Ver Versão Completa : Apresentação-Cebolão do Óleo
Bom Dia Camaradas, este é meu primeiro post aqui.
Moro no RJ e comprei um niva 91/92 tem duas semanas, algo que já planejava há bastante tempo.
Como a maioria dos Nivas tem algumas coisas para serem feitas e procurando informações encontrei o fórum 4x4brasil, que é uma excelente fonte de informação.
Então aproveitando a apresentação já vou pedir a ajuda de vocês em duas coisas que já comecei a futucar.
1- na roda dianteira os parafusos que prendem a roda estão com a rosca espanada e a roda está presa apenas por três que estão um pouco melhor.
Minha pergunta: tenho que trocar o cubo de roda para resolver o problema ou consigo prensar estes parafusos novamente, caso consiga qual seria um similar?
2- o relógio de pressão do óleo não está funcionando, porém testei o relógio colocando o fio que sai do cebolão no negativo e o ponteiro funcionou.
Minha pergunta: tenho como testar o cebolão, ou dar uma limpeza pode melhorar? ou só outro mesmo?
Quero deixar meu agradecimento a todos pela criação, manutenção e é claro a participação.
Um abraço
Ajmoura
Bom Dia Camaradas, este é meu primeiro post aqui.
Moro no RJ e comprei um niva 91/92 tem duas semanas, algo que já planejava há bastante tempo.
Como a maioria dos Nivas tem algumas coisas para serem feitas e procurando informações encontrei o fórum 4x4brasil, que é uma excelente fonte de informação.
Então aproveitando a apresentação já vou pedir a ajuda de vocês em duas coisas que já comecei a futucar.
1- na roda dianteira os parafusos que prendem a roda estão com a rosca espanada e a roda está presa apenas por três que estão um pouco melhor.
Minha pergunta: tenho que trocar o cubo de roda para resolver o problema ou consigo prensar estes parafusos novamente, caso consiga qual seria um similar?
2- o relógio de pressão do óleo não está funcionando, porém testei o relógio colocando o fio que sai do cebolão no negativo e o ponteiro funcionou.
Minha pergunta: tenho como testar o cebolão, ou dar uma limpeza pode melhorar? ou só outro mesmo?
Quero deixar meu agradecimento a todos pela criação, manutenção e é claro a participação.
Um abraço
Ajmoura
Primeiramente bem vindo Ajmoura... de fato o fórum é uma ótima fonte de informações para todos os participantes, especialmente iniciantes no mundo Niva.
Em relação ao medidor da pressão do óleo... acredito que não esteja com problema... trata-se de uma das :rolleyes: peculiaridades do Niva... o ponteiro do óleo, se tudo estiver bem, raramente se move... e nunca passa da marcação do que seria o 2 (entre o zero e o 4)... o meu por exemplo, se move apenas em situações extremas (uma forte aceleração em ponto morto por exemplo)... teste desta forma... o importante é a luz indicadora do relógio... ela deve acender-se rapidamente quando vc aciona o motor e logo apagar-se... antes de mais nada observe se isso confere :wink: mas se a luz acender em situação normal... desligue o motor e reze :mrgreen:
Gde abraço e boa sorte com seu Niva :concordo:
Flugêncio
22/09/2008, 11:44
Bom Dia Camaradas, este é meu primeiro post aqui.
Moro no RJ e comprei um niva 91/92 tem duas semanas, algo que já planejava há bastante tempo.
Como a maioria dos Nivas tem algumas coisas para serem feitas e procurando informações encontrei o fórum 4x4brasil, que é uma excelente fonte de informação.
Então aproveitando a apresentação já vou pedir a ajuda de vocês em duas coisas que já comecei a futucar.
1- na roda dianteira os parafusos que prendem a roda estão com a rosca espanada e a roda está presa apenas por três que estão um pouco melhor.
Minha pergunta: tenho que trocar o cubo de roda para resolver o problema ou consigo prensar estes parafusos novamente, caso consiga qual seria um similar?
2- o relógio de pressão do óleo não está funcionando, porém testei o relógio colocando o fio que sai do cebolão no negativo e o ponteiro funcionou.
Minha pergunta: tenho como testar o cebolão, ou dar uma limpeza pode melhorar? ou só outro mesmo?
