PDA

Ver Versão Completa : Over Drive: opção no câmbio, seria a reduzida?



saviocosta
27/08/2004, 20:31
Perguntei a um dono de explorer e ele disse que tem no seu cambio a opção "Over Drive", ele acha que isso é a reduzida e diz que o carro ganha mais força.

E ISSO MESMO, É A REDUZIDA?

A Explorer dele é 4x4 e 1995.

andretomasi
27/08/2004, 20:37
Fala Sávio,

Nunca andei numa Explorer, talvez seja diferente.. mas normalmente a OverDrive é pra espichar as marchas, ao contrário da reduzida, ela alonga as marchas pra dar mais velocidade final em carros muito reduzidos.

[ ]´s

andretomasi
27/08/2004, 20:42
Complementando, segundo breve pesquisa na net, a reduzida (low-range) sempre foi OPCIONAL nas Ford Explorer, todos os modelos tinham essa opção de compra, mas nem todos vendidos optaram por ela.
Outra: a Ford diferencia sim o sistema 4x4 de 4WD.. Não sei as definições dos tipos de transmissão em inglês, deixo isso pro Wallace & Cia, mas a 4x4 seria como a dos CJs, traciona todas as rodas igualmente para uso em piso de pouca aderência, etc, e a 4WD pode tracionar em qualquer piso, inclusive no asfalto, pois traciona o eixo dianteiro de acordo com a necessidade.. acredito ser parecido com o sistema das Cherokees mais novas :?:

[ ]´s

andretomasi
27/08/2004, 20:50
Em tempo:

Acabei de descobrir também que as Explorers "normais" vinham com tração 4x4, reduzida opcional; apenas os modelos com motor V8 vinham com o sistema 4WD ou AWD (All-Wheel-Drive).

[ ]´s continuando a pesquisa

andretomasi
27/08/2004, 20:54
Aumentando a lista, mais uma: A OverDrive é realmente o que eu disse acima, e vinha nas Explorers com câmbio automático.

Holy Google :lol:

[ ]´s

Klendatu
27/08/2004, 21:35
Overdrive, é uma última marcha, é outro nome para a 5° marcha quando ela é meio que "fora da caixa de marcha" é um marcha longa para manter a velocidade com menor consumo de combustivel.

Quem tem Ranger basta olhar para a manopla que la esta escrito ao inves de "5" as letras "Od"

Nos automaticos, a opção Overdrive é um botão "antisport", faz com que o carro mude de marchas numa rotação mais alta.

Marcelo Freitas
27/08/2004, 21:39
Overdrive, é uma última marcha, é outro nome para a 5° marcha quando ela é meio que "fora da caixa de marcha" é um marcha longa para manter a velocidade com menor consumo de combustivel.

Exatamente. Eu tive um Grand Vitara V6 automático e o overdrive era a quarta marcha...sem ela, só 3.

[]s

Klendatu
27/08/2004, 21:41
Tanto que nos carros que tem overdrive(pelomenos os manuais) a velocidade máxima é alcançada na penultima marcha

Marcelo Freitas
27/08/2004, 21:42
E era bom pra dar uma reduzida (desligando o OD) de quarta pra terceira pra não gastar tanto os freios tb...

[]s

Wallace
29/08/2004, 16:47
Falaram muita coisa errada...

OverDrive = Sobre Marcha
Ou seja, é uma marcha mais desmultiplicada ou mais longa que a direta ou 1 para 1.
Normalmente serve para diminuir o consumo e o barulho.
Nos manuais é mais comum que a quinta marcha seja uma overdrive.
Nos automáticos é mais comum que a quarta marcha seja uma overdrive. E nem sempre é um botão... não tem nada de "antisport"... e não tem nada a ver com rotação de mudança de marcha...

Mas isso não é regra e nada impede que se tenha mais de uma overdrive na mesma transmissão.
Pode-se também se atingir uma velocidade superior em overdrive sim; só que é mais comum em veículos de grande potência.
Pode-se ter 6 marchas e nenhuma ser overdrive.
E isso não tem nada de “fora de caixa de marcha”; o over é outra coisa... Não pode simplesmente traduzir...

