Ver Versão Completa : Ranger 2.8: impressões e dúvidas.
Olá, pessoal!!! Sou novo aqui no fórum, contudo, já acompanho as discussões faz um bom tempo. Primeiramente, gostaria de dar os parabéns a todos que de alguma forma contribuem para o sucesso deste fórum!!!
Vamos lá!!! Recentemente adquiri uma picape ranger xls 2.8 4x4 2005 e estou extremamente satisfeito. Já fui proprietário de uma Blazer 2.5 4x4, e a cada dia percebo que seria uma comparação desleal entre os dois veículos. A ranger é superior em desempenho, torque e suspensão (consideravelmente mais "firme"). Além disso, esse motor 2.8 me impressionou quanto as arrancadas e as retomadas de velocidade, não sei se posso creditar essa diferença a turbina TGV.
No entanto, tenho algumas dúvidas:
- acompanhando o fórum pude observar algumas informações quanto a troca da correia dentada, a qual seria executada por volta de 120.000 km. Essa informação é verdadeira??? Minha picape está com 55.000 km.
- minha picape veio sem estribos e "santantonio", seria interessante colocar esses acessórios ou seriam apenas para melhorar a estética da viatura.
Desde já, agradeço a todos pela ajuda.
Edintruder
21/09/2008, 22:21
Se quiseres, eu tenho um Santo Antônio cromado para instalar junto com qualquer capota martima, se quiseres, por R$250,00 é teu!
A troca da correia dentada na 2.8 é realmente com 120.000km. Até lá podes ficar sossegado, pois na 2.5 manda trocar com 90.000km, e quando troquei com cerca de 83.000, o conjunto estava muito bom.
murilloaquino
21/09/2008, 23:39
Agora...Só uma correçãozinha....
Se a sua é XLS, então ela vem SEM TGV
:P
Guilherme A. Araújo
22/09/2008, 00:25
Se quiseres, eu tenho um Santo Antônio cromado para instalar junto com qualquer capota martima, se quiseres, por R$250,00 é teu!
A troca da correia dentada na 2.8 é realmente com 120.000km. Até lá podes ficar sossegado, pois na 2.5 manda trocar com 90.000km, e quando troquei com cerca de 83.000, o conjunto estava muito bom.
Edin, por um acaso vc nao tem akele quebra mato que cobre inclusive os faróis?? Alguns chamam de suporte para guincho, estou a procura de um desse, aki eu nao acho mais dele, e algumas lojas dizem que já pararm de fabricar o mesmo...
Abraço
Obrigado pela informação sobre a turbina!!! Existe alguma forma de se verificar se a turbina do motor 2.8 é tgv ou wg? Ou seja, existe alguma característica externa (geométrica) marcante que diferencie uma da outra?
Antes de adquirir esta picape, eu estive negociando uma xlt 2003, porém desisti do negócio a picape estava consideravelmente rodada 170.000 km e teria uma série manutenções para serem realizadas. Quanto dirigi esta picape, não pude solicitá-la adequadamente. Então, existe muita diferença entre o 2.8 tgv e wg?
Até mais.
Edintruder
22/09/2008, 10:14
A maneira mais fácil de ver se tem TGV é olhar os docs. Se tiver 135cv não tem TGV, se tem 138cv é com TGV.
Guilherme, não tenho o quebra mato não. Na verdade o único acessório que eu gosto é o estribo por fins funcionais, o resto tem passagem livre por mim.
O correto é 132CVs sem TGV e 135CVs com TGV.
Pessoal, com relação aos 6 lugares da ranger XLS, existe alguém que tenha utilizado e tenha levado alguma multa ou advertência da polícia??? Na verdade, no documento consta esta informação!!!
Outra coisa, com relação a potência parece que a turbina tgv não altera significativamente potência do veículo, mas, como fica sua influência no torque??? Existe alguma alteração significativa em altas rotações ou somente em baixas???
Até mais.
