdo o mesmo estava em movimento e chegar até a imobilidade . Ou seja , qdo ele chegar a imobilidade , JÁ ARREBENTOU TUDO QUE TINHA DIREITO . Se der uma ou 1000 partidas não irá alterar nada , pois o estrago já foi feito .

Desculpe amigo ELMER mas discordo do seu ponto de vista .

Desculpe por ter me estendido demais pq tive a correia dentada da minha SW4 arrebentada qdo estava em movimento e prejú de R$10.000,00 a 4 anos atras .
ABRAÇOS

Elmer_Jeep
26/09/2008, 11:17
REITERANDO

Não sei como pode acontecer na prática a correia dentada arrebentar e não danificar o motor .

A explicação do ELMER que depois foi ilustrada , realmente foi muito clara , mas neste caso só serve para ser demonstrado em uma sala de aula com o motor numa bancada e arrebentarmos a correia e demonstrar que ele será danificado se dermos a partida no mesmo . Ou com o carro parado , o que menos comum de acontecer na prática .

Sendo que o própio ELMER reconheceu que em uso normal a correia dentada só arrebenta qdo o carro esta em movimento , e se o carro estiver em movimento , mesmo que vc não de partida , até o carro parar , as rodas vão fazer a parte de baixo do motor girar e danificar tudo , ou seja bater o motor como é dito na gíria .

O que estou falando é simplesmente repetindo o que foi dito anteriormente com outras palavras .
Certo Guilherme, inicialmente respondi de acordo com a pergunta que deu inicio ao tópico, mas existem muitas variáveis, por isso complementei com a informação do problema com o carro em movimento.



Então para mim , é mito dizer que : SE NÃO DE PARTIDA EM UM MOTOR QUE ARREBENTOU A CORREIA NÃO DANIFICARÁ O MOTOR .

Palavras do uruguaio , como vai evitar de estragar um motor ao não dar partida após a correia dentada ter arrebentado se ele já estragou só no ato de arrebentar a correia qdo o mesmo estava em movimento e chegar até a imobilidade . Ou seja , qdo ele chegar a imobilidade , JÁ ARREBENTOU TUDO QUE TINHA DIREITO . Se der uma ou 1000 partidas não irá alterar nada , pois o estrago já foi feito .
Nem tanto cara, como falei na mensagem anterior, por mais que se pise na embreagem ou desligue o motor de imediato é praticamente impossível se livrar de danos, já vi casos de quebrar correia e empenou apenas uma válvula porque o cara desligou logo que ouviu o barulho e já vi casos que estragou muita coisa porque insistiram em dar na partida, tentaram funcionar no tranco, etc...

Aí já não posso concordar com vc quando diz que "se der 1000 partidas não irá alterar o estrago" porque altera sim.

Abração.

Mateus Trevisan
26/09/2008, 12:26
Prezados

Pergunta de iniciante, e nos motores sem correia dentada, existe situação similiar? qual é o caso do motor 14b?

Mateus

Luiz André
26/09/2008, 13:55
em casos de motores com engrenagens ou as chamadas correntinhas, já é mais confiavel, pois antes de quebrar ou arrebentar, é só dar ouvidos ao seu motor, ele avisa antes, por isso esses tipos de motores são mais confiaveis, não sei se há casos de simplesmente quebrar engrenagens, ou arrebentar a correntinha, porem, como estamos em um forum, e aparece relato de todos os lados, vejamos aí o q dizem!!!

http://www.finnvedenpowertrain.com/C12572E50033AB2B/0/0102C6B24C3F2B91C12572E6002E674F/$file/motor.gif

Mateus Trevisan
26/09/2008, 17:04
em casos de motores com engrenagens ou as chamadas correntinhas, já é mais confiavel, pois antes de quebrar ou arrebentar, é só dar ouvidos ao seu motor, ele avisa antes, por isso esses tipos de motores são mais confiaveis, não sei se há casos de simplesmente quebrar engrenagens, ou arrebentar a correntinha, porem, como estamos em um forum, e aparece relato de todos os lados, vejamos aí o q dizem!!!

http://www.finnvedenpowertrain.com/C12572E50033AB2B/0/0102C6B24C3F2B91C12572E6002E674F/$file/motor.gif

Grato André

Melhor assim para se evitar surpresas desagradáveis e prejuízos.

Estes desenhos de motores estão disponíveis? onde?

Mateus

guilhermeabreu
26/09/2008, 18:43
GRANDE ELMER

Vc tem toda a razão , ontem eu estava num plantão de 24hs seguidas , reconheço que excedi em meus comentarios pq a cabeça não estava mais raciocinando direito .

Vc tem toda a razão qdo diz que EXISTEM VÁRIAS VARIÁVEIS , realmente tb já vi de tudo qdo arrebenta a correia dentada . No meu caso mesmo , inicialmente só foi observado o estago em cima , o mecanico apenas fez o serviço de cabeçote , mas 1 mes após , trancou o motor , ou seja , inicialmente não aparecia o defeito em baixo , mas como ele sofreu impacto muito forte mesmo não dando para ver só na observação mas sofreu danos , no caso amassou o casquilho e 1 mes após ele rolou e travou tudo .

No meu caso foi uma variável e tem tb outros que só estragam em cima .