Todas as Explorer ou Ranger 4x4 têm reduzida sim, pois construtivamente na caixa de redução não faz sentido não ter.
Parece que na caixa 4WD também.
Que são nomes que a Ford deu, não é uma regra técnica.
Cuidado com lista de opcionais...
No Monza os bancos separados na frente eram opcionais... já viu algum Monza com banco interiço na frente???...!!!
Alguns são opcionais sim, mas muitas vezes obrigatório quando se seleciona alguma outra opção...
Então provavelmente a Reduzida é um opcional da Explorer sim, mas da 4x2... só que ao pedir este opcional na 4x2 automaticamente e obrigatoriamente tem que ser uma 4x4 (ou 4WD). E não que a reduzida seja um opcional da 4x4 ou 4WD.
E como já falei... existe 4x4 e 4WD tanto para as V8 como para as V6.

Quando se fala em reduzida é normalmente da caixa de redução, assim temos todas as marchas com opção de reduzidas ou não.
Normalmente só temos as marchas overdrive, mas existe a possibilidade de se ter uma caixa overdrive como a do Corvette que é basicamente uma reduzida ao contrario. Só que no caso particular da Corvette em não se pode usar a primeira overdrive, mas não é uma questão técnica.

Klendatu
31/08/2004, 12:13
Na explorer automatica , a opção overdrive por botão altera sim a rotação de troca de marchas, assim como o botão sport que vem em algund carros automaticos, mas nesses com efeito contrario.

Algumas Explorer V6 4x4 não tem redizida e nenhuma V8 tem, e todas são 4x4

Lembrando que estou falando sobre as Explorer que foram importadas oficialmente para cá.

Em todos os carros com overdrive que ja dirigi(Ranger, Explorer, Blazer, f-4000) a velocidade máxima é acançada em 4º marcha

Quando falei "meio que fora" quis me referiri que ela tem uma relação que não sege o padrão das demais, é diferente.

Beto Lacerda
31/08/2004, 12:25
Algumas Explorer V6 4x4 não tem redizida e nenhuma V8 tem, e todas são 4x4


pera ae nenhuma explorer v8 tem reduzida ???
todas explorer são 4x4 ou todas explorer v8 são 4x4 ??
[]'s

Klendatu
31/08/2004, 12:29
A V6[91-99] tem 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida
A V8 veio em 2000 e 2001 em versão única, a Limited 4x4 e SEM reduzida. Todas as V8 são 4x4 sem reduzida

Lembrando, estou falando sobre as explorer importadas oficialmente pela Ford

Beto Lacerda
31/08/2004, 12:34
A V6[91-99] tem 4x2, 4x4 e 4x4 com reduzida
A V8 veio em 200 e 2001 em versão única, a Limited 4x4 e SEM reduzida

Lembrando, estou falando sobre as explorer importadas oficialmente pela Ford
putz achava que as explo V8 tinham reduzida , considerava um power train bem legal , V8302 injetado , cambio automatico transferencia e reduzida , mas sem reduzida ... eca

Klendatu
31/08/2004, 18:12
Eu descobri isso quando estava procurando um doador de peças para a F-4000, queria um conjunto com V8, e achei uma Explorer numa sucata, mas quando descobri que não tinha reduzida desisiti, acabei achando em Recife uma Explorer V8 mas que não fazia parte da série importada oficialmente, deve ter cido importada por algum importador independente ou era de orgão diplomático, não sei. o fato que ela era V8 4x4 com reduzida e cambio mecanico e era de 2 portas.

Prof.pardal
03/09/2004, 01:19
Eu descobri isso quando estava procurando um doador de peças para a F-4000, queria um conjunto com V8, e achei uma Explorer numa sucata, mas quando descobri que não tinha reduzida desisiti, acabei achando em Recife uma Explorer V8 mas que não fazia parte da série importada oficialmente, deve ter cido importada por algum importador independente ou era de orgão diplomático, não sei. o fato que ela era V8 4x4 com reduzida e cambio mecanico e era de 2 portas.

Cara, to curioso p/ver esse F-4000....he he he .....

