Ver Versão Completa : Motor engasgando
Ricardo Goulart
23/09/2008, 20:13
Olá, recentemente comprei um CJ5 1957 (motor 6cil, carburador dfv22 e como gosto e quero aprender sobre mecânica tenho consultado bastante o fórum para resolver pequenos problemas que sempre aparecem em nossas viaturas.
Meu último conserto foi desmontar, limpar e trocar todas as juntas do carburador que estava fazendo com que o motor morresse em marcha lenta (giclê da lenta entupido). Até aí tudo bem, coloquei o carburador de volta e consegui regular e estabilizar a marcha lenta. Acontece que agora quando piso fundo no acelerador (na importa se o jeep está inclinado ou no plano) o motor fica engasgando e dando estouro no escapamento (quando acelero só na casquina não tem problema algum). As únicas diferenças com relação a antes de arrumar o carburador foi a troca do filtro de combustível que fica antes da bomba de gasolina e a colocação de um novo filtro de combustível entre a bomba e o carburador para garantir que não vá nenhuma sujeira. (não troquei a bóia do carburador pois ela estava boa e já estava bem regulada)
Esse problema que está ocorrendo pode ser pelos novos filtro estarem restringindo a passagem de gasolina para o carburador ou será algum problema com o distribuidor (platinado, rotor, avanço,...) ? Ou será alguma coisa diferente ?
Parabéns a todos pelo fórum.
Abraços
Ricardo Goulart
CJ5 - 1957
rodrigo.hoffman
23/09/2008, 21:40
Olá, recentemente comprei um CJ5 1957 (motor 6cil, carburador dfv22 e como gosto e quero aprender sobre mecânica tenho consultado bastante o fórum para resolver pequenos problemas que sempre aparecem em nossas viaturas.
Meu último conserto foi desmontar, limpar e trocar todas as juntas do carburador que estava fazendo com que o motor morresse em marcha lenta (giclê da lenta entupido). Até aí tudo bem, coloquei o carburador de volta e consegui regular e estabilizar a marcha lenta. Acontece que agora quando piso fundo no acelerador (na importa se o jeep está inclinado ou no plano) o motor fica engasgando e dando estouro no escapamento (quando acelero só na casquina não tem problema algum). As únicas diferenças com relação a antes de arrumar o carburador foi a troca do filtro de combustível que fica antes da bomba de gasolina e a colocação de um novo filtro de combustível entre a bomba e o carburador para garantir que não vá nenhuma sujeira. (não troquei a bóia do carburador pois ela estava boa e já estava bem regulada)
Esse problema que está ocorrendo pode ser pelos novos filtro estarem restringindo a passagem de gasolina para o carburador ou será algum problema com o distribuidor (platinado, rotor, avanço,...) ? Ou será alguma coisa diferente ?
Parabéns a todos pelo fórum.
Abraços
Ricardo Goulart
CJ5 - 1957
Vou dar a minha opiniao
Se esse defeito não ocorria antes da limpeza do carburador, bem provavel que seja alguma coisa que aconteceu depois da limpeza.. entao como vc disse que andou trocando os filtros, acrescentando um depois da bomba, vou te fazer uma pergunta.. esse filtros são daqueles grandes ou dos pequenos, pq se for dos pequenos.. hummmm, pode ta dando falta de combustivel em alta
[ ] ´s
Salve Ricardo, tudo bem? Dá uma olhada no distribuidor. Veja se nao tem umidade no copo, dá um trato nos contatos com uma lixa fina (lixa de unha da patroa é uma beleza!). Se tiver umidade, passa um ar no posto, anda um pouco, passa ar de novo.
Abraços, vamos falando.
:concordo:
Danniel Pizatto
24/09/2008, 01:16
Veja se não tem entrada de ar falsa nas juntas do carburador
Ricardo Goulart
24/09/2008, 17:06
Valeu a todos pelas respostas.
Realmente, o filtro que coloquei entre a bomba e a gasolina é do pequeno. Este fim de semana, vou retirar e ver se melhora. Caso não funcione parto pro distribuidor.
Abraços.
Ricardo
Lucas Nassif
24/09/2008, 18:16
Regulagem da bóia do carburador!
O mais provavel.
Regulagem da bóia do carburador!
O mais provavel.
Lucas, o discípulo do Leopoldo. :grin:
Caro Ricardo!
Vamos lá!
Bem, presumindo que montou tudo corretamente, ou seja, giclê 27, gargulante/difusor 27mm, boia "reta" ou "no nível", sem entrada falsa de ar, vamos às regulagens externas.
Sabe o parafuso do "ar", aquele tem uma ponta fina e uma mola?
Aperte-o até prender (fechar as voltas da mola), mais não aperte, só até encostar mesmo.
solte exatamente 2voltas e 1/2, e pronto.