Quero deixar meu agradecimento a todos pela criação, manutenção e é claro a participação.
Um abraço
Ajmoura
Ajmoura,
Seja bem vindo,
Em que localidade do Rio de Janeiro vc está? pode-se trocar apenas os parafusos danificados, mas tem de desmontar tudo onde estão fixados.
Estamos organizando uns encontros, veja no tópico " Encontro de Niveiros no RJ"
Olá pessoal, pegando carona no tópico: também quero saber disso, no meu a luz não acende e o ponteiro nem se move.
- São sensores diferentes para cada coisa (luz/ponteiro)?
- Onde ficam estes sensores?
Abçs
CZ
Valeu!! Soldier, mas o meu ponteiro nem move e a luz tb nao acende quando dou a partida, apenas funcionou quando encostei a os fios no negativo (a luz e o ponteiro)
abs
Valeu!! Flugêncio Ferreira, eu estou em madureira, vou tentar sim aparecer por la, pois estudo a noite.
Vou deixar a data já na minha agenda.
abs
Olá pessoal, pegando carona no tópico: também quero saber disso, no meu a luz não acende e o ponteiro nem se move.
- São sensores diferentes para cada coisa (luz/ponteiro)?
- Onde ficam estes sensores?
Abçs
CZ
Tudo Blz zanötto, pelo que eu entendi os sensores parecem ser diferentes,mas não tenho certeza. Eles ficam próximo a vareta de óleo vc verá dois fios um pertence a luz e o outro ao ponteiro.
abs
Gustavo Niva
24/09/2008, 13:07
Ajmoura, além desse encontro que o Flugêncio disse (ao qual ainda não consegui ir, mas no próximo devo estar lá) tem o 'antigo' que rola ali na Rua Ceará, 104, Praça da Bandeira...
Ah... no meu niva são 2 sensores diferentes, e o do ponteiro até já "funcionou", mas hoje não dá nem sinal de vida o infeliz... o da luz parou de funcionar um tempo (quando voltou do mecânico) aí fui olhar e era só osmar(contato) mesmo :)
[]s
Luciano SHAKALL
26/09/2008, 03:42
"... o ponteiro do óleo, se tudo estiver bem, raramente se move... e nunca passa da marcação do que seria o 2 (entre o zero e o 4)..."CAmaRAdas, o link a seguir mostra como aferir o Manômetro de Óleo do Niva:
:arrow: http://www.zsiguli.hu/index.php?action=cikk&id=28 :concordo: .
[]'s A propósito..... Alguém aqui fala húngaro :mrgreen: ?
[]'s A propósito..... Alguém aqui fala húngaro :mrgreen: ?
Sacanagem... :mrgreen:
Mas parece que tem opção em Inglês... repare na bandeirinha britânica no canto inferior esquerdo da painel...
[]s :concordo:
maanunes
26/09/2008, 11:40
Bom Dia Camaradas, este é meu primeiro post aqui.
Moro no RJ e comprei um niva 91/92 tem duas semanas, algo que já planejava há bastante tempo.
Como a maioria dos Nivas tem algumas coisas para serem feitas e procurando informações encontrei o fórum 4x4brasil, que é uma excelente fonte de informação.
Então aproveitando a apresentação já vou pedir a ajuda de vocês em duas coisas que já comecei a futucar.
1- na roda dianteira os parafusos que prendem a roda estão com a rosca espanada e a roda está presa apenas por três que estão um pouco melhor.
Minha pergunta: tenho que trocar o cubo de roda para resolver o problema ou consigo prensar estes parafusos novamente, caso consiga qual seria um similar?
2- o relógio de pressão do óleo não está funcionando, porém testei o relógio colocando o fio que sai do cebolão no negativo e o ponteiro funcionou.
Minha pergunta: tenho como testar o cebolão, ou dar uma limpeza pode melhorar? ou só outro mesmo?
Quero deixar meu agradecimento a todos pela criação, manutenção e é claro a participação.
Um abraço
Ajmoura
O meu niva também parou, achei que fosse coisa pior ( bomba de óleo ) mas era só o cebolão. Comprei outro no site russo. Mas agora já tem na Sarancar. Sendo vc do RJ, não deixe de ir aos encontros que acontecem na última quinta feira do mês, na rua Ceará. Existe um tb na praça da Cetel, mas não to certo do dia.