Põe as fotos aí :roll: :wink:

falou

Klendatu
03/09/2004, 12:11
Ih.... ta lonje de ficar pronta


POr enquanto ela esta igyual a quaquer caminhãozinho f-4000
Ainda esta até com a carroceria de madeira.
Mas quando estiver pronta vai ficar pareceida com as f-350 americanas com rodagem dupla.

dero
16/12/2004, 00:51
Outro exemplo de over drive é o da D20turbo plus q vinha com cambio ZFdrive (também conhecido como 5ªD, pq no lugar da 5ª tinha um D) essa marcha era 1500 giros mais alta q a 4ª, uma puta diferença entre marchas, entao o carro ficava mais silencioso e mais economico qdo em D (dava 200 brincando) :twisted:


valeu

Sukys
16/12/2004, 02:25
Até Jeep Willys tem overdrive: http://www.walcks4wd.com/overdrive.html

Abe
16/02/2005, 09:39
Olá, rapaziada! Hoje achei este tópico por acaso sobre over-drive e achei as respostas meio estranhas. No manual de proprietário do Terrano ll ano 98 consta que o over-drive serve para engatar sempre a ultima marcha, ou seja, se o câmbio automático possui de 1 a 4 marchas, engatará a quarta marcha e com o over-drive desligado somente até a terceira. Em ultrapassagens não seria necessário desliga-lo pois em uma acelerada brusca, automáticamente reduz uma marcha e após ganhar velocidade compatível acionará a marcha seguinte. Pode ser usado tbém como freio-motor em descidas e em subidas mantendo desligado evitaria a troca constante de marcha devido a rotação elevada do motor. No uso diário aconselha-se manter sempre ligado(on) pois assim ultilizará todas as marchas( 1à 3, 1 à 4 ou 1 à 5 dependendo do carro).

Wallace
16/02/2005, 11:33
Não entendi o que achou extranho...
O que falou é verdade também.

Klendatu
16/02/2005, 17:55
Pois eh, o que diz no manual náo contradis o que foi dito aqui.

dero
16/02/2005, 19:57
Abe,

Andei revendo as respostas e sao todas no mesmo sentido, sendo o over drive uma sobre-marcha ela atua no sentido de diminuir a rotação do motor economizando motor, combustivel e diminuindo os ruidos internos.

A unica questao q vi nos posts q pode geral alguma confusao de entender é q foram abordados os cambios mecanicos e hidramaticos, de funcionamento distinto pelas caracteristicas, mas uma vez tendo o over ambos trabalham com sobre-marcha qdo com over em açao (hidramático) ou com a última marcha engatada (mecânico).

Salvo engano, temos o exemplo do cambio automático do Vectra (fabrcado pela Aisin), q tem so 4 marchas, mas com o efeito de over sobre as 3 últimas pode dar a impressao do carro ter 7 "marchas"/relações.


valeu

Abe
17/02/2005, 08:26
Fala, Walace!!! O que eu achei estranho à meu modo de entender foi algumas citações que diz que o botão do over-drive serve para "esticar" as marchas, ou seja, se está em terceira e aciona o botão, a terceira fica mais longa. Pelo o que eu entendi , acionando o botão, passa para quarta marcha sendo este o over-drive. Analisando as outras respostas, todos tem uma semelhança e mesmo sentido quando se explica o que é o over-drive(última marcha mais longa). E a atenção a que me detive, foi quanto ao uso do botão de acionamento do over-drive(on/off). Talvez eu tenha me confundido e precipitado na minha resposta e gostaria de aproveitar o espaço para me desculpar à todos que de alguma forma sentiram-se contrariado em suas respostas e na ânsia de minimizar a minha ignorância, solicito a compreensão e permissão para participar desse fórum e aprender sempre com seus tópicos e respostas. (Acho que falei um monte de besteiras) Abraços!!!!

du
17/02/2005, 08:49
Abe,

Realmente acho que o manual de alguns carros, confunde mesmo.
Por exemplo, andei em um destes Toyota Colora automático e também demorei para entender. Na realidade o botãozinho "segundo o manual" serve para desligar o over drive, e sempre que liga o carro o over drive volta para opção "Ativado", ou seja, está em quarta, precisa de um reforçozinho, aperta o botão para desligar o over drive, passou o sufoco, aperta o botão denovo para voltar ao over drive. Funciona como uma redução de marcha.

Abraços Du.


Abraços Du.

Wallace
17/02/2005, 11:22
Normalmente a overdrive é somente uma última mais longa (relação desmultiplicada).
Mas em alguns casos existe sim uma caixa de overdrive que é similar a de reduzida, só que faz exatemente o contrario, ela desmultiplica uma ou mais marchas.
Alguem falou Vectra, não conheço, mas andei numa corvette que tinha este sistema tanto na caixa automatica quando na mecania, assim pelo que me lembro nas 3 marchas mais altas poderia acionar a caixa overdrive para ter uma relação final bem mais longa.
Para quem tem Land Rover tenho disponivel para venda este tipo de caixa.
Parece que exitem também para CJ, mas nunca vendi ou cotei uma destas.

dero
17/02/2005, 16:54
Abe,

Acho q vc esta falando do botao da conduçao esportiva, nada mais é q um padrao do cambio de trocar as marchas numa rotação mais alta (o q gasta mais combustivel) ao contrario do over (q é para economizar combustivel) pois no over o cambio faz o motor trabalhar em rotação menor (sobre-marcha).

