Ver Versão Completa : Instalação de vidro fixo no CJ
Pessoal,
Boa tarde.
Seguindo as dicas do mestre Leopoldo comecei hoje pela manhã a substituir o parabrisa basculante de meu CJ3B pelo fixo.
Cortei a borracha da guarnição no tamanho certo, instalei-a no quadro e comecei a tentar colocar o vidro...daí não consegui passar :-(.
Se alguém puder me dar uma dica de como instalar o vidro ficarei imensamente agradecido, mesmo porque já começou a chover por aqui hoje.
[ ]s de cara para o vento
leopoldo
20/09/2008, 14:11
Carlos, boa tarde.
Depois coloca umas fotos aqui, por curiosidade pois não tinha visto basculante no 3B. Se bem que não tem segredo. É só usar as ferragens.
Bom, se vc remove a ferragem, teoricamente é só:
1 -coloca o para brisa em cima de uma mesa ou no chão, com uma tapete ou lona por baixo.
2 -vestir a borracha na canaleta do parabrisa e orientar ela para que a boca da canaleta para o lado do vidro fique inclinada o sufficinete para...
3- encaixar a borda do vidro, vc encaixa e deixa ela apoiada. Parece que não vai caber, mas ai ....
4- colocar o vidro em cima e pressionar o vidro com cuidado para baixo. O vidro encaixa na canaleta e pressiona contra o parabrisa conforme vc pressiona.
Vc tem que tomar o cuidado de montar nesta fase e que ele esteja bem posicionado entre as laterais.
Depois tem o macarrão. Isso vc pode fazer a instalação com uma espátula se vc não tem a ferramenta de instalar o macarrão.
Como é a ferramenta de instalar macarrão ? Imagina uma chave de fenda em que vc corte a ponta de fenda. Fica só a vareta da chave. Agora, sabe o clipe de papel , mas aquele mais grosso? sabe aquela ponta do clipe ? imagina que vc solde um arame daquele na vareta da chave. Depois arredonda um lado da chave para não cortar o macarrão.
O macarrão passa dentro desse arame e as laterais dos arames alargam a borracha do vidro.
Vc enfia a ponta desta ferramenta dentro da canaleta da borracha do vidro com o macarrão passando por dentro do arame, e puxa na sua direção, com a ferramenta inclinada a 45º (cabo na sua direção .... vc puxa a ferramenta).
É muito simples mesmo !
Leopoldo,
Pelo que entendi você sugere retirar o quadro do parabrisas do jeep, certo? No passo 3, quando você fala "...encaixar a borda do vidro...", seria encaixá-la na guia interna da borracha ou só apoiá-la por sobre o quadro com a borracha para depois pressionar para baixo e fazê-lo entrar?
Segue abaixo a foto do basculante antes de eu começar a mexer:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picture.php?albumid=154&pictureid=926
Obrigado pelas informações e pelo desenho da ferramenta, vou adaptar algo aqui em casa mesmo.
[ ]s
leopoldo
20/09/2008, 17:08
Sim . Eu nunca faria com o jeep montado.
É mais facil e seguro em cima de uma mesa.
E eé assim mesmo como vc supõe.
É Pessoal,
Boa noite.
Pra quem estava acompanhando o tópico, o resultado da empreitada foi um fracasso. Tirei o quadro como o Leopoldo sugeriu mas não consegui fazer o vidro encaixar na guia nem com reza braba, tá pior que fazer orçamento lá no trampo.
Acho que vou curtir uma semana indo para o trabalho de cara pro vento...hehehe.
[ ]s