Ver Versão Completa : Caminhão Agrale 4x4 - Projeto Motor-Home
Ramiro Cruz Jr.
22/09/2008, 23:00
Pessoal, alguns já sabem mas vamos ao breve relato: estou há um ano com um caminhão Agrale 4x2 modelo 7500 ano 1994 cabine simples.
Estava á venda por um brecinho mais do que camarada, mas só concluí a venda pq. no mesmo dia fiquei sabendo de um par de eixos originais do caminhão Agrale 1600D 4x4.
Como eles usam a mesma bitola de eixo, vi que aí surgiria a oportunidade de ouro de montar o tão sonhado motor-home 4x4 pra viajar pra Patagônia, Alaska e onde mais a imaginação (e o bolso) permitissem com a família com um certo conforto.
O caminhão veio sem motor, câmbio, caixa de direção, rodas e pneus: apenas chassi, cabine, feixes de mola e eixos originais com freios a ar. Usei os eixos como moeda de troca para o motor do Troller (Hilux 2.8 aspirado) e parti para o trabalho de colocar os eixos 4x4 no lugar, fazer o SPOA e aproveitei e mandei repintar o chassi.
Seguem fotos de como encontrei o brinquedo, ele já com o chassi pintado e os eixos no lugar, e com a cabine apenas apoiada no lugar, só pra ver como ficaria o ângulo de entrada, de transposição central e de saída. Sem contar que aí nas fotos ele está com pneus originais 700x16 de asfalto.
Porém, na ansiedade de ver o brinquedo como está na 3a. foto, atropelei as coisas e coloquei os eixos, dei uma tinta neles, deixei-os lindos por fora, mas não os havia revisado.
E após pôr a mão na consciência, resolvi abrí-los e revisá-los, o que deu um bocado de trabalho.
Mas andei um tempão paquerando uma cabine dupla original dos Agrale 1600D que há tempos via á venda aqui em Sampa. Na verdade, a cabine era de um Agrale 1600 CD (Cab.Dupla) 4x4 de fábrica. São muito comuns no RS, nas Cias. de Serviços Públicos de Água e Luz, mas aqui são raros, por isso que eu não queria perder a tal cabine. E, como todo sonho que a gente persegue, a última foto é do chassi já com a cabine dupla!!!
Porém, fiquei pensando que ao invés de fazê-lo com estes eixos originais (afinal, será uma viatura para expedições, isto é, longos trechos sem possibilidade de assistência técnica e tendo que possuir uma mecânica de extrema confiança), resolvi aproveitar a situação e já enfiar o pé na jaca e colocar um powertrain moderno, confiável e completo.
Foi aí que apareceu a oportunidade de adquirir uma F-250 4x4 2008 cabine simples caçamba longa baixada de leilão. Como o entre-eixos é idêntico (3,55m no caminhão; 3,50m na F-250 4x4), foi a fome com a vontade de comer!
Agora o próximo passo é transplantar a mecânica e depois juntar $ pra fazer a parte do motor-home!!!
Otávio Luiz
23/09/2008, 09:31
Caraca, vai ficar show!!!:palmas::palmas:
Curto campismo, e a compra do SUV de Pobre foi pensando nos lugares que ele pode me levar, eu, minha família, a barraca e o isopor... um motor home desse naipe é sonho de qualquer jipeiro/campista...
FábioBananal
23/09/2008, 09:49
Parabens cara!! sem querer ser inconveniente, mas por quanto saiu essa F 250 no leilão!!! Tenho muitas ideias, mas a grana é curta!! kkkkkkkkkkkk
vlw
Ramiro Cruz Jr.