A abertura da borboleta deve ser uma folha 0,10 ou 0,15 do cálibre, ou a gosto. (saberá ouvindo o motor funcionar)
Monte o carburador (com o parafuso do distribuidor, frouxo, mais somente a quantia que possa rodar o distribuidor (não livremente).
Ligue o motor, deixe-o aquecer um pouco, observe o funcionamento na lenta.
Suba ou desça a lenta no parafuso da borboleta - NÃO MECHA NA REGULAGEM DO AR.
Vá até o final do escapamento e sinta com a mão como está saindo os gases.
Assoprado - ponto atrasado;
Sem força, suave - no ponto.
Assoprado com uns tof-tof-tof - ponto adiantado com pré-ignição.
Girando o distribuidor no sentido horário, adianta o ponto, conseqüentemente, no sentido anti-horário atrasa o ponto.
LEMBRE-SE - a mangueira do avanço deve estar desligada durante esse procedimento.
Vamos agora ao seu problema.
Pegue sua carteira (espero que tenha R$ssssss) hauhauhauhau
Vá a uma autopeças...
Compre o injetor da rápida, mais com a haste curta (lembre - haste curta) [o jeep tem a haste longa, colocando a curta, o bicho fica rapidinho]
Troque-a!
Observe atentamente, que no lugar que trabalha o pistão da rápida, tem uma esfera no fundo, sem ela não funciona, não funcionando, o jeep faz o que descreveu.
No carburador, no sistema da rápida tem um duto, que leva o comb. da cuba até o difusor, no caminho tem uma tampa (arrebite, parafuso, pedaço de prego...)
Tem que retirar, e passar um arame (desenrole um fio de um cabo de aço de freio de bicicleta, uns 10cm) naquele caninho de cobre que fica dentro de onde passa o ar. (é um buraquinho bem fininho.)
Limpe bem, passe ar comprimido ali (vá a um posto ou coisa parecida)
Feito isso, tal problema desaparecerá.
Abraços.
Kim.
Hum, ja vi esse filme.
Da uma olhada pois isso aconteceu comigo, e o mestre Sukys acertou na lata.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=45555&page=2&highlight=SOCORRO
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43780&highlight=carburador&page=5
[]s com carburador redondo.
Bem, o wcas postou um tópico com umas fotos que vieram bem a calhar!
Marquei em amarelo.
A esfera que citei fica na marcação maior, no fundo.
A tampa que citei (arrebite, parafuso, pedaço de prego...) é a marcação de tamanho médio, deve retira-la com cuidado, e para colocá-la, faça com cola 3m para junta de motores a diesel (é muito boa).
A saída, etá na marcação de tamanho pequeno, ali é que entope.
Abraços.
Kim.
Bem, o wcas postou um tópico com umas fotos que vieram bem a calhar!
Marquei em amarelo.
A esfera que citei fica na marcação maior, no fundo.
A tampa que citei (arrebite, parafuso, pedaço de prego...) é a marcação de tamanho médio, deve retira-la com cuidado, e para colocá-la, faça com cola 3m para junta de motores a diesel (é muito boa).
A saída, etá na marcação de tamanho pequeno, ali é que entope.
Abraços.
Kim.
Antes de retirar essa parte, pode fazer o seguinte:
No meu caso o pistão estava travando e vazando um pouco de gasolina pela valvula de admissão de ar(circulo vermelho), então retirei esta tampa e limpei a sugeira que estava dentro do canal, porém, quase sempre na retirada dessa tampa acaba quebrando umas "perninhas" da tampa que segura uma chapina que fecha o furo de ar que esta bem no meio da tampa da imagem. Falei com varias pessoas que recondicionam esse carburador e me falaram que geralmente eles isolam esta saida de ar(fecham a tampa por inteiro). Derreti um pouco de chumbo no fogão e isolei a tampa, ficou perfeito. Instalado e funcionando.
PS. Não é pra isolar o canal de acerelação, é só fechar a tampa da valvula de ar, que esta circulado em vermelho.
[]s
Outra coisa, quando voce retirar esta tampa ira ver que o furo de passagem de gasolina deste canal para a saida é bem pequeno e o que acontece se voce apertar muito esta tampa é que acaba fechando também o orificio de passagem da gasolina.
Como ja tava mechendo mesmo pequei a tampa e fiz um retrabalho em um lado interno dela para proporcionar uma passagem de gasolina mesmo apertando a tampa até o fim.
Segue um desenho no print pra ter uma ideia.
Ricardo Goulart
26/09/2008, 12:11
Mais uma vez, obrigado pelas dicas. Tive que fazer uma viagem meio que urgente a trabalho e devo ficar pelo menos umas duas semanas longe do jeep. Assim que voltar colocarei todas as orientações em prática.
Abraços.
Ricardo
Powered by vBulletin™ Version 4.2.5 Copyright © 2025 vBulletin Solutions, Inc. All rights reserved.