JuniorScartezini
26/09/2008, 20:16
Alguem tem o esquema elétrico deste cebolão do óleo, se alguem tiver por favor....
Abraços
Tudo Blz zanötto, pelo que eu entendi os sensores parecem ser diferentes,mas não tenho certeza. Eles ficam próximo a vareta de óleo vc verá dois fios um pertence a luz e o outro ao ponteiro.
abs
Valeu Moura. Vou dar uma olhada e ver o que dá pra fazer, depois posto aqui.
CAmaRAdas, o link a seguir mostra como aferir o Manômetro de Óleo do Niva:
:arrow: http://www.zsiguli.hu/index.php?action=cikk&id=28 :concordo: .
[]'s A propósito..... Alguém aqui fala húngaro :mrgreen: ?
Putz, parece legal, massss...
Luciano SHAKALL
27/09/2008, 12:28
"... o link a seguir mostra como aferir o Manômetro de Óleo do Niva: http://www.zsiguli.hu/index.php?action=cikk&id=28 ..."
"... parece que tem opção em Inglês... repare na bandeirinha britânica no canto inferior esquerdo da painel..."
"... parece legal, massss..."
CAmaRAdas, a opção em inglês, no tal site húngaro, parece está restrita à algumas matérias, e não ao site todo.
Tentei usar uma "tradução On-Line" mas não fui muito feliz :parede: . . .
De qualquer forma, segue anexo a matéria com uma tradução ("porca" :oops: ) para o português...
[]'s
Camaradas, olhando o material (muito bom) que o Luciano SHAKALL mandou, eu tive uma ideia.
O ponteiro do meu marcador fica abaixo do zero, sendo quando acelero ele e passa um pouco do zero seria algo em torno de um(1)
entao pensei em colocar um resistor para posicionar este ponteiro no zero, este resistor entra justamente depois do cebolão regulando o ponteiro, voces acham que isto poderia danificar alguma coisa? pois em tese
acho que funcionaria.
Bob Pinto
26/10/2008, 00:02
Pessoal, pelo que dá para entender o que foi mostrado é que o conjunto indicador de pressão e conversor de pressão ( o vulgarmente chamado cebolão) apresentam um desvio quando comparado a um manômetro convencional (tubo bordon, que pode não ser tão confiável assim). E está sendo apresentado um procedimento de calibração e ajuste deste indicador original. Para isso, estão sugerindo a substituição do conjunto de resistências (valor fixo) que estão dentro do indicador por um potenciômetro (um Trim-pod) de 0 a 100 ohm. De forma que em uma simples bancada de teste com o indicador ligado ao cebolão e devido alimentado com uma fonte de 12 V e uma bomba hidraulica por exemplo, possa se "ajustar" o potenciômetro do indicador de forma a indica valores próximo aos valores do manômetro. Entenderam? :pensativo:
ANDRÉ CORRETOR
26/10/2008, 21:54
Pessoal, pelo que dá para entender o que foi mostrado é que o conjunto indicador de pressão e conversor de pressão ( o vulgarmente chamado cebolão) apresentam um desvio quando comparado a um manômetro convencional (tubo bordon, que pode não ser tão confiável assim). E está sendo apresentado um procedimento de calibração e ajuste deste indicador original. Para isso, estão sugerindo a substituição do conjunto de resistências (valor fixo) que estão dentro do indicador por um potenciômetro (um Trim-pod) de 0 a 100 ohm. De forma que em uma simples bancada de teste com o indicador ligado ao cebolão e devido alimentado com uma fonte de 12 V e uma bomba hidraulica por exemplo, possa se "ajustar" o potenciômetro do indicador de forma a indica valores próximo aos valores do manômetro. Entenderam? :pensativo:
AAAHHH!!!!! TÁ.:parede::?
JuniorScartezini
26/10/2008, 22:14
André vc já resolveu o problema do diferencial dianteiro?
Abraços
ANDRÉ CORRETOR
26/10/2008, 22:17
SIMPLESMENTE NÃO TEM!:parede:
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