23/09/2008, 23:08
A F-250 saiu 24,5k; a cabine dupla, 5,5k, mais 10k da pneuzada e rodas das fotos abaixo. Sabia que o investimento seria mais ou menos nesse naipe aí só de powertrain e cabine pra ficar bacana, mas ainda tem a parte do motor-home propriamente dito, e isso não é nada barato, e aí sim vou ter que estourar o porquinho. Nem quero pensar nisso agora...hehehe
ANDRÉHUFF
24/09/2008, 05:31
Ola Ramiro, tenho um amigo que trilhou por esse mesmo caminho seu, só que ele montou um Onibus 4x4, mecanica Mercedez Militar, ontem tava vendo umas fotos da viagem que ele fez recentemente pra Argentina e Chile, muito da hora, ele tambem aluga o Motor Home, ja foi assim duas vezes para o Sertões, da uma olhadinha no link http://www.itutrailer.com.br/locamotorhomedakar.htm assim te inspira na sua empreitada. :concordo:
Otávio Luiz
24/09/2008, 08:12
Esse é esperto, "locação somente com motorista", o cara ganha pra ficar passeando...:palmas:
Já imaginou pegar uma subidinha em curva molhada com um trem desse?:rolleyes:
FábioBananal
24/09/2008, 16:14
Valeu!!! Vou acompanhar o nascimento da criança!!!
abç
Elmer_Jeep
24/09/2008, 17:13
Ae Ramirão, parabéns pelo projeto.
Por acaso tem um eixo dianteiro de F250 4x4 sobrando ai ? (hehehe)
[]'s
LucianDaRolt
25/09/2008, 08:34
Ramiro Cruz Jr.Terias as 4 rodas desta F250 para me vender?
AbraçO
Ramiro Cruz Jr.
25/09/2008, 20:18
LucianDaRolt, vendo sim. Aliás, é um dos itens que não devo usar da F-250. Me ligue no fone 11-7714-3460 e a gente negocia. Mas corra pq. um colega daqui de Sampa me ligou hoje na empresa dizendo tb. estar interessado e não tenho preferência por ninguém: quem depositar primeiro, leva, ok?
( )´s.
Ramiro - 4 4x4´s em construção (haaaaja $$ e saco!)
Belo projeto!!!:palmas:
E que sorte em!! Apareceu bastante peças na hora certa...
[]´s
ramirão bonito projeto heim??/
cara imagina isso com uma suspensão boomerang de engesa 6x (tipo nem proque deve ser grande demais pra esse caminhão)
owww meu DEUUSSSS, mas tá ficando animal... é impressionante como achamos caminhões desacreditados por ai rpa fazer essas coisas, esses dias eu vi um caminhão PUMA a venda... pensei muita coisa e nem me atrevi a nada eheheheheh
boa sorte! torcendo aqui!
PredadorRJ
25/09/2008, 21:55
Salve Ramiro.
Sem saca(nagem), a viatura vai ficar algo de insana.
Vou acompanhar pra ver o desenrolar. Tenho certeza que, apesar do trabalho e ga$to$, vai ser uma empreitada espetacular.
Abraços acompanhando.
P.S.1 na foto com a F250, o com cara de louco é vc? :)
P.S.2 qual o nome da viatura?
as vezes penso em umas loucuras assim, mas daí penso, será que uma viatura dessas encara uma transamazonica sozinha ? (digo, apenas 1 viatura)
mais um daqueles projetos pra gente ficar babando....
PredadorRJ
31/10/2008, 16:32
Fala Ramiro.
E os projetos, como andam?
[]'s
Ramiro Cruz Jr.
01/11/2008, 07:15
Hoje começarei o desmonte de toda a mecânica e parte elétrica da mecânica que está na F-250 para levar pro chassi do caminhão Agrale, que ainda não tem nome, mas provisoriamente o chamarei de "Globetrotter".
2a. Feira postarei fotos da brincadeira!
Vou vender as peças da F-250 que sobrarem. Se vcs. se interessarem ou souberem de alguém que se interessaria por elas, favor mandarem msgs em PVT, ok? Afinal, depois desse tanto de grana da compra da F-250, vou precisar de $ para que o projeto ande com o mínimo de velocidade e, como dizem, "do couro sai a correia"...hehehe
( )´s.
Camargos
24/05/2009, 20:06
Meu caro, parabéns, mas também tenho esse sonho e compro os diferenciais que tirou do agrale se tiver a venda. Gilberto Camargos - www.camargos.com.br 61 92171719
PredadorRJ
24/05/2009, 23:10
Salve Ramiro.
E as fotos?
