PDA

Ver Versão Completa : Licença da Estação



uat222
27/08/2004, 17:25
Olá, alguém pode me ajudar em relação ao Licenciamento da Estação?Por exemplo alguém do fórum conseguiu Licenciar os modelos de rádio:

Cobra DX ou DXll ou DX3
Midland 1001z

Eu vi no site da Anatel que o modelo da Cobra 19 Plus tinha o prazo de homologação até 04/01/1998 já foi, mas alguém pode dar uma dica se pode licenciar por exemplo esse Cobra 19 Plus ou os outros modelos como o Midland 1001z e ou Cobra DX ll ou DX lll ?

Obrigado!
uat222

Wallace
29/08/2004, 16:10
A licença da estação móvel não é vinculada ao rádio, mas sim ao operador.
Basta você fazer sua licença... não se preocupe com qual modelo de rádio vai utilizar.
Mesmo porque já falei aqui que não existe nenhum rádio homologado no momento.
Eu uso um Cobra 19 DX II.

marcelino
30/08/2004, 07:17
Com certeza, o Wallace tem razão, no momento em termos de homologação nenhum rádio está em dia.

Licencie diretamente a sua estação na ANATEL, via internet, e assim que pagar a taxa (sim mais uma) voce estará licenciado para operar.

A homologação do rádio faz parte das caracterísiticas da estação, porém quem é licenciado é o operador. Somente em caso de vistoria, o que é muito raro, o pessoal da ANATEL irá lhe pedir a etiqueta de homologação. O que pega geralmente é a LICENÇA, se o rádio está ESTICADO, se usa BOTINA etc.

Dica: Mesmo vencida, cole uma etiqueta feita no computador com os dados de homologação do seu equipamento e no caso de uma vistoria, dê uma de cara de pau e diga que voce comprou o rádio no tempo em que a homologação era válida......

Um abraço

uat222
08/09/2004, 09:06
OK obrigado pela dica mas essa etiqueta que você diz é o selo da homologação?Por que os dois modelos que eu havia citado acima nunca foram homologados.Alguém já teve problema com a fiscalização eu estava querendo usar tanto o Cobra como o Midland para estação móvel no carro e estação fixa em casa,e alguém de vocês tem esse modelo de rádio?Ele é bom ou dá muita interferência TVI?

Obrigado!
uat222

marcelino
08/09/2004, 09:29
Prezados Senhores

A etiqueta de homologação obedece a alguns padrões, tal como informar o número de homologação, dados do fabricante/distribuidor etc. Mas se este número estiver legível já ajuda. Se o seu rádio não tiver sido homologado (consulte o site da ANATEL) fica difícil pois o processo é caro. Dúvido que voce ou algum outra usuário, DESDE QUE ESTEJA LICENCIADO, tenha problemas com a homologação do equipamento.

Quanto à TVI esta não depende do rádio e sim do sistema irradiante (cabos, conectores e antenas caseiras ou não) se tudo estivel devidamente calibrado voce não terá problemas. Note que o usuário de TV que tiver uma antena muito ruim também estará sujetio a mais TVI.

Em veículos a TVI não é muito problemática, a menos que voce goste de operar sempre FIXO num lugar, aí a coisa complica...

Mantenha a sua ROE o melhor possivel, a antena devidamente ajustada que voce não terá este problema....

nandaun
18/11/2004, 02:31
existe apenas um modelo homologado atualmente e ele´é fabricado pela RADIOSOUD dos EUA, esse modelo foi homologado pela HARLEy-DAVIDSON e pra conseguir ele vc tem que compra direto na fabrica ou comprar uma motoca, tenho varios radios px e vhf e moro perto de um tecnico que faz instalaçoes. fernando PX2Y1964 - 11 68550865 e 81513425 - 82870289 depois das 11

Benê Sernaglia
18/11/2004, 09:28
O único homologado com validade vigente é esse mesmo, o modelo RS9803UD fabricado pela Radio Sound Inc.

