Ver Versão Completa : Radiador. Duvina na hora de trocar a agua.
Moisés S.M
23/09/2008, 15:40
To com a agua do Radiador da ranger muito suja,ex.dono concerteza não trocava a agua,me falaram q na hora da troca se colocar o aditivo se hover algum furo e a ferrugem estiver tapando algum buraco o furo aparece e é bem provavel q tenha q reparar o radiador ou a bomba da agua,até a i ok,gostaria de saber se alguem ja passou por isso com sua ranger???é quase certo q isso aconteca???só pra deixar claro eu nunca cheguei a trocar a agua do radiador d nenhuma ranger minha...vai ser a primeira por isso a duvida!!!!
Eutambém preciso trocar a água do radiador , a mangueira a ser desconectada do radiador e bem em baixo dele né? Sendo assim tenho que tirar o protetor em baixo!?
Botar a mangueira de agua em uma das mangueiras do radiador e deichar a agua correr limpa pela outra ponta? Depois conecta todas as mangueiras nos devidos lugares e vai adicionando agua (sem cloro) e aditivo? Quantos litros de água e de aditivo devo colocar?
Abraços!
Alguem aqui poste infos plz :D
Tbm quero trocar a agua do radiador
Alguem aqui poste infos plz :D
Tbm quero trocar a agua do radiador
cuidado se a agua anterior estava sem aditivo, se adicionar vai ter problemas com os selos do motor.... o ideal e colocar uma mistura menor de aditivo ou nem usar...
cuidado se a agua anterior estava sem aditivo, se adicionar vai ter problemas com os selos do motor.... o ideal e colocar uma mistura menor de aditivo ou nem usar...
X2! Nosso amigo pequenojr passou por um perrengue desse com sua Ranger 2.5.
Vou pedir a ele que passe por aqui...
Abraço.
Pequeno jr
25/09/2008, 11:04
A pedidos, vamos lá
Ano passado, apos sei la qto tempo usar o aditivo na Ranger, decidi voltar a usar. Na verdade, coloquei o aditivo não sei nem pra que, pois a Ranger jamais subiu o ponteiro em nenhuma situação.
Aditivo colocado 3 dias antes de uma viajem ao Rio de Janeiro, lá vou eu com o Pé no Porão de BSB ao RJ sem acontecer nada. Volto de RJ a BSB tbm sem acontecer nada e da mesma forma, pé no porão (120, 130, 160 .. so pra ver até quando o motor aguenta).
No dia seguinte, ligo a viatura para ir para o trabalho. Mal rodo 5km e o ponteiro da temperatura estava quase no topo do marcador. Paro a Ranger e corro para abrir o motor e descobrir o que houve. .... Lá estava uma cachoeira, os selos do bloco foram para a casa do chapéu.
Resultado foi um preju de uns R$ 450,00 se não to errado, (tenho que achar o post que coloquei), tudo isso pq com certeza o selo já estava bastante corroido e qdo bateu o aditivo já era. A sorte do problema não ter sido maior, foi que a bomba d agua eu troquei no inicio de 2007, senão com ela com certeza iria tbm para o saco.
Para aqueles que querem realizar a troca, recomendo pensar seriamente se vale ou não a pena, pois podem passar por essa surpresa indesejável que passei. Imaginem se esse selo do bloco tivesse dado problema no meio da estrada... eu estaria .. Fu$$$
Boa sorte na empreitada e depois postem o que fizeram.
Então, pode ser que eu não coloque o aditivo, pois sempre fui so adicionando água pura, mas igual eu preciso trocar a agua mesmo que eu coloque pura, mas preciso trocar...
Dicas
NilsinhoRox
25/09/2008, 14:41
Qdo eu tinha seguro na porto-seguro, eles fizeram uma limpeza pressurizada... Não sei explicar, mas lembro que prenderam uma mangueira no bocal de entrda de agua do radiador, e soltaram alguma mangueira... Lembro que o rapaz que executava o serviço me disse, que saida toda agua, até a de dentro do motor...