[]'s
Opa, Legal o projeto hein! no futuro, também pretendo ter um motorhome 4x4! Patagonia, Atacama e muitos outros lugares incríveis para conhecer aqui nos arredores hein!! Mas penso em uma destas vans grandes, como o Iveco Daily com teto alto, será que da para transforma-la em um 4x4? heheheh. Bom,ainda vai demorar, mas quem sabe um dia? :) Sorte no projeto!!
Cesar Galeffi
29/12/2011, 13:11
Ola Ramiro, turdo bem? conseguiu terminar seu projeto? Estou iniciando o meu, seguindo a sua experiencia e gostaria de saber os ultimos detalhes da tua criação. Abraço e Feliz Ano Novo
Cesar Galeffi
29/12/2011, 13:53
Ola de novo Ramiro, tenho 2 veiculos a disposição para transformação em motorhome, ( Camper envemo 4x4 maxion 4t turbo diesel) e ( Ford Ibiza furgoline 4x2, MWM 229 turbo diesel). Pela internet vi motorhomes fora do Brasil compativeis com os 2 veiculos mencionados, porem ate agora não encontrei nenhuma empresa que pudesse executar tais transformaçoes, em resumo a Camper é pequena, porem tem mecanica ideal, enquanto a furgoline Ibiza tem bom espaço, porem não é 4x4. Até agora fui desaconselhado nas adaptaçoes de ambos e conforme algumas empresas de construçoes de motorhome aconselharam-me pick ups abertas como F250 para assim desenvolver o motorhome.
Por favor me ajude ou ajudem quem puder. Abraço
Em anexo, envio links internacionais de motorhomes pequenos do tamanho da camper
"DER G" EXKAB Umbau - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=uWfkmYaazCI&NR=1)
4 x 4 Off road Alpenüberquerung 2010 Iveco Massif mit Aufbau - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=OdZH3ZGsh6A&feature=related)
Iveco Massif im Sand - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=u_XljUPl7l8&feature=related)
Azalai Land Rover Camper Defender 110 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=NuMRdek4KhQ&feature=related)
Azalai Land Rover Camper Defender 110 - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=NuMRdek4KhQ&feature=related)
e links internacionais de motorhomes medios para Ford Ibiza.
4X4 Lifted Camper Van - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=xeA8FWfUSCw&feature=related)
Interview with Sportsmobile West President Alan Feld - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=2XkUvYn-T0M&feature=related)
Sportsmobile Greenhorn Mountains California - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=hDsR5ru2heE&feature=related)
Cesar Galeffi
29/12/2011, 13:59
326408326409os meus veiculos. Obs caso nao consiga adaptaçoes para um dos veiculos terei que vende-los.
Olá Cesar!
Também estou nesta empreitada. Tenho uma furglaine montado sobre uma F2000, estou fazendo o seu interior aos poucos e convertendo em um motorhome, a minha também não é 4x4, mas pelo pouco que eu pesquisei, parece que é possível adaptar a tração da F250.
Abraço,
Marcelo.CJ5
11/01/2012, 14:38
Parabéns pelo projeto.
Vai ficar fantástico!
Tem algum novidade do projeto? Fotos?
Cesar Galeffi
13/01/2012, 21:36
Olá Cesar!
Também estou nesta empreitada. Tenho uma furglaine montado sobre uma F2000, estou fazendo o seu interior aos poucos e convertendo em um motorhome, a minha também não é 4x4, mas pelo pouco que eu pesquisei, parece que é possível adaptar a tração da F250.
Abraço,
Pois é , não temos as opções do exterior, no entanto vamos criar com o que temos. Cheguei a furgoline ibiza, por ser de fibra, facil mecanica ( MWM 229 turbo diesel), confortavel, tamanho justo para as cidades brasileiras, poderia ter uns cavalinhos a mais, porem resolvivel, adapatar a tração da F250 seria interessante de uma sinistrada. Não sei se a mecanica da f1000 4x4 ou a da f4000 4x4 se encaixa. Alem disso pretendo aumentar a altura do veiculo com calços e feixe de mola.
Por acaso qual a empresa que está estruturando se MH?
Abraço e obrigado
Cesar Galeffi
13/01/2012, 21:45
Parabéns pelo projeto.
