PDA

Ver Versão Completa : Adquirir ou não um Jota ???



Asterix
26/08/2004, 23:32
Pessoal

Tenho um Willys que utilizo para fazer trilha pesadas e estava pensando em trocar meu carro de passeio por um Jota para meu uso diário e algumas viagens.

A vantagem do Jota é que eu poderia ir aos tipos de lugares que eu gosto mas que meu carro não consegue ir e seriam muito distantes para ir de CJ (aí minhas costas... :lol: ).

Estou entretanto com dúvidas quanto ao custo de manutenção do JPX e quanto seria necessário para trocar o seu motor por um MWM (S10), inclusive com as adaptações.

Alguém poderia me dar algumas dicas?

ricardolm
27/08/2004, 17:12
Olá Asterix!

Caso vc pense em comprar o Jota para posterior adaptação de um MWM, sugiro que vc compre um com o motor ja adaptado :wink: , pois o custo de adaptação, etc é muito alto!

Caso vc queira ficar com o carro original, verifique bem a mecanica e freios (principalmente os discos) em uma oficina especializada em JPX, pois a manutenção do motor tb é cara, falo isso por experiencia propria, comprei meu jota e resolvi abrir o motor, ja gastei R$5.000,00 e ainda estou sem ele :cry:

Se pensar que eu paguei R$18.000,00, mais os R$5.000,00 que gastei no XUD, dá para comprar um com motor MWM, cambio clark e eixo de toyota!

Eu me arrependi amargamente de ter aberto o motor (tudo comecou por uma gambiarra feita, no indice deste forum tem a foto do problema).

Espero ter ajudado ! :wink:

Asterix
27/08/2004, 22:55
Ok Ricardo

Infelizmente o carro que eu estava olhando foi vendido hoje a tarde.

Acho que vou continuar com o meu carro de passeio por mais um tempo e ir curtindo minhas trilhas com o CJ ( tô refabricando ele todo ).

De qualquer forma obrigado pelas dicas.

Fabil
18/09/2004, 09:29
Asterix..
ví numa garagem perto da minha casa (BH) um JPX amarelo com capota de fibra preta.. acho que é 95/95 a venda.... tem interesse ? se quiser dou uma sondada p/ ver quanto o cara tá pedindo e se tá com a mecanica original..

T+

Asterix
19/09/2004, 19:02
Oi Fabil

Se você puder checar o preço e alguns detalhes eu agradeço.

Quem sabe dá negócio?

Brigadão

gvogetta
20/09/2004, 23:15
Asterix,

Não tenha dúvida que o JPX é um ótimo veículo. Especial cuidado deve ser dado à sua manutenção, coisa que muitos proprietários abandonam, e eis aí o X da questão ao comprar um Jota...

Como sua mecânica é algo mais especializada que outros jipes similares e por isso mais cara, os donos acabam relegando sua correta manutenção a um segundo plano, pois isso verifique muito bem o real estado de conservação dos seus possíveis candidatos. Tenho visto muitos JPX com mecânica original (motor Peugeot XUD-9 e câmbio Peugeot) relativamente baratos, na base de R$ 14 a R$ 18 mil, só que em condições mecânicas muito ruins. Por isso cogite gastar algo mais em um jota já com novo motor ou que tenha sido reformado e esteja muito bem conservado. Não espere também encontrá-lo facilmente. Avalie bem cada veículo que encontrar à venda, se possível levando junto um bom mecânico diesel.

Visite http://jpx.4x4brasil.com.br e conheça algo mais sobre este veículo.

Saudações e boa sorte em sua busca!

Marcelo R. A. da Cunha
23/09/2004, 18:51
Asterix,

Tenho um JPW com eixos Dana 44 e e o carro que utilizo no dia a dia para trilhas e tudo mais, posso te dizer que ja gastei em torno de uns r$20,000 no carro (com pintura geral e tudo mais de adptacao) acho que vale a pena vc comprar um e ir comprando as coisas aos poucos e depois montar o carro....