Pela Resolução da ANATEL nº 242 de 30/11/2000,caso uma Pessoa Física deseje homologar/certificar um equipamento isso é possível os custo e procedimentos são mais simples quando comparado a Pessoa Jurídica. Eu acho trabalhoso, ja pra quem é fanático pelo rádio seria uma opção tranquila.

Tem um sistema de busca que pesquisa todos produtos certificados/homologados pela Anatel. (http://sistemas.anatel.gov.br/sgch/Consulta/Homologacao/Tela.asp?SISQSmodulo=10199)

Falow


T+

Wallace
18/11/2004, 11:06
Muito trabalho para nada.

marcel 4x4
09/12/2004, 15:06
Olá, alguém pode me ajudar em relação ao Licenciamento da Estação?Por exemplo alguém do fórum conseguiu Licenciar os modelos de rádio:

Cobra DX ou DXll ou DX3
Midland 1001z

Eu vi no site da Anatel que o modelo da Cobra 19 Plus tinha o prazo de homologação até 04/01/1998 já foi, mas alguém pode dar uma dica se pode licenciar por exemplo esse Cobra 19 Plus ou os outros modelos como o Midland 1001z e ou Cobra DX ll ou DX lll ?

Obrigado!
uat222

Tudo bom?
Em relacao a sua duvida, tenho esse artigo na ANATEL ( texto abaixo ) ou site www.anatel.gov.br, espero que ajude!
abracos
Marcel
» INSTRUÇÕES GERAIS 03/08/2004 07:46:53


PRINCIPAIS TÓPICOS QUE DEVERÃO SER ABORDADOS NO SISTEMA

- O que é Auto-Licenciamento via internet:

O Auto-Licenciamento é o sistema que possibilita, a todo cidadão interessado, licenciar estação(ões) do Serviço Rádio do Cidadão via internet. Para tanto, o cidadão informará no sistema seus dados e a(s) estação(ões) e o sistema emitirá boletos e licenças. De posse dos boletos o usuário efetuará os pagamentos pertinentes e assim que o sistema acusar o recebimento, será validado a licença já impressa.

- Preste atenção ao mês de março: você continuará recebendo o boleto bancário referente a TFF, e junto com ele uma nova licença.

- A partir do ano 2002, juntamente com o boleto bancário da TFF, será enviado, nova licença que, após o pagamento, terá validade de 1 ano. Esse procedimento será anual.

- TFF - Taxa de Fiscalização de Funcionamento, seu vencimento é sempre anual e em 31 de março. O Seu pagamento renova automaticamente a autorização para uso do serviço.

- O que é o Serviço Rádio do Cidadão?
É o serviço de radiocomunicação de uso compartilhado para comunicados entre estações fixas e/ou móveis, realizados por pessoas físicas, utilizando o espectro de freqüências compreendido entre 26,96 MHz e 27,61 MHz.

- Qual a finalidade do Serviço Rádio do Cidadão?

Proporcionar comunicações em radiotelefonia, em linguagem clara, de interesse geral ou particular.

Atender a situações de emergência, como catástrofe, incêndios, inundações, epidemias, perturbações da ordem, acidentes e outras situações de perigo para a vida, a saúde ou propriedade.

Transmitir sinais de telecomando para dispositivos elétricos.

- Quem pode solicitar o serviço, por meio da internet?

Pessoas físicas maiores de 10 anos.

- A Solicitação de autorização do Serviço Rádio do Cidadão implica em despesas?

Sim, para obter a autorização do Serviço Rádio do Cidadão é necessário o recolhimento da Taxa de Fiscalização da Instalação - TFI, por meio de boleto bancário.
Atualmente a TFI equivale à importância de R$ 26,83 para cada estação móvel e R$ 33,52 para cada estação fixa, além dos valores cobrados pelo direito de execução do serviço e pelo direito de uso das radiofreqüências, este último equivalente a R$ 10,00 por estação.
Anualmente é necessário o recolhimento da Taxa de Fiscalização de Funcionamento - TFF, por meio de boleto bancário.
Atualmente a TFF equivale à importância de R$ 13,42 para cada estação móvel e R$ 16,76 para cada estação fixa.

