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Ver Versão Completa : Samurai Feixe x Samurai Helicoidal



Ricmarx
22/09/2008, 15:20
Colegas, um colega me questionou sobre as vantagens e desvantagens do Samurai com feixe de molas e os samurais mais novos com molas helicoidais. Vcs poderiam me ajudar a listar?

Agradeço de antemão,

diogo ludovico
22/09/2008, 15:28
Amigo, de uma olhada no tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=46160 que o tema está sendo discutido lá.

Ricmarx
22/09/2008, 16:14
Ludovico,

obrigado pela dica....pra facilitar futuras consultas, segue resumo copiado do link indicado...agora é só avaliar sua necessidade e boa lama...


.... E o mais importante , feixe de mola não significa resistência nem como mola helicoidal siginifica fragilidade....
....Disparado os melhores samurais são os acima de 1996. tem um conjunto de suspensão muito superior.São mais confortáveis e permitem preparações bem mais radicais......
quando Fui Comprar Andei Nos Dois No Asfalto...o 97 E O 98 Que Dirigi Eram Mais Macios Que O 95 Que Comprei...e A Direção Um Pouco Mais Leve...mas As Respostas Da Suspenção Aos Obstáculos São Bemmais Rápidas E Efetivas Nos De Feixes...isso é Que Faz A Diferença Nas Trilhas....
....O que torna a resposta da suspensão rápida são um conjunto de fatores e o principal deles é o tipo de amortecedor usado e não somente o modo operante da suspensão ( feixe/mola) como você pensa....
...Os helicoidais sao inferiores em tudo:
A suspensao e bugada so acertaram ela no Jimny
A caixa por corrente e fragil.
Os diferenciais nao sao intercambiaveis. Nao e possivel alterar a relacao.
O amortecedor dianteiro e por dentro da mola tipo struss, reposicao mais cara
não vejo tanta desvantagem nos helicoidais.
....Agora, se quer um samurai para radicalizar, colocar pneus acima de 33", elevar a suspenção ou deixa-lo animal para trilha (lembrando que ai perde-se no asfalto) indico os feixes....
....Se a intenção é ter um samuka para uso misto, preservando o desempenho no asfalto, vá de helicoidal....
...Samurai helicoidal ou feixe de molas vao ser veiculos com menos conforto pelo entre eixo mais curto. ....
...Ha muito samurai feixe demolas mau preparado (gambiarrento) onde o mane coloca um jumelao e ai nao tem jeito nao fica duro pra k7, e no fim o coitado fica com a fama. Ja andei nos 2 orginais, o helicoidal leva uma leve vantagem e conforto, mas faz um spoa com jumelos orginais no samuca feixe e a diferenca desparece....
... Uma vantagem do 97 em relação aos >95 é o visual mais moderno, quando vi, não quis mais saber dos antigos....

JEFFCATUNDA
22/09/2008, 21:52
É isso! o assunto já está, digo, foi muito bem conduzido no atalho acima....

Poc
27/09/2008, 16:23
Bao mesmo é se juntasse as qualidades dos 2 e jogasse fora as desvantagens dos mesmos, daria um "carrinho" e tanto, não???

ricardo sabóia
27/09/2008, 21:47
Só pra defender o samurai helicoidal, a tcase de corrente não é frágil.O que acontece, é que muita gente não tem o devido cuidado....não coloca óleo correto,deixa entrar água e não cuida....etc,etc,...pra quem é "pé-de-ferro" e ainda por cima displicente,não existe nada resistente.O único defeito do samurai helicoidal,é o amortecedor dianteiro que não aguenta muito abuso e quando quebra,só o mesmo o original($$$$$$...),problema facilmente resolvível no samurai feixe.

Abs, Ricardo.

Poc
27/09/2008, 22:12
Concordo com o Ricardo na parte dos amortecedores, estou rodando com armortecedores de F1000 recondicionados na frente a mais de 1 anos e eles estão beleza.

patrickECS
05/10/2008, 22:55
Caros, sou novato no forum, li o outro topico sobre (samucas antes e depois de 95), entendo o porque dos de feixe serem mais fortes e tudo mais. Porém o tipo de terreno que vou andar aqui em Natal (RN) são basicamente dunas, lamas e alagados. Estou à procura de um samuca, já vi diversos aqui, vai ser meu segundo carro portanto num to preocupado com muito conforto, (mas a patroa vai nas trilhas comigo eheheheh), independente disso gostaria de saber se o 97 vai me dar dor de cabeça por tudo que foi colocado? vi algumas boas opções ainda originais; O grande problema que tenho visto nos samurais 95 ou inferior é que já estão bastante surrados, vejo 97 muito mais conservados;:putz:

Alexandre X
05/10/2008, 22:58
Compra um Jimny :dance:

patrickECS
05/10/2008, 23:02
Huumm.. Mas vou andar em trilhas mais pesadas vez por outra..talvez até raid... Jimny muito cheio de plastico nao?:shock:

JEFFCATUNDA
05/10/2008, 23:27
Para 'rasgar" com o JIMMY tem que trocar os parachoques e levantar um pouco a viatura...ai fica bala...uma boa sugestão é colocar o parachoque dianteiro dos fiestas importados...os primeiros...

leo cabral
06/10/2008, 00:27
jeef de ferro mesmo , é bem melhor :concordo:

JEFFCATUNDA
06/10/2008, 13:06
Leo.. é que já vi um e o acabamento com o parachoque do fiesta europeu (os primeiros-importados), fica muito bom e e aumenta o angulo de ataque do bixim...

fazer de ferro tira a estética do JIMMY pois ele tem o paralamas conjugados com os parachoques..fica muito feio....mas realmente é bem mais funcional de ferro...ou fibra...mas o plastico é maleavel, e isso tem lá o seu valor!!!!!!!

patrickECS
06/10/2008, 19:19
Mas vou ter dor de cabeça ou não com o danado do 97? Eles estão sempre bem melhor conservados que os 95 pra trás?:shock:

BRFORT
06/10/2008, 21:33
Tem sido bastante dito q naum existe adaptacao para o amortececor dianteiro do samurai helicoidal, na verdade uma solucao bem mais em conta é a utilizacao do amortecedor dianteiro da pampa 4x4...o unico trabalho que vai dar é soldar o prato do amortecedor original em substituicao ao da pampa... Quanto a duvida de samurai feixe e helicoidal, se uso for preferenciamente em trilhas a melhor opção é o feixe...digo por experiencia propria, o meu é 98 e em trilha com suspensao original o bixim sofre mto...