Nesses cambios qdo vc pisa fundo no acelerador ele automaticamente desliga o over (voltando para a relação de marcha desmultiplicada) e se precisar reduz as marchas tb.

Em sentido inverso, qdo o pe esta pouco pisado ele troca para uma marcha menor, liga o over (qdo tem) e trava o pino lock-up desligando o conversor de torque (tudo isso = economia).

Por isso é q se diz q o carro hidramatico é gastao, pela açao do conversor de torque em tempo integral (velocidades diferentes entre o cambio e o motor), mas tem um MACETE pro carro hidramatico ficar tao economico qto o com cambio mecanico (se nao pra que as fabricas colocam conta giros nos carros equipados com cambio hidramatico?? se ele nao tivesse a utilidade q passo a explicar):

Tentar travar o lock-up o maximo possivel! Como assim? pois bem pisa-se pro carro sair, apos ganhar velocidade alivia-se o pe entao o cambio passa a proxima marcha, ganha-se velocidade alivia-se o pe de novo entao o cambio passa a proxima (assim sucessivamente) note q é o equivalente q fazemos num carro com cambio normal qdo aliviamos o acelerador nas trocas de marchas, usando esse macete o conversor trabalho pouco (ou ate nao trabalha dependedo do peso do pé) e trava-se lock -up com mais facilidade, assim como na velocidade de cruzeiro qdo se quer manter, supomos, 120km/h, acelera-se ate 130km/h, alivia-se o pé um pouquinho e o lock-up trava mantendo o carro na melhor relação e com o melhor consumo (leia-se sem o funcionamento do tal conversor).


valeu

Abe
18/02/2005, 10:27
Alô, pessoal! Fala aí, Dero!! O botão que me referí é o liga/desliga do over-drive mesmo por que tem uma luz piloto no painel que indica isso e no caso do meu Terrano ll tem um outro botão que indica HOLD,AT e POWER que é similar a esse de condução esportiva. Mudando um pouco de assunto, no meu carro com a tração ligada e na reduzida, a velocidade pouco se altera em relação ao modo normal. Será isso mesmo? No câmbio manual nota-se uma diferença grande. Abraços!!!

Wallace
18/02/2005, 13:22
Tem algo errado ai.
Voce parou para acionar a reduzida?
Quando o acionamento é por botão eletrico tem que seguir alguns procedimentos para que a reduzida realmente entre. Tem que ver no manual.
No meu que é mecanico tenho que parar colocar a transmissão automatica em neutro para então colocar ou tirar a reduzida.
A diferença de força é brutal.

dero
19/02/2005, 20:01
Alô, pessoal! Fala aí, Dero!! O botão que me referí é o liga/desliga do over-drive mesmo por que tem uma luz piloto no painel que indica isso e no caso do meu Terrano ll tem um outro botão que indica HOLD,AT e POWER que é similar a esse de condução esportiva. Mudando um pouco de assunto, no meu carro com a tração ligada e na reduzida, a velocidade pouco se altera em relação ao modo normal. Será isso mesmo? No câmbio manual nota-se uma diferença grande. Abraços!!!


Fala Abe blz?

por acaso o painel dele é esse?

http://img.periskop.cz/media/img/nissan_terrano_ii_interier.jpg

Fernando Lages
19/02/2005, 23:11
Tentar travar o lock-up o maximo possivel!

Outro dia li um post de um cara que pôs um botão para ligar/desligar o lock-up numa Pathfinder (não sei como ele consegui encontrar o fiozinho correto entre centenas :o ).

[]s

Fernando Lages
19/02/2005, 23:18
Na realidade o botãozinho "segundo o manual" serve para desligar o over drive, e sempre que liga o carro o over drive volta para opção "Ativado", ou seja, está em quarta, precisa de um reforçozinho, aperta o botão para desligar o over drive, passou o sufoco, aperta o botão denovo para voltar ao over drive. Funciona como uma redução de marcha.