O meu equipamento deve ser homologado/certificado?

Sim, todos os equipamentos devem possuir certificado de homologação, de aceitação ou registro, deferida pela ANATEL, assegurando que o produto atende os registros exigidos para a sua utilização.

Como posso saber, quais são os equipamentos homologados/certificados?

Verifique se o seu equipamento está homologado/certificado pela ANATEL. http://sistemas.anatel.gov.br/SGCH

- Como são identificadas as estações licenciadas para operação do Serviço Rádio do Cidadão?

As estações licenciadas para o Serviço Rádio do Cidadão são identificadas por um indicativo de chamada, composto do prefixo PX, do número correspondente à região do Brasil e de Complemento Alfanumérico.

- Quais as regras a serem obedecidas para a operação das estações do Serviço Rádio do Cidadão?

Para a operação das estações do Serviço Rádio do Cidadão, devem ser obedecidas as seguintes regras:

Antes de transmitir, o operador verificará se o canal está livre.
Nenhuma chamada será repetida mais de três vezes consecutivas passando o operador imediatamente à escuta.
Uma vez estabelecida a comunicação, em cada câmbio, deverá ser mencionado o indicativo de chamada de ambas as estações em contato.
Indicativo de chamada será sempre declarado completo, sem supressôes ou acréscimos de qualquer espécie.
Nenhuma transmissão entre estações excederá à duração de 3 (três) minutos, exceto nos casos de emergência.
Estão dispensadas do cumprimento destas regras as estações de telecomando, devendo seus operadores limitar as transmissões ao tempo estritamente necessário ao controle dos dispositivos.

- Norma 01A/80, Aprovada pela Portaria 218, de 23 de setembro de 1980.

Wallace
09/12/2004, 16:39
Marcel, o problema é que não existem radios homologados que se possa comprar!

marcel 4x4
09/12/2004, 18:14
vc deu uma olhada no link que eu copiei no email anterior das instrucoes da ANATEL?
abracos

Wallace
09/12/2004, 18:31
Sim

marcelino
10/12/2004, 08:05
Senhores,

Trabalho com o licenciamento e homologação de equipamentos na ANATEL e gostaria de contribuir, algumas colocações são considerações pessoais. O licenciamento é muito facil, pode-se faze-lo diretamente no site e o boleto já sai impresso para pagamento que após concluído o operador já dispões de seu indicativo. Atentem para o fato que a licença para estação fixa, não autoriza o uso da estação móvel (carros).
De fato, todo o equipamento a ser utilizado , (incluem-se aí também as antenas e cabos) devem ser homologados ou seja serem autorizados pela ANATEL para o seu uso, mas como o Wallace citou não existem ou estão com seus certificados vencidos. O que fazer? Sente e chore, pois o processo é caro e em tese deveria ser bancado por quem fabrica ou também por quem importa ou comercializa. Para um usuário particular é inviável.
Tenho contato constante com os fiscais da ANATEL e acredito que será muito dificil (porém não impossível) que se faça uma vistoria em estações fixas, quanto mais em móveis, somente talvez em algum evento importante.
Para os que quizerem vale a dica, confeccionem uma etiqueta com o dados de certificação de homologação do seu rádio, (consulte o site da ANATEL) e afixe-o no seu rádio, caso voce seja o sortudo de uma fiscalização jure que comprou o seu rádio em data anterior ao vencimento da certificação. Se o seu rádio não está certificado, aí não tem jeito. Foi assim que fiz com os meus rádios no RED ALERT. Mantenham também os seus indicativos com o boleto pago junto da documentação, pois este será solicitado pelo fiscal.