F. França
27/10/2008, 09:16
Bom, Temos Muitos Experts Rangeiros Aqui No Forum, Mas Já Posso Lhe Adiantando Uma Coisa
A Turbina Tgv( Turbina De Geometria Variavel ), é Uma Turbina Que Tenta Por Potencia Em Todas As Faixas De Rotação, Fazendo Que O Condutor Não Sinta Aquele Tranco Comum Em Camionetes Turbo Depois De Uma Certa Rotação. O Torque é Muito Mais Dinâmico E Maior Em Toda A Faixa Do Motor.
Abraços!
DieselPower
27/10/2008, 10:13
- minha picape veio sem estribos e "santantonio", seria interessante colocar esses acessórios ou seriam apenas para melhorar a estética da viatura.
Seria interessante colocar se você gostar da picape com eles (estética)!
O SA apenas estética, o estribo talvéz ajude aos "mais baixinhos" a subir na picape.
DieselPower
27/10/2008, 10:19
Minha picape está com 55.000 km.
Pelo que pude perceber, você comprou a picape usada, certo?
Com isso, procure descobrir se esta quilometragem é correta. Se ficar em dúvida, troque a correia dentada com bastante antecedência, afinal, não vale a pena economizar "alguns" correndo o risco de ter que gastar "muitos"!
aoliveira
20/11/2008, 18:59
Pessoal, dei uma procurada rápida nos tópicos pra ver onde postar minha dúvida pra não abrir mais um tópico, e esse foi o melhorzinho.:parede:
Minha ranger está na oficina para fazer revisão de 120mil km, o orçamento tá abaixo. Pergunto, os preços estão justos? pro pessoal de BH, consigo preços melhores aqui?
- articulação direção lado direito R$72,00
- leque superior lado direito R$175,00
- 2 buchas barra estabilizadora dianteira R$90,00 cada (x2)
- mangueira do tubo até o intercooler R$213,00
- esticador correia ar-condicionado R$50,00
- jumelo traseiro lado esquerdo R$98,00
- 2 batentes dos leques inferiores R$134,00 (os dois)
- junta tampa válvula R$70,00
- fluido freio e embreagem R$36,00 (os dois)
- fluido arrefecimento (4) R$72,00 (os 4)
Regular válvulas, reapertar suspensão
Mão de obra R$330,00
Tô sem o manual do proprietário agora, alguém poderia me dizer a especificação do fluido de freio e embreagem da Ranger 2.8?
Edintruder
20/11/2008, 20:50
O esticador da correia do AC é o mesmo tensor da correia dentada do Chevette, comprei aqui por R$35,00;
Articulação da direção é a barra axial, se for original coloca, se for 2a linha está cara. Coloquei Viemar há pouco e paguei cerca de R$40,00 na haste e R$35,00 no pivô de direção;
Buchas da barra estabilizadora eu prefiri afrouxar e coloquei dois calços entre o chassis e a borracha que apertou a borracha original. Borrachas fora do original duram pouco e ficam rangendo, fora isso, custa cerca de R$25,00 cada;
Os batentes da suspensão dianteira, custa cada lado cerca de R$65,00 mesmo, porém da Ranger 2005 em diante e original Ford;
Jumelo??? Tá quebrado ou empenado? Se tem folga troca apenas as buchas. Tem no Donatti em poliuretano.
Junta da tampa de válvulas é de borracha, e a minha mesmo com 112000km, está boa. Eu prefiro passar uma cola de junta com o dedo que ajuda a vedar sem apertar demais a tampa, e poupa essa dinheirama toda! Tem motores que cada vez que mexe tem que trocar a junta, mas não é o caso do nosso!
MO acho que está até pertinente considerando troca da ponteira axial, regulagem das válvulas, troca dos batentes, esticador da correia do AC, troca de fluído de freio, embreagem e arrefecimento. Isso tudo leva cerca de 5hs de serviço.
Pessoal, dei uma procurada rápida nos tópicos pra ver onde postar minha dúvida pra não abrir mais um tópico, e esse foi o melhorzinho.:parede:
Minha ranger está na oficina para fazer revisão de 120mil km, o orçamento tá abaixo. Pergunto, os preços estão justos? pro pessoal de BH, consigo preços melhores aqui?
