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Ver Versão Completa : Niva com motor Ap 1.6D da Kombi



LuksDias
21/09/2008, 10:44
e aew pessoal.. eu so novo aki no forum, e queria saber se tem alguma solução barata pro meu caso..
Eu adaptei o motor Ap 1.6 da kombi no meu niva, na questão da economia ele até q não tem nada a reclamar não, tava fazendo uns 18km na estrada e uns 12km na cidade.. mais o carro num tem força pra colocar nem a 5ª marcha direito, a velocidade máxima num passa de 90Km/h, e tem lugares q eu preciso de reduzir pra subir..num sei o que q eu faço.
Eu queria saber se tem alguma solução, tipo passar esse motor pra gasolina ou pra alcool, trocando o cabeçote, ou outras peças...

éé galera nunca faça uma adaptação sem pesquisar muito antes..

vlw

LuizCabral
21/09/2008, 13:02
colocar uma turbina não resolveria?

pedrodoniva
21/09/2008, 14:36
Eu nao entendo muito de motores, mas será que não dá pra aumentar a cilindrada do 1.6? De repente passa pra 1.9, sei lá... Ou um turbocompressor quem sabe...
Na gasolina o meu não passa de 120, mas perde muuuuuuita força em subidas. Nunca precisei reduzir pra subir, mas já aconteceu de passar a 2ª em rodovia... =P

wltreis
21/09/2008, 20:50
É Lucks, eu pesquisei e não arrisquei o ap 1.6 D, comprei um xud 1.9 que esta quase pronto, não ficou muito mcaro, e espero e acredito que o resultado vai ficar muito bom, posto as fotos e a impressão logo que tiver rodando.

Soldier
22/09/2008, 11:01
e aew pessoal.. eu so novo aki no forum, e queria saber se tem alguma solução barata pro meu caso..
Eu adaptei o motor Ap 1.6 da kombi no meu niva, na questão da economia ele até q não tem nada a reclamar não, tava fazendo uns 18km na estrada e uns 12km na cidade.. mais o carro num tem força pra colocar nem a 5ª marcha direito, a velocidade máxima num passa de 90Km/h, e tem lugares q eu preciso de reduzir pra subir..num sei o que q eu faço.
Eu queria saber se tem alguma solução, tipo passar esse motor pra gasolina ou pra alcool, trocando o cabeçote, ou outras peças...

éé galera nunca faça uma adaptação sem pesquisar muito antes..

vlw

Amigo, sempre ouvi dizer que o Diesel 1.6 não era bom pro Niva... infelizmente vc comprovou isso :rolleyes: com seu relato... serve de indicador pra quem pensa em fazer esse tipo de adaptação.

Boa sorte e espero que encontre uma solução "menos cara" :mrgreen:

[]s :concordo:

Marcio Rossetto
22/09/2008, 11:53
Beleza Camarada .

As soluções caras e de custo benefício muito ruim serão :

Colocar turbo : o motor não vai aguentar e potencia só aparece em alta

Super Charger ( compressor de AR do Fiesta ) : acho melhor que o turbo , pois vai ganhar potencia em baixa rotação , porém não há relatos claros de quanto se ganha ou no que se melhora .

Transformar em 2.0 diesel com bloco do ap 2.0 : fuja disso , o cabeçote do 1.6 não aguenta, vai gastar um dinheirão pra uma possível decepção .

Tenta primeiro as seguintes formas :

Veja a relação do seu diferencial( coroa e pinhão ) , procure por uma relação mais curta possível para o niva . Existem 2 relações diferentes para o Niva no Brasil .

Pesquise por pneus menores , tipo o original do Niva .


Eu se fosse vc , tiraria o cardã da frente para andar na estrada e na cidade . Se for pegar uma lama , uma trilha , coloca o cardã .


Pesquise sobre a relação de marchas do Chevette Junior . Como ele saiu num carro mil , deve ter a relação mais curta para a primeira , segunda , terceira , etc .

Uma opção barata seria colocar esse cambio no NIva , à partir da Flange cheve ap .
















quote=LuksDias;696127]e aew pessoal.. eu so novo aki no forum, e queria saber se tem alguma solução barata pro meu caso..
Eu adaptei o motor Ap 1.6 da kombi no meu niva, na questão da economia ele até q não tem nada a reclamar não, tava fazendo uns 18km na estrada e uns 12km na cidade.. mais o carro num tem força pra colocar nem a 5ª marcha direito, a velocidade máxima num passa de 90Km/h, e tem lugares q eu preciso de reduzir pra subir..num sei o que q eu faço.
Eu queria saber se tem alguma solução, tipo passar esse motor pra gasolina ou pra alcool, trocando o cabeçote, ou outras peças...