Ainda tem mais, somente o operador autorizado ou licenciado pode operar, o zequinha, a esposa, o filho ou os amigos da cerveja, não podem operar e se o fizerem o titular da estação é o responsável...

Gostaria de chamar a atenção de todos que se formos seguir realmente o rigor da lei, deveríamos também dispor de notas fiscais dos rádios para apresentação à autoridade e outras regulamentações que todos sabemos, existem mas não pegam...

um abraço a todos ..

Sergio Rocha
02/02/2005, 13:20
Sinto-me um verdadeiro idiota, mas não consigo encontrar no site da Anatel, aonde fazer o licenciamento.Alguem pode me ajudar ?

marcel 4x4
02/02/2005, 14:13
SErgio, de uma lida no email que escrevi acima! o site Verifique
anatel.gov.br.
abracos marcel

marcelino
02/02/2005, 14:17
No site da Anatel, voce tem que acessar a Radio do Cidadão, sistema SCPX, cadastrar-se para obter a senha de acesso e depois mandar ver. O boleto é impresso na hora....

Sergio Rocha
02/02/2005, 15:26
Valeu a todos

Descobri como.Acessando SCPX ( http://sistemas.anatel.gov.br/scpx ), cadastrando,aguardando e e-mail da Anatel(leva 2 minutos) entra-se e depois de muito malabarismo descobri q no registro clicando no Cpf vai para outra pagina e aí imprime o primeiro boleto.Paga-se esse boleto de 20,00 aguardar 48 horas e voltar ao site.Aí deve estar liberada a opção de registro on line.
Simples não ?

Descobri ligando pra Anatel (no Rj 2105-1850) e uma funcionaria muito simpatica, fez passo a passo comigo :wink: Nada como ser charmoso :lol:
No site é por advinhação.

[]'

Luiz Claudio
02/02/2005, 16:03
Sérgio,

Realmente o site da Anatel é meio confuso...

Só mais uma dica: Quando for imprimir a licença e o boleto de pagamento certifique-se que a impressora está configurada conforme as instruções do próprio site!!!

Não sei como é hoje, mas quando eu fiz a minha o sistema deles não permitia uma segunda impressão caso desse alguma coisa errada na primeira.

[]'s...

marcelino
02/02/2005, 17:31
Pelo menos ficam as dicas para os próximos interessados....

Um abraço

Ronaldo B.
02/02/2005, 19:33
Sérgio,

Tirei minha licença no mês passado e levei um baile também..... depois de pagar a tx de R$ 20,00 entra de novo no site , inclui a sua estação não esquecendo de indicar se é móvel (no caso de instalar em veículo), vc vai receber o seu indicativo, depois entra na opção licenciar e imprime dois boletos, um de R$ 10,00 e outro de R$ 23,00 (não tenho certeza se o valor é extamente esse, mas são dois boletos, se pagar no Banco do Brasil no dia seguinte já tá ok no sistema) depois de pagar, entra na opção "licença" e "imprimir"... caso ocorra algum problema na impressão você tem que entrar de novo em "licença" e selecionar a opção "segunda via" depois volta em "licença" e "imprimir". :shock: :shock:

Viu como é fácil ????? Qualquer criança com QI de 180 ou mais consegue sem ter que pedir ajuda mais de 3 vezes na Anatel.. :mrgreen: :mrgreen:

Também liguei prá Anatel aqui em SP e o cara que me atendeu foi muito gente fina também, deu todas as dicas, acho que eles sabem o sistema que tem, por isso atendem bem !!! :oops: :oops:

Isso tudo depois de mandar um monte de MP pro Marcelino pedindo ajuda !!! :oops: :oops: Valeu Marcelino, obrigado pelas dicas... :D :D

[]´s Licenciados ...PX2Y2509 8) 8) 8)

Luiz Claudio
03/02/2005, 15:11
...caso ocorra algum problema na impressão você tem que entrar de novo em "licença" e selecionar a opção "segunda via" depois volta em "licença" e "imprimir".

