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Ver Versão Completa : Como deixar traseira mais alta e em \ - / ?



Floko
22/09/2008, 18:09
Galera tenho uma gaiola 1.600 com chassi de brasilia,queria saber como dar uma erguida na susp traseira,axo ate bacaninha aqueles baja com as rodas em v...e gostaria de saber qual a diferença da minha susp pra uma IRS... ?

F@bião
22/09/2008, 23:04
Galera tenho uma gaiola 1.600 com chassi de brasilia,queria saber como dar uma erguida na susp traseira,axo ate bacaninha aqueles baja com as rodas em v...e gostaria de saber qual a diferença da minha susp pra uma IRS... ?

Para erguer a traseira com a suspensão da Brasilia, basta arquear os facões no máximo, porém não dá muita altura e o curso dos semi-eixos fica no final e podem quebrar em qualquer tranco, já o IRS utiliza homocinéticas, as rodas não ficam em V, dá mais altura e não trabalha no fim de curso ficando mais resistente.

Abraço,

Zupa
24/09/2008, 20:13
Deixa explicar mais detalhado pois fiz no meu baja enquanto aguardo a oportunidade de instalar a IRS que por sinal já comprei:
-Coloque um macaco jacaré embaixo do carro e veja o que vc quer. Nesta fase, verifique o curso restante da suspenção (não pode ficar "na goela"). Verifique também a coifa da caixa, se estiver pegando no berço do motor é problema na certa.
-Remova as rodas.
-Desencaixe os amortecedores e o facão do eixo (calce o facão com outro macaco, pode ter um rebote de pressão).
-Remova a tampa do tubo da barra de torção, cuidado com os calços.
-Retire a barra de torção e rode em direção ao chão.
-Recoloque a barra de torção com o auxilio de um macaco e de um alicate de pressão.Cuidado nesta fase.
-Volte tudo pro lugar
Atenção: existe um calço de chassi sob o facão que se removido aumenta o curso e a altura final, mas a coifa vai pro saco, e a caixa junto. Em média, a rotação de tres dentes é o suficiente.
Vale a pena pagar um mecânico( +- R$ 50,00 se não tiver as ferramentas certas, o risco de acidente é grande, principalmrnte pra montar de volta.

F@bião
24/09/2008, 21:57
Deixa explicar mais detalhado pois fiz no meu baja enquanto aguardo a oportunidade de instalar a IRS que por sinal já comprei:
-Coloque um macaco jacaré embaixo do carro e veja o que vc quer. Nesta fase, verifique o curso restante da suspenção (não pode ficar "na goela"). Verifique também a coifa da caixa, se estiver pegando no berço do motor é problema na certa.
-Remova as rodas.
-Desencaixe os amortecedores e o facão do eixo (calce o facão com outro macaco, pode ter um rebote de pressão).
-Remova a tampa do tubo da barra de torção, cuidado com os calços.
-Retire a barra de torção e rode em direção ao chão.
-Recoloque a barra de torção com o auxilio de um macaco e de um alicate de pressão.Cuidado nesta fase.
-Volte tudo pro lugar
Atenção: existe um calço de chassi sob o facão que se removido aumenta o curso e a altura final, mas a coifa vai pro saco, e a caixa junto. Em média, a rotação de tres dentes é o suficiente.
Vale a pena pagar um mecânico( +- R$ 50,00 se não tiver as ferramentas certas, o risco de acidente é grande, principalmrnte pra montar de volta.

Bela explicação Zupa, realmente fui muito simplista.

Abraço,

Floko
22/10/2008, 00:43
Galera será q eu consigo fazer com essa explicação ? só funciiona com macaco jacaré ?
estou afim de fazer,to meio sem grana pra pagar alguem.pq me falaram em 80 100 latas pra fazer o serviço...e puis um pneu mais alto na frente e a trazeira ficou um pouco mais baixa....
To com disposição e uns amigos vagabundos sobrando

Zupa
23/10/2008, 18:50
Dá pra fazer, eu fiz. Mas sem o jacaré o risco de escape no reposicionamento é maior. Tive a seguinte idéia: pegue um tubo que passe a ponta do macaco, faça um furo no meio e trace um vergalhão para ele não correr, daí faça um corte em um dos lados com uma lixadira de mesa, por onde se encaixa o facão. Mãos à obra e cuidado!!!

Matheus MG
26/03/2009, 13:23
galera aqui na minha cidade agora tem uma gaiola com a caixa daquela kombi com reversor nas pontas
a gaiola tem suspençao de brasilia porem em das pontas comuns tem os reversos q abaxam em uns 8cm sem fazer \-/
essa gaiola tem o motor muito alto
alguem aqui da regiao (norte mineiro /montes claros/cidades nao muito longe)
onde posso encontrar uma caixa dessas nao muito cara
pois minha gaiola é toda de fusca e ta com a ré e a segunda escapando ai eu queria aproveitar e por essa caixa pra dexar mais alta
sobre as pontas eu olhei na nessa gaiola e o facao é o mesmo de fusca / brasilia
abraços

fag.online
26/03/2009, 13:41
Matheus, estás se referindo a redução de ponta de eixo?
No mercado livre tem pra vender.
Não esqueça que com essas reduções vc vai precisar inverter a coroa e pinhão da caixa do fusca, pq a redução inverte a rotação das rodas.
Abracos

F@bião
26/03/2009, 13:58
O ideal é usar o cambio completo, temos um desse numa Brasilia, o carro fica muito forte, porém facões não aguantavam e acabamos fazendo duplo (soldando dois juntos), e mais um problema quando da ré a traseira abaixava de mais e tivemos que colocar uma mola entre o facão e a carroceria, tem fotos dela no meu álbum e video no youtube/fabh74.
Aqui em sp na ZN tinha um cambio desse por R$250,00.

