Ver Versão Completa : Proteção/lubrificação por baixo do jeep
Pessoal,
Meu jeep está começando a enferrujar algumas partes de baixo, feixes de mola, lataria (pela parte de baixo), barra de direção e etc. Estou procurando algum produto para passar por baixo do jeep a fim de proteger toda essa região. No princípio havia comprado uma graxa e ia tacar graxa em tudo que é canto (feixes, barra de direção...) para proteção do metal mesmo a fim de evitar (ou melhor, desacelerar) oxidação. Mas me falaram pra passar diesel misturado com oleo de motor, que também é bom. Também já ouvi falar em borrifar oleo de transmissão automática... Sei lá. Alguém sugere alguma coisa?! Devo engraxar mesmo, ou usar alguma dessas técnicas mais exóticas embaixo do jeep? Contém suas experiências...
Abraço, e obrigado por qualquer ajuda!
Carlos Alberto da Silva
22/09/2008, 23:42
ola , ve se vc encontra por ai oleo de Mamona, ele protege as partes metalicas e nao agride as borrachas
Pedrão B.
23/09/2008, 08:43
Eduardo,
Existem produtos específicos para esse fim, dê uma procurada em lojas de lubrificantes.
[]'s
Quanto a mamona, já "ouvi dizer" que agride as borrachas...vai saber...
Entretanto o ATF trabalha com borrachas do câmbio...
Abs
Rodrigo Baratti
23/09/2008, 13:05
Amigo,
Nunca mais passo nada por baixo do jeep, só lavo e engraxo onde deve, se a ferrugem começar a crescer vou lixar e pintar.
A unica vez que passei "óleo" peguei uma chuva na estarada e o desgraçado subiu (escorreu para cima!?!?!) pela pintura e manchou tudo, capo, laterais, paralamas,...nem encerando resolveu.
[] com a pintura camuflada.
Pedrão B.
23/09/2008, 14:05
Quanto a mamona, já "ouvi dizer" que agride as borrachas...vai saber...
Entretanto o ATF trabalha com borrachas do câmbio...
Abs
Também "ouvi dizer" isto...
[]'s
Pois é colega Pedrão...hehehe!
Ouvimos tantas coisas...ainda bem que tem o fórum para nos ajudar, e desvendar lendas.
abs
Carlos Alberto da Silva
23/09/2008, 15:33
a mamona por ser um produto vegetal nao agride, outros oleos sim por ser mineral, e as borrachas tambem sedo um produto de composto mineral, começao a se desmanchar quando em contatos com estes oleos,
Rodrigo Baratti
23/09/2008, 15:42
No meu caso a be$#@ deve ter passado óleo queimado ou óleo diesel!!
megadeth
23/09/2008, 15:43
Pois é colega Pedrão...hehehe!
Ouvimos tantas coisas...ainda bem que tem o fórum para nos ajudar, e desvendar lendas.
abs
Mas será que é lenda mesmo? Tinha um tio que era caminhoneiro, e ele disse o mesmo qdo da vez que foi ver esse esquema pro 1113 dele...
PredadorRJ
23/09/2008, 16:04
Sem experiência e sem conhecer lubificantes, não é mais seguro lavar com cuidado, evitar acumulo de água (poça em qualquer peça ou parte) e lubrificar onde deve?
Tem um produto da Texaco, o Anti-Rust, próprio para pulverizar sob chassi, dentro de portas, caixas de roda onde vc quiser. Coisa antiga mesmo, lembro de lata disso jogada na garagem de casa quando era muleque.
Num carro que montei a pouco tempo, deu tanto trabalho refazer assoalho, caixas de roda, mala e etc que depois de pintado com tinta epoxi eu gastei umas duas latas de graxa pincelando por baixo do carro todo.
XÔ FERRUGEM!!!!!!!
Alguém sabe se ainda existe Ziebarth? Alguém lembra do slogan? "Ziebarth ou Ferrugem."? Que produto será que era usado? No meu caso comprei 3 latas de WD, mandei lavar bem e depois apliquei o WD 40 em tudo. Até que funcionou, mas se lavar com solupan sai tudo. E o WD é caro :pensativo:. Aqui os carreteiros usam o oleo de mamona também, mas custa 40 pratas pra aplicar. Os lavadores cobram o mesmo preço pra caminhão e jipe, aí já nao vale a pena.
Pessoal, vendo realmente a opinião de todos chego a conclusão que não há nenhum produto unanime pra este fim... Portanto, irei continuar com os planos de engraxar realmente as partes mais críticas (até pq a graxa já ta na mão). Se bem q gostei da idéia do oleo de mamona... Vamos deixar o topico rolando e ver se aparece mais gente com idéias diferentes e proveitosas.