Ronaldo,

Quando eu fiz meu cadastro não consegui imprimir a segunda via nem com reza brava... Acabei tendo que ir pessoalmente até o prédio da Anatel na Vila Mariana e lá o pessoal me fez uma nova impressão do boleto e da licença.

[]'s...

Santoro
03/02/2005, 16:26
putz me sinto mais aliviado .. eu tb penei pra conseguir tirar minha licensa .... liguei pra anatel tb aki no rj e a mulher me explicou passo a passo tb , o negocinho confuso da p ....

Ronaldo B.
03/02/2005, 16:35
Luiz,

Quando imprimi pela primeira vez a minha licença, a minha impressora não estava configurada corretamente e aí foi aquela lambança que saiu :oops:

Para conseguir imprimir novamente, até que foi fácil, entrei no Menu Principal, em seguida selecionei a opção Licença e depois a opção Segunda via, preenchi os dados e depois de ok, foi só entrar na opção Imprimir seguir o procedimento igual a primeira vez e consegui imprimir novamente sem problemas.. :D só que da segunda vez, imprimi usando o Acrobat Distiller, gerando assim um arquivo pdf .... :twisted:

Agora precisar imprimir novamente a licença por algum motivo, é só imprimir o arquivo em formato pdf.... já fiz isso prá testar e dá certo . :D :D Não precisa fazer todo o procedimento de segunda via novamente .

Esse é o famoso "jeitinho brasileiro" !!!!!

[]´s licenciados e com 2ª via a qualquer hora !!!!!

marcelino
03/02/2005, 17:04
Senhores

Tanto para imprimir segunda via da Licença quanto para emitir 2 via do boleto é só acessar ao sistema SCPX que voces conseguem....

O site é um pouco engessado mais é possível sem grandes malabarismos....

um abraço

Cotrim
09/02/2005, 14:24
Pessoal,

Acabei de acessar o scpx e, aparentemente está funcionando. Imprimi o boleto e paguei via web. Agora falta eles receberem a confirm,ação para que eu dê continuidade ao processo.

vamos ver no que dá.

[]'s PX2Y sei lá mais o que

DougBRSP
14/02/2005, 13:53
Muito boas essas dicas, o site da Anatel realmente é "muito intuitivo", fiz o meu cadastramento hoje engraçado que eu consegui o meu indicativo (PX2Y2615) antes mesmo de pagar o boleto de R$20,00 só que ainda não consigo imprimir os boletos da licensa porque este mesmo boleto ainda não foi dado como pago.

[]s

CJ 60
19/02/2005, 15:43
ALL..

Lendo este post, fiquei meio confuso.. afinal qtas taxas tenho q pagar pra ter a licensa e rodar tranquilo com o px na viatura?

Ronaldo B.
19/02/2005, 23:17
Wilson,

São 3 taxas no total.

A primeira é de R$ 20,00, somente depois desta taxa paga e o pagamento ser recebido pela Anatel (mais ou menos 2 dias úteis ou 1 dia se pagar direto no Banco do Brasil) você consegue imprimir os boletos para pagamento das outras 2 taxas, uma de R$ 10,00 e outra de R$ 23,00, que são pagas juntas, depois de todas as taxas pagas e o pagamento da segunda e terceira taxa ser recebido pela Anatel, você consegue imprimir a sua licença direto do site da anatel.

É meio consfuso mesmo, mas qualquer dúvida, tamos aí prá dar um help.

[]´s

CJ 60
19/02/2005, 23:21
Wilson,

São 3 taxas no total.

A primeira é de R$ 20,00, somente depois desta taxa paga e o pagamento ser recebido pela Anatel (mais ou menos 2 dias úteis ou 1 dia se pagar direto no Banco do Brasil) você consegue imprimir os boletos para pagamento das outras 2 taxas, uma de R$ 10,00 e outra de R$ 23,00, que são pagas juntas, depois de todas as taxas pagas e o pagamento da segunda e terceira taxa ser recebido pela Anatel, você consegue imprimir a sua licença direto do site da anatel.