Abraço,

Matheus MG
26/03/2009, 14:16
nao fag estou me referindo a caixa completa pois minha caixa ta estragada tamem
sim fabio fica forte,nisso q tou pensando ,na altura tambem
$250 eu acho um preço razoavel
é a caixa completa com as pontas e os cubos completos nesse preço ?
sera q eu acho nessa faixa aqui montes claros
e esse serviço de trocar a engrenagem da 4ª pela da varianted será q é complicado?
abraços

F@bião
26/03/2009, 14:26
Quando compramos esta caixa tinha mais uma lá no desmanche completa também.

Quanto trocar a 4a, em nosso caso não achamos necessário, pois com os pneus de grande diâmetro a relação já aumenta um pouco, mesmo porque com aquela mer... não dá pra ir muito longe.:shock:

Abraço,

Matheus MG
26/03/2009, 14:54
vc quis dizer com aquela mer... q quebra rapido com essa adptaçao da 4ª?e é $250 a caixa com tudo ?(cubos bengalas tambores tudo)?
e essa da no motor de fusca sem flange ?

abraços

F@bião
26/03/2009, 15:20
Aquela mer..., é a nossa Brasilia rs rs, pagamos 250 na caixa já com as reduções ou seja completa. Não entendi essa da flange!!.

Matheus MG
26/03/2009, 17:39
ahh ta entendi a mer..
em relaçao ao flange é pq por exemplo com um motor ap e uma caixa de fusca precisa de um flange
mas eu ja descobri q ai no caso nao presica nao é so''plugandplay''
e o suporte dos facoes é msm do fusca ne ?
a q tem aqui parace ser
me falaram q fica é muito duro
mas diz q se por um amortecedor de dupla açao ameniza
vou ver em montes claros (cidade grande aqui perto) se acho uma dessas
e ele deve pegar a minha na troca
e essas tem relaçoes diferentes tipo tem fusca 1600 é 1500 é outra e asim ai
ou dessa kombi so teve uma relaçao ?

abraços

F@bião
26/03/2009, 17:44
Essas antigas são 1500, acredito que esse tipo de cambio só teve uma relação, se conseguir umas fotos da suspensão te mando.

Abraço,

Matheus MG
26/03/2009, 17:51
blz
to no aguardo entao
abraço

Nanico Ajuru
27/03/2009, 11:09
Fala Mathes
Moro em minas tbm, e por aqui é fácil vc achar uma caixa completa de Kombi, tem que ser de 77 pra baixo e se vc for em desmanches é só falar que vc que uma caixa da Kombi 1500, depois de bem adaptada vc vai ficar com uns 40 Cm de atura do solo, mas tem que colocar facão reforçado e um amortecedor com mola de reforço!

danib
27/03/2009, 12:11
Oi pessoal, to a fim de fazer uma gaiola, to lendo varios topicos aqui do forum, qual seria então o melhor chassi para se comprar, e conseguir ter uma boa altura do solo sem muitos problemas, seria melhor o de variant II ou de brazilia, se de variant II for melhor posso usar a propria caixa da variant e ter uma boa altura sem problemas de quebras, se alguem puder me dar essa dica obrigado.......:parede::parede::parede:

Matheus MG
27/03/2009, 12:12
do facão dupla e ja sabia agora dessa mola de reforço ae nao
explique mais sobre ela usa-se dois amortecedores de moto de cada lado ?
qual a funçao deles?
oq acontece se nao usar?

abraços

Nanico Ajuru
27/03/2009, 18:21
Fala Matheus,
Bom esse facão que eu te passei a foto é só pra vc ter uma ideia de como vc terá que fazer pra sua suspensão não pular muito e nem ficar muito dura......
Vc terá que adaptar um amortecedor no seu "facão simples", pra aguentar o peso extra do pneu e tbm nos impactos de trilhas nos barros... Esse amortecedor é pra CARRO e não moto, e de dupla ação!
Com ele vc diminui o peso nas barra de torção e ganha conforto e segurança em trilhas rápidas, pois a suspensão fica mais resistente!
Mas tbm se vc for colocar um pneu maior pra ganhar altura, tbm terá que reforçar o facão....duplo por exemplo....
Eu estou começando a fazer um Fusca Baja, estou pesquisando muito, e a melhor releção custo x benefício é:
Colocar uma caixa da Kombi 1500 com canela de redução completa, reforçar o facão (solda outro junto, duplica ele), depois tem que aumetar a resistencia da suspensão colocando o amortecedor dupla ação e com mola extra, e no lugar do amortecedor original colocar um simples só que com curso mais longo ou solda uma cabeça extra tipo "8".....
Entendeu tudo??????
Qq coisa me adds no MSN que a gente se fala!
marlonaiuruoca@hotmail.com

Valeu!!!

