Ver Versão Completa : Melhor forma de adaptar polia no Bf ?
GIOVANNI LUIS
08/09/2008, 18:24
Pessoal, estou procurando em varios topicos, Manuais e nao consigo encontrar as medidas da polia do Girabrequi do BF-161!:parede::parede::parede::parede::parede:
As medidas que sao necessarias sao:
Diametro e espessura.
E aproveitando, gostaria de saber se alguem poderia medir o espaco entre o Bloco e a polia?
Agradeco desde ja a atencao !
ADRIO DIAS
24/09/2008, 08:50
Pessoal qual o melhor local para adaptar uma polia (tanto para direção hidraulica ou para AC) no velho Bf?Já vi adaptaçoes tanto na bomba d'agua quanto no virabrequim,mas não sei qual delas forçaria menos ou melhor dizendo qual destes dois (bomba d'agua ou virabrequim) estaria sujeito a um maior esforço.
:concordo:
Também estou prestes a adaptar a DH e tenho a mesma dúvida... porém acredito que na polia do virabrequim seja melhor... mas como fazer... existe alguma polia dupla?
Vamos aguardar alguém que já tem essa adaptação no jeep
Elmer_Jeep
24/09/2008, 16:05
bom, aqui na minha oficina a gente faz a polia dupla na bomba dágua mesmo e nunca vi dar problemas.
To até com um BF montado aqui, CJ no fim da reforma, está sem a grade bom pra tirar fotos mas minha camera ficou em casa...
Me cobrem as fotos amanhã que eu faço la e envio aqui.
[]'s
Elmer_Jeep
25/09/2008, 12:00
bom, aqui na minha oficina a gente faz a polia dupla na bomba dágua mesmo e nunca vi dar problemas.
To até com um BF montado aqui, CJ no fim da reforma, está sem a grade bom pra tirar fotos mas minha camera ficou em casa...
Me cobrem as fotos amanhã que eu faço la e envio aqui.
[]'s
Encontrei alguns tópicos que falam sobre adaptar bomba hidraulica no BF, vale lembrar que tem que ser adaptado a polia dupla portanto tem varias fotos nos topicos abaixo:
Fotos Suporte bomba direção hidraulica (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=32227)
Bomba da direcao hidraulica (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=13512)
suporte p/bomba hidraulica (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=12962)
E em anexo as fotos que prometi.
[]'s
No meu adaptei a polia da bomba d'água do motor Ford CHT na polia do virabreqim do BF-161, essa polia até parece que foi feita pra isso ela e bem estreita e fica show nesse motor...apenas levei a polia do virabrequim pra um torneiro achar o centro e depois furar e fazer as roscas fica "bala" mesmo... e bem barato.Essa opção da bomba d'agua fica legal tambem,um exemplo disso e o serviço do nosso amigo ai o "Elmer"...serviço de profissional...
Só lembrando; a Camionete GM C-20 saiu com a polia da bomba Hidraulica junto com a da bomba D'água jÁ de fabrica...
Pra adaptar a bomba hidraulica o mec comprou uma "bolacha" e fez a polia sob medida num torneiro e adaptou la no virabreqim.
Perguntei porque não colocar a dupla na helice como as fotos acima e ele falou que não queria mecher na distancia da helice para o radiador.
Ficou bom, mais acho que ele tava mesmo é com preguiça de procurar uma polia dupla e quiz arrancar mais uma grana minha pra fazer essa polia menor.
m0r473n53
10/10/2008, 21:59
Eu Fiz Junto com a Polia da Bomba D'água Cortei o fundo de uma polia de opala, coloquei por cima da polia da bomba d'água do bf e soldei. :mrgreen:
marcos antonio mendes
02/11/2015, 22:53
boa noite voçe pode me passar como que é feito esta polia dupla na bomba de agua do wiilys
antonio umino
03/11/2015, 01:02
515641 Polia da bomba hidraulica do Gol ou santana.. adaptado na polia do virabrequim do motor BF
515642Desmontei a polia e no lugar de uma chapa furada fiz no torno este suplemento para parafusar a polia e no centro vai o parafuso original um pouco mais comprido para dar aperto .
515643finalizado colocado a correia e a bomba hidraulica do Santana...
.
Para responder...... mas é bom que todos que fizeram a adaptação da bomba hidraulica no motor Bf se apresente , para uma solução boa e fácil para poder fazer........ Ok..
Numa nova adaptação da polia da bomba hidraulica faria na bomba de água usando a Polia da Bomba de água do Corcel I. de 4 furos.....