Abraço,
simtesch
23/09/2008, 23:19
Olá,
Faz o seguinte, o Texaco Anti-rust é excelente, vc passa na parte inferior da carroceria do seu Jipe, não passar cxs de roda e diferenciais pois pode grudar poeira, mas nunca enferruja(Moro em Salvador, frente praia, e posso te assegurar) e nessas partes mais externas pulveriza vaselina líquida de tempos em tempos( a cada 2 meses) fica lubrificado e protegido da ferrugem tb!!!o melhor seria pintar a parte inferior, vc mesmo faz isso em alguns fins de semana, lixa e pinta preto chassis, até pincel fica ok!!!!!!além de melhorar o visual protege!!!!
Roland Tesch
Pessoal, vendo realmente a opinião de todos chego a conclusão que não há nenhum produto unanime pra este fim... Portanto, irei continuar com os planos de engraxar realmente as partes mais críticas (até pq a graxa já ta na mão). Se bem q gostei da idéia do oleo de mamona... Vamos deixar o topico rolando e ver se aparece mais gente com idéias diferentes e proveitosas.
Abraço,
Pedrão B.
23/09/2008, 23:50
O meu quando eu for reformar a carroceria, vou mandar Underseal por baixo.
[]'s
...o melhor seria pintar a parte inferior, vc mesmo faz isso em alguns fins de semana, lixa e pinta preto chassis, até pincel fica ok!!!!!!além de melhorar o visual protege!!!!
Eu não deixo borrifar nada nos meus carros. O óleo mineral pode atacar algumas borrachas, já o óleo vegetal, vaselina e até silicone, não atacam as borrachas mas favorecem o acúmulo de poeira que por sua vez acumulará umidade e daí ferrugem.
Concordo com o Simtesch, o melhor mesmo é manter pintado "os baixos" do carro e lubrificar somente aquilo que deve ser lubrificado.
PredadorRJ
24/09/2008, 00:36
Salve.
O produto da texaco eu já tinha ouvido falar, mas esse underseal do que se trata?
Abraços
Pedrão B.
24/09/2008, 11:11
Salve.
O produto da texaco eu já tinha ouvido falar, mas esse underseal do que se trata?
Abraços
Fala Predador!
Underseal é um revestimento feito pela 3M, uma espécie de tinta preta emborrachada.
Também é conhecido por "bate-pedra".
[]'s
Quando desmontei toda minha rural, na reforma, tinha por dentro uma pasta, tipo graxa velha...e onde passava a chave de fenda mostrava o metal novíssimo!Acho que era graxa com óleo...
Abs
Fala Predador!
Underseal é um revestimento feito pela 3M, uma espécie de tinta preta emborrachada.
Também é conhecido por "bate-pedra".
[]'s
Pedrão, eu fiz uma lanternagem boa no Azulão e mandei "bate-pedra" nele.:concordo:
Por dentro e por baixo de toda carroceria, o bicho parece que tá com tapete de borracha!!! Muito bom!!:palmas:
Eu aconselho.
[]s
Quando reformei o meu Jeep, mandei pintar com Bate-pedra no assoalho por dentro e por baixo e pintar com PU da cor do Jeep, ficou bom, mas acho que serviço foi porco, pq hoje parece que o bate-pedra tá soltando.
PredadorRJ
24/09/2008, 19:51
Salve!
Bate pedra eu conheço :)
O lanterneiro usou embaixo do Mastigado.
Mas ele me disse que tem que pintar por cima do emborrachamento, porque ele é pra proteção contra choque mecânico (impacto), mas não é impermeável.
Procede a informação?
Julio Rebello
24/09/2008, 20:04
Antes de qq coisa, excesso pode causar sérios acidentes!!!:stop:
O único tipo de protetor que eu recomendaria é o ANTI RUST da Texaco. Deve-se aquecê-lo p/ pulverizar no chassi e quando retornar à temperatura ambiente formará um fina camada muito parecida com uma resina, não correndo o risco de gotejamento.
:concordo:
Sds4x4,
Julio CJ
Bom pela discussão até aqui o meu entendimento é o seguinte:
1) Se o cara tem $$$ sobrando, passa o underseal e pinta por cima
2) Se a grana tá na média, pulveriza o Texaco Anti-rust.
3) Se a grana ta curta, lava e engraxa.
4) Se não tem grana... vende o jipe. :shock:
Acho que é por aí, certo. Ou a ordem dos custos acima está incorreta?
Aliás, compartilhem com a galera:
- Quanto custa o bate-pedra pra passar na parte de baixo do jeep?
- Quanto custa uma lata de Texaco Anti-rust? Quantas latas precisam pra uma aplicação completa?
PredadorRJ
24/09/2008, 21:01
Salve Ortiga,
Se eu muito me engano, a lata (o galãozinho, sei lá de quanto) de bate-pedra me saiu à 6L$.
Como é solúvel em água, rende um bocado. O lanterneiro pediu 3 e eu comprei 4, uma ficou comigo, pra usar na caixa do subwoofer e no tanque de combustível.
Pintei com spray de tinta poliéster (acho eu).
Ou seja, o bate pedra, rende um bocado e não é caro.