éé galera nunca faça uma adaptação sem pesquisar muito antes..

vlw[/quote]

Flugêncio
22/09/2008, 11:59
[quote=Marcio Rossetto;696886]
Veja a relação do seu diferencial( coroa e pinhão ) , procure por uma relação mais curta possível para o niva . Existem 2 relações diferentes para o Niva no Brasil . quote=LuksDias;696127]

Marcio,
Nesse caso uma relação 9/40 serviria?

LuksDias
22/09/2008, 17:40
Marcio,
pra mim passar pra 2.0 diesel, o cabeçote 1.8, vai aguentar o bloco 2.0??

Marcio Rossetto
22/09/2008, 17:42
Beleza Flugencio :

Eu confesso que não conhecia essa aí , deve ser mosca branca :

Então fica :
11/43 = 3,9 ( mosca branca )
10/41 = 4,1 ( comum )
10/43= 4,3 ( comum)
9/40 = 4,44 ( sem dúvida a mais reduzida de todas,
também mosca branca )

SE o camarada do Diesel tiver usando uma 4,1 e passar para essa 4,4 , estimo que ganha no mínimo uns 10% de torque .
A potencia fica a mesma , mas ja vai poder engatar a quinta e subir em primeira . :parede:






[quote=Marcio Rossetto;696886]
Veja a relação do seu diferencial( coroa e pinhão ) , procure por uma relação mais curta possível para o niva . Existem 2 relações diferentes para o Niva no Brasil . quote=LuksDias;696127]

Marcio,
Nesse caso uma relação 9/40 serviria?

Marcio Rossetto
22/09/2008, 17:50
Marcio,
pra mim passar pra 2.0 diesel, o cabeçote 1.8, vai aguentar o bloco 2.0??


Boa tarde Luks

Na verdade , eu ja namoro colocar no meu Niva um diesel faz tempos .... entao ja pesquisei de tudo .

Se vc pegar um bloco 1.8 a alcool , usar o Cabeçote do 1.9 diesel ( custa 1300,00) , vira brequim do 2.0 , parece que vc transforma em 1.9 diesel . O resto aproveita do seu .

Só que vc vais gastar uns R$ 4000,00 e capaz de não ficar bom ( digo durável/confiável )

LuksDias
22/09/2008, 18:12
Putz,
gastar 4000 pratas pro motor ainda não ficar confiável é foda.~
não é possivel passar o motor pra álcool ou gasolina?

Marcio Rossetto
22/09/2008, 20:21
Camarada , até da para passar , mas aí vc precisa trocar o cabeçote , por carburador , mudar uma serie de coisas .
Eu diria para vc , tira ele fora , vende e compra um pronto 2.0 a alcool, retificado .

Tem comprador para esse motor Diesel , principalmente quem tem saveiro diesel dá valor .

O meu é 2.0 a alcool , sobe até em parede , mas faz uns 4,5 a 5 por litro , mas sou feliz com ele , motor de muito torque , forte e confiável .

Dificilmente uso a quarta ou a primeira marcha .

Esqueci de te falar , agora também sou Mineiro , antes morava na capital de SP .

Qualquer dia aparece aqui em Betim para trocarmos figurinhas ...

Agora vou por mais um tanque da Kombi atras e quando achar alcool barato , aqui em Minas , a idéia é encher os 2 tanques . Rodamos mais ou menos 450 , 500 km com isso .

Ja pensei muitas vezes no diesel ,mas não vejo outra solução a nao ser o o 1.9 novo da VW , original , mas aí que tá , custa muito caro , não tem peça no Brasil, não sei se tem como documentar , bem não sei se é comprar um problema . .. :parede:








Putz,
gastar 4000 pratas pro motor ainda não ficar confiável é foda.~
não é possivel passar o motor pra álcool ou gasolina?

camaradaboris
24/09/2008, 17:35
Pessoal, ele falou da sua experiencia com o motor AP 1.6 a Diesel, mas o que vcs tem a falar ou conhecem quem ja colocou o AP 1.6 A GASOLINA ????

POIS ESTOU REFORMANDO O MEU, E VOU COLOCAR UM AP APÓS A REFORMA E CONHEÇO UM AP 1.6 A GASOLINA DE UM CONHECIDO Q ESTÁ PARADO E ELE ACEITA PROPOSTA!!!

E AÍ GALERA O QUE VCS CONHECEM DE QUEM JA ADAPTOU UM AP 1.6 A GASOLINA???

LuksDias
24/09/2008, 18:43
Eu to querendo vender esse ap 1.6 diesel e comprar o 1.8 a gasolina do santana, alguem sabe quantos cavalos , o consumo desse motor ??