. de uma maneira que encontrei a solução por acaso... achei a polia do corcel em um Fv... comprei a polia para cortar o centro e soldar na polia do Bf... e foi um surpresa, pois esta polia encaixa certo na polia do Bf...."Polia da bomba de água do corcel e do motor bf".
Ta aí uma boa solução que futuramente vou fazer numa adaptação em uma rural que estou montando com bomba hidraulica do santana......
515638
A polia da esquerda é o original do motor BF... a da direita a do corcel I.
515640 Colocando a polia da bomba de água do corcel sobre o do motor bf
515639Uma sobre a outra.
Entre as duas vai dar um espaço que vai ter que colocar uma chapa (arruela do tamanho do interior da polia) de mais ou menos de 1 a 2 mm.. e refazer o furo da polia do corcel (naão aproveitar os furos. fazer novos furos na polia....) na medida do furo do Bf.
Bom para ajudar..
abraços.
antonio umino
antonio umino
31/08/2019, 07:39
Segue fotos do suporte que fiz para adaptar a bomba hidraulica no motor da Pickup do Spion.
Aristides Jr
02/09/2019, 08:56
Parabéns a todos! As soluções aqui são muito boas!
Gostaria de por lenha na fogueira:-
A algum tempo venho pensando em adaptar no motor original a correia do tipo POLY-V!
A idéia é funcionar tudo com uma correia só!
Ela é compatível com roda fônica, alternadores mais potentes, bombas hidráulicas e compressores de ar condicionado.
Material para experiência é o que não falta nos Shopping de Jeepeiros (desmanches).
Alguém mais já pensou nisso?
Abraços Aristides Júnior
Sydney66
02/09/2019, 22:02
Boa noite Aristides;
Nunca pensei, mas para que a correia passe por tantas polias assim (vários equipamentos) vai ter que adaptar a instalação de tensor ou polia louca, com ajuste de distância para ajudar no tracionamento da correia nas outras polias.
PS. Polia louca é aquela que não está ligada a nenhum elemento do veículo, gira livre, só ajuda na permanencia da correia no berço sem folga excessiva.
[]
antonio umino
03/09/2019, 09:31
Boa noite Aristides;
Nunca pensei, mas para que a correia passe por tantas polias assim (vários equipamentos) vai ter que adaptar a instalação de tensor ou polia louca, com ajuste de distância para ajudar no tracionamento da correia nas outras polias.
PS. Polia louca é aquela que não está ligada a nenhum elemento do veículo, gira livre, só ajuda na permanencia da correia no berço sem folga excessiva.
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Comentando sobre este tensor de correia.. precisei trocar a da Parati 1.6. motor ap... caro pra caramba. mesmo sendo paralelo.. paguei coisa de R$ 500,00... será que compensa tal inovação. e tem mais polias para serem adaptadas...no final é melhor deixar no sistema original.. adapatando ou fazendo as polias..
Encontrei alguns tópicos que falam sobre adaptar bomba hidraulica no BF, vale lembrar que tem que ser adaptado a polia dupla portanto tem varias fotos nos topicos abaixo:
Fotos Suporte bomba direção hidraulica (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/32227-fotos-suporte-bomba-direcao-hidraulica.html)
Bomba da direcao hidraulica (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/13512-bomba-da-direcao-hidraulica.html)
suporte p/bomba hidraulica (http://www.4x4brasil.com.br/forum/jeep-willys/12962-suporte-p-bomba-hidraulica.html)
E em anexo as fotos que prometi.
[]'s
Bom dia
Qual polia dupla é usada na bomba d'agua ?
Aristides Jr
03/09/2019, 14:37
Olá pessoal
Considerando um traçado para atender 4 polias é necessário um esticador!
Até 3 polias não será necessário esticador (virabrequim, alternador, Bomba dágua)
Podemos procurar para adaptação modelos com maior venda e preço menor!
Linha GM R$ 85
Kadett-Ipanema-S10 95 até 01-Monza 89 até 95 - Vectra 2.0 95 até 96-Suprema 2.2 95
Este outro modelo abaixo custa R$ 74
https://www.vwsedan.com.br/image/cache/data/pecasvh/esticadorcorreiavhpoliasfuscarolamento1-500x500.jpg
Sydney66
03/09/2019, 21:15
Aristides, boa noite;
Na configuração de 3 polias a polia do alternador é a polia tensionadora, pois não é fixa. As polias do virabrequim e da bomba d'água é que são fixas (sem ajuste).
[]
Aristides Jr
04/09/2019, 09:15
Olá Sydney!
Sim! Correto!
No caso de 3 polias o ajuste da tensão da correia seria com o alternador!
Anteriormente procurei uma correia poly-v com o mesmo comprimento da que uso no meu Jeep e encontrei.