Vai ficar fantástico!
Tem algum novidade do projeto? Fotos?
a qual se refere? de Ramiro, o de minishio ou o meu?
Marcelo.CJ5
15/01/2012, 01:14
a qual se refere? de Ramiro, o de minishio ou o meu?
Dos dois. Ambos são muito bons!
Cesar Galeffi
15/01/2012, 11:38
Dos dois. Ambos são muito bons!
parabens tambem Marcelo pelo seu willys.
Cesar Galeffi
15/01/2012, 11:47
Bom dia a todos. Vi um minitrailer dobravel na net, gostaria de saber se poderia eliminar as rodas e encaixar a estrutura num chassi de uma camionete? em termos documental seria possivel eliminar a função trailer ?
Abraço
O Código de Trânsito Brasileiro foi alterado, de modo que não mais é necessário possuir carteira de habilitação categoria E para rebocar trailers. Saudações.
Raphael
Cesar Galeffi
21/01/2012, 20:05
O Código de Trânsito Brasileiro foi alterado, de modo que não mais é necessário possuir carteira de habilitação categoria E para rebocar trailers. Saudações.
Raphael
Obrigado Raphael.
Cesar Galeffi
21/01/2012, 20:14
Boa noite, conforme a situação, decidi transformar a Ford Ibiza furgoline em motorhome personalizado, infelismente aqui em Salvador e Bahia não existem empresas especializadas, portanto me jogarei na empreitada.
Em seguida pretendo instalar 4x4, pela medida dos eixos, é compativel com a f250 4x4 diesel ( cabine simples) e f1000 4x4 diesel pickup. Espero encontrar essas mecanicas usadas, com carrocerias avariadas.
GuilhermeSA
31/01/2012, 21:12
Cezar,
Sei que está longe mas em Itaboraí -RJ tem uma coleção de ferros velhos. Há alguns especializados em camionetes. Fica pertinho do Rio.
Se tiver interessado manda MP que quando eu passar por lá dou uma olhada pra voce ou te passo um fone pra fazer contato.
Abração
Guilherme
Cesar Galeffi
07/02/2012, 14:24
Boa tarde Guilherme, estou interessado, se puder mande mail para : galeffi@gmail.com
Cezar,
Sei que está longe mas em Itaboraí -RJ tem uma coleção de ferros velhos. Há alguns especializados em camionetes. Fica pertinho do Rio.
Se tiver interessado manda MP que quando eu passar por lá dou uma olhada pra voce ou te passo um fone pra fazer contato.
Abração
Guilherme
algum de voces terminaram o projeto de motor home? Me interessei e gostaria de ver os resultados. Abs
poliesterinc
10/10/2015, 15:53
O que foi desse projeto...?
uvantuil
30/10/2015, 08:07
Como anda esse projeto? imagens?
Marcos Leandro
26/03/2016, 03:59
Será que seria possível, colocar um eixo dianteiro D60 Super Duty, na dianteira de um Mercedes ¨08/709, para montagem de um 4x4? Alguém tem ideia do custo de uma peça desta?
Rubens Linhalis
27/03/2016, 15:55
Será que seria possível, colocar um eixo dianteiro D60 Super Duty, na dianteira de um Mercedes ¨08/709, para montagem de um 4x4? Alguém tem ideia do custo de uma peça desta?
Marcos,
O mercedes é chassi, isso facilita muito.. possivel é, agora tem que pensar se fica viavel pelo custo e tambem tem que achar um lugar de qualidade pra fazer.. Acho que o territorio 4x4 faz..
Eu tenho um Agrale Fugovan montado como motorhome e penso em futuramente colocar ele 4x4..
abraços
Elmer_Jeep
28/03/2016, 10:36
A montagem é perfeitamente possível, viável não é.
Eu chuto aí uns R$40 mil p/:
-aquisição de peças usadas e em bom estado (eixo dianteiro completo + caixa de transferência);
-adequações necessárias (relação de coroa e pinhão, padronizar furação de rodas, conjunto de alavanca seletora);
-adaptação (instalação do eixo, caixa de transferência, confecção de cardans etc;
Rubens Linhalis
28/03/2016, 16:03
A montagem é perfeitamente possível, viável não é.