um abraco
Marcelo

LUIZ CLAUDIO SANTANNA
28/11/2004, 22:07
NAO E ATOA QUE O NOSSO QUERIDO JOTA E CONSIDERADO UM DOS MELHORES VEICULOS 4X4 JA FABRICADO AQUI NO BRASIL.
TENHO UM JOTA 94, COM MECANICA ORIGINAL. O CARRO JA ESTA COM 110 MIL KM RODADOS. USO ESTE CARRO NO DIA A DIA E TB PARA FAZER TRILHAS NOS FINAIS DE SEMANA. NAO SO O JOTA COMO QUALQUER CARRO VALE APENA LEMBRAR QUE, E MAIS FACIL E MAIS BARATO VC FAZER UMA MANUTENÇAO PREVENTIVA : ADITIVOS PARA COMBUSTIVEL, ADITIVOS E LIMPADORES DE RADIADORES, OLEOS DE DIFERENCIAIS , CAIXAS, OLEO DO MOTOR DE ACORDO COM A KILOMETRAGEM DO VEICULO, RESPEITANDO O MANUAL, TROCAS DE FILTROS ,RESPIROS DAS CAIXAS E DIFERENCIAIS COM SNORKEL ( PARA QUEM FAZ TRILHA COM GRANDES TRECHOS ALAGADOS ) , ABASTECER SEMPRE NO MESMO POSTO QUE TENHA COMBUSTIVEL DE BOA QUALIDADE,LIMPEZAS, LAVAGENS E POLIMENTOS ... E OUTROS. COM CERTEZA A VIDA DO JOTINHA SERA MAIS LONGA E FELIZ... OS TRES : O JOTA, PROPRIETARIO E O BOLSO , IRÃO AGRADECER !!

cristiano
03/02/2005, 12:07
Gente,

Tem um JPX 1994, branco, diesel original, direção hidráulica, rodas mangels e pneus 1/2 vida, que o dono deu uma retifica no cabeçote e ele já estava no máximo e queimou a junta do cabeçote, ele nesse exato momento está parado.

Ele orçou o conserto com um cabeçote usado e fica tudo por L$ 1800... e ele está pedindo L$ 12000,00.

Vale a pena ?

ricardolm
03/02/2005, 22:10
Ola Cristiano,

Vamos supor a pior hipotese, ter que refazer o motor todo, o motor do jota (por experiencia propria :( ) vc deve gastar mais ou menos 5.000 a 5.500 reais, se o resto do carro estiver bom, principalmente freios e suspensao (que nao sao tao baratos de arrumar) ai ate vale a pena, pois um jota com o motor bom o minimo que vi pedindo por aqui (SP) foi entre 19 a 23.000

Espero ter ajudado!

[]s

gvogetta
04/02/2005, 10:58
Caro Cristiano,


Como disse o Ricardo, se o restante da viatura estiver em bom estado e os reparos se limitarem ao motor, vale a pena. Pode-se também partir para uma adaptação de um novo motor (MWM, por exemplo) na qual vc gastaria cerca de mais R$ 10 a R$ 12 mil e passaria a ter um jipe com uma motorização que nunca mais irá te incomodar...

Saudações,

ricardolm
04/02/2005, 15:14
Boa Getulio, esqueci desta possibilidade, alem de passar ele para Gasolina com motor da Blazer.

[]s

cristiano
04/02/2005, 16:50
não sei se é a posição do banco, ou se os bancos são originais... todos os bancos dianteiros tem encosto de braço... quando eu fecho a porta meu ombro ficando encostando no vidro... eu tenho 1,95m... me decepcionei... achei que ele fosse maior por dentro...

ricardolm
04/02/2005, 21:45
Ola Cristiano, beleza?

Acho que nao sao originais, pois tenho 1.92 M de altura e o jota eh super espacoso, tenho um amigo que tem 1,98, ele tem um willys e uma engesa, ele achou o jota show de bola, tanto no quisito espaco quanto a suspensao.

[]s

Mourão GP
08/03/2005, 22:15
Tem um cara vendendo 1 jpx aqui na minha cidade por 15000 ltas,motor AP1.8.Vale? o motor é bom p/ esse tipo de viatura??

nerinei
09/03/2005, 00:19
se o carro tiver filé e a adaptação tiver bem feita na minha opinião vale...
a potencia do ap1.8 é compativel com todo o resto da mecanica do jota, mas não é um motor que vai te dar um desempenho fantástico, mas vai atender bem, com um custo de manutenção baixo...se for a alcool deve até andar bem....
Abraços

Beto
09/03/2005, 09:10
Comprou o JPX? Posta umas fotos dele.