Amigo ELMER , me desculpe pelo exagero de meu comentário , é como na medicina a gente ( médicos ) diz que : " Cada caso é um caso " , não existe doenças iguais , digo : com sintomas iguais em pessoas diferentes com a mesma doença .

ABRAÇÃO

Luiz André
26/09/2008, 20:37
Grato André

Melhor assim para se evitar surpresas desagradáveis e prejuízos.

Estes desenhos de motores estão disponíveis? onde?

Mateus


essas figuras são facilmente achadas no google imagens, só digitar motor q vc vai ver a quantidade q aparece!!!

joão k. chikui
26/09/2008, 20:54
Errado
Poucos os motores que mesmo com algumas valvulas abertas fora de sincronia com os pistões não há atropelamento. Teria que ter muita sorte(e acontece!)



Pessoal,

Uma dúvida sobre algo que já ouvi de algumas pessoas...

É verdade que se o carro DESLIGAR "do nada" por causa da correia dentada e não tentarmos RELIGÁ-LO o motor não será danificado?

Agradeço a todos,
Gustavo

laserman
29/09/2008, 19:05
Existem motores onde seus pistões têm rebaixos sob as válvulas, justamente para evitar o atropelamento das mesmas !

Boa lama,

stfuruie
30/09/2008, 07:27
Como foi citado existem variaveis, mas o mais importante é o espaço existente entre o cilindro e a valvulas, existem alguns motores q o espaço existente impete o toque do cilindro e as valvulas mesmo em desincronia, outros pricipalmente os de 3 ou mais valvulas trabalham com menos espaço ocorrendo o risco de choque das peças. Alem deste risco cabe lembrar os casos de queda da valvula no cilindro ja vi 2 casos na s10 diesel por excesso de rotação, as valvulas flutuaram e soltou a trava da valvula caindo dentro do cilindro, prejuiso enorme com certeza.

cRiPpLe_rOoStEr
17/07/2009, 02:41
ressucitando o tópico.........

flutuação de válvulas realmente é um problema sério... uma vez quando eu fiz o curso de mecânica de motos eu vi um pistão de uma cg125 fuçada que foi furado pela válvula que escapou...

Zeuzinho
24/11/2010, 19:35
Tenho um polo clasic 1.8 MI 97. Estava dirigindo e o motor parou de funcionar derrepente. Chamei o socorro mecanico e nada! O mecânico que veio me socorrer, e suspeitava de problemas na eletrovalvula do gás. Pediu q eu desse a partida várias vezes, sem sucesso. Entre a chegada do mecânico e o reboque tentei dar a partida mais vezes. Rebocado o carro, meu mecâncico diagnosticou o problema: Correia dentada do motor partida. Gelei na hora!! Foi então q descobri esse fórum. Quanto mais eu lia mais desesperado ficava, cada vez mais convencido que meu motor tava arrebentado. Orei bastante, pra que meu prejuizo fosse o menor. Meu mecânico trocou a correia, dei a partida, e o motor funcionou bomzinho!!!!!! O mecâncico falou q não parecia ter danificado o cabeçote. Mesmo assim vale o recado: A correia do motor custa cerca de 15,00$, nada comparado aos mais de 400,00$ do cobeçote caso tivesse q fazer.


PS: Alguém sabe se as válvulas do motor Ap 1.8 mi ficam numa posição alta do cabeçote, onde os pistões jamais encostam?

Dimasi
24/11/2010, 19:49
Se fosse o 2.0 talvez desse m. pois o bloco é o mesmo e o curso maior.
Isso depende do projeto. Como já foi dito, tem pistão com rebaixo para as vávulas jamais tocarem no pistão. Chevette e 147, eu já ví arrebentar o motor. Num Opala que eu tinha, a engrenagem arrebentou à uns 120 km/h e nada aconteceu.

AurelioSoares
25/12/2012, 02:40
A minha L200 GL quebrou a correia, tentei ligar e percebi que o motor estava muito leve, tirei a tampa fiz uma marca na correia dei a partida e vi que a correia não rodava.
Quando troquei a correia os dentes do lado de baixo, junto a polia arrebentaram todos, mas depois da troca o carro ficou 100%. ou seja só foi mesmo a correia. Detalhe tinha trocado a 48000 km.

fassis
02/01/2013, 10:21
Os motores AP estão livres desse problema, pode romper a correia dentada em funcionamento que não dá conflito entre válvulas e pistões.

arseniosilva
05/10/2018, 04:14
bom minha correia pulou porque quebrou o rolamento do esticador eu pari o carro e 1 hora depois fui sair com sem saber que quebrou isto luei o carro vi que direco tava dura andei umas 6 passadas ai dei re e desliguei o carroporque vi a temperatura suibir troquei o esticador correia e to andando bem dei sorte ou foi porque a orreia soltou como carro parado

Elmer_Jeep
06/10/2018, 09:28
bom minha correia pulou porque quebrou o rolamento do esticador eu pari o carro e 1 hora depois fui sair com sem saber que quebrou isto luei o carro vi que direco tava dura andei umas 6 passadas ai dei re e desliguei o carroporque vi a temperatura suibir troquei o esticador correia e to andando bem dei sorte ou foi porque a orreia soltou como carro parado

Seu problema foi na correia externa que aciona alternador, bomba dágua e bomba hidráulica, se fosse a correia DENTADA o motor não ligaria.