- articulação direção lado direito R$72,00
- leque superior lado direito R$175,00
- 2 buchas barra estabilizadora dianteira R$90,00 cada (x2)
- mangueira do tubo até o intercooler R$213,00
- esticador correia ar-condicionado R$50,00
- jumelo traseiro lado esquerdo R$98,00
- 2 batentes dos leques inferiores R$134,00 (os dois)
- junta tampa válvula R$70,00
- fluido freio e embreagem R$36,00 (os dois)
- fluido arrefecimento (4) R$72,00 (os 4)
Regular válvulas, reapertar suspensão
Mão de obra R$330,00
Tô sem o manual do proprietário agora, alguém poderia me dizer a especificação do fluido de freio e embreagem da Ranger 2.8?
Amigos, algumas dúvidas...
qual é a turbina da ranger 3.0 PSE ?
a turbina da ranger entra com quantos giros?
outra coisa que vi aqui é sobre a troca da correia dentada na ranger, mas a nova não tem correia dentada, é corrente, certo?
abraço
Tô sem o manual do proprietário agora, alguém poderia me dizer a especificação do fluido de freio e embreagem da Ranger 2.8?
Olá aoliveira,
Conforme o manual do proprietário da ranger 2.8L tanto para embreagem quanto para o freio deve-se utilizar somente fluidos DOT - 4 que satisfaça as especificações da Ford.
Até mais:D
Pelo que pude perceber, você comprou a picape usada, certo?
Com isso, procure descobrir se esta quilometragem é correta. Se ficar em dúvida, troque a correia dentada com bastante antecedência, afinal, não vale a pena economizar "alguns" correndo o risco de ter que gastar "muitos"!
DieselPower,
De acordo com as revisões programadas, feitas na Ford, pode-se constatar que a quilometragem é correta. Todo este histórico consta no manual. Obrigado pela dica!!!
Até :smile:
aoliveira
24/11/2008, 18:20
Pessoal, gostaria de agradecer a ajuda dos que postaram.
Tenho uma nova pergunta para vocês, alguém conhece e sabe se é boa a marca de mangueiras Jamaica? é para a mangueira do turbo ao intercooler, está R$100 enquanto que a original está R$213 na loja onde estou comprando as peças da revisão, não quero colocar porcaria na minha viatura, mas se for possível poupar algumas pratinhas pra um produto de qualidade vale a pena. O site da empresa:
http://www.jamaicamangueiras.com.br/home.asp
DieselPower
24/11/2008, 20:40
aoliveira,
Quantas lonas é essa mangueira? E quantas lonas é a original?
Assim já da para ter uma noção, no que diz respeito a comparação (qualidade) entre as duas.
Abraço.
aoliveira
24/11/2008, 20:56
aoliveira,
Quantas lonas é essa mangueira? E quantas lonas é a original?
Assim já da para ter uma noção, no que diz respeito a comparação (qualidade) entre as duas.
Abraço.
Agora você falou grego pra mim! :oops: hehehe
Vou ter que ligar lá na loja amanhã e perguntar isso então antes de resolver. Mas se alguém pudesse dar uma palavra sobre a marca já ajudaria. Acho que não tenho coragem de me arriscar numa marca desconhecida. :pensativo:
rodrigocockpit
25/11/2008, 21:13
Pessoal, gostaria de agradecer a ajuda dos que postaram.
Tenho uma nova pergunta para vocês, alguém conhece e sabe se é boa a marca de mangueiras Jamaica? é para a mangueira do turbo ao intercooler, está R$100 enquanto que a original está R$213 na loja onde estou comprando as peças da revisão, não quero colocar porcaria na minha viatura, mas se for possível poupar algumas pratinhas pra um produto de qualidade vale a pena. O site da empresa:
http://www.jamaicamangueiras.com.br/home.asp
aoliveira, comprei esta mangueira, aqui na formax , em Bh, o vendedor me garantiu a boa qualidade da mesma, inclusive, me contando, que fornece a mesma para as rangers da Vale, e nunca teve reclamações. conversando com meu mecânico, ele achou que vale a pena experimentar, uma vez que a mesma parece ser de boa qualidade, e o preço compensa!:concordo:
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