O trabalho seria converter as polias do vira e da Bomba dágua.
Além da vantagem de ligar vários componentes ao mesmo tempo ela é mais resistente e mais eficiente, pode trabalhar com polias menores (exemplo alternadores modernos), vai se adaptar melhor as bombas hidráulicas.
Facilidade de encontrar uma substituta com roda fônica para o virabrequim.
Além de tudo, em se tratando de Jeep o resultado seria algo inédito.
Abraço
Sadlowski
21/04/2020, 14:21
Olá Sydney!
Sim! Correto!
No caso de 3 polias o ajuste da tensão da correia seria com o alternador!
Anteriormente procurei uma correia poly-v com o mesmo comprimento da que uso no meu Jeep e encontrei.
O trabalho seria converter as polias do vira e da Bomba dágua.
Além da vantagem de ligar vários componentes ao mesmo tempo ela é mais resistente e mais eficiente, pode trabalhar com polias menores (exemplo alternadores modernos), vai se adaptar melhor as bombas hidráulicas.
Facilidade de encontrar uma substituta com roda fônica para o virabrequim.
Além de tudo, em se tratando de Jeep o resultado seria algo inédito.
Abraço
Olá Aristides Jr,
Depois que comprei um alternador moderno e a bomba hidráulica, ambos com polia poly-V, tbm estou estudando como converter a tradicional correia A. Como pretendo ficar com o motor BF161, acho que o melhor que posso fazer é moderniza-lo.
No meu caso estou pensando em instalar a bomba hidráulica abaixo do alternador e utilizar duas polia livres para aumentar o arco de contato da correia entre a polia do virabrequim, bomba hidráulica e alternador. O tensionamento continuaria sendo feito pelo alternador. Para fixar as novas polias, penso em fazer um suporte único e fixar no suporte do motor.
Para converter as polias A em Poly-V, pretendo buscar polias com diâmetros próximos que sejam comerciais, e em últimos casos partir para alguém que produza, como e o caso desta empresa: Polias Poly V - Grupo NS (https://www.ns.com.br/produtos/ns-metal-mecanica/polias/polias-poly-v/)Anexo o esquemático que pensei para as polias.
572097
Aristides Jr
21/04/2020, 15:28
Olá Sadlowski!
Tenho que elogiar e incentivar sua iniciativa, só vejo ganho neste tipo de conversão!
Acredito que seu caso será o primeiro! Inédito para Jeeps!
Pensei neste assunto quando fui instalar um alternador de 120ah no meu Jeep, no final acabei fazendo uma polia normal para ele! Deixei este plano para quando for instalar algo mais, exemplo DH.
A superficie de contato da correia é maior!
Observando alguns esquemas de veículos que utilizam este tipo de correia são vários casos para alternador e DH com angulo próximo a 90° de contato.
Talvez seja desnecessária a polia-louca entre o alternador e DH!
Não sei se é realmente necessária mas alguns possuem esticador automático, ou seja aquela que a polia louca possui sistema de mola.
Polia, para manter a fixação original e não ter que partir do zéro, pensei em tornear até criar uma superfície e acrescentar um anel de metal para trabalhar o novo formato!
Não esquece de postar a evolução do projeto!
Abraço Aristides Júnior
Sadlowski
21/04/2020, 18:00
Olá Sadlowski!
Tenho que elogiar e incentivar sua iniciativa, só vejo ganho neste tipo de conversão!
Acredito que seu caso será o primeiro! Inédito para Jeeps!
Pensei neste assunto quando fui instalar um alternador de 120ah no meu Jeep, no final acabei fazendo uma polia normal para ele! Deixei este plano para quando for instalar algo mais, exemplo DH.
A superficie de contato da correia é maior!
Observando alguns esquemas de veículos que utilizam este tipo de correia são vários casos para alternador e DH com angulo próximo a 90° de contato.
Talvez seja desnecessária a polia-louca entre o alternador e DH!
Não sei se é realmente necessária mas alguns possuem esticador automático, ou seja aquela que a polia louca possui sistema de mola.
Polia, para manter a fixação original e não ter que partir do zéro, pensei em tornear até criar uma superfície e acrescentar um anel de metal para trabalhar o novo formato!
Não esquece de postar a evolução do projeto!
Abraço Aristides Júnior
Da forma que estou pensando, acredito que será possível até usar umas das polias com tensionador automático, mas o objetivo é e evitar.
Justamente por tentar evitar o uso tensionador automático, é que estou considerando as duas polias livres, visto que a tração é feita pelo virabrequim, logo, na região da bomba hidráulica e alternador é o ponto onde a correia terá maior vibração.
Conforme for desenvolvendo, vou postando.
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