Encontrei um tuto sobre limpeza, talvez ajude:
http://www.envenenado.com.br/manutencao/radiador/radiador.html
Abraço
Allan Nielsen
26/09/2008, 09:36
Então, pode ser que eu não coloque o aditivo, pois sempre fui so adicionando água pura, mas igual eu preciso trocar a agua mesmo que eu coloque pura, mas preciso trocar...
Dicas
A principal função do aditivo (sais de sodio) na refrigeração de motores diesel aqui no Brasil e evitar a corrosão e cavitação. Não colocar o aditivo é certeza de que o selo furará por corrosão.
Os maiores danos em motores são causados por super-aquecimento, e a maior causa é falha no sistema de arrefecimento. A maioria dá grande importancia ao oleo lubrificante, mas esquece do sistema de arrefecimento que é a maior fonte de problemas e dano/desgaste do motor.
Não recomendo é o uso de aditivos de limpeza tipo o RadClean, estes sim saem arrancando a corrosão e acabam furando algum selo. Se estiver muito sujo o sistema, lave bem, coloque o aditivo e faça a troca com maior frequencia até limpar.
Abs
edubelem
26/09/2008, 11:36
A pedidos, vamos lá
Ano passado, apos sei la qto tempo usar o aditivo na Ranger, decidi voltar a usar. Na verdade, coloquei o aditivo não sei nem pra que, pois a Ranger jamais subiu o ponteiro em nenhuma situação.
Aditivo colocado 3 dias antes de uma viajem ao Rio de Janeiro, lá vou eu com o Pé no Porão de BSB ao RJ sem acontecer nada. Volto de RJ a BSB tbm sem acontecer nada e da mesma forma, pé no porão (120, 130, 160 .. so pra ver até quando o motor aguenta).
No dia seguinte, ligo a viatura para ir para o trabalho. Mal rodo 5km e o ponteiro da temperatura estava quase no topo do marcador. Paro a Ranger e corro para abrir o motor e descobrir o que houve. .... Lá estava uma cachoeira, os selos do bloco foram para a casa do chapéu.
Resultado foi um preju de uns R$ 450,00 se não to errado, (tenho que achar o post que coloquei), tudo isso pq com certeza o selo já estava bastante corroido e qdo bateu o aditivo já era. A sorte do problema não ter sido maior, foi que a bomba d agua eu troquei no inicio de 2007, senão com ela com certeza iria tbm para o saco.
Para aqueles que querem realizar a troca, recomendo pensar seriamente se vale ou não a pena, pois podem passar por essa surpresa indesejável que passei. Imaginem se esse selo do bloco tivesse dado problema no meio da estrada... eu estaria .. Fu$$$
Boa sorte na empreitada e depois postem o que fizeram.
Pequeno, na realidade o que estava vedando era a ferrugem, na realidade vc antecipou o problema.
Eu troca a água do radiador a cada 2 anos, o procedimento que faço é o seguinte:
Dreno a água pela mangote inferior do radiador, desconecto uma das mangueiras do aquecedor no orifício eu ponho a mangueira d’água e com isso a água limpa circula pelo motor quando a água escorre limpa eu encaixo novamente o mangote e completo com água, retiro o mangote e derno novamente o sistema, repito isso até a água sair limpa do sistema.
Existem casos em que o reservatório esta sujo, neste caso, é só tirar o reservatório colocarar areia de construção, sabão e água, chacoalhe bastante até sair toda a sugeira, retire toda a areia e re-instale o reservatório.
Quando completar a água, coloque 5 a 6 lts de aditivo, e completa com água.
Não usar aditivo, reduz sensivelmente a vida útil do sintema de arrefecimento, já tive radiador do aquecedor furão, por falta de troca de aditivo, no meu caso, foi só isolar, não uso nunca.
Abs,
Edson Zanelli
12/01/2011, 12:27
Boa tarde prezados,com quanto tempo ou melhor,depois de quantos quilometros devemos trocar a agua do radiador ? como fazer isso? isso é preciso fazer? sempre lembrando que levo a serio a opinião de todos ..abraço
Imperador!
12/01/2011, 12:34
Salvo engano, a recomendação do manual é fazer a troca da água e fluidos uma vez por ano ou a cada 100.000km.