Não sei se é na maioria dos carros, vai ver acharam melhor sinalizar no painel quando o OD está desligado. Que fica confuso fica, quando a luz dele no painel está ligada ele está desligado e vice-versa.
Eu também uso para reduzir, e descida de serra, por exemplo, vou com a OD desligada. Na cidade também, para não ficar trocando de terceira para quarta e quarta para terceira a toda hora.

[]s

Fernando Lages
19/02/2005, 23:22
O botão que me referí é o liga/desliga do over-drive mesmo por que tem uma luz piloto no painel que indica isso e no caso do meu Terrano ll tem um outro botão que indica HOLD,AT e POWER que é similar a esse de condução esportiva.

Na minha Pathfinder é AUTO e POWER. O que é o HOLD?

Abe
20/02/2005, 02:47
Alô. Dero! O painel é parecido com esse sim, mas o meu, acredito que seja um pouco anterior a esse,pois o meu é ano 98.
Fernando, segundo o manual diz o seguinte: No modo HOLD é possível, juntamente com a aplicação do over-drive, ultilizar o câmbio como se fosse manual engatando de 1 à 4 tendo uma direção mais esportiva e também recomendado a ultilizar em trechos com neve ou areia(piso de pouca aderência) para uma frenagem mais rápida e segura. Na prática ainda não ultilizei esses recursos, vou testar e depois escrevo aqui!
Agora talvez crie um pouco de confusão em relação ao nome do carro. O meu na verdade é chamado aqui no Japão de MISTRAL,frabricado na Espanha pela Nissan Ibérica e importado para o Japão até 98. Na Europa recebe o nome de Terrano ll e o Terrano aqui existente é o mesmo Pathfinder americano. Segundo a concessionária, a mecânica é o mesmo em ambos os carros. Só muda a carroceria(não sei se o termo é esse). É isso aí !!! Abraços !!!

Abe
20/02/2005, 04:44
Alô, rapaziada!! Andei testando a tração reduzida e está tudo certo( não sei oquê houve da última vez). O acionamento é mecânico e uma vez ligado, reduz pela metade do modo normal. Só há um inconveniente que o manual diz para realizar a mudança(4H para 4L) de forma rápida, se não ela entra em neutro e ''arranha'' a engrenagem e isso realmente ocorreu. Quanto ao botão HOLD, transforma o câmbio automático em manual mesmo, pois acionado não efetua a mudança de marcha automaticamente. Desculpe-me por ter saido do contexto original desse tópico. Abraços!!!!

Wallace
20/02/2005, 11:47
Muitas vezes o manual fala uma besteiras...
O da Cherokee fala para acinar a reduzida andando a 4 km/l (ou similar) colocar em neutro a transmissão, etc.. algo meio impossivel.
O melhor é sempre funciona é realmente para e colocar em neutro e acionar a reduzida de forma rápida e seca.
HOLD é segurar, assim a transmissão vai segurar a marcha selecionada.

gseverog
20/02/2005, 13:56
Outro exemplo de over drive é o da D20turbo plus q vinha com cambio ZFdrive (também conhecido como 5ªD, pq no lugar da 5ª tinha um D) essa marcha era 1500 giros mais alta q a 4ª, uma puta diferença entre marchas, entao o carro ficava mais silencioso e mais economico qdo em D (dava 200 brincando) :twisted:


valeu
hahaha, soh t tu tenha arrombado a bomba injetora, e tenha colocado a wastegate no maximo!!!! a silverado aki q casa tah com 1,4~1,5 bar e ñ ta conseguindo da 200km/h no painel!

dero
20/02/2005, 15:41
Outro exemplo de over drive é o da D20turbo plus q vinha com cambio ZFdrive (também conhecido como 5ªD, pq no lugar da 5ª tinha um D) essa marcha era 1500 giros mais alta q a 4ª, uma puta diferença entre marchas, entao o carro ficava mais silencioso e mais economico qdo em D (dava 200 brincando) :twisted:


valeu
hahaha, soh t tu tenha arrombado a bomba injetora, e tenha colocado a wastegate no maximo!!!! a silverado aki q casa tah com 1,4~1,5 bar e ñ ta conseguindo da 200km/h no painel!


Só lamento a tua má sorte. hehehehe :D

Estas tentando comparar equipos completamente distintos de ponta a ponta: motor, turbina, bomba injetora, cambio, relação do diferencial, pneus, peso total.... :wink: já dirigiu alguma D20 Turbo Plus?




valeu