É meio consfuso mesmo, mas qualquer dúvida, tamos aí prá dar um help.

[]´s

Ronaldo...

entendi agora.. esse total de R$ 53.00 vai ser anual ou o anual é akela de 10 e a de 23?... aproveitando o gancho do topico, vc sabe me explicar qto a ROE a relaçao do tamanho do cabo? liguei numa loja q trabalha com isso onde pretendo comprar minha antena (aquarius) e o atendente disse q o cabo naum tem relaçao com isso o q tem a ver é a antena em si..

www.radiohaus.com.br

[]´s

Ronaldo B.
19/02/2005, 23:57
Wilson,

A taxa anual não sei te dizer se é a de R$ 23,00 ou a de R$10,00. Alguém sabe :?: :?:

Quanto a ROE, no meu CJ tô usando antena Maria Mole com cabo de 5,75m, ainda não medi a estacionária, mas aparentemente tá funcionando bem, essa medida do cabo foi o vendedor da loja que me disse para usar, na quinta feira no Ibira tava conversando com o Escória e ele também instalou o PX com antena Maria Mole e o cabo com 5,75m e ele disse que mediu a estacionária e tava ok, então acho que deve funcionar, mas mesmo assim prá tirar a dúvida, quando der vou medir da minha instalação.

É importante fazer a instalação com cuidado para aterrar bem a antena e não colocar ela em curto, se possível, compra o cabo da aquários que já vem na medida certa e não precisa soldar os terminais, o que é um saco de fazer.

[]´s

Luiz Claudio
21/02/2005, 04:56
A taxa anual não sei te dizer se é a de R$ 23,00 ou a de R$10,00. Alguém sabe??

Eu paguei as taxas sexta-feira...

:arrow: Taxa de fiscalização de funcionamento.........R$13,42
:arrow: Preço público pelo direito de exploração de serviço de telecomunicações.......R$20,00

:arrow: Total.......R$33,42

[]'s...

NeRo
21/02/2005, 07:46
Eu recebi os boletos pelo correio mas ainda não paguei nada... vencem agora em Março. :?

JairoM
02/04/2005, 14:35
Gostei da brincadeira... parece complicado, mas irei aventurar-me na prox. segunda.
Depois conto pra voces como foi....
[ ]s a todos (ainda sem a licença)

Segunda 4/4/05 - O cadastro do SCPX esta com um BUG (problema). Estou desde cedo tentando comunicar o pessoal da ANATEL que o site deles tem um problema. .... ai é que acontece a piada. Eles dizem que eu devo comparecer pessoalmente no centro da cidade, munido de documentos..... hahhahhahahah . Este é o Brasil.(sempre com um povo irreverente).
[ ]s a todos, ainda sem a licença, e agora sem prazo para obte-la.

Quarta 6/4/05 - Perdi a paciência e FUI ATE A ANATEL. 40 Graus a sombra. Até consegui estacionar a pickup na porta. Preenchi os mesmos documentos que no meu computador nao dava certo, desta vez no computador deles (o site estava com problemas até hoje pela manha). Peguei a guia de pagto. Paguei 20,00 no B.Brasil. Agora a tradinha ja tenho o indicativa: PX1W5048 breve modulando pelas trilhas... :lol:

bolzan
16/02/2008, 16:55
Olá amigos, sou novo no rádio comprei o meu nesta semana e procurei no site da Anatel o link para solicitação e preenchimento direto no site e impressão do boleto para pagamento da taxa, mas não achei nada. Alguém saberia me informar o endereço direto do site para a solicitação da licença via internet?

Já tentei acessar pelos links acima, mais acho que mudarão todos...

Grato,

Bolzan