Matheus MG
27/03/2009, 20:14
entendi +/- cara
esses amortecedores da foto ae nao sao tipo da traseira da cg titan nao ?
do facao duplo eu ja entendi
vou ve se vou la montes claros olhar dessas caixas
uma duvida algumas gaiolas q usam suspensao de kombi com irs levam a bara de torcao no torneiro pois kombi é um carro de carga ae fica mais macio
e se na barra de torçao do fusca fosse por a caxa com reversor levase a barra de torçao no torneiro pra fica mais macio ainda
sera q nao dava certo nao ?
abraços

danib
30/03/2009, 10:58
Repetindo a pergunta se alguem puder me ajudar obrigado................


Oi pessoal, to a fim de fazer uma gaiola, to lendo varios topicos aqui do forum, qual seria então o melhor chassi para se comprar, e conseguir ter uma boa altura do solo sem muitos problemas, seria melhor o de variant II ou de brazilia, se de variant II for melhor posso usar a propria caixa da variant e ter uma boa altura sem problemas de quebras, se alguem puder me dar essa dica obrigado.......:parede::parede::parede:

F@bião
30/03/2009, 11:16
Vamos lá,

Variant II - Tem a traseira praticamente pronta sedo necessário somente levantar e se possível trocar coroa e pinhão pelos da Kombi que tem relação mais curta. Não tem suspensão dianteira no chassi, pois usa um quadro de suspensão na carroceria.

Brasília - Não usa homocinéticas na traseira limitando a altura da suspensão além de quebras. Utiliza suspensão dianteira como de fusca fixa no chassis.

Se for montar uma gaiola completa que não usa o chassis do doador, vai na variant, se for usar o chassis o da brasília é mais fácil, porém a traseira fica limitada, mas tudo é possivel até frente de uma e traseira de outra.

Boa sorte,

danib
30/03/2009, 12:58
Fabio obrigado pela ajuda, to dando uma pesquisada para ver o q acho, mas por enquanto achei fusca e brazilia variant e mais dificil, se caso eu montar com fusca tem como corigir o problema das rodas assim \ / :palmas:.......

F@bião
30/03/2009, 13:22
É que vc está longe, senão te vendia o que sobrou da minha, está sem motor e pneus de trilha, mas já tem a suspensão arqueada e documentos em dia por R$ 1000.

Para resolver \ / só enchertando a traseira de Kombi ou Variant II.

Abraço,

Duducad
31/03/2009, 22:06
Cara concordo com o Fabio, seria jogo pegar um fusca ou brasilia (prefiro brasilia pela certeza de ter freio a disco na frente, alguns fuscas masi novos tb tem)e depois enxertar a parte traseira de kombi ou variant II, atenção para a barra de torção da kombi que é mt dura para gaiola, tendo que ser torneada não sei quantos milímetros, nesse caso vc tb vai precisar de uma caixa com homocinéticas, acho a da kombi ideal pela redução na relação do diferencial, mas a variat II tb serve, afinal pode se trocar a relação pião e coroa. No final tudo vai depender da sua paciência e do seu tempo$$$!:mrgreen:
A gaiola vai usar um chassi totalmente tubular ou com base no do fusca/brasília?

danib
31/03/2009, 23:36
Fusca ou brazilia pois já tenho os dois em vista com um parente meu q tem chapeação, ele tem 3 fuscas e 2 brazilias, então é só eu escolher, ele tem um fusca que ja ta cortada a trazeira e a frente tipo baja, sei lá to pesquisando mas qualquer coisa pego esse depois quando a lataria tiver feia tiro tudo e faço uma gaiola.:dance::roll:

genhero
13/09/2009, 21:31
Fala Mathes
Moro em minas tbm, e por aqui é fácil vc achar uma caixa completa de Kombi, tem que ser de 77 pra baixo e se vc for em desmanches é só falar que vc que uma caixa da Kombi 1500, depois de bem adaptada vc vai ficar com uns 40 Cm de atura do solo, mas tem que colocar facão reforçado e um amortecedor com mola de reforço!
a ae nanico, to bolando alguma coisa na minha gaiola com esses cambios com redução de kombi. Me disseram que eles fazem a gaiola pular a traseira em subidas, tipo fica pulando a traseira e naum sobe, isso é verdade?

caius J. A. D'Avila
14/09/2009, 09:09
Ai galera é facil soldar a traseira da kombi em um chassi de brasilia,se alguem tiver fotos do serviço seria otimo pq essa é minha ideia tenho dois em vista,um com doc por 250,00 e outro sem doc por 100,00 sera que vale.

viniferretto
04/08/2010, 16:51
Amigo, você pode fazer esta solda sem problema algum, eu mesmo fiz na minha gaiola e ficou muito bom. Só tenho cuidado para cortar bem reto e fazer a solda reta também. Pois se ficar desalinhado já viu.