O procedimento é bastante simples. Primeiro eu coloco um flush para fazer a limpeza do sistema e deixo o carro funcionando por uns 5~10 minutos. Depois eu desconecto a mangueira de alimentação e do retorno e deixo a água esvaziar. Quando botar tudo pra fora, reconecta a mangueira de alimentação, coloca o aditivo e a água. Liga o motor e deixa sair o ar do sistema. Quando o ar tiver saído, reconecte a mangueira do retorno.
Em simples palavras, é mais ou menos isso.
RGamaJr_4x4
12/01/2011, 12:36
Edson,
Tem bastante informação no fórum sobre o assunto. Vale a pena ler alguns tópicos: http://www.google.com.br/search?hl=pt-BR&safe=off&q=site:4x4brasil.com.br+radiador+troca+%C3%A1gua+r anger&aq=f&aqi=&aql=&oq=&gs_rfai=
Recomendo primeiro tirar o ar do sistema e depois que sangrar tudo, tira umpouco de água e mistura o aditivo.
No manual fala em 2 anos. Eu troquei a daqui e coloquei o motul inulgel verde pronto pra uso, 100% recomendado.
RGamaJr_4x4
13/01/2011, 16:04
Mesmo que o manual fale em 2 anos, temos que usar o bom senso. Se por algum motivo, a água foi diversas vezes completada, deve-se diminuir esse intervalo de troca, pois a água vai evaporando mas os sais e outras impurezas que ela continha vão ficando no sistema aumentando sua concentração, facilitando a oxidação.
mpozzer78
17/10/2011, 13:08
Pequeno, na realidade o que estava vedando era a ferrugem, na realidade vc antecipou o problema.
Eu troca a água do radiador a cada 2 anos, o procedimento que faço é o seguinte:
Dreno a água pela mangote inferior do radiador, desconecto uma das mangueiras do aquecedor no orifício eu ponho a mangueira d’água e com isso a água limpa circula pelo motor quando a água escorre limpa eu encaixo novamente o mangote e completo com água, retiro o mangote e derno novamente o sistema, repito isso até a água sair limpa do sistema.
Existem casos em que o reservatório esta sujo, neste caso, é só tirar o reservatório colocarar areia de construção, sabão e água, chacoalhe bastante até sair toda a sugeira, retire toda a areia e re-instale o reservatório.
Quando completar a água, coloque 5 a 6 lts de aditivo, e completa com água.
Não usar aditivo, reduz sensivelmente a vida útil do sintema de arrefecimento, já tive radiador do aquecedor furão, por falta de troca de aditivo, no meu caso, foi só isolar, não uso nunca.
Abs,
Olá amigo saberia me informar quantos litros de agua cabem no sistema (motor e radiador) da ranger 4.0 v6 ??
MaurícioBsb
17/10/2011, 13:44
Um aditivo que eu uso em todos os meus carros, depois de uma boa limpeza, e recomendo e o PARAFLU, bom e barato!
Walter L. L. Casitta
17/10/2011, 14:18
Um aditivo que eu uso em todos os meus carros, depois de uma boa limpeza, e recomendo e o PARAFLU, bom e barato!
Foi sorte sua ter postado isso.
Eu já me emburaquei no mesmo erro que o seu. Usei Paraflu e perdi um radiador do motor e quase perdi o do aquecimento interno. Você tem que usar o original concentrado da MWM. Salvo algum engano que foi a 3 anos atrás um frasco de 250ml original MWM da para 15 litros de água custava apenas R$2,50.
Não há problema nenhum em usar o Paraflu, (diga-se de passagem é bom e também um dos mais caros), mas segundo a própria MWM se ele se misturar com os resíduos do aditivo antigo que estava no motor é criado um terceiro que ataca todas as peças de alumínio por corrosão galvânica.
O problema é muito sério segundo a propria MWM. Recomendo que você lave profundamento os sistema de arrefecimento e coloque o original WMW que é o mais barato do mercado. A MWM tem também o flush para ajudar a descontaminar o sistema...
Procura no google as literaturas da MWM pra tirar as dúvidas.
