PDA

Ver Versão Completa : Lubrificação das cruzetas do cardã

João Petersen
22/09/2008, 12:23
Como e onde (sou de Porto Alegre) posso lubrificar as cruzetas do eixo cardã do meu carro? o problema é que elas são "lacradas" e não possuem aquele anel para retirada da blindagem.

Elmer_Jeep
22/09/2008, 14:59
Acho q já vi isso nas S10...

Os copinhos são inseridos nos garfos do cardan e depois é feito uma espécie de prensagem no olhal do garfo impedindo que o copinho saia. Um baita serviço porco pra um equipamento original de fábrica.

O que fazemos é retirar na prensa normalmente e após instalar cruzetas novas é dado um ponto de solda pra travar o copinho no alojamento.

Vou me informar melhor com os mecânicos daqui.

[]'s

joão k. chikui
22/09/2008, 19:23
Caramba , essa não conhecia.
Já acho ruim as cruzetas do samurai por não possuir bico de graxa. Com isto , precisa desmontar o copo para lubrificar,
Até estou testando uma de L-200 que possui um bico de graxa no próprio copinho. Já faz uns 6 meses e está bom .

João , não tendo bico nem podendo desmontar , eu pensaria em adaptar um pedaço de camara de ar de moto com 2 abraçadeiras , antes de montar limpava bem , passava uma graxa branca por fora ,e, com isso , manteria a agua e poeira longe das cruzetas . Teoricamente duraria muito.

João Petersen
22/09/2008, 21:02
Elmer e João,
O carro da questão é um Subaru Outback 98. Quero lubrificar as cruzetas pq há um ronco no cj trazeiro da transmissão que eu não consigo identificar. O problema é com o diferencial ou com o cardã. Tenho ouvido falar que cruzetas com problema "estralam". Não é o caso. Mas tenho motivos pra pensar que o problema é nas cruzetas.

Estou procurando uma oficina aqui em Porto Alegre que saiba fazer o serviço.

Essas cruzetas são mesmo como as da S10.