Mas eu acho que a sua ordem de custos, se não estiver certa, tá 90% :)
PredadorRJ
24/09/2008, 21:07
Salve Ortiga,
Se eu muito me engano, a lata (o galãozinho, sei lá de quanto) de bate-pedra me saiu à 6L$.
Como é solúvel em água, rende um bocado. O lanterneiro pediu 3 e eu comprei 4, uma ficou comigo, pra usar na caixa do subwoofer e no tanque de combustível.
Pintei com spray de tinta poliéster (acho eu).
Ou seja, o bate pedra, rende um bocado e não é caro.
Mas eu acho que a sua ordem de custos, se não estiver certa, tá 90% :)
Eu usei Bete-pedra na minha rural quando desmontei.É muito bom, mas tem que limpar beeeemm!!!!
Chegeui a comprar um lava jato...hehe!
Mas tem uma coisa importante:passei dois tipos de bate-pedra, um à base d'água, e outro á base de gasolina.
O de água passei bem grosso por dentro.Fica como uma borracha, que dá pra lavar de mangueira!
O de gasol passei por fora, pois é bem mais forte e fica como uma resina com pixe.
Passei bastante em cima de um pouco que outro cono havia passado.
Abs
PredadorRJ
25/09/2008, 09:47
Salve Zepi,
Desconhecia o bate-pedra solúvel com gasosa.
Tem alguma especificação pra ele, ou é só pedir?
Como a carroceria ainda tá montando, de repente ainda dá pra passar.
Julio Rebello
05/06/2010, 14:47
O óleo "anti-rust" da Texaco, não goteja, protege bem e dura muito, ma o difícil é encontrar.
SDS4x4,
Julio CJ
PredadorRJ
08/06/2010, 12:13
Salve tropa.
Alguém já procurou sobre o Rhino Linnigs?
Robertux
08/06/2010, 14:26
Pessoal, o óleo de mamona não agride as borrachas, o problema é que para economizar os postos de lavagem misturam com óleo queimado e óleo diesel, daí a fama que pulverizar o carro estraga as borrachas.
Eu acho importante pulverizar de vez em quando, além de proteger contra a ferrugem lubrifica a carroceria em geral, eliminando aquele nhec-nhec que aparece com o tempo. Os carros modernos dispensam a pulverização por serem estruturalmente deferentes, mas nos caminhões e no jeep eu acho que é importante.
Mauricio Rotta
08/06/2010, 16:18
Ja houve um outro tópico sobre esse mesmo assunto q até gerou muita polêmica, mas eu como possuo máquinas e pás carregadeiras tenho sempre em quantidade em meu estoque o óleo 433 da ipiranga que é indicado para direções hidráulicas e transmissões automáticas. Este óleo tem a propriedade de não agredir borrachas e mangueiras portanto qdo lavo meus jeeps e até minha silverado, eu entro debaixo do veículo e pulverizo (no máximo uns 500ml) desse óleo no chassis e suspenção, eu garanto: o 'efeito Landau' é surpreendente, parece que você ta andando em um veículo zero km. Maciez e silencio absolutos, porém cuidado para não pulverizar no tubo do escapamento pois caso isso aconteça a fumaceira é grande por um bom tempo e vão confundir o teu Jeep com a camionete 'fumacê' da dengue!
H.Martins
31/07/2014, 00:18
Extraindo o tópico lá das profundezas do limbo...
Conversando com um mecânico da região, o mesmo comentou se o Jipe já passou por uma lavagem pulverizadora preventiva, visando a proteção do chassi e carroceria , anti ferrugem/oxidação etc..
Procurando pelo Fórum, ví alguns tópicos discutindo sobre o tema, mas ainda ficaram algumas dúvidas. No meu caso, por não utilizá-lo em trilhas no momento, tal prática seria inviável? Atualmente já não se fazem tais lavagens. E até onde sei, parece que alguns postos estão terminantemente proibidos de realizarem tal operação. Outro item: relativo ao produto a ser utilizado; estive lendo comentários positivos sobre o antigo Texaco Anti-Rust, mas este encontra-se fora de catálogo já à algum tempo. Encontrá-lo foi uma tarefa árdua! Restou o produto disponibilizado pela Ipiranga ''Protetor-Super''. Antes de por isso em prática, venho por meio de minhas dúvidas, pedir o auxílio dos amigos mais experientes. Afinal, qual dos produtos realmente é melhor, e se vale a pena (No meu caso em particular) realizar tal operação?
Obs: Meu Jipe passou por lubrificações nos feixes, quando troquei as buchas dos jumelos e amortecedores, feitas por um um mecânico de confiança. As lâminas foram lubrificadas por meio de um spray (Não me recordo a marca) Mas a operação foi feita em todas as lâminas, montadas no jipe, o serviço foi limpo e bem executado. O resultado final agradou bastante.
Sobre a ''pulverização'', é realmente aconselhável? Mesmo depois de lubrificar as molas, ainda posso fazer à aplicação? (Está pode ser feita com pincel? Ou pistola de alta pressão? - Que locais exatamente devo aplicá-las?.
Desculpe por trazer o assunto em discussão novamente.