Pedro Eduardo Patussi
17/10/2011, 17:03
Olá amigo saberia me informar quantos litros de agua cabem no sistema (motor e radiador) da ranger 4.0 v6 ??
segundo o manual deve usar aditivo a base de etilenoglicol 50% e 50% agua..
2.5 gasolina sem a/c 6,2L
2.5 gasolina com a/c 6,8L
2.5 diesel 11,75L
4.0 v6 gasolina sem a/c 7,4L
4.0 v6 gasolina com a/c 8,1L
mpozzer78
18/10/2011, 20:22
segundo o manual deve usar aditivo a base de etilenoglicol 50% e 50% agua..
2.5 gasolina sem a/c 6,2L
2.5 gasolina com a/c 6,8L
2.5 diesel 11,75L
4.0 v6 gasolina sem a/c 7,4L
4.0 v6 gasolina com a/c 8,1L
Valeu Pedro Eduardo , me ajudou muito com essas informações , ando sofrendo com um radiador adaptado em minha f-75 que esta equipada com um motor da ranger stx 4.0 v6 mas o radiador original do motor não cabe nela aí adaptei outro que não esta dando certo , quando arroxa o pé a bixinha logo esquenta , aí preciso ver um que tenha + ou - a mesma quantidade de agua pra ver se funciona , mais uma vez obrigado e um abraço !!
Carlos Goiano
21/08/2015, 13:17
ola Meu povo!! tenho uma ranger 2008/3.0 dísel.
Quero dizer que eu fiz a bobagem de colocar aditivo apos compra-la, mesmo vendo que não tinha adt. ai dancei vazou água pra todo lado, eu tive que trocar: selo, bomba, carcaça da bomba, fora mão de obra.
Dica: se tiver aditivo continue colocando; se não tiver, só coloque água. leia e pesquise antes de o fazer.
moraesgyn
21/08/2015, 14:27
Que preju ein Carlos! Eu comprei uma Ranger gasolina 2010/11 e estou aqui pensando se coloco ou não aditivo, talvez em um proporção menor, porque tá muito sujo o sistema da minha.... mas fico com pé atrás por causa desses relatos que sei que acontecem!
Moisés S.M
21/08/2015, 16:35
A minha é 2009.Gasolina 2.3.Quando comprei notei q o reservatório tinha só agua,rodei uns 2 meses assim.Levei no meca e fiz a troca de toda a agua do sistema de arrefecimento,não vazou nada...Então Moraes,não enrola muito,troca de uma vez a agua,nao coloca só aditivo.Vai pelo manual.abs
cristianolago
18/02/2018, 20:12
To com a agua do Radiador da ranger muito suja,ex.dono concerteza não trocava a agua,me falaram q na hora da troca se colocar o aditivo se hover algum furo e a ferrugem estiver tapando algum buraco o furo aparece e é bem provavel q tenha q reparar o radiador ou a bomba da agua,até a i ok,gostaria de saber se alguem ja passou por isso com sua ranger???é quase certo q isso aconteca???só pra deixar claro eu nunca cheguei a trocar a agua do radiador d nenhuma ranger minha...vai ser a primeira por isso a duvida!!!!
Boa noite.
Então eu nunca havia tbm trocado a água do meu sistema de arrefecimento de minha ranger.
Porém o que fiz foi...
Disconectei a mangueira de retorno remanejo ela para frente e puzzle aquelas mangueira do chuveiro (duchinha) na ponta pois a mesma se encaixa perfeitamente, isso para não sujar a Ranger.
Bem próximo passo foi ligar o veículo e ficar de olho no nível do reservatório sempre adicionando água conforme iria baixando até a guarda sair bem limpa pela mangueira.
Após feito este processo retirei e limpei o reservatório com detergente neutro e areia dentro do vasilhame remontei tudo novamente coloquei apenas um litro do aditivo e completei com a água mesmo da torneira. E tô rodando até agora nada ocorreu de ruim este processo será realizado novamente e recolocado água dismerinalizada ou água para bateria como se conhece.
Sei que água da torneira e a menos indicada porém está lá apenas para terminar de soltar alguma sujeira que talvez não tenha se desprendido