Eu chuto aí uns R$40 mil p/:
-aquisição de peças usadas e em bom estado (eixo dianteiro completo + caixa de transferência);
-adequações necessárias (relação de coroa e pinhão, padronizar furação de rodas, conjunto de alavanca seletora);
-adaptação (instalação do eixo, caixa de transferência, confecção de cardans etc;
Putamerda! Eu tava pensando em uns 20 mil com folga..rs
Elmer_Jeep
28/03/2016, 17:47
Putamerda! Eu tava pensando em uns 20 mil com folga..rs
Eu chutei um pouco alto pq o preço de algumas coisas está muito elevado ultimamente, e um Dana 60 dianteiro de F250 original varia de 6 a 10k, mesmo que venha completo vai precisar de algumas adequações, a primeira é na relação de coroa e pinhão que dependendo da que tiver no seu eixo traseiro (pra casar) só vai encontrar na autorizada Ford (F4000 4x4), nos eua ou nas lojas daqui que fazem importação.
Um eixo usado provavelmente vai precisar de uma revisão básica nos freios, pivôs, rolamentos, retentores etc. Acrescente também um par de roda-livre porque as originais não aguentam o tranco.
Quanto à tcase, vai depender da escolha, um cambio completo de F250 4x4 ou uma tcase divorciada já que uma viatura desse tamanho tem bastante espaço pra comportar no entre-eixos. Tcase que também vai precisar de: revisão, sistema de acionamento, componentes de cardan e depois disso que vem a briga com as adaptações.
20k com certeza não faz.
Rubens Linhalis
28/03/2016, 20:52
Eu chutei um pouco alto pq o preço de algumas coisas está muito elevado ultimamente, e um Dana 60 dianteiro de F250 original varia de 6 a 10k, mesmo que venha completo vai precisar de algumas adequações, a primeira é na relação de coroa e pinhão que dependendo da que tiver no seu eixo traseiro (pra casar) só vai encontrar na autorizada Ford (F4000 4x4), nos eua ou nas lojas daqui que fazem importação.
Um eixo usado provavelmente vai precisar de uma revisão básica nos freios, pivôs, rolamentos, retentores etc. Acrescente também um par de roda-livre porque as originais não aguentam o tranco.
Quanto à tcase, vai depender da escolha, um cambio completo de F250 4x4 ou uma tcase divorciada já que uma viatura desse tamanho tem bastante espaço pra comportar no entre-eixos. Tcase que também vai precisar de: revisão, sistema de acionamento, componentes de cardan e depois disso que vem a briga com as adaptações.
20k com certeza não faz.
É verdade... hoje o dinheiro nao vale mais nada.. antigamente 20 mil era muito..rs. E ainda tem que adicionar ai jogo de rodas (tirar o rodado duplo da traseira).
Minha vontade era colocar o motor MWM 6 cilindros, e eixos de F250 4x4.. mas antes tenho que ganhar na loteria..rs
abraços
Walter da Camper
28/03/2016, 22:32
Alguém sabe informar se o eixo dianteiro do F4000 4x4 é muito diferente do Dana 60 da F250 4x4?
Elmer_Jeep
29/03/2016, 09:33
Alguém sabe informar se o eixo dianteiro do F4000 4x4 é muito diferente do Dana 60 da F250 4x4?
Walter, o eixo é o mesmo Dana 60R, os cubos de roda tem a furação diferente e a relação do diferencial do F4000 é mais reduzida que a da F250.
[]'s
Walter da Camper
29/03/2016, 10:43
Interessante... mais uma boa opção de eixo para usar em projetos 4x4.
Walter, o eixo é o mesmo Dana 60R, os cubos de roda tem a furação diferente e a relação do diferencial do F4000 é mais reduzida que a da F250.
[]'s
Fiquei curioso para saber a situação do projeto do Ramiro.
Matheus Ribeiro
17/09/2017, 16:52
Alguém sabe o que aconteceu desse projeto do Ramiro???
Alguém sabe o que aconteceu desse projeto do Ramiro???
Pois é.... também estou curioso para saber como está...
se alguem souber, posta ai
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